24 de novembro de 2017

Mistério no Oregon! Força Aérea Norte-Americana Admite que Caças F-15C Foram Enviados para Interceptar Misterioso e Veloz "OVNI" Branco!

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Por Marco Faustino

Acredito que a última vez que falei sobre algo que tivesse algum tipo de conotação ufológica tenha sido sobre o caso "Granger Taylor", que aliás foi uma história que adorei redigir para vocês, uma vez que o mesmo não aborda simplesmente uma agenda em prol ou contra a chamada "Ufologia", mas envolve um caráter humano muito forte, algo que sempre gosto de cobrir. Além disso, todos os detalhes dessa história são muito interessantes, e investigá-los mais a fundo se tornou uma questão de honra para tentar entender verdadeiramente o caso. Para quem não lembra, na noite de 29 de novembro de 1980, um homem chamado Granger Taylor, 32 anos, deixou um bilhete muito estranho para seus pais, antes de desaparecer de sua fazenda em Duncan, uma pequena cidade no sul da Ilha de Vancouver, no Canadá. Granger simplesmente disse que teria ido embora para viajar a bordo de uma nave espacial extraterrestre, uma vez que recorrentes sonhos lhe teriam assegurado, que ele faria uma longa viagem de 42 meses para explorar a vastidão do Universo. Então, após esse período de tempo Granger retornaria para a sua família. Além disso, ele disse que tinha deixado todos seus bens pessoais para trás, e que sua família poderia fazer o que quisesse com os mesmos, visto que não seria mais necessário utilizá-los. O problema é que Granger nunca mais retornou para casa. Ao longo do tempo, a família evitou a imprensa, e poucas notícias saíram em jornais ou sites na internet desde então. Em uma dessas notícias foi mencionado que, anos depois, pedaços de uma caminhonete utilizada Granger juntamente com fragmentos de ossos humanos teriam sido encontrados em um mesmo local, a cerca de 6 km da cidade de Duncan. A polícia teria encerrado o caso, sendo que a família nunca acreditou, que Granger pudesse ter tirado a própria vida devido a sua genialidade. Assim sendo, fiz uma matéria bem completa para vocês, algo que vale muito a pena conferir (leia mais: O Caso Granger Taylor: Homem Desaparece Após Deixar Bilhete Dizendo que Iria Viajar a Bordo de uma Nave Extraterrestre!).

Agora, vamos comentar rapidamente sobre algo bem fora do comum, que ocorreu nos céus do estado norte-americano do Oregon, no dia 25 de outubro desse ano. Uma misteriosa aeronave, que muitos sites de entusiastas de "OVNIs" simplesmente taxaram de "objeto voador não identificado", teria passado pelo constante fluxo de aviões comerciais, que cruzam entre o Sul e o Norte dos Estados Unidos, entre localidades do estado da Califórnia e de Nevada, assim como as cidades de Portland e Seattle. O incidente teria tido início, ao menos em relação ao que se sabe até o presente momento, por volta das 16h30, próximo da fronteira da Califórnia com o Oregon, e resultou no testemunho ocular de diversos pilotos, em áudio gravado a partir do controle de tráfego aéreo, e eventuais confirmações, tanto da FAA (sigla em inglês para "Administração Federal de Aviação", quanto do NORAD (sigla em inglês para "Comando Aeroespacial da América do Norte"), que o incidente realmente aconteceu. Algo que chamou a atenção é que aparentemente o mesmo foi interpretado como uma ameaça, uma vez que caças F-15 foram enviados para identificar a "aeronave misteriosa", porém não encontraram absolutamente nada! Interessante, não é mesmo? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Entenda Como Toda Essa História Começou: Um "OVNI" ou uma "Aeronave Misteriosa" Teria Cruzado os Céus do Estado Norte-Americano do Oregon e Realmente Conseguido Escapar de Caças da Força Aérea?


Para contar esse caso para vocês, usarei como base uma publicação do "The War Zone", uma espécie de blog, que costuma cobrir o mundo militar, assim como o setor aéreo, pertencente ao site "The Drive", que por sua vez é um portal destinado a falar assuntos automotivos. Acredito que a publicação desse blog, cujo autor é um homem chamado Tyler Rogoway, seja um bom compilado sobre tudo o que se sabe até o presente momento.

Inicialmente, Tyler disse que os primeiros comentários sobre essa história teriam chegado ao seu conhecimento através dos seus amigos do mundo da aviação. A princípio, ao menos diante dos detalhes que ele ficou sabendo, tudo parecia ser apenas um dos muitos incidentes, muitas vezes mal interpretados, que acontecem nos céus dos Estados Unidos todos os dias, onde aeronaves com rádios ou transponders inoperantes acabam se desviando para regiões, que não deveriam estar. E, às vezes, essas ocorrências resultam no envio de caças militares para interceptarem as mesmas. Contudo, posteriormente, maiores informações foram surgindo, e parecia haver muito mais em jogo do que a  mera presença de uma aeronave particular ou um piloto desatento.

Para contar esse caso para vocês, usarei como base uma publicação do "The War Zone", uma espécie de blog, que costuma cobrir o mundo militar, assim como o setor aéreo, pertencente ao site "The Drive", que por sua vez é um portal destinado a falar assuntos automotivos
Foi assim que Tyler acabou parando em um tópico de discussão no Reddit, que não só parecia corroborar com o estranho relato que ele tinha ouvido, mas também acrescentava detalhes muito interessantes. A postagem foi supostamente escrita por um piloto, sendo que o mesmo dizia, que ele e sua tripulação estavam sobrevoando a região Noroeste dos Estados Unidos, no início da noite do dia 25 de outubro. Aliás, sua postagem teria sido redigida pouco tempo após o incidente. Vale ressaltar nesse ponto, que o Reddit é um fórum de discussões disfarçado de rede social, que é bem famoso devido a inúmeras especulações e teorias da conspiração que surgem por lá. De vez em quando, essas especulações acabam virando notícia nos tabloides britânicos e na mídia internacional, mas, de qualquer forma, o Reddit nunca foi ou será uma fonte confiável. Essa é a razão pela qual Tyler citou, que a postagem teria sido supostamente escrita por um piloto de avião, cujo apelido no Reddit é "Duprass". Confira o que esse usuário chamado "Duprass" publicou:

"Acabamos de pousar em Seattle vindo da região da baía. Partindo da região Sul do Oregon, permanecemos escutando casualmente o Centro de Controle de Seattle na tentativa de rastrear uma aeronave sem transponder, que não estava respondendo. Diversas tripulações conseguiram rastreá-la visualmente, sendo que o melhor que eles puderam fazer foi dizer que a mesma estava entre FL350-370 (35.000 a 37.000 pés) indo em direção ao Norte. Ninguém estava próximo o suficiente para enxergar do que se tratava.

No dia 25 de Outubro, o Centro de Controle de Seattle foi informado pelo Centro de Controle de Oakland, que uma
aeronave misteriosa estava seguindo rumo ao norte, porém o Centro de Controle de Seattle não conseguiu vê-la no radar primário
O Centro de Controle de Seattle pediu a aeronaves comerciais que tentassem identificar a aeronave misteriosa
A última coisa que ouvimos é que a mesma estava sobre o Vale de Willamette, ainda rumo ao Norte e, alguns aviões de combate, talvez nos arredores do PDX (Aeroporto Internacional de Portland) foram acionados para dar uma olhada. O Centro de Controle teve problemas para rastreá-lo no radar primário.

Estranho! Minha teoria é que eles estavam levando drogas para o Canadá. Ainda não há notícias, ao menos ainda não encontrei nada sobre isso.


"A última coisa que ouvimos é que a mesma estava sobre o Vale de Willamette (na foto), ainda rumo ao Norte e, alguns aviões de combate, talvez nos arredores do PDX (Aeroporto Internacional de Portland) foram acionados para dar uma olhada. O Centro de Controle teve problemas para rastreá-lo no radar primário", disse o usuário Duprass
Foto mostrando um avião pousando no Aeroporto Internacional de Portland
**Atualização 0500z. Ligação para o SEA ARTCC (Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Seattle). Um senhor com quem conversei disse, que eles inicialmente foram alertados sobre a aeronave a partir do Centro de Controle de Oakland, que a identificou no radar primário (ela estava constando no radar, mas sem informações do transponder). Seja qual for o motivo, eles não conseguiram rastreá-la através do radar primário. Foi quando os ouvi pedindo as aeronaves comerciais, que a rastreassem visualmente. O último avião a vê-la teve que pousar em Portland, e a perdeu de vista. Caças nos arredores do PDX foram enviados, mas voaram durante algum tempo e não encontraram nada. E foi isso."

O áudio do controle de tráfego aéreo do Setor 14 do Centro de Controle de Seattle, gravado pelo site LiveATC.com, está disponível no site do mesmo, e mostra os diálogos no momento do incidente. O áudio corrobora com grande parte dessas informações. Qualquer pessoa pode ouvir a troca de informações a partir dos 20 minutos do primeiro intervalo de áudio disponível abaixo, até a primeira parte do intervalo seguinte, porém todo esse diálogo está em inglês, é claro:





O áudio é fantástico, uma vez que ilustra, que houve muitos diálogos entre diversas tripulações de aviões comerciais e o Centro de Controle de Seattle, cujos controladores tentaram rastrear a aeronave enquanto se dirigia para o Norte, em direção ao Vale de Willamette.

A aeronave não conseguiu ser rastreada no radar primário de Seattle, e nem apareceu nos sistemas digitais de anticolisão de tráfego (TCAS, sigla em inglês), mas estava claramente lá, embora nunca estivesse suficientemente próxima para haver uma identificação positiva em relação a mesma.

A aeronave não conseguiu ser rastreada no radar primário de Seattle, e nem apareceu nos sistemas digitais
de anticolisão de tráfego (TCAS, sigla em inglês)...
... mas estava claramente lá, embora nunca estivesse suficientemente próxima
para haver uma identificação positiva em relação a mesma.
O diálogo entre o controle de tráfego aéreo e os diversos pilotos de aviões comerciais durou cerca de meia hora. As gravações de outros setores do Centro de Controle de Seattle, assim como aqueles que estão mais próximos de Portland (32 e 46) não estão disponíveis, sendo muito possível - senão bem provável, tendo em vista os demais relatos - que o incidente continuou no Vale de Willamette.

Tyler disse que revisou os diálogos da torre de controle do Aeroporto Internacional de Portland, entre meia hora e duas horas após o incidente, e não encontrou nada que fosse relevante, embora fosse improvável, uma vez que as aeronaves em processo de aterrissagem utilizem tais frequências. De qualquer forma, Tyler disse, que após ler esse relato e ouvir o áudio, havia ficado claro que o incidente valia a pena ser analisado mais profundamente.

O diálogo entre o controle de tráfego aéreo e os diversos pilotos de aviões comerciais durou cerca de meia hora. As gravações de outros setores do Centro de Controle de Seattle, assim como aqueles que estão mais próximos de Portland (32 e 46) não estão disponíveis, sendo muito possível - senão bem provável, tendo em vista os demais relatos - que o incidente continuou no Vale de Willamette.
Foi justamante isso que ele e sua equipe fizeram ao questionar o 142º Fighter Wing, uma unidade de defesa área localizada no Aeroporto Internacional de Portland, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD ), e a Administração Federal de Aviação (FAA) sobre o estranho incidente.

A resposta do NORAD foi rápida e clara. Um incidente envolvendo diversas tripulações de companhias aéreas, controle de tráfego aéreo e aeronaves F-15C do 142º Fighter Wing havia realmente ocorrido. De acordo com as informações "limitadas", que foram fornecidas pelo NORAD, os controladores de tráfego aéreo da FAA solicitaram aos pilotos de aviões comerciais, que ajudassem a rastrear e possivelmente identificar uma "aeronave branca", que viajava entre 35.000 e 40.000 pés, com base em registros de rádio. O NORAD também disse que o incidente resultou no envio de caças F-15, que decolaram de Portland, para investigar o que estava acontecendo. Contudo, uma vez no ar, os caças procuraram pela aeronave, e não encontraram absolutamente nada.

A resposta do NORAD foi rápida e clara. Um incidente envolvendo diversas tripulações de companhias aéreas, controle de tráfego aéreo e aeronaves F-15C do 142º Fighter Wing havia realmente ocorrido
É importante ressaltar nesse ponto, que a unidade "142º Fighter Wing" utiliza caças F-15C, que estão equipados com um dos conjuntos de radares ar-ar mais eficientes do mundo (AN/APG-63V3), além de um equipamento chamado"ATP" ("Sniper Advanced Targeting Pod") para a identificação de aeronaves a longa distância. Seus pilotos são alguns dos melhores do mundo, e são altamente treinados com o objetivo de defender o espaço aéreo dos Estados Unidos.

Seria, no mínimo, surpreendente dizer, que eles "não encontraram nada" enquanto estavam voando. Talvez isso tenha sido devido à natureza da aeronave, que estava sendo procurada; a possibilidade de que os caças tenham sido enviados muito tempo após o primeiro avistamento; ou que simplesmente não estamos sendo informados corretamente sobre toda essa história, entendem?

É importante ressaltar nesse ponto, que a unidade "142º Fighter Wing" utiliza caças F-15C, que estão equipados com um dos conjuntos de radares ar-ar mais eficientes do mundo (AN/APG-63V3), além de um equipamento chamado"ATP" ("Sniper Advanced Targeting Pod") para a identificação de aeronaves a longa distância
Seus pilotos são alguns dos melhores do mundo,
e são altamente treinados com o objetivo de defender o espaço aéreo dos Estados Unidos
Existem algumas especulações, ao menos nesse momento. Apesar de não sabemos o horário exato do acionamento dos caças F-15, aparentemente a aeronave misteriosa estava se movendo muito rápido, ou seja, na mesma velocidade que as aeronaves ao redor dela ou então estava ainda mais veloz. Vale a pena destacar, que o Centro de Controle de Oakland, que controla o espaço aéreo mais ao Sul em relação a área de responsabilidade do Centro de Controle de Seattle, poderia estar tentando rastrear a aeronave antes que as comunicações começassem a figurar nas frequências do Controle de Seattle, caso o objeto tivesse surgido bem mais ao Sul, é claro.

Tyler e sua equipe disseram, que revisaram o áudio do controle de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Portland, até duas horas após o primeiro registro de rádio sobre a aeronave misteriosa surgir entre o Controle de Seattle e os pilotos comerciais. Tyler disse que eles não ouviram a torre solicitar prontamente o envio dos caças F-15. Para completar, não está claro em que momento os F-15 levantaram voo para procurar por essa aeronave não identificada ou por qual razão eles teriam sido enviados tão tardiamente, caso essa hipótese seja a verdadeira. Resumindo? Inúmeras especulações, poucas respostas.

Vale a pena destacar, que o Centro de Controle de Oakland, que controla o espaço aéreo mais ao Sul em relação a área de responsabilidade do Centro de Controle de Seattle, poderia estar tentando rastrear a aeronave antes que as comunicações começassem a figurar nas frequências do Controle de Seattle, caso o objeto tivesse surgido bem mais ao Sul, é claro
Também é possível, embora um pouco improvável, que um esquadrão de caças F-15 pudesse ter sido desviado, caso já estivesse no ar. Além disso, uma vez estando no ar, os caças F-15 são capazes de atravessar todo o estado do Oregon em apenas uma questão de minutos, caso seja necessário. Então, se eles tivessem sido rapidamente enviados, parece improvável que eles não tivessem sido capazes de interceptar a aeronave, que foi apontada por pilotos comerciais sobrevoando a região Sul do estado norte-americano do Oregon.

A Administração Federal de Aviação (FAA) não foi tão solícita quanto o NORAD, visto que demorou quase uma semana e diversos emails para responder a investigação inicial de Tyler. E, quando responderam, simplesmente disseram que não tinham mais nada a acrescentar à descrição dos eventos realizada pelo Tyler. Assim sendo, eles reconheceram que os eventos ocorreram, mas não forneceram nenhum detalhe adicional. Já o 142º Fighter Wing não respondeu a solicitação de Tyler.

A Administração Federal de Aviação (FAA) não foi tão solícita quanto o NORAD, visto que demorou quase uma semana e diversos emails para responder a investigação inicial de Tyler. E, quando responderam, simplesmente disseram que não tinham mais nada a acrescentar à descrição dos eventos realizada pelo Tyler
Aliás, de acordo com Tyler, claramente precisaria haver algum tipo de investigação posterior em relação a esse evento. Ainda segundo ele, ter uma aeronave não identificada, que não aparece no radar, e que voa no meio do tráfego aéreo civil, na mesma altitude, e por um longo período de tempo, não é algo que você simplesmente deixa de lado, especialmente considerando a atual situação de segurança global, e tudo o que aconteceu desde o fatídico 11 de setembro.

Um dos usuários do Reddit, apelidado de "The Flying Beard", que supostamente seria um controlador de tráfego aéreo, e que teria tido algum nível de conhecimento interno do evento, chegou a publicar a seguinte declaração:

"...Estava trabalhando no setor adjacente e ajudando a coordenar algumas coisas de ordem militar. Eles acabaram enviando os F-15, a partir do PDX, para tentar encontra-lá, mas sem sucesso.... O loucura é que não tínhamos um alvo primário ou um intruso Modo C, e o mesmo estava fora do alcance dos 737 mais próximos. Além disso, (apenas um palpite conspiratório) nosso departamento de Garantia de Qualidade estava trabalhando nisso hoje, e recebemos uma ligação do comandante do 142FW no PDX, e foi nos dito para simplesmente deixar isso de lado, e não sabemos o porquê.

"Além disso, (apenas um palpite conspiratório) nosso departamento de Garantia de Qualidade estava trabalhando nisso hoje, e recebemos uma ligação do comandante do 142FW no PDX, e foi nos dito para simplesmente deixar isso de lado, e não sabemos o porquê", disse o usuário "The Flying Beard".
Muitas pessoas no escritório parecem acreditar, que talvez tenha sido essa aeronave (por mais improvável que seja) baseado na descrição, e também em razão da "falta de interesse" dos militares. Acho que a FAA está investigando isso em esferas superiores. Do ponto de vista de segurança, se os militares estão conduzindo testes secretos no espaço aéreo do país (NAS), isso não é nada bom. Se eu fosse um dos pilotos que tivesse avistado isso, com certeza eu estaria preenchendo um formulário da NASA ou quaisquer outros relatórios oficiais que estivessem ao meu alcance...

...Se a "aeronave" continuasse no curso e na altitude presumidos, então os F-15 foram enviados de maneira errada. A última posição conhecida foi nos arredores da região de EUG (cidade de Eugene, no Oregon), indo para o Norte, a cerca de 750 nós (1.389 km/h), sendo que os caças foram enviados para o Sul, quando foram despachados cerca de 25 a 30 minutos após o primeiro avistamento na área de Shasta (uma cidade do estado da Califórnia)...


O usuário "The Flying Beard" disse que, por mais improvável que fosse, muitos colegas de trabalho acreditavam que a "misteriosa aeronave" tivesse sido uma aeronave conhecida como NT-43A, um projeto considerado secreto da Força Aérea dos Estados Unidos, que na verdade é um 737-200 altamente modificado e repleto de equipamentos de última geração
"A última posição conhecida foi nos arredores da região de EUG (cidade de Eugene, no Oregon), indo para o Norte, a cerca de 750 nós (1.389 km/h), sendo que os caças foram enviados para o Sul, quando foram despachados cerca de 25 a 30 minutos após o primeiro avistamento na área de Shasta (uma cidade do estado da Califórnia)", disse o usuário "The Flying Beard"
 ...O horário dificultou a identificação. Todas as aeronaves do lado leste não conseguiram vê-la devido ao pôr do sol, e o tráfego do lado oeste estava bem esparso. Acredito que a ZOA (Centro de Controle de Oakland) conseguiu vê-la por alguns momentos no radar primário/Modo C do RBL (Aeroporto Municipal de Red Bluff). Inicialmente, estava indo para Sudoeste, mas fez uma curva muito clara para o Norte. Estava mais rápida do que uma aeronave comercial poderia suportar nessa velocidade ou altitude sem se despedaçar no ar."

Evidentemente, ninguém nesse momento tem como confirmar as informações fornecidas pelo usuário que, diga-se de passagem, deletou o que havia escrito no Reddit (é muito importante destacar que as primeiras informações sobre esse incidente foram publicada no Reddit, que não é exatamente uma fonte confiável, e tão somente baseado em relatos). Portanto, não se sabe oficialmente e de nenhuma fonte confiável a velocidade real do objeto. No entanto, Tyler disse que, com base em postagens anteriores, a descrição do suposto emprego ou cargo do usuário, parece ser condizente com aquilo que ele comenta, ou seja, esse relato poderia, eventualmente, contribuir para montar o quebra-cabeça em torno de toda essa história, caso tudo isso seja realmente verdadeiro.



"Acredito que a ZOA (Centro de Controle de Oakland) conseguiu vê-la por alguns momentos no radar primário/Modo C do RBL (Aeroporto Municipal de Red Bluff). Inicialmente, estava indo para Sudoeste, mas fez uma curva muito clara para o Norte", disse o usuário
"The Flying Beard"
Felizmente, Tyler enviou pedidos requisitando maiores informações com base na "Lei de Liberdade de Informação" (FOIA) para a FAA e o NORAD, assim como as outras partes federais envolvidas no incidente. Ele espera descobrir o que realmente aconteceu naquele dia, para que ele finalmente possa informar adequadamente aos seus leitores. Segundo Tyler, muitos estão alegando que teria sido tão somente um avião transportando drogas para o Canadá. Outros alegam que tenha sido um avião militar secreto. Já outros, principalmente os entusiastas de OVNIs alegam que, quem sabe, não teria sido algo deste mundo (como sempre o termo "OVNI" vem sendo usado por muitos sites e grupos com uma conotação "extraterrestre").

Para Tyler parecia estranho que uma aeronave transportando drogas voasse em plena luz do dia, sabendo que corria o risco de ser identificada com maior facilidade. No caso de um avião militar secreto, voar entre aeronaves comerciais em plena luz do dia, embora estivesse próximo do horário do pôr do sol, certamente seria uma escolha estranha, porém não impossível. Ele alegou que existem vastas e remotas regiões do Alasca, que poderiam servir para a realização de programas de aeronaves clandestinas, sendo que é um longo voo até chegar lá. Ainda assim, a ideia de que uma aeronave militar norte-americana voando em uma movimentada rota de tráfego aéreo, em altitudes compatíveis com a de aviões a jato, sem rádio ou transponder, ou contato pelo radar, era algo para se preocupar, caso fosse verdade.

Felizmente, Tyler enviou pedidos requisitando maiores informações com base na "Lei de Liberdade de Informação" (FOIA) para a FAA e o NORAD, assim como as outras partes federais envolvidas no incidente. Ele espera descobrir o que realmente aconteceu naquele dia, para que ele finalmente possa informar adequadamente aos seus leitores
Entre todas as questões que permanecem, uma coisa é certa: uma "aeronave" branca não identificada estava realmente sobrevoando o estado norte-americano do Oregon, em 25 de outubro. Tanto a Força Aérea dos Estados Unidos, quanto a FAA estão dispostas a admitir que o evento ocorreu. No caso da Força Aérea, eles até mesmo estão dispostos a dizer que eles não conseguiram interceptar e nem mesmo encontrar a aeronave não identificada com seus caças F-15 velozes e bem equipados, ou seja, algo, no mínimo, "interessante". Por outro lado, eles podem não estar compartilhando toda a história conosco. Seja qual for o caso, Tyler prometeu nos manter atualizados sobre o incidente. Assim que ele publicar novidades, faremos o mesmo e atualizaremos vocês.

De qualquer forma, não faltaram opiniões, que foram publicadas em alguns outros lugares. O site de notícias "News.com.au" lembrou que o Oregon é adjacente a Nevada, onde está localizada a famosa Área 51, porém ressaltou que a existência de uma aeronave secreta entre o tráfego aéreo comercial, em plena luz do dia, seria algo perigoso e inseguro. Além disso, essa não seria uma prática comum.

Já o site "Popular Mechanics" especulou que pudesse se tratar da aeronave MQ-25 Stingray, um projeto da Boeing para a Marinha dos Estados Unidos, que provavelmente inclui algumas características que tornariam difícil o seu rastreamento por radares civis de controles de tráfego aéreo. A aeronave é basicamente um drone de combate, sendo que o operador do mesmo pode ter sido incapaz de ouvir as requisições de rádio. Contudo, existem muitos lugares para testar novos drones, especialmente no deserto de Nevada. O "Popular Mechanics" também cogitou uma possibilidade peculiar, ou seja, que teria havido uma espécie de alucinação em massa e, na verdade, não havia nada no ar, embora isso fosse bem improvável. O site ressaltou o diálogo do piloto voo 612, da United Airlines, quando o mesmo foi questionado se ele estava vendo a misteriosa aeronave. O piloto disse que estava vendo a mesma na posição de 3h e rapidamente apontou que estava a apenas 6,5 km de distância. Posteriormente, o piloto a descreveu como sendo um "ponto branco" a cerca de 4.000 ou 5.000 pés (entre 1.200 e 1.500 metros) acima deles. Estranho, não é mesmo? Só nos resta esperar que o "The War Zone" consiga obter maiores informações! E vocês, o que acham que pode ter acontecido?

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.news.com.au/lifestyle/real-life/an-unidentified-aircraft-over-oregon-had-the-us-air-force-scrambling-to-identify-what-it-was/news-story/5ecfb67c73a05ad849cda3d7afdff835
http://www.popularmechanics.com/military/aviation/a13788361/what-the-hell-was-that-mystery-aircraft-flying-over-oregon/
http://www.thedrive.com/the-war-zone/16079/airliners-and-f-15s-involved-in-bizzare-encounter-with-mystery-aircraft-over-oregon
https://www.reddit.com/r/flying/comments/78ktlp/strange_nordo_aircraft_in_the_flight_levels_above/
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