29 de janeiro de 2018

Milagre Divino? Os Estranhos Casos de Supostas "Aparições" de Nossa Senhora das Graças em Duas Cidades no Estado do Ceará!


Por Marco Faustino

Ultimamente, falar sobre religião em nosso país vem sendo equivalente a falar sobre política. Aparentemente, há uma espécie de duelo entre algumas pessoas, que julgam que determinada religião é melhor ou mais correta do que outra. Isso sem contar com aquelas pessoas, que acreditam que as crenças religiosas sequer deveriam existir. Ao acessar publicações de vídeos de supostos milagres e aparições sempre fico horrorizado com a polarização existente, e o ódio gratuito proferido por algumas pessoas, cujo fanatismo gera um enorme desrespeito ao próximo, ultrapassando não somente o limiar do bom senso e do direito comum, mas contradizendo tudo aquilo que é pregado diariamente em muitas igrejas ou templos ao redor do nosso país. Afinal de contas, se o Cristianismo, independentemente de sua denominação ou vertente prega basicamente o amor ao próximo, por qual razão aqueles que se dizem religiosos acreditam ter o direito de mudar esse amor e transmitir tão somente o ódio? De qualquer forma, sempre tento abordar esse tema da forma mais limpa e imparcial possível. A questão não é defender e nem mesmo acusar qualquer crença, mas ter um olhar criterioso e apontar dados e informações, que muitas vezes as pessoas não possuem qualquer tipo de conhecimento. Então, naturalmente, quando alguém não tem informações suficientemente claras a respeito de um determinado assunto, tende a agir meramente por suas emoções diante do que acredita ser uma ofensa. Essa não é a primeira vez que abordo assuntos espinhosos, que sempre tento trazer da maneira mais digna e respeitosa possível. Um exemplo disso aconteceu no ano passado, quando alguns sites diziam que os cientistas queriam clonar Jesus Cristo. Nesse sentido, transcrevi os principais pontos e detalhes de um especial sobre a busca do DNA de Jesus Cristo, que foi exibido pelo History Channel, e mostrei toda a realidade sobre o assunto. Vale muito a pena conferir (leia mais: Será Verdade que os Cientistas Estão Pretendendo "Clonar" Jesus Cristo a Partir dos Ossos de João Batista ou do Santo Sudário?).

Agora, trago ao conhecimento de vocês duas histórias bem interessantes, que aconteceram em duas cidades do Estado do Ceará e ambos os casos envolvem supostas aparições ou manifestações de Nossa Senhora das Graças, uma invocação especial pela qual é conhecida a Virgem Maria, e está relacionada a duas aparições da Virgem a Santa Catarina Labouré, que por sua vez, na época do ocorrido, era uma noviça das Irmãs da Caridade em Paris, na França, no século XIX. Aliás, a mesma precede as aparições em La Salette, Lourdes e Fátima. A primeira suposta "aparição" ocorreu no início deste mês de janeiro, na cidade de Marco, e envolve um ambiente bem tecnológico por assim dizer, uma vez que a imagem de Nossa Senhora das Graças teria sido vista somente pelo monitor de um porteiro eletrônico de uma casa. Já a segunda suposta "aparição" ocorreu há alguns dias atrás, na cidade de Beberibe, quando moradores locais passaram a acreditar que Nossa Senhora das Graças teria se manifestado em uma churrasqueira. Será que as aparições ou manifestações são inexplicáveis? Estamos diante de milagres? Vamos saber mais sobre o assunto?

Um Pouco Sobre a Cidade de Marco, no Estado do Ceará


Uma vez que serão abordados dois casos nesta matéria irei me limitar apenas a contar algumas informações bem básicas sobre as cidades onde os incidentes ocorreram, combinado? Bem, Marco é um município do Estado do Ceará, que fica localizado a uma distância de aproximadamente 240 km a noroeste de Fortaleza, capital do referido estado. Segundo uma estimativa populacional realizada pelo IBGE, em 2017, Marco tem aproximadamente 27 mil habitantes, ou seja, é uma cidade de pequeno porte, e cresce a um ritmo bem lento.



Marco é um município do Estado do Ceará, que fica localizado a uma distância de aproximadamente 240 km a noroeste de Fortaleza, capital do referido estado. A foto acima mostra a Igreja Matriz de Marco.
Um detalhe muito interessante a se mencionar é que Marco é uma cidade de uma religiosidade muito forte. As primeiras manifestações de apoio eclesial remontam a edificação da capela em honra de São Manuel, construída em 1870. Essa capela, depois de reformada e ampliada, transformou-se na Igreja Matriz, conforme portaria de autoria do Bispo de Sobral, D. José Tupinambá da Frota, datada de 31 de dezembro de 1941. Aproveite e confira também uma homenagem feita pelo governo do Estado do Ceará ao município, em novembro de 2016, no YouTube:



O Catolicismo continua sendo a religião dominante do município, com cerca de 23.335 fiéis, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, o equivalente a 94,5% da população.No censo de realizado em 2010, também registrou-se o que vem ocorrendo em todo o território nacional: a diminuição do número de católicos e o crescimento no número de evangélicos (ou protestantes). Aqueles que se declaram evangélicos em Marco passaram de 382 fiéis em 2000 (1,9% da população) para 1.167 em 2010 (4,7%), com destaque para a Igreja Assembleia de Deus, que tinha 952 membros em 2010 (3,9% da população, e 81,6% de todos os evangélicos do município). Isso representa um crescimento aproximado de 20% ao ano.

Assim sendo, se tudo continuar nesse ritmo, os evangélicos chegarão a 12% da população em 2020, ou seja, daqui a apenas dois anos. Então, é possível imaginar o que pode acontecer, quando a principal notícia da cidade é referente a uma suposta aparição de Nossa Senhora das Graças, não é mesmo?

A Reportagem Realizada Pela "TV Jangadeiro" Sobre uma Suposta Aparição de Nossa Senhora das Graças na Cidade de Marco


No dia 17 de janeiro deste ano, o canal do "Sistema Jangadeiro", no YouTube, publicou uma reportagem realizada pela "TV Jangadeiro", emissora de TV afiliada do SBT, com sede em Fortaleza, no Ceará, sobre mulheres que teriam visto a imagem de Nossa Senhora das Graças. A suposta aparição foi gravada através de um celular, sendo que o vídeo causou muita repercussão e movimentou toda a cidade.

O repórter Arnaldo Araújo, do programa "Vem que Tem", foi até a cidade conversar com uma jovem chamada Yanka Neves, 21 anos, que afirmava ter visto a imagem. Dona Silvane Neves, mãe da Yanka, também garantiu também ter visto a santa. Confiram a respectiva reportagem abaixo:



Entretanto, para evitar que vocês gastem a franquia de internet de vocês, irei fazer uma transcrição praticamente completa do que é mencionado no vídeo, combinado? Bem, a reportagem começa mostrando algumas imagens da cidade de Marco, e rapidamente podemos ver o repórter dizendo que, assim como a maioria das cidades do Ceará, Marco era uma cidade movida pela fé do seu povo, e que tinha como padroeiro, São Manuel. Contudo, foi a aparição de uma santa, Nossa Senhora das Graças, que gerou muita repercussão e movimentou todo o município.

Bem, a reportagem começa mostrando algumas imagens da cidade de Marco..
...e rapidamente podemos ver o repórter dizendo que, assim como a maioria das cidades do Ceará, Marco era uma cidade movida pela fé do seu povo, e que tinha como padroeiro, São Manuel.
Também podemos ver e ouvir a opinião de alguns moradores de Marco sobre o assunto. Alguns acreditavam em milagre e em algo inexplicável, já outros se mostravam surpresos e comovidos com a suposta aparição misteriosa.

Também podemos ver e ouvir a opinião de alguns moradores de Marco sobre o assunto. Alguns acreditavam em milagre e em algo inexplicável...
...já outros se mostravam surpresos e comovidos com a suposta aparição misteriosa.
 Logo em seguida, podemos ver o repórter aparecendo no monitor de um porteiro eletrônico da marca "PowerPack", modelo DF-703. A imagem da santa teria aparecido na residência em frente a casa da família, que possui esse porteiro eletrônico.

Logo em seguida, podemos ver o repórter aparecendo no monitor de um porteiro eletrônico da marca "PowerPack", modelo DF-703. A imagem da santa teria aparecido na residência em frente a casa da família, que possui esse porteiro eletrônico
Assim sendo, o repórter entra na casa da família para conversar com a mãe da jovem Yanka, sendo que podemos notar muitas imagens religiosas espalhadas pela casa, principalmente em uma espécie de altar dedicado apenas para essas imagens. A jovem Yanka aparece na reportagem através de um vídeo, aparentando ter sido previamente ou posteriormente gravado em relação a ida do repórter na casa de sua família, explicando que, no domingo (a reportagem não diz a data do incidente, mas foi no dia 7 de janeiro), por volta das 23h59 (Yanka menciona apenas 11h59, mas, na verdade foi às 23h59, algo que explicarei mais a frente), ela estava em seu quarto, quando resolveu ir até a cozinha e, ao chegar, teve a sensação de querer mexer no monitor.

Quando ela ligou o monitor, a jovem teria visto uma imagem azul que, segundo ela, nunca teria sido vista anteriormente. Então, Yanka resolveu chamar sua mãe, a Dona Silvane Neves, e quase que imediatamente sua mãe teria notado a incrível semelhança com Nossa Senhora das Graças.

Assim sendo, o repórter entra na casa da família para conversar com a mãe da jovem Yanka, sendo que podemos notar muitas imagens religiosas espalhadas pela casa, principalmente em uma espécie de altar dedicado apenas para essas imagens.
A jovem Yanka aparece na reportagem através de um vídeo, aparentando ter sido previamente ou posteriormente gravado
em relação a ida do repórter na casa de sua família.
Por sua vez, a mãe de Yanka, declarou que, após 19 minutos, a filha teria lhe pedido para ficar olhando o monitor, e teria corrido para buscar o celular em seu quarto, com o objetivo de tirar uma foto. Assim sendo, Yanka teria conseguido tirar foto. Porém, ao desligar e ligar novamente o monitor, a imagem teria misteriosamente sumido.

Inicialmente, Dona Silvane disse que não tinha dado muita importância, porque achava que tudo era coisa da "cabeça" de sua filha, porém, posteriormente, ela disse que realmente viu a imagem. A mãe também contou que a filha teria ido dormir, mas estava tão nervosa, que suas pernas teriam ficado trêmulas. A situação teria sido tão apreensiva, que Yanka pediu para a mãe dormir ao seu lado naquela madrugada.

Por sua vez, a mãe de Yanka, declarou que, após 19 minutos, a filha teria lhe pedido para ficar olhando o monitor, e teria corrido para buscar o celular em seu quarto, com o objetivo de tirar uma foto. Assim sendo, Yanka teria conseguido tirar foto.
Porém, ao desligar e ligar novamente o monitor, a imagem teria misteriosamente sumido.
No dia "seguinte" (segunda-feira, dia 8 de janeiro), por volta das 22h30, seus familiares (ou moradores locais) estavam no lado de fora da residência conversando, quando Yanka foi novamente até a cozinha para buscar uma água para sua tia. Yanka teria dito que sentiu a mesma vontade de apertar o monitor, ou seja, ligá-lo. A imagem teria aparecido novamente, o que fez com que a jovem gritasse. Segundo Yanka, vizinhos e familiares teriam ouvido seu grito.

Dona Silvane disse que muita gente teria filmado, tirado fotografias, e ficado na frente da imagem para ver se era algum reflexo, porém ela própria não sabia explicar o que estava acontecendo. Aliás, também são mostrados alguns trechos de vídeos, que foram gravados com o celular diante do monitor do porteiro eletrônico. Além disso, o repórter ainda tentou "quebrar a ideia" de que aquilo pudesse ser um reflexo na lente da câmera, visto que um morador ficou na frente da imagem e encobriu sua luminosidade. Segundo o repórter, esse foi o "fato mais intrigante e curioso" de toda a história. Porém, foi completamente ignorado um trecho muito interessante, entre 4:18 e 4:25 de reportagem, onde aparece algo muito peculiar, e que comentarei no fim da primeira parte desta matéria.

Dona Silvane disse que muita gente teria filmado, tirado fotografias, e ficado na frente da imagem para ver se era algum reflexo, porém ela própria não sabia explicar o que estava acontecendo.
Aliás, também são mostrados alguns trechos de vídeos, que foram gravados com o celular diante do monitor do porteiro eletrônico
Além disso, o repórter ainda tentou "quebrar a ideia" de que aquilo pudesse ser um reflexo na lente da câmera, visto que um morador ficou na frente da imagem e encobriu sua luminosidade.
Comparativo exibido na reportagem em relação a "imagem", que teria aparecido na residência em frente a casa de Yanka,
e a imagem sacra de Nossa Senhora das Graças
Ao final da reportagem, Dona Silvane disse que era devota fervorosa de Nossa Senhora das Graças, e Yanka mencionou que não sabia a razão pela qual aquilo teria acontecido, mas acreditava que fosse um sinal, e que a santa estava próxima de sua família, os protegendo.

Ao final da reportagem, Dona Silvane disse que era devota fervorosa de Nossa Senhora das Graças, e Yanka mencionou que não sabia a razão pela qual aquilo teria acontecido, mas acreditava que fosse um sinal, e que a santa estava próxima de sua família, os protegendo.
Sinceramente, essa reportagem, jornalisticamente falando, foi totalmente estranha. Nesse sentido, é necessário apontar diversos elementos e informações que simplesmente foram sonegadas do telespectador:
  • Não foi entrevistado(a) nenhum(a) morador(a), que estava presente no lado de fora da residência da família de Yanka, na segunda-feira (8);
  • Não foi entrevistado(a) o(a) proprietário(a) do imóvel em frente a casa da família de Yanka;
  • Não há nenhuma outra foto ou vídeo gravado por terceiros. Se pessoas tiraram fotos e gravaram vídeos, onde estão esses vídeos? Aparentemente, era possível ver a imagem somente a partir do monitor do porteiro eletrônico. Porém, por que ninguém gravou ou tirou uma foto bem próxima do local, exatamente no momento em que a suposta aparição estava acontecendo? Aliás, a reportagem também não visitou o local durante o período da noite, e não conferiu se a tal aparição ocorria em outras noites, ou seja, se havia um padrão específico para a ocorrência.
Complicado, não é mesmo? Assim sendo, resolvi pesquisar por maiores informações sobre o assunto, e encontrei uma transmissão ao vivo, uma espécie de "entrevista ao vivo", que foi transmitida pela página do radialista Gegê Romão, no Facebook. Juntamente com um outro radialista chamado Wandick Mesquita, eles entrevistaram a Yanka para saber maiores detalhes sobre o incidente, algo que vocês irão conferir a partir de agora.

A Entrevista dos Radialistas Gegê Romão e Wandick Mesquita com a Jovem Yanka, que Foi Realizada na Tarde do Dia 10 de Janeiro


Uma das primeiras entrevistas concedidas por Yanka Neves foi para os radialistas Gegê Romão e Wandick Mesquita, na tarde do dia 10 de janeiro deste ano. Vocês podem conferir a entrevista completa através de um canal de terceiros, no YouTube:



Entretanto, para evitar que vocês gastem a franquia de internet de vocês, irei ressaltar os principais detalhes do que é mencionado no vídeo, que possui pouco mais de 10 minutos de duração, combinado? Bem, inicialmente, vemos Yanka contando basicamente o que já havia mencionado na outra reportagem, ou seja, que a primeira aparição teria ocorrido por volta das 0h de segunda-feira, dia 8 de janeiro (no vídeo ela cita 12h de segunda-feira, porém explicarei isso daqui a pouco).

Ela disse que teve vontade de ligar o monitor, sendo que ele ficava constantemente desligado (provavelmente para economizar energia elétrica, é claro), quando ela viu uma mancha, meio azul, um azul escuro. Então, Yanka alegou que mexeu no brilho da imagem, e teria sido nesse momento que ela teria visto a nítida imagem de Nossa Senhora das Graças. Ela disse que chamou sua irmã e sua mãe, e posteriormente foi pegar seu celular para tirar fotos (sendo que só apresentada uma única foto).

Ao ser questionada se moradores da cidade tinham lhe procurado para falar sobre o assunto, Yanka disse que não saía muito de casa, porém ela estava recebendo muitas solicitações de amizade no Facebook, ou seja, havia uma interação muito mais virtual. Ela também disse, que não via a imagem santa pessoalmente, somente pela câmera do porteiro eletrônico, assim como sua mãe, sua prima e demais familiares.

Ao ser questionada se moradores da cidade tinham lhe procurado para falar sobre o assunto, Yanka disse que não saía muito de casa, porém ela estava recebendo muitas solicitações de amizade no Facebook, ou seja, havia uma interação muito mais virtual
Yanka disse que ficou arrepiada ao ver a imagem, e pediu muitas bençãos para sua família e para sua casa. Ao ser questionada se ela realmente acreditava que a imagem era mesmo de Nossa Senhora das Graças, Yanka se mostrou hesitante, alegando não saber se era reflexo, mas que a imagem era muito nítida e todos que viam tinham a mesma opinião. Apesar de não sair muito de casa, ela disse que as pessoas na cidade comentavam que Nossa Senhora teria aparecido em uma espécie de chamado feito por ela, mas ela não sabia por qual motivo.

Um ponto muito importante da entrevista é que Yanka mencionou que a imagem de Nossa Senhora das Graças aparecia somente na parte da noite, nunca de dia. Logo em seguida, o radialista mostrou o outro lado da rua, ou seja, a residência onde a imagem teria aparecido, sendo que é possível notar que estava chovendo na cidade no momento da entrevista. Ambas as casas ficavam localizadas na rua Sete de Setembro, bem próximo da Paróquia de São Manuel.

Logo em seguida, o radialista mostrou o outro lado da rua, ou seja, a residência onde a imagem teria aparecido, sendo que é possível notar que estava chovendo na cidade no momento da entrevista.
Para provar o que estava dizendo, Yanka mostrou a foto que tirou com seu celular, cujo horário era 12:00 AM, essa é a razão pela qual ela sempre mencionou 11h59 e 12h, visto que seu celular está na convenção de tempo de 12 horas, que é bem comum em diversos países que adotam a língua inglesa e ex-colônias britânicas. 12 AM significa 0h na convenção de tempo de 24h, a que adotamos aqui no Brasil, ou seja, a primeira aparição ocorreu por volta meia noite de segunda-feira (8). Lembrando que meia-noite é o marco zero do início de um dia. Yanka também disse que a imagem de Nossa Senhora das Graças teria desaparecido às 0h19, madrugada de segunda-feira.

Para provar o que estava dizendo, Yanka mostrou a foto que tirou com seu celular, cujo horário era 12:00 AM, essa é a razão pela qual ela sempre mencionou 11h59 e 12h, visto que seu celular está na convenção de tempo de 12 horas, que é bem comum em diversos países que adotam a língua inglesa e ex-colônias britânicas. 12 AM significa 0h na convenção de tempo de 24h.
A primeira aparição ocorreu por volta meia noite de segunda-feira (8). Lembrando que meia-noite é o marco zero do início de um dia. Yanka também disse que a imagem de Nossa Senhora das Graças teria desaparecido às 0h19, madrugada de segunda-feira.
Segundo Wandick, a figura possuía características muito parecidas com a imagem sacra de Nossa Senhora das Graças, sendo que era possível notar duas cores: branco e azul. Yanka ainda acrescentou que seria possível ver uma espécie de "cordinha" na altura daquilo que seria o "pescoço" da imagem, como se fosse o vestido da santa.

Yanka ainda acrescentou que seria possível ver uma espécie de "cordinha" na altura daquilo que seria o "pescoço" da imagem, como se fosse o vestido da santa.
Posteriormente, houve uma tentativa de associar a aparição com a forte religiosidade da população da cidade de Marco, sendo que até mesmo uma vizinha da família teria presenciado a santa, e dito que a mesma estava protegendo a família de Yanka. De qualquer forma, a jovem disse que não sentia nenhuma força sobrenatural, ao menos não na maior parte do tempo, apenas quando via a imagem da santa.

Wandick disse que iria acompanhar o caso, e tentar algum contato com o pároco da Paróquia de São Manuel, para saber maiores detalhes sobre o que teria acontecido. Foi nesse momento, que ele e a Yanka atravessaram a rua para mostrar o local exato, onde tudo teria acontecido. Yanka voltou a repetir por diversas vezes, que a aparição ocorria somente pela câmera do porteiro eletrônico de sua residência, visto que a olho nu seria impossível enxergar a imagem.

Wandick disse que iria acompanhar o caso, tentar algum contato com o pároco da Paróquia de São Manuel, e saber maiores detalhes sobre o que teria acontecido
Ao final da reportagem é mostrado muito rapidamente um vídeo, onde é possíver ver uma série de populares próximos ao que seria a imagem santa, porém, aparentemente, não conseguem vê-la ou tocá-la.

Felizmente, encontrei dois vídeos no YouTube referentes a esse episódio ocorrido na noite de segunda-feira (8), que vocês podem conferir logo abaixo. O primeiro foi publicado no canal do usuário "Alan Neves", no YouTube, e possui cerca de 26 segundos de duração:



Já o segundo, foi publicado em um canal de terceiros, também no YouTube:



Enfim, essas foram basicamente as duas principais reportagens, que foram realizadas sobre esse caso, sendo que essa segunda, a exemplo da anterior, deixou inúmeras lacunas em aberto:
  • Não foi entrevistado(a) nenhum(a) morador(a), que estava presente no lado de fora da residência da família de Yanka, na segunda-feira (8)
  • Não foi entrevistado(a) o(a) proprietário(a) do imóvel em frente a casa da família de Yanka;
  • Não há nenhuma outra foto ou vídeo gravado por terceiros. Se pessoas tiraram fotos e gravaram vídeos, onde estão esses vídeos? Por que ninguém gravou ou tirou uma foto bem próxima do local, exatamente no momento em que a suposta aparição estava acontecendo?
  • Não foi mostrado o local no período da noite, e não ninguém conferiu se a tal aparição ocorria em outras noites, ou seja, se havia um padrão específico para a ocorrência.
Apesar de não termos muitas informações consideradas importantes, temos elementos bem interessantes, que denotam que, infelizmente, não estamos diante de uma manifestação divina, milagre e nem mesmo de um aparição de Nossa Senhora da Graças. É justamente sobre isso que vocês conferem a partir de agora.

Um Olhar Mais Aprofundado Sobre o Evento Ocorrido na Cidade de Marco, no Estado do Ceará


Talvez por motivações religiosas ou até mesmo uma simples falta de atenção, sendo associada a sonegação de informações importantes sobre um determinado acontecimento por parte da mídia, as pessoas sejam levadas a crer, que estão diante de um milagre divino. É importante ressaltar nesse ponto, que não irei discutir a questão religiosa, mas mostrar alguns detalhes e apontar a mais provável causa dessa suposta aparição de Nossa Senhora das Graças no município de Marco. Para isso, também pedi a opinião do Marco Antonio Migorança que, além de ser uma pessoa extremamente imparcial e confiável, é o principal responsável por um grupo chamado SIPEA, que possui um canal recentemente criado no YouTube, no qual trata de relatos paranormais, casuística ufológica, além de desmontar mentiras, falácias e montagens propagadas pela internet (clique aqui para acessar o canal). Diga-se de passagem, é um excelente canal, que já vem incomodando muita gente grande.

Em uma longa conversa que tivemos na sexta-feira passada (26), Migorança me explicou que o tom azulado que vemos, é a escala de cores da câmera, assim como acontece em monitores onde se dá ênfase ao azul ou vermelho, ou seja, ao frio ou quente. Assim sendo, ao vermos a primeira imagem, onde aparece somente a imagem da suposta santa, não significa necessariamente que a luz no local seja azul, porque aquilo é tão somente, o que o monitor do porteiro eletrônico da PowerPack, uma fabricante chinesa de eletrônicos, "enxerga".

Assim sendo, ao vermos a primeira imagem, onde aparece somente a imagem da suposta santa, não significa necessariamente que a luz no local seja azul...
...porque aquilo é tão somente, o que o monitor do porteiro eletrônico da PowerPack, uma fabricante chinesa de eletrônicos, "enxerga". Aliás, a propaganda é sempre melhor do que a realidade.
Esse tipo de câmera funciona de maneira muito particular em relação as demais, ou seja, não visa a qualidade da imagem (ao ponto de enxergarmos com extrema nitidez a placa de um carro, por exemplo). Assim sendo, as curvas de brilho, matiz, nitidez e constraste não são como uma câmera de um celular ou uma câmera profissional da Canon ou da Nikon. Essa é a principal razão pela qual somente a câmera do porteiro eletrônico "enxerga" a suposta "imagem", e não as demais câmeras de celulares de populares.

Um outro detalhe crucial, notado por ambos, é que nessa mesma imagem podemos notar que existe uma espécie de "vazamento de luz", de tom azulado, em diversos pontos: na coluna da residência, na parte das escadas, entre os galhos das árvores etc. Isso denota, que alguma coisa estava iluminando da direita para a esquerda, ou seja, havia alguma fonte de luz à direita, que estava sendo refletida na casa vizinha.

Um outro detalhe crucial, notado por ambos, é que nessa mesma imagem podemos notar que existe uma espécie de "vazamento de luz", de tom azulado, em diversos pontos: na coluna da residência, na parte das escadas, entre os galhos das árvores etc.
Ao procurarmos por algo nesse sentido, olhem bem o que encontramos:

Ao procurarmos por algo nesse sentido, olhem bem o que encontramos.
Notaram algo interessante? Na imagem acima aparece a casa vizinha da residência onde Nossa Senhora das Graças teria aparecido, sendo que casa está com as luzes acesas, e da mesma tonalidade da "imagem". Isso é mostrado entre 4:18 e 4:25 de reportagem da TV Jangadeiro. Provavelmente, a residência vizinha está sendo iluminada por lâmpadas fluorescentes (ou outros modelos), de luz branca, sendo que a câmera do porteiro eletrônico acaba distorcendo e decompondo em tons de azul.

Assim sendo, seria bem seguro afirmar que a luminosidade da casa vizinha estaria sendo refletida de alguma forma na casa ao lado, e bem especificamente naquele ponto em questão. E como sabemos que a luz da casa vizinha muito provavelmente tem uma fortíssima influência? Basta olhar o comparativo abaixo:

Assim sendo, seria bem seguro afirmar que a luminosidade da casa vizinha estaria sendo refletida de alguma forma na casa ao lado, e bem especificamente naquele ponto em questão. E como sabemos que a luz da casa vizinha muito provavelmente tem uma fortíssima influência? Basta olhar o comparativo acima.
Na primeira "aparição", a luz da casa vizinha também estava acesa:

Na primeira "aparição", a luz da casa vizinha também estava acesa
Aparentemente, a "imagem" é formada apenas quando a luz da casa vizinha está acesa. Quando a mesma está apagada a imagem simplesmente desaparece. Resumindo? A luz proveniente da casa vizinha acaba refletindo em algum detalhe presente no ambiente, porém em um ângulo bem pequeno, ao ponto de não causar nenhuma interferência com a passagem de populares. É possível notar que, mesmo diante da passagem de populares, existe um vazamento de luz azulada próxima a base do portão da residência, denotando que a luz realmente vem de algum ponto à direita.

É possível notar que, mesmo diante da passagem de populares, existe um vazamento de luz azulada próxima a base do portão da residência, denotando que a luz realmente vem de algum ponto à direita.
Infelizmente, devido as reportagens pouco informativas sobre o caso, e falta de vídeos mostrando a parte externa no momento da suposta "aparição", é bem difícil cravar qual seria o elemento causador dessa reflexão de luz branca da casa vizinha, que por sua vez aparece azulada no monitor do porteiro eletrônico.

Segundo o site "AccuWeather", teria chovido na cidade de Marco, no fim de semana compreendido entre os dias 6 e 7 de janeiro. Um piso molhado ou um acúmulo de água poderia refletir o brilho de uma terceira fonte, assim como o asfalto molhado, por exemplo. Também poderia ser uma mera placa reflexiva de veículo, que estivesse próximo, um vidro ou qualquer outro elemento do ambiente. Isso sem contar que estamos em uma rua arborizada e não temos o conhecimento de elementos visuais recentes, que pudessem nos ajudar nesse sentido. As imagens da rua Sete de Setembro, no Google Street View, datam de 2012, ou seja, seis anos atrás, sendo que algumas coisas mudaram desde então.

Aliás, a suposta "cordinha" do vestido de Nossa Senhora das Graças, é, na verdade, tão somente a grade da residência, que obviamente também sofre distorção diante da qualidade da câmera do porteiro eletrônico.

Segundo o site "AccuWeather", teria chovido na cidade de Marco, no fim de semana compreendido entre os dias 6 e 7 de janeiro. Um piso molhado ou um acúmulo de água poderia refletir o brilho de uma terceira fonte, assim como o asfalto molhado, por exemplo
Isso sem contar que estamos em uma rua arborizada e não temos o conhecimento de elementos visuais recentes, que pudessem nos ajudar nesse sentido. As imagens da rua Sete de Setembro, no Google Street View, datam de 2012, ou seja, seis anos atrás, sendo que algumas coisas mudaram desde então.
Enfim, é seguro afirmar, com 99,99% de chances, que a suposta imagem de Nossa Senhora das Graças na cidade de Marco, no Estado do Ceará, não é uma manisfestação divina ou milagre, mas também somente o reflexo de uma fonte de luz que, ao que tudo indica, seria da casa vizinha a residência onde a mesma teria surgido. Sem essa fonte de luz, não haveria aparição alguma.

De qualquer forma, essa não foi a única suposta e recente aparição de Nossa Senhora das Graças no Ceará. Recentemente, um outro caso chamou a atenção na cidade de Beberibe. Vamos conhecer os detalhes desse outro caso?

Um Pouco Sobre a Cidade de Beberibe, no Estado do Ceará


Beberibe é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microrregião de Cascavel, mesorregião do Norte Cearense, a uma distância de 85 km a noroeste de Fortaleza, a capital do referido estado. De acordo com uma esimativa populacional do IBGE, em relação ao ano passado (2017), a cidade de Beberibe teria cerca de 53 mil habitantes. No último censo demográfico, ocorrido em 2010, a cidade tinha cerca de 49.311 habitantes, sendo que 78% dos moradores se declararam como católicos e 16% evangélicos, ou seja, números um pouco diferentes em relação a cidade de Marco.



De acordo com uma esimativa populacional do IBGE, em relação ao ano passado (2017), a cidade de Beberibe teria cerca de 53 mil habitantes. No último censo demográfico, ocorrido em 2010, a cidade tinha cerca de 49.311 habitantes, sendo que 78% dos moradores se declararam como católicos e 16% evangélicos, ou seja, números um pouco diferentes em relação a cidade de Marco.
O município conta com sete distritos: Beberibe (sede), Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix, Sucatinga e Forquilha. Boa parte do território é coberta pela caatinga arbustiva aberta e densa, mais ao interior, e por tabuleiros costeiros e manchas de cerrado, mais próximo ao litoral. Sim, Beberibe é uma cidade litrorânea. A cidade também apresenta regiões de mangue próximo à foz do rio Piranji.

A economia é ainda baseada na cultura de cana-de-açúcar, bem como a cultura do caju, coco-da-Bahia, mandioca, milho e feijão. m suas terras registram-se ocorrências de Lepidolita, fonte de obtenção do Lítio, Moscavita, Biotita e grandes jazidas de Quartzo e Feldspato. Os principais eventos culturais são as festas dos padroeiros: Jesus, Maria e José, e da co-padroeira Nossa Senhora do Carmo, que acontecem em dezembro e julho, respectivamente.

Os principais eventos culturais são as festas dos padroeiros: Jesus, Maria e José, e da co-padroeira Nossa Senhora do Carmo, que acontecem em dezembro e julho, respectivamente. A foto acima mostra a Igreja Matriz de Beberibe.
Enfim, foi exatamente em Beberibe, que uma estranha e suposta aparição de Nossa Senhora das Graças também teria ocorrido neste mês de janeiro. É justamente sobre isso que vocês conferem a seguir.

A Reportagem Realizada Pela "TV Jangadeiro" Sobre a Suposta Aparição de Nossa Senhora das Graças em uma Churrasqueira, na Cidade de Beberibe, no Estado do Ceará


Esse segundo caso é bem mais simples de entender. O portal de notícias "Tribuna do Ceará", que pertence ao Sistema Jangadeiro de Comunicação, publicou no dia 24 de janeiro, que uma família estava fazendo churrasco, quando teria sido surpreendida com a imagem da Nossa Senhora das Graças. No dia seguinte, quando o fogo apagou, eles foram até a churrasqueira, e se depararam com uma cena impressionante: a imagem da santa "permanecia" no local. Os moradores acreditavam, que a santa teria aparecido para "despertar a fé" nos moradores locais. Com a possível aparição da santa, muita gente estaria visitando o local em busca de um milagre.

Para ilustrar essa situação, uma equipe do programa "Vem que Tem", da TV Jangadeiro, resolveu ir ao local e realizou uma reportagem, que vocês podem conferir no canal "Jornalismo SBT", no YouTube:



Mais uma vez, para evitar que vocês gastem a franquia de internet de vocês, irei ressaltar os principais detalhes do que é mencionado no vídeo, que possui quase oito minutos de duração, combinado? Bem, inicialmente, na reportagem realizada pelo jornalista Nilson Fagata, que começa em 0:46, podemos ver o deslocamento da equipe da TV Jangadeiro até a cidade de Beberibe. E, pouco tempo depois, ouvimos o começo da narrativa de Nilson dizendo que tudo teria ocorrido na localidade de Ponta D'Água I, que pertencia ao referido município.

Inicialmente, na reportagem realizada pelo jornalista Nilson Fagata,
podemos ver o deslocamento da equipe da TV Jangadeiro até a cidade de Beberibe
Ao fundo, podemos ver um morador local segurando uma imagem de Nossa Senhora das Graças com uma das mãos e, em seguida, somos apresentados a Igreja de São Francisco, uma igreja que estava praticamente fechando as portas. O motivo? A falta de pessoas para acompanhar as missas, sendo que o padre estava quase desistindo do local.

Assim sendo, os moradores locais acreditavam que o surgimento da imagem de Nossa Senhora das Graças, bem próximo daquele local, teria sido uma espécie de evento "divino" para convocar os fiéis a se sentarem novamente nos bancos da igreja. Em seguida, Nilson disse que "a mesma imagem de Nossa Senhora das Graças, que se encontrava no interior da Igreja de São Francisco, teria aparecido dentro da churrasqueira de uma residência".

Ao fundo, podemos ver um morador local segurando uma imagem de Nossa Senhora das Graças
com uma das mãos...
...e, em seguida, somos apresentados a Igreja de São Francisco, uma igreja que estava praticamente fechando as portas. O motivo? A falta de pessoas para acompanhar as missas, sendo que o padre estava quase desistindo do local.
Assim sendo, os moradores locais acreditavam que o surgimento da imagem de Nossa Senhora das Graças, bem próximo daquele local, teria sido uma espécie de evento "divino" para convocar os fiéis a se sentarem novamente nos bancos da igreja.
Aliás, uma das moradoras chegou a dizer que as pessoas tinham desaparecido da igreja. No passado, na época da construção da mesma, havia muita gente, que frequentava o local. As festas eram lindas, visto que pessoas de todas as comunidades compareciam.

Aliás, uma das moradoras chegou a dizer que as pessoas tinham desaparecido da igreja. No passado, na época da construção da mesma, havia muita gente, que frequentava o local. As festas eram lindas, visto que pessoas de todas as comunidades compareciam
Chegando na residência em questão, Nilson disse que a todo instante chegavam pessoas para "apreciar" a suposta aparição. Nesse sentido, é possível ver um grupo de pessoas, aparentemente da mesma família, que teria vindo de uma outra localidade, especialmente para fazer uma visita a santa. É possível notar também, que a churrasqueira passou a ser cercada de velas e flores, e virou uma espécie de altar de veneração a Nossa Senhora das Graças.

Chegando na residência em questão, Nilson disse que a todo instante chegavam pessoas para "apreciar" a suposta aparição. Nesse sentido, é possível ver um grupo de pessoas, aparentemente da mesma família, que teria vindo de uma outra localidade, especialmente para fazer uma visita a santa.
É possível notar também, que a churrasqueira passou a ser cercada de velas e flores,
e virou uma espécie de altar de veneração a Nossa Senhora das Graças.
Quando uma das moradoras da casa, onde se encontra a churrasqueira foi entrevistada, a mesma disse que eles teriam feito um fogo (um churrasco) durante o período da noite, algo que teria acontecido durante toda a noite e madrugada de um determinado sábado (para variar, mais uma vez, a TV Jangadeiro não informa a data exata) e, no dia seguinte, no domingo, por volta das 16h, o namorado de sua cunhada teria visto a imagem. Segundo essa moradora, a imagem formada seria "perfeita".

Quando uma das moradoras da casa, onde se encontra a churrasqueira foi entrevistada, a mesma disse que eles teriam feito um fogo (um churrasco) durante o período da noite, algo que teria acontecido durante toda a noite e madrugada de um determinado sábado e, no dia seguinte, no domingo, por volta das 16h, o namorado de sua cunhada teria visto a imagem
Segundo essa moradora, a imagem formada seria "perfeita".
De acordo com o Nilson, o mais impressionante era que, ao passar a mão no interior da churrasqueira, ao menos na parte escura da mesma, era possível notar a fuligem deixada pelo carvão. Contudo, ele não chegou a tocar na parte clara da suposta "imagem". Diga-se de passagem, nenhum dos moradores aparece fazendo isso durante a reportagem.

Um outro morador chegou a questionar a razão pela qual o fogo teria queimado ao redor, e não teria acontecido o mesmo na parte central. Segundo ele, essa era a razão pela qual os católicos acreditavam, que a imagem fosse de Nossa Senhora das Graças. Aliás, uma outra moradora chegou a afirmar, visivelmente emocionada, que, sem dúvida alguma, aquela era a imagem da santa.

De acordo com o Nilson, o mais impressionante era que, ao passar a mão no interior da churrasqueira, ao menos na parte escura da mesma, era possível notar a fuligem deixada pelo carvão. Contudo, ele não chegou a tocar na parte clara da suposta "imagem".
Imagem mais aproximada da parte interna da churrasqueira.
Um outro morador chegou a questionar a razão pela qual o fogo teria queimado ao redor, e não teria acontecido o mesmo na parte central. Segundo ele, essa era a razão pela qual os católicos acreditavam, que a imagem fosse de Nossa Senhora das Graças.
Encaminhando-se para a parte final da reportagem, podemos ver um grupo de pessoas orando em frente a churrasqueira, sendo que é possível notar, que muitos moradores realmente acreditavam na aparição de uma imagem santa. Uma outra moradora, inclusive, que teria perdido as contas de quantas vezes teria visitado o local, disse que seu marido havia feito um pedido para a santa. Ela não sabia dizer se tinha sido coincidência ou se tinha sido obra da santa, mas que o pedido teria sido mesmo atendido.

Segundo essa moradora, o marido estava desempregado há oito meses e, após pedir um emprego para a santa, o pedido teria sido atendido em cerca de uma semana, ou seja, o marido teria arrumado um emprego, e com carteira assinada, algo que seria muito difícil na região.

Uma moradora local rezando em frente a churrasqueira.
Encaminhando-se para a parte final da reportagem, podemos ver um grupo de pessoas orando em frente a churrasqueira, sendo que é possível notar, que muitos moradores realmente acreditavam na aparição de uma imagem santa.
Uma outra moradora, inclusive, que teria perdido as contas de quantas vezes teria visitado o local, disse que seu marido havia feito um pedido para a santa. Ela não sabia dizer se tinha sido coincidência ou se tinha sido obra da santa, mas que o pedido teria sido mesmo atendido. O marido teria conseguido arrumar um emprego após oito meses desempregado.
Enfim, essa foi basicamente a história contada na reportagem da TV Jangadeiro. Contudo, será mesmo que estamos diante de uma manifestação divina? Uma imagem milagrosa de Nossa Senhora das Graças? É isso que vocês conferem a seguir.

Um Olhar Mais Aprofundado Sobre o Evento Ocorrido na Cidade de Beberibe, no Ceará


Quando procurei por fotos da cidade de Beberibe, no Ceará, rapidamente me deparei com imagens de praias belíssimas, falésias e hotéis luxuosos à beira-mar. Uma realidade completamente diferente da comunidade de Ponta D'Água I, que está inserida nos limites de uma Área de Proteção Ambiental (APA), juntamente com as comunidades de Ponta D'Água II, Ponta D'Água III, Cumbe, Caetanos e Carrapicho.

Quando procurei por fotos da cidade de Beberibe, no Ceará, rapidamente me deparei com imagens de praias belíssimas...
...falésias...
...e hotéis luxuosos à beira-mar. Uma realidade completamente diferente da comunidade de Ponta D'Água I, que está inserida nos limites de uma Área de Proteção Ambiental (APA), juntamente com as comunidades de Ponta D'Água II, Ponta D'Água III, Cumbe, Caetanos e Carrapicho.
Essas comunidades sobrevivem diretamente da utilização dos recursos naturais da Lagoa do Uruaú, a exemplo da pesca e da agricultura de subsistência. Portanto, estamos tratando de uma comunidade bem humilde. Seria insensível da minha parte não considerar esse fator.

Essas comunidades sobrevivem diretamente da utilização dos recursos naturais da Lagoa do Uruaú, a exemplo da pesca e da agricultura de subsistência. Portanto, estamos tratando de uma comunidade bem humilde. Seria insensível da minha parte não considerar esse fator.
Entretanto, muito provavelmente, estamos diante da famosa pareidolia, ou seja, um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. Não é incomum pessoas apontarem para figuras religiosas na madeira das árvores, em vidraças ou outro materiais. Nesse caso, aparentemente sobrou para uma simples churrasqueira.

Suposta aparição de Nossa Senhora de Guadalupe em Nobsa, no departamento de Boyacá, na Colômbia, em dezembro do ano passado. Apesar do frenesi da imprensa local e da fé de inúmeros moradores locais, é inegável a existência de um cano vertendo esgoto justamente acima da tal "imagem". Assim sendo, tudo indica que, em um determinado momento, um grande fluxo de esgoto contendo produtos químicos tenha sido o responsável por gerar uma reação química na encosta de pedras do córrego.
Fotos tiradas pelo Paroquiano Victor Jose Alvarado (parte superior) da janela na qual surgiu a "imagem"de Nossa Senhora de Guadalupe, popularmente chamada de Virgem Maria de Guadalupe (parte inferior), na Igreja Católica da Transfiguração, na cidade de Marietta, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 2015. No entanto, vidros do tipo "soda-cal-sílica" estão sujeitos a intempéries, sofrem ataques químicos, que comumente produzem figuras de geometrias arredondadas – lembrando imagens sacras – que se tornam visíveis devido à resultante iridescência. Portanto, estamos diante de tão somente uma pareidolia.
Uma vez que a TV Jangadeiro não se aprofundou sobre o assunto, assim como ocorreu no caso relacionado a cidade de Marco, é muito difícil saber, a distância, o que realmente causou aquela mancha esbranquiçada. Poderia ter sido o resultado de uma limpeza malsucedida, de algum produto químico utilizado em uma limpeza anterior a utilização da churrasqueira, algum objeto que estivesse no fundo da mesma, ou seja, impedindo a formação de fuligem ao fundo etc. São diversas possibilidades.

Aliás, não houve entrevista com o padre local sobre o acontecimento, e nem mesmo com a pessoa que teria primeiramente visto a imagem da santa no dia posterior. Houve uma certa alegação, que a imagem teria começado a se formar durante o churrasco, porém temos apenas evidências anedóticas, e nenhum vídeo mostrando isso acontecendo em tempo real. Muita coisa pode acontecer em comunidades humildes e mais isoladas, e que jamais ficaríamos sabendo, exceto se fizéssemos uma investigação bem exemplar, o que não foi o caso da reportagem da TV Jangadeiro.

Uma vez que a TV Jangadeiro não se aprofundou sobre o assunto, assim como ocorreu no caso relacionado a cidade de Marco, é muito difícil saber, a distância, o que realmente causou aquela mancha esbranquiçada. Poderia ter sido o resultado de uma limpeza malsucedida, de algum produto químico utilizado em uma limpeza anterior a utilização da churrasqueira, algum objeto que estivesse no fundo da mesma, ou seja, impedindo a formação de fuligem ao fundo etc.
Já em relação ao pedido atendido soa muito mais fruto da resiliência do morador diante de oito meses procurando emprego, talvez diariamente, debaixo de sol forte, do que necessariamente uma graça oriunda diretamente dos céus. O povo brasileiro, principalmente o nordestino, é muito resiliente, ou seja, mesmo em condições muito adversas, ainda permanece de pé, sem desistir de continuar vivendo e fazendo o que precisa ser feito para sobreviver diariamente. Aliás, em comunidades mais humildes os pedidos costumam ser do tamanho da realidade vivida por seus habitantes. Afinal de contas, se todos pedissem uma "ferrari" para Nossa Senhora das Graças, raramente alguém seria atendido.

Entretanto, muitas vezes as pessoas se tornam incapazes de entender, que sua luta em buscar um emprego, por exemplo, acabou rendendo frutos, e aconteceria independentemente da existência da mancha na churrasqueira. Por outro lado, a mancha, interpretada como imagem santa, pode ter gerado um estímulo a mais, um quilômetro a mais percorrido em um determinado dia, e pronto: finalmente um emprego acrescido de carteira assinada. Um verdadeiro milagre.

O povo brasileiro, principalmente o nordestino, é muito resiliente, ou seja, mesmo em condições muito adversas, ainda permanece de pé, sem desistir de continuar vivendo e fazendo o que precisa ser feito para sobreviver diariamente.
De qualquer forma, independentemente da crença, não acho correto condenar a ocorrência de supostos milagres em comunidades mais humildes, porque esses supostos milagres acabam gerando um movimento de esperança e relativo bem-estar. Uma injeção de ânimo para enfrentar as mazelas e o descaso das autoridades públicas. Assim sendo, apesar deste caso indicar tão somente uma pareidolia, passível de múltiplas explicações, o mesmo serve como uma tentativa de promessa de tempos melhores. Não sei se esses tempos realmente virão, mas não seria de se espantar caso novos "milagres" ocorram naquela comunidade ao longo do ano.

Enfim, espero que tenham gostado de conhecer ambos os casos, visto que essa foi a terceira matéria consecutiva e devidamente pesquisada sobre casos supostamente de cunho paranormal, miraculoso ou sobrenatural em nosso Brasil. Tentarei trazer mais casos nacionais ao longo do tempo para vocês!

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://tribunadoceara.uol.com.br/diversao/turismo/confira-rota-alternativa-com-12-praias-cearenses-para-quem-quer-ficar-longe-da-lotacao/attachment/banco-de-imagemembratur-setur/
http://tribunadoceara.uol.com.br/videos/vem-que-tem/fieis-afirmam-ter-visto-imagem-de-nossa-senhora-em-churrasqueira-no-ceara/
http://tribunadoceara.uol.com.br/videos/vem-que-tem/mulheres-afirmam-ter-visto-imagem-de-nossa-senhora-no-ceara-fiquei-em-estado-de-choque/
http://www.nossasenhoracuidademim.com/2018/01/suposta-aparicao-de-nossa-senhora-das.html
http://www.portalvaledoacarau.com/2018/01/08/misterio-aparicao-de-imagem-de-santa-e-registrada-na-cidade-de-marco-ce/
http://www.sobral24horas.com/2018/01/jovem-da-cidade-de-marco-afirma-que-viu.html
https://www.facebook.com/gege.romao.14/videos/2069610769985647/
https://www.facebook.com/tribunadoceara/videos/1596137163813806
https://www.youtube.com/watch?v=MVuNvJuGKPQ
https://www.youtube.com/watch?v=Y8TnRpXB4ig
https://www.youtube.com/watch?v=idIgrbjB5TQ
https://www.youtube.com/watch?v=q5QrHtN7y5o
Comentários