7 de setembro de 2019

SLI: O Enigma da Interferência de Luzes de Rua


Imagine que você está voltando pra casa depois de um jantar com os amigos e, ao atravessar a rua e começar a caminhar pela calçada, eis que uma familiar cadeia de eventos começa a acontecer.
Em antecipação à súbita apreensão que surge quando você passa sob as luzes da rua que, inexplicavelmente,apagam quando você passa por baixo delas, você sente um leve calafrio...

Você também está preocupado com o fato de haver menos luz para ver o longo caminho de uma rua escura, mas parece que não há jeito de evitar esse efeito curioso e inexplicável das luzes de rua apagarem diretamente acima de você.

O SLI (do inglês "Street Light Interference"), ou Interferência de Luz de Rua, é um dos fenômenos mais negligenciados da era moderna, ainda que seja um dos mais estranhos.

Considerado uma lenda urbana, hoje em dia cada vez mais pessoas começaram a reconhecer que, de fato, "alguns indivíduos parecem ter uma propensão a apagar as luzes das ruas e até mesmo influenciar outros dispositivos eletrônicos ... talvez por causa de alguma função biológica desconhecida". É o que afirma o escritor Hilary Evans no livro SLIders: The Enigma of Streetlight Interference publicado em 2010.
SLIders: The Enigma of Streetlight
Interference (Sliders: "O Enigma da
Interferência de Luz de Rua")

Autoproclamado bibliófilo, Hilary Evans passou décadas estudando fenômenos estranhos em todo o mundo e ocupou cargos tão amplos e variados quanto de policial na Palestina a duas vezes membro do Conselho da Society for Psychical Research.

"Apesar de trivial à primeira vista", observa o autor, "estudos mais aprofundados mostram que o SLI (Interferência de Luz de Rua) é um processo complexo, rico em paradoxos e contradições. No entanto, as alegações trazem implicações profundas e excitantes para a ciência e para o nosso conhecimento do potencial humano. SLI tem uma base na realidade física que é passível de investigação: as luzes de rua são objetos físicos e o efeito SLI, se existir, deve ser, em última análise, um processo físico. Por sua natureza, o SLI se presta a observação metódica e testes controlados."

Apesar desse alegado fenômeno, da iluminação pública apagar ou piscar pela suposta intervenção paranormal de uma pessoa ter numerosas testemunhas, o fato é que é tão corriqueiro que frequentemente é tomado por muitos como insignificante.

A maioria das experiências SLI poderiam ser explicadas como resultado de pessoas percebendo conexões que não têm base na realidade. Já que como todos sabem, a iluminação pública passa por mau funcionamento de tempos em tempos, e as pessoas são obrigadas a passar por debaixo no momento em que essas falhas ocorrem.

No entanto, depois de análises mais profundas do dito fenômeno, e após eliminar toda sorte de explicações físicas e naturais, ainda assim nos resta uma pequena porcentagem de 2% a 5% de anomalia real, que inevitavelmente indica que estamos lidando com um verdadeiro mistério. Um importante e fascinante mistério.

O seguinte especial de TV aborda praticamente o mesmo alegado fenômeno de interferência elétrica SLI:
..
.
"Caso as afirmações de SLI sejam verdadeiras, trazem implicações profundas e empolgantes para a ciência e para o nosso conhecimento do potencial humano", escreveu Evans em seu livro, explicando sua própria abordagem do assunto.

Os SLIders, ou seja, as pessoas que vivenciam com certa frequência anomalias na iluminação pública, são frequentemente tratados com grande ceticismo e, ainda assim, não há explicação suficiente para o fenômeno que experimentam.

Existe realmente algum poder estranho capaz de influenciar dispositivos elétricos que alguns humanos exercem? Em caso afirmativo, qual pode ser a recepção dada pela comunidade científica dominante, ou será evitada, apenas para continuar a ser melhor reconhecido nos campos do folclore e lendas urbanas?

Tradução/Adaptação: Rusmea & Mateus Fornazari

https://mysteriousuniverse.org/2010/07/the-curious-case-of-the-sliders/
https://www.amazon.com/SLIders-Enigma-Streetlight-Interference-SLI-ebook/dp/B004J4WJLQ
https://en.wikipedia.org/wiki/Hilary_Evans

Comentários