24 de agosto de 2017

Conheça a "Annabelle Irlandesa" e um Outro Caso Envolvendo uma Suposta "Casa Assombrada" no Vilarejo de Melbourn, no Reino Unido!


Por Marco Faustino

Isso está quase virando uma espécie de tradição, visto que sempre tento trazer inúmeros casos de supostas "atividades paranormais", que são divulgados ao redor do mundo, para vocês em uma só tacada. Geralmente, a absoluta maioria dos casos ocorre no Reino Unido, devido a famosa e muitas vezes famigerada indústria do paranormal (algo que venho comentando com vocês ao longo do tempo), e não costuma ser tão interessante ao ponto de fazer jus ao tempo que vocês se dedicam a acompanhar os casos. Afinal de contas, meu objetivo é trazer casos ou situações que agreguem algo importante, nem que seja uma visão mais ampla dos casos que são propagados de forma indiscriminada por aí. Assim sendo, no meio de tantos casos, alguns acabam despontando e se tornam bem interessantes para serem comentados.

Essa foi a situação, por exemplo, daqueles três casos de supostos "fantasmas", que tinham viralizado ao redor do mundo entre o fim de julho e início desse mês de agosto. O primeiro deles era de uma cantora "canadense" chamada "Melo Lv", que tinha feito um vídeo juntamente com a sua amiga, em uma piscina quando, de repente, teria surgido o que alguns começaram a dizer que seria uma "criança de olhos negros" ao fundo, sendo que a mesma teria desaparecido após alguns meros segundos. O segundo caso tratava-se de um homem que tinha se hospedado em um hotel no estado norte-americano do Texas, porém uma série de "atividades paranormais" teriam acontecido em seu quarto, sendo tudo registrado através do seu próprio celular. Já o terceiro tinha acontecido em uma pequena rua da Irlanda do Norte, onde um suposto "fantasma" teria sido registrado atravessando a rua e "desaparecendo" logo em seguida. Como sempre faço, fui atrás de cada uma dessas histórias para tentar descobrir se tinham alguma mínima chance de serem verdadeiras ou não. Vale muito a pena conferir (leia mais: Conheça 3 Estranhos Casos de Supostos "Fantasmas" que vêm Tomando Conta das Redes Sociais ao Redor do Mundo!).

Agora, vou trazer ao conhecimento de vocês cerca de dois casos que foram divulgados recentemente pela mídia britânica. O primeiro deles será sobre uma boneca chamada "Annabelle", que estaria sendo responsável por uma série de atividades paranormais na casa de uma moradora da Irlanda (aliás, a Irlanda não faz parte do Reino Unido, apenas a Irlanda do Norte). Já o segundo caso envolve uma casa supostamente assombrada, na qual um "investigador paranormal" teria registrado o incrível momento em que um "fantasma" destranca a janela e, em seguida, abre a mesma. Será que dessa vez teremos algum caso, que forneça uma prova cabal sobre o mundo do sobrenatural ou paranormal? Será que finalmente algum caso foi divulgado de forma digna e honesta? Vamos saber mais sobre esse assunto?

A "Annabelle Irlandesa": Uma Boneca "Assombrada" Estaria Assustando Animais e Provocando uma Série de "Atividades Paranormais", na Irlanda?


Toda essa história sobre uma "versão irlandesa" da famosa boneca Annabelle, que muito provavelmente vocês conhecem e dispensa comentários adicionais, ao menos nesse primeiro momento, surgiu no tabloide britânico "Daily Rercord", no dia 14 de agosto desse ano. E, por mais incrível que isso possa parecer, o mesmo não foi atribuído inicialmente a nenhuma agência de notícias, assim como a Caters / Mercury News, que normalmente costuma propagar tais casos de cunho "paranormal" ou "sobrenatural" no Reino Unido. Tudo indicada que, a responsável por trazer esse caso à tona, tivesse sido uma jornalista chamada Beverley Lyons (essa informação será contestada mais adiante).

Na notícia intitulada "Watch as 'haunted' doll Annabelle freaks out woman in her own home and terrifies her dog" ("Assista a maneira pela qual a boneca "assombrada" Annabelle enlouquece uma mulher em sua própria casa, e aterroriza seu cachorro", em português) é mencionado que uma escocesa teria ficado em pânico após ter ocorrido uma série de acontecimentos assustadores envolvendo uma boneca, que ela disse acreditar que tinha cerca de 100 anos de idade. Essa escocesa chama-se Natalie Mellon, 33 anos, que teria "herdado" o antigo brinquedo depois que um amigo de seu sogro a descobriu em um sótão. Ela passou a chamar a boneca, do estilo "Tiny Tears", de Annabelle devido ao filme de terror, onde uma boneca aparentemente inocente ganha vida própria. Aliás, nesse ponto vocês podem achar que a boneca seria escocesa, e não irlandesa conforme mencionado no título referente a esse caso, mas daqui a pouco explico esse "pequeno detalhe".

Na notícia publicada pelo Daily Record é mencionado que uma escocesa teria ficado em pânico após ter ocorrido uma série de acontecimentos assustadores envolvendo uma boneca, que ela disse acreditar que tinha cerca de 100 anos de idade.
Desde que ela levou a "Annabelle" para casa, Natalie, moradora da cidade de Glasgow (essa informação também será contestada mais adiante), teria passado a vivenciar uma série de "fenômenos paranormais", que incluíam:
  • Seus cachorros de estimação ficam acuados nos cantos das paredes sempre que a Annabelle está em algum cômodo da casa;
  • Os armários da cozinha abre sozinhos, quando a boneca está por perto;
  • Uma amiga já teria comentado ter ouvido barulhos estranhos no interior da casa, e quando foi verificar teria encontrado a boneca do lado de fora do quarto.
Agora, a boneca acabou sendo banida para o galpão de jardinagem, na esperança de que os estranhos fenômenos assustadores fossem definitivamente interrompidos.

"Sempre amei antiguidades e me apaixonei por ela assim que a vi. Ela parece um pouco assustadora, mas não fiquei assustada quando a vi. Tenho quatro cães, mas eles ficam apavorados, e não querem ficar no mesmo quarto que ela. Nós a chamamos de Annabelle devido ao filme de terror. Contudo, estou começando a achar que tem algo a mais acontecendo", disse Natalie, que é fotógrafa, e sempre se interessou pelo sobrenatural, mas nunca havia se deparado com nada estranho anteriormente.

Foto de Natalie Mellon passeando com seus dois dos seus cães, em Ballinamuck, na Irlanda
Foto mostrando Natalie Mellon e seus outros cães, em Ballinamuck, na Irlanda
"Já estive em casas supostamente assombradas antes, mas nunca aconteceu nada. Além dos meus cães latirem incessantemente para a Annabelle, ela aprontou algumas coisinhas. Uma das minhas amigas passou a noite na minha casa e ouviu o som de batidas do lado de fora do quarto. Não havia janelas ou portas abertas, mas pela manhã ela encontrou a Annabelle do lado de fora do quarto, sendo que a boneca não estava lá quando ela foi dormir. Ela pensou que eu tivesse colocado ela lá, de brincadeira, mas eu ainda estava dormindo", continuou.

Recentemente, Annabelle teria aberto a porta do armário da cozinha e deslizado uma faca (não é bem uma faca, mas explicarei isso mais adiante) sobre um balcão em direção ao chão, enquanto Natalie estava tirando fotos de si mesma (as famosas "selfies") com o celular. O incidente foi registrado em um vídeo, que vocês podem conferir abaixo, através de um canal de terceiros, no YouTube:



Além disso, após Natalie gravar um vídeo sobre Annabelle (não foi mencionado qual foi exatamente esse vídeo), ela disse que caiu um enorme raio no lado de fora de sua casa.

"Quando vim para a cozinha, eu fiquei muito assustada. E continuei olhando para o armário. A Annabelle pode ficar no galpão de jardinagem por enquanto. Não fico assustada com facilidade, e achei bem engraçado depois. Tenho certeza que deve haver uma explicação lógica", completou.

Recentemente, Annabelle teria aberto a porta do armário da cozinha e deslizado uma faca sobre um balcão em direção ao chão, enquanto Natalie estava tirando fotos de si mesma (as famosas "selfies") com o celular
Alguns dias depois, no dia 17 de agosto, o caso da boneca "Annabelle" voltou a repercurtir através do site do jornal irlandês "Longford Leader." Na notícia intitulada "Creepy, haunted doll wreaking havoc in Ballinamuck" ("Assustador, boneca assombrada está causando estragos em Ballinamuck", em português) e assinada pela jornalista Jessica Thompson, é mencionado inicialmente que, se qualquer pessoa acreditasse no sobrenatural e tivesse medo de bonecas antigas, talvez não fosse querer visitar a casa de Natalie Mellon, na cidade irlandesa de Ballinamuck, visto que ela tem uma boneca, que certamente ninguém iria querer conhecer.

Foto da casa de Natalie Mellon, na cidade de Ballinamuck, na Irlanda
Nesse ponto é importante mencionar que a cidade de Ballinamuck, na verdade, é uma pequena comunidade cuja população urbana é de apenas 250 pessoas, e fica localizada no condado de Longford, a 130 km a noroeste de Dublin, a capital da Irlanda.



Foto do Centro de Preservação do Centro do Patrimônio Histórico de Ballinamuck, na Irlanda
O texto também dizia, que eles sabiam que ainda não era o Dia das Bruxas, mas se os poltergeists fossem reais, eles provavelmente não se importariam se era ou não dia 31 de outubro. Agora, lembram que Natalie havia mencionado acreditar que a boneca tinha 100 anos de idade e que um amigo do sogro dela tinha dado a boneca para ela? Pois bem, reparem nas novas declarações que ela fez para o jornal "Longford Leader".

"A boneca foi entregue a mim pelo meu sogro, depois que ele fez uma limpeza no sótão dele. Era propriedade de alguma tia, acreditamos que tenha cerca de 60 anos de idade, mas quem vai saber?", disse Natalie em entrevista ao "Longford Leader".

Natalie veio de Glasgow, a capital da Escócia, onde ela era modelo. Ela se mudou para a cidade de Ballinamuck, porque acreditou que seria uma "comunidade adorável e acolhedora", onde sua filha poderia descobrir suas raízes irlandesas e ter um "sotaque legal". Agora, Natalie tem sua própria empresa no ramo fotográfico, sendo que ela tira fotos no estilo boudoir com um toque vintage, razão pela qual ela tem interesse em antiguidades.

Natalie veio de Glasgow, a capital da Escócia, onde ela era modelo. Ela se mudou para a cidade de Ballinamuck, porque acreditou que seria uma "comunidade adorável e acolhedora", onde sua filha poderia descobrir suas raízes irlandesas e ter um "sotaque legal".
Vale ressaltar nesse ponto que boudoir é uma palavra francesa e significa o quarto de uma mulher. É justamente por isso que a sessão fotográfica boudoir geralmente é feita em um cenário como um quarto ou cenário com essa ambientação. Um lugar íntimo para criar imagens elegantes que podem ser suaves, românticas, bem sensuais ou levemente sensuais.

O foco principal de um fotógrafo boudoir é capturar a mulher da forma mais lisonjeira, registrando poses que valorizam o seu tipo de corpo, porém jamais sendo vulgar. Um dos destaques do boudoir é que ele eleva bastante a autoestima da mulher, fazendo-a se sentir mais bonita e valorizada.

O foco principal de um fotógrafo boudoir é capturar a mulher da forma mais lisonjeira, registrando poses que valorizam o seu tipo de corpo, porém jamais sendo vulgar. Um dos destaques do boudoir é que ele eleva bastante a autoestima da mulher, fazendo-a se sentir mais bonita e valorizada.
Voltando ao nosso caso, seu sogro pensou que ela gostaria de usar a boneca antiga em uma sessão de fotos, mas ninguém mais na casa de Natalie achou essa ideia tão boa assim.

"Ela era realmente muito linda e senti uma boa vibração vindo dela, mas ninguém mais achou isso. Meus cachorros ficam bravos com ela, minha filha se recusa a ficar no mesmo cômodo que ela e, desde que o armário abriu sozinho, a boneca passou a dormir no galpão de jardinagem", disse Natalie.

O site do jornal "Longford Leader" voltou a comentar sobre o vídeo em que mostra Natalie tirando selfies, com a boneca sentada em segundo plano. De repente, uma faca desliza do balcão da cozinha e uma porta do armário abre, deixando a Natalie em choque. Segundo Natalie, tudo começou quando a maioria das pessoas que a visitavam começaram a ter uma má impressão da boneca, depois começaram a ser sentirem mal quando estavam perto da mesma, até chegar ao ponto de ouvirem batidas nas portas, algo que teria sido testemunhado por uma amiga dela chamada Jen Halford.

Foto de Natalie juntamente com um dos seus cães de estimação e sua filha
Ainda de acordo com Natalie, as coisas começaram a ser mover nos cômodos em que a boneca estava, a exemplo do que foi mostrado no vídeo. Aliás, Natalie tinha ido almoçar fora juntamente com o seu marido, e ao chegar em casa resolveu tirar algumas selfies. Contudo, ela apertou sem querer o botão de gravar. Então, ela disse que resolveu aproveitar o momento para fazer um pequeno vídeo musical dela mesma e, aquilo que aparece no vídeo, simplesmente aconteceu. Além disso, Natalie disse que já tentou encontrar uma razão lógica para o que aconteceu, mas não fazia a menor ideia.

"Acredito que, não é porque você não tem uma explicação para dar, que não exista uma, e não sou o tipo de pessoa que se assusta com 'fantasmas'... mas novamente, só para deixar claro, ela ainda está dormindo no galpão de jardinagem", disse Natalie, dando uma risada.

Confira o vídeo realizado por Natalie, e que foi divulgado pelo jornal Longford Leader, através de um canal de terceiros, no YouTube (reparem que a qualidade de imagem desse suposto "fenômeno paranormal" é bem melhor do que o vídeo anterior):



O texto também mencionou o incidente em que uma amiga passou a noite na casa de Natalie, em Ballinamuck, quando ouviu sons de batidas no lado de fora do quarto, no meio da noite. Pela manhã, a amiga encontrou a boneca na porta do quarto, e acreditou se tratar de uma brincadeira da Natalie que, por sua vez, disse que estava dormindo e que não tinha nada a ver com a história.

Aliás, a Natalie também mostrou fotos da "Annabelle" com um pássaro na cabeça que, segundo ela, estava sentado na cabeça da boneca, quando ela acordou na manhã anterior. Algo que, segundo ela, soava muito Alfred Hitchcock.

Aliás, a Natalie também mostrou fotos da "Annabelle" com um pássaro na cabeça que, segundo ela, estava sentado na cabeça da boneca, quando ela acordou na manhã anterior. Algo que, segundo ela, soava muito Alfred Hitchcock.
Foto da boneca Annabelle com um pássaro em sua cabeça
Natalie também esperava encontrar alguém que conhecesse um pouco sobre o sobrenatural, e que pudesse dar uma ideia sobre o que estava acontecendo mas, por enquanto, ela não tinha planos de se livrar da boneca assustadora. Ela disse que a boneca emanava uma aura, mas que ela gostava disso. Em sua opinião era uma espécie de carisma, um charme dela, então ela não iria para lugar algum.

A Realidade Por Trás de Toda Essa História Envolvendo a "Annabelle Irlandesa": A Origem da Má Informação


Lembram que eu disse que o caso não aparentava, ao menos não inicialmente, estar atrelado a nenhuma agência de notícias, que costuma divulgar casos de cunho paranormal ou sobrenatural, a exemplo da Caters / Mercury News and Media? Pois bem, ao procurar por mais detalhes dessa história, me deparei com o perfil de Natalie, no Facebook, que não irei divulgar aqui por questão de privacidade, e através dele pude notar uma postagem, onde ela divulga aquela sequência de três vídeos (onde Natalie apresenta a boneca com supostos "cem anos de idade", onde um utensílio doméstico cai do balcão e a porta do armário da "cozinha abre sozinho", e a cena de um dos seus cachorros, o menor deles, latindo e com medo da Annabelle) ao compartilhá-lo a partir da página de um site chamado "The Showbiz Lion".

Ao procurar por mais detalhes dessa história, me deparei com o perfil de Natalie, no Facebook, que não irei divulgar aqui por questão de privacidade, e através dele pude notar uma postagem, onde ela divulga aquela sequência de três vídeos ao compartilhá-lo a partir da página de um site chamado "The Showbiz Lion".
Provavelmente, você não conhece esse site, mas o mesmo trata-se de um blog escocês sobre o mundo do entretenimento, das celebridades, da TV, do cinema, da música e também uma certa dose de fofocas, que é mantido pela premiada jornalista escocesa Beverley Lyons. Simplesmente, Natalie vendeu sua história e boa parte do material audiovisual do caso para o "The Showbiz Lion", razão pela qual o caso surgiu inicialmente no blog da jornalista Beverley Lyons, no dia 13 de agosto, e posteriormente foi publicado no Daily Record, no dia seguinte (14), pela própria jornalista.

Aliás, isso também explica, o porque o restante dos tabloides britânicos, exceto o site do jornal irlandês "Longford Leader", possuem o mesmo texto, as mesmas imagens e os mesmos vídeos.

Provavelmente, você não conhece esse site, mas o mesmo trata-se de um blog escocês sobre o mundo do entretenimento, das celebridades, da TV, do cinema, da música e também uma certa dose de fofocas, que é mantido pela premiada jornalista escocesa Beverley Lyons.
Simplesmente, Natalie vendeu sua história e boa parte do material audiovisual do caso para o "The Showbiz Lion", razão pela qual o caso surgiu inicialmente no blog da jornalista Beverley Lyons, no dia 13 de agosto, e posteriormente foi publicado no Daily Record, no dia seguinte (14), pela própria jornalista.
Nessa ocasião, o "The Showbiz Lion" desempenhou o papel de uma agência de notícias ao fornecer o conteúdo para a divulgação do que Natalie estaria vivenciando. Resumindo? Existe uma clara e nítida vantagem financeira ao relatar o caso. Não que seja errado ganhar dinheiro, mas normalmente casos assim raramente possuem alguma veracidade, ainda que mínima. Esse, infelizmente, não foi uma exceção e vou explicar o porquê.

Vamos começar pelo nome da boneca, "Annabelle" e por supostos fenômenos paranormais atrelados a mesma, justamente após 2 dias do lançamento do filme "Annabelle 2 - A Criação do Mal", no Reino Unido e na Irlanda (por lá o filme foi lançado no dia 11 de agosto). Em segundo lugar, novamente temos a menção a um galpão de jardinagem, que foi amplamente citado no caso da boneca "Samantha", aquela boneca que ficou famosa ao ter sido supostamente adquirida com duas outras bonecas ao custo equivalente a R$ 20 e foi vendida no eBay por mais de R$ 3.200. Na época, Debbie Merrick também alegou ter colocado a boneca dentro de uma caixa plástica em seu galpão de jardinagem. Contudo, isso poderia ser apenas coincidência.

Vamos começar pelo nome da boneca, "Annabelle" e por supostos fenômenos paranormais atrelados a mesma, justamente após 2 dias do lançamento do filme "Annabelle 2 - A Criação do Mal", no Reino Unido e na Irlanda (por lá o filme foi lançado no dia 11 de agosto)
Em segundo lugar, novamente temos a menção a um galpão de jardinagem, que foi amplamente citado no caso da boneca "Samantha", aquela boneca que ficou famosa ao ter sido supostamente adquirida com duas outras bonecas ao custo equivalente a R$ 20 e ter sido vendida no eBay por mais de R$ 3.200. Na época, a boneca tinha sido colocada dentro de uma caixa plástica em seu galpão de jardinagem.
Por outro lado, essa história dificilmente seria solucionada se não fosse o vídeo divulgado pelo site do jornal "Longford Leader", que possui uma qualidade muito melhor do que aquele outro vídeo, que faz parte da sequência divulgada pela Natalie em relação a "Annabelle". É justamente aquele vídeo, de apenas 23 segundos, que nos revela a farsa de toda a suposta atividade paranormal da "Annabelle irlandesa".

Reparem que, entre 18 e 19s, é possível ver nitidamente um fio de nylon amarrado nas duas extremidades de uma espátula de silicone e metal (não uma faca de cozinha, conforme mencionado pelos sites de notícias), que por sua vez também está preso a porta do armário de cozinha. Ao puxar o fio, a espátula desliza e puxa a porta do armário, o abrindo.

Reparem que, entre 18 e 19s, é possível ver nitidamente um fio de nylon amarrado nas duas extremidades de uma espátula de silicone e metal (não uma faca de cozinha, conforme mencionado pelos sites de notícias)
Frame mostrando o fio de nylon amarrado em uma extremidade da espátula de silicone e metal
Mais um frame mostrando o fio de nylon esticado em direção a porta do armário da cozinha
Outro frame mostrando mais uma vez a presença de um fio de nylon
Outro detalhe muito importante é que as bonecas do estilo "Tiny Tears" surgiram no mercado na década de 1950, através da companhia norte-americana "American Character Doll Company" e foram produzidas até o ano de 1968. Portanto, a boneca jamais teria cem anos de idade. Além disso, sua aparência e estado de conservação não indicavam que ela fosse tão centenária assim.

Resumindo e simplificando todo esse caso? Uma vez que a principal evidência de um suposto fenômeno paranormal foi totalmente forjado por Natalie, isso acaba comprometendo a história inteira, levando-nos a conclusão que tudo é inventado. Aliás, fica a seu critério imaginar qual foi a real motivação de Natalie para fazer isso, por mais que isso esteja bem claro em minha mente (cinco minutos de fama, publicidade gratuita e, consequentemente retorno financeiro devido a exposição na mídia irlandesa e britânica). Na verdade, fico imaginando como uma "jornalista premiada" aceitou fazer parte de tudo isso, e não notou, primeiro que se tratava de uma espátula e, segundo, a grotesca presença de um fio de nylon amarrado na mesma. Enfim, vamos ao segundo e último caso.

A Casa Supostamente Assombrada em que um "Fantasma" Teria Destrancado e Aberto "Misteriosamente" uma Janela Durante a Madrugada, na Inglaterra


Esse segundo caso surgiu nos principais tabloides britânicos por volta do dia 22 de agosto e como base, visto que todos utilizam praticamente o mesmo texto (o que denota fortemente a presença de uma agência de notícias por trás da história), vou utilizar o que foi publicado pelo tabloide "Daily Mirror", combinado?

Bem, na notícia intitulada "Terrifying moment man catches a 'ghost' opening a heavy window in his 'haunted' cottage" ("O momento aterrorizante no qual um homem flagra um fantasma abrindo uma janela pesada em sua casa 'assombrada'", em português) inicialmente é mencionado que, um "caçador de fantasmas" chamado Andrew Ward, 62, atacadista, alegou ter provado que sua casa era assombrada, por meio de uma "filmagem inexplicável" do momento, em que um "espírito" teria aberto a janela do seu quarto, sendo possível notar até mesmo que uma tranca de metal da janela é levantada, de forma misteriosa.

Andrew Ward, 62, atacadista, alegou ter provado que sua casa era assombrada, por meio de uma "filmagem inexplicável" do momento, em que um "espírito" teria aberto a janela do seu quarto, sendo possível notar até mesmo que uma tranca de metal da janela é levantada, de forma misteriosa
Aliás, Andrew estava tão convencido de que sua "casa de 400 anos de idade", no vilarejo de Melbourn, no condado de Cambridgeshire, estava assombrada, que ele montou sua câmera para registrar quaisquer atividades paranormais na semana passada. Aliás, vale ressaltar nesse ponto, que o vilarejo de Mebourn possui pouco mais de 4 mil habitantes, e está localizado a aproximadamente 80 km ao norte de Londres, a capital da Inglaterra.



O vilarejo de Mebourn possui pouco mais de 4 mil habitantes,
e está localizado a aproximadamente 80 km ao norte de Londres, a capital da Inglaterra
Enfim, ele acreditava que o vídeo confirmava sua crença, de que a propriedade estava realmente assombrada após mais de 30 anos de rumores e especulações por parte de antigos moradores e até mesmo após uma morte, que teria ocorrido na casa. Isso porque a estranha filmagem mostraria nitidamente, que a tranca na janela ergue-se por conta própria, gira e desce novamente, sendo que, após alguns instantes, uma parte da janela abre aparentemente sozinha, sem que ninguém se aproximasse da mesma. Confira o vídeo em questão, através de um canal de terceiros, no YouTube (em inglês, mas explicarei o mesmo mais adiante):



"É definitivamente um fantasma. É realmente assustador. Eu sabia que havia um fantasma aqui e estava determinado a provar isso. Duas noites antes disso acontecer não houve nenhuma atividade, mas tinha certeza que, em alguma noite, eu daria sorte", disse Andrew.

"Podia ser um fantasma agindo no interior da minha casa. Todas as noites acontece algo com as janelas. Sempre fecho as janelas, mas em algumas ocasiões eu acordo e elas estão abertas. Algumas vezes as persianas também estão levantadas. Tem que ser um fantasma, porque não tenho outra explicação sobre o que isso possa ser. Lembro de ter acordado naquela manhã, na semana passada, sentindo frio e a janela estava aberta, por mais que eu tivesse a fechado. Sempre sei que foi um fantasma, uma vez que acordo com muito frio, e isso é o resultado da janela aberta", continuou.

Depois de assistir a filmagem, seus amigos teriam chegado a perguntar como ele ainda conseguia dormir na casa, e até mesmo lhe disseram que ele deveria colocar um crucifixo em sua parede. A casa tinha ganhado uma certa reputação na vizinhança após anos de relatos de coisas se "movimentando durante a noite".

Depois de assistir a filmagem, seus amigos teriam chegado a perguntar como ele ainda conseguia dormir na casa, e até mesmo lhe disseram que ele deveria colocar um crucifixo em sua parede. A casa tinha ganhado uma certa reputação na vizinhança após anos de relatos de coisas se "movimentando durante a noite".
"Moramos ao lado de uma antiga igreja nessa parte de Melbourn, é uma casa bem conhecida e toda a região tem uma impressão bem assustadora sobre a mesma. Temos essa propriedade desde a década de 1980, e já tivemos alguns inquilinos que disseram que ela é tão assustadora, que não conseguiram morar no local. Houve uma senhora, que morou na casa antes que eu a adquirisse, que morreu no local, mas não tenho certeza que isso tenha algo a ver com o fantasma", disse Andrew.

"Meu irmão costumava morar aqui anos atrás, antes de me mudar. Ele dizia que, ao dormir na cama, ele sentia como se algo estivesse em cima dele, empurrando-o para baixo - pressionando seu peito para baixo. Ele também relatou outras coisas, como, por exemplo, ter notado estranhas movimentações. Ele notou que as coisas caíam durante a noite, e que a casa fazia alguns barulhos, mas quando ele ia verificar, não havia nada. Ele disse que ouvia o que soava como passos subindo as escadas e, depois de ouvir essas coisas, ele se deparava, no dia seguinte, com a janela aberta. O gato dele nunca gostava de subir as escadas, então pensei que talvez ele sentisse uma presença fantasmagórica no andar de cima", continuou.

"Temos essa propriedade desde a década de 1980, e já tivemos alguns inquilinos que disseram que ela é tão assustadora, que não conseguiram morar no local. Houve uma senhora, que morou na casa antes que eu a adquirisse, que morreu no local, mas não tenho certeza que isso tenha algo a ver com o fantasma", disse Andrew.
Por mais que o vídeo pareça mostrar que a janela está sendo destrancada por conta própria, sem ninguém estar perto, Andrew é inflexível e insiste em dizer que a única explicação possível é um fantasma, mas ele prometeu continuar investigando.

"Deixei a câmera ligada por algumas vezes durante a noite. Tive a ideia de deixá-la ligada todas as noites na semana passada e, na terceira noite, aquilo aconteceu. Não sei explicar. Tive muitas pessoas interessadas. Muitos me perguntaram se a casa era mesmo assombrada. Coloquei a câmera e a posicionei durante a madrugada para provar definitiamente que era um espírito. Simplesmente, não consigo explicar isso, nada faz sentido, então é definitivamente um fantasma. Vou continuar investigando para ver o que acontece depois. Tenho certeza de que esse lugar está assombrado", completou.

A Mais Provável Realidade Por Trás do Caso da Janela, que se "Destranca e Abre Sozinha", na Inglaterra


Antes de começar a mostrar efetivamente a realidade sobre esse caso, é necessário dizer, caso não tenha percebido, é claro, que todo o material (vídeo, fotos e texto) é fornecido por uma velha conhecida: a agência de notícias "Mercury Press and Media".

Se você está chegando agora ou não se lembra dela, saiba que a Mercury Press and Media afirma em seu site, por exemplo, que tem estado na vanguarda da cobertura de notícias tanto para a imprensa do Reino Unido quanto internacional, nos últimos 50 anos. No entanto, ela apenas coleta as informações, depoimentos, fotos e vídeos e monta um texto básico sobre o ocorrido. Resumindo? Não há qualquer tipo de investigação e nenhuma preocupação se o conteúdo oferecido é falso ou não, ou seja, depende de você meramente acreditar no que é contado pelas pessoas, que vendem suas respectivas histórias para eles. Infelizmente, diante do que já vi ao longo de todo esse tempo, o mais importante é apenas lucrar com a informação. Aliás, os tabloides britânicos também não fazem quaisquer investigações, visto que se for mentira, o problema é basicamente da agência de notícias. Entenderam o esquema? Isso é o que eu chamo de "indústria do paranormal" do Reino Unido. Uma indústria que movimenta milhões de libras e provê muito pouco conteúdo, que pode ser levado a sério ou então amplamente investigado como deveria ser. Geralmente o que vemos é puramente um espetáculo teatral.

Antes de começar a mostrar efetivamente a realidade sobre esse caso, é necessário dizer, caso não tenha percebido, é claro, que todo o material (vídeo, fotos e texto) é fornecido por uma velha conhecida: a agência de notícias "Mercury Press and Media".
Confira abaixo alguns casos recentes, cujo material foi fornecido pela Mercury Press and Media:
Portanto, é necessário ter muita cautela quando um conteúdo é fornecido por essa agência (o mesmo vale para a agência de notícias Caters, CEN, entre outras), visto que eles têm uma grande tendência a propagar qualquer coisa, que gere uma grande repercussão e consequentemente, compartilhamentos.

Já em relação ao caso propriamente dito é necessário saber algumas informações que omitiram, intencionalmente ou não, de você. Em primeiro lugar, Andrew não é um "caça-fantasmas" e nem mesmo um "investigador paranormal". Ele possui um canal de pouca expressão no YouTube, com cerca de 100 inscritos chamado "Andrew Ward Weird World", no qual ele faz uma série de vlogs mostrando os mais diversos locais da região onde mora, e até mesmo já mostrou seu passeio em cidades da Ásia e da África. Ele basicamente faz vlogs e emite sua opinião sobre os locais, sendo que a parte relacionada ao mundo sobrenatural ocupa pouquíssimo espaço em seu canal. Abaixo, por exemplo, vocês podem conferir um vídeo que ele fez mostrando Melbourn, o vilarejo onde mora na Inglaterra (em inglês):



Em segundo lugar, essa história sobre sua casa ser supostamente mal-assombrada vem desde o dia 29 de julho desse ano, quando ele publicou um vídeo chamado "This Cottage is Haunted" ("Essa Casa é Assombrada", em português). Confira esse vídeo abaixo, no próprio canal do Andrew Ward, no YouTube (em inglês, mas irei comentá-lo rapidamente a seguir):



Inicialmente, Andrew chegou a mostrar uma antiga igreja local, que ficava bem próximo de sua casa, que por sua vez teria cerca de 400 anos de idade (porém, ele não tem certeza sobre essa alegação). Então, ele comentou que a principal atividade paranormal da casa é que as janelas abriam sozinhas, mesmo que estivessem trancadas. Inclusive, ele montou seu equipamento de filmagem para ficar gravando durante a madrugada, porém nada aconteceu de anormal na primeira noite.

Inicialmente, Andrew chegou a mostrar uma antiga igreja local, que ficava bem próximo de sua casa, que por sua vez teria cerca de 400 anos de idade (porém, ele não tem certeza sobre essa alegação)
Então, Andrew montou o equipamento para filmar novamente na noite seguinte. Durante a madrugada da segunda noite, mais precisamente as 2h da manhã, ele mencionou que ouviu um estranho barulho na casa, embora não dê para escutar absolutamente nada.

Ele foi verificar a janela do quarto onde estava dormindo e nada tinha acontecido. Porém, ao verificar a janela do outro quarto, a mesma tinha sido "misteriosamente" aberta. Ao final, vemos Andrew pedir para as pessoas não se esquecerem de compartilhar o vídeo e mostrar para os amigos.

Ele foi verificar a janela do quarto onde estava dormindo e nada tinha acontecido. Porém, ao verificar a janela do outro quarto, a mesma tinha sido "misteriosamente" aberta
Ao final vemos Andrew pedir para as pessoas não se esquecerem de compartilhar o vídeo e mostrar para os amigos.
Notem também que existe uma outra tranca na parte de cima de uma das janelas, enquanto a outra não possui essa tranca
Curiosamente, o próprio Andrew aplicou um efeito de vídeo nos segundos finais, fazendo com que ele desaparecesse aos poucos do sofá onde estava sentado. Uma clara demonstração, que ele tem algum conhecimento em termos de edição de vídeo.

Curiosamente, o próprio Andrew aplicou um efeito de vídeo nos segundos finais, fazendo com que ele desaparecesse aos poucos do sofá onde estava sentado. Uma clara demonstração, que ele tem algum conhecimento em termos de edição de vídeo
Foi assim que no dia 14 de agosto, Andrew Ward publicou um outro vídeo no YouTube chamado "There's a ghost in my house" ("Existe um fantasma na minha casa", em português), que possui aproximadamente 5 minutos. Aliás, o pequeno vídeo divulgado pela "Mercury Press and Media" faz parte desse vídeo publicado pelo Andrew em seu canal. Confira o mesmo abaixo (em inglês, mas também irei comentá-lo a seguir):



Não há muito o que falar em relação a esse segundo vídeo, visto que Andrew chegou a mostrar como ele montou seu equipamento para gravar o suposto fenômeno paranormal. Ele simplesmente prendeu a câmera em uma cadeira com fita adesiva. A cena mais interessante ocorre somente em 3:51, onde vemos a janela ser destrancada, e posteriormente aberta, sem a presença física de nenhuma pessoa (também é difícil notar a presença de supostos fios de nylon).

Parece incrível, não é mesmo? Contudo, é possível notar que a filmagem de Andrew possui indícios de manipulação digital. A janela, por exemplo, possui inúmeros artefatos (notem o canto esquerdo do vídeo), como se a imagem estivesse muito acelerada, algo semelhante ao processo de criação de vídeos no estilo "step motion", onde cada mínimo movimento é gravado individualmente, e depois editado para parecer que é uma movimentação quase contínua (clique aqui e aqui para conferir alguns exemplos). Uma prova que a gravação de Andrew está editada acontece em 4:11, quando vemos que a imagem é cortada de forma bem sutil e, em seguida, é mostrada a janela abrindo. Resumindo? Nada indica que a filmagem seja realmente autêntica. Para isso seria necessário ter o vídeo na íntegra, sem cortes ou edição, algo que, infelizmente, o Andrew não disponibilizou. Fica difícil acreditar em algo assim, não concordam?

Atualização #1 - 25/08 as 13h35: A Hipótese do Fio de Nylon em Relação ao Segundo Caso


Em relação ao segundo caso apresentado nessa postagem, encontrei uma análise muito interessante e que, coincidentemente, também foi publicada ontem (24), pelo blog "Skeptic's Boot", onde o responsável pelo mesmo pode ter encontrado o suposto fio de nylon utilizado por Andrew Ward. Vale ressaltar que, devido a iluminação, não é possível perceber um fio de nylon a olho nu (ao contrário do primeiro caso). Segundo esse blog, o cordão da persiana da janela movimenta-se o tempo inteiro, mesmo com a janela fechada, o que poderia denotar, por exemplo, que aquela não era a primeira vez que Andrew estava tentando realizar seu "truque fantasmagórico".

Além disso, Andrew poderia ter utilizado na trava de metal, o mesmo tipo de fita adesiva que prendia a câmera na cadeira, justamente para fixar o fio de nylon, visto que uma parte da trava aparece com um estranho tom acinzentado no vídeo.

Além disso, Andrew poderia ter utilizado na trava de metal, o mesmo tipo de fita adesiva que prendia a câmera na cadeira, justamente para fixar o fio de nylon...
...visto que uma parte da trava aparece com um estranho tom acinzentado no vídeo.
Outro detalhe muito interessante é sombra projetada pela trava na parede a medida que a mesma desce, visto que existe uma pequena depressão na sombra que a acompanha durante a descida, e isso poderia seria ser simplesmente a sombra do fio de nylon, que tanto estava sendo procurado, gerando assim um leve efeito visual.

Outro detalhe muito interessante é sombra projetada pela trava na parede a medida que a mesma desce, visto que existe uma pequena depressão na sombra que a acompanha durante a descida, e isso poderia seria ser simplesmente a sombra do fio de nylon, que tanto estava sendo procurado, gerando assim um leve efeito visual
Já em relação a abertura da janela, bastaria que alguém estivesse do outro lado com um fio de nylon ou até mesmo o próprio Andrew poderia fazer isso, visto que a imagem claramente sofre um corte e, em seguida, é retomada. Uma vez que ele não podia estar em dois lugares ao mesmo tempo, ele teve que cortar a imagem. Contudo, vale lembrar que essa também é uma hipótese, embora seja excelente, para explicar o "fenômeno inexplicável". De qualquer forma, não há dúvidas que a filmagem não tenha sofrido manipulação, uma vez que não é contínua.

Enfim, esses foram os dois casos que resolvi trazer para vocês, que ganharam uma repercussão razoável na Irlanda e no Reino Unido recentemente. Ambos, no entanto, aparentemente não indicam que fenômenos paranormais realmente tenham acontecido ou estejam acontecendo. Porém, e vocês? Acreditaram em algumas dessas histórias? Acreditam que algumas delas é mesmo verdadeira? Deixem a opinião de vocês nos comentários tanto aqui, quanto em nossa página no Facebook!

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.dailyrecord.co.uk/news/scottish-news/watch-haunted-doll-annabelle-freaks-10981987
http://www.longfordleader.ie/video/home/265580/video-creepy-haunted-doll-wreaking-havoc-in-ballinamuck.html
http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/terrified-woman-haunted-100-year-10984750
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/terrifying-moment-man-catches-ghost-11030652
http://www.theshowbizlion.com/2017/08/glasgow-woman-haunted-by-knife-loving.html?m=1
https://au.be.yahoo.com/lifestyle/real-life/a/36714336/100-year-old-annabelle-style-doll-is-haunting-this-woman/
https://www.facebook.com/showbizlion/videos/1988326561444199/
Comentários