19 de outubro de 2017

Revelação Divina? Religioso Teria Previsto Durante um Culto a Recente Morte de uma Adolescente, em Simões Filho, na Bahia?



Por Marco Faustino

Acredito que a última vez que abordei algum assunto relacionado ao nosso país foi sobre aquele caso do verdadeiro terror, que muitos moradores estavam passando na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo. Naquela ocasião, os moradores da região do Baixo Quartel, no interior do município, vinham usando as próprias mãos para sepultar os seus próprios familiares. E sabem o que era estranhamente pior? Quem visitava o cemitério percebia que o mesmo estava limpo e bem cuidado. O motivo? O antigo coveiro do cemitério, um humilde senhor chamado José Vitório Sarmento, dispensado pela prefeitura no mês de janeiro desse ano, vinha trabalhando toda semana no local, sem cobrar um único centavo de ninguém. Como se isso não fosse suficiente, e o que não foi mencionado pela mídia naquela época, é que aquela não era a primeira vez que isso ocorria. Como forma de dar alguma satisfação para a população, o ESTV (programa jornalístico local, no qual a reportagem, que serviu de base para a matéria foi originalmente veiculada) disse que a Prefeitura de Linhares havia confirmado que o senhor José Vitório havia sido exonerado no início do ano, e que não havia chances de ser recontratado. Segundo a prefeitura, uma outra pessoa assumiu o cargo, mas estava de licença médica. Assim sendo, quando a comunidade precisava de auxílio, o coveiro de Bebedouro (um outro distrito do município de Linhares) era acionado. Contudo, conforme vocês podem conferir na referida matéria, essa triste situação era recorrente ao longo dos últimos tempos (leia mais: Conheça o Verdadeiro Terror que Moradores Estão Passando ao Terem que Enterrar Seus Familiares com as Próprias Mãos em Linhares/ES!)

Agora, desde a última segunda-feira, diversas páginas no Facebook, canais no YouTube e sites de notícias, principalmente da região Nordeste, estão veiculando um estranho caso referente a um religioso que, durante um culto em uma pequena igreja evangélica em São João do Cabrito (um subúrbio da cidade de Salvador), no dia 21 de agosto desse ano, teria tido uma espécie de "revelação divina" perante uma adolescente. Aliás, naquela ocasião teria sido gravado um vídeo, onde esse religioso dizia que estava vendo um moto "XRL", e que duas pessoas portando armas estariam nessa moto e com raiva da adolescente. Para completar, ele chegou a mencionar que Deus estaria avisando para a mesma "parar de brincar", porque não haveria outra chance. Estranhamente, no entanto, no último domingo (15), essa adolescente em questão acabou sendo morta a tiros, por dois homens que estavam em uma moto, na cidade de Simões Filho, localizada na Região Metropolitana de Salvador. Talvez o caso tivesse passado desapercebido se não fosse a publicação desse vídeo por parte de um outro religioso da mesma igreja, que a jovem frequentava. O mesmo viralizou, e vem sendo motivo de muita polêmica nas redes sociais. Evidentemente, tentarei tratar o caso da forma mais respeitosa possível. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Entenda o Caso: A Morte de uma Adolescente no Bairro Mapele, na Cidade de Simões Filho


No dia 16 de outubro desse ano, uma segunda-feira, o site de notícias "Simões Filho Online" publicou que uma adolescente havia sido morta a tiros na cidade, que fica a aproximadamente 30 km ao norte da capital, Salvador. De acordo com o texto, a Polícia Civil vinha investigando um caso de homicídio, no qual uma uma adolescente chamada Gisele K., 17 anos, havia sido morta na noite anterior (15). Testemunhas teriam dito, que diversos disparos tinham sido ouvidos por volta das 22h30. Segundo a polícia, a vítima foi surpreendida por homens armados, que chegaram ao local em uma moto. O crime teria acontecido na Rua do Campo, no Largo da Capadócia, próximo ao Bar do Coreto, no bairro Mapele, um bairro humilde, e que fica bem afastado do centro da cidade.



Segundo a polícia, a vítima foi surpreendida por homens armados, que chegaram ao local em uma moto. O crime teria acontecido na Rua do Campo, no Largo da Capadócia, próximo ao Bar do Coreto, no bairro Mapele, que fica bem afastado do centro da cidade
Imagem do Google Street View mostrando uma das ruas do bairro Mapele, na cidade de Simões Filho.
Devido a ausência de muitos nomes de ruas no bairro, no Google Maps, não encontrei a rua onde o crime teria acontecido
De acordo com a Polícia Militar, após ligações de que uma garota havia sido baleada na localidade, agentes da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e foram informados, por testemunhas, que a vítima foi socorrida até um hospital da região. Segundo o Centro Integrado de Comunicações da Secretaria da Segurança Pública (CICOM), a adolescente foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe (um subdistrito de Salvador), mas não resistiu aos ferimentos. O corpo acabou sendo encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML). Em respeito a família, não irei publicar nenhuma foto em que apareça a Gisele nessa parte da postagem, porém vocês podem conferir nos inúmeros sites que divulgaram o caso.

Testemunhas ainda teriam informado, que não conseguiram ver as características dos suspeitos, e que teriam visto apenas os mesmos passando e atirando em Gisele. Até o fechamento da notícia publicada pelo site "Simões Filho Online", nenhum suspeito havia sido localizado. A autoria e motivação do crime ainda seriam investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em parceira com a 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho.

A autoria e motivação do crime ainda seriam investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em parceira com a 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho.
Entretanto, de acordo com informações do site "Bahia no Ar", Gisele não teria sido a única adolescente a ser morta na região do Mapele naquele domingo. Pela manhã, por volta das 8h30, a polícia foi informada de que o adolescente identificado apenas pelas iniciais E.B.O.S., de 15 anos, havia sido executado em uma via periférica, na área da rotatória.

Aliás, em uma atualização publicada ontem (18) pelo site "Bahia no Ar", o delegado da 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho, Ciro Palmeira, que acompanha o caso, disse que a jovem Gisele teria tido um relacionamento amoroso com um traficante da região de Plataforma, em Salvador. Segundo o delegado, Gisele voltou a morar com a mãe após desentendimentos com o ex-companheiro. Ela teria sido agredida por ele, e chegou a prestar queixa contra o mesmo, mas foi ameaçada pelo traficante. Ainda de acordo com informações de Ciro Palmeira, as investigações estão em andamento e os familiares de Gisele já começaram a ser ouvidos. Ainda não havia informações sobre a moto utilizada pelos bandidos e nem mesmo o calibre da arma utilizada.

A Polêmica Gerada Ao Redor do Caso! Um Religioso Recebeu Mesmo uma Espécie de "Revelação Divina" e Avisou a Adolescente Sobre a sua Morte?


Infelizmente, a morte de Gisele seria apenas mais uma em uma triste estatística compreendida por inúmeras mortes que ocorrem na cidade de Simões Filho, que já foi considerada por diversas vezes como a cidade mais violenta do Brasil (daqui a pouco abordarei essa questão para que vocês possam entender melhor como anda a situação da criminalidade na cidade).

Entretanto, o caso acabou ganhando uma dimensão muito maior que deveria, quando um religioso chamado Thiago Silva, identificado pela mídia como sendo um pastor da Igreja Assembleia de Deus Visão da Glória (IADVG), publicou na segunda-feira (16) um vídeo em sua própria conta no Facebook, de uma pregação que Gisele teria participado no dia 21 de agosto desse ano, sendo que o pastor que aparece no vídeo seria um colega dele, chamado André Barreto. Aliás, vale ressaltar nesse ponto que a IADVG fica localizada em São João do Cabrito, um subúrbio de Salvador (cerca de 26 km ao sul da cidade de Simões Filho).



Entretanto, o caso acabou ganhando uma dimensão muito maior que deveria, quando um religioso chamado Thiago Silva, identificado pela mídia como sendo um pastor da Igreja Assembleia de Deus Visão da Gloria (IADVG), publicou na segunda-feira (16) um vídeo em sua própria conta no Facebook, de uma pregação que Gisele teria participado no dia 21 de agosto desse ano
No texto que acompanha o vídeo é possível ler a seguinte mensagem:

"No dia 21 de agosto, na nossa segunda-feira do livramento, Deus falou com a jovem Gisele do grande livramento que estava dando a ela... Mas também disse que não brincasse, que Deus à queria na presença dele e que não haveria outra chance... De forma insistente o profeta faz o apelo pra Gisele, mas naquele momento ela não abraça a oportunidade que Deus estava dando.
 

Neste domingo a jovem foi executada.
Meus sinceros sentimentos a toda família de Gisele

Observação: Jovens não rejeitem a oportunidade que Deus te dão hoje, amanhã pode ser muito tarde..."

Aliás, aproveite e confira o vídeo abaixo, que também foi publicado na conta do site do canal Simões Filho Online, no YouTube, e já obteve mais de 1 milhão de visualizações desde o dia 16 de outubro, e na tarde de ontem (18), figurava entre 10 vídeos mais acessados na plataforma aqui no Brasil:



Quase imediatamente após a publicação do vídeo no Facebook e no YouTube, diversos sites de notícias voltaram novamente a falar sobre esse caso com as mais variadas manchetes possíveis, tais como: "Vídeo mostra garota recebendo revelação de Deus antes de ser morta em Simões Filho", "Pastor alertou jovem sobre sua possível morte dias antes do ocorrido em Simões Filho" entre outras.

O site "Simões Filho Online", que aparentemente é um dos principais veículos de comunicação da cidade e parceiro do site Aratu Online (pertencente a TV Aratu, afiliada do SBT) chegou a comentar que o vídeo gerou um grande "burburinho" nas redes sociais, visto que diversos usuários comentaram a respeito da publicação por parte do pastor. Muitas pessoas se posicionaram a favor do mesmo, alegando que isso iria servir para alertar os demais jovens. Por outro lado, outras pessoas alegaram que o pastor não deveria ter publicado o vídeo da jovem, ainda mais diante de tais declarações. Também houve pessoas, que não acreditavam na espécie de "revelação divina" que o pastor André Barreto teria tido, e acreditavam que tudo aquilo não havia passado de uma mera coincidência.

Uma das fotos tiradas na Igreja Assembleia de Deus Visão da Gloria (IADVG) no dia 21 de agosto desse ano
Ainda segundo o site "Simões Filho Online", no vídeo seria possível ouvir o pastor André Barreto dando detalhes do crime a Gisele, e dizendo que alguém estava com raiva do que aconteceu no inicio do ano. "Eu tô vendo uma moto modelo XRL, moto alta. Eu tô vendo eles com uma 380 na cintura. Eu tô vendo que estão pilotando com uma ponto .40. Estou vendo eles dizendo vamos chegar lá fazendo tudo, vai ser daquele jeito. Eu tô vendo que estão com raiva de alguém próximo a ela...  Meu Deus manda te dizer, chega de brincar, porque outra chance você não vai achar... Estão com raiva de você...", disse o pastor para Gisele.

Entretanto, resolvi voltar um pouco na linha do tempo, e notei duas publicações realizadas pelo pastor Thiago Silva, justamente no dia 21 de agosto, que caiu realmente em uma segunda-feira, denominada por sua Igreja como "Segunda-Feira do Livramento". A primeira delas é uma transmissão ao vivo (com pouco mais de 16 minutos de duração), que ele realizou através do Facebook, retratando justamente o momento onde o pastor André Barreto, que foi convidado naquela ocasião, procede com o "livramento" de duas mulheres, a primeira chamada Joyce e a segunda é a própria Gisele. Confira o vídeo na íntegra, a partir de um canal de terceiros, no Vimeo:



No vídeo publicado recentemente, no entanto, a parte sobre o que o pastor diz para Joyce foi cortada, aparecendo apenas o momento referente a Gisele (provavelmente com o objetivo de preservar a Joyce, porém será muito interessante notar as palavras proferidas por André Barreto daqui a pouco). Já na segunda postagem, foram publicadas algumas fotos da pregação, sendo que é possível notar a presença da Gisele em ao menos uma das fotos.

A primeira delas é uma transmissão ao vivo (com pouco mais de 16 minutos de duração), que ele realizou através do Facebook, retratando justamente o momento onde o pastor André Barreto, que foi convidado naquela ocasião, procede com o "livramento" de duas mulheres, a primeira chamada Joyce e a segunda é a própria Gisele
Já na segunda postagem, foram publicadas algumas fotos da pregação,
sendo que é possível notar a presença da Gisele em ao menos uma das fotos.
Durante seu discurso inicial, em relação a mulher chamada Joyce, o pastor André Barreto disse que a havia visto chorar, e que ele havia visto seu Deus, naquela noite, dizendo-lhe que iria sair do coração de Joyce para afastar alguém do caminho dela, porque os "tiros deflagrados" não eram para ela, mas para alguém próximo a ela. Logo em seguida, o pastor mencionou que iriam postar uma foto dela, nas redes sociais, onde ela estaria acamada em uma UTI de um hospital e, inclusive, que a mesma chegaria a precisar de doação de sangue. De qualquer forma, Deus estaria "quebrando o laço", provavelmente no sentido de evitar tal incidente, naquele exato momento.

O pastor também mencionou a existência de um rapaz, "conhecedor da palavra" assim como a Joyce (no sentido de ser um "fiel" da igreja), que iria parar o carro mais a frente, em um espécie de mercado, e os tiros, na verdade, seriam deflagrados contra ele. Nesse caso, Joyce não teria nada a ver com a história, mas os tiros também iriam atingi-la. Ao final, no entanto, o pastor voltou a mencionar que estava livrando a Joyce desse mal.

Durante seu discurso inicial, em relação a uma mulher chamada Joyce, o pastor André Barreto disse que a havia visto chorar, e que ele também havia visto seu Deus, naquela noite, dizendo-lhe que iria sair do coração de Joyce para afastar alguém do caminho dela, porque os "tiros deflagrados" (aparentemente, porque o áudio é bem ruim) não eram para ela, mas para alguém próximo a ela.
Após a leitura de uma passagem bíblica, o pastor André Barreto se aproxima de Gisele, e a traz para frente, no lugar de Joyce, dizendo que Deus havia lhe trazido até aquele local para ela "receber o milagre". Ele chega a questionar aos fiéis se alguém conhecia a jovem, sendo que é possível notar no vídeo, que algumas pessoas levantam suas mãos. Então, ele disse que via o seu Deus dizendo que a "conhecia" e sabia que ela estava precisando de sua providência. Pouco tempo depois, ele começa a falar que a jovem tinha amigas com quem conversava, saía, e que ela já tinha feito coisas para entristecer alguém, mas que acabou ferindo a si mesma.

Entretanto, a situação começa a ficar um pouco mais tensa, quando o pastor começa a dizer que estava vendo uma rua estreita, que andar por ela era difícil, porém era mais fácil passar pela mesma se estivesse em uma moto. Disse também que estava vendo uma moto modelo "XRL", uma moto alta, sendo que a pessoa sentada na garupa estava com uma .380 na cintura, e que o piloto estava com uma .40 na mão. Em seguida, o pastor mencionou que essas pessoas não se importavam com quem estivesse presente, porque não importava quem fosse, iria "descer" junto. Essas pessoas estariam com raiva de alguém próximo a Gisele. Iria ser um acerto de contas, iria ter morte, mas que Deus impediria aquela situação (ou algo assim, porque conforme mencionei anteriormente, o áudio é bem confuso em alguns momentos). Posteriormente, o pastor mencionou que estava vendo uma senhora que corria em direção a Gisele, que por sua vez estaria caída no chão.

Entretanto, a situação começa a ficar um pouco mais tensa, quando o pastor começa a dizer que estava vendo uma rua estreita, que andar por ela era difícil, porém era mais fácil passar pela mesma se estivesse em uma moto. Disse também que estava vendo uma moto modelo "XRL", uma moto alta, sendo que a pessoa sentada na garupa estava com uma .380 na cintura, e que o piloto estava com uma .40 na mão.
Essas pessoas estariam com raiva de alguém próximo a Gisele. Iria ser um acerto de contas, iria ter morte, mas que Deus impediria aquela situação (ou algo assim, porque conforme mencionei anteriormente, o áudio é bem confuso em alguns momentos).
Talvez falando em nome "Deus", o pastor disse que o "laço de morte" havia sido quebrado, mas que era para Gisele "parar de brincar", e que a queria em sua presença. Por outro lado, o pastor disse que continuava vendo a .380 sendo descarregada, um rapaz caindo encostado no muro, a jovem caindo no chão, e os dois ocupantes da moto saindo em disparada pela rua. Em seguida, o pastor mencionou que estavam com raiva de algo que tinha acontecido no início desse ano. Ele chegou a repetir que "tudo seria daquele jeito", ou seja, que iriam matar qualquer um que estivesse no caminho deles. Porém, segundo o pastor, Deus estava mandando dizer para ela "parar de brincar, porque outra chance ela não iria achar". Estranhamente, no entanto, em um determinado momento, o pastor muda a versão inicialmente proferida, e acaba dizendo que estariam com raiva da Gisele.

O pastor André Barreto também mencionou que estaria vendo Gisele discutindo com alguém de sua família, cujas palavras não deveriam ter sido proferidas. No entanto, após Gisele aparentemente desmaiar em meio aos fiéis, o pastor também citou que havia visto uma criança correndo em direção ao corpo dela, e que essa criança pertencia a família. Ele também citou, que aquela não era a primeira vez que "Deus" falava com ela, que uma irmã teria lhe dado um "folheto", e que naquele dia ela estava na igreja para "confirmar a quebra do laço."

Estranhamente, no entanto, em um determinado momento, o pastor muda a versão inicialmente proferida,
e acaba dizendo que estariam com raiva da Gisele
O pastor citou que estava vendo o "Todo Poderoso" dizendo, que uma tia da jovem teria dito que ela não prestava, que a natureza dela era ruim, e que ela não seria nada na vida. Tudo isso teria sido falado durante uma discussão, algo que Gisele aparentemente concordou. Ele também mencionou algo sobre um "anel" que não caberia no dedo de André, Diego ou Diogo (supostamente parentes da jovem, que estavam presentes no local), visto que todos já estariam com seus respectivos anéis. Houve muita insistência em colocar o tal "anel" no dedo de Gisele, e que ela finalmente aceitasse Jesus. O pastor chegou a perguntar isso inúmeras vezes, e pediu para que ela levantasse o braço em concordância, algo que ela não fez. No entanto, no fim do vídeo, ela concordou que continuaria frequentando a igreja.

A Nota de Esclarecimento Publicada Pelo Pastor Thiago Silva


Diante da grande repercussão nacional e até mesmo internacional dessa história, o pastor Thiago Silva realizou anteontem (17) uma transmissão pelo Facebook para tentar esclarecer alguns pontos, visto que ele acusou a mídia local de distorcer os fatos, ou seja, sobre o que realmente tinha acontecido. Confira a sua "nota de esclarecimento" através de um vídeo publicado em um canal de terceiros, no Vimeo:



Para simplificar para vocês, vou tentar resumir o que é mencionado nos 19 minutos. Os oito minutos iniciais foram basicamente destinados a ressaltar para as pessoas, que o pastor Thiago Silva havia recebido permissão dos familiares da jovem para publicar o vídeo em sua conta no Facebook. Isso porque muitas pessoas começaram a alegar que o pastor havia feito aquilo de forma deliberada para se promover. Ele explicou que a gravação de vídeos era uma prática comum nas segundas-feiras do livramento, e que a família estava ciente do vídeo. Ele também aproveitou para dizer que a mídia havia criado um grande "fuzuê" em torno do assunto, citando as emissoras "TV Aratu" (afiliada do "SBT") e "Record TV", que estariam ligando incessantemente para ele e o pastor André Barreto, para que dessem entrevistas. Ele disse que não queria se promover com o assunto e que não daria nenhuma entrevista.

Em seguida, os primos gêmeos de Joyce (Diogo e Diego) apareceram durante a transmissão para ressaltar a autorização da família no compartilhamento do vídeo por parte do pastor Thiago Silva. Diego chegou a dizer que os pastores eram homens de Deus, e que eles tinham sido usados pelo próprio Deus para alertá-la, mas que a jovem não teria dado ouvidos. Thiago Silva fez questão de apontar que André Barreto não conhecia a jovem, e que ele costumava fazer esse tipo de "revelação" para as pessoas. Ele também disse que todas as segundas-feiras sua igreja fazia um grande trabalho de libertação e ajudava todas as pessoas, independentemente de quem fossem.

Tanto o pastor Thiago Silva quanto os primos de Gisele se mostraram bem revoltados com a TV Aratu
De qualquer forma, é possível notar que a "profecia", "visão" ou "revelação" do pastor André Barreto é bem confusa. Em um momento é mencionado que pessoas estariam com raiva de alguém próximo a jovem, porém posteriormente é mencionado que estariam com raiva da própria jovem. Existe uma série de outros elementos tais como uma senhora e uma criança da família, que iriam se aproximar do corpo da jovem, e até mesmo um rapaz que também seria atingido, mas nada disso aparentemente se confirmou, ao menos não de acordo com as informações disponibilizadas pela imprensa local. Isso sem contar, é claro, a inevitável semelhança com a "revelação" direcionada a Joyce, que também envolvia o disparo de uma arma.

Será que ninguém parou para pensar que o local onde a jovem morava poderia ser bem violento? Será que toda essa história realmente tem um caráter tão divino assim? Será mesmo que isso não poderia acontecer com a jovem diante das condições de segurança da cidade onde morava? Geralmente, esse aspecto socioeconômico raramente é mencionado, mas evidentemente darei a vocês uma dose de realidade sobre a cidade de Simões Filho.

Uma Triste Realidade que Muitos Acabam não Sabendo Sobre a Cidade de Simões Filho


Uma vez que moramos em um país de dimensões continentais, é bem pouco provável que alguém conheça todas as particularidades dos 5.570 municípios dos país, não é mesmo? Provavelmente, poucas pessoas que nos acompanham conhecem a cidade de Simões Filho, cuja estimativa populacional atual gira em torno de 136 mil habitantes. Apesar de ficar próxima da capital, isso não significa que a cidade é tranquila, muito pelo contrário.

A cidade de Simões Filho apareceu por três anos consecutivos no primeiro lugar no ranking das cidades mais violentas do Brasil (entre 2009 e 2011), segundo dados da pesquisa "Mapa da Violência", do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e do Flacso Brasil. Aliás, essa informação foi publicada em uma notícia no Portal G1, em julho de 2013. De acordo com a pesquisa, em 2011, a cidade com cerca de 119 mil habitantes foi cenário de 167 assassinatos. Em 2010, foram 214 casos, enquanto que, em 2009, foram 153. Diga-se de passagem, a pesquisa era baseada em atestados de óbito do Ministério da Saúde, dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de mortalidade da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A cidade de Simões Filho apareceu por três anos consecutivos no primeiro lugar no ranking das cidades mais violentas do Brasil (entre 2009 e 2011), segundo dados da pesquisa "Mapa da Violência", do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e do Flacso Brasil Na foto acima temos ao fundo o prédio da Prefeitura de Simões Filho.
De acordo com a pesquisa, em 2011, a cidade com cerca de 119 mil habitantes foi cenário de 167 assassinatos. Em 2010, foram 214 casos, enquanto que, em 2009, foram 153. Na foto acima temos a rodoviária da cidade de Simões Filho.
Agora, quem pensa que a situação mudou muito desde então, está redondamente enganado. Em uma notícia publicada no site da revista Exame, em 19 de maio desse ano, foram listadas as 150 cidades mais violentas do Brasil, novamente pela pesquisa chamada "Mapa da Violência". Dessa vez, a análise foi referente aos anos de 2012 e 2014 em cerca de 3 mil municípios brasileiros, que juntos concentravam 98% dos homicídios do país.

A cidade de Simões Filho apareceu em oitavo lugar no ranking nacional, muito embora fosse a segunda cidade mais violenta da Bahia, só perdendo para Mata de São João. A média de homicídios em Simões Filho entre os anos de 2012 e 2014 foi de 116,7 (ou 91,4 a cada 100 mil habitantes). Se fôssemos considerar apenas o número absoluto de homicídios entre as dez primeiras posições, Simões Filho só perderia para as cidades de Ananindeua/PA (451,3) e Lauro de Freitas/BA (155,7).

A cidade de Simões Filho apareceu em oitavo lugar no ranking nacional, muito embora fosse a segunda cidade mais violenta da Bahia, só perdendo para Mata de São João. A média de homicídios em Simões Filho entre os anos de 2012 e 2014 foi de 116,7 (ou 91,4 a cada 100 mil habitantes). Na foto acima temos a Igreja Matriz de Simões Filho.
Para completar, ao menos por enquanto, não há como ficar otimista em relação a diminuição da violência na cidade. Entre os dias 1º de setembro e 19 de outubro desse ano (um período de 49 dias), somente o site de notícias "Simões Filho Online", por exemplo, publicou cerca de 21 casos de homicídios. Isso sem contar as tentativas de homicídio, sequestros-relâmpago, arrastões em lojas, furtos e roubos a comércios na cidade, entre outros inúmeros casos horripilantes. Muitos casos recentes também envolvem adolescentes.

Portanto, considerando a criminalidade fortemente presente na cidade, não seria difícil imaginar que qualquer pessoa poderia morrer simplesmente ao sair de casa para comprar um pão na padaria. Obviamente, essa situação irá se agravar dependendo das amizades ou dos relacionamentos desvirtuados que uma pessoa cultivar diante desse panorama realmente assustador. Não podemos deixar de mencionar também, que evidentemente existem muitas pessoas de boa índole, trabalhadoras e honestas na cidade, mas é inegável a existência dessa onda de violência instaurada há anos em Simões Filho. Aparentemente, o Estado (autoridades e demais poderes) vem falhando sistematicamente em controlar a situação em termos de segurança pública na cidade.
Para completar, ao menos por enquanto, não há como ficar otimista em relação a diminuição da violência na cidade. Entre os dias 1º de setembro e 19 de outubro desse ano (um período de 49 dias), somente o site de notícias "Simões Filho Online", por exemplo, publicou aproximadamente cerca de 21 casos de homicídios
Conforme estamos cansados de saber, quando o Estado falha, acaba abrindo espaço para que a criminalidade impere e toma conte dos espaços deixados pela falta de educação, emprego, lazer, saúde entre outras áreas. Proliferam também o número de congregações religiosas (independentemente quais sejam as vertentes ou crenças), que tentam suprir, ao menos espiritualmente, o papel de Estado ao tentar guiar adolescentes e adultos, e evitar que os mesmos se deixem levar por caminhos, que infelizmente só resultam em morte e na tristeza daqueles que ficam. Devemos reconhecer, que as congregações (desde que tenham como objetivo uma verdadeira ajuda ao próximo, e não um caráter predatório), sem dúvida alguma funcionam como uma válvula de escape, e fazem com que a situação não piore ainda mais. Por outro lado, não podemos usar a fé ou qualquer tipo de crença como instrumento de medo ou repressão. Assim sendo, toda essa combinação sem a presença do Estado acaba se tornando um verdadeiro campo minado.

Em relação a jovem Gisele e a "revelação" por parte do religioso, é necessário dizer que a situação é muito rasa, visto que, normalmente, toda "profecia" contém elementos muito vagos ou comuns, ainda mais se considerarmos a quantidade de homicídios cometidos em Simões Filho. Se formos levar em consideração a segurança pública no município, não seria nenhum exagero dizer que a grande maioria os jovens correm risco de serem baleados ou eventualmente mortos. Fica a seu critério ou da sua fé acreditar ou não em um eventual ato divino, porém qualquer profecia que envolva um "tiro deflagrado" ou "moto com bandidos armados" se torna totalmente genérica diante dessa situação, porque infelizmente isso é comum na cidade. Outros elementos e detalhes da "profecia" até agora não foram confirmados pela polícia, mas qualquer bom conhecedor da região em que mora ou atua, e tem contato com todo tipo de gente possível, poderia ter uma noção de quais elementos utilizar para convencer uma grande multidão. O exaustivo e arriscado trabalho realizado por igrejas de evitar que os jovens sejam aliciados para o mundo do crime é louvável e digno de reconhecimento, a mídia deveria reconhecer muito mais esse trabalho, mas profetizar em meio ao caos é como jogar "roleta russa" usando uma .38 com cinco balas no tambor.

Até a próxima, AssombradOs.

Criação/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/07/pelo-3-ano-simoes-filho-e-cidade-mais-violenta-do-pais-aponta-estudo.html
http://mapadaviolencia.org.br/pdf2015/mapaViolencia2015_adolescentes.pdf
http://mapelenews.com.br/madrugada-violenta-dois-homicidios-sao-registrados-em-menos-de-12-horas-em-simoes-filho/
http://www.aratuonline.com.br/noticias/violencia-adolescente-de-17-anos-e-morta-a-tiros-em-simoes-filho-ninguem-foi-preso/
http://www.camacarifatosefotos.com.br/outros-fatos/59310-profecia-biblica-qse-repeteq-e-jovem-morre-dois-meses-depois-de-avisada-na-bahia.html
http://www.simoesfilhoonline.com.br/adolescente-de-17-anos-e-morta-tiros-em-simoes-filho/
http://www.simoesfilhoonline.com.br/simoes-filho-violencia-explode-tres-assassinatos-em-24-horas/
https://bahianoar.com/adolescente-e-assassinada-tiros-em-via-publica-em-simoes-filho/
https://bahianoar.com/delegado-diz-que-jovem-morta-em-simoes-filho-teve-relacionamento-com-traficante-de-salvador/
https://www.facebook.com/100005530357706/videos/720852018109137/
https://www.facebook.com/100005530357706/videos/721487921378880/
https://www.facebook.com/giiseellee.kaaiillaa?ref=br_rs
https://www.falasimoesfilho.com.br/categoria/policial/
https://www.opiniaobahia.com.br/single-post/2017/10/16/Simões-Filho-segue-entre-as-cidades-mais-violentas-do-país
Comentários