4 de julho de 2017

A "Caixa da Loucura": Estranhos e Misteriosos Desenhos Provariam a Existência de "Criaturas Aladas" ou "Seres Extraterrestres"?


Por Marco Faustino

Recentemente, durante uma rápida conversa pela manhã, no Skype, fui apresentado a um mero endereço, que apontava para o site Imgur. Para aqueles que não o conhecem, o Imgur é um site bem famoso e popular de compartilhamento de imagens, e que existe há pouco mais de 8 anos. Nesse endereço, me deparei com uma série de imagens de uma suposta "caixa misteriosa", que mais parecia ser uma maleta de madeira, apelidada de "A Caixa da Loucura". Portanto, não fui o responsável pelo nome que se encontra no título, mas um usuário chamado "TramStopDan2", que publicou dezenas de imagens do conteúdo do mesma, no dia 3 de novembro de 2013. Aliás, rapidamente notei que não tinham sido apenas aquelas imagens, visto que ele chegou a publicar outras dezenas de fotos em um outro endereço também do Imgur. Simplesmente ao ler as primeiras legendas, que acompanhavam essas imagens, notei as seguintes informações: a "caixa" (particularmente ainda a vejo como uma maleta) media aproximadamente 96 cm x 73 cm, tinha um cheiro de umidade, como se tivesse ficado por muito tempo em um porão úmido, sendo que a maior parte dos papéis e desenhos contidos na mesma media aproximadamente 76 cm x 50 cm. Dentro da "caixa" era possível encontrar textos variados, uma tabela periódica antiga, mapas de diferentes regiões da Terra, cartas, fotografias antigas e desenhos de engrenagens. Contudo, os papéis que mais chamavam a atenção eram os desenhos de seres alados com faces aparentemente demoníacas, animalescas ou até mesmo humanoides bem próximos do que seriam supostos objetos voadores. Havia até mesmo uma certa conotação "extraterrestre e religiosa" nos "desenhos e esboços", que teriam sido encontrados dentro da caixa.

A fonte, no entanto, não era nem um pouco confiável. Toda a história sobre a caixa havia sido inicialmente publicada no Reddit, pelo usuário "TramStopDan", ou seja, tudo indicava ser a mesma pessoa que havia publicado as tais imagens no Imgur. Novamente, para quem não conhece, o Reddit é uma espécie de rede social formada por comunidades de fóruns de discussão, onde circulam os mais diversos assuntos, principalmente aqueles de cunho sobrenatural, paranormal, ufológico, conspiratório, e como não podiam deixar de ser, aqueles mais picantes e destinados para maiores de idade. De qualquer forma, se comenta e se discute praticamente de tudo no Reddit, inclusive muita política norte-americana e relações internacionais. Porém, o mesmo não é considerado uma fonte confiável de informação, principalmente para servir de base para uma notícia da mídia, uma vez que qualquer um pode postar qualquer coisa. Nunca se sabe exatamente a intenção ou a índole de uma pessoa, o que acaba gerando uma certeza desconfiança natural. Assim sendo, resolvi ir atrás de respostas, que pudessem dizer realmente como a caixa teria sido encontrada, quem era o autor dos desenhos, e o que eles representavam. Os desenhos seriam fruto da visão de seres demoníacos ou extraterrestres de alguém? Algum artista teria se deparado com tais criaturas nos céus de alguma cidade ao redor do mundo? Vamos saber mais sobre esse assunto?

A Investigação de uma "Caixa Misteriosa", que Começou no "Reddit", e que Acabou Repercutindo em Alguns Blogs e Sites Internacionais


Para ser bem sincero, nenhum site internacional que pudesse ser considerado confiável ou minimamente confiável levou a sério o conteúdo dessa caixa, em novembro 2013. Para não dizer que estou mentindo a respeito desse ponto, o único site considerado mais decente em termos de confiabilidade do conteúdo publicado foi o site "Business Insider" (com ressalvas, é claro), que chegou a comentar sobre a mesma, mas sempre questionando os desenhos e fazendo questão de apontar, que tudo indicava que poderia ser tão somente uma farsa, assim como tantas outras que circulavam e ainda circulam pelas redes sociais e fóruns de discussão ao redor do mundo. Portanto, para mostrar o que os sites de "cunho conspiratório" estavam dizendo, era inevitável consultá-los.

A "caixa" (particularmente ainda a vejo como uma maleta) media aproximadamente 96 cm x 73 cm, tinha um cheiro de umidade, como se tivesse ficado por muito tempo em um porão úmido
A maior parte dos papéis e desenhos contidos na mesma media aproximadamente 76 cm x 50 cm
No dia 4 de novembro de 2013, o questionável "The Epoch Times", em uma notícia intitulada "Mysterious Box Contains Detailed Drawings of Winged Aliens; WWII Vet Presumed Owner" ("Caixa Misteriosa Contém Desenhos de Alienígenas Alados; Acredita-se que o Dono seja um Veterano da II GM", em português) era mencionado que uma caixa tinha sido encontrada contendo desenhos detalhados de seres extraterrestres, um objeto voador não identificado, e transcrições explorando a ligação entre encontros extraterrestres e religiões antigas.

É interessante notar, que a notícia mencionava, que as imagens tiveram cerca de 250.000 visualizações em cerca de 20 horas, um número que continuaria sendo espetacular para os padrões atuais. Além disso, o conteúdo da mesma ainda não tinha sido verificado de forma independente, porém conteria pistas, assim como levantava diversas questões. Aparentemente, a caixa pertencia a "um homem chamado Daniel J. Christainsen, que morava no estado norte-americano da Flórida, muito embora fosse holandês."

Textos supostamente escritos por um homem que inicialmente muitos acreditavam se chamar Daniel J. Christainsen
Mais duas páginas escritas supostamente por um homem inicialmente chamado Daniel J. Christainsen
Ele teria sido um veterano da II GM, uma vez que a caixa conteria um papel em branco com o timbre do Centro Médico da Administração dos Veteranos, dos Estados Unidos. Aliás, ele poderia ter sido um engenheiro ou ao menos tinha alguma habilidade nesse sentido, visto que a caixa continha desenhos técnicos de projetos de engrenagens. Seus documentos também indicavam, que ele podia ter tido um encontro alienígena, embora as referências a essa experiência fossem vagas e deixavam margens à interpretação.

Ele teria sido um veterano da II GM, uma vez que a caixa conteria um papel em branco
com o timbre do Centro Médico da Administração dos Veteranos, dos Estados Unidos
Aliás, ele poderia ter sido um engenheiro ou ao menos tinha alguma habilidade nesse sentido,
visto que a caixa continha desenhos técnicos de projetos de engrenagens.
Mapa antigo contendo algumas rotas aéreas ao redor do mundo
Desenho de uma antiga tabela periódica de classificação de elementos químicos
Em um dos papéis, Daniel escreveu sobre "uma aparição ou obscuração na Baía de Tampa, em 7 de julho de 1977." Ele desenhou seres alienígenas e os descreveu como "cada um tendo quatro faces e quatro asas." Um dos rostos aparentava ser humanoide, enquanto os outros três aparentavam ser animalescos; uma criatura semelhante a uma vaca e outra criatura semelhante a um pássaro estavam entre elas. A figura humanoide, no entanto, teria cascos nos pés.

Ainda de acordo com o "The Epoch Times", Daniel também rememorava referências bíblicas, quando ele retratava os "encontros com seres extraterrestres." Não estava claro se os seus desenhos se relacionavam com sua própria experiência ou descreviam relatos históricos. Ele também fazia referência a um avistamento em 1967, no Brasil, por um turista norte-americano.

Em um dos papéis, Daniel escreveu sobre "uma aparição ou obscuração na Baía de Tampa, em 7 de julho de 1977."
Ele desenhou seres alienígenas e os descreveu como "cada um tendo quatro faces e quatro asas." Um dos rostos aparentava ser humanoide, enquanto os outros três aparentavam ser animalescos; uma criatura semelhante a uma vaca e outra criatura semelhante a um pássaro estavam entre elas
A figura humanoide, no entanto, teria cascos nos pés. Ainda de acordo com o "The Epoch Times", Daniel também rememorava referências bíblicas, quando ele retratava os "encontros com seres extraterrestres."
Daniel também teria feito referência ao relato bíblico de Ezequiel: "O fogo que tinha a cor do âmbar teve que aguardar o dia em que as luzes elétricas estavam disponíveis na Terra, antes de permitir uma interpretação literal; Assim como os olhos das criaturas e... as rodas precisam aguadar o dia da eletrônica e da televisão antes que uma interpretação razoável seja possível. Na verdade, seria necessário aguardar as muitas invenções tecnológicas antes de interpretar a experiência de 2.500 anos, que Ezequiel considerou oportuno chamar de visões."

Segundo o "The Epoch Times", as figuras com cabeças de animais lembravam pinturas e esculturas antigas. No Tibet, e em algumas outras regiões, deidades algumas vezes eram retratadas com a cabeça de um cavalo ou outro animal. Às vezes,  a cabeça do animal era a cabeça principal, mas em outras a deidade tinha várias cabeças, sendo que uma ou mais seriam cabeças de animais. Os desenhos também retratariam o "Minotauro" da Grécia (a figura do homem-touro descrita na Mitologia Grega), e figuras semelhantes. Curiosamente, o texto publicado pelo site "The Epoch Times" não oferecia nenhuma explicação ou investigação mais aprofundada sobre a mesma, tão somente uma análise superficial e extremamente especulativa, como era de se esperar.

Curiosamente, o texto publicado pelo site "The Epoch Times" não oferecia nenhuma explicação ou investigação mais aprofundada sobre a mesma, tão somente uma análise superficial e extremamente especulativa, como era de se esperar.
Texto supostamente encontrado dentro da maleta, cujo conteúdo é praticamente ilegível.
Naquele mesmo dia, o site "Bussiness Insider" criticou e ironizou fortemente a publicação do usuário "TramStopDan", dizendo que se aquilo fosse uma espécie de "farsa viral" era algo bem básico e simplório, e que a "Caixa da Loucura" era perfeita para aqueles que estavam em busca de tesouros, alienígenas, mapas e mistérios. Aliás, a primeira dica para os teóricos da conspiração é que o usuário alegava que um amigo havia encontrado a caixa em uma lixeira próxima a casa dele. Resumindo? Primeiramente, ninguém sabia quem era esse usuário (lembrando que no Reddit, o "anonimato" é uma constante) e, em segundo lugar, muito menos seu amigo e o exato local onde ele morava. Como você investigar algo sem conhecer detalhes tão básicos quanto esses?

De acordo com o "Bussiness Insider", em uma das mais intrigantes imagens havia o seguinte texto: "Carl Sagan, o astrônomo judeu, disse que ele acreditava neles...", acompanhado de "Existem muitas civilizações em nossa galáxia, que são bem mais avançadas do que a nossa." Boa parte do restante, no entanto, seria ilegível.

A primeira dica para os teóricos da conspiração é que o usuário alegava que um amigo havia encontrado a caixa em uma lixeira próxima a casa dele. Resumindo? Primeiramente, ninguém sabia quem era esse usuário (lembrando que no Reddit, o "anonimato" é uma constante) e, em segundo lugar, muito menos seu amigo e o exato local onde ele morava
Havia, no entanto, quem dissesse ter descoberto o autor dos desenhos, que seria um homem chamado Daniel Frederick Christiansen, que havia morrido em 2010, aos 96 anos, e que teria nascido na cidade de Rolfe, no estado norte-americano de Iowa. Já outros apontavam a forte possibilidade de ser uma farsa, visto que a fonte utilizada nas primeiras páginas seria moderna e não corresponderia ao restante dos documentos. Portanto, considerando uma fonte moderna sendo aplicada em papel envelhecido ou degradado, possivelmente seria uma mentira ou tão somente um item promocional. Nesse ponto, muitos acreditavam ser um material promocional de algum filme de Hollywood, que seria lançado.

De qualquer forma, o "Bussiness Insider" ressaltou que a publicação de "TrampStopDan" era apenas uma republicação desse mesmo usuário no "4chan", que por sua vez é uma espécie de "comunidade virtual" (originalmente destinado a discussão sobre animes, mas que acabou se convertendo em um verdadeiro centro de propagação de conteúdos ilegais, notícias falsas, teorias conspiratórias, subculturas etc). Enfim, havia muito questionamento sobre a veracidade do conteúdo, e o que o mesmo realmente significava.

Havia, no entanto, quem dissesse ter descoberto o autor dos desenhos, que seria um homem chamado Daniel Frederick Christiansen, que havia morrido em 2010, aos 96 anos, e que teria nascido na cidade de Rolfe, no estado norte-americano de Iowa. Porém, com o tempo, esses dois primeiros nomes seriam substituídos por outro.
No dia 5 de novembro daquele mesmo ano, um blog chamado "Florida Zone", comentou sobre essa "caixa misteriosa" acrescentando que os documentos supostamente encontrados pareciam demonstrar uma fixação do seu proprietário, o Daniel Christiansen, sobre seres extraterrestres, teoria da conspiração, culminando em um suposto avistamento de uma majestosa nave espacial acompanhada de criaturas aladas, vindas diretamente do "Livro de Ezequiel", sobre o "píer de São Petersburgo" (anotem esse nome), na Baía de Tampa, nos Estados Unidos.

Curiosamente, uma pessoa que não quis se identificar, fez um comentário na postagem do blog "Florida Zone", quase 2 anos depois, dizendo que teve em mãos aquela mesma caixa do Daniel Christiansen, por quase 20 anos. Essa pessoa teria se mudado para a casa dele quando o mesmo faleceu, sendo que a caixa era apenas 1/10 do que havia sido encontrado, e que ele(a) ainda teria o diário de Daniel, assim como outros documentos. Disse também que Daniel era ávido por Física, e que havia construído uma pequena máquina onde acreditava que poderia viajar no tempo e ter experiências fora do corpo. Contudo, essa pessoa não apresentou quaisquer provas sobre isso, e simplesmente desapareceu (comentarei sobre isso na terceira e última parte dessa postagem).

Curiosamente, uma pessoa que não quis se identificar, fez um comentário na postagem do blog "Florida Zone", quase 2 anos depois, dizendo que teve em mãos aquela mesma caixa do Daniel Christiansen, por quase 20 anos.
Por outro lado, o responsável pelo blog ressaltou um comentário feito por um usuário do Reddit, apelidado de "drivebyhistorian", que por sua vez, diante do material publicado pelo "TrampStopDan", teria feito algumas descobertas muitos interessantes sobre o suposto autor dos desenhos e os seus documentos.

De acordo com o usuário "drivebyhistorian", o nome completo do autor seria Daniel Samuel Christiansen, nascido em 27 de novembro de 1904, na cidade de Skodsborg (próxima de Copenhague), na Dinarmarca. Ele teria sido filho de Christian Christiansen e Karen Larsen. Seus pais teriam sido adventistas do sétimo dia, e Daniel conseguiu estudar apenas ao que seria equivalente a 8ª série do Ensino Fundamental. Em 1927, ele estava morando na cidade de Helsingør, e obteve um passaporte nº 2194, em Copenhague, em 3 de janeiro de 1927. Então, ele foi para os Estados Unidos, à bordo do RMS Olympic, um navio semelhante ao Titanic, saindo da cidade de Southampton, na Inglaterra, em 5 de abril de 1927 e chegando na cidade de Nova York, em 12 de abril.

De acordo com o usuário "drivebyhistorian", o nome completo do autor seria Daniel Samuel Christiansen, nascido em 27 de novembro de 1904, na cidade de Skodsborg (na foto, próxima de Copenhague), na Dinarmarca.
Ele foi para os Estados Unidos, à bordo do RMS Olympic (na foto), um navio semelhante ao Titanic, saindo da cidade de Southampton, na Inglaterra, em 5 de abril de 1927 e chegando na cidade de Nova York, em 12 de abril
Na época, ele tinha 22 anos, era carpinteiro, e sabia ler e escrever tanto em dinarmaquês quanto em inglês. Ele nunca tinha ido aos Estados Unidos, era loiro, de olhos azuis, e tinha 1,65m de altura. Seu destino era a Pocono People's College, na cidade de Henryville, no estado norte-americano da Pensilvânia.

Segundo o usuário "drivebyhistorian", a Pocono People's College foi uma espécie de "faculdade experimental", que se concentrou na educação de adultos. Não exigia que seus "alunos adultos" tivessem pré-requisitos educacionais específicos para participar. A faculdade permaneceu aberta entre 1924 e 1929, quando fechou devido à falta de financiamento após a queda do mercado de ações. O Daniel teria conhecido pessoalmente o Dr. Sorn Mathiasen, reitor da Pocono People's College (ele o citaria como "amigo" em seus documentos de imigração). O Dr. Mathiasen teria lecionado anteriormente no International People's College, na cidade de Helsingør (que seria a residência do Daniel antes da imigração).

Na época, ele tinha 22 anos, era carpinteiro, e sabia ler e escrever tanto em dinarmaquês quanto em inglês. Ele nunca tinha ido aos Estados Unidos, era loiro, de olhos azuis, e tinha 1,65m de altura. Seu destino era a Pocono People's College, na cidade de Henryville, no estado norte-americano da Pensilvânia
Quando a faculdade fechou em 1929, Daniel teria se mudado para Newark, no estado norte-americano de Nova Jersey. Daniel teria alugado apartamentos em Chestnut, e posteriormente na rua Cottage, tendo trabalhado como mecânico/operário em uma fábrica de automóveis. Em 1935, Daniel teria se mudado para um apartamento na rua Elm nº 91, e teria começado a trabalhar como carpinteiro fazendo o reparo de móveis. Ele permaneceu no local realizando esse mesmo trabalho até seu alistamento militar, em 1942.

Daniel se alistou no Exército dos Estados Unidos, em 9 de março de 1942, em Fort Dix. No momento do seu alistamento, ele estava trabalhando como carpinteiro, era solteiro, tinha 1,70m de altura, e pesava 64 quilos. Aliás, ele não era um cidadão norte-americano naquela época. Era possível que ele tivesse usado o serviço militar para agilizar seu processo de cidadania durante ou depois da guerra. Ele acabou sendo dispensado do serviço militar em 2 de outubro de 1945. No entanto, não havia muitas informações sobre Daniel após a II GM. Ele aparecia nos registros oficiais em 1953, quando teria se casado com Anastasia Harjaks, imigrante estoniana, em Palm Beach, na Flórida. Daniel e Anastasia teriam morado em Elizabeth, em Nova Jersey, entre 1957 e 1959. Anastasia, no entanto, teria morrido em São Petersburgo, na Flórida, em 1983.

No entanto, não havia muitas informações sobre Daniel após a II GM. Ele aparecia nos registros oficiais em 1953, quando teria se casado com Anastasia Harjaks, imigrante estoniana, em Palm Beach, na Flórida. Daniel e Anastasia teriam morado em Elizabeth, em Nova Jersey, entre 1957 e 1959. Anastasia, no entanto, teria morrido em São Petersburgo (na foto), na Flórida, em 1983
Nossa, quanta história, não é mesmo? De acordo com o site "Cipher Mysteries", em um texto publicado no dia 10 de novembro de 2013, Daniel S. Christiansen também se identificava como "Nesna-it-sirhc", que seria simplesmente o nome "Daniel Christiansen" ao contrário (muito embora isso tenha sido motivo de especulação por um bom tempo até que alguém notasse a coincidência). De qualquer forma, Daniel teria morrido em São Petersburgo, na Flórida, em 26 de setembro de 1994 (muito embora ninguém soubesse exatamente de onde essa data teria surgido, aparentemente essa informação também teria partido do Reddit). Mesmo diante de todas essas informações, ninguém parecia saber exatamente quem teria sido Daniel em vida.

Aparentemente, alheio a qualquer investigação com esse nível de profundidade, estava o questionável e conspiratório site "Humans are Free." Em um artigo escrito por Alexander Light, no dia 12 de novembro de 2013, foi mencionado que Daniel havia desenhado ao menos meia dúzia de discos voadores próximos ao píer da Baía de Tampa. A "construção em formato de pirâmide invertida" perto da costa era o ponto central desse evento. Do topo da construção seria possível ver "um vórtice energético indo em direção as espaçonaves alienígenas e ao céu. Ao redor da base do vórtice, haveria dois objetos menores que poderiam ser descritos como drones alienígenas, ao lado dois extraterrestres alados."

Do topo da construção seria possível ver "um vórtice energético indo em direção as espaçonaves alienígenas e ao céu. Ao redor da base do vórtice, haveria dois objetos menores que poderiam ser descritos como drones alienígenas, ao lado dois extraterrestres alados."
Em um artigo escrito por Alexander Light, no dia 12 de novembro de 2013, foi mencionado que Daniel havia desenhado ao menos meia dúzia de discos voadores próximos ao píer da Baía de Tampa
De acordo com Alexander Light, os extraterrestres estariam usando um trajes especiais, e usavam capacetes em todas as quatro cabeças, sendo que as asas aparentavam ser mecânicas. Ao analisar os desenhos, o responsável pelo artigo concluiu que os mesmos representavam um "astronauta extraterrestre" dentro de sua espaçonave.

As cabeças de águia poderiam ser uma referência direta aos relatos sumérios dos Anunnakis e, seus capacetes de águia ou um ser humano com 3 cabeças alienígenas, seriam uma referência à manipulação do DNA de nossa espécie por diversas espécies de seres extraterrestres.

De acordo com o "Bussiness Insider", em uma das mais intrigantes imagens havia o seguinte texto: "Carl Sagan, o astrônomo judeu, disse que ele acreditava neles...", acompanhado de "Existem muitas civilizações em nossa galáxia, que são bem mais avançadas do que a nossa." Boa parte do restante, no entanto, seria ilegível.
De acordo com Alexander Light, os extraterrestres estariam usando um trajes especiais, e usavam capacetes em todas as quatro cabeças, sendo que as asas aparentavam ser mecânicas. Ao analisar os desenhos, o responsável pelo artigo concluiu que os mesmos representavam um "astronauta extraterrestre" dentro de sua espaçonave.
Outro desenho seria uma mistura de relatos religiosos e uma "clara conexão com seres extraterrestres." Seria possível ver a "roda de Ezequiel" em três posições diferentes sobrevoando seres alienígenas alados. Aliás, segundo Alexander, tudo isso teria acontecido no "Polo Norte da Terra" ou em "um dos polos de um planeta desconhecido." Daniel tinha desenhado uma vaca com capacete, mas na opinião de Alexander retratava a constelação de Plêiades, também conhecida como "perna de touro." Essa constelação teria sido apontada como o lar dos "deuses" por todas as grandes civilizações antigas, e a julgar pelo gigantesco número de representações, as mesmas estariam obcecadas com isso.

Outro desenho seria uma mistura de relatos religiosos e uma "clara conexão com seres extraterrestres." Seria possível ver a "roda de Ezequiel" em três posições diferentes sobrevoando seres alienígenas alados. Aliás, segundo Alexander, tudo isso teria acontecido no "Polo Norte da Terra" ou em "um dos polos de um planeta desconhecido."
Diga-se de passagem, essa "interpretação" do Alexander era muito além (uma viagem bem longínqua) do que se estava sendo comentado sobre o assunto naquela época, porém é difícil dizer qual foi a interpretação mais espetacular, visto que existe muito material especulativo. Assim sendo, separar o joio do trigo talvez não compense muito tanto diante do que iremos fazer a seguir, ou seja, oferecer a vocês uma dose de realidade por trás de toda essa aparente loucura.

Um Balde de Água Fria? Uma Dose de Realidade Por Trás da "Caixa da Loucura"


Algo que raramente se divulga em relação a essa caso, é que no dia 6 de novembro de 2013, o jornalista Paul Guzzo, do site de notícias Tamba Bay Online (TBO) jogou um verdadeiro balde de água fria nas pessoas que acreditavam na hipótese de que os desenhos representassem seres extraterrestres, anjos ou demônios alados.

Algo que raramente se divulga em relação a essa caso, é que no dia 6 de novembro de 2013, o jornalista Paul Guzzo, do site de notícias Tamba Bay Online (TBO) jogou um verdadeiro balde de água fria nas pessoas que acreditavam na hipótese de que os desenhos representassem seres extraterrestres, anjos ou demônios alados
No artigo intitulado "1977 artist’s work debunks rumor of UFO in St. Pete" ("O trabalho de um artista em 1977 desmente os rumores sobre OVNIs em São Petersburgo", em português) foi mencionado, que os entusiastas de OVNIs ao redor do mundo ficariam desapontados ao saber que, apesar dos rumores, o píer de São Petersburgo não tinha sido o palco de uma visita extraterrestre, que desde então teria sido acobertada pelo governo norte-americano.

Assim sendo, foi mencionado rapidamente o conteúdo sobre a caixa misteriosa, que havia surgido naquela época, e que conteria desenhos de "bestas apocalípticas" e até mesmo de "um tornado emitindo feixes luminosos sobre o píer." No entanto, segundo o TBO, o autor dos desenhos teria testemunhado tão somente "uma instalação de arte um tanto quanto inovadora." Aliás, ele não teria sido o único a confundi-la com uma "atividade extraterrestre" naquela época.

No entanto, segundo o TBO, o autor dos desenhos teria testemunhado tão somente "uma instalação de arte
um tanto quanto inovadora." Na foto temos o antigo píer de São Petersburgo, na Flórida.
Aliás, ele não teria sido o único a confundi-la com uma "atividade extraterrestre" naquela época
Na década de 1970, um homem chamado Rockne Krebs era um artista altamente requisitado, e foi o primeiro a popularizar o uso de lasers como arte pública. De 1976 até o início da década de 1980, São Petersburgo podia se gabar por ser o lar de uma de suas instalações singulares. Prismas disparando lasers foram erguidos no topo do píer, e espelhos foram colocados em prédios do centro da cidade para refletir a luz e criar padrões "3D" pela cidade em um verdadeiro emaranhado de luzes. Krebs apelidou isso de "Starboard Home on the Range, Parte VI."

"Foi algo especial. Ele era um dos artistas mais vanguardistas do país, e esse era um conceito novo, que ninguém tinha visto ou ouvido anteriormente", disse Glenn Anderson, diretor executivo da Comissão de Artes de São Petersburgo, de 1975 a 1982.

É interessante ressaltar nesse ponto, que toda a antiga estrutura do píer de São Petersburgo (aquela estrutura de "pirâmide invertida", que foi construída no início da década de 1970, e que vocês puderam conferir nas imagens anteriores) não existe mais. O píer foi fechado definitivamente para visitação pública em 31 de maio de 2013, e demolido em 2015. De qualquer forma, um novo píer começou a ser construído no fim do mês passado

Na década de 1970, um homem chamado Rockne Krebs era um artista altamente requisitado, e foi o primeiro a popularizar o uso de lasers como arte pública. De 1976 até o início da década de 1980, São Petersburgo podia se gabar por ser o lar de uma de suas instalações singulares. Na foto temos Rockne Krebs (à esquerda) e sua filha Heather Krebs (à direita), no fim da década de 1970.
Prismas disparando lasers foram erguidos no topo do píer, e espelhos foram colocados em prédios do centro da cidade para refletir a luz e criar padrões "3D" pela cidade em um verdadeiro emaranhado de luzes. Krebs apelidou isso de "Starboard Home on the Range, Parte VI."
Sua novidade, no entanto, trouxe uma mistura de medo e espanto naquela época. As notícias dos jornais de São Petersburgo, da década de 1970, apresentavam relatos detalhados de lasers atravessando quarteirões, por quilômetros de distância, enquanto os moradores ficavam atônitos e confusos. Quase 30 anos após ter sido desmantelada, a instalação de arte estava de volta na mídia, porém sendo apelidada de "Caixa da Loucura."

De acordo com o TBO, a caixa era referente a uma maleta de madeira contendo os trabalhos, que certo dia pertenceram a um homem chamado Daniel Christiansen, sendo que a maleta tinha sido encontrada à beira de uma estrada na cidade de Asheville, no estado norte-americano da Carolina do Norte, em 2008. Cinco anos depois, as fotos de seu conteúdo - a maioria delas de desenhos feitos no começo da década de 1980 - apareceram no Reddit. As fotos, por sua vez, seriam de um morador da cidade de Asheville, chamado Dan Wickham. Ele voltou a dizer que um amigo, que preferia se manter no anonimato, tinha sido o responsável por encontrar a tal maleta.

Sua novidade, no entanto, trouxe uma mistura de medo e espanto naquela época. As notícias dos jornais de São Petersburgo, da década de 1970, apresentavam relatos detalhados de lasers atravessando quarteirões, por quilômetros de distância, enquanto os moradores ficavam atônitos e confusos
Uma das esculturas que teriam sido criadas por Rockne Krebs através do uso de lasers
"Tarde demais para mim. Uma vez que fiz o upload das fotos, me tornei parte da história", disse Dan Wickham. De qualquer forma, segundo o TBO, pouco se sabia sobre Daniel Christiansen. Não se sabia se ele ainda estava vivo, se morava em São Petersburgo ou apenas visitando a cidade ou então como sua maleta acabou indo parecer à beira de uma estrada em Asheville. Os entusiastas de OVNIs, igualmente desavisados da antiga instalação de arte de São Petersburgo, começaram a discutir se os desenhos de Christiansen provariam ou não a existência de vida em outros planetas.

Dan Wickham disse que não pretendia iniciar uma conspiração extraterrestre. Disse apenas que queria compartilhar o conteúdo estranho e misterioso da caixa, e não tinha ideia de que tantas pessoas iriam se preocupar com isso ou então com o autor dos desenhos. "Ele obviamente viu algo que o mudou", disse Wickham sobre Christiansen.

De qualquer forma, segundo o TBO, pouco se sabia sobre Daniel Christiansen. Não se sabia se ele ainda estava vivo, se morava em São Petersburgo ou apenas visitando a cidade ou então como sua maleta acabou indo parecer à beira de uma estrada em Asheville (na foto).
O que Christiansen testemunhou foi quase certamente um fenômeno natural ocorrendo ao mesmo tempo que a instalação de arte de aparência futurista estava a pleno vapor. Nos textos encontrados na maleta, o autor geralmente faz referência à data de 7 de julho de 1977. Naquele dia, um tornado passou pelo Condado de Pasco. Enquanto isso acontecia, ele realmente teria visto luzes no céu sobre o píer de São Petersburgo.

"Você pode tentar deduzir o que uma pessoa, vendo um show de lasers pela primeira vez, imaginaria se não tivesse ideia do que está realmente vendo. Além disso, adicione um tornado", disse Dan Wickham.

"Entendo o porquê as pessoas teriam ficado confusas com isso naquela época. Ninguém sabia o que fazer sobre sua arte. Era tudo muito novo", disse Heather Krebs, a filha de Rockne Krebs.
"Entendo o porquê as pessoas teriam ficado confusas com isso naquela época. Ninguém sabia o que fazer sobre sua arte. Era tudo muito novo", disse Heather Krebs (à esquerda), a filha de Rockne Krebs.
Heather Krebs disse que mais de 40 cidades ao redor do mundo celebraram as instalações de arte do pai, ao longo de sua carreira. Ele também recebeu um grande destaque na Feira Mundial de 1981, no Japão, e foi homenageado com inúmeros prêmios nacionais e financiamentos para a sua obra. Infelizmente, Rockne Krebs faleceu em outubro de 2011.

Quanto a Daniel Christiansen, o homem que se assustou diante da instalação de arte de Krebs, em São Petersburgo, os fóruns de discussão ainda estava ocupados tentando descobrir mais detalhes sobre o homem, que eles acreditavam ter documentado a existência de OVNIs.

"Não consigo acreditar que isso esteja acontecendo. É tudo tão bizarro. Meu pai não acreditava em OVNIs, mas ele adoraria isso. Ele gostava do incomum e isso definitivamente é incomum", completou Heather Krebs.

A Instalação de Arte de Rockne Krebs Foi a Responsável Pelas "Visões" de Daniel? Quem Ele Era? Daniel Teria Realmente Existido?


Nessa terceira e última parte da postagem, muitos de vocês podem estar se perguntando, se a instalação de arte de Rockne Krebs teria tido alguma influência nos desenhos, que mais estavam sendo questionados pelos entusiastas de OVNIs. Infelizmente, não temos nenhuma imagem mais detalhada ou vídeo mais específico desses lasers no antigo píer de São Petersburgo, tal como a formação de esculturas através do emaranhado de luzes, que Krebs denominou de "Starboard Home on the Range, Parte VI." Evidentemente, seria interessante saber quais foram as figuras formadas na noite de 7 de julho de 1977, mas não encontrei nada nesse sentido.

De qualquer forma, houve mesmo um tornado, no condado de Pasco (relativamente próximo do píer), na tarde daquele mesmo dia (por volta das 15h15, no horário local), e os "feixes luminosos" desenhados têm aparência de lasers. Provavelmente Daniel, caso tenha realmente existido, desconhecia tal espetáculo artístico promovido por Krebs, assim como boa parte da população daquela época. Portanto, essa é a explicação mais plausível, ou seja, seres extraterrestres não fizeram uma visita a São Petersburgo naquela noite.

Infelizmente, não temos nenhuma imagem mais detalhada ou vídeo mais específico desses lasers no antigo píer de São Petersburgo, tal como a formação de esculturas através do emaranhado de luzes, que Krebs denominou de "Starboard Home on the Range, Parte VI."
Diga-se de passagem, o que muitos denominaram como "OVNIs", "criaturas aladas", seres ou astronautas extraterrestres" viria da Merkabah, uma antiga tradição mística da cabala, que retrataria o "Merkabah" ou o Trono/Carruagem de Deus, que poderia subir ou descer através de diferentes câmaras ou palácios celestiais conhecidos como "Hekhalot", sendo que o último deles revelaria a divina Glória de Deus.

De uma forma ou de outra, isso acaba tendo uma relação com o chamado "livro de Ezequiel", que contém as visões e as profecias de Ezequiel, a quem o Senhor chamou para ministrar aos judeus cativos na Babilônia. Escrito pela perspectiva da primeira pessoa, Ezequiel registrou as visões e revelações que teria recebido de Deus. Apesar de ter sido escrito (entre 592 a 570 a.C.) em uma época em que Jerusalém estava sendo destruída, o livro de Ezequiel é cheio de esperança. No entanto, muitos entusiastas de OVNIs se aproveitam de algumas passagens do livro de Ezequiel para mencionar que a Bíblia falava sobre objetos voadores e seres extraterrestres. Aliás, alguns até mesmo se valem de iconografias do século XVI ou XVII para tentar evidenciar isso.

Cópia da ilustração entalhada em cobre, originalmente criada pelo artista Matthäus Merian (1593-1650) para sua obra denominada "Icones Biblicae" retratando a visão de Ezequiel. Lembrando que essa é concepção artística de Matthäus Merian diante do texto escrito por Ezequiel, ou seja, isso não quer dizer que tenha sido exatamente isso o Ezequiel viu, uma vez que abre margem para interpretações.
Os desenhos de Daniel claramente foram inspirados nos trabalhos de Matthäus Merian, um artesão que trabalhou em Frankfurt, na Alemanha, durante a maior parte de sua vida, no século XVII. Portanto, é bem possível que Daniel tivesse visto algo semelhante no píer de São Petersburgo que, acrescentando um tornado no mesmo dia, acabou inspirando seus desenhos. Um tempo possivelmente nublado, um tornado e figuras luminosas no céu poderiam ter proporcionado uma visão praticamente profética para Daniel. Além disso, ele já costumava desenhar tais figuras bem antes de 1977 (basta olhar as datas dos demais desenhos), aparentemente porque gostava de desenhar e tinha cadernos ou fichários nesse sentido. Vocês podem conferir as duas galerias de imagens, clicando aqui e aqui.

Por outro lado, uma vez que esse caso nunca ganhou destaque nos principais veículos de comunicação norte-americanos e internacionais, provavelmente nunca saberemos quem foi Daniel Christiansen e nem mesmo se ele deixou descendentes que o conheciam, assim como suas obras e história de vida. Nunca ninguém apareceu para dizer que o conhecia em vida.

Foto mostrando uma cópia da obra de Matthäus Merian chamada "Icones Biblicae"
Agora, se alguém preferir acreditar em "criaturas aladas" e "seres ou drones extraterrestres" terá um desafio bem maior pela frente. O primeiro deles seria explicar como uma maleta, supostamente encontrada à beira de uma estrada, que ninguém sabe qual é, teria sido encontrada em 2008, e somente cinco anos depois alguém resolveu tirar algumas fotos e divulgar justamente no Reddit. Aliás, nunca foi feita nenhuma análise técnica ou perícia do material para saber o quão antigo o mesmo poderia ser.  Aparentemente, ninguém procurou uma Escola ou Faculdade de Artes para analisar tecnicamente os desenhos, e tentar entender efetivamente a concepção artística de Daniel. Ninguém procurou uma emissora de TV local, para quem sabe, encontrar eventuais parentes ainda vivos. Simplesmente, o local escolhido foi o Reddit, justamente um local onde quase ninguém leva a sério o que é divulgado, e o anonimato permite que tais especulações cresçam exponencialmente.

O suposto avistamento de um "OVNI" por parte um turista norte-americano, que teria ocorrido na cidade de Santos, no litoral do Estado de São Paulo, em 1967, que foi mencionado por Daniel, mas que não aparece nenhuma foto, teria se tratado, segundo o próprio texto, tão somente de uma nuvem lenticular (aliás, esse tipo de formação sempre levou muitos entusiastas de OVNIs a dizerem, sem qualquer argumento plausível, que seriam "objetos voadores camuflados").

Fotografia mostrando exemplos de nuvens lenticulares nos céus da Cidade do Cabo, na África do Sul
Se vocês já estavam achando toda essa história um tanto quanto "maluca" vão se surpreender ainda mais. Lembram daquela pessoa que fez um comentário, em 2015, no blog "Florida Zine" que, além de não querer se identificar, simplesmente desapareceu e não publicou mais nenhum comentário? Pois bem, tudo indica que essa pessoa tenha vindo do Reddit. Justamente naquela mesma época, surgiu uma postagem realizada pelo moderador "Funkafize" sobre uma "atualização" do caso.

O moderador "Funkafize" teria entrado em contato, por telefone, com uma usuária apelidada de "thatsmybox", que por sua vez teria aparecido no Reddit dizendo ser a "proprietária original da caixa." Segundo "Funkafize", durante a década de 1990, na Flórida, essa usuária teria recebido uma oferta, de um proprietário de uma casa (não foi mencionado exatamente onde e quando), para alugá-la por um preço bem barato. Ela teria 19 anos naquela época, e acabou aceitando a proposta. Porém, sem saber ela teria alugado a casa onde Daniel Christiansen teria um dia morado. Ela teria descrito a casa de Daniel como imunda, bagunçada e estranha. Na sala de estar haveria apenas uma mesa, sem quaisquer cadeiras ou outras mobílias. Pela casa haveria livros sobre experiências fora do corpo e outras obras estranhas, assim como desenhos, textos, projetos etc. Algo que, segundo a usuária "thatsmybox" não seria nem 1/10 do que foi encontrado na caixa (isso coincide com o comentário publicado no blog "Florida Zine").

A reação inicial da "thatsmybox" teria sido de pânico e medo. Para ela, todas aquelas coisas estranhas eram malignas, e estavam a impedindo de começar sua nova vida. Houve até mesmo uma história, que certo dia ela e uma amiga teriam se deparado com dois homens de preto que estariam examinando a casa, por volta das 22h (novamente não há maiores detalhes sobre isso). Assim sendo, ela chamou alguns amigos, reuniu tudo o que havia na casa e jogou no lixo. Porém, alguns amigos acharam os desenhos e textos interessantes, guardaram boa parte do que havia na casa sem ela saber, e também teriam repassado para outros amigos. Muitos anos depois, a usuária "thatsmybox" teria se deparado com um dos quadros de Daniel pendurado na parede da casa de um dos seus amigos. Porém, a amiga não sabia que material tinha sido encontrado na casa da usuária "thatsmybox". Assim sendo, a amiga teria devolvido tudo que ela tinha, inclusive a maleta de madeira. A usuária teria alegado que diversos padres e estudantes de engenharia teriam ficado maravilhados com os desenhos (novamente não há menção de quaisquer nomes).

O moderador "Funkafize" teria entrado em contato, por telefone, com uma usuária apelidada de "thatsmybox", que por sua vez teria aparecido no Reddit dizendo ser a "proprietária original da caixa."
Os anos teriam passado e a usuária foi morar na Carolina do Norte, porém no meio do caminho ela se lembrou que havia esquecido a maleta de Daniel no porão da antiga casa. Ao voltarem, o proprietário disse, que tinha jogado tudo o que havia sido deixado para trás, no lixo. Teria sido quando um usuário apelidado de  "DirtyGremlin" encontrou a caixa em uma lixeira, e teria dado para o usuário "TramStopDan" fotografar e publicar as fotos no Reddit (isso contradiz a versão da caixa ter sido encontrada à beira da estrada, em Asheville). Algumas semanas depois, a usuária "thatsmybox" estaria juntamente com seu marido olhando alguns desenhos do Daniel, desenhos estes que ela tinha levado consigo (ela teria esquecido apenas a maleta), quando resolveram procurar por seu nome na internet, e teriam encontrado uma referência no Reddit. Para completar essa saga, a usuária "thatsmybox" teria alegado possuir outros desenhos e textos, e ainda teria mencionado, que no antigo quarto de Daniel haveria uma máquina de madeira, com assentos e locais para encaixar as mãos, com grandes esferas giratórias. Teria sido com essa máquina, que Daniel teria alegado viajar no tempo e, talvez, se comunicado com seres extraterrestres. A usuária ainda teria os manuscritos ensinando a construir a máquina, como viajar no tempo e como ter experiências fora do corpo. O moderador "Funkafize" prometeu atualizar sua postagem com as imagens de tais manuscritos, algo que nunca aconteceu. Diga-se de passagem, nunca soubemos quem era a tal usuária "thatsmybox", se ela tinha mesmo alguma coisa de Daniel ou quaisquer outros detalhes sobre toda essa história.

Enfim, a grande e imensa probabilidade (99,99%) é que tudo isso que vocês acabaram de ler seja uma história completamente inventada, na tentativa de ressuscitar toda aquela antiga história que, até hoje alguns sites tentam recontar como se fosse um grande mistério ou a prova cabal da existência de "criaturas aladas" e "seres extraterrestres", porém conforme já mostramos, isso não é verdade. Aliás, exemplos para isso não faltam. Vale a pena citar, que no início desse ano, o site Bored Panda conseguiu quase 1 milhão de acessos ao contar superficialmente a história sobre a maleta de Daniel, e que trouxemos da forma mais completa possível para vocês. Resumindo? Se você se deparar com essa história novamente na internet, já sabe um pouco mais da realidade sobre a mesma.

Agora, diante de tanta distorção e sensacionalismo ao redor desse caso, que surgiu no Reddit, e considerando que nunca tivemos sequer um rosto por trás de cada "descoberta" realizada desde 2013 sobre essa maleta e seus desenhos, provavelmente, se Daniel realmente existiu e ainda estivesse vivo, diria que loucos, somos todos nós.

Até a próxima, AssombradOs.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://ciphermysteries.com/2013/11/10/the-box-of-crazy
http://floridazone.blogspot.com.br/2013/11/the-daniel-christiansen-files.html
http://humansarefree.com/2013/11/box-of-otherworldly-notes-sketches.html
http://imgur.com/a/Ic0IM
http://imgur.com/a/uCSg1
http://projectavalon.net/forum4/showthread.php?65203-Mysterious-Box-Of-Discarded-Alien-UFO-Drawings-Found-in-Trash
http://rebrn.com/re/large-box-full-of-odd-illustrations-of-an-event-aka-the-box-of-c-782900/
http://sfglobe.com/2015/05/30/man-finds-box-from-decades-ago-containing-crazy-writings-and-drawings/
http://www.boredpanda.com/mystery-box-dumpster-ufo-conspiracy-ramtopan/
http://www.businessinsider.com/this-box-of-crazy-illustrations-has-reddit-all-worked-up-2013-11
http://www.educatinghumanity.com/2013/11/ufo-alien-drawings-sketches-discovered.html
http://www.messynessychic.com/2013/11/06/found-in-the-trash-a-box-of-otherworldly-notes/
http://www.rocknekrebsart.com/contemporary-art-and-the-art-of-rockne-krebs-blog/on-this-day-in-1976-the-rockne-krebs-laser-sculpture-at-the-st-petersburg-post0pier-was-unveiled-by-glenn-anderson
http://www.tbo.com/pinellas-county/1977-artists-work-debunks-rumor-of-ufo-in-st-pete-20131106/
http://www.theepochtimes.com/n3/342953-mysterious-box-contains-detailed-drawings-of-winged-aliens-wwii-vet-presumed-owner/
https://www.davidhalperin.net/tag/daniel-christiansen/
https://www.findagrave.com/cgi-bin/fg.cgi?page=gr&GRid=46320314
https://www.reddit.com/r/WhatsInThisThing/comments/1ptpj5/large_box_full_of_odd_illustrations_of_an_event/
https://www.reddit.com/r/alienpumaspacetrain/comments/1px0wu/the_rest_of_the_box_and_a_request_for_assistance/
https://www.reddit.com/r/alienpumaspacetrain/comments/3925mt/news_about_new_daniel_christiansen_works_and_the/
https://www.unbelievable-facts.com/2016/02/mysterious-box.html
Comentários