6 de novembro de 2019

Baobhan Sith: Lenda das Terras Altas


É difícil descrever a terra dos Highlanders escoceses, com um adjetivo que não seja encantado: suas terras verdes brilhantes com toques de neblina cativam tanto os habitantes locais quanto os turistas e em ocasiões, as paisagens são tão irreais como se tivessem sido tiradas das mais incríveis fabulas, chegando a parecer que alguma criatura vai saltar em alguma curva do caminho.

Talvez por essa razão a Escócia seja muito famosa por seus seres sobrenaturais, entre eles as fadas, seres tradicionalmente associados à doçura e a beleza. Mas aqui não falaremos das fadas boas e de aparência gentil, mas contaremos a história de fadas que atacam para roubar a força dos homens pelos caminhos das "terras altas da Escócia".

Sith baobhan: as fadas vampiro

Chamada também de "Mulheres Brancas das Terras Altas de Escócia", as Baobhan Sith (pronuncia-se baa'-van shee) eram descritas como mulheres de grande beleza, vestidas com trajes de cor verde ou branca e que transitavam pelos caminhos em busca de seu próximo alvo: homens incautos, caçadores (sentiam-se atraídas pelo sangue que manchava as suas roupas de caça) ou viajantes.

Depois de escolher a sua presa ela a atraía a um lugar afastado e lá se alimentava, rasgando o pescoço de sua vítima com suas unhas e sugando os cortes. Acreditavam também que não apenas o sangue era o seu sustento, mas que também se alimentavam da potência sexual ou da energia vital.

Essas vampiras são diferentes do tipo de vampiro de Bram Stoker, Dracula, elas não têm presas pontiagudas que cravam no pescoço de suas vítimas. Baobban Sith, quando ataca, usa suas unhas compridas e afiadas e depois bebe o sangue das feridas abertas. Elas parecem muito comuns até o ataque, quando suas mãos delicadas se transformam em garras para sangrar suas vítimas inocentes.
..
.
Como a maior parte das criaturas mitológicas, as Baobhan Sith  também possuíam pontos fracos: de igual forma que outras criaturas de sua natureza, as Baobhan Sith não toleravam a luz do sol, assim que suas caçadas eram sempre noturnas e após suas saídas se ocultavam em suas tumbas.

Também contavam com grandes habilidades e podiam se transformar em lobos e correr a grande velocidade, e se comunicar em qualquer idioma. Bem... na verdade, dizem que falavam telepaticamente, algo útil para engambelar as suas vítimas.
..
.
Fora o sol, o único que temia essa fada era o ferro segundo um antigo relato: Um grupo de jovens saiu para caçar e no caminho encontraram uma cabana. Lá, os aventureiros descansaram e à noite receberam a visita de várias Baobhan Sith que atacaram os jovens.

Um só escapou, se salvando graças a sua agilidade e por ter se escondido no estábulo... e as criaturas não se aproximaram desse lugar, pois temiam às ferraduras dos cavalos. Quando o jovem voltou à cabana, encontrou os seus colegas exangues, sem uma gota de sangue em seus corpos.

Tradução/Adaptação: Rusmea & Mateus Fornazari

https://www.scotclans.com/the-baobhan-sith-the-scottish-vampire/
https://en.wikipedia.org/wiki/Baobhan_sith

Comentários