19 de agosto de 2018

O Dia que um OVNI Pousaria em Cidade do RJ e Milhares Foram Testemunhar junto com Imprensa Estrangeira!


.
Em 1980, um homem afirmou ser um mensageiro de Júpiter e que os extraterrestres lhe avisaram que pousariam em uma fazenda no Município de Casimiro de Abreu-RJ. Milhares de pessoas e até mesmo a imprensa estrangeira foi no dia acompanhar, na expectativa de testemunhar o maior evento da humanidade. A prefeitura tinha um cerimonial para quando eles descessem e um jornal publicou os 10 mandamentos para a multidão. Como você podem imaginar, ele não pousou. Loucura? Pode ser, mas tem muita coisa estranha nessa história...


Assombrados, em 1980, o acontecimento que seria o mais importante do mundo, o pouso de uma nave extraterrestre, estava marcado para acontecer aqui no Brasil, em uma fazenda no município de Casemira de Abreu. Milhares compareceram, mas ele não pousou. Só que a história tem alguns coisas interessantes, como a previsão de luzes que apareceriam no município vizinho e da morte do Mensageiro de Júpiter, que disse que morreria em meses, perdendo primeiro uma perna, depois a outra, e por fim, morreria, o que de fato aconteceu. Vamos conhecer a história, eternizada na mente dos que foram lá e através do curta Efeito Casimiro. 

Gostaria de agradecer ao Jorge do Batuque por ter me apresentado o caso.

O Mensageiro de Júpiter e sua História

Em Casemiro de Abreu apareceu um homem chamado Edílcio Barbosa, também conhecido como “Mensageiro de Júpiter”, que anunciou que um disco voador pousaria nos arredores da cidade. O encontro com os jupterianos tinha local e hora marcados e ocorreria exatamente às 5h20m do dia 8 de março em uma fazenda chamada Nossa Senhora da Conceição, distante 10 quilômetros do centro da cidade.

Além disso ele dizia que os alienígenas trariam de volta quatro seres humanos que haviam sido abduzidos anos antes. Essas quatro pessoas ele disse o nome e eram pessoas que realmente haviam sumido. Tinha inclusiva um brasileiro e a família dele foi uma das que foram testemunhar o pouso do OVNI.

Edílcio tinha um alto poder de convencimento e a partir do momento que disse isso, afirmava que iria pousar e que passaria por qualquer exame, pois falava a verdade.

Na época não tinha internet, onde as coisas tornam-se virais em questão de horas. O que fez a história crescer foi o boca-a-boca, uma pessoa contando para outra que o disco ia pousar. Uma reportagem de jornal simples, que acabou ganhando destaque na capa, chamou a atenção de outros veículos da imprensa que começaram a cobrir a história.

Para provar que falava a verdade, uma semana antes, no dia 02 de março de 1980, Edílcio levou algumas testemunhas, junto com o fazendeiro e o delegado ao local e disse que luzes apareceriam no céu por volta da meia-noite. E era 00h15m quando luzes foram avistadas no horizonte. A notícia saiu no jornal e pronto, era verdade, uma nave pousaria e milhares resolveram testemunhar o evento.

Edílcio Barbosa ou como era conhecido "Mensageiro de Júpiter" foi o responsável por espalhar a história de que um OVNI de Júpiter pousaria no dia 08 de março as 05h20m em fazenda perto de Casimiro de Abreu


Jornal da época confirmando a aparecimento de um OVNI uma semana antes.


Milhares Foram Testemunhar o Pouso

A data ajudava, pois era um sábado, então milhares resolveram ir até a fazenda Nossa Senhora da Conceição ver em primeira mão o pouso. O número de pessoas é muito variado. Tem jornal que disse 10 mil e outros chegam a 30 mil. A cidade na época tinha 22 mil moradores.

Na fazenda, tudo estava esquematizado. A nave pousaria em um local entre três árvores e ninguém poderia ficar lá, somente Edílcio. Um morro ao lado serviu de arquibancada para as milhares de pessoas que lá foram.

Também foram para o local diversos veículos da mídia estrangeira, do Canadá e Argentina por exemplo, e um jornal publicou que até representantes da NASA estariam lá!

A polícia foi para lá para garantir a ordem e os órgão públicos da cidade se dedicaram ao evento. Até um orelhão foi instalado perto da pista de pouso.

Um jornal publicou os "10 Mandamentos" que as pessoas deveriam respeitar, ou então a nave não pousaria.

A prefeitura de Casimiro de Abreu organizou um comitê de boas-vindas, e a recepção aos jupterianos incluía dar uma enciclopédia Barsa de presente, um passeio em carro aberto pelo centro da cidade, café da manhã e até um baile. Os alienígenas também receberiam a chave da cidade, e o coitado do prefeito chegou a comprar uma enciclopédia para presentear os visitantes.

Prefeitura tinha todo esquema de boas vindas preparado caso os extraterrestres viessem

Centenas de carros entupiram as estradas que levavam a fazenda Nossa Senhora da Conceição. Polícia fez a "Operação UFO" nas rodovias da região...


Milhares se juntaram em um moro que serviu de arquibancada esperando o pouso do OVNI


O OVNI não Pousou

É claro que o OVNI não pousou, senão essa seria uma das primeiras histórias que você  ouviria depois de nascer.

Mas foi assim... Conforme foi se aproximando a hora da descida, o local tomado por milhares de pessoas ficou em silêncio, um silêncio absoluto. Houve apreensão no local. Vai que os ETs não eram amistosos.

Os minutos foram passando, e nada. Até que passado 10 minutos da hora marcada, vaias começaram a ser ouvidas e palmas! O pessoal viu um passarinho voando e bateu palma para ele.

Segundo Edílcio, o que aconteceu foi que uma equipe de reportagem subornou guardas no local para conseguirem ficar perto da pista de pouso do OVNI e assim conseguirem imagens melhores, e isso era contra as regras. Outra coisa foi que os jupiterianos disseram que havia muita gente, e acharam melhor não pousar.

Mas como forma de provar que dizia a verdade, que os OVNIs Jupiterianos eram reais, ele disse que eles iriam aparecer no município vizinho, Rio Bonito, o que de fato aconteceu! A cidade parou quando semanas depois OVNIs foram vistos e filmados no céu da cidade.



OVNIs foram vistos no município vizinho de Rio Bonito
O que Aconteceu com Edílcio Barbosa?

O final da história é triste para Edílcio. Ele disse para a um jornalista em um quarto de hotel que os jupiterianos tinham falado com ele e que ele perderia a perna esquerda em dois meses, depois perderia a outra, e por fim morreria. E isto de fato aconteceu! Existe uma foto dele já com uma das pernas amputadas. Depois não tem mais registros e Edílcio simplesmente sumiu. O homem que apareceu em Casemiro de Abreu do nada e que ninguém conseguia descobrir algo seu passado, desapareceu da mesma maneira.

Será que ele era louco? Como acertou sobre as luzes que apareceram uma semana antes, as luzes que apareceram no município vizinho e a sua próprio morte de forma bizarra, com as pernas sendo amputadas, uma de cada vez?

Como previu, Barbosa perdeu a perna esquerda dois meses depois.

Quem tirou a perna de Barbosa? Diabetes ou Extraterrestres?


O Depoimento do Ufólogo Fernando Cleto

No dia seguinte, a Rede Globo liberou uma reportagem falando que o OVNI não pousou em tom de chacota. Nesta reportagem eles entrevistamo o ufólogo Fernando Cleto Nunes Pereira, um dos pioneiros da Ufologia Brasileira e um dos mais bem informados no que tange a assuntos oficiais.

Cleto diz que examinou Edílsio Barbosa 6 anos anos, em 1974 e mostra duas fotos de médicos examinando o rapaz. Ele falou na entrevista que examinou muitos casos, e que classifica em: com fundamentos, dúvidas e perdidos, aqueles que não tem fundamentos. E foi justamente nesta categoria que ele classificou Edílcio Barbosa. O caso estudado foi nomeado por ele de Caso Fias, que era como Edílcio chamava os ETs, que significava filhos. Cleto o entrevistou, ouviu suas histórias, disse que ele realmente tem um alto poder de convencimento e que as histórias estavam muito relacionadas com a verdade ufológica, mas ele viu que elas não batiam, eram invenções de sua cabeça.

Lembra que disse que ninguém descobria nada sobre o passado dele, quem era seu pai, sua mãe, nada? Edílcio só dizia que trabalhou no Serviço de Segurança do Exército, e o ufólogo Cleto foi checar, e não encontrou registros. Depois de confrontado com a informação, ele disse que Edílcio simplesmente sumiu e que ele não o via mais a 6 anos, e que estava surpreso com tudo que aconteceu pois estava em férias e só quando chegou aqui ficou sabendo da história.

Foto dos arquivos de Fernando Cleto mostrando dois médicos examinando Edílsio Barbosa no ano de 1974


Curta-Metragem: Efeito Casimiro

Toda essa história se transformou em um curta-metragem produzido por Clarice Saliby, filha de uma das testemunhas desse evento nacional e cósmico. Batizado de “Efeito Casimiro”, o filme foi lançado no Festival de Cinema do Rio e já foi exibido nos principais festivais de cinema do mundo. Você pode assisti-lo abaixo.

Ela também esteve no Programa do Jô em 2016 onde em um bate papo descontraído contou mais detalhes sobre o caso.


.
O OVNI de Casimiro de Abreu


O OVNI não apareceu naquele diz, mas um outro avistamento, 11 anos depois, colocou a cidade nos telejornais e na mente de muitas pessoas.

Na ano de 1991, o antigo jornal "Notícias Populares' contou o caso de um OVNI visto nos céus do município. Dezenas de caminhoneiros que viajavam na noite de 11 de maio pela BR-111 viram um objeto que apareceu, mudou de forma e de cor, desapareceu por várias vezes e tornou a aparecer dividido em pedaços.

O espetáculo durou cerca de uma hora e meia. O caminhoneiro Elton Luiz Araújo filmou tudo e cedeu a fita para a Rede Globo, que exibiu o material para o país inteiro.

Um funcionário da prefeitura da cidade falou ao jornal que quem estava na cidade não viu o objeto. Só viram os caminhoneiros que estavam na estrada, que fica a 10 km do centro de Casimiro de Abreu.


.
Como Seriam os Habitantes de Júpiter?


Como curiosidade, como seriam os habitantes de Júpiter? Para isto, vamos usar como referência a Revista Super Interessante Ano 13 Número 6 (Junho de 1999). A reportagem da revista chama "Se eles existissem" e a revista insistiu e praticamente intimou químicos, anatomistas, fisiologistas e astrônomos a responder à questão: qual a forma que os eventuais ETs deveriam ter para sobreviver em cada um dos planetas do Sistema Solar? “Vale lembrar que criaturas surgidas sob condições diferentes das terrestres podem – e devem – ter formas que o homem nem sequer identificaria como as de um ser biológico”, afirmou o anatomista Edson Liberti, da Universidade de São Paulo (USP).

Júpiter está a 778 milhões de quilômetros do Sol, e o seu "chão" fica abaixo de pesadas nuvens de compostos orgânicos, como metano, acetileno e amônia. Cerca de 100 quilômetros abaixo do todo da atmosfera, a temperatura é de 0 grau Celsius. Esse mundo gasoso não é tão inóspito como parece. Alguns astrônomos chegam a imaginar que os relâmpagos que caem na atmosfera jupiteriana podem estar criando aminoácidos, os tijolos básico dos seres biológicos.

O ET é inspirado no jupiteriano desenhado por Carl Sagan. Seu habitante teria corpo na forma de balão ajudaria a flutuar para:

01. Para viver na atmosfera, o corpo teria a forma de medusa. Seria oco. Os ventos entrariam pela abertura da parte inferior e inflariam o "balão", impulsionando o ser numa vigem errante pelo ar.

02. Estes imensos poros funcionariam como bocas por onde o jupiteriano absorveria os gases nutritivos da atmosfera.

03. Os gases seriam distribuídos pelo organismo por meio de um rede de canais semelhantes ao sistema circulatório dos terráqueos. Lá dentro, as moléculas seriam quebradas e remontadas em novas substâncias para abastecer as células de energia e de matéria-prima.

04. Para controlar a velocidade do voo, o jupiteriano contrairia o corpo como um fole. O movimento espremeria os canais internos, que devolveriam gases tóxicos ao ambiente - os excrementos do ET.

Este seria o formato imaginado por Carl Sagan para os habitantes de Júpiter


Fontes (acessadas em 17/08/2018):
- Curta Metragem: Efeito Casimiro
- G1: Exposição sobre 'chegada de ET's' é aberta em Casimiro de Abreu, no RJ
- Revista UFO: E as naves não vieram...
- G1: Há 35 anos, imprensa mundial se mobilizou para recepcionar 'ETs'
- Megacurioso: 1980: O ANO EM QUE O BRASIL PAROU PARA ESPERAR PELOS JUPTERIANOS
- Folha: Em série de reportagens, 'NP' relatou visitas de OVNIs ao Brasil
- Galáxia e Mundo: Disco Voador na Cidade de Casimiro de Abreu RJ
- AssombradO.com.br: Como seria a vida nos outros planetas do Sistema Solar?
- Programa do Jô: Entrevisat com Clarice Saliby (15/06/2016)
Comentários