16 de março de 2018

Uma Menininha de Apenas 2 Anos Teria Visto um "Fantasma" Enquanto Tomava Café da Manhã, nos Estados Unidos?


Por Marco Faustino
Email para contato: marcofaustino@gmx.de

Ontem (15), comentei com vocês sobre um estranho caso ocorrido na Austrália, mas que foi amplamente divulgado pela mídia britânica. Uma jovem mãe alegou ter registrado uma estranha voz "fantasmagórica" ou "demoníaca", que teria sussurrado a frase "hurt her" ("machuque-a", em português), no momento em que a mesma estava correndo atrás de seu filho. Ash Birdy, 23 anos, moradora do estado australiano de Queensland, disse que começou a gravar um vídeo, depois que sua mãe perguntou se o seu neto, o Ben, de apenas dois anos de idade, estava se comportando após semanas de ataques de fúria. O vídeo possui apenas cerca de 15 segundos de duração, porém, após reproduzir o vídeo por diversas vezes, Ash passou a acreditar que tivesse ouvido algo de cunho paranormal. Contudo, será que Ash ouviu mesmo a voz de um "demônio" ou de um "fantasma"? Foi exatamente isso que tentamos responder para vocês diante das informações que foram divulgadas. Vale a pena conferir! (leia mais: Mãe Alega que Teria Ouvido "Voz Demoníaca" Dizendo para "Machucá-la" Enquanto Brigava com Criança, na Austrália!).

Agora, eis que descobri um outro caso envolvendo uma menininha de apenas 2 anos de idade, e uma suposta relação com o sobrenatural. O caso foi divulgado recentemente em alguns poucos sites norte-americanos de entretenimento e variedades, porém no Twitter, o vídeo de tão somente um minuto de duração, mostrando o momento em que a menina teria visto algo "assustador", porém invisível para seus pais, já superou a marca de 5 milhões de visualizações. No vídeo, é possível ver a menininha, chamada Maya, se deliciando com uma fatia de pão regada com muita manteiga de amendoim, mas em um determinado momento ela aponta para o seu lado esquerdo, indicando a presença de algo, na visão dela, assustador. O problema, no entanto, é que segundo o pai dela, Ryan Dalton, responsável pela filmagem, não havia mais ninguém na sala. Será que Maya teria visto um "fantasma" ou "algo de outro mundo"? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Entenda o Caso: A Divulgação Inicial da História no Site Buzzfeed


Apesar de muita gente torcer o nariz, quando algum caso é divulgado pelo polêmico site Buzzfeed (e me incluo nesse grupo de pessoas, que colocam um pé e meio atrás quando o nome desse site é mencionado), resolvi dar um pequeno crédito e entender melhor o caso.

Segundo a notícia intitulada "People Are Weirded Out After A 2-Year-Old Said She Saw Something Spooky" ("As Pessoas Estão Espantadas Após uma Criança de 2 Anos Dizer que Viu Algo Assustador", em português), que foi publicada pelo repórter Ikran Dahir, na última segunda-feira (12), um homem chamado Ryan Dalton, 37 anos, e sua filha, a pequena Maya, de apenas 2 anos, acordaram cedo para tomar café da manhã, e ele resolveu filmar a pequena lambança que ela estava fazendo enquanto comia uma fatia de pão com manteiga de amendoim.

Apesar de muita gente torcer o nariz, quando algum caso é divulgado pelo polêmico site Buzzfeed (e me incluo nesse grupo de pessoas, que colocam um pé e meio atrás quando o nome desse site é mencionado), resolvi dar um pequeno crédito e entender melhor o caso.
Conforme dissemos anteriormente, foi publicado um vídeo bem curto, com apenas um minuto de duração. No início do vídeo podemos ver Maya balbuciado e meio que brincando com a fatia de pão, e posteriormente ouvimos a voz do seu pai, o Ryan, perguntando o que estava fazendo (aos 24 segundos). Maya não responde e começa a olhar, sorrir, e mostrar a língua, para o seu lado esquerdo, como se estivesse vendo algo. Em seguida, ela volta a sua atenção para sua fatia de pão, e aos 42 segundos ela sorri novamente para o seu lado esquerdo, quase querendo dar uma risada. Então aos 48 segundos, seu semblante muda. Ela chama pelo pai e diz "spooky" ("assustador", em português), apontando a mão para o lado esquerdo, enquanto olha para o pai. Logo em seguida ela diz: "That's spooky" ("Aquilo é assustador"), e meio que começa a se afastar para a direita, como se algo estivesse se aproximando dela. Também é possível ouvir Ryan dizer que aquilo também era assustador para ele, visto que, teoricamente, não haveria ninguém no local onde Maya estava apontando o dedo.

Confira o vídeo abaixo, que foi publicado em um canal de terceiros no YouTube:



O caso teria acontecido no dia 10 de março desse ano, na cidade de Montgomery, a capital do estado norte-americano do Alabama, uma vez que o vídeo foi publicado naquela manhã na conta de Ryan, no Twitter, com a seguinte frase (devidamente traduzida): "Maya estava fazendo bobagens, comendo um pouco de pão com manteiga de amendoim e, de repente, apontou e disse 'Aquilo é assustador'. Hora de se mudar"

O caso teria acontecido no dia 10 de março desse ano, na cidade de Montgomery, a capital do estado norte-americano do Alabama, uma vez que o vídeo foi publicado naquela manhã na conta de Ryan, no Twitter, com a seguinte frase (devidamente traduzida): "Maya estava fazendo bobagens, comendo um pouco de pão com manteiga de amendoim e, de repente, apontou e disse 'Aquilo é assustador'. Hora de se mudar".
A reação dos seus seguidores e não seguidores foi imediata. Muitos usuários alegaram que crianças geralmente tinham um "sexto sentido" muito forte, e que conseguiam ver seres espirituais devido a uma sensibilidade muito elevada com o "reino espiritual". Esse foi o caso, por exemplo, da "Chidimma Rita" e do usuário "YT: The Focus Group"

A reação dos seus seguidores e não seguidores foi imediata. Muitos usuários alegaram que crianças geralmente tinham um "sexto sentido" muito forte, e que conseguiam ver seres espirituais. Esse foi o caso, por exemplo, da "Chidimma Rita"...
...e do usuário "YT: The Focus Group".‏
Já a usuária "Monica Laire" chegou a contar uma espécie de relato dizendo que, certa vez, ela estava bancando a babá de uma criança, quando a mesma começou a acenar para algo, que estava atrás dela. Então, ela perguntou para criança para quem ela estava dando "oi", e a mesma apontou para a lâmpada atrás da Monica. Ela disse que começou a olhar para a lâmpada que, logo em seguida, teria começado a piscar. Monica disse que pegou a criança, saiu de casa, e ambas ficaram dentro do seu carro.

Para completar, a usuária "Simply TC" reparou que toda a vibe, ou seja, todo o comportamento e expressão facial da menina mudou do nada, e que a mesma tentou se afastar daquilo que estava considerando como assustador.

Já a usuária "Monica Laire" chegou a contar uma espécie de relato dizendo que, certa vez, ela estava bancando a babá de uma criança, quando a mesma chegou a acenar para algo, que estava atrás dela. Então, ela perguntou para criança para quem ela estava dando "oi", e a mesma apontou para a lâmpada atrás da Monica. Ela disse que começou a olhar para a lâmpada, que logo em seguida começou a piscar. Monica disse que pegou a criança, saiu de casa, e ambas ficaram dentro do seu carro.
Para completar, a usuária "Simply TC" reparou que toda a vibe, ou seja, todo o comportamento e expressão facial da menina mudou do nada, e que a mesma tentou se afastar daquilo que estava considerando como assustador.


É interessante notar, que Ryan Dalton não mora sozinho com a Maya, visto que na casa também mora sua esposa chamada Raniece, 33 anos, e a irmãzinha de Maya, a pequena Teige, que possui alguns meses de vida. Porém, nenhuma delas aparece no vídeo ou estaria presente na cozinha ou na sala de estar no momento da gravação do vídeo.

É interessante notar, que Ryan Dalton (à esquerda) não mora sozinho com a Maya,
visto que na casa também mora sua esposa chamada Raniece (à direita), 33 anos...
...e a irmãzinha de Maya, a pequena Teige (à esquerda), que possui alguns meses de vida.


De qualquer forma, em entrevista ao Buzzfeed, Ryan Dalton disse que ainda era muito cedo, e o Sol sequer havia nascido. Então, a sala de estar, que era para onde a Maya estava apontando, estava muito escura.

Segundo Ryan, Maya parecia estar apontando para as janelas, cujas persianas estavam fechadas. Ele também disse, que eles não costumavam usar a palavra "spooky" em casa, mas que os primos de Maya utilizam para descrever coisas que os assustavam.

De qualquer forma, em entrevista ao Buzzfeed, Ryan Dalton disse que ainda era muito cedo, e o Sol sequer havia nascido, então a sala de estar, que era para onde a Maya estava apontando, estava muito escura.


Vale ressaltar nesse ponto, que Ryan frequentemente grava vídeos com Maya sentada naquela mesma posição e comendo, enquanto ele interage com a filha. Ele também publica diversas fotos realizando atividades com a menina, além da interação da mesma com a irmã. Esse recente vídeo não é algo "incomum" considerando a ampla utilização do Twitter por parte de Ryan.

Vale ressaltar nesse ponto, que Ryan frequentemente grava vídeos com Maya sentada naquela mesma posição e comendo, enquanto ele interage com a filha. Ele também publica diversas fotos realizando atividades com a menina, além da interação da mesma com a irmã.


No entanto, sites como "Hello Giggles" e o "Bustle" passaram a divulgar que a "internet" estava dizendo que Maya teria visto algo sobrenatural, e que o mais certo era a família mudar de casa (como se mudanças fossem algo simples de serem feitas), ou seja, muitas pessoas estavam realmente acreditando nessa possibilidade, embora Ryan visse tudo aquilo com muito bom humor. Em um tweet (ou "tuíte", como quiserem), ele disse que provavelmente sua casa estava possuída, mas que um amigo de sua esposa estava mais preocupado se Maya tinha comido a fatia de pão ou apenas lambido a manteiga de amendoim. É interessante notar que a caixa de diálogo azul seria de Raniece, esposa de Ryan, alegando que estava dormindo no momento em que tudo aconteceu.

Alguns Questionamentos Feitos por Usuários no Twitter


Uma vez que o vídeo superou a marca das 5 milhões de visualizações e dezenas de milhares de comentários, surgiram inúmeras especulações sobre o caso. A primeira delas, conforme vocês podem notar, seria a razão pela qual Ryan não moveu a câmera para o lado, para mostrar que não havia ninguém na sala de estar da casa. Afinal de contas, essa talvez fosse a primeira reação de alguém para ao menos indicar que não tinha realmente ninguém usando uma máscara ou fazendo caretas para Maya. Outro questionamento veio parte de alguns usuários, que alegaram ouvir um som semelhante a uma "risada de bebê" ao fundo (altamente recomendável que coloquem fones de ouvido).

Ryan explicou que não virou a câmera, porque não havia nada (ao menos nada visível para ele) no local. Ele disse que não tinha começado a filmar para registrar algo paranormal, mas apenas para filmar Maya fazendo bobagens. Ele disse que chegou a virar a cabeça para ver se realmente não havia nada, mas não a câmera. Em relação a suposta risada de bebê, Ryan disse que o som era proveniente de um pássaro, que há alguns dias vinha espreitando a janela da família. Ele acreditava que, talvez, fosse uma época de acasalamento.

Uma vez que o vídeo superou a marca das 5 milhões de visualizações e dezenas de milhares de comentários,
surgiram inúmeras especulações sobre o caso.


O lado "paranormal" ou "sobrenatural" da história acabou sendo propagado mais por seguidores e não seguidores de Ryan, do que por ele próprio. Contudo, mesmo alegando que não começou a gravar com o intuito de registrar algo de outro mundo, será que Ryan gravou o vídeo com a intenção que o mesmo viralizasse?

A Pequena "Maya" é uma "Velha Conhecida" do Buzzfeed


A pequena Maya tem apenas 2 anos de idade, mas é uma "velha conhecida", por assim dizer, do Buzzfeed. O motivo? Bem, ela apareceu no ano passado em um notícia do referido site, porque ela já tinha viralizado no Twitter ao fazer "quadros", verdadeiras obras de arte abstratas, e chamou muita atenção com sua realização. Ela chegou a ser apelidada de "A Pequena Picasso".

Na notícia publicada em junho do ano passado, Maya tinha cerca de 16 meses de vida, e tinha sido fotografada por seu pai usando pincéis e muita tinta sobre uma tela, em meio a um gramado. As fotos divulgadas no Buzzfeed já tinham viralizado intensamente no Twitter. Na época, Ryan Dalton declarou que gostava de deixar Maya livre para explorar o mundo ao seu redor. Também foi mencionado que ele e Raniece estavam esperando pela segunda filha, e que finalmente tinham conseguido comprar uma casa, após anos pagando aluguel. Assim sendo, Ryan disse que teve a ideia de permitir que Maya criasse sua própria arte para seu novo quarto, ou seja, que ela participasse ativamente da decoração do seu próprio espaço.

As fotos divulgadas no Buzzfeed já tinham viralizado intensamente no Twitter. Na época, Ryan Dalton declarou que gostava de deixar Maya livre para explorar o mundo ao seu redor. Também foi mencionado que ele e Raniece estavam esperando pela segunda filha, e que finalmente tinham conseguido comprar uma casa, após anos pagando aluguel.
Assim sendo, Ryan disse que teve a ideia de permitir que Maya criasse sua própria arte para seu novo quarto, ou seja, que ela participasse ativamente da decoração do seu próprio espaço.


Aparentemente, Maya nunca tinha pintado antes, exceto por uma breve experiência em um museu infantil. Após Ryan colocar tinta em alguns recipientes, e ensinar a filha a como usar o pincel, ela teria começado a fazer sua arte. A parte favorita dela teria sido misturar as cores.

Aparentemente, Maya nunca tinha pintado antes, exceto por uma breve experiência em um museu infantil. Após Ryan colocar tinta em alguns recipientes, e ensinar a filha a como usar o pincel, ela teria começado a fazer sua arte. A parte favorita dela teria sido misturar as cores.


Aliás, o sucesso teria sido tão grande, que Maya fez um outro quadro, dessa vez em uma tela escura. Ryan disse que a filha tinha plena consciência de que ela era a autora dos quadros, e que apesar da pintura ser abstrata, ela parecia saber o que estava fazendo.

Já na recente notícia divulgada sobre Maya, Ryan disse que aquelas fotos tinham viralizado tanto, que a filha teria começado a criar um quadro para a Chelsea Clinton, a filha do ex-presidente norte-americano Bill Clinton.

Aliás, o sucesso teria sido tão grande, que Maya fez um outro quadro, dessa vez em uma tela escura. Ryan disse que a filha tinha plena consciência de que ela era a autora dos quadros, e que apesar da pintura ser abstrata, ela parecia saber o que estava fazendo.


Ao ser questionado se ele se importava, que sua filha havia se tornado um viral da internet, Ryan disse que não irá parar de publicar fotos e vídeos de Maya. Ele alegou ter amigos e familiares em todas as partes do mundo, então compartilhar vídeos, fotos e anedotas de Maya e Teige na internet seria uma maneira deles se sentirem conectados, uma vez que não podem estar presentes.

De qualquer forma, Ryan também teria alegado ao Buzzfeed, que acreditava haver mais do que o "mundo físico", que vemos ao nosso redor. Ryan disse, que ele próprio teria sido uma pessoa muito sensível "ao que não é possível ver" durante a maior parte de sua infância. Não teria sido nada semelhante ao filme "Sexto Sentido", mas que ele podia sentir o sobrenatural.

Agora, será que Maya realmente viu algo de outro mundo ou apenas ficou espantada com a escuridão? Bem, é extremamente provável que tenha acontecido exatamente aquilo que Ryan disse, ou seja, a filha achou a escuridão simplesmente assustadora (por associação) e ponto final. Não entrarei no mérito da questão sobre se crianças tem maior ou menor propensão ou sensibilidade em termos paranormais, porque esse é um assunto muito extenso e seria necessário uma matéria inteira somente sobre isso para mostrar os dois lados dessa questão. De antemão, no entanto, sabe-se que dos dois anos aos quatro de idade as crianças vivem uma das fases da vida, que se apresenta cheia de encantos. Todos os dias elas se surpreendem com novas conquistas, e novas proezas. Esta também seria a idade da entrada nas nossas casas dos chamados amigos imaginários. Até os cinco anos de idade seria o "auge do período de representação simbólica" da criança, ou seja, nessa fase, é forte a capacidade de evocação do que não é real, da fantasia. A criança entra em constante dramatização e a brincadeira de faz de conta é parte do dia a dia. Portanto, o comportamento de Maya, a princípio, seria normal perante a escuridão, algo que ela associou com a palavra "spooky" devido ao exemplo dado por seus primos. Enfim, e vocês, o que acham? Maya teria realmente visto algo de "outro mundo" ou apenas fantasiou com a escuridão? Deixem a opinião de vocês nos comentários!

Até a próxima, AssombradOs!

Pesquisa/Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0133
https://hellogiggles.com/news/toddler-ghost-viral-video/
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2014/02/seu-filho-tem-um-amigo-imaginario-saiba-como-agir.html
https://www.bustle.com/p/a-two-year-old-spotted-something-spooky-in-her-house-now-everyone-says-its-time-for-her-family-to-move-8475315
https://www.buzzfeed.com/ikrd/spooky-content?utm_term=.eipe1ZnRY#.mi0MGNPXp
Comentários