5 de maio de 2019

O Milagre do Sol


No dia 13 de outubro de 1917 mais de 70 mil pessoas se reuniram na Cova da Iria, perto de Fátima, esperando ver um milagre que os três pastorezinhos disseram que seria realizado pela Virgem Maria. E a multidão não se decepcionou, apesar do temporal que caiu no dia. Elas testemunharam o Sol dançar no Sol por 10 minutos e muitas curas ocorreram. Só que para alguns, tudo não passou de fenômeno natural...

Linda camiseta Virgem Maria, que brilha no escuro,
está disponível para venda na loja!
Assombrados, hoje trago um caso que considero milagre para vocês. Na verdade eu já falei dele rapidamente no especial que fiz dos Segredos de Fátima, de maneira rápida. Nesta postagem quero me aprofundar um pouco mais, principalmente nas explicações. Quero também apresentar a nova camiseta disponível na Loja Assombrada, a camiseta Virgem Maria, que além de tudo brilha no escuro. Clique aqui para saber mais e comprar a sua!

Os 3 Pastorezinhos

No ano de 1917 na localidade de Fátima, em Portugal, existiam 3 crianças: Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos). Não sabiam nem ler ou escrever e viviam sua vida no campo, alheias a 1ª Guerra Mundial que acontecia naquele momento ou a Revolução Russa, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. O que essas crianças faziam era brincar e cuidar dos animais.

Só que tudo mudou no dia 13 de maio de 1917 quando elas afirmaram terem visto "...uma senhora mais brilhante do que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia.

A Virgem apareceu um total de 6 vezes, e na terceira aparição no dia 13 de julho de 1917, a Virgem Maria lhe revelou os três segredos. Lúcia pediu para ela realizar um milagre para que todos acreditem nela. Nossa Senhora respondeu. Continuem a vir aqui todos os meses. Em Outubro direi quem sou, o que quero e farei um milagre que todos hão-de ver para acreditarem.  


Lúcia (no meio, aos dez anos de idade) e seus dois primos: Francisco (nove anos) e Jacinta Marto (sete anos) segurando seus rosários (fotografia tirada na altura das aparições).

O Milagre do Sol

Chegou o dia 13 de Outubro de 1917. Choveu muito no dia, muito mesmo e havia lama por toda parte na Cova da Iria. Mesmo assim, pelo menos 70 mil pessoas foram presenciar mais uma aparição Mariana. E eles observaram o que ficou conhecido como Milagre do Sol.

Após uma chuva torrencial, as nuvens dissiparam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu. Algumas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à Lua. Disse-se ser observável significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se refletiam na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas. Foi relatado que o pretenso Sol se teria movido com um padrão de zigue-zagues, assustando muitos daqueles que o presenciaram, que pensaram ser o fim do mundo. Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas num curto intervalo de tempo e, também relataram curas inexplicáveis de paralíticos e cegos, e outras doenças não explícitas, em vários casos comprovadas também por testemunhos de médicos. Pessoas a mais de 18 km da Cova da Iria observaram o Milagre do Sol.

O evento foi oficialmente aceito como um milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930. Em 13 de outubro de 1951, o cardeal Tedeschini afirma que, em 30 de outubro, 31 de outubro e 1 de novembro e 8 de novembro, o Papa Pio XII presenciou um milagre semelhante nos jardins do Vaticano.

Parte da multidão presente na Cova da Iria em 13 de outubro de 1917

Página de Ilustração Portuguesa, 29 de outubro de 1917, mostrando as pessoas a observar o milagre
O que as Pessoas Viram no Céu?

O que aconteceu na verdade? É claro que o Sol não saiu do lugar, senão haveria consequências desastrosas para o nosso Sistema Solar. Alucinação em Massa? Será mesmo que 70 mil pessoas ficaram alucinadas? Diversos autores sugeriram possíveis explicações para o pretenso milagre.

- Parélio: Nickell também sugere a possibilidade de a causa ter sido um parélio, um fenômeno óptico atmosférico que consiste em um ponto brilhante à esquerda e/ou à direita do Sol.

- Exposição a Luz Intensa: Joe Nickell sugere que os efeitos testemunhados podem se dever a efeitos visuais causados na retina após exposição à luz intensa. Outro que defende essa tese é o professor Auguste Meessen, do Instituto de Física da Universidade Católica da Lovaina, afirmou que milagres do sol não podem ser aceites e que as observações relatadas foram efeitos ópticos causados pela prolongada observação directa do Sol. Meessen alega que as imagens residuais na retina, produzidas após breves períodos de olhar fixo no Sol, são a causa provável dos efeitos observados de dança. Semelhantemente, Meessen afirma que as mudanças de cor testemunhadas foram provavelmente causadas pela estimulação excessiva das células fotossensíveis da retina.

- OVNI: Será que foi um OVNI? Muito provavelmente não, visto que este teria de ser demasiado grande para poder ser igualmente visto e confundido com o Sol, à mesma hora, em locais situados num raio de 18 km dali.

- Alucinação em Massa: Muito provavelmente não também. Pelo menos 40 mil pessoas testemunharam o evento, entre eles crentes e descrentes, e a ausência de qualquer possível causa científica conhecida põem uma barreira à hipótese de alucinação em massa. E mais, pessoas viram o Sol se mover no céu em um raio de 18 quilômetros. Tudo isso elimina a possibilidade da teoria de alucinação ou histeria colectiva.

- Milagre: Foi um milagre realizado pela Virgem Maria. Aliás, as três crianças relataram terem observado a Sagrada Família (São José, a Virgem Maria e o Menino Jesus), depois Jesus com Nossa Senhora das Dores, e, por fim, Nossa Senhora do Carmo abençoando a multidão a partir do firmamento.

Parélio. Para alguns, as milhares de pessoas no evento testemunharam esse fenômeno natural.


Fontes (Acessadas em 04/05/2019):
- AssombradO: Os Segredos de Fátima: As Aparições, os 3 Segredos e suas Interpretações
- Wikipedia.pt: Milagre do Sol
Comentários