22 de abril de 2017

O "Fantasma de um Homem" Subindo uma Escadaria Apareceu em uma Mansão "Mal-Assombrada" do Século XVII, na Inglaterra?


Por Marco Faustino

Há quanto tempo eu não escrevia algo relacionado a supostos "fantasmas" e a Inglaterra com sua fortíssima "indústria do paranormal". A última vez que isso aconteceu foi em 9 de janeiro desse ano. Naquela época, uma mulher chamada Mary Ryan, 40 anos, passou a alegar que uma foto tirada na Torre de Londres poderia ter registrado o fantasma de um menino de 12 anos, chamado Edward V, solucionando assim um "misterioso assassinato", que teria ocorrido há 543 anos. Mary estava tirando fotos de armas antigas, que estavam em exibição na Torre de Londres, uma atração histórica da capital inglesa, porém, para variar, naquele momento ela não notou um rosto, que apareceu no reflexo do vidro, ou seja, apenas quando chegou em casa que ela notou uma espécie de "rosto fantasmagórico". Ela acreditava que o rosto pertenceria justamente ao Edward V, que foi enviado para a Torre de Londres juntamente com o irmão de 9 anos chamado Richard, por seu tio Richard III, no ano de 1483. Vale ressaltar nesse ponto, que é amplamente mencionado que eles teriam sido assassinados, uma vez que ambos nunca mais foram vistos novamente, mas Mary alega que sua foto poderia ser a primeira imagem registrada dessa tragédia relacionada ao jovem príncipe. Certa vez, Sir Thomas More, estadista e historiador do século XVI, alegou que os dois príncipes foram sufocados por seu tio e enterrados dentro da Torre de Londres. Embora isso nunca tenha sido provado, o desaparecimento de ambos é frequentemente citado como um dos "maiores mistérios do mundo".

Na segunda parte daquela postagem, comentei que em uma rápida pesquisa sobre esse assunto é possível notar, que ninguém sabe exatamente qual foi o destino de Edward V e Richard de Shrewsburry. Edward V, nascido em 2 de novembro de 1470, passou a ser rei da Inglaterra devido a morte do seu pai, o rei Edward IV, e "reinou" entre 9 de abril de 1483 até 26 de junho daquele mesmo ano. Contudo, ele nunca foi coroado, e seu reinado de apenas 86 dias foi dominado pela influência de seu tio e Lorde Protetor, Richard, Duque de Gloucester, que lhe sucedeu como Richard III em 26 de junho de 1483. Ironicamente o reinado de Richard III não duraria muito tempo, visto que ele morreria dois anos mais tarde. Edward e seu irmão mais novo, Richard de Shrewsbury, o primeiro Duque de York, foram os príncipes da torre, que desapareceram depois de serem enviados para alojamentos reais fortemente vigiados na Torre de Londres. A responsabilidade por suas mortes é amplamente atribuída a Richard III, mas a falta de evidências sólidas e de relatos contemporâneos conflitantes também sugerem outros possíveis suspeitos. Além disso, na foto, o rosto do suposto menino se parecia mais com uma estátua ou então a pintura de um quadro, podendo ser reflexo de algo que estivesse próximo ou atrás de Mary ou então simplesmente uma mera manipulação digital. De qualquer forma, vale muito a pena você conferir esse postagem em questão para conhecer maiores detalhes dessa história (leia mais: A Foto de um Suposto "Fantasma" de um Menino de 12 Anos Poderia Solucionar um "Assassinato" Ocorrido há mais de 500 anos?).

Agora, o registro em vídeo de um suposto "fantasma" de um homem subindo uma escadaria em uma mansão do século XVII, considerada "mal-assombrada", na Inglaterra, vem dando o que falar na Terra da Rainha. Dessa vez não tivemos o envolvimento direto de nenhuma agência de notícias britânica ou europeia de reputação questionável, e nem mesmo a participação direta de um tabloide que pudesse distorcer as informações publicadas. Isso não quer dizer, no entanto, que o registro tenha sido verdadeiro, uma vez que o mesmo foi obtido por um grupo de investigação paranormal, que por sua vez possui um programa em um canal de TV no Reino Unido. Considerando que uma programa destinada a investigação paranormal precisa que "coisas supostamente paranormais" aconteçam para manter a audiência e a permanência na grade de programação, é bom que vocês acompanhem essa postagem com cautela. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Entenda o Caso: O Suposto "Fantasma" de um Homem Subindo uma Escadaria na Wentworth Woodhouse


Investigadores paranormais de um programa de TV chamado "Most Haunted" alegam ter registrado um fantasma em vídeo, pela primeira vez na história do programa. Descrito pela apresentadora Yvette Fielding como sendo o programa mais "irreverente" da atualidade, o vídeo mostra o que parece ser uma figura masculina andando por uma porta, descendo alguns degraus, para então subir uma escadaria logo a frente, em um corredor bem escuro na Wentworth Woodhouse, uma imensa casa de campo no vilarejo de Wentworth, próximo a cidade de Rotherham, no condado de South Yorkshire, na Inglaterra. A propriedade é considerada como a maior casa particular da Europa!

Imagem do Google Maps mostrando a localização da Wentworth Woodhouse
Foto mostrando a dimensão da Wentworth Woodhouse
A equipe estava investigando relatos de uma presença fantasmagórica no interior da área do estábulo da mansão do século XVII, após "dezenas de avistamentos inexplicáveis e assombrosos". Yvette Fielding, inclusive, chegou a dizer que o registro a deixou muito emocionada.

É interessante notar, que momentos antes de ocorrer esse suposto "avistamento", é possível ouvir um membro da equipe dizendo: "Se você estiver aqui, caminhe até esse corredor", logo após terem ouvido o som de "passos". Então, o aparenta ser uma "figura branca" é vista caminhando pela porta, no qual a câmera está apontada. Em seguida, um membro da equipe chamado Stuart corre atrás da figura, indo em direção a um outro cômodo, antes do suposto fantasma desaparecer. Confira tudo o que aconteceu em um vídeo divulgado pelo "Most Haunted" e que foi publicado em um canal de terceiros, no YouTube (em inglês, mas não é difícil de entender o que acontece):



"Em 17 anos que estamos fazendo o 'Most Haunted' sempre quisemos registrar um fantasma diante das câmeras", disse Yvette Fielding, em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail.

"Nós registramos tantos tipos diferentes de fenômenos: objetos movendo-se por conta própria, vozes. Contudo, essa é a primeira vez que flagramos um homem andando, que aparentava estar andando em câmera lenta em direção a uma escadaria", acrescentou. Embora ela não tenha visto a figura no mesmo ângulo do que foi registrado pela câmera, ela alega ter visto de uma direção diferente.

Momentos antes de ocorrer esse suposto "avistamento", é possível ouvir um membro da equipe
dizendo: "Se você estiver aqui, caminhe até esse corredor", logo após terem ouvido o som de "passos"
Então, o aparenta ser uma "figura branca" é vista caminhando pela porta, no qual a câmera está apontada
Em seguida, um membro da equipe chamado Stuart corre atrás da figura,
indo em direção a um outro cômodo, antes do suposto fantasma desaparecer
"Estava caminhando em direção à escada a partir de uma direção diferente e, juntamente com outro membro da equipe, eu vi o formato escuro de um homem subindo as escadas. Quando vi a filmagem no final, sabia que tínhamos registrado algo. Porém, não tínhamos certeza se a câmera tinha registrado daquela mesma forma. Foi somente quando editamos que eu o vi, e desabei a chorar. Estava tão impressionada, que cheguei a soluçar", continuou.

"Em 17 anos que estamos fazendo o 'Most Haunted' sempre quisemos registrar um fantasma diante das câmeras", disse Yvette Fielding, em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail.
Um membro da equipe chamado Karl, que ajudou a gravar o episódio, disse ao Daily Mail, que ele e Stuart entraram no corredor depois de ouvir passos enquanto estavam em uma sala ao lado.

"Estávamos olhando para o corredor e discutindo de onde ouvimos os passos quando, literalmente, do nada, vimos uma figura à distância subindo as escadas. Stuart correu logo depois, mas não conseguimos encontrar nada em nenhum dos cômodos", disse Karl, acrescentando que, quando eles contaram para a Yvette sobre o avistamento, ela alegou ter visto o que ela pensava ser o Stuart subindo as escadas.

"Eu disse: 'Você não pode ter visto o Stuart subindo as escadas, você deveria ter visto nós dois correndo e subindo as escadas'. Então ela disse: 'Eu vi o Stuart, porque eu perguntei se ele estava bem e ele me ignorou'. Porém, eu disse para ela que não tinha como, porque ele estava comigo naquele momento", continuou.

Imagem aproximada detalhando a "figura masculina", que a equipe do "Most Haunted" alega ter registrado
"Foi isso que tornou esse registro especial para mim, porque você sempre tenta fazer com que duas pessoas independentes vejam a mesma coisa sob ângulos diferentes. Nós nunca vimos algo assim antes, e realmente não temos uma explicação para o que vimos, mas ao repetir o vídeo, mostra claramente o avistamento em detalhes. É um lugar estranho, bem estranho", completou.

De acordo com o Daily Mail, a Wentworth Woodhouse foi construída em 1630 pelo primeiro Conde de Strafford. Naquela época havia muita movimentação no interior da mansão, funcionando quase como uma comunidade inteira, com centenas de pessoas morando no local. Atualmente, o local estaria abandonado, e nos últimos anos parte do terreno teria sido convertida em quadras de squash.

O cachorro de Yvette chamado Watson é mostrado como se estivesse vendo algo, justamente na mesmo local onde teria acontecido o registro de uma figura masculina subindo uma escadaria.
"As pessoas têm alegado testemunhar muitas ocorrências paranormais desde sombras escuras até portas batendo. Ao longo desses corredores, o espectro mais prevalecente é o de um homem grande, que ao ser visto desaparece em meio a noite sendo, portanto, um mistério. É uma figura que foi vista dentro e ao redor da mansão. Muitas pessoas viram-no como sendo uma grande figura de um homem andando interminavelmente pelos corredores. Não é de se admirar que tenhamos aproveitado a oportunidade de retornar a esta propriedade formidável. Quero saber a razão dele estar aqui e o porquê tantas pessoas o viram", disse Yvette Fielding.

Outras atividades paranormais aparente detectadas durante a investigação incluíram ruídos, portas batendo, objetos sendo arremessados e cadeiras inesperadamente aparecendo.

Podemos Dizer que o Registro Obtido pelo "Most Haunted" é Verdadeiro? Estamos Mesmo Diante de uma dos Melhores Vídeos de Fantasmas de Todos os Tempos?


As declarações de Yvette Fielding para o Daily Mail foram bem semelhantes aquelas que ela forneceu aos demais e principais tabloides britânicos. Curiosamente, no entanto, tivemos algumas declarações no mínimo curiosas a respeito do que ela acreditava ter visto durante a investigação. Além disso, os demais tabloides informaram que Karl Beattie era diretor do programa e marido de Yvette, porém o grau de relacionamento de Stuart Torevell não foi informado.

Em uma rápida pesquisa em mecanismos de busca podemos dizer que Stuart seria tão somente um operador de câmera, que trabalha para a empresa Antix Productions (fundada por Yvette Fielding e Karl Beattie em 2001), que por sua vez é responsável pelo programa "Most Haunted", assim como diversos outros programas que abordam o tema paranormal ou sobrenatural.

Yvette (à esquerda), seu cachorro Watson (no centro) e seu marido, o Karl (à direita)
Em entrevista para o tabloide britânico "The Sun", Yvette Fielding chegou a cogitar uma hipótese, no mínimo bem estranha, para explicar o que os três teriam visto. Segundo ela, poderia ter sido um "fenômeno" chamado "Stone Tape Replay", cuja teoria mencionava que "as pedras e o estrutura de uma edificação poderiam gravar imagens e sons e 'reproduzí-los' posteriormente." Assim sendo, as pessoas acreditariam que estão vendo ou ouvindo alguém quando não há ninguém no local. Yvette, apontada como sendo mãe de duas crianças, disse que já esteve sozinha e acreditou ter ouvido alguém dizendo "mãe". Ela estranhou sobre o porquê sua filha estaria chamando por ela, quando então percebeu que estava sozinha em casa. Ainda de acordo com ela, "esse tipo de coisa pode acontecer em uma casa mal-assombrada."

Apesar de Yvette não ter certeza do que realmente viu, ela ainda assim cogita apenas hipóteses de cunho sobrenatural. Em uma outra publicação realizada pelo "The Sun" sobre esse caso, ela fez o seguinte questionamento: "Teria sido a presença do espírito de uma pessoa morta há muito tempo, um doppelganger, Stone Tape Replay ou algo que nunca poderemos entender?"

Em uma outra publicação realizada pelo "The Sun" sobre esse caso, Yvette fez o seguinte questionamento: "Teria sido a presença do espírito de uma pessoa morta há muito tempo, um doppelganger, Stone Tape Replay ou algo que nunca poderemos entender?"
Agora, será mesmo que temos realmente uma presença fantasmagórica nesse vídeo? Muito provavelmente, não. Se vocês repararem bem, poderão notar que o suposto "fantasma" é extremamente semelhante ao Stuart Torevell, incluindo as roupas que ele estava usando naquela ocasião. É possível notar que o "fantasma" estava usando uma jaqueta e calça comprida exatamente como o Stuart. É possível notar, inclusive, o movimento da jaqueta franzindo em determinado momento.

Tudo indica, portanto, uma manipulação digital nesse vídeo divulgado pela equipe, ou seja, o "fantasma" em questão teria sido inserido durante a edição. Aliás, raramente você vê algum grupo de investigação paranormal fornecendo a gravação "bruta", sempre possui algum tipo de edição, algo que levanta uma série de questões sobre a veracidade do registro.

Se vocês repararem bem, poderão notar que o suposto "fantasma" é extremamente semelhante ao Stuart Torevell, incluindo as roupas que ele estava usando naquela ocasião. É possível notar que o "fantasma" estava usando uma jaqueta e calça comprida, exatamente como Stuart.
É possível notar, inclusive, o movimento da jaqueta franzindo em determinado momento
Ainda não está convencido(a)? Veja esse outro comparativo abaixo:

O suposto "fantasma" possui roupas com as mesmas características de Stuart, além de ser careca.
Quer dizer então, que o suposto fantasma tem uma jaqueta com as mesmas características daquela que Stuart estava usando, e ainda por cima estava com a gola levantada, sendo careca? Vocês também podem notar que o "fantasma" ainda consegue ser "iluminado" por uma luz de apoio deixada no local. Além disso, qual a necessidade de deixar a câmera fixa em um ponto? Talvez para gravar dois vídeos do mesmo local e sobrepor ambos usando transparência? Seria coincidência?  Acredito fielmente que não, tanto é que Yvette Fielding tentou apelar para possibilidades alternativas, visto que alguém em determinado momento poderia se dar ao trabalho de tentar entender o que foi registrado. Não importa quantos anos uma pessoa diga que tenha de "experiência", ou quanto tempo um determinado programa exista, uma vez que, conforme vocês podem notar, isso está bem longe de ser realmente um "fantasma" ou qualquer outro fenômeno de cunho paranormal ou sobrenatural. É quase uma afronta a inteligência de qualquer pessoa.

Vocês podem até dizer que diversas pessoas também já teriam visto essa mesma figura masculina, mas a questão é: quem são essas pessoas? Ao procurar por casos semelhantes de avistamentos de supostos "fantasmas" em Wentworth Woodhouse não se encontra praticamente nada sobre "fantasmas", ocorrência de fenômenos sobrenaturais no local, e nenhuma morte mais significativa ou que tenha sido muito marcante. Aparentemente, "essas declarações sobre mais pessoas que já teriam visto fantasmas" soa como a famosa frase que de vez em quando dizem por aí: "o assunto está bombando nas redes sociais", quando algumas vezes isso sequer reflete a realidade, apenas induz as pessoas a acreditarem na "repercussão mundial" de algo meramente local e sem expressividade.

Visão aérea da Wentworth Woodhouse
Uma forte hipótese da razão pela qual Wentworth Woodhouse foi especialmente escolhida nesse caso, é a repercussão que a mesma vem tendo na mídia britânica desde o fim do ano passado. A razão, no entanto, não é nada sobrenatural, mas financeira. Primeiramente, é importante dizer que a Wentworth Woodhouse é considerada a maior casa particular da Europa, com mais de 350 quartos, em um terreno com mais de 330.000 m² que demorou 25 anos para ser construída. Para vocês terem uma ideia, o local chegou a empregar mais de 1.000 funcionários ao mesmo tempo, incluindo um tratador de ursos e até um fabricante de camas.

Recentemente essa casa se viu mergulhada em uma polêmica, visto que a mídia britânica estava questionando a utilização do dinheiro dos contribuintes para comprar e reformar o imóvel. Isso porque a Wentworth Woodhouse Preservation Trust, uma empresa de caridade limitada por garantia, e que foi criada para garantir um futuro de longo prazo para a Wentworth Woodhouse, havia conseguido angariar no começo do ano passado, cerca de £7 milhões (cerca de R$ 28 milhões pela cotação atual) sendo £3.5 milhões (cerca de R$ 14 milhões) de dinheiro do governo, ou seja, dos impostos da população e o restante oriundo de diversas instituições e doadores particulares, para comprar a propriedade. Além disso, havia um cálculo dizendo que seria preciso mais £40 milhões (cerca de R$ 160 milhões) ao longo dos próximos 12 ou 15 anos para restaurá-la completamente.

Recentemente essa casa se viu mergulhada em uma polêmica, visto que a mídia britânica estava questionando a utilização do dinheiro dos contribuintes para comprar e reformar o imóvel
No fim do ano passado, um membro do parlamento britânico chamado Philip Hammond anunciou uma verba de £7.6 milhões (cerca de R$ 30 milhões) de dinheiro público para que a Wentworth Woodhouse Preservation Trust pudesse consertar o telhado evitando assim que a chuva e a umidade arruinasse completamente o interior da casa. Como justificativa da importância histórica da casa, ele citou que a mesma teria servido de inspiração para que Jane Austen, um dos maiores nomes da literatura inglesa, escrevesse um dos seus mais famosos livros: "Orgulho e Preconceito".

Entretanto, em nota ao jornal britânico "The Guardian", a Sociedade Jane Austen disse que não havia quaisquer provas que Jane Austen tivesse passado pela Wentworth Woodhouse ou de que um personagem tal como Fitzwilliam Darcy pudesse um dia ter morado no local. Isso criou uma grande saia justa, mas de qualquer forma o governo garantiu que parte da propriedade será aberta ao público, outra será dedicada a realização de eventos e casamentos, assim como haverá locais destinados a construção de escritórios e até casas e flats devem ser criados para que as pessoas possam passar as férias no local e desfrutar de toda a beleza e exuberância da propriedade.

Como justificativa da importância histórica da casa, Philip Hammond citou que a mesma teria servido de inspiração para que Jane Austen, um dos maiores nomes da literatura inglesa escrevesse um dos seus mais famosos livros: "Orgulho e Preconceito". Entretanto, em nota ao jornal britânico "The Guardian", a Sociedade Jane Austen disse que não havia quaisquer provas que Jane Austen tivesse passado por Wentworth Woodhouse ou de que um personagem tal como Fitzwilliam Darcy pudesse um dia ter morado no local
A confirmação definitiva da compra da propriedade foi anunciada no fim do mês de março desse ano, poucas semanas antes, do "Most Haunted" ter encontrado um suposto "fantasma" em Wentworth Woodhouse. Coincidência? Talvez não, afinal de contas, uma vez que agora a propriedade é do governo, e o mesmo está interessado em fazer dinheiro com o local, nada melhor do que, quem sabe, a criação de passeios noturnos guiados em buscas do "misterioso fantasma", não é mesmo?

É interessante notar que essa não é a primeira vez que Yvette e Karl apareceram na mídia nesses últimos tempos. No início desse mês, a dupla recebeu os holofotes dos tabloides britânicos ao mencionar que o Karl quase se feriu com uma faca que foi arremessada em sua direção durante uma de suas investigações. Dando uma espécie de spoiler sobre o que ainda seria exibido na série, Yvette disse que de vez em quando ficava realmente irritada com o Karl. Ela contou que certa vez eles estavam em um local particularmente assustador, e ele ficava gritando no escuro "Sim, venha, atire facas em mim!". Então, de acordo com Yvette, uma grande faca entalhada voou pelo ambiente e o atingiu na cabeça. Se o cabo não tivesse o atingido primeiro, ele teria morrido. Ela acrescentou que ocorrências como essa provam que o programa é verdadeiro.

"Quando as pessoas dizem 'Você forjou isso', eu digo: 'Por que atiraríamos facas no escuro?' Tivemos uma grande discussão em casa depois disso", disse Yvette.

"Quando as pessoas dizem 'Você forjou isso', eu digo: 'Por que atiraríamos facas no escuro?' Tivemos uma grande discussão em casa depois disso", disse Yvette.
Sinceramente? A resposta para essa mera questão pode ser basicamente uma: dinheiro. Conforme sempre menciono, existe uma fortíssima indústria do paranormal no Reino Unido onde muitas construções, principalmente bares, são centenárias e carregadas de história. Também não podemos nos esquecer de locais onde eram realizadas execuções públicas, que abrigavam antigas prisões, e onde pessoas morriam devido as doenças que as afligiam naquela época. Isso sem contar, é claro, com as instituições de saúde mental onde era feito de tudo, menos ajudar efetivamente o paciente a se recuperar.

Assim sendo, apesar de boa parte da população britânica aceitar o paranormal ou o sobrenatural de braços abertos, o público quer sentir medo, quer se sentir dentro do programa, tomar sustos, ver vultos, escutar passos, vozes ou batidas de portas. É quase o famoso "Panis Et Circenses" da Roma Antiga, visto que não importa quão deplorável seja o espetáculo, o sobrenatural sempre é deixado de lado. O que importa cada vez mais, infelizmente, é a audiência e um mero entretenimento.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.dailymail.co.uk/femail/article-4432040/Ground-breaking-footage-ghostly-figure.html
http://www.irishnews.com/magazine/entertainment/2017/04/14/news/yvette-fielding-reveals-row-after-husband-pushed-his-luck-with-knife-wielding-ghost-997259/
http://www.yorkshireeveningpost.co.uk/news/ghostly-sighting-caught-on-camera-at-yorkshire-stately-home-1-8505302
https://www.theguardian.com/books/2016/nov/23/jane-austen-inspiration-receives-76m-funding-in-autumn-statement-wentworth-woodhouse
https://www.theguardian.com/culture/2017/mar/27/wentworth-woodhouse-preservation-trust-south-yorkshire-grade-i-listed-georgian
https://www.theguardian.com/uk-news/2016/nov/24/inside-wentworth-woodhouse-a-key-piece-of-northern-heritage
https://www.thesun.co.uk/living/3381189/most-haunted-star-yvette-fielding-burst-into-tears-after-spotting-a-terrifying-ghostly-figure-in-a-derelict-stable-block-in-yorkshire/
https://www.thesun.co.uk/tvandshowbiz/3250762/most-haunteds-yvette-fielding-reveals-a-ghost-nearly-killed-her-husband-karl-after-it-threw-a-knife-at-his-head/
https://www.thesun.co.uk/tvandshowbiz/3380140/most-haunted-films-most-terrifying-scenes-yet-as-yvette-fielding-goes-ghost-hunting-in-a-spooky-stable-block/
Comentários