6 de maio de 2017

Um "OVNI" Entrou em um Portal nos Céus do México? Outros em Formato de "Charuto" Apareceram na França, China e Austrália?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Como não poderia deixar de faltar nessa semana, mais uma vez trazemos para vocês uma postagem sobre o tema relacionado ao fenômeno "OVNI". A última vez que escrevi sobre esse tema foi no dia 13 de abril, quando naquela ocasião comentei sobre um suposto "OVNI", que tinha sido registrado na cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Tudo teria acontecido no mês anterior, mais precisamente no dia 12 de março, as 17h52 (horário inicialmente informado), quando um suposto "OVNI" foi filmado por um senhor chamado Geraldo Antonio Bruzinga, que habitualmente observava o céu diurno e noturno juntamente com sua filha, a Letícia, com apenas 11 anos de idade, no telhado de sua casa. Teria sido justamente a Letícia a responsável por avistar uma "luz brilhante no céu", que posteriormente veio acompanhada de uma outra "luz". Assim sendo, Letícia alertou seu pai, que foi rapidamente pegar o telescópio que possuem, para filmar o que consideraram como um "objeto voador não identificado".

Felizmente, Geraldo logrou êxito ao filmar pelo menos um dos objetos. Para complementar essa história, Marco Aurélio Leal, pertencente a G.E.P.U.S (Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Sorocaba) foi pessoalmente conversar com Geraldo juntamente com alguns integrantes do grupo Fotrans (Fórum Permanente para Estudos de Fenômenos Transcendentes de Minas Gerais), de Belo Horizonte. O material teria sido enviado para três especialistas em análises de vídeo, além de especialistas mexicanos, e todos eles não conseguiram identificar o que o suposto "OVNI" poderia ser. Contudo, no decorrer da postagem, mostramos que o caso poderia ser bem mais mundano do que se imaginava (leia mais: Um "OVNI" Teria Sido Filmado em Plena Luz do Dia, no Céu de Belo Horizonte/MG? Um Outro Caso "Semelhante" Ocorreu em Israel?).

Recentemente, no entanto, recebemos inúmeras mensagens em nossa página no Facebook, emails e até mesmo um membro da nossa SSA (Sociedade Secreta dos AssombradOs) - um grupo fechado no próprio Facebook, no qual participam todos aqueles que gentilmente contribuem todo mês para que possamos sempre manter a qualidade do nosso canal no YouTube (saiba mais como participar ao clicar aqui) - questionou sobre a veracidade de um suposto "OVNI" esverdeado, que aparece em uma filmagem entrando e desaparecendo através de um portal. Assim como a absoluta maioria de vocês, o endereço para o vídeo era de uma postagem proveniente de página em tailandês, e que foi assistido milhões de vezes, assim como gerou dezenas de milhares de compartilhamentos. Esse é justamente um dos vídeos que iremos tentar desmistificar em nossa postagem. Já um outro vídeo vem viralizando nos últimos dias, ao alegar que um suposto "OVNI", de formato "cilíndrico e alongado", emitindo um intenso facho de luz teria sido flagrado na França, na Austrália e até mesmo na China. Agora, será que tudo isso é mesmo verdade? Será que existe alguma explicação bem mais mundana e definitiva sobre ambos os casos? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Um "OVNI" Foi Filmado Entrando e Desaparecendo Através de Portal nos Céus da Cidade de Sonora, no México?


Confesso que fiquei um pouco surpreso com a quantidade de pessoas que nos enviaram mensagens pedindo para que comentássemos sobre esse vídeo, que é bem curto diga-se de passagem e, em uma análise preliminar, denotava fortemente uma aparência de "CGI", ou seja, computação gráfica. Acredito que muitos podem estar conhecendo agora o blog AssombradO, assim como o canal no YouTube, e talvez não estejam acostumados a deixar de lado, quando algum vídeo assim começa a viralizar. Então, acredito que essa postagem seja mais dedicada a todos aqueles, que estão tendo esse primeiro contato com o imenso universo de vídeos virais, onde supostamente apareceriam "OVNIs", quando na verdade, a grande maioria é manipulação digital, mal-interpretado ou não há nenhum trabalho em tentar identificar, o que o "objeto" realmente possa ser. Porém, caso esteja nos acompanhando há algum tempo, a postagem talvez sirva como conhecimento adicional. Afinal de contas, conhecimento nunca é demais!

O primeiro ponto peculiar desse caso, é que a absoluta maioria das mensagens apontavam para um mesmo endereço: uma página no Facebook, em idioma tailandês. Confiram a imagem abaixo, que muito provavelmente é o mesmo local, a partir do qual vocês compartilharam o vídeo, em seus respectivos perfis, nessa rede social em questão:

Fato é que a absoluta maioria das mensagens apontavam para um mesmo endereço,
uma página no Facebook, no idioma tailandês
Apesar da página "Narurobloke" (น่ารู้รอบโลก) tentar se encaixar na categoria de "mídia/notícias", a mesma está muito longe disso. A página simplesmente é destinada a republicação de conteúdos virais, assim como existem centenas de outras páginas, principalmente em tailandês, árabe e espanhol, que fazem tão somente isso. Se vocês traduzirem o que aparece na guia "Sobre" vão poder ler a seguinte frase: "Apresentando coisas interessantes ao redor do mundo". Nada além disso.

Esse nem é o maior problema. O complicado mesmo é não há nenhuma indicação de data, horário, local, quem filmou ou o que realmente aconteceu. Um vídeo totalmente aleatório. No entanto, mesmo assim muitos fizeram questão de compartilhá-lo. Basta ver os números que ele obteve até o presente momento: quase 18 milhões de visualizações, mais de 24.000 "likes" e mais de 30.000 compartilhamentos. É importante destacar nesse ponto, que não recomendo que você compartilhem vídeos assim, porque vocês acabam financiando todo um esquema muito maior. Mesmo que você não perceba isso, seu acesso vale dinheiro e, por mais que seja pouco, se torna muito dinheiro, quando algo assim se espalha para milhões de pessoas.

De qualquer forma, acompanhe o vídeo em questão, que pode ser assistido através de um canal de terceiros, no YouTube. Para vocês terem uma ideia, esse vídeo pertence a um usuário chamado "Alfred Sminow", que só tem 40 inscritos, e mais dois vídeos em sua conta com pouquíssimos acessos. Porém, essa publicação já rendeu mais de 140 mil visualizações desde o dia 11 de abril:



Diante da finalidade dessa página em tailandês, e da ausência de qualquer voz do autor da filmagem ou de pessoas ao seu redor, que pudesse indicar o idioma falado, e quiçá termos uma noção da região de onde o vídeo poderia ter vindo, tudo indicava que a página não era a responsável pelo vídeo, apenas estava republicando. Então, eis que começava a saga em busca de sabermos de onde o mesmo teria originalmente partido.

Voltando na linha do tempo, é possível perceber que usuários "carimbados", e que costumam propagar farsas, principalmente sobre o fenômeno "OVNI", já tinham publicado esse vídeo no passado recente. Como exemplo, podemos citar os hoaxers "UFO Today" (com mais de 140 mil visualizações), que já teve o canal suspenso em determinada ocasião pela divulgação de conteúdo falso e enganoso, e o "Secureteam10" (com mais de 570 mil visualizações).

Entretanto, ao consultar sites latino-americanos, a grande maioria apontava como fonte de vídeo, uma outra página no Facebook chamada "La Nota Prensa De Sonora", que também insiste em dizer que seria um veículo de mídia, mas não é bem isso. Ironicamente, o endereço do vídeo apontado pela página não tem nenhuma relação com o que apresentado. É um assunto totalmente diferente.

No entanto, ao consultar sites latino-americanos, a grande maioria apontava como fonte de vídeo, uma outra página no Facebook
chamada "La Nota Prensa De Sonora"
A postagem do "La Nota Prensa De Sonora" foi realizada entre os dias 10 e 11 de abril, sendo bem possível que o vídeo tenha sido copiado do usuário "Alfred Sminow", que até onde pesquisei, seria o mais antigo vídeo que cita a eventual data da filmagem: dia 3 de abril desse ano. A postagem do "La Nota Prensa De Sonora", no entanto, não menciona explicitamente que a gravação teria acontecido na cidade de Sonora, no México. Aliás, não seria de se estranhar que o vídeo fosse bem mais antigo, de meses ou anos atrás, visto que é comum haver um processo de "reciclagem" nesses casos.

De qualquer forma, nada indica que o vídeo seja autêntico, mas uma manipulação digital. Se vocês repararem, as árvores ao fundo aparecem muito desfocadas, porém o "objeto" possui uma definição e nitidez muito superior. A definição das árvores também não mudam, mesmo com uma aproximação ou diminuição do "zoom da câmera". Para ser bem sincero, o plano de fundo aparenta ser apenas uma mera foto, e todo o efeito trêmulo, assim como o "zoom", parece ter sido inserido posteriormente, incluindo a animação de um objeto entrando em um portal. Ainda que o plano de fundo fosse um vídeo, o resultado seria o mesmo. Tudo indica que o "objeto" foi inserido digitalmente.

Como se isso não bastasse, recentemente, alguns canais no YouTube, assim como páginas no Facebook e sites de notícias, tal como o Portal Terra, do México, começaram a apontar que o mesmo vídeo teria sido gravado na Tailândia, por volta do dia 24 de abril, ou seja, não faz nenhum sentido (assim como a referida página no Facebook, que muitos de vocês nos mandaram).

De qualquer forma, nada indica que o vídeo seja autêntico, mas uma manipulação digital. Se vocêa repararem, as árvores ao fundo aparecem muito desfocadas, enquanto o "objeto" possui uma definição e nitidez muito superior
Enfim, por mais que você não concorde, ainda existe todo um conjunto de fatores indicando que o vídeo seja uma farsa. Não há nome, horário, local exato dentro da suposta cidade (nem mesmo podemos afirmar que seja a cidade de Sonora no vídeo), quem fez o registro, nenhum outro vídeo ou testemunha ocular, que pudesse corroborar com o que é apresentado, e nenhuma fonte credível. Isso para não dizer sobre a péssima qualidade de gravação. O que temos apenas é a imagem do céu de algum ponto do planeta, o telhado de algumas casas e árvores embaçadas, nada além disso.

Hoje em dia é necessário que vocês fiquem muito atentos a esses detalhes, para não caírem em qualquer história ou vídeo que publicam por aí. Portanto, eu não teria receio algum de dizer que esse vídeo é manipulado digitalmente. Nada, absolutamente nada, indica que seja autêntico.

OVNIs em Formato de "Charuto" Teriam Sido Avistados na França, China e Austrália?


Enquanto o suposto "OVNI" anterior vem sendo amplamente compartilhado aqui no Brasil, um outro caso vem repercutindo e muito na mídia internacional, principalmente, é claro, como não podia deixar de ser, nos tabloides britânicos. Então, vou mostrar a vocês exatamente como o texto foi veiculado, usando como base o que foi publicado pelo Daily Mail (DM). Prestem bem atenção, pois é importante que você saibam como essas histórias acabam sendo disseminadas ao redor do mundo.

"Um novo vídeo misterioso surgiu na internet, no qual teóricos da conspiração acreditam que possa mostrar um OVNI nos céus da França. Um objeto incomum, em forma de charuto, que irradia feixes de luz, foi flagrado perto de Paris, e especialistas acreditam que se assemelha a objetos anteriormente vistos sobre a China e a Austrália. Não está claro o que seja esse objeto, e o responsável por divulgar o vídeo admitiu que poderia ser uma 'farsa'.

Um novo vídeo misterioso surgiu na internet, no qual teóricos da conspiração acreditam,
que possa mostrar um OVNI nos céus da França
A filmagem foi postada no YouTube, pelo Secureteam10, um canal conspiratório bem conhecido, que regularmente posta avistamentos de OVNIs. No vídeo, Tyler Glockner, responsável pelo canal, explicou que a filmagem foi enviada para ele através de e-mail, e que o remetente não tinha muita informação sobre a mesma, além do fato de ter sido gravado próximo a Paris, na semana anterior.



'Tentei procurar mais informações desde que recebi a filmagem, e não consegui encontrar uma cópia do vídeo original. Então, não sei, poderia ser uma farsa', disse Tyler Glockner.

'É sempre um sinal de alerta, quando um vídeo ou imagem de um OVNI vem de uma fonte anônima com pouca informação ou testemunho ocular. Nesse caso, é mencionado apenas que o vídeo é da França, o que não é muito útil', disse Nigel Watson, autor do livro 'Manual de Investigação de OVNIs', em entrevista para o Daily Mail.

Em um vídeo posterior, de 'atualização', o canal Secureteam10 fez comparações entre o avistamento de Paris, e avistamentos anteriores na China e na Austrália. Em 2010, um objeto similar, em formato de charuto, foi visto nos céus sobre um aeroporto na China, causando o fechamento do mesmo. Uma reportagem da ABC News afirmou que o estranho avistamento fez com que o aeroporto de Xiaoshan 'parasse de operar', em 7 de julho de 2010.



'Parece ser o mesmo OVNI. É inegável que seja exatamente a mesma nave ou alguma coisa parecida com isso", disse Tyler Glockner, referindo-se também a um avistamento anterior de um OVNI, sobre a Costa Dourada da Austrália, no início de 2014.

'Mais uma vez vemos o que parece ser um OVNI muito semelhante, pairando sobre a praia, em uma exibição misteriosa, que faz verdadeiramente os pelos do meu pescoço se eriçarem', continuou.

'Pelo menos com esses outros dois avistamentos de OVNI, estamos corroborando ainda mais com o avistamento em Paris. Estou definitivamente começando a acreditar que temos algo real, uma prova incontestável de OVNI aqui', completou. Porém, Nigel Watson não estava convencido sobre isso.

O teórico da conspiração também se referiu a um avistamento anterior de OVNI
sobre a Costa Dourada da Austrália, no início do ano de 2014
'O Secureteam10 relacionou a uma história de OVNI na China, em 2010, o que é um grande salto na imaginação para a maioria de nós, mas algo muito fácil para eles, que são obcecados por OVNIs, e que não se apoiam tão firmemente na realidade', disse Nigel Watson.

'Para mim, as imagens francesas parecem que foram filmadas através de uma janela, e estão refletindo as luzes dentro da sala. Uma vez que são apenas luzes, é difícil dizer sem maiores evidências. Quanto ao OVNI chinês de 2010, existem algumas explicações mundanas: alguns dizem que foi um avião particular ou o lançamento de um míssil DF-21 disparado no deserto de Gobi', completou."

Começando a Destrinchar Toda Essa História: Voltando um Pouco no Tempo Para Explicar o Caso que Teria Ocorrido na China


Convenientemente, o DailyMail omitiu quaisquer endereços virtuais que pudessem levar ao suposto caso que teria acontecido na China, mas não é tão descobrir assim o que foi publicado no passado. Assim sendo, em uma rápida pesquisa podemos encontrar uma notícia publicada no site "People's Daily Online", no dia 9 de julho de 2010, mencionando que um objeto voador não identificado teria interrompido o tráfego aéreo sobre Hangzhou, capital da província de Zhejiang, cerca de dois dias antes (7). O texto ainda dizia, que a informação partia do governo local.

Imagem do Google Maps mostrando a localização do Aeroporto Internacional de Xiaoshan (na imagem aparece como Aeroporto Internacional de Hangzhou)
Foto mostrando a áerea interna do Aeroporto Internacional de Xiaoshan
O "People's Daily Online" disse que, de acordo com um funcionário do Aeroporto Internacional de Xiaoshan, que não quis ser identificado, o aeroporto foi fechado depois que um "OVNI" foi detectado por volta das 21h, sendo que alguns voos que estavam chegando ao mesmo teriam sido redirecionados aos aeroportos das cidades de Ningbo e de Wuxi. Já os voos que partiam desse aeroporto teriam sofrido atrasos de 3 a 4h. Um membro da equipe no balcão de informações do aeroporto (que também não foi identificado) disse que eles não tinham "ideia" de quantos voos tinham sido afetados pelo fechamento. Posteriormente, o aeroporto retomou as operações, e mais detalhes seriam divulgados "em breve", após uma investigação.

Uma outra fonte não identificada, mas que segundo o "People's Daily Online" tinha "conhecimento do assunto", disse ao site de notícias, que as autoridades tinham descoberto que se tratava de um "OVNI", mas não era o momento apropriado para divulgar publicamente as informações, porque havia uma conexão militar, acrescentando que uma explicação oficial seria divulgada em breve.

Foto divulgada pelo site do jornal Metro Express e pelo site People's Daily Online para indicar o suposto "OVNI",
que teria provocado o fechamento do Aeroporto de Xiaoshan
Por volta das 23h do dia 7 de abril, um morador local teria escrito três mensagens em seu microblog no site "Sina.com" dizendo que o aeroporto estava fechado, mas as mensagens foram rapidamente apagadas. Essa pessoa teria pedido desculpas por volta da meia-noite, dizendo que a informação não havia sido confirmada, e pedindo para todos aqueles que a republicaram para que apagassem as respectivas mensagens. Ironicamente, o site "People's Daily Online" não mencionou qual seria esse blog e nenhum nome, no qual pudesse ser efetivamente confirmada a veracidade da história. É citado apenas como fonte, um jornal chinês chamado "Metro Express" e um outro chamado "China Daily".

Quem também embarcou nessa história foi o site da "ABC News", que no dia 14 de julho publicou uma notícia sobre esse caso, acrescentando informações adicionais. Inicialmente, a ABC News disse que uma aeronave, que estava prestes a pousar no Aeroporto Internacional de Xiaoshan, teria sido a primeira a detectar o objeto, por volta das 20h40, do dia 7 de julho de 2010, e notificado o controle de tráfego aéreo. No total, 18 voos teriam sido afetados e o aeroporto voltou a operar normalmente cerca de 1h depois. Confira o vídeo publicado pela ABC News, através de um canal de terceiros no DailyMotion (em inglês):



O texto ainda apontou algumas supostas declarações de usuários, que eles não citaram de onde essas declarações partiram, dizendo que o "OVNI" poderia ser um avião militar americano, mas outros acreditavam que os próprios militares chineses eram os responsáveis pelo tal "OVNI".

A ABC News também disse, que os moradores de Hangzhou teriam tirado diversas fotos de um objeto pairando no céu, "emitindo uma luz dourada e uma cauda semelhante a um cometa". Menos de um hora antes do aeroporto fechar, moradores também teriam visto um objeto voador emitindo raios luminosos nas cores vermelha e branca. Um morador local chamado "Ma Shijun" disse que estava passeando com sua esposa, quando viu o tal objeto.

A ABC News também disse, que os moradores de Hangzhou teriam tirado diversas fotos de um objeto pairando no céu, "emitindo uma luz dourada e uma cauda semelhante a um cometa"
Menos de um hora antes do aeroporto fechar, moradores também teriam visto um objeto voador
emitindo raios luminosos nas cores vermelha e branca
Mais uma foto apresentada pela ABC News,
como sendo o suposto "OVNI" do Aeroporto Internacional de Xiaoshan
"Senti um feixe de luz sobre a minha cabeça. Olhei para cima, e vi uma faixa de luz branca e brilhante voando pelo céu. Então, peguei a câmera e tirei a foto. O horário era 20h46. Contudo, se o objeto era um avião ou o 'OVNI' do Aeroporto de Xiaoshan, não tenho uma resposta clara", teria dito Ma Shijun, para a agência de notícias Xinhua. Ele foi apontando como o autor daquela primeira foto divulgada pelo site do jornal chinês "Metro Express", e republicada pelo "People's Daily Online".

Curiosamente, a ABC News tentou se resguardar ao dizer que as fotos tiradas por moradores de Hangzhou podiam não estar relacionadas ao "OVNI", que fechou o Aeroporto de Xiaoshan. Em relação a foto de "Ma Shijun", um homem chamado Zhu Jing, então curador do Planetário de Beijing, disse que o objeto se parecia tão somente com um avião com suas respectivas luzes estroboscópicas.

Infelizmente, é comum em muitos casos envolvendo avistamentos de supostos "OVNIs", que as pessoas e sites de notícias propaguem fotos e vídeos falsos ou que não reflitam exatamente o que aconteceu. Já em outros, as pessoas simplesmente divulgam uma foto manipulada digitalmente alegando que viram algo no céu, quando na verdade nunca existiu absolutamente nada (lembram daquele péssimo viral da "luz verde", aqui no Brasil?). Assim sendo, como se não bastasse, começaram a surgir vídeos na mídia chinesa mostrando o que teria sido o suposto "OVNI". Vocês podem conferir uma dessas reportagens através de um canal de terceiros, no YouTube (em chinês):



Contudo, o que é mostrado no vídeo acima denota fortemente ser apenas o lançamento de um foguete espacial ou um teste envolvendo um míssil balístico, nada além disso. Na realidade, a gravação não parece refletir o que teria acontecido no Aeroporto Internacional de Xiaoshan, principalmente se formos considerar os supostos relatos de moradores locais. Na época, surgiram até declarações de Ruan Zhouchang, porta-voz do referido aeroporto, que teria dito através de um intérprete: "Havia um objeto desconhecido, que foi avistado sobre o aeroporto. De acordo com nossos procedimentos, tivemos que fechar o espaço aéreo. As operações foram interrompidas das 20h45 até as 21h41." Porém, foram muitas informações desencontradas.

Talvez o "desfecho" desse caso tenha vindo na edição de novembro/dezembro de 2010, da revista "Skeptical Inquirer", onde foi informado que uma investigação oficial teria sido mesmo aberta por especialistas chineses em aviação sobre o incidente no Aeroporto Internacional de Xiaoshan. Eles teriam concluído que o objeto provavelmente era um "avião em procedimento de pouso, refletindo luz", que por sua vez, aparentemente, manteve esse procedimento por uma hora ou mais. Eles disseram que também poderia ter sido um "veículo voador inesperado", por mais que esse termo seja bem estranho. De qualquer forma, o objetivo de mostrar esse caso a vocês, era mostrar a realidade por trás das fotos que foram divulgadas sobre o caso, visto que elas estão sendo usadas para corroborar o vídeo do Secureteam10. É justamente sobre isso que vocês conferem a seguir.

A Realidade Por Trás das Fotos Relacionadas ao Suposto "OVNI" Chinês e Australiano, que Estão Sendo Utilizadas no Vídeo Publicado pelo Canal Secureteam10, no YouTube


Se alguém estava achando que as fotos anteriores refletiam verdadeiros "OVNIs" (no melhor sentido "extraterrestre" da expressão), e que todos eles podiam corroborar com o avistamento na França, bem sinto muito em desapontá-los, visto que a realidade é muito diferente do que o "Secureteam10" quis apontar em seus dois vídeos, que renderam pouco mais de 200.000 visualizações cada um. Nenhuma das três fotos possui qualquer relação com a China.

Nenhuma das três fotos possui qualquer relação com a China
A foto da esquerda está relacionada a um evento que ocorreu na Rússia, em 2008. A foto central e da direita foram postadas em abril de 2010, por um usuário chamado "greeneyedleo", no fórum de discussão chamado "Above Top Secret". Na época, o usuário disse que não era especialista em câmeras fotográficas, mas acreditava que eram fotos com longa exposição de helicópteros.

Para verdadeiramente corroborar com esse usuário, a foto da direita aparece na Wikipedia, com a seguinte descrição: "Helicópteros observando possíveis tumultos ou protestos após a eleição presidencial em Lille, na França. O helicóptero é equipado com um potente equipamento de luz, no qual é visto como se fosse uma linha, devido devido ao longo tempo de exposição dessa foto." Diga-se de passagem, a foto foi tirada pelo usuário "ChtiTux", no dia 6 de maio de 2007.

Para verdadeiramente corroborar com esse usuário, a foto da direita aparece na Wikipedia, com a seguinte descrição: "Helicópteros observando possíveis tumultos ou protestos após a eleição presidencial em Lille, na França. O helicóptero é equipado com um potente equipamento de luz, no qual é visto como se fosse uma linha, devido devido ao longo tempo de exposição dessa foto."
Isso quer dizer que todas essas três fotos seriam apenas helicópteros usados pela polícia ou até mesmo por militares? Exatamente isso. Não acredita? Confira então mais essas duas fotos publicadas no site de compartilhamento de imagens "Flick":

Foto publicada pelo usuário "Knoxley" no dia 4 de julho de 2007, mostrando o que acontecece quando a polícia flagra você soltando fogos, e diante do "obturador" da câmera aberto por poucos segundos
Foto publicada pelo usuário "Tony Lea" mostrando o feixe de luz de um helicóptero da polícia,
na região de Durham, Whitby, em Ontário, no Canadá
Algumas pessoas até podem alegar, que as fotos acima não possuem alguns pontos luminosos vermelhos acima do feixe luminoso, mas isso é facilmente explicado.

Na época, um usuário chamado "Zoucas", membro do Centro Brasileiro de Ufologia (CUB), cujo site não existe mais, fez um desenho para explicar como isso funcionava na prática, ou seja, como é tirar um foto com longa exposição de um helicóptero militar ou da polícia durante a noite, e que esteja com seu canhão de luz ativado, é claro. Confira logo abaixo:

Na época, um usuário chamado "Zoucas", membro do Centro Brasileiro de Ufologia (CUB), cujo site não existe mais, fez um desenho para explicar como isso funciona na prática, ou seja, como é tirar um foto com longa exposição de um helicóptero militar ou da polícia durante a noite, e que esteja com seu canhão de luz ativado, é claro
Interessante, não é mesmo? Também naquela mesma época, um homem chamado Bruce Maccabee, físico ótico norte-americano e diretor estadual da MUFON em Maryland, nos Estados Unidos, chegou a dizer em seu site, que a análise das fotografias, que estavam sendo apresentadas pela mídia naquele período eram consistentes com fotografias noturnas com longa exposição de um helicóptero que possuía um holofote (talvez um helicóptero da polícia perseguindo alguém). Isso não teria nenhuma relação do "OVNI", que teria provocado o fechamento do aeroporto (exceto se a perseguição estivesse acontecendo no espaço aéreo restrito). O palpite de Bruce era que diversas pessoas teriam visto o helicóptero, mas foram incapazes de compreender o que estava nos céus. Talvez, naquela época, helicópteros com tais equipamentos durante a noite não fossem tão comuns na região. Considerando a pouquíssima informação divulgada, era difícil cravar isso, mas muito provavelmente teria sido tão somente um helicóptero da polícia ou veículo militar da própria China.

Essa mesma situação se aplicaria ao suposto "OVNI" da Austrália e da França, ou seja, nada de extraterrestre ou realmente misterioso por aqui. Ah, quase ia me esquecendo. No caso da França, alguns ainda podem dizer que se trata de um vídeo, mas não é bem assim. É extremamente provável, que o "vídeo" nada mais seja do que uma sequência de fotos noturnas tiradas com longa exposição. Todos os demais efeitos, assim como o "tremido", teriam sido inseridos posteriormente para se parecer com um vídeo. Isso é algo muito comum e simples de fazer.

Essa mesma situação se aplicaria ao suposto "OVNI" da Austrália e da França,
ou seja, nada de extraterrestre ou realmente misterioso por aqui
Por fim, vale a pena ressaltar que o canal "Secureteam10" é um maiores dos hoaxers do YouTube, ao lado de canais como "Section 51", "UFO Today", entre tantos outros de uma longa lista. Não recomendo que vocês acreditem piamente em nada, que seja divulgado por esses canais ou de pessoas que utilizem vídeos deles para tentar convencer vocês, da existência de algo de sobrenatural ou extraterrestre por trás de uma imagem ou de vídeo. Sem dúvida alguma, não há boa intenção por trás disso, exceto a financeira.

Por falar nisso, não pense que o Tyler Glockner, responsável pelo canal "Secureteam10", estaria "explorando" unicamente o YouTube, muito pelo contrário. Mais de 2.200 pessoas doam dinheiro, por completa ingenuidade para ele, através de sua conta no Patreon. Isso resulta em, no mínimo, aproximadamente R$ 7.000 por mês, sendo que provavelmente esse valor deve ser cerca de 3 a 5 vezes maior que o mínimo apontado acima. Isso tudo para que ele continue propagando vídeos com conteúdos totalmente distorcidos ou manipulados digitalmente. A pior parte é que se for realmente feito um vídeo com o conteúdo dessa postagem, mostrando a realidade sobre os casos apresentados, provavelmente o mesmo vai monetizar menos que um lanche no McDonald's e ter cerca 8 vezes menos visualizações. Quem sabe um dia essa situação mude, não é mesmo?

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://abcnews.go.com/International/ufo-china-closes-airport-prompts-investigation/story?id=11159531
http://blogs.tn.com.ar/creeroreventar/2017/04/18/este_video_es_real_un_ovni_abre_un_portal_en_el_cielo_y_se_teletransporta/
http://en.people.cn/90001/90782/90872/7058628.html
http://forgetomori.com/2010/ufos/ufo-over-hangzhou-china-a-long-expos/
http://www.breitbart.com/national-security/2015/11/09/navy-launches-2nd-missile-off-west-coast/
http://www.csicop.org/si/show/hovering_ufo_closes_chinese_airport
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4473502/Cigar-shaped-alien-spaceship-seen-Paris.html
http://www.fusionradio.mx/nota.cfm?id=30130
http://www.guruchuirer.com/informa.php?nc=6941
http://www.tvnotas.com.mx/noticias-noticias-mexico/objeto-volador-que-se-teletransporta-desata-el-terror-en-sonora
https://web.archive.org/web/20100725075700/http://www.brumac.8k.com/HangzhouPhotos2010/ChinesePhotosJul72010.html
https://www.facebook.com/RevistaDeNoticiasyMas/videos/619396554932255/
https://www.facebook.com/narurobloke/posts/911293389017940
https://www.flickr.com/photos/knoxley/3313598980
https://www.terra.com.mx/viral/captan-ovni-abriendo-puertas-a-otra-dimension-en-sonora-video,a4794beaedc3d0df1edf9cc96873d177dbbi1t8v.html
Comentários