17 de agosto de 2019

Por Trás das Possessões Demoníacas



Uma enquete levada a cabo pelo Yougov no ano de 2003, envolvendo 1.000 norte-americanos, constatou que a maioria acredita na existência do diabo ao passo que menos da metade acredita no poder do exorcismo.

Por certo, os norte-americanos não acreditam que aconteça com frequência mas definitivamente ainda acreditam que funciona. Talvez seja o poder de filmes como o exorcista e o exorcismo de Emily Rose, talvez seja simplesmente o velho fascínio pelo obscuro... Mas o fato é que muita gente prefere acreditar em religião do que em ciência, quando se trata dos fenômenos ditos sobrenaturais.

Acontece que invariavelmente, o que faz as pessoas parecem possuídas pode causar muitos danos. Exorcismos ainda são realizados com regularidade surpreendente, muitas vezes ignorando questões de saúde física e mental e mesmo hoje em dia, "exorcismos errados" ainda podem resultar em morte.

Certas condições podem causar os "sintomas de possessão", e muitas vezes, a ciência é ignorada em face de convicções religiosas ou espirituais.

Envenenamento por Cravagem - Ergotismo

O incidente conhecido como "bruxas de Salém" nos Estados Unidos, no pequeno povoado de Salém, Massachusetts, começou em 1692 e resultou em mais de 150 acusações de feitiçaria. Muitas das mulheres jovens acusadas exibiam violentas contorções de seus corpos, alucinações e espasmos.

As acusações frenéticas e confissões, assim como a subsequente execução das "bruxas" acusadas foram uma fonte de constrangimento e muitas vezes têm sido descritas como histeria ou fervor religioso. Mas pode haver outra explicação.

Linnda R. Caporael, uma psicóloga comportamental, estudou os julgamentos na década de 1970, sugerindo que muitos dos sintomas eram semelhantes ao do ergotismo, ou envenenamento por cravagem que é causada pelo fungo Claviceps purpurea (Esporão-do-centeio) do qual o LSD é derivado, podendo afetar o grão de centeio, os principais grãos em Salém na época.

Os sintomas do ergotismo incluem vômitos, delírios, alucinações e espasmos musculares, só para citar alguns.

O ergotismo também é conhecido como envenenamento por ergot e Fogo de Santo Antônio.
O fungo Claviceps purpurea infecta o centeio e outros cereais, produzindo alcaloides que causam o ergotismo em humanos e outros animais que consumam grãos contaminados com o seu esclerócio.

Epilepsia

A história que virou o filme "O Exorcismo de Emily Rose" pode ser um dos mais famosos retratos de "possessão demoníaca" na tela do cinema, mas tem raízes reais na trágica história de Anneliese Michel.  (Pronuncia-se " Ánê-lízi Mírrêl ")

As suas "Possessões demoníacas" consistiam em gritar obscenidades, auto-mutilação e demonstrações de agressividade. Ela recusou comida durante um período prolongado, pesando apenas 68 quilos no momento de sua morte.

Os dois padres que realizaram dezenas de exorcismos em Anneliese Michel eventualmente foram condenados por homicídio negligente e a promotoria apontou claras razões científicas por trás da morte dela.

Ela tinha um histórico de depressão e foi diagnosticada com epilepsia aos 16 anos, mas nos meses que antecederam a sua morte, ela não estava recebendo tratamento médico. No julgamento, os médicos disseram que ela havia morrido de uma combinação de doença mental e epilepsia em um ambiente intensamente religioso.

O Professor Hans Sattes da Universidade Würzburg alegou que foi uma combinação de "uma doença espiritual e distúrbio psíquico pesado."

Urticária dermográfica


Dermografismo, urticária física ou urticária dermográfica, ou seja, o fenômeno de "letras" surgirem em relevo na pele, pode explicar um dos sintomas físicos de possessão demoníaca.

No caso de Roland Doe, a inspiração da vida real para o filme "O Exorcista", havia marcas vermelhas, encontradas no seu corpo descrito como parecendo "batom". Há uma chance dessas marcas vermelhas terem sido na verdade, feitas pela pessoa de forma inconsciente.

A Dra. Kathleen Sands explicou em uma palestra chamada "Demonic Possession and Exorcism: Medical Explainations?" para o colégio de médicos da Filadélfia que a urticária dermográfica é uma condição onde alguém traça ou pressiona tanto a pele, que pode criar linhas vermelhas ou marcas, ou até mesmo, formar palavras.

É claro que seria muito confuso (e assustador) que a pessoa "possuída" sofra dessa condição, e sobre a sua pele apareçam vergões, arranhões, desenhos e riscos que se pareçam com letras, que podem ser interpretados de diversas maneiras.

Vale lembrar do caso de Eleonora Zugun, quem aparentemente padecia de dermografismo.

Esquizofrenia

Um caso recente de um malfadado exorcismo, foi noticiado em 2005. O exorcismo da freira romena Maricica Irina Cornici, que infelizmente resultou na morte dela.

Depois de dizer que o diabo estava falando com ela, ela foi amarrada a uma cruz e amordaçada para impedir que ela fizesse qualquer som, antes de ser deixada sem comida nem água por três dias.

A tia dela disse que ela "estava desfigurada, ela tinha marcas em suas mãos, tornozelos e sua barriga." Mas Cornici anteriormente havia sido diagnosticada com esquizofrenia, uma condição que historicamente tem sido confundida com possessão.

Infelizmente, o sacerdote que dirigiu o exorcismo não concordou com o diagnóstico. "Deus tem um milagre para ela, finalmente, Irina está livre do mal," ele disse depois de sua morte.

Síndrome de Tourette

Existem muitas culturas onde a síndrome de Tourette tem sido incompreendida e taxada como demoníaca ou sobrenatural, e alguns dos mais famosos exemplos de possessão demoníaca na verdade, podem ter incluído um elemento de Tourette.

O filme "O exorcista" é baseado na história real de um menino que foi documentado sob o pseudônimo de Roland Doe. Enquanto alguns elementos do filme (como objetos voando ao redor da sala e a cabeça girando ao redor) pode estar além do alcance científico, alguns dos comportamentos mais realistas não figuram no script.

O psiquiatra Arthur K. Shapiro e a psicóloga Elaine Shapiro da Universidade de Cornell, acreditavam que grunhidos, empurrões e palavrões da criança que inspirou "o Exorcista" podem ser explicados pela síndrome de Tourette .

Chris French, professor de psicologia na Goldsmiths, diz que se trata de uma confusão de longa data: "Curiosamente, a primeira descrição gravada de um caso de síndrome de Tourette pode ser vista no Malleus Maleficarum ("martelo das bruxas") publicada no século XV por Jakob Sprenger e Heinrich Kraemer. Esse notório livro serviu como um guia para identificar bruxas e os possuídos e incluiu uma descrição de um padre cujos tiques foram descritos como sendo um resultado de possessão pelo diabo."

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância.

Alotriofagia 

Houve muitos casos de ditas possessão demoníaca no início da Europa moderna com vários sintomas. Um dos mais estranhos - e mais difíceis de explicar - é o de vomitar coisas que não deveriam estar no corpo em primeiro lugar.

Brian Levack, professor de história na Universidade do Texas, em Austin, explica que as pessoas "vomitavam objetos estranhos como pregos, alfinetes e pedras".

Parece diabólico até diabólico... Mas a Dra. Kathleen Sands explicou em uma palestra no College of Physicians de Filadélfia que a alotriofagia (Pica) o desejo de comer coisas que definitivamente não são comida poderia ser a explicação para esse aparente sinal de possessão.

Fervor Religioso

Quando Michael Taylor assassinou sua esposa, a forma foi tão horrível que se pode perdoar as pessoas acreditem que ele estava fora deste mundo.

Depois de passar por um exorcismo que tentou lidar com seu comportamento cada vez mais errático e agressivo, ele voltou para casa e assassinou sua esposa, a quem ele também acreditava estar possuída pelo demônio.

Não foi apenas um assassinato. De acordo com o promotor Geoffrey Baker, QC, "Por volta das 10 horas daquele dia, esse homem atacou a esposa com as próprias mãos, arrancou os olhos dela, tirou a língua e quase rasgou o rosto".

No julgamento, Taylor foi considerado inocente de assassinato por motivo de insanidade, mas alguns também apontaram para a pesada influência de sua igreja evangélica e do grupo de oração sobre um homem vulnerável.

Ognall QC declarou: "Que aqueles que verdadeiramente são responsáveis ​​por este assassinato se levantem. Nós afirmamos que Taylor é um mero número. A verdadeira culpa está em outro lugar.".

Pressão dos colegas

Ainda que possa ser um pouco menos emocionante do que vomitar verde e subir paredes, um dos exemplos mais comuns das chamadas "possessões" é falar em línguas em igrejas.

Essas pessoas em momentos de êxtase, podem ser encontradas com os olhos para trás, as cabeças pendendo, gritando ou balbuciando.

Chris French, professor de psicologia na Goldsmiths, Universidade de Londres, onde dirige a Unidade de Pesquisa em Psicologia Anomalista (Anomalistic Psychology Research Unit), explica que esse tipo de comportamento não é evitado, mas de certa forma é promovido.

Ele explica que a "glossolalia, ou o ato de 'falar em línguas', é encorajado em muitas sociedades cristãs ocidentais e é interpretado como possessão pelo Espírito Santo".

As pessoas que exibem esse comportamento podem estar se sentindo pressionadas pela comunidade para demonstrar a força de suas crenças.

Tradução/Adaptação: rusmea & Mateus Fornazari

Fontes:
https://www.livescience.com/27727-exorcism-facts-and-fiction.html
https://www.spiritualresearchfoundation.org/spiritual-problems/demonic-possession/how-do-people-get-possessed/
https://the-line-up.com/demonic-possession-cases
https://www.history.com/topics/colonial-america/salem-witch-trials
http://www.pbs.org/wnet/secrets/witches-curse-clues-evidence/1501/
https://www.washingtonpost.com/archive/politics/1978/04/21/cries-of-a-woman-possessed/94bf2fd3-8e64-482d-869d-1f929851ca8f/?noredirect=on
http://www.strangemag.com/exorcistpage5.html
https://www.cbsnews.com/news/nun-dies-after-convent-exorcism/2/
https://hopes.stanford.edu/exorcism-and-mental-illness-across-different-cultures/
https://15minutehistory.org/2013/10/23/demonic-possession-in-early-modern-europe/
https://www.wakefieldexpress.co.uk/news/1974-exorcist-killer-back-before-court-1-931236
https://www.theguardian.com/science/2014/jul/09/pope-francis-psychology-exorcism-possession
Comentários