12 de outubro de 2019

A Música Desconhecida - Like the wind / Check It In, Check It Out


Aqui vamos tentar documentar as informações obtidas sobre a música misteriosa que ficou conhecida na internet como "Like the wind" ou, recentemente como "Check It In, Check It Out". (Esta Postagem Será Atualizada Conforme Novas Informações. NDT)

A música (deveras muito boa):

.
Opção2
.
Musik für junge Leute ("Música para Pessoas Jovens")

Segundo um artigo do site da revista Rolling Stones, Entre 1982 e 1984, Darius S. (que pediu discrição com seu nome por uma questão de privacidade) diz que era fã de música adolescente na cidade de Wilhelmshaven, na costa norte da Alemanha; como muitos na era pré-streaming, ele gravava músicas que ouvia no rádio em um toca-fitas.

Um de seus programas favoritos era o Musik für junge Leute ("Música para Pessoas Jovens")  e uma dessas fitas, que Darius chama de "cassete 4", incluía novas músicas de 1984 por XTC, the Cure, e um dos 25 trechos que Darius considerou seus "prazeres desconhecidos" - músicas que ele gostava, mas sabia pouco sobre.

Darius não tinha certeza de que havia gravado o som sombrio, já que as fitas às vezes incluem faixas de diferentes fontes. Mas ele sabe que não gravou uma introdução por um DJ ou qualquer outra coisa que identificasse a música.

"Foi apenas uma das muitas músicas que gravei e não conhecia o artista", diz ele. "Acredito que não ouvi o anúncio. Talvez eu tenha ouvido parcialmente e tenha perdido o nome do artista. Tudo é possível." 

Combinando as datas de lançamento das outras músicas conhecidas na fita e o fato de que o toca-fitas da Technics que ele tinha na época foi fabricado em 1984, ele tem certeza de que fez a gravação naquele ano.

No início dos anos 80...

...um programa de rádio na Alemanha chamado Musik für junge Leute ("Música para Pessoas Jovens") da estação de rádio pública alemã NDR 1, dirigido pelo DJ e músico britânico Paul Baskerville, tocou essa música desconhecida e underground.

Todas as músicas que Paul Baskerville comprou para o programa de rádio eram de uma loja chamada Under Average.

A maioria das músicas da loja veio da Inglaterra, principalmente de Manchester. Porém, ninguém ficou curioso sobre "Like the wind/Check It In, Check It Out" até o ano de 2007.

Paul Baskerville toca a música mais misteriosa da Internet em 2019:

.
.
"Tudo sobre essa música é um mistério...

Por mais de duas décadas, Darius S. manteve suas fitas. Mas em 2007, sua irmã Lydia H. (que também pediu anonimato) precisava saber quem estava por trás daquela música.

"Todos os anos de busca passiva por letras na internet não trouxeram nenhum resultado, então pensei que era hora de se tornar mais ativo e alcançar um público maior", diz ela. Chamando a si mesma de "Anton Riedel" (e alternadamente passando por "bluuue"), ela postou um trecho digitalizado da música - um minuto e 14 segundos, pensando que isso ajudaria a evitar aborrecimentos de direitos autorais - em um site alemão dedicado ao synth-pop dos anos 80 e em um site de música canadense, spiritofradio.ca, que permite que os fãs enviem músicas obscuras para fins de identificação.

spiritofradio.ca

Screen shot do site spiritofradio.ca.
A música foi publicada em 18 de março de 2007 no site canadense spiritofradio.ca.

O usuário que a publicou se chamava "bluuue" (Agora sabemos que era "Anton Riedel" a irmã do dono da fita) e figura que foi gravada em alguma estação de rádio alemã entre 1982 e 1984. Os metadados* do arquivo dizem que o título da música é "Check It In, Check It Out", mas, como o remetente disse, foi gravada em uma estação de rádio, portanto não pode ser confirmado.

*Metadados, são informações sobre outras informações. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele elemento, geralmente uma informação inteligível por computador. Os metadados facilitam o entendimento das ligações e a utilidade das informações dos dados. NDT.

Esse trecho dessa música ricocheteou na web - Nicolás Zúñiga, do Dead Wax, uma gravadora independente especializada em bandas de synth-pop e pós-punk, estava entre aqueles que a ouviram e ficaram fascinados por ela - mas ninguém se adiantou para reivindicar os crédito ou fornecer informações úteis sobre suas origens ou criadores. Essa mesma parte foi enviada ao YouTube em 2011 e recebeu menos de 10.000 visualizações.

Gabgaskins /Gabriel Vieira pesquisou a música

Um Redditor chamado Gabgaskins ou Gabriel da Silva Vieira, um estudante de 16 anos residente em São Paulo, dificilmente se cansa do gênero e de bandas como Sisters of Mercy e Fields of the Nephilim. "Guitarra, sintetizadores e vocais góticos são algo que sempre me interessou", diz ele. No canal Dead Wax no YouTube, ele ouviu o segmento da música e ficou igualmente fascinado com sua história desconhecida. "Gostei muito da música", diz Vieira, "então comecei a pesquisar intensamente até encontrar algo relevante."

Ele fez o seguinte post em muitos sub-reddits sobre sua investigação:

"Olá, tive a ideia de contar essa história, depois de ANOS procurando por essa música e pedindo ajuda nos fóruns.

Isso começou em 2006, várias pessoas postaram nos fóruns dos anos 80 perguntando se alguém conhecia essa música (infelizmente eu não sei por onde começou), mas ninguém conseguiu identificar. 

Naquela época, era comum que muitas pessoas perguntassem nos fóruns sobre músicas desconhecidas, mesmo porque era uma época em que muitas pessoas ainda usavam fitas cassete, especialmente fitas de décadas atrás. 

Muitas dessas músicas foram descobertas depois de um tempo, mas apenas essa nunca foi descoberta, nem mesmo uma informação. Ninguém conhece a banda que canta essa música, ninguém sabe de que país a banda é, ninguém sabe de que ano é (certamente dos anos 80) e, infelizmente, a música completa nunca foi lançada.

Mas uma coisa é certa: se essa música está aqui na internet, é porque alguém a colocou aqui. Eu a procuro há mais de 10 anos e até agora nunca encontrei nenhuma informação sobre isso. Muitas pessoas ainda estão procurando, existem alguns envios dessa música no YouTube. Alguém aqui pode desvendar esse mistério ou supor? "

Interpretação da letra da canção:

[Verso 1]
Fly the Wind,
You Came Here Runnin',
Take the Consequences of Leavin'.

There's No Space,
There's No Tomorrow,
There's no Sense for New Divisions.

[Refrão]
Check It In, Check It Out,
Or the Sun Will Never Shine.
There's a long dirty way,
In the subways of your mind.

[Verso 2]
Fly the Wind,
Your Gonna Somewhere,
Let a smile be your companion.

There's No Place,
There's No Sorrow,
Here in the Young and Restless Dreamer.

[Refrão]
Check It In, Check It Out,
Or the Sun Will Never Shine.
There's a long dirty way,
In the subways of your mind.

[Bridge]

[Chorus]
Check It In, Check It Out,
Or the Sun Will Never Shine.
There's a long dirty way,
In the subways of your mind.

[Final]
Check It In, Check It Out,
It's the Summer Blues,
Tear It In, Tear In Out
It's the Real You
Check It In, Check It Out,
It's the Summer Blues,
Tear It In, Tear In Out
It's the Real You
Check It In, Check It Out,
It's the Summer Blues,
Tear It In, Tear In Out
It's the Real You
Check It In, Check It Out,
It's the Summer Blues,
Tear It In, Tear In Out
It's the Real You
Check It In, Check It Out,
It's the Summer Blues,
Tear It In, Tear In Out
It's the Real You

"On The Roof"

O caso resolvido de uma música desconhecida em 2003-2013 (a música "On The Roof", de Johan Lindell) também foi tirado de uma estação de rádio alemã, e o artista é sueco.

Um mistério semelhante já revelado - On The Roof de Johan Lindell:

.
.
Assim que esta é outra coisa que precisamos considerar, que a banda autora da canção misteriosa, poderia ser de origem sueca... Ou não. Mas algumas fontes afirmam com 99% de certeza de que o artista (voz) dessa música é europeu.

A investigação segue em andamento e esta postagem poderá ser atualizada conforme o mistério sobre a canção "Like the wind / Check It In, Check It Out" seja revelado.

Se você tiver algo a acrescentar, como ajudar a descobrir a banda e o nome da música, por favor, poste as informações nos comentários.

Tradução/Adaptação: Rusmea & Mateus Fornazari

https://www.reddit.com/r/TheMysteriousSong/comments/c7l8az/unknown_song_like_the_wind_investigation/
http://www.spiritofradio.ca/SongComments.asp?SongID=1737
https://www.rollingstone.com/music/music-features/most-mysterious-song-on-the-internet-885106/
https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Baskerville
Comentários