1 de fevereiro de 2017

Conheça Hava Čebić! Essa Senhora Realmente "Cura" Problemas de Visão ao "Lamber os Olhos" das Pessoas, na Bósnia?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Acho que a última vez que falei sobre algum assunto relacionado a Bósnia foi em relação aquele caso sobre uma estranha "esfera" misteriosa, que teria sido encontrada nesse país, cujo assunto foi abordado em uma postagem realizada em meados de abril do ano passado. Naquela época, estava sendo alegado que o objeto era a mais antiga esfera de pedra esculpida pelo homem, e que a mesma provaria a existência de uma antiga e avançada civilização perdida, que teria vivido na Bósnia há mais de 1.500 anos. Além disso, a mesma seria mais pesada do que esferas "semelhantes" encontradas na Costa Rica e no México. O único problema de toda essa história era o responsável por essa "descoberta", o Dr. Semir Osmanagić (conhecido também como Sam Osmanagich), que apesar do título a frente do seu nome não possui nenhuma formação acadêmica em Arqueologia, Paleontologia ou Antropologia. Para quem não sabe, ele é acusado de promover projetos "pseudoarqueológicos", sendo que o maior deles provavelmente são as famosas "Pirâmides da Bósnia", que nunca foram realmente comprovadas. Desde 2005, as "escavações" e as "descobertas" em torno das supostas "Pirâmides da Bósnia" estão mergulhadas em denúncias e evidências apontando para uma série de fraudes por parte de Semir Osmanagić, mas isso nunca aparentou ser algo relevante para o governo bósnio. Nem mesmo a denúncia de incontáveis membros da Associação Europeia de Arqueólogos, do Instituto Arqueológico dos Estados Unidos, e de tantos outros arqueólogos de diversas universidades espalhadas pelo mundo sobre a destruição do patrimônio arqueológico do local, não de 12.000 anos atrás, mas possivelmente da Idade do Bronze ou do período referente ao Império Romano, fez com que alguma coisa mudasse nesse sentido.

De qualquer forma toda aquela história relacionada a "esfera da Bósnia" tinha começado devido a um comunicado de imprensa publicado no site da "Fundação Parque Arqueológico da Pirâmide do Sol da Bósnia", que aliás, tanto o site quanto a fundação pertencem ao próprio Semir Osmanagić. O título bem chamativo desse comunicado tinha a seguinte frase: "Biggest Stone Ball In Europe Just Discovered In Bosnia" ("A Maior Bola de Pedra da Europa foi Descoberta na Bósnia", em português). Ao longo da nossa postagem, no entanto, mostramos todas as evidências que apontavam para uma formação meramente natural, resultado de um intemperismo químico, uma esfoliação esferoidal. Aliás, muito provavelmente a pedra nem mesmo seria completamente esférica. Foi uma longa postagem recheada de detalhes, mediante uma investigação séria e comprometida com a veracidade sobre o assunto. Além disso, também mostramos, ainda que de forma resumida, um pouco sobre as famosas esferas de pedra da Costa Rica. Enfim, vale muito a pena que vocês leiam o material, que como sempre foi preparado com muito carinho e dedicação! (leia mais: O Estranho Caso Sobre a Suposta "Esfera Misteriosa" Encontrada em uma Floresta na Bósnia).

Eis que agora iremos novamente falar de um assunto relacionado a Bósnia, mas completamente diferente do anterior. Nessa postagem iremos comentar sobre um caso, que vem sendo amplamente requentado por alguns sites de notícias nacionais e internacionais. Basicamente, trata-se de uma senhora chamada Hava Čebić, atualmente com 79 anos de idade, moradora do pequeno vilarejo de Crnjeva, na Bósnia e Herzegovina, uma das repúblicas mais sofridas e pobres que nasceram da dissolução da Iugoslávia. E qual a razão que a torna "especial"? Bem, de acordo com alguns sites de notícias, desde pequena ela possuiria um peculiar "dom" de curar problemas de visão das pessoas ao simplesmente passar sua língua em seus globos oculares. Sim, exatamente isso que você leu. Muitos desses sites dizem que ela já ajudou mais de 5.000 pessoas de regiões próximas ao longo de sua vida, mas que seus filhos não querem perpetuar esse estranho e controverso "método de cura". Contudo, será que isso é realmente verdade conforme andam dizendo por aí? Será mesmo que Hava Čebić cura problemas de visão ou exageraram um pouco nessa história? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Entenda o Caso: Uma Senhora Chamada Hava Čebić e Seu Estranho "Trabalho" em Remover Ciscos


Apesar de estar acostumado a escrever sobre casos de pessoas que alegam ter dons bem estranhos e nada convencionais, a exemplo da vidente britânica, que diz prever o futuro através de aspargos (leia mais: Conheça uma Senhora Chamada Jamima Packington: Uma Famosa "Vidente" da Inglaterra, que diz "Prever o Futuro" com a Ajuda de Aspargos!), inicialmente eu estranhei as informações divulgadas sobre essa senhora. A maioria dos textos tinham sido publicados em sites internacionais a partir de 2014, justamente um ano após um boato viralizar ao redor mundo, sobre uma espécie de "fetiche" que teria virado uma febre no Japão, em meados de 2013, e teria causado uma epidemia de conjutivite em escolas, uma vez que os alunos estariam literalmente lambendo os globos oculares de outros (comentarei melhor sobre isso no final dessa postagem). Geralmente, quando algo faz sucesso na mídia internacional, principalmente nos tabloides britânicos, os mesmos procuram casos "semelhantes" para divulgar. Querendo ou não, essa senhora preenchia todos os requisitos nesse sentido.

Entretanto, ao pesquisar um pouco mais a fundo, foi possível perceber que seu nome tinha sido mencionado anos antes por alguns sites de notícias. Em uma publicação no site do jornal croata Slobodna Dalmacija, em abril de 2005, por exemplo, uma equipe de reportagem foi até a casa de Hava Čebić, no vilarejo de Crnjevo, para entrevistá-la e conhecer o trabalho, que ela vinha realizando nos últimos 40 anos. Essa senhora, que tinha 68 anos de idade em 2005, inicialmente mencionou que seu marido não permitia que a mesma ajudasse as pessoas, visto que ele era muito ciumento. Porém, após tê-lo ajudado a remover uma partícula de carvão do seu olho, ele teria reconhecido sua utilidade e a deixou ajudar a quem precisava de seus cuidados. Curiosamente, no entanto, ela disse que tinha aprendido a técnica com uma mulher no local onde anteriormente morava.

Imagem do Google Maps mostrando a localização do vilarejo de Crnjevo, na Bósnia e Herzegovina,
uma das repúblicas mais sofridas e pobres que nasceram da dissolução da Iugoslávia
Foto mostrando boa parte das casas do vilarejo de Crnjevo, na Bósnia e Herzegovina
Aparentemente, no entanto, o trabalho de Hava Čebić consistia em remover partículas de serragem, ferro, vidro e até mesmo carvão dos olhos das pessoas, que chegavam até ela com os olhos inchados e até mesmo purulentos. Muitos caminhavam durante três dias, oriundos das mais diversas cidades tais como Sarajevo, Zenica, Tuzla, Zavidovići , Visoko, Kakanj, entre outras cidades da Bósnia e Herzegovina, e até mesmo da Croácia. A parte interessante é que algumas pessoas diziam que já tinham passado por hospitais, e que nada puderam fazer por eles.

Hava Čebić anotava o nome de cada um que a procurava, e não cobrava nada de pessoas que estavam desempregadas ou de aposentados. Porém, quando as pessoas podiam contribuir com algo, geralmente davam entre 10 a 20 marcos convertíveis (algo que convertido oficialmente seria em torno de 15 a 35 reais, porém a realidade econômica da Bósnia é bem diferente da nossa) para ela. Além disso, uma vez que nenhum dos seus filhos queria herdar o que ela chamava de trabalho, ela expressou seu desejo em ter sua língua cortada quando morresse, para que as pessoas pudessem continuar sendo "tratadas" de alguma forma.

Posteriormente, em agosto de 2009 seu nome e um pouco do seu trabalho foram publicados em um blog bósnio chamado "Stravarka", onde ela contou um pouco de sua rotina, e que algumas pessoas ainda duvidavam da sua capacidade. Ela contou que removia de tudo dos olhos das pessoas, desde cílios até pequenas pedrinhas, principalmente de homens que trabalhavam em obras, marcenarias, cavoarias ou na indústria em geral. Nessa postagem foi divulgado que ela havia se mudado para Crnjevo há 30 anos juntamente com seu marido, e novamente foi mencionado que ela teria aprendido a técnica no local onde anteriormente morava. Também foi dito que ela "enxaguava" sua boca com álcool antes de iniciar o procedimento (daqui a pouco irei comentar sobre essa questão).

Hava Čebić removia de tudo dos olhos das pessoas, desde cílios até pequenas pedrinhas,
principalmente de homens que trabalhavam em obras, marcenarias, cavoarias ou na indústria em geral
Em setembro de 2012, Hava Čebić apareceu no blog "Bosnian Magic" em uma espécie de artigo sobre a "medicina popular" da Bósnia. O texto dizia que, algumas décadas atrás, cada localidade na Bósnia, não importava o quão grande fosse, tinha seus curandeiros tradicionais, herbalistas, entre outros. Naquela época, no entanto, a situação era completamente diferente, e as tradições estavam sendo condenadas ao esquecimento. O desinteresse das novas gerações pela preservação do "patrimônio cultural" não seria apenas um problema na Bósnia, mas no restante da Europa Oriental.

Entre os mais diversos problemas de saúde que foram listados por esse blog, estava justamente um chamado "Vađenje truna" ("Remoção de cisco", em português), no qual mencionava que Hava Čebić era uma das últimas praticante desse antigo "método de cura". O blog explicava rapidamente, que ao cair um pequeno pedaço de madeira, pedra, pó metálico, feno ou outras coisas nos olhos de uma pessoa, o epitélio ficava irritado, ou seja, os olhos ficavam avermelhados e doía muito. Era justamente esse método de remoção desses materiais com a língua, que era praticado por Hava, indicando mais uma vez que ela não foi a única na história a praticar tal ato.

A Propagação e a Aparente Invenção de um Suposto "Dom" da Senhora Hava Čebić


A história sobre Hava Čebić ressurgiu no final de setembro de 2014 através de sites de notícias, assim como o portal sérvio Telegraf, que estampava um recorte, aparentemente de um jornal local, onde mostrava essa senhora "trabalhando". Assim sendo, no dia 1º de outubro daquele mesmo ano, foi publicada uma estranha notícia sobre a  Hava Čebić em um site chamado "Oddity Central", que por sua vez é um site bem comum de ser utilizado como fonte de portais brasileiros destinados a divulgar curiosidades e estranhezas. O motivo de ser estranho não era a prática realizada por essa senhora, mas as informações que foram divulgadas.

A história sobre Hava Čebić ressurgiu no final de setembro de 2014 através de sites de notícias, assim como o portal sérvio Telegraf, que estampava um recorte, aparentemente de um jornal local, que mostrava essa senhora "trabalhando"
No texto divulgado por esse site constava que Hava Čebić (que passou a ser apelidada na Bósnia de "Nana Hava" ou "Vovó Hava", em português) havia dito que ela descobriu as misteriosas propriedades curativas de sua língua quando era criança. Seu irmão teria se queixado de ressecamento nos olhos, e de brincadeira, ela o agarrou e lambeu seus olhos. Algum tempo depois, ele teria dito para ela que estava enxergando melhor.

O incidente teria intrigado Hava, e ela teria decidido tentar sua técnica em relação a outros problemas de visão. Para sua surpresa, o método teria funcionado maravilhosamente bem. Ela teria descoberto que era capaz de curar alergias, olhos ressecados e cansados, conjutivite e hipertensão ocular. Ela conseguiria até mesmo reduzir sintomas de doenças mais graves como a catarata.

No texto divulgado pelo Oddity Central constava que Hava Čebić (que passou a ser apelidada na Bósnia de "Nana Hava" ou "Vovó Hava", em português) havia dito que ela descobriu as misteriosas propriedades curativas de sua língua quando era criança
Entretanto, as fontes do material publicado pelo Oddity Central eram o site do jornal Slobodna Dalmacija e o Telegraf. O estranho era justamente que nenhum deles mencionava nada sobre as propriedades curativas da "técnica" empregada por Hava Čebić, exceto na remoção de ciscos, muito menos que isso seria um "dom", ou seja, essa parte da história foi aparentemente inventada.

Os tabloides britânicos, a exemplo do Daily Mail, não quiseram saber (como sempre acontece) e replicaram essa versão, que continua viralizando até hoje. Alguns dias depois, a agência internacional de notícias Ruptly gravou uma espécie de reportagem com a Hava Čebić, demonstrando sua "técnica", e a publicou em seu canal no YouTube. Confira o vídeo abaixo (em bósnio):



Na descrição do vídeo publicado pela Ruptly, novamente era repetida essa informação sobre o suposto "dom" que ela teria descoberto quando criança, muito embora ela não tenha mencionado isso em momento algum do vídeo. Ela apenas disse que conseguia remover qualquer coisa dos olhos das pessoas, assim como partículas de madeira, ferro, entre outras, não desmerecendo os médicos, é claro, e que ela não cobrava nada das pessoas desempregradas. Aqueles que possuíam um emprego, ela pedia para que contribuíssem o valor que pudessem, mas que geralmente ela recebia cerca de 15 marcos convertíveis.

Outro detalhe bem interessante é que ela não enxaguava a boca exatamente com álcool como vocês estão pensando, mas com rakija (também conhecida como rakia), que por sua vez é uma bebida alcoolica (em torno de 40% de álcool, mas a graduação pode ser maior se for produzida de forma artesanal) bem tradicional dos países balcânicos em geral. Ela é produzida com diversas frutas e, inicialmente, essas bebidas eram utilizadas com fins terapêuticos e medicinais, sendo conhecidas como "a água da vida". Além de ser essencial nos ritos de eucaristia das igrejas ortodoxas e católicas da região, a rakija também está presente em outros rituais nos países balcânicos. Ao sair do cemitério após um enterro, por exemplo, é oferecido pão e um copo de rakija para que as pessoas bebam pelas almas dos que se foram e, antes de terminarem, joguem um pouco no chão pela paz dessas almas.

Outro detalhe bem interessante é que ela não enxaguava a boca exatamente com álcool como vocês estão pensando, mas com rakija (também conhecida como rakia), que é produzida com diversas fruta. Inicialmente, essas bebidas eram utilizadas com fins terapêuticos e medicinais, sendo conhecidas como "a água da vida".
A graduação alcoolica gira em torno de 40%, mas pode ser maior se for produzida de forma artesanal
Hava Čebić voltou a ser assunto entre 2014 e 2015, em uma reportagem muito estranha e de certa forma bem humorada de um programa chamado eXploziv, de uma emissora de TV da Sérvia chamada Prva Srpska Televizija, na qual uma equipe foi conferir mais de perto a "técnica" utilizada por Hava. Durante a reportagem, Hava mostrou sua carteira de identidade, constando sua data de nascimento, 5 de setembro de 1937. Confiram essa reportagem através de um canal de terceiros, no YouTube (em bósnio):



Também podemos ver ela aplicando um líquido com uma seringa em seus próprios olhos (possivelmente rakija), e até mesmo uma simulação do seu filho (sendo que alguns sites mencionam que ele seria seu genro) mostrando o que geralmente acontecia para fazer as pessoas procurarem por Hava. Infelizmente, não consigo traduzir bósnio de ouvido, então fico devendo maiores detalhes sobre o que foi mencionado nessa reportagem.

As Mais Recentes Informações Sobre Hava Čebić


Recentemente, alguns sites bósnios voltaram a comentar novamente sobre Hava Čebić. Entre eles podemos citar o site de notícias "Avaz" e o site da revista "Slobodna Bosna". Curiosamente, o Avaz mencionou que Hava Čebić havia aprendido essa "técnica" há 40 anos, e que a mídia internacional a tratava como uma charlatã, que alegava ter poderes sobrenaturais. Apesar de não terem gravado nenhum vídeo sobre essa senhora, em momento algum eles citaram qualquer outro "benefício" proporcionado por ela, exceto na remoção de ciscos.

Já o site da revista "Slobodna Bosna" voltou a repetir a invenção criada pelo Oddity Central, em 2014, e que até hoje é a versão que mais circula na internet, ou seja, que ela teria descoberto seu "dom" quando criança, o que nada indica ser verdade.

Curiosamente, o Avaz mencionou que Hava Čebić havia aprendido essa "técnica" há 40 anos,
e que a mídia internacional a tratava como uma charlatã, que alegava ter poderes sobrenaturais
Provavelmente, aproveitando-se dessa nova onda sobre Hava Čebić, a Caters, uma agência internacional e independente de notícias, passou a divulgar um vídeo sobre a mesma. Vale lembrar, no entanto, que assim como muitas agências de notícias, a Caters não se compromete a verificar ou investigar a veracidade sobre um determinado assunto, apenas compra e vende contéudo, incluindo histórias, vídeos ou fotos de pessoas, e as repassam para dezenas ou centenas de veículos de imprensa (principalmente tabloides britânicos), que buscam nessas agências, notícias interessantes para serem publicadas. Confira esse vídeo em questão, que foi publicado no dia 26 de janeiro, no canal da Caters TV, no YouTube:



Infelizmente, é difícil estimar a quantidade de pessoas que passaram por Hava Čebić, mas se ela realmente pratica isso há mais de 40 anos, então com certeza inúmeras pessoas foram atendidas por ela.

O Boato que Circulou na Mídia em 2013, e as Implicações do "Método" de Remoção de Cisco da Senhora Hava Čebić


Conforme dissemos anteriormente, em meados de 2013, uma estranha história viralizou pela internet a respeito de um suposto "fetiche sexual", que estaria causando um surto de conjutivite em escolas japonesas. Naquela época, a história começou a ser desmentida por um jornalista e tradutor chamado Mark Schreiber, visto que ele havia identificado a fonte da história: um site de notícias sensacionalistas do Japão chamado Bucchi News.

A única testemunha da história era "Y", um professor anônimo de uma escola primária em Tóquio, que teria rastreado uma epidemia de conjutivite em sua escola, e que a identificou como uma forma de "hentai", visto que alunos estariam lambendo os globos oculares de outros estudantes. A história, no entanto, não revelava maiores detalhes, e tinha todos os atributos de uma mera lenda urbana.

Conforme dissemos anteriormente, em meados de 2013, uma estranha história viralizou pela internet a respeito de um suposto "fetiche", que estaria causando uma epidemia de conjutivite em escolas japonesas. Contudo, a história era falsa.
Entretanto, a história começou a ser amplamente compartilhada e publicada em outros sites como o "Shanghaiist", o "The Daily Caller", até chegar em sites como o "The Huffington Post", "UPI", "ABC News", "The Guardian" e os tabloides britânicos, que por sua vez fizeram um péssimo trabalho em divulgar algo que nunca aconteceu. Mark Schreiber, que morava em Tóquio desde 1996, entrou em contato com duas associações de oftalmologistas, um grupo de médicos escolares, um professor de enfermagem e um oftalmologista de Yokohama. Ninguém sabia sobre um surto de conjutivite ou então sobre aquela prática de lamber globos oculares, ou seja, toda a história tinha sido inventada por um site sensacionalista e acabou viralizando ao redor do mundo. Vocês também podem conferir maiores detalhes sobre esse assunto em uma notícia que foi publicada naquela época pela CNET (em inglês).

De qualquer forma, o ato de lamber o globo ocular das pessoas é uma prática extremamente perigosa. Uma vez que a língua geralmente possui uma grande quantidade de microorganismos, o contato pode causar infecções nos olhos, como a conjuntivite, e até mesmo clamídia (uma doença considerada sexualmente transmissível, mas não me façam explicar como isso é transmitido). Também pode provocar abrasão corneana, úlceras da córnea, além de poder resultar em terçol, cegueira entre outros inúmeros complicativos. Portanto, nada de tentar fazer isso em casa, combinado?

Comentários Finais


Inicialmente, ao me deparar com o caso da senhora Hava Čebić, eu achei extremamente bizarro. Conforme fui pesquisando melhor sobre esse assunto e encontrando inconsistências no material publicado sobre ela, passei a ter certo respeito por essa senhora. É importante lembrar que não estamos falando de um país qualquer, estamos falando da Bósnia, que apesar de ficar na Europa, carrega um fardo de disputas e guerras que mudaram drasticamente sua população. Conforme havia dito anteriormente, esse é um território problemático há milhares de anos, um lugar onde impérios e culturas discordaram sobre o significado de ser europeu. Em 1878, o Congresso de Berlim deu aos Habsburgos o direito de ocupar o que até então era uma província turca, e em 1908 eles a anexaram. Esta, por sua vez, ajudou a liderar um levante pan-eslavo que derrubou a Áustria-Hungria e toda a Europa com ela. Como parte da Iugoslávia, o território permaneceu na tênua linha entre o fascismo, o comunismo, o socialismo e a democracia. Na década de 1990, a guerra civil entre muçulmanos, croatas e sérvios devastou o recém-criada república, que havia sido formada após a dissolução da Iugoslávia. Para vocês terem uma ideia, a chamada Guerra da Bósnia foi o conflito mais prolongado e violento da Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Se essa senhora nasceu em 1937, e mora há pelo menos 30 anos em Crnjevo, não consigo imaginar o quanto ela pode ter sofrido na vida.

Evidentemente, essa história não se trata do eventual sofrimento dela, mas da sua prática de lamber o globo ocular das pessoas com o objetivo de remover ciscos. O interessante, no entanto, é que aparentemente essa era uma "tradição" da medicina popular local, que lhe foi ensinada em algum momento da linha do tempo, provavelmente quando ela tinha por volta de 28 anos. Por incrível que pareça, não podemos taxá-la pelo que faz. Ela acredita que está fazendo o bem para as pessoas, visto que ela resolve efetivamente os seus problemas. Provavelmente, muitos centros de saúde locais não devem dar a mínima para as pessoas, muito semelhante ao que ocorre aqui no Brasil, que naturalmente desesperadas recorrem justamente a ela. É óbvio que a prática é arriscada e perigosa, porém uma "garantia" de sucesso é a bochecho com rakija. Não pela bebida conter um alto teor de álcool, mas devido ao fato que essa bebida era utilizada com fins terapêuticos e medicinais, sendo conhecida como "a água da vida". Provavelmente, é por isso que essa senhora faz uso dessa bebida antes de resolver o problema daqueles que a procuram. Ela deve acreditar que essa bebida é um componente fundamental no processo, para garantir o sucesso na remoção dos ciscos. Vale lembrar que no Brasil, na época dos nossos avós e principalmente em cidades do interior, havia a "tradição" de fazer as crianças sentarem em bacias com leite, porque diziam que assim a "lombriga" saía. Isso é algo que considero bem mais estranho e nojento do que a prática dessa senhora.

Olhar para Hava Čebić é como olhar para um passado distante, e estarmos diante de uma cultura, que jamais iremos compreender sua totalidade. Talvez ela seja a última praticante de algo que atualmente, com o avanço da medicina, é totalmente condenável, mas que tempos atrás e provavelmente ainda nos dias de hoje não é na comunidade onde ela mora. E apesar de ser uma senhora bem humilde, ela possui o discernimento em não cobrar das pessoas desempregadas ou aposentadas. Aliás, ela não cobra um valor fixo como é propagado, ela pede apenas o que a pessoa quiser e puder contribuir pela sua ajuda. E por mais que soe estranho dizer isso, ela é um exemplo de generosidade que a mídia internacional converteu em um exemplo bizarro, nojento e deplorável. Somente quando você tem as informações corretas sobre um caso é que você realmente pode entender suas nuances e peculiaridades. Nesse caso, se dependesse apenas do pouco que é mencionado, provavelmente você continuaria achando que ela era uma idosa totalmente sem noção. Conforme vocês podem perceber, a história não é bem assim. Enfim, poderia ter sido colocado um título bem sensacionalista, feito um clickbait velado, escrito apenas o foi amplamente divulgado que, diante das imagens acima, seria o menor dos problemas. Porém, minha dignidade me impede de fazer isso, não seria justo com vocês, e muito menos com essa senhora. Não é fácil escrever sobre a realidade do que é noticiado, mas pelo menos posso dormir em paz.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://arhiv.slobodnadalmacija.hr/20050411/bih01.asp
http://bosnianmagic.blogspot.com.br/2012/09/bosnian-folk-medicine.html
http://dangerousminds.net/comments/bosnian_grandmother_claims_she_can_cure_eye_afflictions
http://stravarka.blogger.ba/arhiva/?start=30
http://www.avaz.ba/clanak/273454/hava-cebic-jezikom-vadi-trunje-iz-ociju-video?url=clanak/273454/hava-cebic-jezikom-vadi-trunje-iz-ociju-video
http://www.dailymail.co.uk/health/article-2779373/Grandmother-claims-cure-ailments-LICKING-people-s-eyeballs.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-4159356/Bosnian-woman-lick-people-s-eyeballs-clean.html
http://www.huffingtonpost.com/2013/06/12/eyeball-licking-pinkeye_n_3423985.html
http://www.odditycentral.com/news/bosnian-woman-claims-she-can-cure-eye-problems-by-licking-peoples-eyeballs.html
http://www.odditycentral.com/news/bosnian-woman-cleans-peoples-eyes-by-licking-their-eyeballs.html
http://www.slobodna-bosna.ba/vijest/44875/da_se_najezis_mediji_u_srbiji_i_hrvatskoj_poludjeli_za_nanom_havom_iz_srednje_bosne_koja_lijechi_lizanjem_video.html
http://www.smithsonianmag.com/smart-news/that-whole-japanese-eyeball-licking-thing-never-really-happened-25643924/
http://www.telegraf.rs/vesti/1238395-bosanska-baba-je-cudo-leci-jezikom-tako-sto-vam-lize-oci-foto
https://www.cnet.com/news/blind-spot-how-a-hoax-about-eye-licking-went-global/
Comentários