11 de outubro de 2016

Conheça 7 Casos de Supostos Avistamentos de Palhaços no Brasil: Os Boatos Propagados nas Redes Sociais (Atualizado 14/10)

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Casos de supostos avistamentos de palhaços chegaram ao Brasil, e como era de se esperar, juntamente com eles chegaram inúmeros casos de avistamentos completamente falsos, ou seja, tão somente boatos da pior espécie, que começaram a ser propagados por diversos usuários nas redes sociais, principalmente através do Facebook. No blog AssombradO.com.br já fizemos duas postagens muito completas explicando como esses casos começaram a surgir nos Estados Unidos (leia mais: Palhaços Estariam Realmente Assustando Moradores e Atraindo Crianças para Florestas, nos Estados Unidos?), e como eles começaram a se espalhar para o Reino Unido, Austrália e desde o último fim de semana aqui no Brasil (leia mais: Avistamentos de Palhaços Chegam ao Reino Unido, Austrália e Brasil: Devemos nos Preocupar com Esse "Fenômeno Social"?).

Provavelmente somos a fonte de informação mais segura para que você possa separar o joio do trigo, e possa ficar um pouco mais tranquilo caso tenha receio que palhaços assustadores estejam realmente saindo as ruas para assustar você ou os moradores da sua cidade. Foi justamente por isso que resolvemos separar essa parte da nossa última postagem, para que sua leitura seja facilitada, e que possa ficar claro, de uma vez por todas, que muitas páginas, grupos e sites na internet estão repassando informações totalmente equivocadas para vocês. Sendo ou não de humor, brincar com esse tipo de situação, relatando crimes que nunca aconteceram, pode fazer que o "feitiço vire contra o feiticeiro", e acabe resultando em crime para quem conta a mentira aqui no Brasil, e isso com certeza não é interessante para ninguém.

Nessa postagem você ficará sabendo de diversos casos de avistamentos de palhaços que foram propagados através das redes sociais, em nosso país, mas que não retratam a realidade. Recebemos diversos casos de avistamento de palhaços supostamente ocorridos em cidades como Santana de Parnaíba/SP, Canela/RS, Maceió/AL, Angra dos Reis/RJ, São Gonçalo/RJ, Niteroi/RJ, Suzano/SP, Sorocaba/SP, Mogi das Cruzes/SP, Poá/SP, Goiânia/GO e até mesmo um suposto caso ocorrido na zona lesta da cidade de São Paulo. É muito importante ressaltar nesse ponto que, ao menos a Polícia Militar do Estado de São Paulo, informou que até o momento não recebeu nenhuma denúncia desse tipo, e não houve o registro de nenhum boletim de ocorrência relatando atividades suspeita relacionada a palhaços. Portanto, o melhor que você pode fazer é respirar fundo e avaliar caso a caso, tendo cuidado com o que você está compartilhando, ou seja, disseminando através de suas redes sociais, para que você mesmo não se torne vítima de pessoas, que estão explorando a fragilidade emocional de outras, em nome de outros interesses, muitas vezes bem escusos. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Conforme dissemos anteriormente, nesse último fim de semana começaram a disparar relatos de avistamentos de palhaços no Brasil. Contudo, será mesmo que esses casos são verdadeiros assim como estão sendo propagados nas redes sociais? Vamos dar uma olhada mais de perto em sete casos, que estão sendo amplamente compartilhados, principalmente pelo Facebook!

1) Suposto Avistamento de Palhaço em Santana de Parnaíba, no Estado de São Paulo


Um usuário chamado Michel Almeida disse ter se deparado com um palhaço na cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, através de seu perfil no Facebook. Veja a foto abaixo:

Um usuário chamado Michel Almeida disse ter se deparado com um palhaço na cidade de Santana de Parnaíba,
no estado de São Paulo, através de seu perfil no Facebook
Michel escreveu o seguinte texto em sua postagem: "Aeee Passando quase agora de Moto por Volta das 00:45 Voltando de Santana de Parnaíba Vejo um Negócio Branco de pé Parado No Parapeito da Pista....Logo Parei a Moto Na Curva e Fiquei Observando de Longe peguei o Cel e Dei Zoom pra ver o que era e deparei com um Man Fantasiado de Palhaço com um Objeto Na Mão.. Logo em Seguida liguei a moto dei Meia Volta e Fiz outro Caminho.....#Não sei vcs Mais essa Sena Me deixou em Choque... Cuidado Nas ruas aí na Madrugada... Tô até agora em Choque....."

Entretanto, a foto sequer foi tirada no Brasil. Ela foi publicada no dia 13 de setembro pela a WHSV, emissora de TV afiliada da ABC, sediada em Harrisonburg, na Virgínia, mencionando que alguém vestindo o que parecia ser uma roupa de palhaço teria sido fotografado à beira de uma estrada à noite, em Duhring, no Condado de Mercer, na Virgínia Ocidental. O caso também não foi reportado para a polícia local.

A foto sequer foi tirada no Brasil. Ela foi publicada no dia 13 de setembro pela WHSV, emissora de TV afiliada da ABC, sediada em Harrisonburg, na Virgínia, mencionando que alguém vestindo o que parecia ser uma roupa de palhaço teria sido fotografado à beira de uma estrada à noite, em Duhring, no Condado de Mercer, na Virgínia Ocidental
Na época, a foto, é claro, começou a viralizar pelas redes sociais norte-americanas, principalmente pelo Facebook. Resumindo? Não aconteceu nenhum avistamento em Santana de Parnaíba.

2) Suposto Avistamento de Palhaço em Goiânia, no Estado de Goiás


Outro caso é de um suposto avistamento em Goiânia, no estado de Goiás. O relato possui 99,9999999% de probabilidade de ser falso, ou seja, algo planejado para viralizar e para os usuários ganharem tão somente cinco minutos de fama na internet. Basta pesquisar um pouco e verá que essa mesma história vem sendo contada por diversos usuários em diversas localidades do Brasil. Já tivemos essa mesma foto e essa história sendo contada por moradores de Sorocaba, Angra dos Reis, São Gonçalo, Niterói, entre outras cidades brasileiras. Veja alguns exemplos abaixo:

O relato possui 99,9999999% de probabilidade de ser falso, ou seja, algo planejado para viralizar e para os usuários ganharem tão somente cinco minutos de fama na internet
Na pressa em viralizar as histórias, as pessoas se esquecem de dizer o exato local, horário, o que estavam fazendo, a descrição do eventual suspeito. Fora que não foi realizado nenhum boletim de ocorrência, que corroborasse com o relato. Isso sem mencionar que a foto foi tirada de muito longe e sem nenhum "zoom", que pudesse identificar a pessoa. Provavelmente, de forma intencional.

Atualização #1 - 14/10 as 12h25


Em notícia publicada no Portal G1, na manhã do dia 14/10, o suposto avistamento de um palhaço em Goiânia, no Estado de Goiás, assim a partir de diversos outros usuários que estavam postando essa mesma foto sendo referente a outras cidades foi completamente desmascarado.

A foto foi tirada na Radial Leste, perto do shopping Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Os primos Eduardo e Alexandre Gonçalves, de 15 e 17 anos, saíram de uma festa no último sábado (8) em São Paulo, e tiveram a ideia de fazer fotos semelhantes às dos "palhaços assustadores" que viralizaram nos Estados Unidos e Europa.

Foto de jovens que viralizou na internet e Eduardo no mesmo local, na tarde da última quinta-feira (13)
Eduardo usou uma fantasia que tinha usado em uma festa à fantasia no aniversário de 15 anos da prima. Também era assustadora, mas não era de palhaço. "Mas de noite não dava para ver, e o pessoal com medo de palhaço, acharam que era", disse o adolescente.

No domingo, Alexandre postou a foto. "Primeiro eu publiquei, aí falei, não vai dar nada, né". Os dois foram ao mercado, e, quando voltaram... "Aí na hora que nós voltamos já tinha mais de mil compartilhamentos, cinco mil comentários. Eu falei, 'nossa, vou apagar esse negócio que vai dar BO'".

Adolescente reutilizou roupa de festa à fantasia para tirar foto e colocar na internet
A dupla desmentiu a brincadeira com uma nova postagem. "Nós fez o bagulho pra tirar uma distração. Ninguém quer fama e nem curtida." Como eles receberam mensagens de pessoas que ficaram com medo de passar na avenida, a publicação ainda dizia: "Quem ficou com medo, desculpa".

Acho que não precisamos dizer mais nada, não é mesmo, AssombradOs?

3) Suposto Avistamento de Palhaço na Cidade de Canela, no Estado do Rio Grande do Sul


Outro caso é de um suposto avistamento de palhaço na cidade de Canela, no estado do Rio Grande do Sul. Mais um caso totalmente falso. Confira a postagem que foi realizada no Facebook:

Outro caso é de um suposto avistamento de palhaço na cidade de Canela, no estado do Rio Grande do Sul.
Mais um caso totalmente falso.
Essa foto é de um suposto avistamento de palhaço na cidade inglesa de Northampton, sendo que o homem por trás da máscara já foi, inclusive, identificado. Seu nome é Alex Powell, 22 anos estudante da Universidade de Northampton.

A foto "brasileira" era de um suposto avistamento de palhaço na cidade inglesa de Northampton
O homem por trás da máscara já foi, inclusive, identificado.
Seu nome é Alex Powell, 22 anos, estudante da Universidade de Northampton.
Para piorar a situação, a foto "brasileira" possui um link para um vídeo de supostos avistamentos de palhaços aqui no Brasil, cujos vídeos claramente são tão somente armações, ou seja, planejados. Provavelmente, a foto foi compartilhada com o intuito de promover o respectivo vídeo no YouTube.

4) Suposto Avistamento de Palhaço em Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, no Estado de São Paulo


Uma página do Facebook chamada "Suzano Hoje" começou a espalhar um boato, intencionalmente ou não, dizendo que avistamentos de palhaços estariam acontecendo nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, no interior do estado de São Paulo. Em uma das fotos até mesmo seria possível identificar que a rua ou os estabelecimentos comerciais nos arredores pertenceriam ao local indicado.

Uma página do Facebook chamada "Suzano Hoje" começou a espalhar um boato, intencionalmente ou não, dizendo que avistamentos de palhaços estariam acontecendo nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, no interior do estado de São Paulo.
Entretanto, por falta de conhecimento ou não, repassaram um conteúdo totalmente inverídico que está sendo atualmente propagado pelo Portal G1, e inclusive pela Revista Veja. A primeira foto não foi tirada no Brasil, a segunda foto não passa de montagem.

O palhaço da foto ficou conhecido como "Gags". Esse palhaço é referente ao primeiro caso ocorreu na cidade de Green Bay, no Condado de Brown, no estado norte-americano do Wisconsin, quando um palhaço mascarado, com uma expressão ameaçadora, teria sido avistado e fotografado durante noite. Para se tornar ainda mais sombrio, o mesmo estava segurando quatro balões pretos.

O primeiro caso ocorreu na cidade de Green Bay, no Condado de Brown, no estado norte-americano do Wisconsin, quando um palhaço mascarado, com uma expressão ameaçadora, teria sido avistado e fotografado durante noite
Até mesmo uma página no Facebook chamada "Gags the Green Bay Clown" foi criada, onde as fotos do suposto palhaço apelidado de "Gags" foram amplamente compartilhadas. Cerca de poucos dias depois do assunto praticamente viralizar, veio à tona a verdade: as fotos eram parte de uma campanha de marketing viral relacionado a um curta-metragem sobre um "palhaço assustador".

Até mesmo uma página no Facebook chamada "Gags the
Green Bay Clown
" foi criada
, onde as fotos do suposto
palhaço foram amplamente compartilhadas
Na época, a WBAY, emissora de TV afiliada da ABC, mais precisamente no dia 5 de agosto, expôs a farsa que teria sido revelada por um ator local chamado C.J. Guzan. Para o ator, "Gags" se tornou uma tática de amedrontamento que já tinha ido longe demais.

"Fiz o teste para um papel neste curta-metragem que era um curta de terror sobre um palhaço, que andava por Green Bay. Esse é o primeiro passo para o marketing viral", disse C.J. Guzan.

O ator disse que ele fez um teste para um papel para esse curta, no qual ele acabou não sendo escalado, e queria que as pessoas soubessem que ele não era o palhaço que aparecia nas imagens.

Como parte desse marketing, Guzan disse que atores, que participaram do curta, tinham sido convidados para compartilhar as fotos do palhaço como forma de "semear o medo" entre as pessoas.

Curiosamente, o Capitão Warych do Departamento de Polícia de Green Bay disse ter recebido dezenas de ligações a respeito do palhaço "Gags", mas que era importante que as pessoas soubessem que o palhaço não estava cometendo nenhum crime simplesmente por ser assustador em público.

Muitas pessoas postaram mensagens de repúdio, e que até planejavam atacar fisicamente o palhaço caso o encontrasse circulando pelas ruas da cidade. Porém, Warych pediu para que as pessoas não reagissem caso o avistassem, visto que poderiam acabar sendo responsabilizadas por uma eventual agressão.

Como parte desse marketing, Guzan disse que atores que participaram do curta tinham sido convidados para compartilhar as fotos do palhaço como forma de "semear o medo" entre as pessoas
Apesar do diretor do curta-metragem não ter retornado as ligações da emissora WBAY, o cineasta posteriormente admitiu sua participação no caso ao expressar satisfação com o sucesso da farsa em gerar manchetes em todo o mundo, sendo que as primeiras fotos do "Gags" foram compartilhadas mais de 50.000 vezes. Confira a página oficial do filme no Facebook, e um trailer do mesmo que foi publicado no Youtube, no dia 8 de agosto desse ano (em inglês):



Enfim, acho que ficou mais do que claro que esse caso era falso, não é mesmo?

5) Suposto Avistamento de Palhaço em Maceió, no Estado do Alagoas


Muitos de vocês nos enviaram um caso de um suposto palhaço em Maceió, próximo a Praça Palmares. O relato dizia que o individuo estava com um serrote, jogou uma pedra em um ônibus e correu atrás de pessoas volta de 5h30 manhã. Veja a publicação no Facebook:

Para variar mais um caso falso. Essa imagem foi extraída de um caso de um suposto avistamento em Drimnagh, subúrbio de Dublin, capital da Irlanda. Aliás, essa foto vem sendo compartilhada para alegar supostos avistamentos de palhaços em Portugal e até mesmo na Alemanha.

Essa imagem foi extraída de um caso de um suposto avistamento em Drimnagh, subúrbio de Dublin, capital da Irlanda. Aliás, essa foto vem sendo compartilhada para alegar supostos avistamentos de palhaços em Portugal e até mesmo na Alemanha
Enfim, nada de palhaços em Maceió!

6) Suposto Avistamento de um Palhaço Armado Com Faca Tentando Invadir uma Casa em Sorocaba, no Estado de São Paulo


Um inscrito de nosso canal no YouTube nos enviou uma estranha foto a respeito de um suposto palhaço que estaria armado com uma faca e tentando supostamente invadir uma casa na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo. As informações foram fornecidas pela página SorocabaniceS, no Facebook, que possui um site na internet, onde acabou fornecendo maiores informações sobre esse "suposto avistamento".

Na descrição da página no Facebook, é informado que a mesma é voltada ao povo sorocabano, com muito humor e notícias sérias, sendo que algumas imagens seriam montagens. Considerando o clima que diversos países estão passando em relação a onda de avistamentos de palhaços, seria bom rever esse conceito em relação a divulgação de casos que tendem a ser completamente falsos, e que só servem para alimentar negativamente o imaginário da população.
Um inscrito de nosso canal no YouTube nos enviou uma estranha foto a respeito de um suposto palhaço que estaria armado com uma faca e tentando supostamente invadir uma casa na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo
Segundo informaçoes desse site, câmeras de segurança de uma casa no bairro Parque Campolim (bairro nobre da zona sul de Sorocaba) flagraram, na madrugada de segunda-feira (10), um palhaço armado com faca tentando invadir uma residência. As informações seriam do site G1. Tudo teria acontecido, às 20h30, sendo que o circuito interno de uma casa teria captado a bizarra figura com uma enorme faca tentando abrir a porta da frente do domicílio.

Na gravação, ainda seria possível observar o meliante com rosto carregado de maquiagem e uma extravagante peruca, tentando abrir a porta principal. Contudo, ele teria percebido que ela estava trancada. Porém, ele parecia motivado a invadir o local. Após notar que não conseguiria acessar o interior do domicílio, o "Palhaço Assassino", numa tentativa de achar uma brecha para dentro da casa, teria explorado a porta de trás da residência – sempre com a faca na mão.

Segundo informaçoes desse site, câmeras de segurança de uma casa no bairro do Campolim (zona sul de Sorocaba) flagraram, na madrugada desta segunda-feira (10), um palhaço armado com faca tentando invadir uma residência
Antes de chegar à grade de ferro que dá acesso a um tipo de sala externa do domicílio, ele teria passado por dois carros estacionados em frente à garagem e forçado a maçaneta de uma porta lateral. Sem obter êxito, o ‘palhaço assassino’ teria andado até a grade de ferro – que estava destrancada – e teria conseguido chegar à sala do lado de fora da casa. Ele teria tentado abrir a porta que dava acesso ao interior do local, mas ela esteria trancada e ele teria desistido. As oito câmeras de segurança teriam filmado todo o evento. Assustado com as imagens flagradas pelas câmeras de segurança, o morador (nome não revelado) postou o emblemático episódio em uma conta no site de compartilhamentos de vídeos Live Leak.

Entretanto, será que toda essa história é verdade? A reposta é um belo e sonoro não.

As imagens teoricamente seriam referentes a um circuito interno de segurança, que teriam flagrado um palhaço armado com uma faca tentando invadir a casa de uma família supostamente no estado do Texas, nos Estados Unidos, e que teriam sido publicadas pelo usuário "IceColdTexan1964", no site de compartilhamento de vídeos "LiveLeak": http://www.liveleak.com/view?i=fda_1476018862. A suposta ação teria acontecido no último domingo (9). Entretanto, não é possível verificar a autenticidade desse vídeo, visto que o autor não fornece maiores detalhes sobre o incidente.

As cenas teriam foram registradas durante a madrugada, e mostravam um homem fantasiado forçando a entrada pela frente sem sucesso. Uma vez que todas as portas estavam trancadas, ele desiste de seu plano e vai embora. Para facilitar, assista ao vídeo em questão em um canal de terceiros, no YouTube:



O dono da casa compartilhou a gravação com a seguinte descrição: "Nesta manhã observei que o meu portão estava aberto. Verifiquei as câmeras de vigilância e vi alguém em traje de palhaço tentando entrar na minha casa. Tenho certeza de que todos estaríamos mortos se ele tivesse conseguido".

Contudo, muitos usuários acreditam que o vídeo tenha sido tão somente uma armação, entre tantas que estão viralizando nas redes sociais, principalmente porque o caso começou a ser propagado primeiramente através dos tabloides britânicos, que se tornaram mais uma fonte de propagação de farsas envolvendo palhaços, do que uma fonte verdadeira de informação para a população no Reino Unido. Além disso, temos um agravante: nenhum site de notícias do Texas repercutiu ou deu ênfase a esse caso até o presente momento do fechamento dessa postagem. Resumindo? Nada de palhaço assassino em Sorocaba, e muito provavelmente nem mesmo no Texas, nos Estados Unidos!

7) Suposto Avistamento de Palhaço na Zona Leste da Cidade de São Paulo


Em notícia publicada pelo Portal G1, podemos ver o relato de um pessoa alegando ter visto um palhaço no Parque Águas, que fica localizado na Cidade Kemel, pertencente a subprefeitura do Itaim Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Pois bem, mais uma vez é mentira!

Segundo o Portal G1, em rede social, jovem diz ter visto palhaço no Paque das águas, na Zona Leste de São Paulo
Esse palhaço em questão surgiu em matérias relacionadas a supostos avistamentos des palhaços em Greenville, na Carolina do Sul. É possível ver essa mesma foto publicada em 1º de setembro, numa notícia da WKCY, emissora de TV afiliada da NBC sediada em Harrisonburg, na Virginia, no Estados Unidos.

É possível ver essa mesma foto publicada em 1º de setembro, numa notícia da WKCY, emissora de TV afiliada da NBC sediada em Harrisonburg, na Virginia, no Estados Unidos
É importante ressaltar que de acordo com o Portal G1, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, ainda não possui qualquer relato de tais supostas ações.

Um Aviso Importante Para Quem Está Inventando que Supostos Palhaços Estariam Cometendo Crimes em Diversas Cidades do Brasil


Esse tipo de atitude no Brasil, ou seja, se alguém resolver inventar essas histórias e ligar para a polícia para denunciar como se fosse algo verdadeiro, pode responder judicialmente por isso. No caso, seria por "falsa comunicação de crime", popularmente conhecido como "trote" (CP 340). E sim, você será identificado de alguma forma, seja pelo telefone utilizado, seja pelo horário, testemunhas na vizinhança ou através de suas redes sociais. Afinal, reportar supostos crimes, que nunca foram de fato cometidos, pelas redes sociais, pode ser passível de ser considerado como "trote", então cuidado com o que vocês estão compartilhando sem ter a menor noção do que estão fazendo.

"A pessoa que faz a comunicação de um crime que não ocorreu, gerando a atuação de uma autoridade no intuito de investigar o falso crime, pode ser responsabilizada pelo crime de comunicação falsa de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal, e está sujeita a uma pena de até 6 meses de detenção e multa.

O criminoso, por meio de uma mentira, movimenta vários órgãos do Estado, para investigar um crime que não existiu, como: delegacia, fórum, Ministério Público, entre outros.
"

Código Penal - Decreto - Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

Comunicação falsa de crime ou de contravenção

        Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:

        Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.


Além disso, sair na rua portando arma branca (facas, serrotes e afins) também pode ser passível de responder judicialmente. Atualmente conclui-se que, aquele que porta arma branca em local público, de forma ostensiva, para ataque ou defesa pessoal, deve sim responder pela contravenção, respeitando o princípio da proporcionalidade, uma vez que não se mostra razoável admitir como irrelevante penal a conduta de portar armas brancas, de forma ostensiva, em local público (praças, ruas e jardins), para ataque ou defesa pessoal. A prática, se continuar a ser tida como atípica por parte dos tribunais pátrios, com certeza contribuirá para proliferação de outros delitos, como homicídio, lesão corporal e roubo (leia mais aqui).

Portanto, tenham muita atenção em relação ao que vocês estão compartilhando pelas redes sociais, e o que estão fazendo para tentar obter apenas cinco minutos de fama na internet. Caso algo realmente esteja acontecendo, e caso você esteja sendo verdadeiramente importunado por pessoas vestidas de palhaços ou que estejam em atitude suspeita ao redor de escolas, comunique diretamente para a polícia através do telefone 190, e não através das redes sociais, combinado?

É claro que fotos de supostos avistamentos no Brasil, inclusive eventualmente "verdadeiras", uma vez que muitas serão tão somente registradas diante uma situação controlada ou planejada, continuarão sendo propagadas durante um tempo. Não sabemos precisar até quando, porém, ao menos por enquanto, nem de longe estamos passando pela crise envolvendo ameaças direcionadas as escolas e supostos ataques com objetos perfurocortantes, pelos quais outros países, tais como Estados Unidos e Inglaterra, vêm passando. Assim sendo, vamos tentar parar de fazer parte dessa triste estatística mundial relacionada aos supostos avistamentos de palhaços, porque temos muitos problemas em nosso país. Não precisamos importar mais um.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/apos-onda-de-palhacos-assustadores-nos-eua-sp-tem-boatos-de-aparicoes.html
http://vejasp.abril.com.br/blogs/cidade/relatos-de-aparicoes-de-palhacos-por-sp-tomam-conta-das-redes-sociais/
http://wbay.com/2016/08/05/gags-the-green-bay-clown-exposed/
http://www.assombrado.com.br/2016/09/palhacos-estariam-realmente-assustando.html
http://www.assombrado.com.br/2016/10/a-onda-de-avistamentos-de-palhacos.html
http://www.inquisitr.com/952202/northampton-clown-freaks-out-residents-with-creepy-behavior/
http://www.irishmirror.ie/news/irish-news/irish-mirror-readers-react-terrifying-8990474
http://www.liveleak.com/view?i=fda_1476018862
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/killer-clown-huge-knife-caught-9015406
http://www.mysanantonio.com/news/local/article/Internet-doubts-Texas-knife-wielding-clown-video-9960251.php
http://www.northamptonchron.co.uk/news/is-the-northampton-clown-coming-back-man-behind-the-mask-says-he-is-the-original-1-7622051
http://www.whsv.com/content/news/393294201.html
http://www.wkyc.com/news/weird/are-clown-sightings-in-sc-real-police-investigating/312524531
https://sorocabanices.wordpress.com/2016/10/11/palhaco-e-flagrado-por-camera-de-seguranca-no-campolim/
https://www.facebook.com/Gags-the-Clown-1756911707866939/
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206063131171528&set=a.2780230199128.112631.1659369678&type=3&theater
Comentários