12 de maio de 2017

"Annabelle Peruana"? Conheça a Boneca Supostamente "Possuída" que Estaria Aterrorizando uma Família no Distrito de Callao, no Peru!

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Essa semana foi extremamente densa com assuntos voltados a energia nuclear, algo que resultou em duas postagens bem extensas, e que acabaram sendo muito bem recebidas por vocês. Na terça-feira (9) escrevi sobre o David Hahn, que ao longo do tempo recebeu o apelido de "Escoteiro Nuclear" ou "Escoteiro Radioativo" por ter sido apaixonado por um campo, que nem todos os adolescentes adoram ou têm interesse, ou seja, o universo da energia atômica. Aos 17 anos de idade, ele tentou construir um "reator regenerador nuclear" caseiro, em uma pequena construção de madeira, no qual o utilizou como se fosse um pequeno laboratório, no quintal da casa de sua mãe, em Commerce Township, no estado norte-americano do Michigan. O caso é relativamente desconhecido, possui alguns desdobramentos bem interessantes e até mesmo um documentário de curta duração foi realizado sobre esse assunto (leia mais: O Caso David Hahn: O Escoteiro Norte-Americano que Tentou Criar um "Reator Nuclear" no Quintal da Sua Própria Casa!).

Já o segundo caso aconteceu recentemente, e coincidentemente na manhã da última terça-feira (9), quando um túnel subterrâneo do "Depósito Nuclear de Hanford" colapsou, em um trecho de cerca de seis metros de extensão, justamente onde ficariam armazenados resíduos nucleares altamente radioativos. Como resultado, o material teria sido exposto, colocando em risco não somente os funcionários que trabalham no local, mas também as populações de cidades próximas, devido aos ventos que poderiam conduzir as partículas para essas cidades, e provocar a temida "precipitação radioativa". O túnel que desmoronou fica localizado ao lado da Unidade de Extração de Plutônio e Urânio (PUREX, sigla em inglês), fazendo com que fosse declarada uma "situação de emergência". Assim sendo, fiz uma postagem bem completa sobre esse assunto, incluindo não somente o que aconteceu, mas o que estava armazenado no túnel em questão, a repercussão entre autoridades e especialistas, além de contar rapidamente para vocês sobre o que o plutônio e o urânio podem causar no corpo humano. Vale a pena conferir (leia mais: O Colapso de um Túnel com Material Radioativo Provoca Tensão no "Depósito Nuclear de Hanford", o Mais Contaminado dos Estados Unidos!).

Entretanto, fiquem calmos, porque se vocês acompanharam as duas últimas postagens, essa provavelmente será um verdadeiro passeio, visto que iremos voltar a falar sobre a América Latina e, de quebra, um dos assuntos preferidos de milhares de leitores aqui do blog, no qual tenho um imenso carinho, e inscritos em nosso canal no YouTube: bonecas (preferencialmente e supostamente "possuídas", é claro)! O caso que iremos abordar nessa postagem estaria acontecendo em uma casa do distrito de Callao, no Peru, onde uma família estaria vivenciando "fenômenos paranormais" após uma boneca chamada "Sarita" ter sido levada para casa. Familiares alegam que acordam com hematomas e marcas pelo corpo e, como se não bastasse, a boneca sempre se moveria sozinha de lugar. O medo teria tomado conta dessa família e o simples ato de dormir teria virado um martírio. Ao consultar uma "médium" para tentar resolver o caso, uma "angeóloga" chamada Soralla, a mesma teria mencionado que sentiu a presença de uma mulher em um dos quartos. A proprietária da casa mencionou que seria sua cunhada que, no passado, teria tirado sua própria vida. Estranho, não é mesmo? Será que tudo isso estaria realmente acontecendo no local? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Entenda o Caso: A Divulgação Por Parte da Mídia Peruana


Acredito que a última vez que comentei sobre bonecas tenha sido sobre um caso envolvendo algumas comunidades remotas na Nicarágua, quando na ocasião uma série de "possessões demoníacas" estaria acontecendo em uma delas. Infelizmente, praticamente nenhum lugar falou a verdade sobre aquela história, visto que existia todo um contexto muito mais mundano por trás dos casos. De qualquer forma, a realidade por trás da história é algo que vocês podem conferir em nossa postagem (leia mais: Uma Boneca "Amaldiçoada" Seria Responsável por Estranhos Casos de "Possessões Demoníacas" em uma Comunidade Remota, na Nicarágua?).

Agora, eis que a mídia peruana começou a divulgar um estranho caso sobre uma determinada boneca, em que o site do jornal "El Popular" apelidou de "Annabelle Peruana". Na "notícia" que publicaram sobre o mesmo foi mencionado que uma família do distrito de Callao, estaria extremamente preocupada devido as supostas atividades paranormais, que estariam acontecendo na casa onde moram. Vale ressaltar nesse ponto que o distrito de Callao é um dos sete distritos formam a Província Constitucional de Callao, contando com pouco mais de 400.000 habitantes, e a presença do principal aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Jorge Chávez.

Imagem do Google Maps mostrando o distrito de Callao, que é um dos sete distritos formam
a Província Constitucional de Callao, que conta com pouco mais de 400.000 habitantes e...
...o principal aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Jorge Chávez.
Segundo o site, tudo teria começado quando Ivonne Núñez, a mãe dessa família, recebeu uma boneca que, ao pressionar o peito, rezava a oração do "Pai Nosso". Eles lhe deram o nome de "Sarita", e a mantiveram na sala de estar por muitos anos. Porém, existia algo nela que os assustava: a boneca mudaria de posição sem que ninguém tocasse nela.

Ivonne e seus três filhos estariam muito preocupados com tal situação, porque se eles decidissem deixar a Sarita em um canto da casa, no dia seguinte ela apareceria em cima da mesa, dos demais móveis ou começava a rezar sozinha. Então, a família passou a acreditar que havia uma presença paranormal em casa.

Tudo teria começado quando Ivonne Núñez, a mãe dessa família, recebeu uma boneca que, ao pressionar o peito, rezava a oração do "Pai Nosso". Eles lhe deram o nome de "Sarita", e a mantiveram na sala de estar por muitos anos.
Ivonne e seus três filhos estariam muito preocupados com tal situação, porque se eles decidissem deixar a Sarita em um canto da casa, no dia seguinte ela apareceria em cima da mesa, dos demais móveis ou começava a rezar sozinha
Para tentar resolver a situação, a família Núñez teria entrado em contato com a "médium" Soralla de Los Angeles, que anteriormente já havia realizado uma "limpeza espiritual" na casa. Soralla teria detectado a presença de um fantasma em um dos quartos que, para Ivonne, se tratava de sua cunhada, que tirou a própria vida naquele mesmo local. Curiosamente, no entanto, o "El Popular" não faz nenhuma menção a agressões físicas.

Entretanto, o site do jornal "Diario Correo" fez questão de mencionar essa parte da história, ao dizer que um dos filhos de Ivonne, a Angie, 20 anos, sofreria agressões noturnas (acordaria com hematomas e marcas pelo corpo), e tinha a sensação de que alguém a observava durante a noite. Já o site do jornal "Ojo" mencionou que a boneca tinha o cabelo loiro, "assim como a Annabelle" (irei comentar sobre isso na parte final dessa postagem), que estava na casa há sete anos, e que de vez em quando a família ouvia ruídos estranhos pela casa.

O site do jornal "Ojo" mencionou que a boneca tinha o cabelo loiro, "assim como a Annabelle"
Para completar nossa saga pela mídia peruana, vale destacar o que foi noticiado pelo site do jornal Trome, quando o mesmo mencionou que, "um vídeo que tratava do assunto havia viralizado nas redes sociais" (a famigerada frase, que nem sempre reflete a repercussão de uma história). O texto publicado pelo Trome acrescentava uma outra informação interessante: aparentemente não era apenas a Angie que sofria com agressões noturnas, mas um outro filho chamado Steven, 18 anos, que acordava com hematomas e arranhões no corpo, sem motivo aparente.

Conforme vocês podem perceber, cada veículo de comunicação deu uma notícia de uma forma um pouco diferente em termos de conteúdo, mas todos apontavam para um mesmo vídeo no YouTube. O vídeo em questão era uma reportagem realizada pelo programa "De Película", uma espécie de revista eletrônica apresentada por Verónica Ayllón, da ATV (Andina de Radiodifusión y Television), uma conhecida emissora de TV do Peru.

Confira a essa reportagem diretamente no canal do programa, no YouTube (em espanhol, mas não se preocupem, irei destrinchá-lo para vocês):



O repórter Mario Muguerza teria visitado a casa, e passado "uma noite inteira" dentro da mesma. É justamente sobre essa reportagem, que vocês conferem a partir de agora.

A Reportagem do Programa "De Película" que Foi Exibida no Domingo Passado (7)


Essa reportagem foi exibida por volta das 14h (horário local) do domingo passado (7) no Peru, mas foi publicada no YouTube apenas no dia seguinte (8). Desde então, o vídeo tem apenas cerca de 80 mil visualizações (no momento do fechamento dessa postagem), sendo que a absoluta maioria dos comentários são de usuários, que não acreditam na história da família, e acham tudo não passa de armação. Portanto, o vídeo não está "viralizando" conforme quase todos os veículos de comunicação peruanos disseram, e nem demonstrando tanto interesse assim dos seus telespectadores.

A reportagem foi realizada pelo programa "De Película", uma espécie de revista eletrônica apresentada por Verónica Ayllón (na foto), da ATV (Andina de Radiodifusión y Television), uma conhecida emissora de TV do Peru
De qualquer forma, a reportagem começa com o repórter Mario Muguerza em frente a uma casa de número 991, no distrito de Callao onde, segundo suas próprias palavras, haveria uma "boneca possuída". Em seguida, é mostrada uma boneca com cabelo loiro, olhos azuis, roupas bem coloridas e com um bordado em formato de coração no peito, em cima de um móvel, em uma das salas da casa (aparentemente a sala de jantar).

De qualquer forma, a reportagem começa com o repórter Mario Muguerza em frente a uma casa de número 991, no distrito de Callao onde, segundo suas próprias palavras, haveria uma "boneca possuída"
Em seguida, é mostrada uma boneca com cabelo loiro, olhos azuis, roupas bem coloridas e com um bordado em formato de coração no peito, em cima de um móvel, em uma das salas da casa (aparentemente a sala de jantar)
Ainda é mencionado que ela teria um olhar penetrante e, que ao apertar o seu peito, ela rezava a oração do "Pai Nosso". Porém, há sete anos, desde que a mesma entrou na casa, eventos estranhos teriam começado a acontecer.

Ainda é mencionado que ela teria um olhar penetrante e, que ao apertar o seu peito, ela rezava a oração do "Pai Nosso"
Inicialmente, a Ivonne, que aparece como proprietária da boneca, confirmou que a mesma era encontrada em posições e lugares diferentes da casa. Apesar dos filhos terem medo e pedirem para que a mãe se livrasse da boneca, Ivonne disse que ainda a mantém em casa, porque seria uma lembrança de sua sobrinha.

Inicialmente, a Ivonne, que aparece como proprietária da boneca,
confirmou que a mesma era encontrada em posições e lugares diferentes da casa
Algumas vezes, a boneca apareceria sentada em cima da mesa da sala de jantar
Apesar dos filhos terem medo e pedirem para que a mãe se livrasse da boneca,
Ivonne disse que ainda a mantém em casa, porque seria uma lembrança de sua sobrinha
Em seguida, o repórter diz que a família estaria vivendo um verdadeiro inferno, e que as principais vítimas seriam os filhos de Ivonne. Steven, 18 anos, é apontado como um rapaz que consegue sair do próprio corpo enquanto dorme, porém que acorda, ocasionalmente com hematomas e arranhões pelo corpo, sem motivo aparente. A última agressão física sofrida por Steven teria ocorrido há uma semana, quando ele notou um arranhão próximo do seu pescoço e atrás de um dos ombros.

Em seguida, o repórter disse que a família estaria vivendo um verdadeiro inferno,
e que as principais vítimas seriam os filhos de Ivonne. Um deles era um rapaz chamado Steven.
Steven, 18 anos, é apontado como um rapaz que consegue sair do próprio corpo enquanto dorme, porém que acorda, ocasionalmente, com hematomas e arranhões pelo corpo, sem motivo aparente
A última agressão física sofrida por Steven teria ocorrido há uma semana,
quando ele notou um arranhão próximo do seu pescoço e atrás de um dos ombros
Outra vítima seria a Angie, de 20 anos, que escutava ruídos estranhos durante a noite, sem motivo aparente. Ela mostrou que seriam sons de batidas, sempre três toques, nos móveis de seu quarto. Eles começariam em uma cômoda e posteriormente passariam para um guarda-roupas. Ela também sentia uma estranha presença, uma espécie de vulto negro, em um canto do seu quarto, que lhe observava fixamente durante a noite.

Outra vítima seria a Angie, de 20 anos, que escutava ruídos estranhos durante a noite, sem motivo aparente.
Ela mostrou que seriam sons de batidas, sempre três toques, nos móveis de seu quarto.
Ela mostrou que seriam sons de batidas, sempre três toques, nos móveis de seu quarto.
Eles começariam em uma cômoda e posteriormente passariam para um guarda-roupas.
Ela também sentia uma estranha presença, uma espécie de vulto negro, em um canto do seu quarto,
que lhe observava fixamente durante a noite
Enquanto estavam gravando, o repórter mencionou que a luz do primeiro andar teria apagado sozinha, e que ao tentar religar a luz, os interruptores não funcionavam. Um deles ficava no primeiro andar. e o outro em uma espécie de porão. Posteriormente, um outro membro da equipe do programa "De Película", um assistente chamado Jorge, teria começado a gravar com seu celular e percebido uma estranha luz de cor avermelhada no teto da casa, que teria desaparecido sozinha e, em seguida, a luz do primeiro andar teria voltado a cair.

Enquanto estavam gravando, o repórter mencionou que a luz do primeiro andar teria apagado sozinha, e que ao tentar religar a luz, os interruptores não funcionavam. Um deles ficava no primeiro andar. e o outro em uma espécie de porão.
Posteriormente, um outro membro da equipe do programa "De Película", um assistente chamado Jorge, teria começado a gravar com seu celular e percebido uma estranha luz de cor avermelhada no teto da casa, que teria desaparecido sozinha e, em seguida, a luz do primeiro andar teria voltado a cair.
A reportagem então apresentou uma "médium" chamada Soralla de Los Angeles, que já teria estado na casa realizando uma limpeza espiritual. A Ivonne teria gravado essa sessão, em que "orbes luminosos" teriam aparecido no vídeo. A reportagem mencionou, que segundo "especialistas", esses orbes seriam "entidades".

A Ivonne teria gravado essa sessão, em que "orbes luminosos" teriam aparecido no vídeo.
A reportagem mencionou, que segundo "especialistas", esses orbes seriam "entidades"
De acordo com Soralla, naquela ocasião muitas entidades teriam se manifestado. Já em seu retorno a casa, a "médium" Soralla percorreu alguns cômodos e inicialmente realizou uma oração para que os anjos protegessem a todos com a ajuda de um "pêndulo para radiestesia".

Já em seu retorno a casa, a "médium" Soralla percorreu alguns cômodos e inicialmente realizou uma oração para que os anjos protegessem a todos com a ajuda de um "pêndulo para radiestesia"
Em determinado momento, Soralla disse ter sentido a estranha presença de uma mulher em um quarto da casa e, pouco tempo depois, deixou o local, porque seu braço estava doendo muito. Ao conversar com Ivonne, a mesma disse que pertencia a sua cunhada que, há muitos anos, tirou sua própria vida. Soralla disse que a mulher era alta, magra e tinha o cabelo comprido. Já Ivonne confirmou que essas eram características físicas de sua irmã.

Entretanto, de acordo com Soralla, esse não seria o maior problema. Ela disse que também sentia a presença de um homem, com cerca de 1,80m de altura, e que aparentemente era uma entidade maligna.

Em determinado momento, Soralla disse ter sentido a estranha presença de uma mulher em um quarto da casa e, pouco tempo depois, deixou o local, porque seu braço estava doendo muito
Entretanto, de acordo com Soralla, esse não seria o maior problema. Ela disse que também sentia a presença de um homem, com cerca de 1,80m de altura, e que aparentemente era uma entidade maligna
Para realizar a "limpeza espiritual" da casa, Soralla improvisou um pequeno altar na sala, com uma imagem do arcanjo miguel no centro, além de sete velas azuis e uma branca ao seu redor. Com a ajuda de um sino e incenso de mirra, ela então começou a fazer o seu "ritual de purificação".

Para realizar a "limpeza espiritual" da casa, Soralla improvisou um pequeno altar na sala, com uma imagem do arcanjo miguel no centro, além de sete velas azuis e uma branca ao seu redor
Com a ajuda de um sino e incenso de mirra, ela então começou a fazer o seu "ritual de purificação"
No final da reportagem, o repórter Mario Muguerza deixou a câmera posicionada em direção as velas para que elas se consumissem até o final, onde também era possível ver a boneca ao fundo, sobre um dos móveis da sala. Contudo, algo estranho teria acontecido, visto que a luz que iluminava a boneca teria começado a piscar e passos teriam sido escutados.

No final da reportagem, o repórter Mario Muguerza deixou a câmera posicionada em direção as velas para que elas se consumissem até o final, onde também era possível ver a boneca ao fundo, sobre um dos móveis da sala
Contudo, algo estranho teria acontecido, visto que a luz que iluminava a boneca teria começado a piscar
e passos teriam sido escutados
Assim sendo, Soralla tentou entrar em contato com a "entidade" que estaria na casa, novamente com a ajuda de seu pêndulo. Enquanto a médium dizia o que estava "captando" da "entidade", os familiares começaram a chorar, porque a mesma teria mencionado algo relacionado a "asma", uma doença respiratória na qual o filho de sua cunhada estaria sofrendo, e que Soralla não saberia disso.

Enquanto a médium dizia o que estava "captando" da "entidade", os familiares começaram a chorar, porque a mesma teria mencionado algo relacionado a "asma", uma doença respiratória na qual o filho de sua cunhada estaria sofrendo, e que Soralla não saberia disso
Nas últimas frases do repórter Mario Muguerza, foi proferido o que é mais comuns em reportagens desse gênero, ou seja, que absolutamente tudo que aconteceu foi verídico, real etc. Enfim, será mesmo? A seguir vocês conferem uma rápida análise de toda essa história.

Algumas Considerações Sobre o que Foi Divulgado e Apresentado em Vídeo Sobre a Boneca "Sarita"


Sinceramente, algumas pessoas preferem acreditar somente no que as outras contam, e isso sem dúvida alguma é um grande problema. Quando você trata de supostos casos paranormais, sempre surgem "especialistas" e "investigadores" justamente para tentar investigar o que acontece, não é mesmo? O próprio nome diz tudo: investigação. Isso não quer dizer, que somente o que é mencionado pelas pessoas envolvidas deve ser levado em consideração, visto que, isso é muito subjetivo. Preferir acreditar somente no que as pessoas dizem, não prestando atenção aos fatos apresentados e a forma como eles acontecem, seria o mesmo que polícia prender deliberadamente uma pessoa sem apresentar nada que justifique isso.

Essa é a razão pela qual sempre há uma grande complexidade ao lidar com pessoas, uma vez que as mesmas podem falar o que quiserem, diante de um público que acredite piamente no que está acontecendo, mesmo diante de inúmeras edições que uma reportagem invariavelmente sofre, visto que o conteúdo apresentado se torna automaticamente uma "verdade". Contudo, conforme mencionei anteriormente, prefiro me ater aos fatos que, nesse caso, me lembra muito aquela história da casa do Chile. Aliás, diga-se de passagem, o caso do Chile se provou ser uma grande farsa (clique aqui para saber maiores detalhes). Portanto, acompanhe algumas considerações sobre toda essa história envolvendo a boneca "Sarita".

Vamos começar pelo apelido que a mesma ganhou: "Annabelle Peruana". Bem, chamar a "Sarita" de "Annabelle Peruana" é "força muito a barra". Primeiramente, ela sequer tem a mesma aparência, altura, expressão e dezenas de outros detalhes da boneca que Hollywood criou. Em segundo lugar, nem de longe ela tem a mesma aparência da "Annabelle" original, que por sua vez sequer é tão única assim. Existem centenas ou milhares iguais a "Annabelle originalmente e supostamente possuída", visto que ela nada mais é do que uma "Raggedy Ann" (basicamente uma boneca de pano, que possui o cabelo composto geralmente por fios de lã de cor vermelha, e tem um nariz triangular). A mídia peruana exagerou e muito nessa história.

Bem, chamar a "Sarita" de "Annabelle Peruana" é "força muito a barra". Primeiramente, ela sequer tem a mesma aparência, altura, expressão e dezenas de outros detalhes da boneca que Hollywood criou. Em segundo lugar, nem de longe ela tem a mesma aparência da "Annabelle" original.
Outro detalhe a ser considerado, é que a boneca estaria na casa há sete anos, e desde então estariam ocorrendo problemas com a família. Quais exatamente seriam esses problemas? A mudança de lugar da boneca? As agressões físicas noturnas? Somente isso? Aliás, o que foi mostrado é que a boneca mudaria de lugar dentro daquela mesma sala, mas não foi mencionado, por exemplo, que ninguém a encontrou dentro do quarto dos filhos. A boneca é quem agredia os filhos ou "alguém"?

Além disso, existe apenas o relato verbal, não foi apresentada nenhuma marca no corpo que pudesse indicar uma agressão. Curiosamente, caso eles mostrassem, isso poderia resultar em um problema maior. Qual? Bem, imagine uma mãe que declara publicamente que seus filhos apanham durante sete anos e são mostrados os hematomas para todo o país? Vocês acham que as autoridades iriam acreditar em quem? Nos fantasmas? Aliás, qual mãe (pelo menos uma que se importasse com seus filhos) permitiria que os mesmos apanhassem por "algo desconhecido" por tanto tempo assim? Ivonne aparece dizendo que gosta da boneca, porque é uma lembrança de sua sobrinha, mas e os filhos? Bem, na minha visão, ou ela sabe o que realmente acontece ou então é uma péssima mãe mesmo.

Aliás, o que foi mostrado é que a boneca mudaria de lugar dentro daquela mesma sala, mas não foi mencionado, por exemplo, que ninguém encontrou a boneca dentro do quarto dos filhos. A boneca é quem agredia os filhos?
Mais um detalhe a se considerar é que a reportagem inteira é totalmente teatral, repleta de edições, simulações, efeitos visuais etc. Isso destroi a seriedade e a reputação de qualquer assunto que você queira mostrar como se fosse algo verdadeiramente paranormal ou sobrenatural. É a velha questão do entretenimento. Aparentemente, precisa ser teatral e fazer parecer um circo para dar audiência, sem pouco importar com uma análise minimamente decente. As quedas de luz, por exemplo, seriam facilmente explicáveis: ou foram totalmente armadas ou denotam simplesmente um problema na fiação elétrica da casa, uma vez que, conforme podemos perceber, é uma casa humilde e, em alguns momentos podemos ver a fiação exposta. Porém, há quem prefira acreditar em um fantasma.

Agora, algumas outras coisas realmente afrontam a inteligência do telespectador. Aquele foco de luz avermelhado no teto, claramente vinha de uma fonte luminosa abaixo da mesma, basta ver rastro deixado pelo feixe de luz que o acompanha. Não dá para dizer que algo assim é misterioso, denota claramente uma farsa, e uma má-intenção de quem filmou isso.

Agora, algumas outras coisas realmente afrontam a inteligência do telespectador. Aquele foco de luz avermelhado no teto, claramente vinha de uma fonte luminosa abaixo da mesma, basta ver rastro deixado pelo feixe de luz que o acompanha
Outro ponto totalmente questionável são os tais "orbes". Muita gente insiste em dizer, que orbes luminosos são "entidades espirituais" ou "fantasmas". A explicação mais comum e técnica para tais "orbes" são bem mundanas. Geralmente é apenas ou sujeira ou poeira no sensor de uma câmera, que inclusive pode assumir uma aparência acinzentada e distorcida em uma fotografia, assim como comumente acontece com os "orbes luminosos" registrados em vídeos de cunho "paranormal".

No caso de fotos realizadas por celulares o efeito ficaria ainda mais evidente devido a dificuldade em realizar a limpeza adequada, principalmente do sensor interno.

A Ivonne teria gravado essa sessão, em que "orbes luminosos" teriam aparecido no vídeo.A reportagem mencionou, que segundo "especialistas", esses orbes seriam "entidades"
Os orbes são artefatos que podem resultar de retrorreflexão de partículas sólidas, tais como poeira ou pólen, ou partículas líquidas, especialmente gotículas de água provenientes, por exemplo, de uma chuva (imagem superior). Dependendo de como a foto é tirada, as partículas de poeira também projetar sombras diretas e definidas sobre o sensor, o que dá a impressão de uma figura "fantasmagórica" (imagem inferior). Algo bem fácil de compreender, não é mesmo?
Por fim, é necessário dizer a mistura de rituais que a "médium" e "angeóloga" Soralla fez (a angeologia é um ramo da teologia que estuda os anjos). Uma espécie de ritual envolvendo velas, imagem de São Miguel Arcanjo, sinos e incensos e, além disso, algo que ficou muito complicado de acreditar: a movimentação intencional do pêndulo de radiestesia em sua mão.

Apesar da ciência explicar como o movimento do pêndulo naturalmente acontece, quando alguém o segura com a mão aparentemente parada (o mesmo princípio que se aplica a tábua Ouija, ou seja, o famoso efeito ideomotor), no caso de Soralla fica muito claro em diversos momentos, que ela movimenta de forma internacional o pêndulo, ou seja, ela corrompe todo o processo de veracidade por ela mesma. Observe entre 5:43 e 5:51, sendo que é possível ver essa movimentação intencional em diversos trechos. Precisa ser muito ingênuo para não acreditar, que ela estava movendo o pêndulo.

Apesar da ciência explicar como o movimento do pêndulo naturalmente acontece quando alguém o segura com a mão aparentemente parada (o mesmo princípio que se aplica a tábua Ouija, ou seja, o famoso efeito ideomotor), no caso de Soralla fica muito claro em diversos momentos, que ela movimenta de forma internacional o pêndulo, ou seja, ela corrompe todo o processo por ela mesma
Isso sem contar, é claro, toda a parte final em que a boneca foi intencionalmente iluminada para ter uma aparência mais sombria e tentar ser o centro das atenções. Aliás, esse é um dos maiores problemas dessa reportagem. Afinal de contas, se considerássemos tudo isso realmente verdade (por mais improvável que seja), quem estaria provocando todos os fenômenos? A boneca? O espírito da cunhada, que ninguém sabe exatamente o nome ou quando morreu? O espírito de um homem que ninguém sabe quem é? Aliás, quem é exatamente essa família que há sete anos convive com isso?

Isso sem contar, é claro, toda a parte final em que a boneca foi intencionalmente iluminada
para ter uma aparência mais sombria e tentar ser o centro das atenções
Enfim, ficou muito confuso quando Soralla se tornou muito mais o objeto da reportagem do que a boneca. Particulamente, considero essa reportagem um verdadeiro desastre, e aparentemente é apenas mais uma forma de entretenimento como tantas outras que a mídia costuma fazer sobre o mundo paranormal ou sobrenatural. Evidentemente, vocês são livres para acreditar no que quiserem, porém eu jamais teria coragem de dizer para vocês, que esses "fenômenos paranormais" são reais diante do que foi apresentado, exceto é claro, que eu acreditasse somente no que pessoas dizem. De qualquer forma, espero que tenham gostado do caso!

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://diariocorreo.pe/miscelanea/conoce-a-sarita-la-annabelle-peruana-que-atormenta-a-una-familia-video-748404/
http://los40.cl/los40/2017/05/10/actualidad/1494429749_603855.html
http://ojo.pe/misterios/ya-conoces-a-sarita-la-muneca-poseida-que-se-encuentra-en-el-peru-video-241443/
http://trome.pe/viral/youtube/youtube-video-viral-anabelle-peruana-terrorifica-historia-detras-muneca-estremece-callao-video-fotos-49304
http://www.atv.pe/actualidad/familiares-despiertan-con-moretones-329212
http://www.contextotucuman.com/nota/79325/sarita-la-annabelle-peruana-que-atormenta-a-toda-una-familia-.html
http://www.elpopular.pe/virales/2017-05-09-conoce-el-caso-de-la-annabelle-peruana-la-muneca-que-atemoriza-toda-una-familia-video
https://www.debate.com.mx/sexyeinsolito/Anabelle-Peruana-Muneca-poseida-causa-terror-a-familia-20170510-0242.html
https://www.radiosantiago.cl/archivo/13914
https://www.youtube.com/watch?v=W13VZPkTgSU
Comentários