10 de janeiro de 2017

Conheça uma Senhora Chamada Jamima Packington: Uma Famosa "Vidente" da Inglaterra, que diz "Prever o Futuro" com a Ajuda de Aspargos!



Por Marco Faustino

O início desse ano sem dúvida alguma está sendo bem movimentado. Ao longo dos últimos dez dias já abordamos diversos assuntos interessantes, desde fantasmas, passando por temas complexos como o Aquecimento Global, até chegar em casos pseudocientíficos e supostamente ufológicos. Um dos casos que mais se destacou, por exemplo, foi aquele sobre a estranha "mão de três dedos" e supostas "múmias alienígenas", que teriam sido supostamente encontradas no Peru. Apesar do caso somente agora estar ganhando uma maior repercussão na mídia internacional, na época em que noticiamos começaram a surgir hipóteses sobre seres extraterrestres e até mesmo eventuais "gigantes". Assim sendo, escrevi uma postagem bem completa mostrando como realmente toda aquela história tinha começado, apontando detalhadamente quem eram as pessoas envolvidas e suas respectivas reputações, e o conteúdo das "análises" que tinham sido realizadas. Embora a probabilidade de ser uma farsa seja de 99,9999999%, ou seja, é muito improvável que tenha alguma verdade naquela história, mantive a postagem em aberto, ressaltando que ninguém deve esperar grandes "revelações" sobre esse caso. De qualquer forma, continuarei atualizando-a conforme maiores novidades forem divulgadas (leia mais: A Estranha "Mão de Três Dedos" e os "Seres Alienígenas" Supostamente Encontrados no Peru: Gigantes, Extraterrestres ou uma Grande Farsa?).

Outro caso que ganhou destaque nesse último fim de semana foi o suposto "OVNI" chileno. Também fiz questão de me aprofundar e mostrar a vocês uma realidade muito mais ampla, ou seja, mostrando a questionável relação entre a jornalista Leslie Kean e o CEFAA, a estranha coincidência desse ser o terceiro caso envolvendo "OVNIs" e eventuais trilhas de condensação em menos de duas semanas, a questionável reputação do próprio CEFAA ao propagar uma farsa em 2012, o documento contendo a análise dos especialistas franceses e a excelente análise do Mick West, administrador do site Metabunk, mostrando que o "OVNI" muito provavelmente (99% de chances) seja apenas um jato comercial de médio alcance (um A320 referente ao voo LA330, da companhia aérea LATAM, ou mais provavelmente um A340 referente ao voo IB6830, da companhia Iberia Airlines). As evidências e todo o trabalho realizado por Mick West, assim como dos demais colaboradores do Metabunk, permitiram uma análise praticamente precisa e apontou a fortíssima possibilidade de ser tão somente avião (tal como apontaram os analistas franceses, apesar de haver algumas divergências). Portanto, o "objeto" não seria muito bem um "OVNI", uma vez que sua identificação teria sido muito possivelmente encontrada. Considerando que o Metabunk levou pouco mais de 48h para oferecer uma solução sólida para esse mistério, isso demonstra a aparente incapacidade do CEFAA em tratar o "fenômeno OVNI" com seriedade ou realmente produzir uma análise correta da situação. Recomendo fortemente que leiam a postagem, que possui um conteúdo muito mais amplo, e acompanhem as atualizações que podem ocorrer ao longo do tempo (leia mais: Um Suposto "OVNI" Foi Filmado por um Helicóptero da Marinha Chilena Sobrevoando a Região Litorânea Próxima a Santiago?).

E assim, em meio a tantas postagens extensas, que acabam invariavelmente sendo bem desgastantes, encontrei um caso bem inusitado e peculiar sobre uma senhora britânica chamada Jemima Packington, conhecida como a única "aspargomante" do mundo. Termo estranho e de certa forma difícil de compreender não é mesmo? Talvez porque essa "palavra" sequer exista no dicionário, e talvez porque a Jemima Packington tenha o que ela considere como "dom", algo extremamente questionável: ela diz que consegue prever o futuro jogando aspargos para o alto e analisando os formatos que eles criam ao caírem, por exemplo, sobre uma mesa. Isso me fez lembrar de todas aquelas pessoas que aparecem em programas de TV no fim do ano, e no começo do próximo, se dizendo videntes e que são capazes de dizer como será o ano em relação ao país e ao mundo. E nesse aspecto aparece de tudo - de tudo mesmo - pessoas que dizem que acreditam em cartas, conchas e bolas de cristal, e que são capazes de responder a todos os anseios humanos, e outras que se dizem capazes de absorver energias cósmicas, tendo constantemente visões e sonhos premonitórios, que podem avisar, quase sempre de forma genérica e imprecisa, o que irá acontecer no futuro. Então, antes de questionarmos o que Jemima Packington pratica, é necessário refletirmos sobre o quê acreditamos. Vamos saber mais sobre esse assunto?

As Primeiras Aparições de Jemina Packington na Mídia Britânica e Suas Previsões


Entre os anos de 2008 e 2009, uma senhora britânica, aparentemente simpática, chamada Jemima Packington, surgiu na mídia britânica com um "dom" aparentemente incomum: ela dizia ser uma "aspargomante" capaz de prever o futuro ao utilizar aspargos. Não havia nenhuma técnica apurada para fazer tais previsões. Jemina apenas jogava uma pequena quantidade de aspargos no ar e analisava a forma como eles caíam no chão, simples assim.

Entre os anos de 2008 e 2009, uma senhora britânica, aparentemente simpática, chamada Jemima Packington, surgiu na mídia britânica com um "dom" aparentemente incomum: ela dizia ser uma "aspargomante" capaz de prever o futuro ao utilizar aspargos
É possível notar o destaque que ela tinha naquela época, através de uma publicação da agência internacional de notícias chamada United Press International (UPI), de 12 de março de 2008, no qual dizia que ela tinha descoberto seu dom ainda na infância. Isso porque um dia antes, ela tinha concedido uma entrevista para a BBC dizendo que não conseguia se lembrar das previsões que fazia quando era jovem, e que sua família era bem reservada nesse aspecto. Ela tinha sido uma das pessoas entrevistadas durante a "British Trade and Travel Fair", uma feira britânica de comércio e turismo, que estava acontecendo naquela época no centro de exibições NEC (National Exhibition Centre) na cidade de Birmingham, evidentemente, na Inglaterra.

Entre os visitantes estava o ator Tony Robinson, que havia participado da comédia britânica chamada "The Black Adder", uma espécie de sitcom que teve cerca de quatro temporadas, sendo exibida entre 1983 e 1989. A notícia publicada pela BBC mencionou que ela tentou prever o futuro desse ator ao jogar três aspargos para o ar, sendo que ao caírem teriam formado o número quatro. Imediatamente ela disse que "as coisas estavam bem difícies para ele, e que ele deveria aproveitar uma oportunidade".

A notícia publicada pela BBC mencionou que ela tentou prever o futuro desse ator ao jogar três aspargos para o ar, sendo que ao caírem teriam formado o número quatro. Imediatamente ela disse que "as coisas estavam bem difícies para ele, e que ele deveria aproveitar uma oportunidade"
Jemima Packington disse que tinha ido ao "British Trade and Travel Fair" para ajudar a promover a região de Worcestershire, e sua tradição no cultivo de aspargos. Curiosamente, apesar de alegar que seu dom teria emergido na infância, ela disse que havia começado a prever o futuro "por acaso", alguns anos antes, depois que alguns talos de aspargos caíram no chão, e ela acabou fazendo uma previsão que se concretizou.

Segundo Jemima Packington, se dois aspargos aparecessem apontados na sua direção significava que "para obter o que deseja na vida, era necessário trabalhar por isso". Ainda de acordo com a BBC, a região de Worcestershire, mais especificamente o Vale de Evesham, produzia mais aspargos anualmente do que qualquer outro lugar do Reino Unido.

Ainda de acordo com a BBC, a região de Worcestershire, mais especificamente o Vale de Evesham, que possui o "Festival Britânico do Aspargo" desde 2008, produzia mais aspargos anualmente do que qualquer outro lugar do Reino Unido
Não iria demorar muito tempo para que Jamima Packington fosse consultada novamente pela imprensa britânica a respeito de seu poder de "prever o futuro". Dessa vez, aparentemente os temas que ela abordava era de cunho político, econômico e até mesmo esportivo, justamente as áreas que recebem mais destaque pelos tabloides britânicos. Foi a partir de dezembro de 2009, que Jamima iria se consolidar de vez perante a mídia britânica, muito embora ela já começasse a receber duras críticas devido ao seu processo de advinhação.

Em uma notícia publicada pelo site "The Daily Telegraph", em 29 de dezembro de 2009, Jemima Packington disse que a Inglaterra teria um péssimo desempenho na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e saíria na primeira ou na segunda rodada. Vale lembrar que a seleção inglesa não teve uma primeira fase muito boa, tendo empatado com os Estados Unidos no primeiro jogo (1 x 1), empatado com a Argélia na segunda partida (0 x 0) e vencido da Eslovênia (1 x 0). Nas oitavas-de-final, enfrentou a Alemanha, a qual perdeu pelo placar de 4 x 1. Entretanto, houve um lance polêmico, uma vez que ao final do primeiro tempo do jogo, com o placar de 2 x 1 para a Alemanha, um chute de Frank Lampard bateu no travessão e em seguida, no gramado, a 33 cm da linha do gol. O gol não foi validado por um erro de arbitragem. Os críticos de futebol afirmaram que este gol poderia ter modificado o resultado do jogo, uma vez o primeiro tempo terminaria com o placar de 2 x 2, e a seleção inglesa talvez entrasse com uma motivação diferente. Isso, é claro, Jamima não previu.

Em uma notícia publicada pelo site "The Daily Telegraph", em 29 de dezembro de 2009, Jemima Packington disse que a Inglaterra teria um péssimo desempenho na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e saíria na primeira ou na segunda rodada
Ela também disse que a Grã-Bretanha iria vivenciar uma intensa e prolongada onda de calor no verão, o que realmente aconteceu. Porém, vale lembrar que isso acontece praticamente todos os anos, basta lembrar do caos que ocorreu, por exemplo, em 2003. Outras previsões incluíam um possível problema de saúde ou até mesmo risco de morte envolvendo algum personalidade da monarquia britânica, assim como a possibilidade de vir à tona um novo relacionamento real. Vale lembrar, por exemplo, que o Príncipe William e Kate Middleton anunciaram que estavam prontos para passar o resto de suas vidas juntos em novembro de 2010. Porém, vale lembrar também que o casal se conheceu na faculdade e mantinha um relacionamento de 8 anos. Nessa linha do tempo publicada pelo jornal "O Globo" mostrava que já havia rumores sobre o relacionamento de ambos desde 2003, sendo toda a especulação ganhou força em 2006, 2008 e 2009. Resumindo? Qualquer pessoa que lesse os tabloides britânicos diariamente conseguiria prever que isso aconteceria.

Vale lembrar, por exemplo, que o Príncipe William e Kate Middleton anunciaram que estavam prontos para passar o resto de suas vidas juntos em novembro de 2010. Porém, vale lembrar também que o casal se conheceu na faculdade e mantinha um relacionamento de 8 anos. Nessa linha do tempo publicada pelo jornal "O Globo" mostrava que já havia rumores sobre o relacionamento de ambos desde 2003, sendo toda a especulação ganhou força em 2006, 2008 e 2009.
Jamima Packington também disse que o ator George Clooney e a atriz Helen Mirren ganhariam estatuetas do Oscar em 2010. Nesse ponto, Jamima Packington, talvez por não estar tão acostumada a prever situações fora do seu país, e não acessar constantemente sites de entretenimento norte-americanos, errou. O ator Jeff Bridges levou para casa a estatueta de melhor ator pelo filme "Coração Louco", e Sandra Bullock, de melhor atriz pelo seu papel em "Um Sonho Possível".

Jamima Packington também disse que o ator George Clooney e a atriz Helen Mirren ganhariam estatuetas do Oscar em 2010. Nesse ponto, Jamima Packington, talvez por não estar tão acostumada a prever situações fora do seu país, e não acessar constantemente sites de entretenimento norte-americanos, errou
Ainda em declaração ao "The Daily Telegraph" ela disse que os aspargos do Vale de Evesham ainda não estavam na época para serem colhidos, e que ele se recusava a utilizar quaisquer outros vegetais nesse sentido. Ela disse que havia feito suas previsões usando linguiças de espargos, algo que poderia explicar algumas ligeiras anomalias. O "The Daily Telegraph" ainda chegou a apontar, que até aquele momento, suas previsões tinham sido "corretas", visto que ela tinha identificado os nomes e a ordem dos participantes que seriam eliminados do Big Brother de 2008, a única vidente a fazer isso entre quatro clarividentes.

Curiosamente, ligeiramente se contradizendo em relação ao que havia falado para a BBC anteriormente, ela disse que começou a fazer previsões aos nove anos de idade, e começou a levar isso mais a sério quando ela tinha por volta de 20 e poucos anos, porque as pessoas queriam que saber dos seus futuros. Ao ser entrevistada pela BBC, Jamima Packington, disse que tinha por volta de 52 anos (atualmente divulgam que ela possui cerca de 61 anos), e que havia começado a prever o futuro "por acaso", "alguns anos antes", depois que alguns talos de aspargos caíram no chão, e ela acabou fazendo uma previsão que se concretizou. Nesse ponto é difícil entender quando o "dom" de Jamima realmente surgiu, ou seja, se foi mesmo na infância, quando tinha 20 e poucos anos, ou apenas alguns anos antes de sua entrevista para a BBC.

Jemima também mencionou que sua falecida tia-avó fazia a leitura folhas de chá (teimancia), e que durante um almoço ela derrubou alguns espagos no chão, e fez alguns comentários sobre a forma como eles caíram. Ela disse que sua família ficou em silêncio, e passaram a achar que o "dom" havia sido transmitido para ela a partir de sua tia, porque "qualquer coisa que ela falasse se tornava verdade".

Jemima também mencionou que sua falecida tia-avó fazia a leitura folhas de chá (teimancia), e que durante um almoço ela derrubou alguns espagos no chão, e fez alguns comentários sobre a forma como eles caíram
Em maio de 2010, Jamima Packington foi apresentada pelo péssimo tabloide britânico "Daily Express" como uma senhora divorciada e mãe de dois filhos que já eram adultos. Ela deu a seguinte declaração: "Quando eu tinha mais ou menos oito anos, fiz a minha primeira previsão após ter deixado cair alguns espargos no chão da cozinha durante um almoço em família. O padrão que os talos formaram parecia fazer algum tipo de sentido estranho para mim e, assim como alguém poderia usar cartas ou runas para interpretar os eventos futuros, eu me vi fazendo uma previsão".

Jamima disse que sua mãe falava que o "dom" de sua tia-avó havia pulado uma geração e se manifestado nela. Ela também disse que sua família sempre foi muito compreensiva, e que ela tinha plena consciência de que ser uma "aspargomante" era motivo de "entretenimento", mas que isso era algo com que ela podia viver. Ela mesma respondeu a uma simples e evidente pergunta: "Por que usar aspagos nas previsões?". Segundo Jamima, os aspargos tinham a escolhido como médium. Ela disse que tentou usar outros legumes, mas que simplesmente não funcionou para ela. Aliás, ela não conhecia mais ninguém que usasse frutas ou legumes nesse sentido, e que seus filhos não apresentavam nenhum sinal de aspargomancia. Então, ela acreditava que seu "dom" pulasse algumas gerações. Para finalizar ela disse que adorava comer aspargos. Ela fazia suas previsões e, em seguida, os lavava para cozinhá-los ou comê-los ainda crus em saladas com vinagrete, e um pouco de tomilho e cerefólio.

O Festival Britânico do Aspargo e a Consolidação da Presença de Jamima Packington na Mídia Britânica


Jamima Packington acabou sendo uma das convidadas do "British Asparagus Festival", do Vale de Evesham, em 2011, onde ela fez mais algumas previsões para aquele ano, todas de forma genérica e altamente previsíveis caso alguém estivesse bem informado nos temas mencionados por ela. Curiosamente, o festival é realizado anualmente (entre o fim de abril e o fim de junho), desde 2008, ano em que Jamima começou a despontar na mídia britânica, e promover os aspargos do Vale de Evesham.

Jamima Packington acabou sendo uma das convidadas do "British Asparagus Festival", do Vale de Evesham, em 2011, onde ela fez mais algumas previsões para aquele ano, todas de forma genérica e altamente previsíveis caso alguém estivesse bem informado nos temas mencionados por ela
Curiosamente, o festival é realizado anualmente (entre o fim de abril e o fim de junho), desde 2008, ano em que Jamima começou a despontar na mídia britânica, e promover os aspargos do Vale de Evesham
Esse número de "incríveis acertos" de Jamima despertou mais uma vez a atenção dos tabloides britânicos, visto que a agência de notícias SWNS (lembrando que comentamos anteriormente sobre a reputação questionável dessa agência) alimentou substancialmente os mesmos com mais informações, fotos e vídeos sobre ela.  Assim sendo ela acabou ganhou um maior destaque no britânico Daily Mail, no início de 2012, fazendo novamente algumas outras previsões para aquele ano, assim como fornecendo maiores detalhes sobre seu método de advinhação. Confira um vídeo de apresentação de Jamima Packington, que foi publicado no canal da SWNS, no YouTube, no dia 18 de janeiro de 2012:



Para o ano de 2012, por exemplo, ela previa dois gestações (em termos de gravidez) na família real britânica, uma mudança de liderança em um dos principais partidos políticos do Reino Unido, o colapso do euro, a morte de uma importante figura no Reino Unido, e o sucesso britânico nas Olimpíadas. É importante dizer mais um vez que todas as previsões de Jamima eram extramemente simples de se fazer caso alguém estivesse atento ao cenário econômico, político e esportivo. Erros, é claro, são naturais, mas não é preciso jogar aspargos para o alto ou ser qualquer vidente para dizer o que ela vinha citando na mídia. Além disso ela previa que "diversas celebridades se assumiriam como homossexuais", e que naquele ano aconteceria um referendo sobre a separação da Escócia.

Jamima também especificou como fazia suas previsões. Ela disse que ao fazer a leitura sobre os Jogos Olímpicos de 2012, ela jogou os aspargos e os talos caíram em formato de Sol. Os talos permaneceram fortes e intactos, assim sendo ela interpretou isso como um período de bonança e bom desempenho dos atletas. Diferentemente de quando ela fez a leitura da participação da Inglaterra na Euro 2012, visto que talos mais velhos apontaram para cima e muitos perderam seus esporos. Segundo Jamima, isso era um sinal que os jogadores mais experientes seriam favorecidos, deixando de lado os jogadores mais novos, ou seja, a Inglaterra não seria bem sucedida naquela competição.

Jamima também especificou como fazia suas previsões. Ela disse que ao fazer a leitura sobre os Jogos Olímpicos de 2012, ela jogou os aspargos e os talos caíram em formato de Sol. Os talos permaneceram fortes e intactos, assim sendo ela interpretou isso como um período de bonança e bom desempenho dos atletas
Em relação aos anúncios da realeza britânica, ela disse que seus aspargos caíram em formato de coroa, sendo que dois talos menores estavam apontando para essa coroa indicando dois visitantes. Isso queria dizer, portanto, duas gravidezes (é um plural estranho, mas está correto, acreditem). Quando ela pediu para que os apargos mostrassem o que aconteceria com a crise financeira do euro, um dos vegetais quebrou ao meio. De acordo com Jamima, quando um talo quebra ao meio seria equivalente a carta da morte no tarô. Isso não seria algo necessariamente ruim, porque indicava uma "separação de caminhos".

Jamima Packington continuou aparecendo nos tabloides britânicos nos anos seguintes, ou seja, em 2013 (prevendo o desligamento da Grécia da zona do euro, acompanhado de Portugal e Espanha, e um outro tsunami na Ásia, eventos que não aconteceram, exceto um tsunami nas Ilhas Salomão, mas de qualquer forma em uma região onde se esperava que algo assim acontecesse diante do que o mundo viu em 2011, no Japão), em 2014 (prevendo um novo fracasso da Inglaterra na Copa do Mundo, o que já era previsível, e que os conflitos no Oriente Médio iriam se intensificar, algo que é esperado diante de um região caótica nesse aspecto), e no início de 2015 (prevendo que uma grande tempestade traria caos e miséria para a Grã-Bretanha, que a família real se envolveria em escândalos, que o preço do petróleo iria subir, e que o mundo do futebol seria marcado por escândalos também). Enfim, acho que nem preciso comentar sobre as "previsões" de Jamima, não é mesmo?

Quando ela pediu para que os apargos mostrassem o que aconteceria com a crise financeira do euro, um dos vegetais quebrou ao meio. De acordo com Jamima, quando um talo quebra ao meio seria equivalente a carta da morte no tarô. Isso não seria algo necessariamente ruim, porque indicava uma "separação de caminhos"
A vidente mais inusitada do Reino Unido acabou ganhando destaque da TV, no Reino Unido, no início do ano passado quando ela apareceu em um programa matinal chamado "The Morning" da ITV, uma das maiores emissoras de televisão do Reino Unido, para mostrar o seu "dom", fazendo os telespectadores "choraram de dar risada". E olha que essas não são as minhas palavras, mas da notícia publicada pelo "Daily Mail", no dia 20 de janeiro de 2016. Confira também a participação dela no programa da ITV, em um vídeo publicado no próprio canal da emissora, no YouTube, naquele mesmo dia:
 


Ao ser questionada como tudo aquilo funcionava, Jamima disse que vegetais capturavam as vibrações de quaisquer pessoas, e que felizmente a temporada de aspargos tinha sido ampliada, visto que ela preferia trabalhar os vegetais local. De qualquer forma, ela também podia fazer suas previsões com aspargos importados.

Talvez, diante das câmeras e sendo televisionada para todo o país, ela tenha ficado com receio de dizer que também já usou linguiças de aspargos para fazer suas previsões, mas as pessoas geralmente têm memória curta, e se ela não mencionasse, quem iria lembrar, não é mesmo? De qualquer forma, toda aquela situação, um tanto quanto embaraçosa, provocou um frenesi nas redes sociais de pessoas que viram a prática de Jamima mais como diversão do que propriamente "vidência".

Ao ser questionada como tudo aquilo funcionava, Jamima disse que vegetais capturavam as vibrações de quaisquer pessoas, e que felizmente a temporada de aspargos tinha sido ampliada, visto que ela preferia trabalhar os vegetais local. De qualquer forma, ela também podia fazer suas previsões com aspargos importados
Durante o tempo que esteve no ar, Jamima Packington previu, por exemplo, que o programa "The Morning" ganharia o prêmio na categoria "Live Magazine Show" na cerimônia do National Television Awards (NTA), que ocorreria naquela noite, algo que era basicamente esperado, e que de fato aconteceu. Ela também disse que Mad Max seria o grande vencedor do Oscar de 2016, algo que também já era esperado, e que Adele ganharia o prêmio de melhor álbum britânico no Brit Awards do ano passado, algo que também aconteceu e mais uma vez esperado.

Enfim, como vocês podem perceber, sempre fizeram perguntas bem genéricas, basicamente apontando pouquíssimas possibilidades diante de um resultado praticamente esperado, de acordo com as próprias previsões de sites de notícias, que não precisaram usar aspargos para isso.

Durante o tempo que esteve no ar, Jamima Packington previu, por exemplo, que o programa "The Morning" ganharia o prêmio na categoria "Live Magazine Show" na cerimônia do National Television Awards (NTA), que ocorreria naquela noite, algo que era basicamente esperado, e que de fato aconteceu.
Esse ano, como não poderia deixar de ser, não foi diferente. O site do tabloide Daily Mirror recentemente deu destaque a Jamima Packington e suas previsões. Em uma notícia publicada ontem (9), Jamima foi nomeada extraoficialmente (praticamente apelidada) como "Embaixadora do Vale Gras" (ou seja, do Vale de Evesham), muito embora morasse há algum tempo na cidade de Bath, no condado de Somerset, pouco mais de 160 km de distância a sudoeste de Worcestershire (ou cerca de 2h de carro). Ela também mencionou que atendia até 50 pessoas por dia durante o Festival Britânico do Aspargo.

Confira abaixo algumas das previsões de Jamima Packington para 2017:
  • Os Estados Unidos serão vistos como párias sob a presidência de Donald Trump;
  • O Brexit prosseguirá apesar dos esforços daqueles que desejam impedir isso;
  • Outros países da União Europeia seguirão o exemplo do Reino Unido, e solicitarão a retirada da União Europeia;
  • Tempos difíceis para a Família Real Britânica;
  • Muitas outras histórias de escândalos esportivos irão surgir diante da perda de prestígio de importantes figuras altamente respeitadas;
  • A atmosfera política de certos países da União Europeia irá mudar com a deposição de diversos líderes proeminentes;
  • Haverá turbulência política dentro dos partidos de oposição no Reino Unido;
  • Será realizada uma grande revisão do sistema educacional do Reino Unido.
Será que realmente é necessário ser vidente para saber que algumas coisas que ela está "prevendo" pode acontecer? Não é preciso ser cientista econômico e político para saber disso, basta ler jornais, revistas, acompanhar as notícias internacionaism e ler constantemente sites especializados nesses assuntos. A verdade é que ninguém até hoje fez perguntas realmente relevantes e extremamente específicas para desafiar o "dom" preminotório dela. E isso é um assunto para os meus comentários finais.

Comentários Finais


Sinceramente, soa bem cruel chamar Jamima Packington de charlatã. Afinal, como não ter empatia por uma senhora de cabelos grisalhos, que tem idade para ser nossa mãe ou nossa avó? Como não notar sua alegria e seu sorriso ao jogar aspargos ao vento para poder prever o futuro de pobres mortais, que têm medo do que pode acontecer com suas vidas e famílias? Como não compreender o que ela vem fazendo há anos, quando muitas pessoas fazem o mesmo com runas, conchas e os mais diversos elementos? Aliás, qual a diferença caso ela utilizasse cenouras, tomates, beterrabas, batatas, ou então pedras supostamente mágicas extraídas de regiões "altamente energéticas" ao redor do mundo? Como posso chamá-la de charlatã, quando milhares de outras pessoas fazem o mesmo que ela, se adornando com colares, pulseiras, roupas de cores e tecidos específicos, e cobrando grandes valores de pessoas e empresários, que muitas vezes estão desesperados, e buscam respostas em "outros mundos" para suas próprias crises meramente humanas? Como posso dizer que ela está errada, quando no passado já tivemos até mesmo pessoas que diziam ser capazes de prever o futuro ao analisar as nádegas de outras pessoas? Pior que eu nem estou brincando, visto que esse último "método" foi divulgado pela agência de notícias Reuters, em 2002.

Nesse momento, é claro, você pode se perguntar: Existe algum método de adivinhação confiável? Bem, a resposta é um sonoro "não". Tudo vai depender, como sempre, da sua crença, que pode ser impulsionada pela falta de informação que você tenha sobre determinados assuntos. A diferença é que Jamima Packington com certeza é bem inteligente e acompanha diariamente os noticiários. Uma vez que ela sabe o estilo de perguntas que geralmente fazem para ela sobre o futuro do país, celebridades, premiações e a situação política-econômica internacional, fica extremamente fácil de prever, com uma pequena margem de erro, o que pode acontecer. Ao contrário de muitas pessoas que não sabem sequer falar o próprio idioma e aparentam não ter nenhuma ou pouquíssima instrução em relação ao que pregam ou acreditam ser verdade, Jemima é inteligente, bem articulada e aprendeu a se aproveitar da indústria do paranormal no Reino Unido. Aliás, ela virou uma especial de porta-voz anual do "Festival Britânico do Aspargo", que independente de qualquer coisa, com certeza deve gerar riqueza, emprego e prosperidade para a antiga região onde morava, em Worcestershire. Apesar de não ter sido divulgado o valor que ela cobra para fazer tais premonições para alguém (se é que ela realmente cobra pelo serviço), é passível de imaginar que ela obtenha alguma vantagem financeira nesse aspecto. É justamente nesse ponto que mora o perigo.

Quanto vale a sua fé? Quanto dinheiro você seria capaz de gastar para saber o que irá acontecer amanhã, daqui uma semana, um mês, um ano ou nas próximas décadas? A dúvida sobre nós mesmos, ou seja, sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos, são os pontos mais explorados por aqueles que julgam ser capazes de prever o futuro. Diante de tantos medos, incertezas, crises de ética e caráter de nossos semelhantes e governantes, as pessoas tendem a apelar para deuses e verdadeiros jogos de azar. Se alguém estiver mais fragilizado em relação a si mesmo, passa a ser mais vulnerável a pagar quantias absurdas em prol de dias melhores. A curiosidade que temos em tentar descobrir o que nos espera também afeta aqueles que possuem uma boa segurança e reserva financeira, afinal não é incomum vermos predações nesse sentido até mesmo em governos aparentemente sólidos, como aconteceu na Coreia do Sul, no ano passado. A questão é que a exploração da fé humana não é uma novidade, isso acontece há séculos e ironicamente jamais terá uma previsão de quando irá diminuir, visto que cada vez menos as pessoas buscam entender o que realmente está sendo previsto e como essas previsões são geradas. Em um mundo de dúvidas e fragilidades, de carne e de osso, qualquer um que jogue qualquer coisa para cima e que tenha um pouco mais de informação, pode se tornar rei.

Até a próxima, AssombradOs.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://kernelmag.dailydot.com/features/report/8735/predicting-the-future-with-asparagus/
http://metro.co.uk/2016/12/31/psychic-who-predicts-the-future-using-asparagus-reveals-her-forecast-for-2017-6354047/
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/hereford/worcs/7290920.stm
http://oglobo.globo.com/mundo/veja-linha-do-tempo-do-relaciomento-do-principe-william-com-kate-middleton-2924485
http://www.britishasparagusfestival.org/about/meet-the-asparamancer/
http://www.dailymail.co.uk/femail/article-3408479/Woman-claims-predict-future-ASPARAGUS-leaves-Morning-hosts-baffled.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2088403/Fortune-teller-Jemima-Packington-Made-successful-Royal-predictions-using-ASPARAGUS.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2256584/Fortune-teller-predicts-future-using-ASPARAGUS-foresees-trouble-ahead-2013.html
http://www.express.co.uk/expressyourself/177473/Asparagus-can-predict-your-future
http://www.metoffice.gov.uk/learning/learn-about-the-weather/weather-phenomena/case-studies/heatwave
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/fortune-teller-who-uses-asparagus-9591184
http://www.telegraph.co.uk/food-and-drink/features/mystic-veg-meet-the-woman-who-tells-the-future-from-asparagus/
http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/6900002/Mystic-makes-2010-predictions-using-asparagus.html
http://www.upi.com/Woman-foretells-future-with-asparagus/83581205340415/
http://www.worcesternews.co.uk/news/11695944.The_world_s_only_asparamancer_tells_us_what_s_in_store_for_2015/?ref=mr
http://www.worcesternews.co.uk/news/14196322.Former_Pershore_asparamancer_makes_her_global_predictions_for_2016/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inglaterra_na_Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_2010
https://twitter.com/asparamancer?lang=en
https://web.archive.org/web/20080603013155/http://www.local6.com/news/1563775/detail.html
Comentários