15 de março de 2017

Será Verdade? Conheça a História de Três Casos de Supostos "OVNIs" que Teriam Sido Avistados na Alemanha, na Austrália e no Peru!


Por Marco Faustino

Nossa, há quanto tempo não falava sobre casos envolvendos supostos "OVNIs" por aqui. Acho que o último caso que publiquei foi aquela "investigação", se é que eu posso chamar dessa forma, por parte da CEFAA, uma agência governamental chilena que investiga OVNIs ou que eles denominam como FANI (Fenômeno Aéreo Não Identificado). Na época, eles divulgaram um material seria relacionado ao caso de um suposto avistamento de um OVNI ocorrido em 11 de novembro de 2014, por parte de um helicóptero da Marinha do Chile (modelo Airbus Cougar AS-532), que estava em uma missão de patrulhamento diurno e de rotina, voando em direção ao norte, ao longo da costa, a oeste de Santiago, a capital do Chile. A bordo estavam o piloto, um capitão da Marinha com muitos anos de experiência de voo, e um técnico da Marinha que estava testando uma câmera de infravermelho, cujo modelo seria o MX-15 HD de uma empresa chamada WESCAM. Tão logo isso foi anunciado através do site de notícias Huffington Post, pela controversa jornalista Leslie Kean, muitos entusiastas de OVNIs ficaram impressionados, sendo que outros consideraram as imagens como uma prova cabal que poderíamos até mesmo estar sendo visitados por seres extraterrestres. No entanto, após as competentes análises do Mick West, editor e responsável pelo site Metabunk (primordialmente um fórum de discussão), a maior probabidade era de que o "OVNI" fosse tão somente o voo IB6830 da Iberia Airlines. Essa possibilidade era tão forte, que Leslie Kean admitiu erros em seu texto publicado no site Huffington Post, e divulgou a análise de um programador britânico que encontrou um erro no azimute registrado pela câmera de vídeo do helicóptero chileno, ou seja, ao corrigir esse erro, o "OVNI" seria realmente o voo IB6830. Leslie Kean apresentou algumas ressalvas, mas considerando seu histórico e do próprio CEFAA, o resultado era previsível. Vale a pena vocês conferirem os desdobramentos desse caso (Um Suposto "OVNI" Foi Filmado por um Helicóptero da Marinha Chilena Sobrevoando a Região Litorânea Próxima a Santiago?)

Sinceramente, acredito na existência de vida inteligente em alguma parte do Universo ou até mesmo em nossa própria galáxia, porém aquele caso foi tão emblemático, que muitas pessoas que não acreditam nessa hipótese deram suas opiniões contestando as análises do Mick West. De qualquer forma, sempre continuarei com a minha linha em fornecer material e dados suficientemente claros para que vocês possam tirar suas próprias conclusões sobre um determinado assunto, para que não fiquem completamente às escuras quando não fornecem essas opções para vocês. Aliás, conforme sempre menciono em minhas postagens sobre esse tema, um "OVNI" não significamente necessariamente que seja algo de cunho extraterrestre. Porém, vale lembrar nesse ponto, que apesar de muitos entusiastas de "OVNIs" pregarem pela liberação de documentos oficiais, pela liberdade de expressão e até formarem movimentos nesse direção, quase sempre se tornam os primeiros a negar diversas hipóteses mundanas para explicar os fenômenos supostamente "não identificados", dando claramente a conotação extraterrestre. Aliás, é praticamente impossível existir um site que fale de "OVNI", que não possua a figura de um "ser alienígena" ou um "disco voador", não é mesmo?

Agora, resolvi fazer essa postagem como uma espécie de compilação envolvendo três recentes casos de supostos "OVNIs" que teriam aparecido nos céus da Alemanha, Peru e Austrália. Eu poderia fazer cada caso em formato de "Minuto AssombradO", mas provavelmente deixaria margem para interpretações incorretas ou uma explicação muita rasa sobre cada caso, devido a limitação de texto que possuo para redigir. Não se preocupem, os casos não são complexos, nem mesmo longos, e com certeza todos vocês vão sair muito bem informados sobre cada um deles. O mais importante é vocês possam adquirir conhecimento (apesar de não ser o "ET Bilu"), e que aumentem a capacidade de discernimento para evitar o que passei a chamar de "estereótipo de confiabilidade", ou seja, quando vocês delegam a autenticidade de um assunto, por verem uma autoridade pública ou alguém supostamente de renome envolvido, sem que vocês tenham um bom material em mãos para tirarem suas próprias conclusões. Enfim, o primeiro caso que abordaremos aconteceu na Alemanha, quando um "OVNI" teria sido flagrado em um vídeo onde mostrava uma interceptação de uma aeronave de passageiros por dois caças, visto que a mesma tinha interrompido as comunicações via rádio. O segundo caso envolve o que chamaram de uma "frota de OVNIs" que teria sido avistada sobrevoando um aeroporto no Peru. Já o terceiro caso é um suposto "OVNI", que teria surgido nos céus da Austrália. Vamos saber mais sobre esses assuntos?

O "OVNI" que Apareceu em uma Filmagem de Dois Caças Militares Interceptando uma Aeronave de Passageiros, no Espaço Aéreo da Alemanha!


Esse incidente ocorreu no dia 16 de fevereiro desse ano, e envolveu um Boeing 777-300, prefixo VT-JEX, da companhia aérea Jet Airways, que estava realizando o voo 9W-118, de Mumbai, na Índia, em direção a Londres, na Inglaterra, com 330 passageiros e 15 tripulantes à bordo. A aeronave estava a aproximadamente 36 mil pés (cerca de 11.000 metros), entre as cidades de Bratislava, na Eslováquia e Praga, na República Checa, quando o contato de rádio foi perdido com a aeronave, que continuou voando normalmente seguindo estritamente seu plano de voo. Mesmo assim, a Alemanha enviou dois Eurofighters (dois caças militares) para interceptar a aeronave, visto que poderia significar uma ameaça terrorista, por exemplo. Os aviões de combate já estavam no ar, quando o contato de rádio com 9W-118 foi restaurado através da freqüência de emergência, a cerca de 110 km ao norte da cidade de Nuremberg, na Alemanha.

A Alemanha enviou dois Eurofighters para interceptar a aeronave, os aviões de combate já estavam no ar quando o contato de rádio com 9W-118 foi restaurado através da freqüência de emergência, a cerca de 110 km ao norte da cidade de Nuremberg, na Alemanha
Embora o contato de rádio tivesse sido restabelecido, foi ordenado que os caças continuassem com a interceptação. O controle de tráfego aéreo informou ao 9W-118, assim como a aeronave que estava voando acima e bem atrás da mesma, a respeito dessa interceptação (um outro Boeing 777, identificado como BA-2042).

Quando estava a cerca de 40 km ao norte da cidade de Colônia, na Alemanha, o 9W-118 foi visto acompanhado por dois aviões de caça. De qualquer forma, o 9W-118 manteve sua rota até Londres e pousou com segurança. Confira a incrível filmagem realizada pelos tripulantes da aeronave que vinha logo atrás, prefixo BA-2042, que foi postado em um canal de terceiros, no YouTube, e que já conta com mais de 800 mil visualizações, mostrando o momento exato da interceptação:



Em 19 de fevereiro, após a divulgação do caso, o site "The Aviation Herald" recebeu informações de que o contato de rádio com a aeronave havia sido perdido entre as cidades Bratislava e Praga. Também havia a suspeita que um erro cometido pela tripulação da aeronave tivesse sido o responsável por todo o transtorno. A tripulação teria sintonizado a frequência de 132.980 MHz enquanto o correto era 132.890 MHz, ou seja, uma mera troca de dígitos poderia ter causado uma tragédia caso a aeronave não respondesse e houvesse em algum momento a ordem para abatê-la, por mais que isso fosse algo bem extremo de se pensar.

Conforme mencionamos anteriormente, a Alemanha despachou duas aeronaves Eurofighter quando o Boeing 777 entrou no espaço aéreo do país, e contato de rádio com a aeronave foi restaurado a cerca de 110 km ao norte de Nuremberg. Assim sendo, o avião de caça começou a diminuir a velocidade esperando que a interceptação fosse abortada. No entanto, a decisão tomada foi que a interceptação continuasse normalmente. Os aviões de combate interceptaram o 9W-118 no setor nordeste de Frankfurt, na Alemanha, e foram avistados por observadores em terra por volta de 16h50Z, a cerca de 40 km ao norte de Colônia, bem próximos de uma das laterais do 9W-118.

A foto acima foi tirada pelo usuário René Blumberg as 17h45 (horário local)
ou 16h45Z (horário Zulu, ou seja, horário de Greenwich ou UTC), próximo a cidade de Colônia, na Alemanha
Em 20 de fevereiro, os Serviços de Navegação Aérea da República Checa (ANS), informaram que, na verdade, a comunicação entre Bratislava e Praga, as 15:53Z estava correta (transmitindo em 132.890 MHz), porém a tripulação posteriormente sintonizou, não sabe o motivo, a frequência de 132.980 MHz, sendo que não estavam monitorando a frequência de emergência. O controle de tráfego aéreo de Praga percebeu um outro avião de Jet Airways, voo 9W-122, de Nova Delhi, na Índia, para Londres, voando ao sul da República Tcheca sob orientações do controle de tráfego aéreo de Rhein, na Alemanha. Assim sendo, foi enviada uma mensagem ao 9W-118 para que o mesmo entrasse em contato com controle de tráfego de Praga, na frequência 132.065 MHz.

Quando o 9W-118 respondeu nessa frequência às 16h26Z, ou seja, somente após 33 minutos sem qualquer tipo de comunicação, a aeronave já estava no espaço aéreo alemão, e foi instruído a entrar em contato com o controle de tráfego de Rhein. O controle aéreo da República Checa informou imediatamente a sua contraparte militar, que o contato tinha sido restabelecido.

Quando o 9W-118 respondeu nessa frequência às 16h26Z, ou seja, somente após 33 minutos sem qualquer tipo de comunicação, a aeronave já estava no espaço aéreo alemão e foi instruído a entrar em contato com o controle de tráfego de Rhein
A companhia aérea confirmou que o contato entre a aeronave e o centro de tráfego foi brevemente perdido durante o voo sobre a Alemanha. O contato foi restaurado alguns minutos depois.  A Força Aérea da Alemanha confirmou que despachou suas aeronaves para "garantir a segurança das aeronaves e de seus ocupantes". De qualquer forma, os pilotos da 9W-118 foram afastados enquanto as investigações estão sendo realizadas para saber o que realmente aconteceu.

O problema é que assim que a filmagem passou a ser propagada pelo Facebook, e principalmente pelo YouTube, algumas pessoas notaram que por volta de 1 minuto e 26 segundos de gravação, um "objeto escuro" cruzava a tela. Ele aparecia cruzando da esquerda para direita, aparentemente se movendo a 45º a nordeste em relação ao que estamos vendo no vídeo, é claro. Isso não quer dizer que fosse necessariamente verdade. Entretanto, começaram a propagar que seria um "OVNI", e provavelmente vocês já imaginam a conotação que passaram a dar ao caso, não é mesmo? Enfim, será mesmo que esse "objeto" é tão misterioso assim e pode ter origem extraterrestre?

As Mais Prováveis Explicações Sobre o "OVNI" que Aparece na Filmagem


Esse "OVNI" em questão aparece tão rapidamente, que talvez em um primeiro momento você não tenha percebido o mesmo, então confira conosco essa sequência abaixo que foi postada no site Metabunk, através do moderador Trailblazer, que mostra exatamente a passagem do "objeto":

Primeira imagem da sequência em que aparece o suposto "OVNI"
Segunda imagem da sequência em que aparece o suposto "OVNI"
Terceira imagem da sequência em que aparece o suposto "OVNI"
Os tripulantes que estavam filmando o incidente pertenciam a aeronave que vinha logo atrás, a BA-2042, que estava cerca de 2.000 pés (aproximadamente 600 metros) acima do voo 9W-118. De acordo com o moderador Trailblazer, é possível estabelecer quando aconteceu essa abordagem dos caças alemães, ou seja, entre às 16h e 16h30Z. Então, uma vez que sabemos o horário aproximado, podemos ir em diversos sites de monitoramento de tráfego aéreo para ver como estava o espaço aéreo daquela região.

No site Planefinder, por exemplo, a aeronave BA-2042 é claramente vista na mesma rota de voo, cerca de de 2.000 pés acima da aeronave da frente, e bem próximo da mesma. O único voo possível de ser compatível com a trajetória do "OVNI", que aparece nessa imagem, seria o voo LH99, da companhia aérea Lufthansa, que passou da esquerda para a direita à frente e abaixo das aeronaves BA-2042 e 9W-118, a cerca de 19.700 pés (aproximadamente 6.000 metros de altitude).

O único voo possível de ser compatível com a trajetória do "OVNI", que aparece nessa imagem, seria o voo LH99, da companhia aérea Lufthansa, que passou da esquerda para a direita à frente e abaixo das aeronaves BA-2042 e 9W-118, a cerca de 19.700 pés (aproximadamente 6.000 metros de altitude)
Agora, na reprodução realizada no site Flightradar 24 as aeronaves estão em posições relativas ligeiramente diferentes, com o voo LH66, também da companhia aérea Lufthansa, cruzando em frente ao voo 9W-118, a cerca de 23.000 pés (aproximadamente 7.000 metros de altitude), o que também o coloca abaixo de ambos os voos.

Na reprodução realizada no site Flightradar24 as aeronaves estão em posições relativas ligeiramente diferentes, com o voo LH66, também da companhia aérea Lufthansa, cruzando em frente ao voo 9W-118, a cerca de 23.000 pés (aproximadamente 7.000 metros de altitude)
Há também um detalhe nessa filmagem, visto que em determinado momento, um dos pilotos do BA-2042 menciona que "havia um outro cara" em 1 minuto e 28 segundos, mas não ficou claro se ele se referia esse "objeto" em questão ou então ao segundo caça, que posteriormente apareceu na filmagem. Tudo indica, no entanto, que a referência fosse em relação ao caça militar, e não um objeto desconhecido que eles tivessem contato visual ou por instrumentos. De qualquer forma, o caso caiu no esquecimento, e infelizmente ninguém mais comentou nada sobre esse assunto.

E aí, o que vocês acham? Pode ser realmente um desses dois aviões? Teria sido um dos caças Eurofighters manobrando para dar a volta e interceptar o 9W-118? Será mesmo um "OVNI" que não foi percebido por dois caças militares e quatro aviões comerciais naquele mesmo local e horário? Enfim, vamos ao nosso próximo caso!

A Suposta "Frota de 12 OVNIs" que Teriam Sido Registrados Sobrevoando o Aeropuerto Internacional Jorge Chávez, no Peru


Toda essa história começou no dia 19 de fevereiro desse ano, quando o investigador do fenômeno "OVNI" no Peru, chamado Mario Zegarra Torres, publicou em sua página no Facebook, o que ele vem dizendo ser a primeira vez na história, que dois investigadores independentes do fenômeno "OVNI" no Peru, apresentaram naquele mesmo dia, o que talvez fosse a prova mais contundente de "OVNIs" que teriam sido detectados pelo radar do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, no Peru.

Assim sendo, os investigadores Joshue Cornejo e Mario Zegarra apresentaram tais documentos em um programa de rádio chamado "Libera Tu Mente", conduzido por Javier Muñoz, que é transmitido pela Rádio Cielo 1010 AM. Segundo ambos, as poucas folhas de papel que apresentaram seriam documentos oficiais do governo peruano, mais precisamente da CORPAC (Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial), e que apontavam para uma evidência física nos céus de Lima.

Assim sendo, os investigadores Joshue Cornejo (ao centro) e Mario Zegarra (à direita) apresentaram tais documentos em um programa de rádio chamado "Libera Tu Mente", conduzido por Javier Muñoz, que é transmitido pela Rádio Cielo 1010 AM
Joshue Cornejo mostrando um suposto documento oficial da CORPAC (à esquerda)
e a imagem dos "12 OVNIs" (à direita) em questão
O primeiro documento mencionaria a detecção de uma "esquadrilha de objetos não identificados", em 12 de fevereiro desse ano, que teriam sido detectados pelo radar, e que isso teria motivado a paralisação do tráfego aéreo no principal aeroporto da capital. Ainda de acordo com ambos, essa seria a primeira vez que se mostrava um documento oficial do governo peruano, que falasse sobre a paralisação do tráfego aéreo nesse aeroporto, devido a uma "esquadrilha de OVNIs".

Segundo ambos, as poucas folhas de papel que apresentaram seriam documentos oficiais do governo peruano, mais precisamente da CORPAC (Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial), e que apontavam para uma evidência física nos céus de Lima
Mario Zegarra segurando o segundo documento supostamente oficial da CORPAC
Já o segundo documento apresentado pelo "Dr." Mario Zegarra Torres, apontaria para a detecção de um "OVNI" por volta de 21h40, de 7 de fevereiro desse ano, detectado como "tráfego aéreo não identificado". Essa detecção seria uma espécie de corroboração oficial de um avistamento realizado por um morador do distrito de San Miguel, que eles não disseram o nome, e que identificaram apenas como "HM". De qualquer forma, eles estavam considerando isso um "verdadeiro sucesso ufológico de caráter mundial, que demonstrava sem dúvida alguma, que a única investigação ufológica que dá resultados é aquela investigação que não há envolvimento com mentiras e nem interesses particulares, e que a investigação livre e independente é possível no Peru".

Em tom agressivo, Mario Zegarra Torres disse que essa era uma grande conquista para a Ufologia peruana, e que isso era "um verdadeiro tapa na cara" em todos aqueles que trabalhavam em prol da mentira e do encobrimento do fenômeno "OVNI".

A Repercussão do Caso na Mídia Peruana


Ao contrário do que aconteceu no caso do Chile, por exemplo, esse caso não foi tão divulgado na mídia peruana e internacional, e talvez vocês entendam a razão disso daqui a pouco. Antes de mais nada é preciso dizer que em seu próprio perfil no Facebook, Mario Zegarra Torres diz apenas que possui uma licenciatura em Fisioterapia pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em 1993. Em sua página ele menciona tão somente que é investigador do fenômeno "OVNI", no Peru, há 24 anos, sendo um palestrante nacional e internacional desse mesmo fenômeno. Já Joshue Cornejo menciona que está atualmente cursando uma faculdade, e se autointitula investigador do fenômeno "OVNI".

Vamos partir da premissa, que ambos tivessem conseguido acesso a documentos oficiais, que teriam sido emitidos pela CORPAC, correto? Então, vejamos o que a mídia obteve de informação sobre o caso. O site do jornal "El Popular" publicou em 2 de março desse ano, que Mario Zegarra assegurava que os documentos eram autênticos. Além disso, de acordo com Mario, existiam gravações entre a torre de controle e os pilotos, que por sua vez não puderam pousar e nem decolar no aeroporto por cerca de 3 horas.

Uma das reportagens que foram publicadas sobre a "frota de 12 OVNIs", no Peru
"O radar do Aeroporto Jorge Chávez registrou 12 ecos não identicados em sua tela. Cada um identificado com o código 0000, ou seja, OVNI", disse Mario Zegarra. Por outro lado, Joshue Cornejo assegurou que naquele mesmo dia, ou seja, em 12 de fevereiro, registrou a movimentação dos OVNIs as 19h38 (coincidentemente na mesma hora e minuto), com a ajuda de uma câmera de visão noturna.

"Esses objetos não podem ser vistos a olho nu, mas podem ser registrados no infravermelho", disse Joshue Cornejo. Além disso, a notícia dizia que o "especialista" Mario Zegarra fará uma palestra, talvez sobre esse assunto, no próximo sábado (11), no distrito de Miraflores.

A informação de Joshue Cornejo procede, ou seja, no dia 12 de fevereiro as 19h53, ele publicou um vídeo em seu perfil no Facebook, que ele editou cerca de quatro vezes (mas não removeu nenhuma informação, pelo contrário, acrescentou maiores informações), do que ele acreditava ser "OVNIs" em formação.

A informação de Joshue Cornejo procede, ou seja, no dia 12 de fevereiro as 19h53, ele publicou um vídeo em seu perfil no Facebook, que ele editou cerca de quatro vezes (mas não removeu nenhuma informação, pelo contrário, acrescentou maiores informações), do que ele acreditava ser "OVNIs" em formação
O vídeo foi registrado através de um Yukon Ranger Pro 5x42, que nada mais é do que um monocular de visão noturna (um dispositivo de visão noturna digital), que possui ajuste de brilho, contraste, podendo ser utilizado tanto de noite quanto de dia. O que parecem ser duas lentes objetivas, na verdade é apenas uma lente objetiva emparelhada com um iluminador IR. Já o segundo iluminador IR integrado aumenta muito a versatilidade dos sistemas, permitindo que o usuário ajuste o campo da iluminação para se adequar ao ambiente.

O vídeo foi registrado através de um Yukon Ranger Pro 5x42, que nada mais é do que um monocular de visão noturna (um dispositivo de visão noturna digital), que possui ajuste de brilho, contraste, podendo ser utilizado tanto de noite quanto de dia
O que parecem ser duas lentes objetivas, na verdade é apenas uma lente objetiva emparelhada com um iluminador IR. Já o segundo iluminador IR integrado aumenta muito a versatilidade dos sistemas, permitindo que o usuário ajuste o campo da iluminação para se adequar ao ambiente.
Assim sendo, o único registro divulgado não são de ecos do radar do Aeroporto Internacional Jorge Chávez ou de nenhum outro equipamento oficial de autoridades peruanas, mas obtidas por Joshue Cornejo, de uma forma praticamente amadora, através de um equipamento chamado Yukon Ranger Pro 5x42 (podendo ser ou não acoplado a um tripé), que muito provavelmente foi conectado a um sistema de gravação (um Mini DVR) para registrar o que estava sendo visto.

Confira o vídeo em questão, que foi publicado em um canal de terceiros, no YouTube:



Praticamente as mesmas informações foram replicadas por outros sites de notícias peruanos. Os destaques ficaram por conta do site do jornal "Ojo" que chamou Mario Zegarra de ufólogo e "especialista em fenômenos paranormais", e também do site da Revista Año Cero, que citou que o vídeo tinha sido realmente gravado por Joshue Cornejo, apesar de informar de maneira incorreta o equipamento em questão.

Resumindo? Não foram divulgadas essas 3h de supostas conversas, e muito menos as imagens da tela do radar. Também não houve qualquer pronunciamento oficial por parte do Aeroporto Internacional Jorge Chávez ou da própria CORPAC, visto que não há uma notícia sequer na mídia peruana ou internacional, daquela mesma época, de que um aeroporto tão movimentado quanto esse teria ficado fechado para pousos e decolagens por tanto tempo assim. Algo assim com certeza seria noticiado, por mais que o motivo não fosse necessariamente divulgado. A única informação que temos é de falsa ameaça de bomba em um voo que partiria em direção ao México, mas que teria ocorrido no dia 9 de fevereiro. De qualquer forma, o aeroporto não foi fechado, sendo que o único prejudicado foi esse mesmo voo, que sofreu um atraso de 5h. Enfim o que temos apenas é um vídeo de 8 segundos e supostos documentos oficiais da CORPAC.

Tentamos contato com a CORPAC para sabermos sobre a autenticidade dos documentos, mas até o momento do fechamento dessa postagem não tivemos retorno. Também entramos em contato com o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, mas também não obtivemos respostas. Caso isso aconteça, atualizaremos vocês. Mario Zegarra também participou de uma espécie de live (um hangout) onde ele passou cerca de 1h praticamente repetindo o mesmo vídeo e mostrando os mesmos documentos que estariam salvos em formato .doc, mas nada além disso divulgado. Estranho, não acham?

A Mais Provável Explicação Para a "Frota de 12 OVNIs" que Teria Sido Registrada Sobre em Lima, no Peru


O grande problema em investigar fenômenos paranormais ou ufológicos, muitas vezes esbarra na capacidade técnica em operar e saber distinguir o que é registrado pelos equipamentos eletrônicos. Muito provavelmente é exatamente isso que pode ter acontecido nesse caso. Por mais incrível que pareça, o que estamos vendo no vídeo publicado por Joshue Cornejo pode ser tão somente um bando de pássaros. Difícil de acreditar, não é mesmo?

Entretanto, reparem nesse outro vídeo que foi publicado em 10 de agosto de 2010 (quase sete anos atrás), em um canal de terceiros, no YouTube (reparem bem a partir de 37s), onde mostra um bando de pássaros sendo filmados com esse equipamento, o monocular Yukon Ranger Pro:



Agora veja esse outro exemplo, também publicado em um canal de terceiros, no YouTube, de um outro bando de pássaros sendo registrado por através do equipamento Yukon Ranger Pro (lembrando que a forma como os pássaros aparecem, ou seja, mais ou menos brilhantes, assim como o fundo mais claro ou escuro dependerá dos ajustes realizados por aquele que está operando o equipamento, da geração do próprio em questão e principalmente do zoom adotado):



Interessante, não é mesmo? Por fim, vale a pena ressaltar que nos documentos supostamente oficiais, visto que não temos nenhuma confirmação oficial das autoridades peruanas competentes sobre isso, não é informado o tempo que o aeroporto teria ficado fechado para pouso ou decolagens, apenas que que o tráfego teria sido prejudicado (com atrasos em suas operações). Todas as informações adicionais teriam sido obtidas por Mario Zegarra, que não fez muita questão de dizer como as obteve.

Por fim, vale a pena ressaltar que nos documentos supostamente oficiais, visto que não temos nenhuma confirmação oficial das autoridades peruanas competentes sobre isso, não é informado o tempo que o aeroporto teria ficado fechado para pouso ou decolagens, apenas que que o tráfego teria sido prejudicado (com atrasos em suas operações)
De qualquer, é praticamente inegável o modo como os pássaros aparecem rapidamente no primeiro vídeo, com aquele outro vídeo registrado por Joshue Cornejo, ou seja, tudo indica que eram apenas pássaros, visto que não temos nenhuma confirmação oficial que tais "objetos" teriam sido realmente detectados pelo radar do Aeroporto Internacional Jorge Chávez e nem mesmo como suas assinaturas teriam aparecido.

E aí, o que vocês acham? Seria tão somente um bando de pássaros? Poderiam ser realmente objetos desconhecidos ou quiçá extraterrestres? Vamos aguardar até que mais detalhes apareçam que possa corroborar com as alegações dos autointitulados ufólogos peruanos. Enfim, a seguir vamos tratar do nosso último caso, o suposto "OVNI" que teria aparecido nos céus da Austrália.

A Verdade Sobre o "OVNI" que Teria Sido Avistado no Céu de Cidade de Hobart, Tasmânia, na Austrália


No dia 28 de fevereiro, logo nas primeiras horas da manhã, pouco antes do sol nascer, uma moradora da cidade de Hobart, no estado Tasmânia, na Austrália, chamada Lee-Anne Peters, estava fazendo cupcakes para o aniversário da sua filha, quando ela "notou algo estranho no céu". Inicialmente, ela disse ter pensado que era um avião, mas sua filha especulou que poderia ser um meteoro, graças a sua "longa cauda".

Imagem do Google Maps mostrando a localização da cidade de Hobart, na Tasmânia, Austrália
Foto aérea da cidade de Hobart, na Tasmânia
Então, ela postou um vídeo mostrando o que havia registrado, no Facebook, o que causou um verdadeiro frenesi, com centenas de pessoas debatendo se o objeto era um "OVNI" ou até mesmo se era um "avião que estivesse despejando produtos químicos no ar". Confira o vídeo realizado por Lee-Anne Peters, que ela disse ter registrado por volta das 6h30 da manhã:



Os veículos de imprensa australianos também foram atrás de respostas. O site de jornal australiano "The Mercury", que circula justamente em Hobart, na Tasmânia, foi atrás de David Finlay, da Australian Meteor Reports, um grupo australiano que se dedica a documentar a passagem de meteoros nos céus da Austrália. David disse que não havia recebido nenhum relato de atividades nesse sentido sobre a Tasmânia, e que para ele a suposta "bola de fogo" era uma trilha de condensação de um avião diante da luz do amanhecer.

David disse que não havia recebido nenhum relato de atividades nesse sentido sobre a Tasmânia, e que para ele a suposta "bola de fogo" era uma trilha de condensação de um avião diante da luz do amanhecer
Imagens semelhantes mostrando trilhas de condesação deixadas por aeronaves durante o nascer ou o pôr do sol
"Não é incomum que pessoas confundam trilhas de condensação com meteoros, especialmente ao anoitecer e na parte ocidental do céu, onde o Sol se põe. Já vi algumas pessoas que viram trilhas de condensação, e pensaram ter visto um cometa", disse David Finlay.

Depois de assistir ao vídeo do "meteoro" de Lee-Ann Peters, David disse que era um lindo vídeo de uma trilha de condensação de um A380. Aliás, um usuário no Facebook disse que podia confirmar através do site FlightRadar 24, que um Airbus A380, da companhia aérea Emirates, estava sobrevoando Hobart justamente as 6h30 - momento que o "objeto" tinha sido visto - com destino a cidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Boa parte dos usuários, diga-se de passagem, acreditavam que era realmente um avião de passageiros. Confira uma animação que foi extraída do site FlightRadar 24, e que foi publicada pelo canal "UFO of Interest", no YouTube, mostrando justamente esse momento:



Curiosamente, Lee-Anne Peters é uma correspondente comunitária da rádio ABC Hobart, que por sua vez pertence a ABC (a Australian Broadcasting Corporation, não confundir com a emissora norte-americana de mesmo nome), que por sua vez é a rede pública de rádio e TV da Austrália. Obviamente, a viralização de seu vídeo foi facilitada, principalmente por algumas especulações, que foram publicadas no site da própria ABC, naquele mesmo dia.

Para vocês terem uma ideia, foi consultado um homem chamado John Dickey, diretor da Escola de Ciências Físicas da Universidade da Tasmânia, que disse que o "objeto misterioso" poderia ser tão somente lixo espacial reentrando na atmosfera. Porém, para Chris Arkle, astrônomo do Planetário de Launceston, na Tasmânia, o objeto era definitivamente uma aeronave.

"Aparentemente, alguns voos internacionais que chegam e partem da Nova Zelândia usam a cidade de Hobart como um ponto de passagem. O tempo em que o objeto ficou visível e sua duração apoiam essa hipótese. Se o objeto fosse uma 'bola de fogo' estaria viajando em uma velocidade bem maior e não seria visível por tanto tempo", disse Chris Arkle.

Chris Arkle (à esquerda), astrônomo do Planetário de Launceston, na Tasmânia
Quem acabou de vez com toda e qualquer dúvida foi um porta-voz da Airservices Australia (uma coorporação de propriedade do governo australiano, que é responsável por fornecer serviços seguros, eficientes e ambientalmente responsáveis para a indústria da aviação, como por exemplo: controle de tráfego aéreo, navegação aérea, instalações de comunicação, dados aeronáuticos e serviços de resgaste em aeroportos), que confirmou que o "objeto" era tão somente um avião que passou pelo espaço aéreo australiano naquela mesma manhã. O avião em questão era referente ao voo EK448, da Emirates, que partiu de Dubai em direção a Nova Zelândia, conforme diversos usuários já tinham citado anteriormente.

Bom, acho que é isso, espero que vocês tenham gostado do material que trouxemos aqui para vocês, e que isso possa fazer com que vocês realmente procurem por respostas sólidas ao invés de acreditar deliberadamente no que costumam divulgar por aí. Lembrando que em nenhum momento foi questionado a autenticidade do que foi gravado. Existe uma grande diferença, por exemplo, entre casos falsos envolvendo montagens ou manipulações digitais, e casos cuja gravação ou foto não sofreu manipulação, porém a análise do que é registrado é totalmente distorcido para fazer vocês acreditarem em uma determinada situação. Esses três casos acima refletem justamente essa segunda linha de propagação de farsas, que existe na internet, dentre tantas que existem, é claro.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://avherald.com/h?article=4a51a0a5
http://elcomercio.pe/sociedad/lima/historia-alarma-bomba-aeropuerto-jorge-chavez-noticia-1967165
http://mashable.com/2017/02/28/tasmania-space-fireball-video/
http://ojo.pe/misterios/fenomeno-paranormal-o-presencia-de-ovnis-captan-estas-luces-en-lima-video-237926/
http://www.abc.net.au/news/2017-02-28/ufo-fever-hits-tasmania-as-plane-lights-up-imaginations/8311224
http://www.connuestroperu.com/extrano/52763-video-ovnis-obstaculizaron-vuelo-en-el-aeropuerto-mas-importante-del-peru
http://www.elpopular.pe/actualidad-y-policiales/2017-03-02-doce-ovnis-paralizan-vuelos-en-aeropuerto-jorge-chavez-video
http://www.revistaañocero.com/secciones/ovnis-vida-extraterrestre/flota-ovnis-obliga-al-cierre-del-aeropuerto-lima
http://www.themercury.com.au/news/tasmania/doubt-cast-over-meteor-sightings-over-hobart-with-plane-contrails-the-likely-explanation/news-story/c7e240f304a3219a269efa7ad597eb5d
https://www.facebook.com/CirrusPilot/videos/1464194240257628/?comment_id=1464549413555444&comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22R2%22%7D
https://www.facebook.com/joshue.cornejo/videos/1333844800021538/
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1476862738991888&id=297773046900869
https://www.metabunk.org/jet-airways-intercept-video-ufo-airliner-flight-lh998-or-lh66.t8420/
https://www.radiosantiago.cl/archivo/4907
https://www.youtube.com/watch?v=8WWALFcMkjU
https://www.youtube.com/watch?v=Sel2SKFB9fc
https://www.youtube.com/watch?v=oIVSfMGiDqA
Comentários