26 de março de 2017

A Teoria da Terra Plana

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Será que a Terra é plana? Essa estranha teoria vem crescendo com o tempo e ganhando força. Neste especial vamos conhecer em detalhes a teoria, as provas, os argumentos, experiências para você fazer e decidir depois se faz sentido mesmo dizer que a Terra é Plana...

Hoje vamos falar de uma teoria que tem ganhado diversos adeptos ao longo dos anos, a Teoria da Terra Plana, que prega que nosso planeta tem o formato plano, de uma pizza, com um grande domo sobre nossas cabeças e o gelo do continente Antártico nas bordas contendo a água. Para provar essa teoria, diversos "provas" são apresentadas.
O Modelo Atual

Como a ciência ensina para as crianças na escola como funciona o nosso mundo?

Ela diz que nosso planetinha Terra é só mais um pontinho no vasto Universo, e que giramos ao redor do Sol e em torno de nós mesmo, numa dança cósmica. Somo uma esfera um pouco achatada no pólos, inclinada em 23º com um diâmetro de 12.742 km e uma circunferência máxima de 40 mil quilômetros. Também temos uma companheira, a Lua, que gira ao nosso redor e entre outras coisas, causa as marés no Oceano. Aprendemos que o Sol é uma imensa bola de energia, distante 150 milhões de quilômetros da Terra e que seu tamanho é imenso, tão grande que caberiam 1 milhão e 300 mil planetas Terra dentro dele!

Só que nem sempre foi assim, durante muito, muito tempo, aproximadamente 1.500 anos, nós nos achávamos o centro do Universo e que tudo girava ao nosso redor. Não é um pesamento errado, afinal temos a claro impressão ao olhar para o céu que o Sol, a lua e tudo gira ao nosso redor. Esse é o modelo defendido pelo grego Aristóteles que foi modelado por Ptolomeu chamado de Geocentrismo. Também existia o pensamento de algumas pessoas na época de que a Terra era plana, afinal, não para onde olharmos no horizonte vamos ver uma linha reta. Não era o pensamento padrão, já que desde a antiguidade Eratóstenes, no Egito 200 anos antes de Cristo, havia mostrado que a Terra era redonda e calculado sua circunferência com presição incrível para a época.

Apesar de ser um modelo muito bom, algumas coisas não se encaixavam no geocentrismo. E  foi Nicolau Copérnico (1473-1543), que desenvolveu um modelo matemático sobre o sistema heliocêntrico. O seu modelo dizia que a Terra girava ao redor do Sol assim como todos os demais planetas. Só que tinha um erro. Ele dizia que as órbitas eram circunferências. Mais tarde, Johannes Kepler reestruturou o trabalho de Copérnico e comprovou que as órbitas dos planetas são elípticas. Depois veio Galileu Galilei com seu telescópio e confirmou tudo, enfurecendo a Igreja, que o julgou e o condenou a prisão para sempre. Mas já era tarde, o modelo do Heliocentrismo, com tudo girando ao redor do Sol ficou e assim começamos a cada vez mais ficar insignificantes perante o Universo. Nesse modelo o Sol é o centro do Universo, mas com o tempo, formos descobrindo que existiam outras estrelas, galáxias e que o Universo é muito, muito grande e cheio de mundo.

Só que agora, a Teoria da Terra Plana voltou e diversas páginas na internet e canais no Youtube estão propagando a teoria. Vamos conhecê-la.

Modelo Geocentrico de Ptolomeu que predominou por mais de 1500 anos, com a Terra estacionada no centro e o Sol, Lua, Planetas e Estrelas girando ao nosso redor.


Diagrama feito por Copérnico em 1543 mostra os planetas girando em torno do Sol.


Modelo Heliocentrico
A Teoria da Terra Plana

Faz sentido sim nós acharmos que a Terra possa ser plana, afinal para onde eu olhe só vejo uma linha reta, nada de curvatura no horizonte. Se eu deitar, eu vou ter a nítida impressão do céu se curvar. Portanto temos as base para a teoria: a Terra é plana e existe um domo sobre nosso planeta, domo esse intransponível. Acima dele teríamos água. Na Terra Plana o pólo norte seria o centro e a Antártida a borda, com uma camada de 3 km de altura que segura a água do planeta.

Eles acreditam basicamente, que há uma conspiração mundial envolvendo cientistas e agências espaciais para que todos acreditem que a Terra é esférica. É dito que estamos em um disco circular, plano, imóvel, e não em um globo. O Pólo Norte fica no meio do mapa e a Antártida em toda a borda, sendo um local proibido de ir explorar. Existe um grande domo envolvendo o planeta e o Sol e a Lua estão na parte interna deste domo. As estrelas estão presas nele. A gravidade não existe e tudo se move pelo magnetismo do polo norte. A Terra está parada e é o centro de tudo.

Símbolo da ONU mostra a Terra plana e evidência
que somos enganados pelo sistema.
Existe diversos grupos, quase como religiosos, que divulgam a teoria e sempre vão a incrementando mais. Eles divergem entre si em alguns pontos.

Algumas personalidades conhecidas mundialmente se posicionaram a favor da teoria, como recentemente o ex-jogador de basquete americano Shaquille O'Neal.

Os defensores da teoria inclusive apresentam um mapa da Terra Plana, cientificamente comprovado e registrado e afirmam que vivemos em uma grande conspiração que nos esconde a verdade e isso é mostrado no símbolo da ONU, que é uma Terra plana!

Para muitas pessoas, a maioria dos defensores da teoria tem consciência da loucura dela e a divulgam por piada.

Uma das imagens divulgadas pelos defensores da terra plana de como seria realmente nosso planeta.


10 Provas de que a Terra é Plana!

Os terra planistas costumam apresentar fotos e vídeos que para eles mostrar que a teoria da Terra Plana está correta. Vamos listar alguns abaixo:

10. Horizonte Retos Visto do Espaço: Imagens a mais de 30km de altura mostram o horizonte plano. Todos os vídeos mostram ele plano. As filmagens que mostram a curvatura da Terra é por causa da lente olho de peixe usadas na câmera Go Pro e semelhante.

09. Chicago visto do Estado do Michigan: Chicago visto a mais de 96 km, de distancia seria impossível na terra esférica sendo que a pouco mais de 2 km a curvatura já encobriria a cidade.

08. Nível da água sempre é reto: Nível da água sempre mostra um plano reto mesmo em grandes distancias, ex.: espelho d`água do maior lago de sal do mundo - Salar de Uyuni - Bolivia. Ele não deveria mostrar uma distorção da curvatura?

07. Não Estamos nos Movendo! Segundo a teoria atual, estamos no momento a velocidades incríveis pelo espaço. Na verdade, estamos girando no movimento de rotação do planeta a 1.666 km/h. Mas você está sentindo algo? É porque na verdade estamos parados!

06. O Voo dos Aviões: Se a Terra girasse sobre seu eixo - movimento de rotação - um avião deveria chegar mais rápido se fosse contra esse movimento, mas não é isso que acontece. Se o avião for a favor ou contra a rotação chega no mesmo tempo praticamente. Assim, a Terra é plana!

05. Estrelas não se Movem: Se a Terra estivesse girando sobre si mesmo ou orbitando o Sol, a estrela Polaris não ficaria fixa no céu do hemisfério norte. Da mesma forma, as estrelas e constelações a milhares de anos estão no céu no mesmo local. Como pode se nós estamos nos movendo? Na verdade as estrelas estão presas no domo e a Polaris está no centro do domo.

04. Mentiras da Nasa: Manipulação gráfica das imagens da terra e dos planetas, uso de Cromaqui nas imagens da ISS e fora dela, passeios espaciais gravados em piscinas de treinamento.

03. Tamanho e Distância do Sol: Foco do sol em um ponto especifico das nuvens, mostrando que na verdade está muito perto da Terra. Os raios solares, que deveriam ser paralelo, não são, como você pode ver em diversas imagens. E mais, o Sol tem o mesmo tamanho da Lua, mostrando que estão muito mais perto do que querem que acreditemos.

02. Diferença dos Pólos e Estações do Ano: Diferenças entre as temperaturas, flora e fauna do polo Norte e Sul. A terra esférica não consegue explicar isso, já que eles deveriam receber a mesma quantidade de energia solar.

01. Estrelas no Meio Aquático:  Para os defensores, as estrelas e os planetas são muito diferentes das mostradas pela NASA. Na verdade elas são luminárias que mudam de forma e cor. Você pode ver com seus olhos. Basta ter uma boa câmera com Zoom, como por exemplo a Nikon P900 (com maior zoom no mercado). Você vai ver estrelas como se estivessem em meio a água, o que corroboraria com a teoria da água sobre o Domo.
Veja os raios solares, eles não estão paralelos! Isso mostra que o Sol está muito mais perto do que nos contam...


Refutando Algumas Provas da que à Terra é Plana

Eu convidei Sérgio Sacani, editor do blog e canal Space Today para me ajudar a mostrar que a terra é uma esfera e ele listou cinco provas

- O Segredo da Escala! Um dos grande problemas que não conseguimos entender é a escala de tempo e espaço. Não conseguimos entender como é realmente 1 milhão de anos, 50 milhões, 1 bilhão de anos. Assim também não conseguimos compreender distâncias colossais, como anos-luz ou mesmo o tamanho do nosso planeta Terra, com uma circunferência máxima de 40.000 km. É muito grande! Para podermos ver a curvatura do nosso planeta, temos que ir bem alto no céu. É por isso que não a vemos do solo.

- Os barcos somem sim no horizonte! Isso acontece por causa da curvatura da Terra. Você vai vendo o navio sumir aos poucos, primeiro a parte inferior e depois a ponta.

- Sismologia: A triangulação das ondas de terremoto para saber o local exato só é possível porque a terra é esférica.

- O Sol e Lua nunca Desapareceriam no Horizonte! No modelo apresentado pelos terraplanistas o Sol ilumina uma região e enquanto a outra fica no escuro. Assim, nós nunca veríamos o pôr do sol nem nascer. O Sol só ficaria bem pequeno e uma hora sairia do nosso campo de visão, mas com uma luneta ou telescópio teríamos que vê-lo.

- Estrela Polaris: A estrela Polaris, que fica no pólo celeste norte, que só pode ser vista do hemisfério Norte. Aqui no hemisfério sul não há vemos e isso evidencia uma esfera.

- As Estrelas não se Movem: Aqui temos uma questão de escala. Estamos sim nos movendo a velocidades incríveis pelo Universo, mas as estrelas estão tão, tão longe, que isso faz a um diferença ínfima. Aliás, é claro que as estrelas mudam de posição no céu. Só que por causa das distâncias astronômicas elas demoram. O céu que vemos hoje é um pouco diferente do de milênios atrás. E mais, quem está no hemisfério Norte vê as constelações e a Lua na forma inversa de quem vê no hemisfério sul do globo terrestres.

- GPS: Só é possível por causa dos satélite que temos em órbita.

- Diferença dos Pólos e Estações do Ano: A terra é inclinada em 23º e é isso que possibilita as estações do ano. Além disso, não existe terra firme no Pólo Norte, o que existe são águas congeladas próximo a ele. Já no pólo sul existe um continente imenso, quase do tamanho da América do Sul, com chão, em um local muito, muito mais hostil do que onde estão as partes congeladas do Polo Norte. Ah, na Antártida tem vida sim, como por pinguins, aves, baleias, focas, peixes e crustáceos. Milhões de animais vivem nessa região, no extremo sul do planeta, e não estão nem aí com o frio de rachar – são menos de 80 ºC negativos no inverno! A explicação para uma fauna tão rica, mesmo nessas condições adversas, é a abundância de comida, principalmente do krill, um pequeno crustáceo que é a principal “iguaria” da Antártida. Além disso, boa parte das espécies, principalmente aves e mamíferos marinhos, não passa o ano todo no continente. Durante o inverno, quando a região congela, muitos animais migram para o norte e só voltam no final da estação.

- A Velocidade dos Aviões: Na animação mostrada pelos terraplanistas existe erros de escala e velocidade, favorecendo o ponto de vista deles. Na verdade, o voo dos aviões não sofre interferência pela rotação do planeta, pois a atmosfera gira junto com a Terra. Se eu caminhar dentro de um ônibus em movimento de ponta a ponta, da traseira pra dianteira, ou vice versa, o tempo que vou levar pra chegar de um ponto ao outro será o mesmo nos dois casos, o principio é o mesmo para os aviões.

- Formação dos Planetas: Homem nós temos imagens de nuvens planetárias que mostram que todos os proto-planetas são em formato esférico.

- O Mapa Científico e Registrado da Terra Plana: Não é porque está patenteado e escrito cientificamente que torna o negócio automaticamente verdade absoluto! O mapa é patenteado em 1892 - qualquer um pode patentear o que quiser! A patente é uma forma de você garantir seus direitos. E mais, está escrito "Uma Projeção de J. S. Christopher" isso significa que é uma representação plano de algo que é uma esfera. É uma projeção azimutal que tem como referência o Pólo Norte do globo terrestre. Portanto é um mapa feito de um globo! Saiba mais aqui!

Para finalizar, mostre o Monte Everest! É o ponto mais alto do planeta, com quase 9 quilômetros de altura. Você pode não ver com seus olhos, mas pegue um telescópio e aponte para lá. Faça uma filmagem e prove que a Terra é plana!

Ah! A questão de Chicago visto de 96 quilômetros é mentira. Eles manipularam o número. A 15 quilômetros não se vê nem o prédio mais alto da cidade...

Fotografia A Bolinha Azul obtida durante a missão Apollo 17, em 1972


Terraplanistas Refutando às Provas de que a Terra é um Globo

- Se os planetas são esféricos, por que a Terra seria diferente? Os planetas são esféricos porque não apresentam as mesmas características que a Terra, como água em abundância, diversidade de vida, máquina e inventos, edificações surpreendentes. Isso nos destaca dos outros planetas.

Bem assombrados, isso não a menor diferença para um planeta ser redondo ou plano. Nadinha! O que determina que os corpos fiquem redondos é a sua massa!

- Gravidade? Isso não existe! Para os terraplanistsa, a gravidade não existe porque ainda existe muitas dúvidas sobre essa força fundamental da natureza. Não sabemos muito sobre ela, então podemos sim duvidar que ela existe. Para eles existe a Densidade Relativa e ela é a responsável por estarmos presos na superfície do planeta.

Mas só porque a dúvidas não significa que ela não existe! Ela está ai para todo mundo ver.

Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos (como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração).

Do ponto de vista cosmológico, a gravidade faz com que a matéria dispersa se aglutine, e que essa matéria aglutinada se mantenha intacta, permitindo dessa forma a existência de planetas, estrelas, galáxias e a maior parte dos objetos macroscópicos no universo. A gravidade é ainda responsável por manter a Terra e os demais planetas e satélites em suas respectivas órbitas, pela formação das marés pela convecção natural, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação e por vários outros fenômenos na Terra e no universo.

- Triângulos: Bem, aqui  eles reconhecem que só podem fazer um triângulo com ângulos retos em uma superfície esférica. Mas para eles isso é um insulto, porque isso só funciona se os lados do triângulo forem um 1/4 do tamanho da esfera. E então eles dizem que não é possível realizar um experimento porque na superfície da Terra não locais com 10 mil km de largura e comprimento!

Vai de avião! Isso não é desculpa :) 

- Volta ao Mundo: Como existe uma muralha de gelo envolvendo o planeta, é impossível dar a volta ao mundo. Claro que não. Para os terraplanistas é possível sim da a volta ao mundo. Não do jeito que imaginamos, saindo de um ponto e circulando o globo terrestre, mas sim navegando por entre as águas do mar da Terra plana, assim evitaríamos de bater na borda.

Dessa forma não demos a volta ao mundo. O máximo que fizemos foi contornar alguns continentes da terra Plana. Se você

- Sombra da Terra Projetada no Eclipse: Se a Terra ficar fixa e a Lua se mover, vai projetas as sombras provando que a Terra é plana. Para provar eles dizem que se ao invés da Terra a Lua estiver fixa, nosso planeta teria que se afastar e aproximar par apresentar o resultado mostrado nas projeções.

Primeiro, nem a Terra nem a Lua estão parados na espaço. Tudo está movendo. Outra coisa é que a sombra projetada se fosse plano o planeta seria uma linha grossa.

- Navios Desaparecendo no Horizonte:  Efeito lupa da atmosfera encobre a parte inferior do objeto. E mais, ele desaparece pelo ponto de fuga. Nosso olho chega um momento não consegue mais ver.

Simples, pegue uma luneta, um telescópio bom, que você vai ver o navio sumir...


Imagem tirada do vídeo "A Terra é Plana - Detonando o Canal Área 51"




Prove Você Mesmo que a Terra é uma Esfera!

- Vá para a Rússia, e procure uma empresa que faz voôs com os caças MIG.

- Reserve seu lugar com a empresa SpaceX e viaje para o espaço! Estamos começando o turismo espacial assombrados. Ano que vem a empresa vai enviar duas pessoas ao espaço.

- Dê a volta ao mundo de navio e comprove que não tem muralha de gelo! Eu me lembro de quando saiu uma reportagem no jornal daqui falando desse lindo passeio. Confira aqui

- Não tem dinheiro, não tem problema! Faça o experimento de Eratóstenes. Você vai precisar de vareta, trena e dois locais distantes. O Carl Sagan explica para você como fazer:


.
10 Coisas que Você precisa Fazer para Acreditar na Terra Plana

Apesar de todas as provas que listei acima, mostrando que a Terra é sim Esférica, você continuar acreditando que a Terra é plana, tenha em mente que para isso você vai ter de pelo menos acreditar nos 10 itens listados abaixo:

01. Que opiniões pessoais e achismos, sem embasamento científico, é maior que centenas de anos de desenvolvimento, estudos científicos e experiencias. Todos temos nossas opiniões, mas opinião não é fato!

02. Que alguns conceitos de nossa física são inventados, como a gravidade! Você vai ter de dizer que uma das quatro forças da natureza não existe.

03. Que a Lua e o Sol como o conhecemos são uma mentira!

04. Os planetas, como Mercúrio, Vênus, Marte,  Júpiter, Saturno, Urano, Netuno na verdade não existem.

05. Que existe um domo sobre sua cabeça e que nada passa esse domo, nada e que existe logo acima do domo um oceano (Pensa na força que tem de ter o domo para suportar tanta água).

06. Que as imagens da NASA são todas mentiras manipuladas. Na verdade a NASA é uma imensa Pixar, Disney, que vive desenhando planetas e semeando mentiras. O programa espacial, a ida do homem a Lua, as imagens enviadas por sondas... tudo mentira!

07. Que os Satélites não Existem! Todos esse milhares de satélites, que permitem você ver sua TV, locomover por GPS, é mentira!

08. Que o continente da Antártida circunda nosso planeta e ele é a barreira para a água dos oceanos não caírem na borda do planeta.

09. A Terra é o centro de tudo e tudo gira ao seu redor, enquanto ela fica parada, modelo parecido com o de Ptolomeu e o geocentrismo.

10.  Que opinião de algumas pessoa, que dizem que conseguiram sair da Matrix e se libertar dos Iluminnatis que regem o mundo, é maior do que a de centenas de anos de estudos científicos? Vale a pena acreditar nessas pessoas e desacreditar em tudo que mostrei acima?

Vale a pena acreditar na Terra plana e desacreditar tantas outras coisas?


Conclusão

É lógico que minha opinião pessoal é de que a Terra é Esférica, um globo. Apesar de realmente não enxergar a curvatura no horizonte do nível do solo, não significa que por causa disse tem de ser plana. É tudo questão de escala e perspectiva.

Para os terraplanistas que divulgam o tema em canais do Youtube, página no Facebook ou até em livros, não importa o que eu disser, sempre vão continuar acreditando.

O meu objetivo aqui é abrir os olhos das pessoas que estão buscando mais informações sobre o assunto e ela então decidir, pesando os dois lados na balança, o que faz mais sentido: Terra plana ou Terra esférica.

Fontes (acessadas em 25/03/2017):
- Cosmo Carl Sagan - Ep. 01: Os Limites do Oceano Cósmico
- Cosmo Carl Sagan - Ep. 03: A Harmonia dos Mundos
- Canal Sem Hipocrisia: TERRA PLANA - DETONANDO O AREA51CANAL
- Canal Terra Plana Traduções - TERRA PLANA | 21 PERGUNTAS
Canal Das trevas para a LUZ - TERRA PLANA_ ÁGUA PLANA 100% 7 a 50km! (experimentos provam que não há curvatura)
- Wikipedia.pt: Gravidade
- Wikipedia.pt: Eratóstenes
- Wikipedia.pt: Terra redonda
- Wikipedia.pt: Terra
- Wikipedia.pt: Terra plana
- Infoescola: Heliocentrismo
- UOL: A Terra é plana? Acredite ou não, essa é "A" teoria de conspiração do ano
- Canal Tech: Entendendo a loucura de quem acredita que a Terra é plana
- Air Space Magazine: First Photo From Space
- Wikipedia.pt: Flat Earth Society
- Mundo Estranho: Que bichos vivem na Antártida?
Canal Verdadeoculta: A Terra Plana em menos de 10 minutos
- Canal Área 51: Desmistificando a Teoria da Terra Plana (Part. Dr. Mistério)
Canal Primata Falante: A Terra é Mesmo Redonda? | Primata Falante
- Canal RogeroxTube: Prova IRREFUTÁVEL: O mapa da Terra plana REFUTA a Terra plana - ACABOU A PARTIDA!
- Canal Sem Hipocrisia: TERRA PLANA - ENTENDA O CONCEITO DE FORMA SIMPLES (para iniciantes)
- Terra Plana
Canal Poligonautas: Desmentindo a Teoria da Terra Plana | PoligoPocket
Comentários