19 de dezembro de 2016

Uma Estátua de Jesus Cristo Teria Realmente Movimentado a Cabeça Durante uma Procissão Religiosa no México?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Se não me falha a memória, em agosto desse ano trouxemos uma notícia muito interessante sobre uma estátua de Jesus Cristo, que supostamente "teria aberto os olhos" na Catedral de Saltillo, no México. Na época, o caso tinha sido divulgado por um site em espanhol chamado Adimensional, que seria "dedicado à pesquisa de casos incomuns e paranormais". Para sustentar o material apresentado, que na verdade era um vídeo de alguns poucos segundos, Iván Escamilla, proprietário desse mesmo site, mencionou que cerca de 20 especialistas em fenômenos paranormais, sacerdotes, escultores, editores e especialistas em efeitos especiais tinham analisado o vídeo, e que não tinham encontrado nenhum indício de manipulação digital. Contudo, as alegações de Ivan sucumbiram diante de uma matéria bem completa, onde fizemos questão de mostrar toda a realidade por trás daquela história, ou seja, o vídeo não passava de manipulação digital (leia mais: Será Verdade que a "Estátua de Jesus Cristo Abriu os Olhos" na Catedral de Santiago, em Saltillo, no México?). Como vocês devem imaginar, apesar de não ser muito simples abordar assuntos religiosos ou que tenham alguma conotação religiosa implícita, independentemente da crença, não deixamos de trazer a notícia ou o caso em questão para vocês. Nosso compromisso, acima de tudo, é fornecer uma informação com credibilidade e qualidade para todos aqueles que nos acompanham.

Não demorou muito tempo até que um caso "semelhante" surgisse na imprensa internacional. Dessa vez o caso envolvia um outro vídeo, também de curta duração, onde supostamente estava sendo filmado o "corpo de uma criança santa, que teria morrido há 300 anos". Essa "criança" teria aberto os olhos na Catedral de Guadalajara, coincidentemente ou não, também no México. Assim sendo, fizemos uma outra matéria bem completa contando todos os detalhes sobre esse caso. Foi através dessa matéria, que mostramos que tudo indicava que a "Santa Inocência" de Guadalajara não se tratava de um corpo embalsamado de uma menina mexicana. Muito provavelmente, também não estaríamos diante da representação de uma mártir em cera, e mesmo que estivéssemos, não seria a "ossada" de alguém que teria morrido há 300 anos, visto que os ossos da mão provavelmente seriam datados da época das primeiras perseguições aos cristãos pelo Império Romano, ou seja, muito antes do século V. Resumindo, o vídeo não passava de manipulação digital, a exemplo do que aconteceu no caso anterior envolvendo a estátua de Jesus Cristo, da Catedral de Santiago (leia mais: Será Verdade que os Olhos do "Corpo Embalsamado de uma Criança" Teriam Aberto Após 300 Anos, na Catedral de Guadalajara, no México?).

Considerando que estamos em uma época de comemorações e festividades religiosas, principalmente em relação ao Catolicismo, não seria de se estranhar que os tabloides britânicos propagassem mais um caso envolvendo "estranhos movimentos" de estátuas religiosas. Dessa vez, o caso envolve uma "estátua de Jesus Cristo" que teria movimentado a cabeça durante uma procissão religiosa. Conseguem adivinhar o país onde estava acontecendo esse evento? Novamente, o México! As informações publicadas foram bem desencontradas e sensacionalistas, então resolvemos abordar esse caso para mostrar um pouco da realidade por trás do assunto. Nesse ponto vocês devem estar imaginando que deve haver alguma espécie de manipulação digital, assim como os demais casos, não é mesmo? Contudo, vocês ficarão surpresos em saber que não há qualquer tipo de "montagem" no vídeo que iremos mostrar. Isso não quer dizer, no entanto, que por ser um vídeo autêntico, haja algo de sobrenatural no mesmo. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Entenda o Caso: A Péssima e Confusa Divulgação por Parte dos Tabloides Britânicos


De acordo com o britânico Daily Mail (DM), uma estátua de Jesus Cristo foi vista aparentemente movendo sua cabeça durante uma procissão católica, levando algumas pessoas a acreditarem que era um sinal divino. Porém, muitas pessoas argumentaram que a filmagem, que teria sido supostamente realizada em Saltillo, no nordeste do México (o que não é verdade), era tão somente uma farsa ou uma ilusão de ótica. Segundo o DM, o vídeo tinha sido gravado em junho do ano passado, mas tinha viralizado recentemente após ser compartilhado no YouTube. Confira esse vídeo em questão, que possui apenas 37 segundos:



Ainda de acordo com o DM, o movimento poderia ter sido causado pelo vento ou interferência humana, mas isso não ficava claro. Comentários de céticos apontavam que parecia haver uma mão se movendo debaixo da túnica da estátua antes que o movimento acontecesse. Para completar, foi mencionado que era comum que a Igreja não confirmasse uma série de reivindicações de milagres.

De acordo com o britânico Daily Mail (DM), uma estátua de Jesus Cristo foi vista aparentemente movendo sua cabeça durante uma procissão católica, levando algumas pessoas a acreditarem que era um sinal divino
Ainda de acordo com o DM, o movimento poderia ter sido causado pelo vento ou interferência humana, mas isso não ficava claro. Comentários de céticos apontavam que parecia haver uma mão se movendo debaixo da túnica da estátua antes que o movimento acontecesse
Já o Daily Mirror (Mirror), inicialmente disse que o vídeo tinha surgido poucos meses após daquele caso da estátua de Jesus Cristo, que teria aberto os olhos, na Catedral de Santiago, em Saltillo, no México. No entanto, a responsável por escrever o péssimo texto que foi publicado disse que não estava claro onde o vídeo tinha sido gravado, e passou metade do texto falando sobre o caso "anterior". Posteriormente, foi corrigida uma das informações dizendo que o vídeo havia sido gravado em 2014, e publicado no canal de um usuário do YouTube chamado Erick García.

Já o Daily Mirror (Mirror), inicialmente disse que o vídeo tinha surgido poucos meses após daquele caso da estátua de Jesus Cristo, que teria aberto os olhos, na Catedral de Santiago, em Saltillo, no México
O sempre polêmico Daily Star (DS), que talvez seja historicamente um dos piores tabloides britânicos ao lado do "The Sun" e do "Daily Express", mencionou que essa filmagem veio à tona justamente depois que um vídeo impressionante revelou o lugar de nascimento de Jesus. Os "cientistas teriam aberto o que acreditavam ter sido o túmulo de Jesus depois de cinco séculos, e revelaram seus segredos".

Resumindo? Estivemos diante de uma série de informações desencontradas, confusas e de cunho visivelmente sensacionalistas. Uma verdadeira aula de como não se deve transmitir uma informação ao leitores. Aliás, muitos parecem nem mesmo se importar com a veracidade ou não da informação, visto que cada tabloide vem conseguindo mais de 1.000 compartilhamentos (cada um deles, sendo esse um índice razoável para os padrões britânicos diga-se de passagem), desde que as notícias foram publicadas no último sábado (17).

É importante dizer que não é incomum encontrarmos vídeos de estátuas supostamente realizando movimentos "aleatórios", principalmente no YouTube, visto que temos dezenas de casos em que as estátuas ou imagens sacras supostamente "abrem os olhos" ou "movimentam a cabeça". Isso para não mencionar tantas outras imagens que dizem que "choram sangue" ou derramam "lágrimas de azeite". O objetivo não é duvidar ou questionar a crença das pessoas, muito pelo contrário, sempre escrevi notícias e matérias de cunho religioso da forma mais respeitosa, informativa e imparcial possível. Porém, não posso me abster em revelar a verdade quando ela existe para ser contada. E nesse caso, ela é bem interessante.

Uma Dose de Realidade em Relação a Estátua de Jesus Cristo que Teria "Movimentado a Cabeça", no México


Como sempre costumo dizer, sempre desconfie de alguém que traz uma informação para vocês e aponta que ela seja verdadeira baseada apenas em textos publicados por tabloides britânicos e em supostas declarações de "especialistas", "ex-astronautas da NASA", "ex-militares", entre outros. Existe muita distorção e má-interpretação do que é divulgado, e sem uma pesquisa séria sobre o assunto, infelizmente e invariavelmente você estará sendo enganado. Nesse caso, por exemplo, o vídeo do usuário Erick García foi publicado em 17 de abril de 2014, e já conta com mais de 1.700.000 visualizações. Porém, esse volume de acessos foi obtido com o tempo e não apenas recentemente.

Nesse caso, por exemplo, o vídeo do usuário Erick García foi publicado em 17 de abril de 2014,
e já conta com mais de 1.700.000 visualizações
Apesar do Erick García não ter mencionado quando ou onde esse vídeo foi gravado, isso não quer dizer que seja impossível descobrir. É possível notar que todos os vídeos publicados em seu canal são relacionados ao México, sendo que absoluta maioria aparenta ser de sua própria autoria e relacionada a queima de fogos em diversas cidades mexicanas.

É possível notar que todos os vídeos publicados em seu canal são relacionados ao México, sendo que absoluta maioria aparenta ser de sua própria autoria e relacionada a queima de fogos em diversas cidades mexicanas
Considerando que a Páscoa em 2014 foi celebrada no dia 20 de abril, e em 2013 foi celebrada em 29 de março, muito provavelmente a procissão religiosa estaria relacionada a morte e ressurreição de Jesus Cristo, algo que é reforçado diante de sua imagem segurando uma cruz em suas costas.

Continuando nossa pequena investigação, um usuário chamado Juan Carlos disse em um comentário há cerca de 4 meses, nesse mesmo vídeo, que conhecia essa estátua e que a mesma estaria localizada na Paróquia da Imaculada Conceição, no município de Ozumba, no México. Além disso, ele revelou um interessante detalhe: a imagem teria um sistema que permitia que esses movimentos fossem feitos.

Continuando nossa pequena investigação, um usuário chamado Juan Carlos, disse em um comentário desse vídeo, que conhecia essa estátua, e que a mesma estaria localizada na Paróquia da Imaculada Conceição, da cidade de Ozumba, no México
Será que o usuário Juan Carlos tinha razão em seu comentário, e esse "mistério" seria finalmente solucionado após tanto tempo e tantas informações desencontradas por parte dos tabloides britânicos? Bem, nada melhor do que perguntar a alguém da Paróquia da Imaculada Conceição de Ozumba, não é mesmo?

A Confirmação por Parte da Paróquia da Imaculada Conceição de Ozumba, no México


Para quem não conhece, Ozumba é um povoado (Ozumba de Alzate) e um município mexicano (Ozumba) localizado a 70 km a sudeste da Cidade do México, e que segundo o último censo realizado em 2010 o povoado contava com cerca de 15.717 habitantes, sendo que o município contava com pouco mais de 27 mil habitantes. O nome Ozumba vem do idioma Nahuatl (parte da famílias de línguas uto-astecas), que significa "sobre os córregos de água". Já o "de Alzate" foi adicionado ao nome do povoado em homenagem ao filósofo, naturalista e botânico José Antonio Alzate e Ramírez Santillana, que nasceu na região.

Imagem do Google Maps mostrando a localização do município de Ozumba, no México
Para quem não conhece, Ozumba é um povoado (Ozumba de Alzate) e um município mexicano (Ozumba) localizado a 70 km a sudeste da Cidade do México, e que segundo o último censo realizado em 2010 o povoado contava com cerca de 15.717 habitantes, sendo que o município contava com pouco mais de 27 mil habitantes
A cidade está localizada na rodovia federal 115, e faz parte da "Rota do Vulcão" (uma espécie de promoção turística por parte do Estado do México), que inclui os municípios de Chalco, Tlalmanalco, Amecameca e Nepantla. De vez em quando o povoado e o município sofrem com as cinzas e os pequenos terremotos provocados pelo vulcão Popocatépetl.

Ozumba é uma das 20 comunidades próximas ao vulcão, que estão sujeitas a procedimentos de evacuação de emergência em caso de erupção. Aliás, é próprio vulcão Popocatépetl, que aparece ao fundo de diversas fotografias da Paróquia da Imaculada Conceição.

Ozumba é uma das 20 comunidades próximas ao vulcão, que estão sujeitas a procedimentos de evacuação de emergência em caso de erupção. Aliás, é próprio vulcão Popocatépetl, que aparece ao fundo de diversas fotografias da Paróquia da Imaculada Conceição
Por falar nela, o principal destaque da região é justamente a Paróquia Imaculada Conceição, que começou como um mosteiro franciscano no século XVI. A entrada para a área do claustro contém murais relacionados com os primeiros esforços de evangelização desta ordem, e incluem cenas como Hernán Cortés saudando os primeiros missionários franciscanos no México, o martírio de alguns dos primeiros jovens convertidos ao Cristianismo e até mesmo uma cena onde os monges estão flagelando Cortés.

Aliás, tão somente a entrada lateral e as colunas da igreja datam do século XVI. O restante, incluindo a igreja, datam do século XVII ao início do século XVIII. Essa última construção foi devido à condição dilapidada da igreja original, que foi reconstruída a partir de 1696. A torre foi construída em 1717 pelos arquitetos Juan Perez e Juan Ventura.

Aliás, tão somente a entrada lateral e as colunas da igreja datam do século XVI. O restante, incluindo a igreja, datam do século XVII ao início do século XVIII. Essa última construção foi devido à condição dilapidada da igreja original, que foi reconstruída a partir de 1696
O retábulo principal (estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo) cobre completamente a parede atrás do altar principal. No centro do retábulo existe uma imagem da Imaculada Conceição, cercada por imagens dos santos associados à vida da Virgem Maria, além de frades franciscanos assim como Antônio de Pádua, Diego de Alcalá, Francisco de Assis e Bernardino de Siena e outros, como São Domingos e Agostinho de Hipona.

Entretanto, as esculturas de Santa Cecilia e do Rei Davi, que deveriam constar nesse retábulo não existem mais devido a ação de criminosos, que infelizmente fazem de tudo para roubar imagens sacras e obras de artes dessa e das outras igrejas da região. Vale ressaltar também que essa igreja possui um retábulo dedicado a Paixão de Cristo, que começou a ser construído em 1741 e foi finalizado em 1746. No retábulo costumava haver cerca de 7 arcanjos, porém apenas 2 permanecem na igreja, e vocês já podem imaginar o motivo.

No centro do retábulo existe uma imagem da Imaculada Conceição, cercada por imagens dos santos associados à vida da Virgem Maria. ale ressaltar também que essa igreja possui um retábulo dedicado a Paixão de Cristo, que começou a ser construído em 1741 e foi finalizado em 1746
Apesar de termos alongado um pouco essa parte, acredito que seria injusto que vocês não conhecessem um pouco mais sobre essa região do México, assim como da Paróquia da Imaculada Conceição. O blog AssombradO não deve ser visto apenas um blog que tenta buscar a veracidade das informações que são divulgadas, mas uma fonte na qual você sempre sairá bem informado, independentemente do assunto. E foi justamente por isso que entramos em contato com essa paróquia na tarde de ontem (18), para perguntar se essa imagem de Jesus Cristo era uma estátua que constava no acervo da mesma, e a realidade por trás dela.

Como resposta, fomos informados que o nome da imagem era "Señor de las Tres Caídas" (também conhecida como "Cristo de las Tres Caídas"), que a mesma pertencia ao acervo da Paróquia da Imaculada Conceição, e que a estátua, por assim dizer, é realmente articulada! Resumindo, o vídeo é autêntico. Não há manipulação digital, porém não existe nada de sobrenatural em toda essa história.

Como resposta, fomos informados que o nome da imagem era "Señor de las Tres Caídas" (também conhecida como "Cristo de las Tres Caídas"), que a mesma pertencia ao acervo da Paróquia da Imaculada Conceição, e que a estátua, por assim dizer, é realmente articulada
O que vemos no vídeo é uma imagem de Jesus de Nazaré com a cruz em suas costas, e retrata justamente o momento de sua terceira queda durante o chamado Caminho do Calvário. Existem, é claro, diversas estátuas semelhantes ao redor do mundo, e talvez a mais famosa seja a imagem que se encontra na Capela dos Marinheiros, em Sevilha, na Espanha. Porém, a diferença é que a estátua de Ozumba é articulada, ou seja, a cabeça, e demais partes são móveis e podem mudar de posição a critério da pessoa que esteja a carregando durante uma procissão.

Não acredita? Bem, saiba também que o vídeo publicado no canal do Erick do García é apenas um pequeno trecho da Via Crúcis de 2013, que foi publicado no canal Ozumba De Alzate, em 29 de março de 2013, no YouTube (assista a partir de 1:44):



Nesse ponto é interessante ressaltar, que o culto aos santos ou outros personagens divinos, através da chamada "iconografia escultórica", existe desde Antiguidade e nas principais religiões do mundo, sendo que recebeu um grande incentivo dentro da Igreja Católica após a realização do Concílio de Trento, que confirmou essa prática como válida para a multiplicação da fé. O propósito das imagens seria inflamar os sentidos dos fiéis, atuando como pontes entre o devoto e o ser divinizado que as representam. Assim sendo, poderia se estabelecer alguma espécie de comunicação com o retratado e deste receber graças por intermédio de sua imagem. Por isso muitas pessoas têm o hábito de rezarem em frente as estátuas.

Existem, é claro, diversas estátuas semelhantes ao redor do mundo,
e talvez a mais famosa seja a estátua (na foto) que se encontra na Capela dos Marinheiros, em Sevilha, na Espanha
As esculturas sempre fizeram parte de um conjunto de instrumentos utilizados pela Igreja Católica para invocar emoções específicas nos fiéis e levá-los à meditação espiritual. Porém, em um determinado momento, houve uma espécie de aprimoramento com o objetivo de criar uma ilusão ainda maior de realidade, em uma concepção verdadeiramente teatral, que foi sistematizada pelo jesuíta Francisco Lang (1645-1725). Algumas imagens passaram a ser construídas com membros articulados para que pudessem assumir uma gestualidade eficiente e evocativa, variável de acordo com o progresso da ação cênica. Elas também recebiam roupas que imitassem as de pessoas vivas, uma pintura que assemelhasse a carne humana e, para efeitos de maior ilusão, seus olhos poderiam ser de vidro ou cristal. Além disso, o cabelo poderia ser natural, as lágrimas de resina brilhante, e os dentes e unhas, por exemplo, de marfim ou osso.

E aqui vai uma curiosidade, muitas vezes para aliviar o peso do conjunto a ser utilizado, as imagens eram entalhadas apenas parcialmente, com acabamento somente nas partes que deveriam ser vistas pelo público, como as mãos, a cabeça ou os pés, e o restante do corpo consistia em uma simples estrutura de ripas ou armação oca coberta pelas roupas de tecido. Interessante, não é mesmo? A imagem do "Señor de las Tres Caídas" de Ozumba, por exemplo, segue essa mesma linha.

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Ozumba, no México, nos disse que enviaria mais detalhes sobre a história dessa imagem, assim como mais fotos para que pudéssemos mostrar a vocês, mas até o momento do fechamento dessa postagem (as 19h10) não recebemos nenhum material. De qualquer forma, caso mais detalhes e novas fotos sejam enviadas para nós, faremos uma atualização nessa mesma postagem, combinado? Enfim, esperamos que vocês tenham gostado das informações que fornecemos e também de descobrir que nem todo caso é necessariamente mentira ou manipulação digital. Alguns casos realmente são verdadeiros, mas não é por isso que devem ser considerados tão misteriosos ou sobrenaturais assim.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://cronista-municipal-ozumba.blogspot.com.br/2010/08/parroquia-de-la-inmaculada-concepcion.html
http://www.coasttocoastam.com/article/watch-jesus-statue-lifts-its-head
http://www.dailymail.co.uk/news/article-4043320/Jesus-statue-appears-head-weird-footage-filmed-Catholic-procession-Mexico.html
http://www.dailystar.co.uk/news/latest-news/571037/Jesus-Christ-statue-moves-head-Catholic-pilgrimage-parade
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/spooky-footage-captures-jesus-statue-9472029
https://en.wikipedia.org/wiki/Ozumba
https://es.wikipedia.org/wiki/Cristo_de_las_Tres_Caídas_(Sevilla)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estátua_de_roca
https://www.aciprensa.com/noticias/hoy-tradicionalmente-se-celebra-a-santa-maria-de-la-o-la-virgen-de-la-espera-47572/
https://www.facebook.com/parroquiainmaculada.concepcionozumba/
https://www.youtube.com/watch?v=P-IgP4MbVPU
Comentários