9 de abril de 2017

O Mistério de Coral Castle: Como um só Homem Conseguiu Erguer 1.100 Toneladas de Rochas?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Hoje vamos conhecer a única estrutura megalítica moderna, construída por um pequenino homem sozinho, usando ferramentas simples, como correntes e roldanas. Com isso ele moveu pedras de até 30 toneladas! Como ele fez isso? Levitação? Localizada na Flórida, Coral Castle foi uma construção feita para seu grande amor, que o deixou um dia antes do casamento, e que nunca foi, apesar dos muitos convites, conhecer o local....

Assombrados, uma vamos saber mais sobre uma estrutura que me impressionou muito, o Castelo de Coral. O mais interessante é que é considerada a única estrutura megalítica moderna, e a grande maioria das pessoas nunca ouviu falar. Como que Edward Leedskalnin, um homem franzino com o coração apaixonado, conseguiu empilhar toneladas de rochas de coral? Ele dizia que descobriu o segredo dos egípcios. Vamos conhecer sua história, seu castelo e como ele poderia feito a estrutura. 

Edward Leedskalnin

Edward Leedskalnin nasceu em Riga, na Letônia em 10 de agosto de 1887. Ele recebeu apenas uma educação formal estudando até a quarta série. Com 26 anos, tornou-se noivo do seu único e verdadeiro amor: Agnes Scuffs. Agnes era dez anos mais nova que Ed e ele se referia carinhosamente a ela como "Sweet Sixteen". Só que algo terrível aconteceu: Agnes cancelou o casamento um dia antes da cerimônia, dizendo que Ed era velho e pobre para casar com ela!

Desolado e profundamente entristecido por essa perda trágica, Ed resolveu partir e se dedicar a provar que poderia fazer algo marcante, um monumento a seu amor perdido, um local que ele originalmente chamou de Rock Gate Park e hoje é conhecido como o Coral Castle. Sem assistência externa ou grandes máquinas, Ed construiu tudo sozinho, a noite, usando luz de lampião. esculpindo mais de 1.100 toneladas de rochas sedimentar (pedra calcária oolita), tudo em homenagem a seu grande amor perdido, Agnes.

O que torna o trabalho de Ed notável é o fato de que ele tinha pouco mais de 1,5 metros de altura e pesava apenas apenas 45 quilos, ou seja, um homem franzino. Como ele foi capaz de construir aquilo sozinho, ainda mais com os blocos de coral que ele usou na obra pesando toneladas? Incrivelmente, ele cortou e moveu enormes blocos de coral usando apenas ferramentas manuais. Pelo menos ele tinha alguma experiência no assunto, só que adquiriu algumas habilidades trabalhando em acampamentos de madeira e veio de uma família de pedreiros na Letônia.

Inicialmente, ele seu mudou para da Letônia para o Canadá, e depois para os estados americanos da Califórnia e Texas. Resolveu se mudar para o estado da Flórida, em uma cidade chamada Florida City, em 1918 depois que pegou tuberculose, pois um clima mais quente ajudaria na recuperação. Em 1923 ele começou a fazer Coral Castle.

Edward Leedskalnin foi abandonado pela noiva um dia antes de se casar. Resolveu então começar uma nova vida nos EUA e mostrar para sua amada que ele era um homem que valia a pena...


O Castelo de Coral

Edward construiu um castelo usando em sua grande maioria rocha calcária coral, encontradas ao longo da costa da Flórida, uma rocha bastante maleável. Edward retirou elas de sua própria propriedade para fazer sua obra de arte em dedicação a sua esposa.

Ele construiu tudo durante a noite e sozinho, usando ferramentas primitivas. Ele moveu grandes blocos de pedra usando alavancas, rodas, eixos, polias, rampas e cunhas sem qualquer equipamento avançado!

A estrutura compreende várias rochas (principalmente de calcário formados a partir de coral ), cada um pesando várias toneladas. Não foi usada argamassa para uni-las e nem uma folha passa por elas. No local havia sua casa e um jardim, onde colocou diversas mesas, cadeiras, camas e até um relógio solar; tudo de rocha. Outras estruturas são:

- Mesa em Forma de Coração: pesa mais de 2 toneladas com cadeiras ao redor.
- Escultura em Formato de Lua: 22 toneladas
- O Obelisco: 22 toneladas e 12 metros de altura
- Telescópio: 30 toneladas, 7 metros de altura e alinhado com a estrela do norte
- Poço da Lua: composto de 3 rochas de 18 toneladas cada e que representa as fases da lua
- A Porta Giratória: Uma imensa rocha de 9 toneladas que foi tão magistralmente instalada que uma criança abria com um dedo! Essa rocha tem 2,3 metros de altura, 2 metros de largura e 50 cm de espessura. Ele precisou de reparos em 1986 e 2005, e ninguém conseguiu recriar o equilíbrio que Ed. conseguiu. Hoje essa estrutura está fechada ao público.
- A Torre: Essa era a casa de Ed, um sobrado onde foi utilizado 283 toneladas de rocha coral. Ele não deixava ninguém entrar e lá ficavam suas ferramentas primitivas e alguns móveis. Um das coisas que existem lá é algo que muitos acreditam que seja um gerador de corrente alternada ou um manipulador de campo magnético, que especulam que era usado para mover as rochas.
- Sala do Trono: Uma estrutura na parede onde estão rochas as rochas em formato da lua e do planeta Saturno

Na verdade, Coral Castle é a casa que ele construiu para quando sua ex-noiva Agnes voltasse e eles tivessem filhos. Lá havia até um cantinho do arrependimento para as crianças pensarem nos seus atos.

Só que assombrados, em 1936 Edward ficou sabendo que iria ser construído um conjunto habitacional perto de sua propriedade. Ele então não teve dúvidas. Decidiu mudar e levar Coral Castle para um local mais isolado!

Estrutura conhecida como "Sala do Trono", onde estão apoiados em cima do muro pedras em formato da lua e de planetas


Estrutura conhecida como "Torre" era onde Edward morava. Ninguém entrava lá, somente ele. Repare na escada no lado direito.

Mesa em formato de coração, pesando 2 toneladas


Porta giratória de 9 toneladas que uma criança usando um dedo conseguia girar!


Poço da Lua, com 3 rochas de 18 toneladas cada


Esquerda: "Telescópio", pesa 30 toneladas e 7 metros de altura; fica alinhada com a estrela do norte. Centro: "Obelisco" com 22 toneladas e 12 metros de altura. Direita: local onde os visitantes depositar os 10 centavos para entrar em Coral Castle.


Pedra do Sol: o número do voltas numeradas representa as horas e as voltas sem número cada meia-hora.


A Mudança para Homestead

Ed era uma pessoa muito reservada e quando ouviu falar de uma subdivisão planejada sendo construída perto dele decidiu se mudar para Homestead e em 1936 comprou 10 acres de terra lá. Ed passou os próximos três anos movendo as estruturas de Coral Castle que ele já tinha começado a construir de Florida City para Homestead, uma distância de 40 quilômetros.

Como ele moveu as rochas que pesavam milhares de toneladas? Com a ajuda de um caminhão. Esse caminhão estacionava e o motorista ia embora. Durante a noite ele carregava os pesados blocos de rocha sobre o caminhão que levava então para o novo local. Novamente, o caminhão era estacionado, o motorista ia embora e durante a noite ele descarregava o veículo.

Muitas pessoas viram as esculturas de corais sendo movidas ao longo da Dixie Highway, mas ninguém realmente viu Ed carregando ou descarregando o trailer. E assim fez durante 3 anos, até conseguir transportar tudo.

Para ajudar a proteger sua privacidade, ele construiu numerosos "vigias" ao longo das muralhas do castelo, colocando sinos que tocavam se alguém fosse lá espioná-lo.

Em 1940, depois que as esculturas estavam no lugar, ele fez as paredes ao redor do local, compostas de rochas com mais de 2 metros e 40 centímetros de altura e 3 metros de espessura, ela pesava mais de 58 toneladas. Ele instalou a porta giratória de 9 toneladas para entrar em Coral Castle.

No final, sem usar maquinário pesado, estimasse que Ed entalhou, esculpiu e moveu 1.100 toneladas de rocha coral!

Mapa de Coral Castle, indicando as principais estruturas como o portão de 9 toneladas, a mesa em formato de coração, a torre, o obelisco, o telescópio e a Fonte da Lua.

Os Anos Finais

Panfletos escritos por Edward
Edward ganhava dinheiro cobrando 10 centavos de dólar para visitantes de Coral Castle em Florida City e depois subiu para 25 centavos em Homestead. Só que quando chegava visitantes ele parava de trabalhar, para evitar que descobrissem como ele fazia a estrutura.

Ed vivia uma vida simples. Não tinha carro e andava 10 quilômetros de bicicleta para comprar seus mantimentos.

Os únicos registros escritos que Edward deixou escritos são cinco panfletos que ele escreveu:

- A Book in Every Home (Um livro em cada casa) que contém pensamentos de Ed sobre 3 temas: "Sweet Sixteen" e pontos de vista nacionais e políticos.
- Magnetic Current (Corrente Magnética)
- Magnetic Base (Base Magnética)
- Cosmic Force (Força Cósmica)
- Mineral, Vegetable, & Animal Life ("Vida Mineral, Vegetal e Animal") contém suas crenças sobre o ciclo da vida. Você pode comprar esses folhetos no site Coral Castle (só entrega nos EUA).

Em dezembro de 1951 Ed ficou doente. Ele colocou um sinal na porta de seu castelo dizendo "Vou ao hospital, já volto", e pegou um ônibus para Jackson Memorial em Miami e morreu três dias depois em seu sono com a idade de 64. Depois de sua morte, um sobrinho que morava em Michigan herdou o castelo. Em 1953, pouco antes de sua morte, o sobrinho vendeu o castelo a uma família de Illinois. Durante a mudança, foi encontrada um conjunto de instruções que levaram à descoberta de trinta e cinco notas de US $ 100, suas economias de vida.

De 1923 até 1951 Edward Leedskalnin construiu Coral Castle para o amor da sua vida, Agnes. O único outro tributo que pode ser comparado é o Taj Mahal, construído ao longo de vinte anos e por vários milhares de escravos, como monumento à esposa do rei Shah Jahan.

Foto de Edward ao lado de uma rocha com algumas inscrições, como ano de nascimento 1887 na Letônia e quando foi iniciado (1923) até se mudança completa para Homestead (1939).


Como ele Fez Coral Castle?

Coral Castle têm sido muitas vezes comparado com Stonehenge e as Grandes Pirâmides. Quando questionado sobre como movia os blocos de coral, Ed responderia apenas que compreendia as leis do peso e aproveitava bem. Este homem com apenas uma educação de quarta série construiu um gerador de corrente AC, cujo restos estão em exibição hoje.

Como ninguém testemunhou como ele fez e ele não deixou escrito, seus métodos continuam a confundir engenheiros e cientistas.

Ed movia os blocos a maior parte do tempo a noite, sob a luz de lampião. Isso gerou enorme especulação, porque um dia não havia nada em um lugar e no outro dia tinha uma enorme rocha. Ele dizia quando questionado que havia entendido todas as leis de peso e alavancas. Ele dizia: "Descobri os segredos das pirâmides. Descobri como os egípcios e os antigos construtores do Perú, de Yucatan e da Ásia, com ferramentas primitivas, levantavam e posicionavam blocos de pedras de muitas toneladas."

Na verdade, Edwark Leedskalnin escreveu em um dos seus folhetins que toda a matéria é composta de imãs individuais. Ele acreditava que imãs no centro da Terra atraiam objetos que tem pólos magnéticos norte e sul causavam a gravidade. Será possível que Ed tenha descoberto uma forma de anular a gravidade através de suas ideias?

Uma história diz que duas crianças espionaram Ed e viram blocos movendo-se pelo ar!

Algumas das ferramentas usadas na construção ficavam guardadas na "Torre". Ao lado Ed usando o que seria um dos aparelhos, que muitos acreditam que possa estar relacionada a anti-gravidade


Sistema de polias usado na construção de Coral Castle


Esta caixa retangular que ficava acima do tripé de madeira seria um dos segredos da anti-gravidade? Note que existe uma escada em uma das toras de madeira para levar até ela.


Esses misteriosos números entalhados na rocha dentro da "Torre" poderiam ser a chave para o mistério da antigravidade?

Explicando a Construção

Ed levou 28 anos para fazer Coral Castle, usando ferramentas básicas. Para muitos, ele não descobriu o segredo da levitação ou algo do gênero, ele era somente obstinado e bastante paciente. Também foi descoberto um raro vídeo mostrando Ed trabalhando em Coral Castle, junto a vários turistas, e nele é possível ver como ele trabalhava.

E mais, Leedskalnin trabalhava a maior parte do tempo sozinho, só que ele não era um eremita recluso; Tinha amigos que via frequentemente. Um homem, Orval Irwin, foi não só um amigo de longa data de Leedskalnin, mas também um empreiteiro de construção com um profundo conhecimento de técnicas de construção. Ele escreveu um livro em 1996 com o título inspirador "Mr. Can't is dead: The story of the Coral Castle" (O Sr. não pode morrer! A História do Castelo de Coral), e nele ele explica, através de fotografias, desenhos e esquemas, como foi feito Coral Castle.

Irwin derrama água fria sobre as teorias paranormais de que energias desconhecidas, tecnologia alienígena ou levitação construíram o castelo. Na verdade, ele acha essas teorias um insulto ao trabalho duro e à integridade de seu amigo: "Nos tempos em que Ed começou a esculpir suas pedras originais era uma geração que conhecia as realizações pelo suor do trabalho duro, não do misticismo, e foi com trabalho duro que Ed realizou seu grande projeto."

Eis algumas explicações de como ele construiu Coral Castle:

- Como ele movia as Rochas?
Primeiro ele usava troncos de madeira para a rocha deslizarem pelo chão. Isso é mostrado em uma das fotos. Depois em uma outra foto vemos uma estrutura tripé composta por troncos de árvores, com uma roldana e correntes , além de uma estrutura retangular preta no topo. O segredo é exatamente esse: ele usava correntes de ferro e roldanas para posicionar as rochas onde queria. Cada corrente de ferro aguentava até 15 toneladas, usando portanto conseguia mover 30 toneladas, o peço da maior rocha do complexo, a Estrutura Astronômica.

- O que era a estrutura retangular no topo do Tripé?
Era somente um apoio para o tripé não abrir. Aquela caixa deveria estar cheia de materiais pesados, para assim dar mais forças as três grande toras de madeira onde estava apoiado a roldana com as correntes de ferro.

- Como ele fez a porta giratório de 9 toneladas? 
Simplesmente achando o centro de gravidade! Como funcionou permaneceu um mistério até 1986, quando parou de se mover. Quando o portão foi removido, foi revelado que ele rodou em um eixo de metal e descansou em um rolamento de caminhão, no centro preciso de gravidade da rocha. Achando o centro de gravidade torna possível você mover até uma casa inteira!

- O que são os 2 números encontrados entalhados em rochas no andar superior da Torre?
Muita gente acredita que seja o segredo para a anti-gravidade. Na verdade um número é "Número do Registro de Imigração" e o outro o "Número da Cidadania" que estão registrados no papel de imigração de Edward Leedskalnin que está guardado até hoje.

- E a estrutura que geraria a anti-gravidade?
Nada mais seria do que um gerador AC usado para acender duas lâmpadas dentro da torre. É isso que um guia do local diz para os visitantes. Nunca foi usado para iluminar o complexo.

- De onde vinham as Rochas?
Do lado de Coral Castle. Observe que existe uma grande depressão, era de lá que ele pacientemente tirava as rochas, usando serras. A rocha calcária de coral é bem maleável, sendo possível cortá-la com ferramentos primitivas, só levaria tempo.

Papel de Imigração de Edward Leedskalnin e os números que ele gravou na rocha dentro da "Torre" em Coral Castle. Nada haver com o segredo da anti-gravidade.


Rara filmagem mostras as rochas sendo movento com troncos na parte inferior e puxados por correntes de ferro.


Foto grande esquerda: Estrutura no topo do tripé seria para fixação; Foto superior direita: roldanas usadas para erguer as rochas e Foto direita baixo: Isso seria um gerador AC que depois que girasse a manivela acenderia 2 luzes dentro da torre.


Foto aérea mostra o local exato de onde as rochas foram tiradas


Fazendo uma Visita

Atualmente Coral Castle é uma atração turística em Homestead, e você pode fazer uma visita. Ele fica aberto para visitação de domingo à quinta das 8h as 18h e de sexta e sábado das 8h - 20horas. O preço do ingresso varia de acordo com a idade:

- Crianças (menores de 6 anos) Grátis
- Crianças (idades de 7 - 12) $ 8.00
- Adultos (idades de 13 - 64) $ 18.00
- Idosos (idades de 65+) $ 15.00

Se quiser fazer uma visita em grande grupo tem desconto :)

Quer fazer um evento privado, como seu casamento, festa familiar, aniversário? Tem como também. Só entrar em contato, fazer a reserva da data e pagar a taxa.

Não tem como ir lá pessoalmente? Faça uma visita via Google Maps!


.
Conclusão

Considerada a única estrutura megalítica da era moderna, Coral Castle é um mistério para muitos. Será que Edward Leedskalnin descobriu a antigravidade e como manipula-la? Parece que ele descobriu como manipular grandes objetos e ele escreve sobre isso em um folhetim. Conforme suas palavras, ele descobriu os segredos das pirâmides do Egito.

Mas vamos pensar por outro lado. Foram 28 anos trabalhando nas rochas e com trabalho árduo, ele fez isso sem a ajuda de anti-gravidade, extraterrestre ou seja qualquer outra coisa paranormal, como disse seu amigo em livro publicado em 1996.

O que podemos ver em Coral Castle é a força do amor. Alguns homem quando perdem suas amagas apelam para ameças, violência física até mesmo a morte. Já Leedskalnin foi em outra direção, buscou mostrar para sua amada que apesar de ser franzino e pobre, tinha capacidade para fazer muita coisa, e dedicou sua obra, Coral Castle, a sua amada ex-noiva, que infelizmente nunca veio conhecê-la...

Aliás, na verdade Edwark Leedskalnin pode ser um fugitivo! O pesquisador Andris Stravo pesquisou a vida de Edward na Letônia e descobriu um documento que diz ele trabalhava como guarda armado contra o Czar de 1905 a 1907 e fugiu de lá causa da repressão da polícia secreta do Czar!

Fontes (Acessadas em 08/04/2017)
- Coral Castle Museum
LiveScience: Mystery of the Coral Castle Explained
- Skeptic.com
Wikipedia.en: Edward Leedskalnin
Wikipedia.en: Coral Castle
- Encontros com o Inexplicável: O Mistério do Castelo de Coral
- Alienígenas do Passado S08 E02: Estruturas Misteriosas
- Youtube.com: O Castelo de Coral
- Youtube: Darren Nemeth: Footage of Edward Leedskalnin and his Coral Castle.
Youtube: Coral Castle Mystery 100% Solved with 1930's Film Footage!
- Youtube: Coral Castle Museum
Comentários