8 de setembro de 2017

Terços Satânicos? A Estranha História Divulgada por uma Congregação Religiosa das Filipinas que vem Repercutindo nas Redes Sociais!



Por Marco Faustino

A última vez que falei sobre símbolos comumente ditos como satânicos e que poderia afetar diretamente ou indiretamente a crença de determinadas denominações ou congregações religiosas foi naquela matéria sobre um pastor da "Congregacion Pentecostes De Los Primeros Cristianos", localizada na cidade de Salto del Guairá, no Paraguai, quando o mesmo publicou um vídeo, em sua própria conta no Facebook, alertando aos seus seguidores que, ao manusear um brinquedo chamado "Hand Spinner" (ou "Fidget Spinner", como quiserem), muitas crianças estariam fazendo, involuntariamente, símbolos satânicos com as mãos, tais como: a "mão chifrada", e o suposto sinal "ocultista" de "OK." O vídeo gravado pelo pastor, no interior de sua congregação, é bem curto, porém ganhou uma dimensão muito maior do que o esperado, quando o mesmo foi republicado por uma página, também do Facebook, da "Iglesia del Final de los Tiempos", onde o vídeo, na época em que a matéria tinha sido publicado já havia sido visto por cerca de 2,5 milhões de vezes, e compartilhado (até hoje não sei exatamente com qual intenção) por mais de 30.000 pessoas. Curiosamente, essa se tornou uma das matérias mais acessadas desse ano ao superar 115 mil visualizações. Parte desse bom desempenho talvez seja devido a explicação sobre o brinquedo, quem o inventou, sua finalidade e, é claro, a realidade por trás dos símbolos alegadamente satânicos. Vale muito a pena vocês conferirem (leia mais: "Brinquedo Demoníaco"? Religioso Causa Polêmica ao Dizer que "Hand Spinners" são Objetos Satânicos, em Salto del Guairá, no Paraguai!).

Agora, eis que um usuário chamado Ricardo L. nos avisou sobre uma história de que crucifixos satânicos estariam sendo espalhados ao redor do mundo. Para indicar a origem dessa informação, o mesmo apontou para um texto em português de um site que inciava pela palavra "extraterrestre". Particularmente, é bem estranho que pessoas busquem ou acreditem em informações, não importa qual seja o tema, que são postadas em sites que se propõe a abordar um tema completamente diferente do que foram concebidos. Se muita mentira é habitualmente contada em sites que tentam abordar o mundo do paranormal ou sobrenatural (brasileiros e internacionais), e que dizem que pesquisam as informações, imagine quando você foge totalmente da proposta. Um exemplo clássico disso foi quando muitos usuários nos enviaram mensagens pedindo para falar sobre um determinado muro, que haveria sido encontrado embaixo do mar, e que teria sido identificado através do Google Earth. Como fonte citaram um site destinado ao ramo imobiliário com um forte viés de marketing. Entendem onde quero chegar? Seria o mesmo que buscar informações sobre animais da fauna brasileira dentro de um site de um supermercado do México. Não faz nenhum sentido. De qualquer forma, me interessei pelo tema, porque essa é uma ótima chance de ampliar o horizonte de vocês em relação ao que é divulgado na internet. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Como Toda Essa História Começou a ser Divulgada Recentemente? 


O texto publicado recentemente, em português, dizia que um "exorcista das Filipinas" teria alertado contra a circulação de "falsos terços satânicos" e crucifixos que, segundo ele, teriam sido "projetados para enganar os católicos, e para que os espíritos malignos os assombrassem." Essa pessoa tinha um nome: Ambrosio Nonato Legaspi, supostamente um padre e ex-exorcista do departamento "Libera Nox", de uma diocese do país. Ele teria alertado as pessoas através de um programa de rádio a serem cautelosas, porque os terços poderiam estar "amaldiçoados."

Além disso, de acordo com um site de cunho católico das Filipinas chamado "CBCP News", Ambrosio Nonato teria dito que os terços teriam sido "consagrados" por um grupo "Illuminati" para espalhar o Mal. Portanto, qualquer um que os usasse tais objetos seria "perseguido pelos espíritos malignos." Outro sacerdote desse tal departamento "Libera Nox", chamado Philippe de Guzman, teria dito durante esse mesmo programa de rádio, que os "terços satânicos" teriam emblemas, tais como: uma cobra enrolada ao redor da cruz, um pentagrama, e um Sol contendo raios. Todos seriam símbolos ocultos ou satânicos. A parte mais interessante é que o site em português sequer citou como fonte o site "CBCP News", limitando-se apenas ao tabloide britânico "The Sun", e um outro site britânico supostamente destinado a publicação de conteúdo de vertente "católica", o "Christian Today" (muito embora nem sempre isso aconteça da forma como vocês imaginam).

O texto publicado recentemente, em português, dizia que um "exorcista das Filipinas" teria alertado contra a circulação de "falsos terços satânicos" e crucifixos que, segundo ele, teriam sido "projetados para enganar os católicos, e para que os espíritos malignos os assombrassem
Evidentemente, fui conferir essa história para saber exatamente o que estava sendo divulgado. A melhor forma de fazer isso? Acessando o site "CBCP News", é claro. Foi assim que me deparei com uma publicação de 4 de setembro desse ano, da Minnie Agdeppa, uma contribuidora do referido site, que contava com o seguinte título: "Exorcist priest warns against 'satanic' rosaries" ("Padre exorcista alerta contra terços satânicos", em português).

Inicialmente, o texto dizia que um exorcista tinha alertado a população sobre a circulação de terços satânicos e itens religiosos no país, durante a transmissão do mais recente segmento relacionado a "Guerra Espiritual", que vai ao ar uma vez ao mês pela Rádio Veritas, que por sua vez pertence a Diocese de Novaliches, nas Filipinas. Esse tal segmento faz parte de um programa chamado "Hello Father 911" ("Olá Padre 911", em português, visto que a conotação desse "Father" não significa "Pai"), no dia 7 de agosto desse ano, ou seja, quase um mês atrás. Um pouco estranho, mas vamos seguir em frente.

Publicação do dia 4 de setembro desse ano, da Minnie Agdeppa, uma contribuidora do site CBCP News, que contava com o seguinte título: "Exorcist priest warns against 'satanic' rosaries" ("Padre exorcista alerta contra terços satânicos", em português)
 "Caros ouvintes, tenham cuidado, porque os terços que talvez vocês estejam usando podem estar assombrados ou amaldiçoados", alertou o padre Ambrosio Nonato Legaspi, em sua qualidade pessoal como ex-exorcista-chefe do "Libera Nox", uma espécie de escritório ou departamento que cuida da questão envolvendo exorcismos da Diocese de Novaliches. Vale ressaltar nesse ponto, que Novaliches é um distrito na periferia da Cidade de Quezon, a cidade mais populosa das Filipinas (contando com cerca de 3 milhões de habitantes, segundo o último censo realizado em 2015), que por sua vez faz parte da Região Metropolitana de Manila, a capital do país.

Conforme explicado pelo padre, os terços seriam aqueles distribuídos pelos satanistas, particularmente por um grupo chamado "Illuminati". O padre disse que os terços teriam sido consagrados pelos mesmos para o Mal, então quaisquer pessoas que os utilizassem seriam perseguidos pelos espíritos malignos.

Conforme explicado pelo padre Ambrosio Nonato Legaspi (na foto), os terços seriam aqueles distribuídos pelos satanistas, particularmente por um grupo chamado "Illuminati". O padre disse que os terços teriam sido consagrados pelos mesmos para o Mal, então quaisquer pessoas que os utilizassem seriam perseguidos pelos espíritos malignos


"Eles não foram criados apenas para serem distribuídos, mas para enganar os católicos... para que os espíritos malignos os assombrem", continuou Ambrosio Nonato.

De acordo com um assistente chamado Philippe de Guzman, do Escritório de Exorcismo (o "Libera Nox") da Diocese de Novaliches, que também esteve presente durante o segmento, os terços satânicos possuem símbolos estranhos, que não são facilmente visíveis para um olhar destreinado. Geralmente feitos de plásticos, os símbolos poderiam ser tanto uma cobra enrolada ao redor da cruz, um pentagrama, um Sol com seus raios ou uma insígnia dos Illuminati.

Philippe de Guzman disse que eles confiscaram um terço de um caso recente de possessão, que foi conduzido pelo "Libera Nox". Terços semelhantes foram confiscados a partir de casos anteriores de possessões, mas o último terço resultou ser o motivo pelo qual um espírito maligno residia no quarto de um fiel, causando pertubações em sua casa.

Foto mostrando o padre padre Ambrosio Nonato Legaspi (à esquerda)
durante o programa de rádio realizado no dia 7 de agosto
"Algumas vezes não existem símbolos, mas um ritual teria sido realizado, a exemplo daquele que mencionamos anteriormente em relação a "Botanica", uma loja ocultista que está presente em muitos lugares no exterior, assim como nos Estados Unidos, onde itens religiosos são importados para que possam causar problemas aos demais", disse Ambrosio Nonato, em relação ao que Philippe de Guzman havia descrito.

Ele divulgou a forma pela qual as bruxas vão até a "Botanica" para comprar equipamentos e todo tipo de parafernália utilizada no ocultismo ou simplesmente comprar itens, tais como imagens religiosas, para que uma maldição ou espírito maligno possa ser anexado ao mesmo antes que seja distribuído como um presente. Assim sendo, ele lembrou a necessidade de sermos extremamente cautelosos ao recebermos itens religiosos.

A "Guerra Espiritual" é uma espécie de segmento do programa "Olá Padre 911" da Rádio Veritas,
que vai ao ar nas Filipinas toda primeira segunda-feira de cada mês
Nesse sentido, Ambrosio Nonato Legaspi incitou que os sacerdotes abençoassem os itens religiosos de acordo com os rituais católicos e exorcizassem os mesmos, especialmente se seus proprietários tivessem tido ocorrências paranormais.

"Não é apenas uma bênção, esses itens devem ser exorcizados. Não é apenas uma bênção comum onde a água é simplesmente aspergida, assim como a maioria dos sacerdotes costumam fazer, mas utilizar o ritual católico... para afastar o demônio para longe", enfatizou.

O exorcista explicou que, a mera aspersão de água benta no item amaldiçoado ou assombrado não faria desaparecer o espírito maligno, especialmente se o ritual realizado pelos satanistas tivesse durado cerca de meia hora, tornando-se assim uma grande maldição. No entanto, ele negou a necessidade de realizar uma benção mais demorada para desfazer o tal ritual maligno, mas simplesmente realizar algo previamente mencionado pela Igreja Católica. Não haveria necessidade de um exorcista executá-lo, uma vez quaisquer sacerdotes munidos do "Livro das Bênçãos dos Antigos Ritos" poderiam desfazê-los em relação a esse propósito.

Foto mostrando a "Conferência Especial sobre Guerra Espiritual, Discernimento de Espíritos, Libertação e Exorcismo" que foi conduzida pelo padre e exorcista Ambrosio Nonato Legaspi da Diocese de Novaliches, juntamente com sacerdotes, que foram treinados para se tornarem membros do Escritório de Exorcismo (o "Libera Nox"), em julho desse ano
Além disso, Ambrosio Nonato Legaspi também alertou sobre medalhas maçônicas, que também estariam em circulação. Ele disse que as mesmas se pareciam com a Medalha de Nossa Senhora dos Milagres, exceto que uma bússola, que seria a insígnia dos Maçons, poderia ser encontrada ao fundo. De acordo com Ambrosio, os maçons, uma sociedade secreta formada por homens, teriam sido conhecidos e declarados pela Igreja Católica como anticristãos.

O site "CBCP News" ressaltou que, durante o episódio de 7 de agosto, cujo tópico foi "Infestations, Padugo, and Pagaalay" (algo como "Razões comuns para a ocorrência de possessões", em português, visto que o inglês utilizado pelo site "CBCP News" é muito precário), Ambrosio Nonato Legaspi e sua equipe explicaram que as possessões ocorrem quando um espírito maligno se fixa em um objeto, animal ou local devido ao pecado, práticas ocultistas, Feng Shui, rituais pagãos, violência ou  assassinato.

De acordo com um assistente chamado Philippe de Guzman (na foto), do Escritório de Exorcismo (o "Libera Nox") da Diocese de Novaliches, que também esteve presente durante o segmento, os terços satânicos possuem símbolos estranhos, que não são facilmente visíveis para um olhar destreinado.
Essa história repercutiu tão mal nas redes sociais (devido a inúmeras críticas), que a própria "CBCP News" teve que emitir uma atualização em sua publicação, no dia seguinte (5), dizendo a seguinte frase: "Nos comentários das redes sociais, a história sobre os terços satânicos tem sido atribuída equivocadamente a CBCP. O Escritório da CBCP esclarece que o padre Ambrosio Nonato Legaspi estava falando como chefe do Escritório de Exorcismo da Diocese de Novaliches (Libera Nox), e não em nome da Conferência Episcopal das Filipinas".

Resumindo? A CBCP tentou se isentar de qualquer responsabilidade, muito embora foi a partir deles que esse assunto chegou aos tabloides britânicos e ao restante do mundo.

Investigando de Forma Preliminar Toda Essa História Divulgada pela Diocese de Novaliches


Primeiramente, é necessário dizer que a credibilidade e imparcialidade do "CBCP News" foi totalmente comprometida pela própria autora da publicação. O motivo? Bem, a Minnie Agdeppa escreveu um texto bem semelhante para o site da Diocese de Novaliches justamente no mesmo dia do texto publicado no "CBCP News".

Curiosamente, no texto publicado no site da diocese não há referências explícitas a terços satânicos (pelo menos até onde consegui traduzir) e conta com outras declarações do padre Ambrosio Nonato. É mencionado, por exemplo, que os católicos deveriam evitar amuletos, práticas consideradas pagãs (principalmente aquelas com o objetivo de falar com os mortos) ou seguir crenças tais como o "Feng Shui" (muito embora não seja uma crença, mas uma arte milenar chinesa de harmonização energética dos ambientes). Segundo o padre exorcista tudo isso atrairia espíritos malignos para um determinado local. Assim sendo, os ouvintes foram encorajados a seguir somente práticas católicas. Aliás, o tema do último segmento sobre "Guerra Espiritual", que foi ao ar na última segunda-feira (4), tinha um nome bem sugestivo: "O Papel de Maria na Guerra Espiritual e no Exorcismo".

Isso quer dizer que a Minnie Agdeppa inventou essa história? Não, ela não inventou. Isso porque a própria página da Diocese de Novaliches endossou o seu texto ao compartilhá-lo com seus seguidores (pouco mais de 3 mil pessoas).

Isso quer dizer que a Minnie Agdeppa inventou essa história? Não, ela não inventou. Isso porque a própria página da Diocese de Novaliches endossou o seu texto ao compartilhá-lo com seus seguidores
Além disso, o padre exorcista Ambrosio Nonato Legaspi vem realizando uma verdadeira cruzada em sua conta no Facebook em relação a esse tema desde a publicação no site "CBCP News".

No dia 6 de setembro, por exemplo, ele publicou uma imagem contendo diversos terços supostamente satânicos (devido a cruz invertida) com o seguinte texto: "Alguns setores católicos estão dizendo que isso é uma notícia falsa. Não, ela não é. Isso remonta a 2007. Estamos apenas reiterando o cuidado que devemos tomar na aquisição de nossos objetos e acessórios de oração."

No dia 6 de setembro, por exemplo, ele publicou uma imagem contendo diversos terços supostamente satânicos (devido a cruz invertida) com o seguinte texto: "Alguns setores católicos estão dizendo que isso é uma notícia falsa. Não, ela não é. Isso remonta a 2007. Estamos apenas reiterando o cuidado que devemos tomar na aquisição de nossos objetos e acessórios de oração."
No mesmo dia ele compartilhou um vídeo publicado no YouTube em 2014, sobre esse tema, com o seguinte texto: "Ah, encontrei isso. Postado em 2014. Ainda não tinha visto desse tipo. Porém, se você tiver algo desse tipo, por favor não jogue na lata do lixo (outros podem pegá-lo). Em vez disso, por favor entregue ao pároco local. Por sua vez, ele entregará ao seu exorcista diocesano. Eles são inutilizáveis." Na publicação é possível ver pessoas agradecendo e dizendo que tinham feito exatamente o que o padre havia pedido.

No mesmo dia ele compartilhou um vídeo publicado no YouTube em 2014, sobre esse tema, com o seguinte texto: "Ah, encontrei isso. Postado em 2014. Ainda não tinha visto desse tipo. Porém, se você tiver algo desse tipo, por favor não jogue na lata do lixo (outros podem pegá-lo). Em vez disso, por favor entregue ao pároco local. Por sua vez, ele entregará ao seu exorcista diocesano. Eles são inutilizáveis."
Aproveite também para conferir o vídeo em questão, que foi publicado em um canal de terceiros, no YouTube, no ano de 2014 (daqui a pouco iremos comentar sobre esse vídeo):



Ontem (7), o padre voltou a comentar sobre o assunto dizendo que o mesmo havia se tornado viral nas Filipinas e aproveitou a ocasião para pregar cautela em relação aos terços satânicos.

Ontem (7), o padre voltou a comentar sobre o assunto dizendo que o mesmo havia se tornado viral nas Filipinas e aproveitou a ocasião para pregar cautela em relação aos terços satânicos
O padre exorcista também voltou a dizer que aquilo não era uma notícia falsa, e apontou para a suposta origem de toda essa história, que é justamente o que vocês conferem daqui a pouco. Antes preciso dizer que esse assunto acabou virando notícia em algumas emissoras de TV nas Filipinas. Um exemplo disse foi a reportagem realizada pela GMA News, que vocês podem assistir através do próprio canal da emissora no YouTube (maior parte do vídeo está em inglês):



Assim como essa outra reportagem realizada pela People's Television Network (PTV), também no próprio canal da emissora, no YouTube:



Aparentemente, a Diocese de Novaliches conseguiu uma boa repercussão na imprensa filipina!

A Suposta Origem da Informação Sobre os Tais Terços "Satânicos": Tudo Teria Começado Através de uma "Corrente" por Email?

 
Uma das mais antigas referências aos terços "satânicos" apareceu em uma espécie de seção de perguntas e respostas do site da Rede Global de Televisão Católica (EWTN), quando uma usuária chama Mel resolveu fazer uma pergunta ao Dr. Richard Geraghty (que faleceu em 23 de julho desse ano), ex-professor de filosofia na Casa dos Estudos de São José, uma instalação de nível universitário dos Missionários Franciscanos da Palavra Eterna, do grupo "EWTN", em agosto de 2007.

Uma das últimas imagens do Dr. Richard Geraghty (que faleceu em 23 de julho desse ano), ex-professor de filosofia na Casa dos Estudos de São José, uma instalação de nível universitário dos Missionários Franciscanos da Palavra Eterna, do grupo "EWTN"
Confira o que ela escreveu:

"Querido Dr. Geraghty,

Gostaria de avisar aos nossos amigos católicos sobre o
Terço da Nova Era. Eles não devem ser guardados. Sei que isso é verdade, porque minhas irmãs estavam em Medjugorje (em peregrinação), e elas receberam esse Terço da Nova Era gratuitamente. Há pessoas dando os mesmos de graça nas ruas. Um sacerdote, que também é exorcista em Medjugorje, disse às minhas irmãs para jogá-los fora imediatamente.

Aqui está o trecho de um e-mail que recebi recentemente: uma das coisas que devo mencionar é que isso está acontecendo no mundo inteiro, com
terços de plástico da Nova Era nas cores branco, azul e rosa. Não fazia ideia sobre eles até que fosse mencionado na viagem. Ao chegar em casa, vasculhei minha própria coleção de terços de plástico e encontre dois que tinham uma cobra enrolada acima da cabeça de Jesus e com a boca ao lado de seu rosto. Além disso, não havia a inscrição INRI e acredito que existam pentágonos nas extremidades. No verso, também há marcas de perfuração de algum tipo de cruz. Por favor lembre a todos de olharem cuidadosamente. Talvez você já esteja ciente, mas seria uma boa ideia dizer aos católicos o que vem acontecendo. Um padre disse que seria bom que fosse abençoado, mas outro sacerdote, a quem confio explicitamente, e que por sua vez é um padre mariano disse que, mesmo que seja abençoado, o mesmo não foi exorcizado e o Mal ainda pode persistir......  Yvonne.
Primeira parte da pergunta enviada por uma usuária chamada "Mel" para a EWTN, em 2007
AVISO TERÇO DA NOVA ERA

Esses terços apareceram à venda em centros de peregrinação em toda a Europa e, na maioria dos casos, são distribuídos GRATUITAMENTE. Eles são feitos de um plástico barato e vêm nas cores branco, azul ou rosa, com marca dizendo que foram feitos na Itália, mas ninguém sabe quem os produziu. Uma vez que eles estão disponíveis em locais de peregrinação, isso faz com que as pessoas automaticamente pensem que não faz mal algum serem utilizados. Informações sobre o perigo desses terços foram dadas no Cenáculo Mariano em Limoges, na França, em 14 de março de 2005. 

Por que eles são considerados da Nova Era?

Eles são considerados da Nova Era devido ao seu simbolismo que não é muito fácil de ver, exceto por uma inspeção minuciosa do crucifixo, algo que mostra uma história muito sinistra. Atrás da figura de Cristo, pode-se ver um caduceu, que é um polo vertical, representando a mediação entre o Céu e a Terra. É uma antiga varinha de arauto que foi carregada por deuses mensageiros assim como Hermes ou Mercúrio. A haste também é uma vara divinatória para medir a Terra e suas energias de poder. A serpente satânica é mostrada atrás da figura de Cristo, sendo retratada por uma serpente enrolada que significa poder latente, oculto, mas ainda não totalmente manifestado, um poder adormecido. Isso também pode representar aos satanistas que o Diabo é messiânico e redentor. Os círculos no crucifixo são símbolos greco-romanos, egípcios, fenícios chamados de Pentagrama, que é um importante sinal ocultista. Os círculos ou pentagramas têm cinco pontas que representam o espírito, o fogo, a terra, a água e o ar. O pentagrama inferior está de cabeça para baixo e representa o bode satânico. Os quatro círculos com pontos no centro significam ouro ou Sol na Alquimia. No geral, o significado é "A resolução de todas as possibilidades". Cristo não compartilha nenhuma plataforma com nenhum outro deus, filosofia ou sistema de crença ou deidade inferior, ainda menos em relação a Satanás. A representação de Cristo na cruz é o lugar mais importante de culto, adoração, veneração e glorificação para os católicos e muitos outros cristãos. Agora, os satanistas ou membros da "Nova Era" colocaram Satanás ao lado de Cristo. Alguns já disseram que, se esses terços forem abençoados, eles perdem qualquer poder negativo, e o que você acha? Está havendo um debate sobre isso atualmente.

Segunda parte da pergunta enviada por uma usuária chamada "Mel" para a EWTN, em 2007
Alguém realmente quer orar em um terço que retrata Satanás? O que precisamos nos perguntar é quem fez esses terços com esses símbolos que não deveriam estar lá!! Muito obrigada por todo o trabalho que você tem feito! O fórum EWTN é uma mídia muito importante para nos manter bem informados. Deus o abençoe!!"

Aparentemente, o assunto era tão pouco relevante, que o Dr. Richard Geraghty respondeu cerca de um mês depois, questionando a usuária se mais alguém já tinha ouvido falar desses terços da "Nova Era". Contudo, nunca mais houve nenhuma resposta.

Além disso, apesar de não haver nenhuma imagem exemplificando os desenhos contidos nesses terços, é possível encontrar um outro site chamado "Prayerful Woman", que reproduziu essa mesma história e acrescentou algumas imagens referentes aos mesmos.

Além disso, apesar de não haver nenhuma imagem exemplificando os desenhos contidos nesses terços, é possível encontrar um outro site chamado "Prayerful Woman", que reproduziu essa mesma história e acrescentou algumas imagens referentes aos mesmos
Infelizmente, não encontrei informações confiáveis referentes ao tal Cenáculo Mariano que teria sido realizado na cidade de Limoges, na França, e que tudo indica que essa história possa ter se originado em uma espécie de corrente por email há 10 anos atrás. O motivo? Existem diversas mensagens em fóruns de discussão católicos daquela mesma época de pessoas dizendo que tinham recebido um email contendo esse mesmo alerta (como exemplo, existe a seguinte mensagem de um usuário no fórum de discussão "Phatmass.com", em setembro de 2007, clique aqui para acessá-la).

A questão é que, de tempos em tempos, esse assunto volta a circular na internet, principalmente em sites de vertente supostamente católica, porém de cunho totalmente alarmista e beirando praticamente o fanatismo religioso. É muito complicado, quando você tentar pregar um ensinamento de paz, harmonia e amor ao próximo, e ao mesmo tempo alguém tenta impor a fé através do medo, de exorcismos sendo realizados rotineiramente por quaisquer motivos, entre outros comportamentos que se tornam bem nocivos para a sociedade e, inclusive, para a Igreja Católica como instituição. Podemos ver, por exemplo, essa mesma história circulando em 2008 e 2012 em um blog chamado "Mística Verdadera", e em outro site chamado "Foros de la Virgen María", também em 2012. Aquele vídeo publicado no YouTube em 2014, e compartilhado pelo padre filipino, é tão somente mais um exemplo de como a história vem sendo requentada desde, no mínimo, 2007.

Afinal de Contas, Onde Estão Exatamente Esses Tais Símbolos Supostamente Satânicos e Ocultistas?


Provavelmente você, assim como eu, não conseguiu encontrar nenhum símbolo supostamente satânico nas cruzes pertencentes aos terços ou terços mencionados, não é mesmo? Assim como no conto de fadas chamado "A Roupa Nova do Rei" onde só "os inteligentes podiam ver o tecido invisível", o principal argumento daqueles que impõe a fé através do medo é desqualificar o fiel mediano dizendo que seus olhos não são treinados, e que as pessoas não conseguem enxergar tais símbolos. Esse é o primeiro passo para entrar em uma espiral praticamente sem saída ao procurar desesperadamente por tais sinais ocultos, que poderiam estar representando uma grande ameaça a fé católica mundial. É exatamente isso que eles querem que vocês acreditem. De qualquer forma, vamos utilizar o vídeo publicado em 2014, no YouTube, para mostrar onde estariam esses tais símbolos.

Inicialmente, é citada a existência de pentágonos nas pontas do crucifixo e, em seguida, é apontado para a existência de um pentágono no interior de um pentagrama. A alegação é que os pentagramas são usados por membros da "Nova Era". Isso chega a ser um pouco inusitado e curioso, porque a quantidade de lados da figura geométrica no interior de uma estrela é equivalente ao número de pontas da mesma. Simplificando? Se uma estrela tiver seis pontas, formará um hexágono no centro. Se tiver sete pontas, formará um heptágono, e assim por diante. É difícil compreender qualquer tipo de símbolo satânico nessa primeira parte.

Inicialmente, é citada a existência de pentágonos nas pontas do crucifixo e, em seguida, é apontado para a existência de um pentágono no interior de um pentagrama. A alegação é que os pentagramas são usados por membros da "Nova Era"
Isso chega a ser um pouco inusitado e curioso, porque a quantidade de lados da figura geométrica no interior de uma estrela é equivalente ao número de pontas da mesma. Simplificando? Se uma estrela tiver seis pontas, formará um hexágono no centro. Se tiver sete pontas, formará um heptágono, e assim por diante
Posteriormente, é mencionada a ausência da inscrição "INRI". O vocábulo "INRI" é o acrônimo de "Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum", ("Jesus Nazareno Rei dos Judeus", em português). Segundo os evangelhos sinóticos foi o título que Pôncio Pilatos ordenou que fosse fixado na cruz onde Jesus Cristo foi crucificado, indicando o motivo da morte. O Evangelho de São João declara, que Pilatos mandou redigir o texto em latim (Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum), em grego (Ἰησοῦς ὁ Ναζωραῖος ὁ Bασιλεὺς τῶν Ἰουδαίων) e aramaico (ישועהנצרתמלךהיהודים).

Posteriormente, é mencionada a ausência da inscrição "INRI"
O vocábulo "INRI" é o acrônimo de "Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum", ("Jesus Nazareno Rei dos Judeus", em português). Segundo os evangelhos sinóticos, foi o título que Pôncio Pilatos ordenou que fosse fixado na cruz onde Jesus Cristo foi crucificado, indicando o motivo da morte
Agora, será mesmo que é essencial haver essa inscrição em terços? Se formos na loja oficial do Santuário Nacional de Aparecida veremos inúmeros terços dos mais variados modelos, estilos e materiais, que não possuem essa inscrição. Considerando que o Santuário de Aparecida é um templo religioso católico muito respeitado no Brasil e no mundo, e já recebeu a visita de três papas (João Paulo II, Bento XVI e Francisco) é impossível que vendessem algo que não estivesse em conformidade com a fé católica. Concordam?

Indo mais adiante, o vídeo alega a existência de uma cobra ou serpente atrás da cruz de Jesus, mostrando até mesmo o que seria a cabeça do animal bem ao lado da cabeça de Jesus. No entanto, não é possível notar nenhuma cobra enrolada, o que denota que alguém interpretou isso por mera liberalidade.

Então, o video alega a existência de uma cobra ou serpente atrás da cruz de Jesus, mostrando até mesmo o que seria a cabeça do animal bem ao lado da cabeça Jesus
No entanto, não possível notar nenhuma cobra enrolada, o que denota que alguém interpretou isso por mera liberalidade
No texto publicado em 2007 chegou a ser informado, que o desenho seria um "caduceu", porém aqui reside um pequeno problema: o caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Na imagem não é possível ver absolutamente nada disso.

Para finalizar o vídeo aponta para a presença de sóis nas extremidades do crucifixo, dentro dos pentágonos. É mencionado que esse seria um "Sol espiritual" bem conhecido na Alquimia e por membros da "Nova Era".

Para finalizar o vídeo aponta para a presença de sóis nas extremidades do crucifixo, dentro dos pentágonos. É mencionado que esse seria um "Sol espiritual" bem conhecido na Alquimia e por membros da "Nova Era"
Infelizmente, também não dá para entender como o Sol poderia ser considerado um símbolo ocultista ou até mesmo satânico. Contudo, seria interessante que tivéssemos a opinião de outros padres e membros da Igreja Católica sobre esse assunto, não é mesmo? Acreditem, isso já aconteceu no passado, mas essa é aquela parte que geralmente não fazem muita questão de contar para vocês. Vamos conferir isso a seguir!

A Realidade Por Trás dos Símbolos Supostamente Satânicos: Uma Completa Falta de Informação Por Parte de Quem Impõe a Fé Através do Medo


Vamos começar a ampliar o horizonte de vocês com uma postagem do padre Eduardo Hayen Cuarón em seu próprio blog, no dia 23 de agosto de 2014. Eduado Cuarón é sacerdote da Diocese de Ciudad Juárez, que por sua vez é uma cidade mexicana no estado de Chihuahua, e fez a seguinte declaração:

"Alguns fiéis estão preocupados com os símbolos de um terço, que está em evidência, e que parece satânico para eles. Ele é de plástico, popular e barato. Atrás do Cristo aparece uma serpente enrolada na estaca vertical da cruz. Na realidade, a serpente não tem nada a ver com Satanás, mas com a serpente de bronze que Moisés ergueu no deserto para trazer vida e saúde. Se o medo é em relação aos pentagramas, que aparecem nas extremidades da cruz, saiba que nada tem que ver o diabo; trata-se das cinco chagas de Cristo em sua Paixão. Os sóis não são símbolos "Illuminati", lembrem-se que Cristo é o Sol que nasce do Alto. Se alguém pensa que, ao orar com esse terço Deus não ouvirá, e que as orações serão direcionadas ao diabo, está enganado. Não há razões sérias para demonizar o objeto e nem há motivo de imaginar o diabo em todos os lugares."

Eduado Cuarón, sacerdote da Diocese de Ciudad Juárez, uma cidade mexicana no estado de Chihuahua
Um usuário de forma anônima chegou a perguntar de onde partiu a ideia tão forte de que esse tipo de terço seria tão maligno. Como resposta, o padre Eduado Cuarón deu uma verdadeira lição: "Comprei uma cobra de plástico como brinquedo para o meu cachorro. A senhora que trabalha em minha casa disse-me que se sentia desconfortável com esse objeto. Ela é uma pessoa religiosa e talvez viu na cobra de plástico um símbolo de Satanás. Parece que está vendo um fantasma. Não há razão para pensar que seja um símbolo satânico, já que as cobras são animais, e ponto final. Enquanto ela tem medo do brinquedo, meu cachorro está feliz em mordê-lo, e fico feliz em vê-lo brincando. Acredito que ver o diabo nesse terço tem origens em certos espíritos religiosos que não sabem discernir a presença real do diabo, e acabam o vendo em todos os lugares."

Agora, um dos melhores textos sobre esse assunto é do padre Luis Santamaría del Río, um sacerdote católico diocesano zamorano, especialista em seitas e diretor de comunicação da Diocese de Zamora, na Espanha. Seu texto foi publicado no site Aleteia (uma plataforma online de mídia social digital, disponível em sete idiomas, que tem por foco conteúdo, notícias e informações voltadas ao público católico e simpatizantes) alguns dias antes, no dia 14 de agosto daquele mesmo ano.

Inicialmente, Luis Santamaría disse que era cada vez mais comum ouvir pessoas se posicionando contra o uso dos conhecidos terços de plástico, muito populares por seus baixos preços. Tais pessoas, inclusive da Renovação Carismática, diziam que esses terços seriam satânicos, maçônicos ou da "Nova Era". Os detratores desses terços indicavam uma série de características que os levariam a chegar a essa conclusão. Assim sendo, Luis Santamaría fez uma análise bem objetiva da situação.

Inicialmente, Luis Santamaría (na foto) disse que era cada vez mais comum ouvir pessoas se posicionando contra o uso dos conhecidos terços de plástico, muito populares por seus baixos preços
De acordo com Luis Santamaría, os terços que estão no centro da polêmica são fabricados em plástico e em quantidades industriais, o que os torna muito econômicos e ideais para distribuir em santuários marianos, encontros juvenis etc. Existem diversos tipos, mas todos se destacam pela sua simplicidade. Para vocês terem uma ideia, uma das notícias anteriores à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri, em 2011, e que chamou muito a atenção, foi a do empacotamento de sete toneladas de terços fabricados por uma empresa do Equador, prontos para serem colocados na mochila dos peregrinos. São terços que, além disso, têm muita aceitação nos países pobres, como era de se esperar, e que são utilizados por diversas instituições católicas em seu apostolado para difundir essa importante forma de oração e de devoção mariana. Também têm sido muito utilizados como acessório de moda, despojados do seu uso religioso e popularizados com uma função ornamental (colar, pulseira etc.), sendo utilizados, inclusive, por algumas celebridades.

Uma vez não há nenhuma prova documental nem de outro tipo que apoie a difusão desses terços por parte de sociedades secretas, seitas ou qualquer outro obscuro interesse anticatólico, a maior parte dos argumentos contra seu uso e distribuição se baseiam na simbologia que eles possuem. Certamente, aqui encontramos um discurso pouco sólido, baseado na falta de clareza da simbologia e da iconografia, que distorce e muito a interpretação de sinais e símbolos. Em seguida, Luis Santamaría começou a analisar cada um dos elementos, presentes na cruz do terço, ainda que fossem pouco visíveis.

1. A Serpente Atrás do Corpo de Jesus Crucificado


Esse é, sem dúvida alguma, o elemento mais controverso. Isso porque na iconografia cristã, e também em grande parte fora dela, esse réptil simboliza o diabo e tudo o que se relaciona com as forças do Mal. Como exemplo paradigmático, a serpente no relato da queda original de Adão e Eva. Por isso dizem, que haveria uma clara intenção satânica.

Entretanto, também existe uma importante base bíblica sobre a referência da serpente ao próprio Cristo, baseada precisamente no texto do Gênesis, já que a tradição cristã, desde São Paulo, fez um paralelismo entre a figura de Adão e a de Jesus, entre a árvore do conhecimento do bem e do mal com a árvore da cruz. Juntamente com isso existe uma passagem do Êxodo na qual Moisés, por indicação de Deus, confecciona uma serpente de bronze e a coloca no alto de um cajado, para que todos os feridos por picada de serpente olhem para ela e se salvem da morte. O próprio Jesus aludiu aquele texto à sua pessoa e à sua Paixão e, por isso, a serpente também pode representar Cristo, sobretudo no momento da crucificação.

Juntamente com isso existe uma passagem do Êxodo na qual Moisés, por indicação de Deus, confecciona uma serpente de bronze e a coloca no alto de um cajado, para que todos os feridos por picada de serpente olhem para ela e se salvem da morte.
Na história da arte, há testemunhos disso, sobretudo no Oriente, onde encontramos báculos episcopais com a serpente ou com dois ofídios se enfrentando, que podem ser entendidos como Cristo e Satanás, ou como sinal da prudência e da sabedoria, que devem ser características do pastor ("astutos como serpentes", utilizando as palavras de Jesus).

2. O Sol ou os Sóis (um em cada extremidade da cruz)


Os críticos desses terços alegam que nos encontramos claramente diante de um símbolo maçônico ou inclusive dos "Illuminati". Contudo, conhecemos perfeitamente o uso da simbologia solar para nos referirmos a Jesus Cristo, algo que também está mencionado na Bíblia, onde Zacarias em seu cântico ("Benedictus") refere-se ao aguardado Messias como "o Sol que nasce do Alto".

Entretanto, conhecemos perfeitamente o uso da simbologia solar para nos referirmos a Jesus Cristo, algo que também está mencionado na Bíblia, onde Zacarias em seu cântico ("Benedictus") refere-se ao aguardado Messias como "o Sol que nasce do Alto".
Além disso, a tradição cristã viu no astro-rei um sinal de Cristo ressuscitado e, por isso, as igrejas se "orientaram" (voltaram-se para o Oriente), bem como grande parte das liturgias cristãs, nas quais o povo, encabeçado pelo ministro que preside a assembleia, louva Deus olhando para o Oriente, a direção na qual o sol nasce.

3. Os Pentágonos


Os pentágonos nas extremidades da cruz também são controversos, já que o pentágono, sobretudo com a estrela de cinco pontas em seu interior, é um símbolo utilizado comumente na magia, no ocultismo e inclusive no satanismo. Algo parecido acontece com o número 5.

Entretanto, esse número também está associado tradicionalmente à cruz, já que foram cinco as chagas de Jesus Cristo (mãos, pés e lateral do corpo). E isso não se reflete somente na misericórdia popular (pensemos, por exemplo, na oração de São Francisco Xavier às cinco chagas), mas também na simbologia.

Entretanto, esse número também está associado tradicionalmente à cruz, já que foram cinco as chagas de Jesus Cristo (mãos, pés e lateral do corpo). E isso não se reflete somente na misericórdia popular (pensemos, por exemplo, na oração de São Francisco Xavier às cinco chagas), mas também na simbologia.
Como exemplo de uma representação que sai do âmbito religioso, temos o escudo de Portugal, que está formado por cinco escudos que representam os cinco reinos árabes conquistados pelo rei Afonso Henrique. E estes cinco escudos, por sua vez, têm outros cinco escudos em seu interior, que simbolizam as chagas de Cristo.

4. A Ausência do "INRI"


A ausência do "INRI" é, no mínimo, outro elemento interessante. Os críticos afirmam que, ao privar a cruz da sua "epígrafe", o homem pregado nela é descaracterizado, deixando de ser Jesus Cristo. Sabemos que "INRI" é a sigla latina do que foi escrito na condenação feita por Pilatos, segundo o evangelho de João: "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus".

Entretanto, muitas outras cruzes não têm essa "epígrafe" e nem por isso são anticristãs. Às vezes, como certamente ocorre neste caso, busca-se simplificar, dada a simplicidade da representação ou seu tamanho tão pequeno. Nesse ponto, Luis Santamaría disse que estava certo que se aparecesse o "INRI", os detratores desses terços o interpretariam em sua versão maçônica, assim como fizeram com os símbolos anteriores. Sim, porque a maçonaria fez uma releitura da inscrição ao citar: "Igne Natura Renovatur Integra" ("A Natureza Inteira é Renovada pelo Fogo", em português), eliminando a referência cristológica, e assim também procederam alguns grupos gnósticos. Resumindo: se não tem "INRI", a cruz é maligna. E se tivesse, também seria.

A ausência do "INRI" é, no mínimo, outro elemento interessante. Os críticos afirmam que, ao privar a cruz da sua "epígrafe", o homem pregado nela é descaracterizado, deixando de ser Jesus Cristo. Entretanto, muitas outras cruzes não têm essa "epígrafe" e nem por isso são anticristãs
Além disso, alguns acreditam ver demônios nos extremos da cruz em algumas versões desses terços, mas não se pode ver nada com clareza. Poderiam ser também anjos (e não diabinhos já que, pelo que se pode notar são "crianças"), assim como existem em muitas outras cruzes. Também confundem os raios que há atrás de suas cabeças com chifres. Em alguns terços, há rosas nas extremidades da cruz, elementos que, obviamente, têm sua interpretação esotérica (a Ordem da Rosa Cruz, por exemplo), mas que são totalmente normais em um objeto que se chama "rosário" (que na prática é um terço), e está vinculado a esta flor.

Um Pouco de Fé e Bom Senso: Os Terços Não São Satânicos


Segundo Luis Santamaría, uma emissora italiana entrevistou um desses fabricantes, e ele desconhecia completamente essa polêmica (como provavelmente vocês também desconheciam). Assim sendo, ele pediu um  pouco de bom senso e, sobretudo, senso de fé, visto que esse história de que cada terço que se reza com esses objetos não seria uma oração que chega a Deus e a Maria, mas ao próprio Satanás, é algo que não tem sentido na ótica cristã. Aliás, Luis Santamaría propôs um interessante exercício de reflexão. Afinal de contas, o ato diabólico não seria realmente convocar as pessoas a destruir tais terços, desconfiar deles e semear a dúvida sobre a utilidade e eficácia da oração simples e confiada a Deus? Interessante, não é mesmo?

Enfim, AssombradOs, conforme vocês podem ver nem precisei explicar detalhadamente a simbologia do Sol, do pentagrama (que originalmente não é satânico, diga-se de passagem), do caduceu, do número cinco ou da serpente. Até poderia fazer isso, assim como fiz no caso do "hand spinner" (ou "fidget spinner", como quiserem), mas acredito que as explicações dos padres Eduardo Hayen Cuarón e Luis Santamaría são mais do que suficientes para ilustrar o atual cenário daqueles que tentam semear e difundir ensinamentos religiosos a base do medo, da espetacularização do ritual de exorcismo, que é praticado de forma desenfreada, principalmente em comunidades mais humildes com o tráfico de drogas, pessoas e onde a violência impera. É natural que as pessoas tentem se apoiar em algo para terem esperança de um futuro melhor e esquecer as mazelas do cotidiano, mas infelizmente elas se deparam com congregações, dioceses e seitas religiosas que fazem uma verdadeira lavagem cerebral em seus cabeças, e lhes negam a oportunidade de conhecer cada elemento de sua crença de forma adequada.

Não encontrei elementos suficientemente claros de que tais terços sejam satânicos, e a origem de toda essa história está mais para um antigo boato propagado em uma época que as contas de email eram muito importantes para a comunicação na internet. Hoje em dia, tais boatos circulam em contas no Twitter e no Facebook e, aparentemente, a Diocese de Novaliches encontrou um meio perfeito para semear o que ela acredita ser a vontade de Deus. Provavelmente, essa história irá aparecer novamente na internet em algum outro momento, visto que há pelo menos 10 anos as mesmas informações são exaustivamente repetidas, e não é oferecido nenhum outro elemento comprobatório. Resta saber apenas quando.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://blogdelpadrehayen.blogspot.com.br/2014/08/el-rosario-satanico.html
http://cbcpnews.net/cbcpnews/faithful-warned-about-satanic-rosaries/
http://es.catholic.net/op/articulos/53806/cat/13/es-verdad-que-existe-un-rosario-satanico-masonico-o-de-la-nueva-era.html
http://forosdelavirgen.org/40584/se-esta-vendiendo-un-rosario-del-maligno-cuidado-2012-02-22/
http://misticaverdadera.blogspot.com.br/2008/11/rosario-nueva-era_11.html
http://misticaverdadera.blogspot.com.br/2012/02/catolicos-quieren-que-se-destruya-este.html
http://paieterno.com.br/site/2017/01/26/voce-sabe-a-diferenca-entre-terco-e-rosario/
http://www.apparitionsites.com/apparition-sites/new-age-rosaries.htm
http://www.lojasantuarionacional.com.br/acessorios/tercos
http://www.santuarioeucaristico.com.br/liturgia.php?id=12
http://www.sunstar.com.ph/manila/local-news/2017/09/06/catholic-faithful-warned-vs-satanic-rosaries-562581
https://pt.aleteia.org/2014/08/18/e-verdade-que-o-terco-de-plastico-e-satanico/
https://web.archive.org/web/20140817220141/http://www.aleteia.org:80/es/religion/articulo/es-cierto-que-existe-un-rosario-satanico-masonico-o-de-la-nueva-era-5791817068969984?page=2
https://www.aciprensa.com/noticias/exorcista-alerta-a-catolicos-sobre-rosarios-satanicos-en-filipinas-99710/
https://www.facebook.com/NovalichesDiocese/posts/1439187016195230
https://www.facebook.com/NovalichesDiocese/posts/1449181425195789
https://www.facebook.com/NovalichesDiocese/posts/1451227871657811
https://www.facebook.com/brosh.legaspi/posts/10210383196278457
https://www.facebook.com/brosh.legaspi/posts/10210383206998725
https://www.facebook.com/brosh.legaspi/posts/10210384527791744
https://www.facebook.com/brosh.legaspi/posts/10210391571087822
https://www.facebook.com/isabelrosariononacidos/
https://www.facebook.com/notes/rosario-de-los-ni%C3%B1os-no-nacidos-inmaculada-virgen-maria/divulgar-se-nos-ha-dicho-que-no-compren-este-rosario-por-tener-los-cuatro-simbol/445110908426/
https://www.thesun.co.uk/news/4394932/illuminati-satanists-are-handing-out-of-cursed-rosary-beads-to-unsuspecting-catholics-leaving-them-haunted-by-evil-spirits-warns-chief-exorcist/
https://www.youtube.com/watch?v=4KAW9sF4wGY
Comentários