15 de fevereiro de 2017

O "Fantasma" de uma Menininha foi Fotografado por um Vereador no Prédio do Governo Municipal de Vegas del Genil, na Espanha?


Por Marco Faustino

Aparentemente, a temporada de fotografias e vídeos de supostos "fantasmas" foi aberta. Somente nesse começo de ano tivemos cinco casos, sendo que dois deles aqui no Brasil. Recentemente, mais precisamente na quarta-feira passada (8), publicamos sobre um interessante caso ocorrido na cidade de Três Pontas, no interior do estado de Minas Gerais. Na ocasião, uma câmera de segurança instalada na parte externa de um pequeno supermercado teria registrado uma espécie de "vulto branco", que caminhava em direção a porta de aço do mesmo, dando a impressão que teria entrado no local. Após cerca de meia hora era possível ver "esse mesmo vulto saindo do supermercado". Com o passar do tempo, a polêmica, é claro, se instaurou na cidade, visto que muitos moradores ficaram assustados com o vídeo disponibilizado pelo proprietário do supermercado, que rapidamente se disseminou nas redes sociais e grupos locais do WhatsApp. Dezenas de pessoas também começaram a parar em frente ao supermercado para perguntar sobre o caso. Ainda de acordo com o proprietário do estabelecimento, algumas horas depois daquele mesmo dia, por volta das 6h da manhã, ele e alguns funcionários teriam notado que a porta de aço estava apresentando problemas para abrir, sendo que a suspeita estava recaindo justamente no "vulto branco". Para completar, o supermercado fica em frente a uma igreja, e alguns moradores passaram a acreditar que isso pudesse ter alguma ligação. Entretanto, tudo indicava, a princípio que o "fantasma" fosse apenas um cachorro de rua (leia mais: O "Fantasma do Supermercado" de Três Pontas/MG: Estranho "Vulto Branco" Deixa Moradores Assustados em Cidade do Interior de Minas Gerais).

Agora, uma foto bem estranha, que retrataria um suposto "fantasma" de uma criança está causando muita polêmica na pequena cidade de Vegas del Genil, na província de Granada, na Espanha. O lado inusitado de toda a história é que a mesma teria sido tirada por um vereador da cidade, dentro da própria câmara municipal. Além disso, uma série de histórias paralelas começaram a ganhar força nos últimos dias. Começou a circular uma história sobre a morte de uma menina dentro de um colégio, que tinha sido construído no terreno onde atualmente se encontra a prefeitura e a câmara municipal, e que as autoridades teriam chamado uma médium para expulsar o tal "fantasma" do lugar. Por outro lado, algumas pessoas estavam reclamando que essas "histórias de fantasmas" difundidas pela mídia local eram uma tentativa de abafar uma investigação, que o prefeito da cidade vinha enfrentado, por um suposto crime eleitoral. O prefeito da cidade de Vegas del Genil, Leandro Martín López, vem sendo acusado de comprar votos para se eleger na última campanha municipal. Com certeza essa história promete, não é mesmo? Vamos saber mais sobre esse assunto?


Entenda o Caso: O Suposto "Fantasma" de uma Criança, em Vegas del Genil, na Espanha


A pequena Vegas del Genil é um município espanhol situado na parte central da região da Vega de Granada, na província de Granada, na região Sul da Espanha. Não é uma localidade acostumada a grandes eventos, tão somente algumas festividades relacionadas a feriados, principalmente religiosos. Apesar de se destacar em razão do turismo, da gastronomia e dos monumentos históricos, não foram por esses motivos que ela vem ganhando destaque na mídia espanhola e mundial, mas pela suposta aparição de um suposto "fantasma" dentro da própria câmara municipal.

Imagem do Google Maps mostrando a distância entre Vegas del Genil e Madri, capital da Espanha, ou seja, cerca de 425 km
A pequena Vegas del Genil não é uma localidade acostumada a grandes eventos, tão somente algumas festividades
relacionadas a feriados, principalmente religiosos
De acordo com o site de notícias "IDEAL", tudo isso começou por volta das 19h30, do dia 3 de fevereiro, uma sexta feira, quando um vereador acabou se atrasando em relação a elaboração de um determinado projeto, e ficou trabalhando na câmara municipal até mais tarde. Ele estava sozinho no local, quer dizer, ao menos era isso que ele pensava.

"Fazia um frio anormal na câmara municipal. Coloquei meu casaco e fui no banheiro. Então, comecei a ouvir barulhos estranhos no corredor, como se alguém estivesse arrastando uma caixa de folhas de papel. Em seguida, eu gritei: 'José Miguel!' pensando ser um funcionário que trabalhava conosco. Porém, fazia algum tempo que ele já tinha saído", disse esse vereador em entrevista para o jornal "Ideal", mas que acabou não tendo seu nome revelado.

Então, o vereador começou a acreditar que ladrões tinham entrado no prédio e pegou seu celular com o intuito de ligar para a polícia, porém ele ficou com medo de acender a luz e se deparar com os supostos bandidos.

De acordo com o site de notícias "IDEAL", tudo isso começou por volta das 19h30, do dia 3 de fevereiro, uma sexta feira, quando um vereador acabou se atrasando em relação a um projeto, e ficou trabalhando na câmara municipal (na foto) até mais tarde
"Não tenho lanterna no meu celular, tirei uma foto do corredor para ativar o flash, e com isso fiquei mais calmo, visto que não havia ninguém e também não consegui perceber nada de errado", continuou.

Ao voltar para o seu escritório, no entanto, ele observou a foto que havia tirado e simplesmente um frio desceu pela sua espinha. A foto em seu celular mostrava uma espécie de aparição, uma figura fantasmagórica de uma criança pequena na escuridão do corredor.

Foto supostamente tirada por um vereador da cidade de Vegas del Genil, na Espanha
"Entrei em pânico, e me tranquei no escritório, uma vez que fiquei sem coragem de sair. Avisei aos demais vereadores e funcionários por um grupo do governo, no WhatsApp, onde, como era de se esperar, interpretaram isso como se fosse uma brincadeira", acrescentou. No entanto, um outro vereador, ao perceber que seu colega estava realmente assustado com toda essa história foi até a câmara municipal para ajudá-lo, e o encontrou tão pálido quanto uma folha da papel.

Por fim, eles decidiram deixar o local e encerrar o assunto, tratando achar graça em toda aquela situação. Porém, no dia seguinte, eles comentaram com uma outro funcionária da câmara municipal e ela não achou a menor graça naquela história, visto que, segundo ela, aquele não tivesse sido o primeiro estranho fenômeno, que teria ocorrido na câmara municipal.

Outra imagem divulgada em relação ao suposto "fantasma" de uma criança na câmara municipal da cidade de Vegas del Genil
"Outros colegas também sentiram fenômenos estranhos, e também existe a preocupação em relação ao frio inexplicável na sala do plenário, embora tenhamos colocado duas bombas de calor a 30ºC. Chamamos os técnicos responsáveis e eles disseram que os equipamentos não estão danificados", continuou. De qualquer forma, devido a natureza do assunto, o vereador tinha optado por não falar mais sobre isso.

"Existem funcionárias, assim como as faxineiras que acabam trabalhando até mais tarde na câmara municipal, e não queríamos deixá-las assustadas", completou. Porém, a história começou a ganhar força, visto que cada pessoa começou a contar para outra, e assim sucessivamente. Assim sendo, um outro vereador decidiu entrar em contato com uma especialista nesse tipo de fenômeno e, na quarta-feira seguinte (8) foi marcada uma sessão para expulsar essas "presenças" da câmara municipal. Após a sessão, a "especialista em Reiki", enviou uma mensagem de agradecimento ao vereador por ter "descoberto" a presença da menina.

Vale lembrar nesse ponto, que "Reiki" é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que supostamente promove a cura. É transmitido através da "imposição de mãos" e baseia-se na ideia de que uma "energia vital" (chamada "Ki"), invisível, flui através de nós, sendo aquilo que nos mantém vivos. Se o nível de "energia vital" está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis. É importante destacar, que não existe qualquer evidência científica da existência do conceito do "Ki", sobre o qual se assenta o Reiki. De qualquer forma, isso se aplica as pessoas vivas, não a supostos "fantasmas". Então, é bem estranho isso ter sido mencionado.

O "Reiki" é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que supostamente promove a cura. É transmitido através da "imposição de mãos" e baseia-se na ideia de que uma "energia vital" (chamada "Ki").
"Isso sempre me pareceu besteira. Sou cético, não acredito em absolutamente nada. Quando vejo esses programas paranormais na TV, mudo rapidamente de canal. Não porque me dão medo, mas porque parece enganação. Isso é surreal, algo muito delicado, parece uma piada, mas posso garantir que não é nenhuma piada", disse o vereador que, repito, não teve sua identidade revelada, porque segundo ele, o chamariam de louco.

O jornal "IDEAL" disse ter entrado em contato com a tal "especialista em Reiki", e que a mesma teria confimado que tinha estado na câmara municipal da cidade de Vegas del Genil, e que a sessão aconteceu.

"Eu trabalho a partir do espírito, mas não é uma sessão espírita", explicou a mulher, que disse ter nascido com o "dom" de entrar em contato com "energias". Seu trabalho consistia, segundo suas próprias palavras em "abrir uma porta para que essas presenças, que estão presas e não sabem como sair, pudessem seguir seus caminhos".

O prefeito da cidade de Vegas del Genil, Leandro Martín López (na foto), andava se esquivando, ou seja, tentando evitar o assunto sobre a prefeitura ter gasto dinheiro com uma "médium"
"Juntamente com essa menina, nessa mesma foto, havia uma entididade mais densa, que era a que provocava a sensação de medo nas pessoas, uma esfera, um ser que nos acompanha quando nascemos. Há coisas que não podem ser explicadas, você tem que ver e sentir", disse a "especialista em Reiki", cujo nome também não foi divulgado.

Ela acreditava que no local onde estão estabelecidas a prefeitura e câmara municipal anteriormente tinha sido um colégio, e que o espírito de uma menina tinha permanecido no local. Aliás, segundo ela, após a sessão terminar teria havido uma grande mudança na temperatura do ambiente, que todos puderam perceber.

Ainda de acordo com a notícia publicada no site do jornal "IDEAL", o prefeito da cidade de Vegas del Genil, Leandro Martín López, andava se esquivando, ou seja, tentando evitar o assunto sobre a prefeitura ter gasto dinheiro com uma "médium". Essa esquiva, no entanto, não duraria muito tempo.


Os Desdobramentos do Caso Sobre o Suposto "Fantasma" de uma Criança na Câmara Municipal de Vegas del Genil, na Espanha


A foto e a história do suposto "fantasma" de uma criança na câmara municipal de Vegas del Genil, na Espanha, começou a se espalhar pela cidade, assim como pelas demais regiões do país. Não somente isso, mas também surgiram alguns boatos, que forçaram o prefeito e até mesmo a mídia local a se posicionarem melhor sobre o assunto, que já estava ganhando uma indigesta repercussão.

Primeiramente, surgiu uma espécie de recorte de uma suposta notícia impressa do jornal "IDEAL", do ano de 1979, sobre uma suposta morte de uma menina em um colégio que tinha sido construído no mesmo terreno que atualmente se encontra a prefeitura e a câmara municipal. Esse recorte começou a ser amplamente divulgado nas redes sociais espanholas, primordialmente pelo WhatsApp. Confira o recorte abaixo:

Surgiu uma espécie de recorte de uma suposta notícia impressa do jornal "IDEAL", do ano de 1979, sobre uma suposta morte de uma menina em um colégio que tinha sido construído no mesmo terreno que atualmente se encontra a prefeitura e câmara municipal
No entanto, o próprio jornal "IDEAL", através de uma nota publicada em seu site, afirmou que isso não passava de uma mera montagem. Segundo eles, alguém teria utilizado um jornal antigo, em inglês, visto que seria possível ver palavras nesse mesmo idioma, e levemente "apagadas" por baixo do texto em espanhol (principalmente na parte direita da imagem), sendo que o texto original teria sido extraído do jornal "The New York Times". Além disso, existem três erros considerados grotescos pelo jornal: o dia 15 de fevereiro de 1979 caiu em uma quinta-feira, e não em uma sexta-feira (conforme aparece no recorte), sendo que a agência EFE aparece como "Efe", e Santa Fe aparece "Santa fe".

A equipe responsável pelo acervo do jornal teria confirmado que essa morte nunca existiu, visto que nada sobre isso foi noticiado pelo jornal naquela época, e não há nenhuma outra fonte que tenha divulgado algo dessa dimensão.

Em entrevista por telefone para o "Verne", do jornal El País, um dos principais jornais da Espanha, a porta-voz do Partido Popular, María del Carmen Ros, disse que, naquela época, ela tinha 13 anos de idade e estudava na escola que estava sendo mencionada. De acordo com María, não havia acontecido nenhuma morte. Além disso, ela disse que tinha passado a vida inteira em Vegas del Genil, e nunca foi falado nada sobre fantasmas, pelo menos não até o surgimento desse caso.

A porta-voz do Partido Popular, María del Carmen Ros, disse que, naquela época, ela tinha 13 anos de idade e estudava na escola que estava sendo mencionada. De acordo com Mari, não havia acontecido nenhuma morte.
Também em entrevista para o "Verne", o prefeito da cidade, Leandro Martín López, deu algumas importantes declarações sobre esse caso.

"Tudo começou com essa mensagem para o grupo no WhatsApp. Vi cerca de três horas depois que enviaram. Sou muito cético, então eu ri. Porém, temos que reconhecer que é algo que impressiona", disse Leandro Martín.

"Desde que o vereador tirou a foto, todo mundo passou a dizer que já escutou sons e coisas estranhas em algum momento, mas não existe nada disso", continuou, acrescentando que não notou nenhuma diminuição da temperatura no interior da prefeitura, e que isso acontecia apenas se alguém mexesse no sistema de refrigeração do prédio. Ele também desmentiu que uma "médium" teria ido até a prefeitura para "purificar o edifício" conforme foi apontado por diversos veículos de comunicação.

Leandro Martín disse que não notou nenhuma diminuição da temperatura no interior da prefeitura, e que isso acontecia apenas se alguém mexesse no sistema de refrigeração do prédio. Ele também desmentiu que uma "médium" teria ido até a prefeitura para "purificar o edifício" conforme foi apontado por diversos veículos de comunicação.
"Nós contratamos uma instrutora de Reiki, que dá aulas aos moradores locais na sala do plenário. Antes de cada sessão, ela purifica o local, mas não se dedica a caçar fantasmas", completou.

De acordo com fontes locais, diversas associações especializadas em fenômenos paranormais têm protocolado pedidos para estudar o caso, porém o prefeito não pretendia autorizar nenhuma análise do local. Ele disse que estão fazendo muitas coisas boas pela população, para que sejam famosos apenas por essa história de fantasma.

Por fim, o "Verne" disse que tentou aplicar um pouco mais de contraste na imagem, onde seria possível ver com mais detalhes o que o autor da foto disse que se parecia com o fantasma de uma menina. Confira o resultado:


O "Verne" disse que tentou aplicar um pouco mais de contraste na imagem, onde seria possível ver com mais detalhes o que o autor da foto disse que se parecia com o fantasma de uma menina
O jornal "IDEAL" se defendeu de toda aquela confusão gerada e chegou a postar uma outra nota de esclarecimento em seu site dizendo que, "embora a informação publicada pelo jornal não afirmasse que a 'médium' tivesse cobrado quaisquer valores pelo serviço, o prefeito afirmou que não havia pago a ninguém para expulsar um espírito". O prefeito ainda teria dito que a única preocupação dos membros do seu governo era com os moradores de Vegas del Genil, e não com seus próprios "sentimentos ou sensações" de quaisquer vereadores.

Uma emissora de TV espanhola chamada "La Sexta" chegou a realizar uma entrevista pessoalmente com o prefeito Leandro Martín López, que novamente negou que tivesse usado recursos públicos para pagar quaisquer pessoas para essa finalidade. Confiram a entrada ao vivo, realizada pelo programa Más Vale Tarde, dessa mesma emissora (em espanhol):



Além disso, acreditava-se que o responsável por divulgar a foto fosse o vereador Alejandro Martín, que já foi prefeito da cidade, e do partido "Ahora Vegas", mas o mesmo negou qualquer envolvimento no caso.

Vale destacar também que o prefeito diversas vezes mencionou que aquela era uma situação "complicada", e que ele não iria revelar o nome do vereador que tirou a foto, visto que o mesmo não queria que seu nome fosse divulgado. Para não causar uma espécie de mal-estar entre os demais, ele disse que iria manter o anonimato sobre esse assunto, apesar da forte suspeita sobre Alejandro Martín.

Trecho da uma entrada ao vivo da emissora de TV da Espanha, chamada "La Sexta" direto da prefeitura de Vegas del Genil,
mostrando justamente o corredor onde a foto tinha sido tirada
A emissora de TV espanhola chamada "La Sexta" chegou a realizar uma entrevista pessoalmente com o prefeito Leandro Martín López, que novamente negou que tivesse usado recursos públicos para pagar quaisquer pessoas para essa finalidade

Em entrevista para o jornal espanhol "El Mundo", o prefeito voltou a dizer que não era verdade que estivesse fazendo um frio "anormal" dentro da prefeitura, e que ele nunca viu nada e nunca fotografou ninguém em um corredor vazio. O prefeito disse que possuía uma estreita ligação com o prédio desde a sua abertura, desde a sua inauguração, visto que ele já teria trabalhado no setor de limpeza do mesmo.

"Como vou contratar uma médium, quando temos moradores sem luz?", disse Leandro Martín ao ser questionado sobre o pagamento de uma "médium".

Foto do vereador Alejandro Martín (ex-prefeito de Vegas del Genil, à esquerda),
e o atual prefeito da cidade Leandro Martín (à direita)
Ainda segundo o "El Mundo", Leandro mencionou que tudo não passava de uma "brincadeira", que teria saído do controle dos seus protagonistas. Além disso, foi mencionado que vereador que tirou a foto teria dito que teve que excluir seu perfil no Facebook devido as inúmeras mensagens que vinha recebendo "desde pessoas interessadas no fantasma, até outras pedindo que renunciasse ao cargo". A instrutora de Reiki também começou a perder alunos, devido ao seu envolvimento no caso.

Curiosamente, o site de notícias "Granada Digital" publicou uma inusitada explicação para esse caso. Em um texto publicado ontem (14), o "Partido Popular" da cidade de Vegas del Genil lamentava, que as "histórias de fantasmas" difundidas pelos partidos "PSOE" e "Ahora Vegas" para os veículos de comunicação se tratassem apenas de uma tentativa de abafar uma investigação que o prefeito vinha sofrendo, devido a um possível crime eleitoral diante de uma suposta compra de votos.

De acordo com María del Carmen Ros, porta-voz do "Partido Popular", estariam tentando criar uma "cortina de fumaça" para abafar as "divisões internas" surgidas devido a aliança governamental entre o "PSOE" e o "Ahora Vegas", principalmente sobre esse último partido, onde um determinado vereador teria passado para esse partido, de forma ilegal, alguns meses atrás. Ainda de acordo com "María del Carmen" era raro um dia que essa aliança entre os dois partidos não aparecesse na imprensa por algum motivo considerado ridículo.


De acordo com María del Carmen Ros, porta-voz do "Partido Popular", estariam tentando criar uma "cortina de fumaça" para abafar as "divisões internas" surgidas devido a aliança governamental entre o "PSOE" e o "Ahora Vegas"
María del Carmen também mencionou que a responsabilidade deveria ser atribuída ao prefeito Leandro Martín, para que o mesmo verificasse quem foi o verdadeiro autor da foto e tomasse as medidas cabíveis para evitar esse tipo de situação constrangedora novamente. Para ela, também era curioso que o vice-prefeito da cidade e responsável pelo setor de Redes Sociais tivesse "sumido" desde que o assunto começou a repercutir na imprensa. Ela criticou duramente a administração municipal por promover um verdadeiro circo, e que a cidade não merecia receber destaque nacional por uma história de fantasma, visto que isso estava manchando o nome da cidade. Pelo visto, os ânimos estão bem exaltados por lá.

Enfim, AssombradOs, quanta informação em relação a uma única foto de fantasma, não é mesmo? É justamente por essa razão que faço questão de realizar uma postagem mais robusta quando há informações importantes sobre um determinado caso. Considero extramamente necessário e imprescindível fornecer todas ou pelo menos boa parte das informações disponíveis para que vocês conheçam com profundidade um determinado caso, e possam ter base para que pensem por conta própria a respeito de um eventual veredito. Omitir informações por considerar desnecessário é muito prejudicial, porque acaba orientando as pessoas para um desfecho extremamente raso.

De qualquer forma, apesar de todo frenesi em torno do assunto, esse caso tem fortes indícios de ser apenas uma manipulação digital por aplicativo de celular, o que costumamos chamar de "carimbo" de foto. E olha que isso não é nenhuma novidade por aqui, vide esses dois casos que vocês podem conferir em nosso canal: "Fantasma de Garotinha no Meio do Mato Amedronta o Brasil! (Fotos dos Leitores #17)" / "Menina Fantasma no Corredor do Hospital (Fantasma pelo Mundo #07)".


Exemplos de aplicativos de celular destinados a acrescentar "fantasmas" nas fotos
Exemplos de "fantasmas" e até mesmo "OVNIs" que podem ser acrescentados em fotografias de celular
Muitas vezes conseguimos encontrar a mesma imagem utilizada pelo fraudador, porém isso nem sempre é possível por uma série de motivos: a quantidade de aplicativos existentes, a possibilidade de incluir seu próprio "fantasma" na imagem, podendo alterar seu tamanho, opacidade, entre diversos outros elementos e também os chamados pacotes de "fantasmas", que são liberados mediante o pagamento de um determinado valor. Como vocês podem perceber nem sempre essa é uma tarefa fácil.

Entretanto, é possível notar que todas as características da imagem apontam para esse desfecho de manipulação. Ainda não podemos cravar essa possibilidade, visto que sequer tivemos acesso a foto "original", mas ela é extremamente forte. Isso sem contar é claro o fator humano de toda essa história, ou seja, um vereador que não quer aparecer, um governo municipal, que na visão da oposição é corrupto, uma história muito mal contada etc. De qualquer forma, caso alguém encontre a imagem utilizada nesse caso, não esqueça de nos avisar, visto que atualizaremos essa postagem tão logo seja possível!

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://sevilla.abc.es/andalucia/granada/sevi-concejal-pueblo-granada-asegura-haber-fotografiado-fantasma-201702131658_noticia.html
http://verne.elpais.com/verne/2017/02/14/articulo/1487076048_280363.html
http://www.20minutos.es/noticia/2960220/0/concejal-vegas-genil-granada/foto-fantasma-nina-ayuntamiento/
http://www.elmundo.es/f5/comparte/2017/02/13/58a1a82146163f97538b4603.html
http://www.granadadigital.es/el-pp-de-vegas-del-genil-cree-que-las-historias-de-fantasmas-intentan-tapar-la-investigacion-del-alcalde-por-posible-delito-electoral/
http://www.ideal.es/granada/provincia-granada/201702/12/ayuntamiento-vegas-genil-aclara-20170212161259.html
http://www.ideal.es/granada/provincia-granada/201702/12/fantasmas-atacan-ayuntamiento-20170211233014-v.html
http://www.ideal.es/granada/provincia-granada/201702/14/recibido-esta-imagen-whatsapp-20170214153528.html
http://www.lasexta.com/programas/mas-vale-tarde/noticias/un-fantasma-la-misteriosa-silueta-de-una-nina-que-fotografio-un-concejal-en-un-pasillo-vacio-del-ayuntamiento-de-vegas-del-genil_2017021358a1eabd0cf2d2743df7d46a.html
http://www.mediavida.com/foro/off-topic/fantasma-ayuntamiento-vegas-genil-578842
Comentários