28 de julho de 2017

O "Clown Motel": Um Hotel "Assombrado" por Palhaços Bem ao Lado de um Antigo Cemitério de Vítimas de uma Misteriosa Praga!

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Nossa há quanto tempo não falávamos sobre algo envolvendo "palhaços". Acredito que a última vez que falei sobre isso foi em meados de outubro do ano passado, quando fiz a quarta e última postagem sobre toda aquela febre relacionada aos "palhaços macabros" que havia tomado conta dos Estados Unidos, alguns países da Europa, América Central e Latina, incluindo, é claro, o Brasil. Lembro que contei resumidamente como foi a evolução dos "avistamentos de palhaços" (ou supostos palhaços), assim como as fases que tivemos até aquela época em relação aos mesmos. Também desmistifiquei toda aquela história sobre palhaços, que estariam machucando, atirando e até mesmo assaltando pessoas no Brasil e em outros países. Aliás, caso você esteja chegando agora, e não acompanhou todo o trabalho de investigação realizado anteriormente, recomendo fortemente, que você leia as postagens para ter um maior conhecimento da maioria dos casos que aconteceram pelo mundo, e poder saber verdadeiramente a respeito de todas as histórias que foram intensamente pesquisadas com muita dedicação e carinho para vocês. Foram dezenas de casos, acreditem. Portanto, caso queiram conhecer maiores detalhes, confiram as seguintes postagens abaixo, na ordem em que foram publicadas:
  1. Palhaços Estariam Realmente Assustando Moradores e Atraindo Crianças para Florestas, nos Estados Unidos?
  2. Avistamentos de Palhaços Chegam ao Reino Unido, Austrália e Brasil: Devemos nos Preocupar com Esse "Fenômeno Social"?
  3. Conheça 7 Casos de Supostos Avistamentos de Palhaços no Brasil: Os Boatos Propagados nas Redes Sociais
  4. Será Verdade que Palhaços Estariam Realmente Agredindo e Assaltando as Pessoas no Brasil e ao Redor do Mundo?
Agora, voltarei a falar sobre palhaços, mas por um motivo bem diferente. Vocês sabiam que existe um hotel nos Estados Unidos chamado "Clown Motel" ("Hotel do Palhaço", em português), que é repleto de bonecos de palhaços, sendo que cada quarto possui até mesmo adereços nesse sentido? Se você tem medo de palhaços, provavelmente passar uma noite no mesmo seria algo completamente impossível e apavorante. Porém, não é apenas a presença deles que pode incomodar algumas pessoas, mas alguns relatos de visitantes que, inclusive, já teriam visto vultos de palhaços passando pelas janelas durante a noite, e até mesmo dentro de um quarto, parado, em um canto escuro, observando um hóspede dormindo. Por falar em mistério e para tornar a experiência em se hospedar em hotel repleto de palhaços ainda mais assustadora, o mesmo fica ao lado de um antigo cemitério, que abriga as vítimas de uma misteriosa epidemia que ocorreu no início do século XX. Particularmente, nunca havia visto tantos elementos considerados sombrios e assustadores em um só lugar. Vamos saber mais sobre esse assunto?

A Localização do "Clown Motel": Um Pouco Sobre uma Localidade Chamada Tonopah, no Estado Norte-Americano de Nevada


O "Clown Motel" fica localizado em Tonopah, que por sua vez é uma comunidade não incorporada e sede do condado de Nye, no estado norte-americano de Nevada, no entroncamento das Rotas 6 e 95, aproximadamente a meio caminho entre as cidades de Las Vegas (340 km a sudeste) e Reno (380 km a noroeste). Em um censo realizado em 2010, sua população era de apenas 2.478 habitantes e acredita-se que pouco tenha mudado desde então, visto que a cidade é bem pequena, possuindo cerca de 42 km² de território.



O "Clown Motel" fica localizado em Tonopah, que por sua vez é uma comunidade não incorporada e sede do condado de Nye, no estado norte-americano de Nevada, no entroncamento das Rotas 6 e 95, aproximadamente a meio caminho entre as cidades de Las Vegas e Reno
Conta-se que essa comunidade europeia-americana teria começado por volta de 1900 com a descoberta de minério rico em prata pelo garimpeiro Jim Butler. Reza a lenda, que certo manhã o Jim Butler foi procurar pelo seu burro, que havia fugido durante a noite. Quando ele finalmente encontrou o animal, ele resolveu pegar uma pedra e arremessar em sua direção, querendo descontar sua raiva, porém ele estranho que a pedra era excepcionalmente pesada. Jim Butler simplesmente estava diante do segundo lugar mais rico em prata da história de Nevada.

Homens bem sucedidos e de grande prestígio social foram até a região para criar minas de exploração e reinvestir seus lucros na infraestrutura de Tonopah, que originalmente se chamava Butler (o nome Tonopah surgiu em 1905). Porém, aparentemente, a prosperidade e a decadência de Tonopah é creditada, além de Jim Butler, a um homem chamado George Wingfield, um jogador de poker de 24 anos que foi para Tonopah, e começou a jogar "Faro" (uma espécie de jogo de cartas) nos salões da cidade, em 1902. Após acumular uma certa quantia, ele conversou com Jack Carey, proprietário do Clube Tonopah para torná-lo sócio do mesmo e obter uma licença para jogos. Em 1904, depois de investir seus ganhos na Boston-Tonopah Mining Company, Wingfield tinha cerca US$ 2 milhões, uma pequena fortuna para a época.

Conta-se que essa comunidade europeia-americana teria começado por volta de 1900 com a descoberta de minério rico em prata pelo garimpeiro Jim Butler. Reza a lenda, que certo manhã o Jim Butler foi procurar pelo seu burro, que havia fugido durante a noite
Quando ele finalmente encontrou o animal, ele resolveu pegar uma pedra e arremessar em sua direção, querendo descontar sua raiva, porém ele estranho que a pedra era excepcionalmente pesada. Jim Butler simplesmente estava diante do segundo lugar mais rico em prata da história de Nevada. A foto acima mostra o Jim (no centro) ao lado de sua esposa, a Belle, e os primeiros colonos em 1900.
Foto de Jim Butler (no centro) e os primeiros habitantes de Tonopah, em 1902
Quando um velho amigo chamado George S. Nixon, um banqueiro, chegou à cidade, George Wingfield investiu em seu banco, o Nye County Bank. Juntamente com um outro amigo chamado Nick Abelman, eles acabaram comprando as minas existentes na cidade. Em 1906, o que havia começado com um simples jogo de cartas, tinha tornado George o homem mais rico do estado, tudo isso em menos de 5 anos, com uma fortuna de US$ 30 milhões.

Com o tempo, George acreditou que a era da exploração do ouro e da prata estava chegando ao fim e levou toda sua fortuna para Reno, onde investiu fortemente em imóveis e cassinos. Vale lembrar nesse ponto que o ramo imobiliário e de jogos tinham se tornando fontes de renda bem lucrativas por todo o estado. Em 1910, a produção de ouro estava caindo e, em 1920, a cidade de Tonopah tinha menos da metade da população que tinha quinze anos antes. Aliás, no seu auge a cidade chegou a abrigar cerca de 50.000 pessoas.

Foto da rua principal de Tonopah, no estado norte-americano de Nevada, em 1913
Pequenos empreendimentos de mineração continuaram gerando renda para mineradores locais, e a pequena cidade lutou para sobreviver. Localizada a meio caminho de Reno e Las Vegas, ela acabou se tornando um ponto de parada e descanso para os viajantes. Desde o fim do século XX, a principal "fonte de empregos" da comunidade é a "Tonopah Test Range" ("Área de Testes de Tonopah", em português), uma instalação militar de acesso restrito localizada a cerca de 48 km a sudeste de Tonopah.

Aliás, a comunidade é um local de interesse para os teóricos da conspiração, principalmente devido a utilização de aeronaves experimentais e classificadas (a exemplo do Lockheed F-117 Nighthawk). Atualmente, a área é usada para testes de confiabilidade de estoque de armas nucleares, pesquisa e desenvolvimento de sistemas de fusão e queima, e testes de sistemas de lançamento de armas nucleares.

Desde o fim do século XX, a principal "fonte de empregos" da cidade é a "Tonopah Test Range" ("Área de Testes de Tonopah", em português), uma instalação militar de acesso restrito localizada a cerca de 48 km a sudeste de Tonopah
Aliás, a comunidade é um local de interesse para os teóricos da conspiração, principalmente devido a utilização de aeronaves experimentais e classificadas (a exemplo do Lockheed F-117 Nighthawk). A imagem acima mostra outras áreas de testes militares no estado de Neva em relação a chamada "Área de Testes de Tonopah"
Aliás, também nos arredores de Tonopah está localizada a "Crescent Dunes", uma planta de energia solar de 110 MW da empresa SolarReserve, que foi a primeira unidade do mundo, em termos de serviços públicos, a apresentar capacidades avançadas de armazenamento de energia em torre de sal fundido. A tecnologia de armazenamento desenvolvida pela SolarReserve também elimina a necessidade de qualquer reserva de combustíveis fósseis, como gás natural, que são necessários com outras tecnologias de energia solar para manter o sistema operando em tempos de reduzidos recursos solares.

Como curiosidade, a "Crescent Dunes" já foi motivo de algumas polêmicas. Em 2015, um cidadão norte-americano, que não quis se identificar, enviou uma série de fotos para a MUFON (sigla em inglês para "Rede Mútua de OVNIs") alegando ter avistado um OVNI e uma série de orbes brilhante no ar, durante um voo da American Airlines, que partiu da San José, na Califórnia, em direção a Houston, no Texas, em 30 de outubro de 2015. Contudo, naquela mesma época mostrei a vocês que o "objeto" fotografado era simplesmente a estrutura (composta por 10.347 espelhos heliostáticos) da "Crescent Dunes." Essa planta solar também já foi alvo de uma polêmica relacionada a preocupação de biólogos com a mortalidade de pássaros (leia mais: A Verdade Sobre o "OVNI" Que Teria Sido Fotografado "Disparando Orbes Luminosos" Próximo a Área 51).

Nos arredores de Tonopah está localizada a "Crescent Dunes", uma planta de energia solar de 110 MW da empresa SolarReserve, que foi a primeira unidade do mundo, em termos de serviços públicos, a apresentar capacidades avançadas de armazenamento de energia em torre de sal fundido
Essa planta solar também já foi alvo de uma polêmica relacionada a preocupação de biólogos com a mortalidade de pássaros
De qualquer forma, Tonopah tem outros atrativos para fazer com que os visitantes permaneçam mais de um na cidade. De acordo com um site chamado "Tonopah Nevada", que aparentemente é o site oficial da comunidade, a mesma é um lugar perfeito para a observação de pássaros e da vida selvagem, e para práticas esportivas como a caça e o mountain bike.

Uma vez que Tonopah está distante das intensas luzes das cidade grande, o céu noturno da mesma é considerado um dos melhores do país para a observação das estrelas. Confira também um vídeo de apresentação da comunidade de Tonopah, que foi publicado no canal THSVisualsProductions, no YouTube (vale muito a pena conferir):



A cidade também conta com um museu, um parque histórico relacionado a mineração, e ao menos dois hotéis considerados mal-assombrados, sendo que um deles, o "Clown Motel" é o motivo principal dessa postagem. Esse hotel foi colocado à venda recentemente por quase US$ 1 milhão, e essa operação obviamente chamou a atenção da mídia norte-americana.

Conheça o "Clown Motel": Suas Excentricidades e os Estranhos Relatos de Alguns Hóspedes


Antes de continuarmos, é importante explicar a razão pela qual estou traduzindo a palavra "motel" como "hotel." A palavra motel em inglês é como se fosse uma espécie de falso cognato, ou seja, é uma palavra semelhante em nosso idioma, mas que possui um significado totalmente diferente em outro, neste caso, o inglês. Na verdade, a palavra é uma junção de duas outras palavras "motor" e "hotel". "Motor hotels" eram e continuam sendo lugares para passar a noite após longas viagens de carro durante o dia. Para a maioria dos norte-americanos, o significado continua sendo exclusivamente esse. Isso é totalmente o oposto quando lemos ou ouvimos essa palavra, pois logo imaginamos uma estrutura de hospedagem, cuja função não faz jus ao conceito de motel em inglês. Em traduções, a palavra "motel" é normalmente traduzida como "hotel de beira de estrada" ou simplesmente como "hotel", que foi exatamente a forma como resolvi traduzi-la para vocês, combinado?

Bem, apesar do "Clown Motel" ter sido fundado em 1995, ou seja, estar funcionando há 22 anos no mesmo local e sempre nas mãos do mesmo proprietário, um homem chamado Bob Perchetti, particularmente foi somente após a reportagem realizada pela KLAS, emissora de TV afiliada da CBS sediada em Las Vegas, que acabei tomando conhecimento do mesmo. E quase cheguei tarde, porque o mesmo foi colocado à venda. Portanto, acreditei que a reportagem fosse um bom ponto de partida para conhecermos melhor esse hotel. Vocês podem conferir essa reportagem em questão através de um canal de terceiros, no YouTube (em inglês, mas vamos dissecá-la para vocês, e complementar com imagens de maior qualidade do hotel):



Na reportagem intitulada "Iconic Clown Motel for sale in Tonopah" ("Icônico Hotel do Palhaço está à venda em Tonopah", em português), que foi exibida no dia 21 de julho desse ano, foi mencionado que, ao oferecer diárias baratas e um suprimento infinito de terror, o "Clown Motel" não era o reflexo do estilo de vida dos ricos e dos famosos. Na verdade, era um lugar que atraía a atenção das pessoas pela esquisitice e peculiaridade. Tudo era muito estranho, mas quem estava muito acostumado com tudo isso era o seu proprietário, o Bob Perchetti.

"Essa é uma cidade mineradora histórica. O que o Clown Motel está fazendo em uma cidade assim? Esse é o tipo de estranheza que causa nas pessoas", disse Bob Perchetti. Aliás, o lobby do hotel está repleto de palhaços de todos os formatos, tamanhos e expressões faciais.

Ao oferecer diárias baratas e um suprimento infinito de terror, o Clown Motel não era o reflexo do estilo de vida dos ricos e dos famosos. Na verdade, era um lugar que atraía a atenção das pessoas pela esquisitice e peculiaridade.
Aliás, o lobby do hotel está repleto de palhaços de todos os formatos, tamanhos e expressões faciais
"Estou meio que cercado por eles. Sou meio que um deles. Amo palhaços e nunca tive problemas com eles", continuou Bob. Alguns dos palhaços do "Clown Motel" estão pendurados acima da maioria das camas (por meio de quadros). Uma peculiaridade é que membros de equipes esportivas de escolas do Ensino Médio normalmente cobriam (ou pediam para cobrir) esses mesmos quadros com toalhas para evitar terem pesadelos com os palhaços. O hotel ainda por cima fica ao lado do primeiro cemitério de Tonopah, algo que acabava colaborando com todo o clima sombrio em relação ao mesmo.

O hotel ainda por cima fica ao lado do primeiro cemitério de Tonopah,
algo que acabava colaborando com todo o clima sombrio em relação ao mesmo
Mais uma foto mostrando a proximidade do Clown Motel com o primeiro e mais antigo cemitério de Tonopah
"Conforme vocês devem saber, esse lugar também é chamado de 'hotel mais assustador dos Estados Unidos", disse Bob, acrescentando que abriu o hotel há mais de 20 anos, após se aposentar. Anteriormente, ele trabalhava no Departamento de Turismo do Estado de Nevada. Teria sido ideia dele e de seu antigo sócio colocar uma verdadeira coleção de palhaços espalhados por todos os cantos.

"Ele tinha uma casa repleta de palhaços e decidiu trazê-los para cá, e colocá-los para trabalhar", continuou Bob ao falar de seu antigo sócio.

Alguns dos palhaços do Clown Motel estão pendurados acima da maioria das camas (por meio de quadros)
a figura de um palhaço está presente na porta de todos os quartos
Uma peculiaridade é que membros de equipes esportivas de escolas do Ensino Médio normalmente cobriam (ou pediam para cobrir) esses mesmos quadros com toalhas para evitar terem pesadelos com os palhaços
E, com a ajuda da internet, o "Clown Motel" cresceu em popularidade. Aqueles que procuram por fantasmas o visitam em busca de emoções fortes, já aqueles que amam palhaços o visitam devido sua grande coleção. O hotel poderia ser o melhor motivo para dar risadas em Tonopah, porém para Bob Perchetti era o seu trabalho.

"É um trabalho como qualquer outro. É algo que você ama ou então odeia. Sempre amei esse trabalho", disse Bob. Porém, algumas mudanças estavam à vista, visto que após 22 anos, o hotel tinha sido colocado à venda. Bob simplesmente mencionou que queria ir pescar e curtir um pouco a vida. Aliás, ele também disse que planejava acampar juntamente com os seus netos.

Contudo, não basta ter apenas dinheiro para comprar o hotel, uma vez que existe uma pequena condição que o comprador precisa aceitar antes de comprá-lo: os palhaços devem continuar no local. De acordo com Bob Perchetii, os novos proprietários podem fazer melhorias nas instalações, mas não podem retirar aquilo que as pessoas tanto amavam no hotel.

E, com a ajuda da internet, o Clown Motel cresceu em popularidade. Aqueles que procuram por fantasmas o visitam em busca de emoções fortes, já aqueles que amam palhaços o visitam devido sua grande coleção
O hotel poderia ser o melhor motivo para dar risadas em Tonopah, porém para Bob Perchetti era o seu trabalho
"Isso se tornou um estilo de vida para mim. É engraçado quando você acaba se apegando a alguma coisa, mas não cheguei tão longo ao ponto de começar a falar com eles. Vou sentir falta dos palhaços, mas eu vou voltar aqui e visitar os meus palhaços", completou Bob, acrescentando que viveu a vida inteira em Tonopah, e não tinha planos de deixá-la tão cedo. Ele esperava, no entanto, conseguir vender o hotel por cerca de US$ 900.000 (aproximadamente de R$ 2,8 milhões pela cotação atual).

Evidentemente, fui atrás de maiores informações sobre esse hotel. Na página oficial do hotel, no Facebook, é mencionado que o mesmo recebeu esse nome devido justamente a coleção de mais de 500 palhaços somente no lobby, sendo que cada um dos 31 quartos (tanto para fumantes quanto para não fumantes) possuía imagens ou quadros de palhaços.

Além disso, cada quarto também possui duas camas queen size, uma televisão de 19 polegadas (bem antiga, porém a cores, e com canais via satélite), acesso gratuito ao Wi-Fi, frigobar e e microondas. O café (nesse caso somente a bebida) era grátis, sendo que o hotel também possuía máquinas automáticas para a venda de salgados e refrigerantes. Confira também uma espécie de tour pelo "Clown Motel", que foi promovido pelo canal Dan Bell / Film It, em julho do ano passado, no YouTube (em inglês, mas vale a pena assistir):



Tanto Bob Perchetii quanto sua esposa a Deborah, fazem questão de mencionar que os quartos são impecavelmente limpos (apesar de algumas antigas avaliações negativas nesse sentido, que existem no site "Trip Advisor") e possui um ambiente tranquilo e familiar. De qualquer forma, no geral, a experiência de passar uma noite no Clown Motel parece ser promissora, assim como é relatado em um dos comentários mais bem avaliados, escrito no dia 17 de junho de 2014, por um usuário chamado Greg Newkirk, no site roadtrippers.com:
"Você está procurando por um tesouro perdido? Quer vivenciar a imensidão que existe por aí? Tentando encontrar provas da vida após a morte? Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, então esse é o hotel certo para você. Isso, é claro, caso você não tenha medo de palhaços. 

O Clown Motel, sem dúvida alguma, é o motel mais barato que você encontrará em Tonopah. Porém, isso não é tão preocupante como você está pensando, os quartos são limpos e o serviço é ótimo, eles tem 30 canais premium e Wi-Fi grátis. O que você deve se preocupar mesmo são os palhaços. Sério, eles estão em todos os cômodos, observando cada movimento.

Ah, eu mencionei que o lugar divide espaço com um antigo cemitério repleto de mineiros mortos? Sim, está literalmente bem no final do estacionamento. Dizem que Tonopah seria o local de um tesouro perdido, e o dono do hotel, Bob Perchetii, ficará feliz em compartilhar seu conhecimento sobre a região com os caçadores de tesouros ansiosos, desde que você divida com ele a descoberta.
"
Quer saber quando custa a diária? Bem, custa em média US$ 42.50 (aproximadamente R$ 135), porém existem outras opções de hospedagem em Tonopah assim como, por exemplo, o luxuoso Hotel Mizpah (cujas diárias superam facilmente os US$ 100). Aliás, o Hotel Mizpah seria supostamente assombrado pela chamada "Dama de Vermelho", que por sua vez seria o fantasma de uma antiga prostituta, assassinada no quinto andar, cujo perfume dizem que pode ser sentido até hoje nos corredores do hotel.

Existem outras opções de hospedagem em Tonopah assim como, por exemplo, o luxuoso Hotel Mizpah (cujas diárias superam facilmente os US$ 100). Esse hotel seria assombrado pela chamada "Dama de Vermelho", que por sua vez seria o fantasma de uma antiga prostituta, assassinada no quinto andar, cujo perfume dizem que pode ser sentido até hoje nos corredores do hotel
Talvez uma das reportagens mais interessantes sobre o "Clown Motel" tenha sido realizada pela KSAZ, uma emissora de TV afiliada da FOX, sediada em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona. Confira essa reportagem, que foi publicada no canal da própria emissora, no YouTube, em setembro de 2015 (em inglês, mas comentaremos brevemente sobre ela):



Durante a entrevista realizada pelo repórter Andrew Hasbun, Bob Perchetii disse que alguns hóspedes já tinham alegado ter visto vultos de palhaços passando pela janelas dos quartos durante a noite. Em certa ocasião, um hóspede mencionou que acordou no meio da madrugada e se deparou com um palhaço em tamanho real, no canto do quarto e olhando diretamente para a sua cama. Ele acreditou que estivesse sonhando ou que estivesse vendo errado, visto que tinha acabado de abrir os olhos. Então, ele esfregou os olhos e o palhaço ainda estava lá. Porém, logo em seguida, o mesmo teria desaparecido sem deixar rastros.

Durante a entrevista realizada pelo repórter Andrew Hasbun, Bob Perchetii disse que alguns hóspedes já tinham alegado ter visto vultos de palhaços passando pela janelas dos quartos durante a noite. Em certa ocasião, um hóspede mencionou que acordou no meio da madrugada e se deparou com um palhaço em tamanho real, no canto do quarto e olhando diretamente para a sua cama
Na "segunda parte" da reportagem, o Andrew mostrou imagens do primeiro cemitério de Tonopah, onde abriga os restos mortais de prostitutas, pessoas que trabalhavam em bares, moradores locais e até mesmo cerca de 14 mineradores que morreram durante um incêndio em 1911 (iremos comentar sobre isso daqui a pouco).  Na reportagem foi mencionado que o antigo cemitério havia sido fechado no mesmo ano do incêndio, e que décadas de tempestades e vandalismo tinham deixado o cemitério em ruínas, porém uma restauração devolveu uma certa dignidade aos mortos.

Quem também foi entrevistado foi Jim Mizzi, então gerente do hotel que, assim como suas filhas, mencionou o relato de um suposto espírito de uma garotinha rondando o cemitério, sendo que muitos  outros hóspedes garantiam ter avistado os fantasmas de mineradores ali enterrados.

Na reportagem foi mencionado que o antigo cemitério havia sido fechado no mesmo ano do incêndio, e que décadas de tempestades e vandalismo tinham deixado o cemitério em ruínas, porém uma restauração devolveu uma certa dignidade aos mortos.
Quem também foi entrevistado foi Jim Mizzi, então gerente do hotel que, assim como suas filhas, mencionou o relato de um suposto espírito de uma garotinha rondando o cemitério, já outros hóspedes garantiam ter avistado os fantasmas de mineradores ali enterrados.
Então, Andrew foi conferir de perto o cemitério durante a noite, juntamente com uma das filhas de Jim e uma amiga dela, citadas como "caça-fantasmas" amadoras.

Entretanto, "situações estranhas" teriam acontecido, porque a câmera utilizada não teria registrado vídeo algum (apenas o áudio), e durante a entrevista a luz da mesma teria desligado sozinha. Algo semelhante foi mencionado pela filha de Jim, dizendo que, algumas vezes, a bateria de sua câmera também estranhamente descarregava ao andar pelo cemitério.

Então, Andrew foi conferir de perto o cemitério durante a noite, juntamente com uma das filhas de Jim e uma amiga dela, citadas como "caça-fantasmas" amadoras
Entretanto, situações estranhas teriam acontecido, porque a câmera utilizada não teria registrado vídeo algum (apenas o áudio), e durante a entrevista a luz da mesma teria desligado sozinha
Aliás, o "Clown Motel" já foi motivo de investigação paranormal por parte de equipe de um programa chamado "Ghost Adventures", que é exibido pelo Travel Channel, nos Estados Unidos. Tanto o hotel quanto a escola de Ensino Médio de uma cidade vizinha chamada Goldfield apareceram no 10º episódio da 11ª temporada, em 24 de outubro de 2015.

Vocês podem conferir esse episódio, alternativamente, através de um canal de terceiros no YouTube (em inglês, mas vamos fazer um rápido apanhado geral sobre o mesmo):



Apesar de grupos de investigação paranormal, principalmente aqueles que possuem programas em canais de TV a cabo ou satélite, serem passíveis de inúmeros questionamentos, vou fazer um resumo do que teria sido supostamente detectado no "Clown Motel": um integrante da equipe chamado Zak teria visto uma "silhueta" ou então uma "figura" escura; a porta do lobby foi ouvida se movendo sendo que, no interior do mesmo, tanto Zak quanto uma câmera teriam registrado o momento que a mão de um grande palhaço, que estava sobre sua própria perna, se deslocou para o lado; além de terem registrado vozes no interior do hotel que diziam "Olá" e "Está ligado."

Nesse sentido de tentar procurar por supostas evidências de atividade paranormal ou sobrenatural relacionada ao "Clown Motel", há quem tenha até mesmo criado um vídeo para o YouTube, e realizado um passeio pelo hotel às 3h da manhã. Como era de se esperar, isso rendeu uma quantidade expressiva de visualizações, mais de 2 milhões de acessos! Confira o vídeo abaixo (em inglês):



Agora, se o "Clown Motel" é realmente assombrado por palhaços, vai depender totalmente de sua crença no mundo paranormal ou sobrenatural, visto que diante das centenas de comentários que li em sites de avaliação de hotéis, e em diversas redes sociais, pude perceber que na absoluta maioria dos casos os hóspedes não vivenciam nada paranormal ou sobrenatural durante suas estadias, ou seja, se acontece, é apenas com uma minoria "privilegiada" ou "sugestionada", muito ansiosa para que algo de estranho aconteça ou então que tenha certo "receio" de palhaços. De qualquer forma, deve ser muito interessante se hospedar nesse hotel, vivenciar todo o clima de uma antiga cidade mineradora, e mergulhar no passado do Oeste americano, com ares da década de 1980. É exatamente esse tipo de hotel (exceto pela temática de palhaços), que geralmente vemos em filmes de Hollywood e com certeza eu me hospedaria nesse hotel para sentir esse clima correndo nas minhas veias.

Para finalizar, nada mais justo do que comentar sobre o primeiro e mais antigo cemitério de Tonopah, onde também abrigaria os restos mortais das vítimas de uma misteriosa "praga" ou "epidemia", que afligiu a cidade no início do século XX, e que ficou conhecida como "A Praga de Tonopah." É justamente sobre isso que vocês conferem a partir de agora!

O Antigo Cemitério de Tonopah: Um Local Com Fama de Mal-Assombrado Onde Foram Enterradas as Vítimas de uma Misteriosa Epidemia, no Início do Século XX!


O antigo cemitério de Tonopah foi fundado em 7 de maio de 1901, a partir do funeral de um homem chamado John Randel Weeks, e permaneceu aberto até abril de 1911, quando o número de mortos ultrapassou a capacidade do terreno, visto que a cidade em crescimento necessitava de um outro local para enterrar os seus mortos.

Cerca de 300 pessoas estão enterradas no cemitério antigo, incluindo muitos dos primeiros moradores da cidade: prostitutas, mineradores, xerifes, e muitos daqueles que foram vítimas da "Praga de Tonopah", cuja causa para alguns ainda é um mistério (veremos daqui a pouco que não é bem assim).

O antigo cemitério de Tonopah foi fundado em 7 de maio de 1901, a partir do funeral de um homem chamado John Randel Weeks, e permaneceu aberto até abril de 1911, quando o número de mortos ultrapassou a capacidade do terreno, visto que a cidade em crescimento necessitava de um outro local para enterrar os seus mortos.
Cerca de 300 pessoas estão enterradas no cemitério antigo, incluindo muitos dos primeiros moradores da cidades, prostitutas, mineradores, xerifes, e muitos daqueles que foram vítimas da "Praga de Tonopah"
Confira também um vídeo no YouTube, publicado pelo canal do David Rey, em outubro do ano passado, onde é possível fazer uma espécie de passeio virtual por esse cemitério:



O antigo cemitério também abriga os restos mortais de 14 dos 17 mineradores que morreram em um incêndio na Mina Tonopah-Belmont, em 23 de fevereiro de 1911, sendo que entre eles está um heroi chamado William F. "Big Bill" Murphy, que morreu ao 28 anos de idade, sacrificando sua própria vida em nome de seus colegas.

Aliás, é interessante ressaltar nesse ponto, que o desastre na Mina Tonopah-Belmont foi praticamente uma tragédia anunciada devido a uma combinação das péssimas condições de trabalho, da imprudência por parte dos mineradores e da imperícia em lidar com incêndios, visto que assim que a fumaça foi notada pela primeira vez saindo da mina, por volta das 5h50 da manhã, do dia 23 de fevereiro de 1911, levou quase 2h para o foco do incêndio ser encontrado. O mesmo teria provavelmente começado devido a uma vela esquecida acesa por algum mineiro após o turno da noite (que encerrava as 3h30 da manhã). Havia sido dada uma ordem de evacuação da mina, e somente o pessoal destinado a combater o incêndio deveria permanecer, porém muitos não saíram dos túneis a quase 420 metros de profundidade. Para piorar a situação, uma inversão da corrente de ar acabou levando a fumaça para túneis anteriormente seguros.

Aliás, é interessante ressaltar nesse ponto, que o desastre na Mina Tonopah-Belmont foi praticamente uma tragédia anunciada devido a uma combinação das péssimas condições de trabalho, da imprudência por parte dos mineradores e da imperícia em lidar com incêndios
A situação só não foi pior devido a ação de um heroi chamado William F. "Big Bill" Murphy, que passou a operar o elevador da mina em seu turno, que começava as 6h30 da manhã. Apesar de muitos mineiros terem se apressado para sair dos túneis, havia muitos homens no interior da mina, que provavelmente estavam desorientados e sendo sufocados pela fumaça tóxica. Foi nesse momento que "Big Bill" resolveu tomar uma atitude e descer para socorrer seus colegas.

Ele fez isso por duas vezes, e chegou a dizer aos demais que estava quase acabando, e que iria tentar mais uma vez. Na terceira vez, enquanto subia, o elevador travou e teve que descer para ser novamente içado. Apesar de ter travado mais um vez na segunda tentativa, quando chegou na superfície, "Big Bill" não estava no elevador. Após o incêndio ter sido controlado, seu corpo foi descoberto no interior da mina.

Atualmente existe um memorial na comunidade de Tonopah em homenagem ao "Big Bill", um heroi que sacrificou a vida em detrimento de outras, cujo funeral simplesmente parou a cidade na época.

Atualmente existe um memorial na comunidade de Tonopah em homenagem ao "Big Bill", um heroi que sacrificou a vida em detrimento de outras, cujo funeral simplesmente parou a cidade na época do ocorrido
Mural representando o cortejo do corpo de "Big Bill" em 1911, na então cidade de Tonopah
Em relação a "Praga de Tonopah" apesar de alguns sites insistirem que a mesma é um mistério até hoje, aparentemente houve um consenso sobre o que se tratava, uma vez que ficou primordialmente confinada a então cidade de Tonopah (embora tivesse alguns casos pontuais na cidade vizinha de Goldfield). Talvez, a principal razão do mistério esteja em notícia publicada na edição do dia 18 de abril de 1905, do jornal "The Desert News."

Talvez a principal razão do mistério esteja em notícia publicada na edição do dia 18 de abril de 1905, do jornal "The Desert News."
Apesar do texto dizer que o número diário de mortos era muito menor do que se comentava (diziam que eram até 150 mortos por dia, mas o número real não passava de 20) e que a "praga" ou "epidemia" provavelmente era uma combinação de "gripe com pneumonia", alguns detalhes chamavam a atenção.  Primeiramente, o texto mencionava que os homens morriam entre 4 e 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas, que começavam como um simples resfriado, passando por uma forte dor no peito e, em seguida, levava ao óbito. Em autópsias realizadas também tinha sido verificado que o pulmão das vítimas estava totalmente preto e duro como uma rocha.

Isso até hoje leva algumas pessoas a acreditarem que houve uma "praga misteriosa" em Tonopah, e que o agente causador ainda esteja nos corpos das vítimas no antigo cemitério. Há quem chegue ao extremo de dizer que isso poderia gerar um "apocalipse zumbi"

Entretanto, em uma notícia publicada pelo jornal "Los Angeles Herald", no dia 20 de abril daquele mesmo ano, foi publicada a declaração de um médico dizendo que a "praga" era tão somente uma pneumonia severa (algo que conhecemos atualmente também por síndrome respiratória aguda grave), devido as péssimas condições sanitárias da cidade, que tinha quase 5.000 habitantes naquela época. Curiosamente, além da "praga" só afetar homens adultos, o médico mencionou que algo semelhante já havia afetado a cidade em seus primórdios, sendo que mulheres e crianças também teriam sido poupadas (ou ao menos muito pouco afetadas). Resumindo? Aquela não era a primeira vez que algo assim acontecia, e aparentemente acometia somente homens adultos, principalmente mineradores.

Entretanto, em uma notícia publicada pelo jornal "Los Angeles Herald", no dia 20 de abril daquele mesmo ano, foi publicada a declaração de um médico dizendo que a "praga" era tão somente uma pneumonia severa (algo que conhecemos atualmente também por síndrome respiratória aguda grave), devido as péssimas condições sanitárias da cidade, que tinha quase 5.000 habitantes naquela época
Voltando no tempo, é possível encontrar notícias dizendo a primeira ocorrência da tal "praga" tinha sido em 31 de dezembro de 1901, sendo que em meados de janeiro de 1902, os casos teriam começado a diminuir. Naquela mesma época, o jornal "San Francisco Call" publicou diversas notícias sobre esse assunto, e uma delas apontava que a "doença misteriosa" seria tão somente pneumonia, visto que as condições sanitárias da cidade eram igualmente precárias e a qualidade da água era ainda pior.

Como se isso não bastasse, uma vez que muitas pessoas moravam em barracas improvisadas, fazia muito frio durante a noite, o que agravava ainda mais a situação de saúde das vítimas.

Naquela mesma época, o jornal "San Francisco Call" publicou diversas notícias sobre esse assunto, sendo que uma delas apontava que a "doença misteriosa" seria tão somente pneumonia, visto que as condições sanitárias eram precárias e a qualidade da água era ainda pior
Para tentar acabar com a polêmica sobre essa "misteriosa praga" encontrei uma análise moderna para explicar o que teria acontecido naquela época, em um texto publicado em 8 de junho de 2000, pelo jornal "Pahrump Mirror", onde explicava um pouco melhor a realidade. No texto escrito por Dave Downing, foi mencionado que, apesar de alguns historiadores mencionarem a "praga" como "Peste Negra", muito provavelmente a mesma foi causada por uma combinação entre o vírus da gripe e a silicose. Aliás, a silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.Provoca, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose. Pode ser confundida como edema pulmonar, pneumonia ou até mesmo tuberculose.

Para tentar acabar com a polêmica sobre essa "misteriosa praga" encontrei uma análise moderna para explicar o que teria acontecido naquela época, em um texto publicado em 8 de junho de 2000, pelo jornal "Pahrump Mirror", onde explicava um pouco melhor a realidade
Vale ressaltar nesse ponto, que os homens trabalhavam sem nenhum equipamento de segurança, e em uma mina da cidade, chamada Mizpah, a situação era praticamente alarmante. Ainda segundo o texto, os mineiros tossiam partes dos seus próprios pulmões. À medida que a doença progredia e a dor tornava-se insuportável, não seria de se estranhar, que o mineiro tomasse um gole do suprimento de cianeto da mina, cujo resultado sabemos muito bem qual é. Assim sendo, com a melhoria das condições sanitárias e médicas, raramente se escutou falar novamente sobre alguma outra "praga" misteriosa em Tonopah, o que demonstra que, independentemente do nome da doença (ou da combinação delas), a mesma era restrita a uma série de fatores que contribuiram pontualmente para sua disseminação, e naquele momento da linha do tempo.

Enfim, AssombradOs, espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco sobre a história da cidade de Tonopah, do "Clown Motel" e também sobre mais antigo cemitério da cidade, que invariavelmente ganharia fama de mal-assombrado com o decorrer do tempo. Evidentemente, não dá para afirmar que os locais mencionados sejam realmente "assombrados" por algo, mas com certeza a estadia no "Clown Motel" será única para todos aqueles que estiverem visitando o estado norte-americano de Nevada!

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://boingboing.net/2014/06/23/faded-clown-themed-motel-that.html
http://ghostadventures.wikia.com/wiki/Clown_Motel_and_Goldfield_High_School_(episode)
http://nypost.com/2017/07/26/the-creepiest-motel-in-the-country-is-for-sale/
http://pah.stparchive.com/Archive/PAH/PAH06082000P10.php
http://raregoldnuggets.com/blog/?p=3102
http://riotfest.org/2017/07/clown-motel-next-to-cemetery-filled-with-victims-of-mysterious-1902-plague-is-for-sale/
http://usminedisasters.miningquiz.com/saxsewell/belmont_mine.htm
http://www.atlasobscura.com/places/old-tonopah-cemetery
http://www.avclub.com/article/hey-who-wants-go-clown-motel-258526
http://www.blumhouse.com/2016/02/25/terror-in-tonopah-the-clown-motel-the-old-cemetery-and-the-lady-in-red/
http://www.chron.com/weird/article/Nightmarish-Clown-Motel-town-cemetery-up-for-sale-11339690.php
http://www.dailymotion.com/video/x560z56
http://www.lasvegasnow.com/news/iconic-clown-motel-for-sale-in-tonopah/771667151
http://www.pedestrian.tv/news/travel/americas-most-haunted-clown-motel-is-up-for-sale-w/5148dc7e-18c7-458c-946c-73ecc07c84f1.htm
http://www.travelandleisure.com/hotels-resorts/boutique-hotels/clown-motel-for-sale-vegas
http://www.weirduniverse.net/blog/comments/the_tonapah_plague
https://cdnc.ucr.edu/cgi-bin/cdnc?a=d&d=LAH19050420.2.8
https://cdnc.ucr.edu/cgi-bin/cdnc?a=d&d=SFC19020115.2.74
https://cdnc.ucr.edu/cgi-bin/cdnc?a=d&d=SFC19020119.2.51
https://news.google.com/newspapers?nid=336&dat=19050418&id=mNNTAAAAIBAJ&sjid=vIgDAAAAIBAJ&pg=6621,471719
https://roadtrippers.com/stories/nevadas-clown-motel-is-the-scariest-motel-in-america
https://roadtrippers.com/us/tonopah-nv/accommodation/clown-motel
https://the-line-up.com/peoria-state-hospital
https://www.reddit.com/r/creepy/comments/27vy3q/all_of_my_nope/
https://www.travelblog.org/Photos/7864955
Comentários