23 de novembro de 2016

Um Suposto "Yeti" ou "Pé-Grande" Teria Sido Filmado Atravessando uma Estrada na República da Basquíria, na Rússia?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Quanto tempo não comentávamos sobre "Pé-Grande", "Yeti" ou "Abominável Homem das Neves" (dependendo da região onde é supostamente avistado) aqui no blog AssombradO.com.br! Se não me falha a memória, a última vez que falamos mais precisamente sobre "Yeti" foi em fevereiro desse ano, quando houve todo um frenesi a respeito de um suposto avistamento na estação de esqui de Formigal-Panticosa, na Espanha, e que mostramos para vocês que não passava de um mero viral (leia mais: Será que um "Yeti" foi Avistado na Estação de Esqui de Formigal-Panticosa, na Espanha?). Desde então tivemos casos bem esporádicos de "Pé-Grande", como o de um suposto registro de uma câmera de uma empresa chamada "Carbon TV", especializada em transmissões ao ar livre, no estado norte-americano do Michigan, cujo assunto acabou sendo repassado para vocês no formato de Minuto AssombradO. Na época, um intrigante vídeo publicado em meados de setembro desse ano, mostrava um suposto "Pé-Grande" numa área florestal, a partir de uma câmera de monitoramento instalada em uma árvore, acima de um ninho de águias. A árvore ficava bem próxima do "Platte River State Fish Hatchery", que por sua vez é viveiro de peixes de propriedade estadual, criado em 1928, na cidade de Beulah.

Um homem chamado Ed Eisch, que trabalhou por 14 anos no viveiro estadual de peixes, e atualmente trabalha no Serviço de Atendimento ao Cidadão do Departamento de Recursos Naturais da cidade de Traverse, a cerca de 50 km de distância do local onde a câmera foi instalada, disse que em todos seus anos de trabalho nunca viu uma criatura semelhante a um "Pé-Grande" nas redondezas. Entretanto, em entrevista para o site do jornal Detroit Free Press, ele não soube explicar o que teria sido registrado pela câmera. Por outro lado, Jeff Meldrum, professor de Anatomia e Antropologia na Universidade Estadual do Idaho, e também um estudioso sobre "Pé-Grande", deu sua opinião sobre o caso. Jeff disse que colecionava mais de 300 moldes de supostas pegadas dessa lendária criatura, e que o vídeo era interessante, porém nada mais do que isso. Segundo ele, o vídeo pecava em não ter uma noção melhor de escala e maiores detalhes da imagem. Obviamente, de tempos em tempos sempre surgem novas filmagens, que tentam provar definitivamente a existência do "Pé-Grande" ou do "Yeti", porém até hoje não há nenhuma prova científica dessa criatura e, toda e qualquer evidência, quase sempre resulta em farsa ou má-interpretação dos resultados e dos avistamentos de testemunhas em meio a densas florestas e ao ambiente coberto por neve.

Então, eis que surge uma estranha gravação que muitos de vocês diriam: "Só podia ser na Rússia!". No entanto, essa história que teoricamente seria apenas mais uma entre tantas gravações que surgem na internet ganhou uma grande repercussão, e o assunto passou a ser amplamente explorado pela mídia local. Segundo as informações que foram divulgadas, um grupo de amigos estaria voltando para casa após uma viagem até o Monte Iremel, na República da Basquíria, pertencente a Federação Russa, quando algo cruzou a estrada em que estavam. No vídeo é possível ver uma "criatura" no horizonte, atravessando a pista, e obrigando o motorista, Vadim Gilmanov (Вадим Гильманов, em russo), a frear bruscamente o veículo. O vídeo de pouco menos de 2 minutos foi registrado pela câmera de bordo do veículo, algo que é muito comum na Rússia devido ao elevado número de acidentes de trânsito. A mídia internacional passou a divulgar apenas recentemente esse vídeo, que teria sido registrado na semana passada, e não forneceu maiores detalhes sobre o mesmo. Então, resolvemos ir um pouco mais a fundo do que está sendo noticiado, e tentar entender um pouco melhor essa história. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Como Tudo Isso Começou a Ser Divulgado Pela Imprensa Russa?


Tudo isso começou a ser noticiado a partir de uma notícia publicada no site da Bashkir Satellite Television (БСТ ou TV RB), que por sua vez é uma emissora pública de TV da República da Basquíria, na Rússia, na última quinta-feira (17). Um vídeo intitulado "Йети" ("Yeti", em português) tinha sido enviado por um morador da cidade de Uchaly, na Basquíria, e mostrava um grupo de turistas que estavam voltando para casa após um dia de escalada no Monte Iremel.

Nesse ponto é interessante ressaltar que a República da Basquíria é uma divisão da Federação Russa. As repúblicas são nominalmente autônomas, ou seja, cada república têm sua própria constituição, presidente e parlamento. Contudo, são representadas pelo governo federal em encontros internacionais, e também são supostamente o lar de minorias étnicas específicas.

Imagem do Google Maps mostrando a distância da cidade de Uchaly até o Monte Iremel
Era por volta das 22h, quando eles se depararam com uma "criatura" correndo, cruzando rapidamente a estrada. Inicialmente, eles tinham pensado que poderia se tratar de um alce ou um urso, porém após analisarem as imagens algumas horas mais tarde, eles passaram a acreditar que o "Abominável Homem das Neves" passou bem diante dos olhos deles, justamente pela movimentação da "criatura" que seria bípede.

Confira a matéria realizada pela БСТ, publicada pelo canal de Vadim Gilmanov, no YouTube (em russo, porém os principais pontos estão devidamente traduzidos logo a seguir em nossa postagem):



Eles não acreditavam que pudesse ser uma pessoa, porque o local onde estavam ficava a cerca de 30km de distância do vilarejo mais próximo, ou seja, quem estaria naquele local, sob condições muito adversas e tão longe assim de um local seguro para passar a noite?

"Estava claro que aquilo estava correndo sobre duas pernas. Talvez fosse alguém querendo fazer uma brincadeira de mau gosto. Porém, quem ficaria esperando um carro passar durante a noite no meio do nada?", disse Vadim Gilmanov.

Era por volta das 22h, quando eles se depararam com uma "criatura" correndo, cruzando rapidamente a estrada. Inicialmente, eles tinham pensado que poderia se tratar de um alce ou um urso, porém após analisarem as imagens algumas horas mais tarde, eles passaram a acreditar que o "Abominável Homem das Neves" passou bem diante dos olhos deles
Para o Dr. Anatoly Yakovlev (Анатолий Яковлев, em russo), do Centro Científico da Academia de Ciências da Rússia, na cidade de Ufa, na Basquíria, tudo isso não passava de uma mera lenda. Ele comentou de forma sarcástica sobre o tema.

"Nenhum especialista em zoologia ou paleontologia nunca viu os ossos, nem sequer as fezes dessa criatura. Geralmente, isso é apenas alucinação, produto da imaginação", declarou Anatoly Yakovlev.

Curiosamente, no entanto, o território onde Vadim Gilmanov e seus amigos estavam é um território protegido, ou seja, uma espécie de reserva ambiental. Logo, se fosse uma uma pessoa, o que estaria fazendo naquele local a quilômetros da civilização e justamente naquele horário? Seria um caçador?

"A caça é proibida na região. Antigamente os caçadores se abrigavam em cabanas ou acampavam por lá, porém atualmente isso não é permitido. Existem rotas previamente definidas, nas quais os turistas são acompanhados por guias locais", disse Farid Abdullin (Фарит Абдуллин, em russo), vice-chefe da Diretoria de Áreas Protegidas da República da Basquíria.

"A caça é proibida na região. Antigamente os caçadores se abrigavam em cabanas ou acampavam por lá, porém atualmente isso não é permitido. Existem rotas previamentas definidas nos quais os turistas são acompanhados por guias locais", disse Farid Abdullin
Para acrescentar uma dose de mistério em toda essa situação, a БСТ acrescentou que o Monte Iremel era conhecido por uma série de "histórias místicas". Ufólogos alegavam que OVNIs costumavam aparecer na região, e até mesmo etnógrafos já teriam pesquisado sobre histórias de antigos povos que moravam embaixo da terra, justamente nos arredores do Monte Iremel. Para os esotéricos, no entanto, o monte emanaria uma grande quantidade de energia positiva, o que tornava a região potencialmente turística.

Confira a gravação realizada por Vadim Gilmanov, que já alcançou mais de 600 mil visualizações (muito embora em outros canais já tenha alcançado mais de 1 milhão de visualizações), em seu próprio canal no YouTube:



Quem não perdeu tempo em divulgar esse caso foi a Komsomolskaya Pravda (KP), um famoso e popular tabloide russo, na quinta-feira passada (17), que praticamente replicou as mesmas informações sobre o que já havia sido divulgado, ou seja, não havia maiores novidades sobre o assunto.

As Versões Divulgadas Para Tentar Explicar o que Apareceu no Vídeo


Aparentemente, esse assunto continuou rendendo na Rússia, tanto que a sucursal da Komsomolskaya Pravda, na cidade de Ufa, que é capital da República da Basquíria (também conhecida como República do Bascortostão), publicou mais uma notícia ontem (22) sobre esse caso, tentando teorizar o que o teria sido registrado pela câmera de Vadim Gilmanov.

Nessa notícia o Vadim Gilmanov confirmou que o horário era por volta das 22h, porém não comentou sobre quando o vídeo havia sido gravado. Também mencionou que a "criatura" tinha cerca de 2 metros de altura, porém todos ficaram tão abismados com a situação, que eles não pararam para verificar eventuais marcas de pegadas deixadas pela "criatura". Curiosamente, Vadim mencionou que o vilarejo mais próximo ficava a cerca de 15 km, ao contrário dos 30 km anteriormente divulgados.

Ele disse que sempre morou na cidade de Uchaly, e que frequentemente visitava o Monte Iremel. Vadim e seus amigos sempre acampavam por lá, mas nunca tinham se deparado com algo assim. De qualquer forma, ele sempre teria escutado rumores sobre a existência do "Yeti" na região. Como exemplo, ele contou uma história de um amigo dele, que certa vez teria enfrentado o próprio "Yeti", e que a "criatura" teria jogado galhos de árvores em direção do seu carro. Ele disse que esse amigo era uma pessoa de boa reputação e não teria o porquê mentir, porém ele não disse quem seria essa pessoa.

Assim sendo, a Komsomolskaya Pravda tentou apresentar algumas versões sobre o vídeo. É exatamente isso que vocês conferem a partir de agora.

1) Seria Tão Somente um Animal?


"Devido a aparência, podemos dizer que não é um alce. É evidente que é marrom, e ainda que ursos consigam se apoiar somente sobre suas patas traseiras, geralmente não correm como um ser humano", disse Andrey Makerov, chefe do Associação de Caçadores e Pescadores do Distrito de Uchalinsky, na República da Basquíria.

Segundo Andrey Makerov, chefe do Associação de Caçadores e Pescadores do Distrito de Uchalinsky, na República da Basquíria, o que aparece no vídeo não poderia ser um alce e nem mesmo um urso
"Ah, me esqueci, não tiraram fotos das pegadas! Tudo ficaria mais fácil de esclarecer se tivessem feito isso", completou.

2) Seria Tão Somente uma Encenação?


Segundo a notícia, o vídeo poderia ser facilmente uma forjado, ou seja, e se alguém tivesse encenado tudo isso? Não era segredo para ninguém, que vídeos assim costumavam viralizar para gerar benefícios financeiros para o seu autor. Até mesmo porque o título do vídeo de Vadim Gilmanov, no YouTube, era bem chamativo nesse sentido: "В БАШКОРТОСТАНЕ ОБНАРУЖИЛИ "СНЕЖНОГО ЧЕЛОВЕКА". RUSSIAN "BIGFOOT". Йети. Yeti". Claramente era possível nortar que ele usou palavras chaves em russo e em inglês para chamar a atenção para o seu vídeo, como por exemplo "Russian, Bigfoot, Yeti, Йети".

Entretanto, será que Vadim Gilmanov simplesmente armou toda a situação para obter vantagem financeira com seu vídeo? Será que alguém se fantasiou e passou correndo na frente do carro de forma intencional?

Claramente era possível nortar que ele usou palavras chaves em russo e em inglês para chamar a atenção para o seu vídeo, como por exemplo "Russian, Bigfoot, Yeti, Йети". Será que Vadim Gilmanov simplesmente armou toda a situação para obter vantagem financeira com seu vídeo?
Sinceramente, AssombradOs essa é uma fortíssima possibilidade, visto que Vadim Gilmanov repassou o "gerenciamento publicitário" do seu vídeo para a Viral Hog, uma empresa norte-americana especializada na divulgação de vídeos virais. Isso não quer dizer, é claro, que a Viral Hog promova tão somente farsas, porém isso é indicativo claro que Vadim Gilmanov está muito mais interessado na repercussão e no dinheiro que isso pode gerar, do que realmente se preocupar com o que teria avistado. Talvez porque ele saiba exatamente o que filmou? Talvez porque saiba que tudo foi armado?

Pelo visto Vadim não gosta muito de ser questionado ou refutado, visto que ele trancou os comentários de seu próprio vídeo. No mínimo estranho e questionável, não é mesmo? Porém, vamos prosseguir.

3) Seria Tão Somente um Caçador Camuflado?


A caça é proibida na região, é uma espécie de área de conservação ambiental. No entanto, talvez fosse apenas um caçador camuflado que aparece no vídeo. Porém, se fosse mesmo um caçador, por qual razão ele não se esconderia ao perceber a aproximação de um veículo? Não seria mais fácil cruzar a estrada sem que ninguém percebesse ao invés de fazer parte de um vídeo que passou a viralizar ao redor do mundo?

A caça é proibida na região, é uma espécie de área de conservação ambiental. No entanto, talvez fosse apenas um caçador camuflado que aparece no vídeo. (imagem meramente ilustrativa)
A KP entrou em contato com um caçador local, que preferiu não se identificar. Esse caçador disse que mesmo que fosse um animal, o mesmo não teria uma atitude como aquela. Além disso, ele disse que costumava visitar seus familiares no vilarejo de Kiryabinka, mas que nunca tinha visto um "Yeti" ou quaisquer outras criaturas sobrenaturais na região.

4) Seria Realmente o "Yeti"?


Rumores apontam que há 20 anos, no Distrito de Gafuriysky, na República da Basquíria, um grupo de seis caçadores resolveram adentrar em uma floresta local. De acordo com Marat Safin, diretor da Associação de Caçadores e Pescadores da República da Basquíria, que fazia parte desse grupo, em uma determinada noite eles resolveram se abrigar em uma cabana. No meio da noite, Marat acordou ao ouvir passos vindo na direção do sotão da cabana. Ele bateu com pedaço de madeira no teto, ficou em silêncio para ver se escutava algo, mas não escutou nada. Seja o que fosse aquilo, tinha ido embora.

Rumores apontam que há 20 anos no Distrito de Gafuriysky, um grupo de seis caçadores resolveram entrar em uma floresta local, sendo que no dia seguinte eles teriam se deparado com o "Yeti" em uma cavena nas proximadades da cabana onde resolvem se abrigar na noite anterior (imagem meramente ilustrativa)
No dia seguinte, ele mencionou que tinham visto pegadas humanas bem grandes, entre 50 e 52 cm de comprimento. Uma vez que eles tinham levado cachorros, eles então fizeram com que os cães seguissem as pegadas, e isso os levou até uma fenda em uma rocha. Os cães entraram, mas pouco tempo depois voltaram completamente aterrorizados. Então, os caçadores encontraram uma segunda entrada. Ao entrarem, no entanto, se depararam com o "Yeti"!

Ao longo do tempo quase todos os caçadores que fizeram parte do grupo morreram por razões diferentes, e o único que sobreviveu, o próprio Marat Safin, jurou nunca falar sobre o que eles viram ou mostrar o local do avistamento. Conveniente, não é mesmo? Seria apenas uma boa história de caçador?

5) As Versões dos Estudiosos: Um Contra e Outro a Favor da Existência do "Pé-Grande" ou "Yeti"


"Pé-Grande"? Não pode ser!", disse Dmitry Gimranov, pesquisador do Instituto de Ecologia de Plantas e Animais dos Urais, pertencente a Academia de Ciências da Rússia.

"Apesar de possuírmos centenas e milhares de ossos, até mesmo de seres humanos, nunca encontramos os restos mortais de um Yeti. Não existe uma única prova científica credível que prove a sua existência", completou.

"Pé-Grande"? Não pode ser!", disse Dmitry Gimranov, pesquisador do Instituto de Ecología de Plantas e Animais dos Urais, pertencente a Academia de Ciências da Rússia
Entretanto, essa opinião nem sempre era unânime.
 
"Não tenho dúvidas, o vídeo não é falso, e nele aparece um Yeti", disse Igor Burtsev, diretor do Centro Internacional de Hominologia, na Rússia, acrescentando que o passo da criatura era maior que uma passada humana. Segundo Igor, ao longo dos últimos anos houve um aumento na quantidade de "testemunhas e provas documentais" a respeito de avistamentos de "Yeti".

"Não tenho dúvidas, o vídeo não é falso, e nele aparece um Yeti", disse Igor Burtsev, diretor do Centro Internacional de Hominologia, na Rússia, acrescentando que o passo da criatura era maior que uma passada humana
O Dr. Igor Burtsev ainda disse que essas criaturas evitavam o contato com os seres humanos, e apareciam apenas quando era inevitável. Ele mesmo estranhou a razão pela qual essa "criatura" teria atravessado a estrada justamente quando houve a aproximação das luzes do farol de um veículo, mas ele acreditava que a "criatura" não teria feito isso de forma intencional, ou seja, para chamar a atenção.

Enfim, AssombradOs, mais um vídeo de suposto avistamento de "Pé-Grande" ou "Yeti" viralizando ao redor do mundo! Sinceramente, diante de todo o cenário que apontamos para vocês, é muito difícil dizer que o vídeo retrataria realmente um "Yeti". Existe todo um conjunto de informações, que jogam contra essa hipótese. Considerando uma criatura que estaria vivendo em nosso planeta há tanto tempo, teria que se reproduzir, não é mesmo? Deveriam ser abundantes, e os avistamentos frequentes. Além disso, caso vivessem em ambientes de clima tão severo, assim como boa parte do território russo, em meio a neve, seria natural esperarmos que a sua pelagem fosse branca, tal como sugerem alguns outros avistamentos. E vocês, o que vocês acham de toda essa história?

Caso sejam divulgadas mais informações sobre esse caso, manteremos vocês informados através de uma atualização nessa mesma postagem ou através de um Minuto AssombradO, combinado?

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://eer.ru/a/article/u127540/2016/11/18/56269
http://tv-rb.ru/novosti/society/in_bashkortostan_found_the_bigfoot/?sphrase_id=227967
http://www.kp.ru/daily/26608/3625119/
http://www.ufa.kp.ru/daily/26608/3625543/
Comentários