7 de outubro de 2016

Avistamentos de Palhaços Chegam ao Reino Unido, Austrália e Brasil: Devemos nos Preocupar com Esse "Fenômeno Social"? (Atualizado 14/10)

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Em meados do mês passado, mais precisamente no dia 14 de setembro, publicamos o que consideramos como a maior e mais completa postagem em língua portuguesa sobre uma espécie de "fenômeno social", que se tornou a onda de avistamentos de palhaços, nos Estados Unidos, e que parece não ter data para terminar. Na época, informamos para vocês os casos envolvendo pessoas vestidas com máscaras e roupas de palhaço, que começaram a surgir no início do mês passado na cidade de Green Bay, no estado norte-americano do Wisconsin, e no Parque Limbour, noroeste da cidade de Gatineau, no Canadá. Esses dois episódios são considerados os primórdios de uma verdadeiro pânico, que vem assolando os moradores de diversas cidades e condados, dos mais diversos estados norte-americanos. Após esses eventos, uma grande onda de avistamentos de palhaços aconteceu nos estados da Carolina do Sul, posteriormente atravessou a fronteira, indo parar na Carolina do Norte, e foi se espalhando para os demais estados. Essa "onda" ganhou até mesmo um inusitado apelido: "Clown Apocalypse" ("O Apocalipse dos Palhaços", em português).

O efeito de toda essa interminável "onda" se tornou visível e muito preocupante, quando começaram a surgir ameaças a alunos e escolas, através das redes sociais, sendo que diversas escolas tiveram que ser temporariamente fechadas. Tivemos inúmeras prisões de suspeitos pelos mais diversos motivos (desde falsa comunicação de crime até envolvimento com "terrorismo"). Infelizmente, uma menina de apenas 14 anos acabou sendo detida, no estado da Geórgia, por estar portando uma faca em uma área escolar. O motivo? A menina disse que estava com medo dos relatos sobre palhaços assustadores, e queria defender a si mesma e a sua família de eventuais ataques ou perseguições. Nós fizemos questão de atualizar aquela postagem até o dia 26 de setembro, porém vimos a necessidade de trazer esse assunto novamente para vocês de uma forma mais completa, do que meramente uma atualização. (leia mais: Palhaços Estariam Realmente Assustando Moradores e Atraindo Crianças para Florestas, nos Estados Unidos?).

O objetivo dessa nova postagem, é claro, não é recapitular tudo o que já aconteceu, mas promover uma grande atualização sobre o que anda acontecendo, visto que os primeiros casos de avistamentos de palhaços, em âmbito internacional, já começaram a surgir na Inglaterra, o que deixou as autoridades britânicas e europeias em alerta. Nessa postagem você também irá conhecer as principais hipóteses para esse fenômeno, e vamos questionar se o nosso país pode acabar se tornando "vítima" de toda essa onda de avistamentos. É importante ressaltar nesse primeiro momento, que nada disso está sendo benéfico para os moradores das cidades afetadas por esses casos, muito menos para aquelas pessoas que vivem da arte circense ou então tentam alegrar o dia de crianças e adultos em hospitais norte-americanos. No entanto, determinadas lojas de departamento só tem a comemorar, porque desde que tudo isso começou, as vendas de fantasias de palhaço dispararam mais de 300%, e agora, a emblemática data comemorativa do Halloween, em 31 de outubro, se tornou motivo de preocupação das autoridades. Vamos saber mais sobre esse assunto?

A Onda de Avistamentos de Palhaços Continua a Todo Vapor nos Estados Unidos


Se você está nos conhecendo agora ou então não está muito por dentro desse assunto, recomendo fortemente que você acesse nossa postagem anterior, que possui um material completo e detalhado dos eventos mais relevantes que aconteceram em relação a avistamentos de palhaços em território norte-americano até o dia 26 de setembro desse ano (clique aqui para acessar a matéria). Agora, se você se sente seguro sobre o assunto, e vem acompanhando o que está sendo noticiado, convido para que acompanhe conosco essa atualização geral sobre a situação nos Estados Unidos e no mundo.

Os casos de avistamentos de palhaços continuam dando dor de cabeça para as autoridades norte-americanas, sendo impossível passar um único dia sem que haja ao menos uma notícia ou matéria sobre esse assunto nos principais sites de notícias dos Estados Unidos. Alguns simplesmente se limitam a noticiar novas ocorrências, enquanto outros tentam explicar as razões pelas quais esse "fenômeno social", que tomou conta do país, esteja demorando tanto tempo para passar.

O Avistamento de um Palhaço Sentado no Banco do Passageiro de um Carro, no Condado de Henrico, na Virgínia


Em 27 de setembro, o site da WTVR, emissora de TV afiliada da CBS, sediada em Richmond, na Virgínia, noticiou um incidente envolvendo o avistamento de um palhaço, no banco do passageiro de um carro, por volta das 17h do dia anterior (26) na avenida Laburnum, próximo da estrada Creighton, no condado de Henico, no estado norte-americano da Virgínia. Uma mãe, que não quis se identificar, e sua filha adolescente gravaram o momento que o palhaço acenava e apontava em direção a elas.

Imagem mostrando a distância do Condado de Henrico em relação a capital norte-americana, Washington, DC
(cerca de apenas 185 quilômetros de distância).
O Departamento de Polícia do Condado de Henrico disse que não tinham recebido quaisquer ligações sobre avistamentos de palhaços, mas a mãe disse que o avistamento deixou seus nervos a flor da pele, depois de ficar sabendo sobre as mais diversas histórias de avistamentos de palhaços em todo o país. Assista a reportagem da WTVR (CBS 6), em um canal de terceiros no YouTube (em inglês):



"Fiquei um pouco nervosa, porque a minha filha ficou meio que apavorada com a situação, mas eu disse a ela que algumas pessoas gostam apenas de brincar", disse a mãe.

A mãe ainda disse que entrou em contato com a WTVR após ter assistido uma história sobre avistamentos de palhaços no Condado de Augusta, na Virgínia, no fim de semana anterior, dizendo que ele se assemelhava ao palhaço que tinham avistado em Henrico.

Entretanto, no dia seguinte, uma mulher chamada Holly Brown, veio a público para dizer que a pessoa que estava fantasiada de palhaço era tão somente seu filho de 12 anos, que possui autismo. Holly disse que ele era um amor de pessoa, e não era nem um pouco assustador. Holly também disse que era uma grande fã de Stephen King, e que recentemente havia comprado uma fantasia do palhaço "Pennywise" para seu filho comemorar o Halloween.

Um Homicídio Supostamente Atribuído a um Suspeito Usando Roupas e Máscara de Palhaço, na Cidade de Reading, na Pensilvânia


Naquela mesma semana, a situação ficaria um pouco mais tensa pela ocorrência de um homicídio, cujo suspeito poderia estar usando roupas e máscara de palhaço na cidade de Reading, sede do condado de Berks, no estado norte-americano da Pensilvânia. Segundo o site de notícias "Reading Eagle", um adolescente chamado Christian Torres, 16 anos, tinha sido esfaqueado durante uma briga, na noite do dia 25 de setembro, um domingo, por volta das 20h30.

Quando a equipe de regaste chegou ao local, encontraram a vítima na varanda de uma casa, rodeado por uma multidão de vizinhos e curiosos. Porém, era tarde demais e o jovem foi declarado morto no local. Segundo testemunhas, uma pessoa vestida de palhaço teriado esfaqueado o jovem, o que tornaria o caso como sendo o primeiro incidente fatal relacionado a palhaços desde que toda essa onda começou, nos Estados Unidos, é claro.

Segundo o site de notícias "Reading Eagle", um adolescente chamado Christian Torres, 16 anos, tinha sido esfaqueado durante uma briga, na noite do dia 25 de setembro, um domingo, por volta das 20h30
Um dos amigos da vítima, William Mojica, 18 anos, disse que todos na vizinhança estavam em choque. "Meu amigo era uma pessoa muito boa. Isso tudo é muito triste. Foi uma briga estúpida", disse William.

Na época, o chefe de polícia Andres Dominguez Jr. disse que os investigadores estavam analisando as mais diversas versões para tentar descobrir as razões da briga. "Acredito que as coisas fugiram do controle. Todo mundo na vizinhança se conhece. A parte mais triste disso tudo é que a briga acabou saindo do controle. Os vizinhos se vêem todos os dias. Eles se conhecem muito bem", disse Andres Dominguez Jr., acrescentando que havia alguns suspeitos pelo crime.

Uma espécie de memorial foi criado por amigos e vizinhos de Christian Torres,
exatamente no local de sua morte
Entretanto, aparentemente o crime foi solucionado por volta do dia 30 de setembro, quando um homem chamado Avery Valentin-Bair, 29 anos, foi preso pela polícia de Reading acusado pelo assassinato de Christian Torres. A polícia disse que houve uma briga devido a uma máscara utilizada por personagens da franquia de filmes "Uma Noite de Crime", e que isso teria levado a morte de Christian.

Um homem chamado Avery Valentin-Bair, 29 anos, foi preso pela polícia de Reading
acusado pelo assassinato de Christian Torres.
A polícia disse que uma briga devido a uma máscara utilizada por personagens da franquia de filmes
"Uma Noite de Crime", teria levado a morte de Christian
A polícia havia dito no início daquela mesma semana, que eles estavam investigando diversas versões, sendo que uma delas dizia que era a vítima, no caso o próprio Christian Torres, que estava usando uma máscara de palhaço. Aparentemente, no entanto, a máscara utilizada por personagens da franquia de filmes "Uma Noite de Crime" pertencia ao jovem de 16 anos, que estava com ela sobre a cabeça. Por algum motivo, a máscara gerou uma discussão, que resultou em sua morte.

As Ameaças de Ataques de Palhaços Chegam às Escolas de Houston, no Texas


No dia 30 de setembro, o site da KHOU, emissora afiliada da CBS, sediada em Houston, no estado norte-americano do Texas, publicou uma notícia dizendo que pessoas, que se apresentavam como palhaços nas redes sociais, estavam obrigando as escolas por todo o país a enviar cartas para os pais dos alunos, e algumas estavam sendo até mesmo forçadas a fecharem temporariamente. Essas ameaças tinham chegado até Houston, porém diversas escolas e departamentos de polícia estavam tratando os casos como boatos.

Mapa divulgado no fim do mês de setembro relativo aos estados que tinham relatos
de avistamento de palhaços nos Estados Unidos
A KHOU solicitou ao Distrito Escolar Independente de Houston e ao Distrito Escolar Independente de Humble, uma cópia da ameaça que tinham recebido, porém ambos negaram esse pedido. Funcionários da KHOU, responsáveis por rastrear a internet em busca de informações, acabaram descobrindo uma "lista de alvos" em uma conta do Instagram denominada "Locotheclown.htx". Os distritos escolares também não quiseram confirmar se tinham recebido essa mesma lista anteriormente.

Funcionários da KHOU, responsáveis por rastrear a internet em busca de informações, acabaram descobrindo uma "lista de alvos" em uma conta do Instagram denominada "Locotheclown.htx"
Essa lista incluía as seguintes escolas: Cypress Park High School, Morton Ranch High School, Taylor High School, Westside High School, O’Donnell Middle School, Holub Middle School, Elsik High School, Grady Middle School, Yates High School, Northside High School, Sam Houston High School e uma escola que não era localizada em Houston.

Uma Mulher Disse Ter Sido Atacada por um Palhaço Durante uma Madrugada, na Cidade de Reading, no Estado de Ohio


No dia anterior, o site do jornal "The New York Times" publicou uma matéria intitulada "Creepy Clown Hoaxes Lead to 12 Arrests in Multiple States" ("Boatos de Palhaços Aterrorizantes Resultam em 12 Prisões em Diversos Estados", em português) mencionando que pelo menos 12 pessoas já tinham sido presas por fazer ameaças, por falsa comunicação de crime, ou então por perseguir pessoas.

A matéria também informava que as aulas, no dia 30 de setembro, uma sexta-feira, estavam suspensas nas escolas da cidade de Reading, dessa vez pertencente ao Condado de Hamilton, no estado norte-americano de Ohio, após uma mulher ter relatado. que um homem vestido com uma roupa listrada, uma peruca vermelha e uma máscara de palhaço branca, a agarrou pela pescoço enquanto ela estava sentada na varanda de sua casa, fumando um cigarro, por volta das 4h da manhã.

Assista a uma reportagem realizada pela WCPO, emissora de TV afiliada da ABC, sobre esse caso (em inglês):



A mulher disse à polícia que o palhaço havia lhe dito a seguinte frase: "Eu deveria te matar agora. Alunos e professores das escolas de ensino infantil e médio vão desejar nunca ter nascido hoje". Os policiais conduziram a mulher, que recentemente passou por uma cirurgia no pescoço, ao Hospital Bethesda North para uma posterior avaliação. Contudo, o incidente levou ao fechamento das escolas da cidade de Reading.

Comunicado publicado pela Comunidade Escolar da Cidade de Reading,
que foi publicado em seu respectivo perfil no Facebook sobre o fechamento das escolas no dia 30 de setembro
"Levamos em consideração todas as ameaças em prol da segurança dos nossos alunos. Estávamos particularmente preocupados com o número de estudantes que vão caminhando para a escola nas primeiras horas da manhã e tomamos a decisão de fechar as escolas", dizia um comunicado da Comunidade Escolar da Cidade de Reading, que foi publicado em seu respectivo perfil no Facebook. As aulas, no entanto, foram retomadas normalmente na segunda-feira (3) seguinte.

Enfim, a matéria publicada no site do jornal "The New York Times" ainda contava com a opinião de renomados especialistas sobre esse fenômeno, que havia tomado conta de boa parte dos Estados Unidos. David G. Myers, professor de Psicologia da Hope College em Holland, Michigan, atribuía a "epidemia de avistamentos" a uma "histeria em massa", uma vez que os medos e os sentimentos das pessoas acabavam sendo repassados para outras. Jason D. Seacat, um professor associado de Psicologia na Universidade Western New England, em Springfield, Massachusetts, sugeriu um outro motivo para o surto: a necessidade das pessoas se sentiram relacionadas a um evento, que tenha chamado a atenção nacional.

Um Inusitado Caso Aconteceu no Condado de Hamilton, em Ohio: Mulher Relata Ter Sido Atacada por Palhaço para Não Perder o Emprego


No dia 1º de Outubro, o site da emissora WCPO publicou uma notícia um tanto quanto inusitada. Segundo a polícia do Condado de Hamilton, em Ohio, uma mulher relatou ter sido atacada por um palhaço com uma faca, porque ela estava atrasada para seu trabalho em uma lanchonete do McDonalds. Sim, isso mesmo que você leu. Esse incidente, no entanto, não estava relacionado com o incidente da manhã da sexta-feira passada (30), que resultou no fechamento de todas as escolas da Comunidade Escolar da Cidade de Reading.

Alexsandra Conley, 18 anos, ligou para a polícia por volta das 6h da manhã de sábado, dizendo que um palhaço saltou sobre uma cerca, acenou com uma faca para ela, e cortou seu polegar esquerdo, no cruzamento entre as avenidas Jefferson e Southern. Ela descreveu o suspeito como um homem vestindo uma roupa de palhaço, com uma peruca vermelha, maquiagem facial branca e uma lágrima desenhada na bochecha esquerda. A polícia disse Conley estava calma enquanto estava sendo examinada pelos médicos, mesmo usando seu celular para acessar o Facebook.

Assista a essa rápida notícia veiculada pela WCPO em sua respectiva conta no Youtube (em inglês):



Após uma investigação mais aprofundada, a polícia encontrou diversas inconsistências em seu relato. Conley admitiu que inventou a história, porque estava atrasada para o trabalho, e não queria perder o emprego. A jovem acabou sendo indiciada por falso alarme pela polícia.

Estudante da Universidade Estadual do Texas Disse Ter Sido Atacada Por Palhaço no Campus da Universidade


Um suspeito vestido em um roupa de palhaço teria atacado uma uma pessoa em um complexo residencial da Universidade do Estadual do Texas, na última segunda-feira (3). A universidade acabou enviando um alerta por email a todos os estudantes na noite de terça-feira (4).

Um suspeito vestido em um roupa de palhaço teria atacado uma uma pessoa em um complexo residencial da Universidade do Estadual do Texas, na última segunda-feira (3)
Segundo a KXAN, emissora de TV afiliada da NBC, sediada em Austin, no Texas, por volta das 17h45 da última terça-feira, a polícia estadual de Texas recebeu um relato de agressão, que segundo eles aconteceu por volta das 19h do dia anterior, no complexo habitacional Bobcat. O suspeito foi descrito pela polícia tendo 1,90 m de altura, com um porte atlético, vestindo uma roupa de palhaço (descrita como sendo um macacão listrado em preto e branco), com uma peruca verde, e rosto pintado de branco com uma área pintada de preto ao redor dos olhos.

O suspeito foi descrito pela polícia tendo 1,90 m de altura, com um porte atlético, vestindo uma roupa de palhaço descrita como sendo um macacão listrado em preto e branco, com uma peruca verde, e rosto pintado de branco, com uma área pintada de preto ao redor dos olhos.
Em nota, a polícia estadual do Texas disse que o suspeito agarrou a vítima, mas a mesma conseguiu fugir e abandonou o local. Outros relatos passaram a acontecer desde então. Entre eles um que aconteceu anteontem (5), quando o complexo habitacional chamado "Sanctuary Lofts" enviou um email alertando os seus moradores, que um indivíduo vestido como um palhaço, e carregando o que parecia ser uma motosserra foi avistado na propriedade por volta das 21h10 de terça-feira (4). Ninguém ficou ferido, e Departamento de Polícia de San Marcos estava investigando o caso. Até o momento, ninguém foi preso devido a esses incidentes.

Por falar no Texas, todas as cinco escolas do Distrito Escolar Independente de Tuloso-Midway, que possuem um total de 4.000 estudantes foram temporariamente fechadas na última quarta-feira (5), pela segunda vez somente essa semana, após dois avistamentos de palhaço em ocasiões diferentes. Na primeira vez, na segunda-feira, o fechamento aconteceu devido a ameaças que surgiram através das redes sociais durante o último fim de semana, dizendo que haveria um ataque as escolas do distrito na segunda-feira.

Na primeira vez, na segunda-feira, o fechamento aconteceu devido a ameaças que surgiram através das redes sociais durante o último fim de semana, que haveria um ataque as escolas do distrito na segunda-feira
Na última quarta-feira, no entanto, o fechamento temporário ocorreu por volta das 9h da manhã, após um motorista de ônibus e um monitor terem visto um palhaço sentado no interior de um veículo estacionado próximo de uma das escolas.

Os portões das escolas foram reabertos por volta das 10h30, quando a cerca de 3 km do local houve um segundo avistamento de palhaço. O distrito escolar, em seguida, decidiu manter manter os portões fechados das escolas durante todo o dia, o que significava que todas as portas de acesso à escola foram trancadas, e os alunos não foram autorizados a sair.

O distrito escolar, em seguida, decidiu manter manter os portões fechados das escolas durante todo o dia, o que significava que todas as portas de acesso à escola foram fechadas, e os alunos não foram autorizados a sair
A polícia segue investigando os incidentes, mas ninguém foi preso até o presente momento.

Diversos Avistamentos de Palhaços São Relatados em Nova Jersey


Uma adolescente de 14 anos foi indiciada pela polícia, depois de ter alegado que tinha sido perseguida por uma pessoa armada com uma faca e vestida de palhaço, uma vez que o palhaço em questão a seguiu até o ponto de ônibus na cidade de South River Toms, Condado de Ocean, Nova Jersey, na quarta-feira (5) pela manhã. O incidente também teria envolvido supostas ameaças publicadas no Facebook.

Em resposta, as autoridades disseram que enviaram reforços em busca de um possível agressor. No entanto, a investigação acabou apontando para a própria adolescente, que posteriormente admitiu ter inventado a história. Ela responderá as acusações pertante a Justiça Juvenil, porém o promotor da cidade acrescentou que seus pais terão de pagar pelos gastos que a polícia acabou tendo durante o chamado do falso alarme.

Imagem do Google Maps mostrando a localização do Condado de Ocean,
em Nova Jersey, Connecticut, nos Estados Unidos
Enquanto isso, uma menina de 12 anos de idade, acabou sendo detida e acusada após gerar uma ameaça de ataque de palhaços contra uma escola na cidade de Toms River, no mesmo condado. Na terça-feira à noite, a polícia disse foi alertada a respeito de uma postagem em uma conta no Twitter chamada "KillerClownFromNJ". Em um tuíte era possível ler a seguinte frase "Algumas pessoas estão sendo procuradas na Toms River Intermediate East Middle School; Estarei lá as 08h37 em ponto, na quinta-feira, 6 de outubro, 2016 !!". Segundo a polícia, o tuíte continha inúmeros emojis com apologia a violência.

Na cidade de Fair Lawn, no Condado de Bergen, também em Nova Jersey, a polícia respondeu a um chamado, por volta de 1h da manhã de quarta-feira (5) a respeito de um veículo, um Toyota Tundra de cor preta, com duas pessoas usando máscaras de palhaço debruçadas para fora da janela, que estariam perseguindo um outro veículo.

Após a abordagem policial, o condutor do veículo, um jovem de 19 anos foi multado por direção perigosa, sendo que o passageiro, um outro jovem de 18 anos de idade, foi indiciado por posse de maconha. Três outros ocupantes do veículos foram liberados, e não foram acusados de quaisquer crimes. De acordo com a polícia, duas máscaras de palhaço também foram encontradas no interior do veículo.

De acordo com a polícia, duas máscaras de palhaço também foram encontrados no interior do veículo
Também na quarta-feira, a polícia informou que havia detido um jovem de 13 anos devido a postagem em uma conta no Instagram "baseada nos atuais incidentes envolvendo palhaços e ameaças", direcionadas a quatro escolas. As mensagens não faziam quaisquer ameaças específicas de violência, mas causou alarme suficiente para que o menino fosse indiciado por "conduta desordeira".

Casos Envolvendo Palhaços no Estado de Nova York


Na quarta-feira (5), o site da WPIX, emissora de TV afiliada da CW, publicou que o Departamento de Polícia do Condado de Nassau, no estado norte-americano de Nova York, estava investigando o caso envolvendo um adolescente de 14 anos, que disse ter sido abordado por um palhaço portando uma grande faca de cozinha. O incidente ocorreu por volta das 15h05, na cidade de Lakeview.

Imagem do Google Maps mostrando a localização da pequena cidade de Lakeview,
no estado de Nova York, nos Estados Unidos
Os detetives disseram que o menino havia acabado de sair da Malverne High School, passou por uma abertura numa cerca em um beco sem saída da Avenida Clinton, e entrou em uma viela na Avenida Jefferson, onde ele foi abordado por trás, por uma pessoa desconhecida. Essa pessoa estava vestida com uma roupa roxa de palhaço, máscara branca, peruca vermelha, e estava segurando uma grande faca de cozinha. As autoridades disseram que o rapaz conseguiu fugir, mas notou que o palhaço não estava o seguindo. Ele descreveu o palhaço como sendo uma pessoa magra com 1,80 m de altura. O adolescente não ficou ferido.

Em um outro episódio, segundo a polícia, passageiros do metrô em Nova York tomaram um susto na quarta-feira (5), quando uma pessoa vestida como um palhaço tentou impedi-los de sair de um vagão do metrô, e depois perseguiu um adolescente fora da estação com uma faca. O adolescente de 16 anos de idade, estava tentando sair de um vagão do metrô na estação da rua 96, na Avenida Lexington, por volta das 16h, quando se deparou com um homem que usava maquiagem de palhaço, roupas multicoloridas e sapatos enormes.

O adolescente de 16 anos de idade, estava tentando sair de um vagão do metrô na estação da rua 96, na Avenida Lexington, por volta das 16h, quando se deparou com um homem que usava maquiagem de palhaço, roupas multicoloridas e sapatos enormes
O palhaço ficou parado em frente a porta, impedindo os passageiros de sair do vagão. O adolescente empurrou o palhaço mas, em seguida, o palhaço o perseguiu enquanto passava pela catraca e subia as escadas da estação do metrô. Quando o adolescente olhou para trás, viu que o palhaço tinha uma faca de cozinha. O adolescente continuou correndo pela rua e aparentemente conseguiu escapar do palhaço, e não ficou ferido. A polícia disse que a investigação estava em aberto, mas nenhum suspeito foi preso.

Os Casos de Supostas Mortes Envolvendo Palhaços se Espalham na Internet


Com toda essa repercussão, é claro que não faltariam boatos de que assassinatos estariam sendo cometidos por e contra palhaços nos Estados Unidos. Porém, acalmem-se, esses relatos "ainda" não são verdadeiros. Vamos citar alguns desses casos que viralizaram nas redes sociais norte-americanas desde que essa onda de avistamentos de palhaços começou.

Em 30 de setembro, o site WaneTV.Wordpress.com publicou uma notícia dizendo que um homem, que estava usando roupas de palhaço, estava em estado grave após ter sido baleado em Fort Wayne, no estado norte-americano de Indiana. Michael Joyner, porta-voz do Departamento de Polícia de Fort Wayne teria dito que uma SUV de cor branca parou ao lado de um palhaço. O homem que estava dirigindo saiu do carro e teria disparado diversas vezes.

Michael Joyner, porta-voz do Departamento de Polícia de Fort Wayne teria dito que uma SUV de cor branca parou ao lado de um palhaço. O homem que estava dirigindo saiu do carro e teria disparado diversas vezes. Isso tudo, no entanto, é mentira!
A questão é o que site WaneTV.Wordpress.com é um site de notícias falsas, e nem mesmo possui alguma relação com a WANE TV, que é um canal de notícias que abrange a região de Fort Wayne. O Departamento de Polícia de Fort Wayne, inclusive, emitiu um comunicado sobre isso, dizendo que diversos moradores tinham começado a ligar para a polícia para saber mais detalhes do incidente, porém não havia ocorrido absolutamente nada.

Poucos dias depois, um site chamado Empire Herald publicou uma história quase idêntica, mudando apenas a localização, os nomes e algumas descrições. Contudo, esse site não publica nenhuma história verdadeira, preferindo "requentar" notícias satíricas ou clickbaits, que são publicadas em outros locais.

Em um outro estranho caso, um site chamado "Global Sun" publicou em 3 de outubro, que palhaços portando armas saíram dos Estados Unidos em direção ao Canadá, e assassinaram cerca de 23 pessoas em solo canadense. Contudo, isso é mentira. O "Global Sun" é um site de notícias falsas, e eles mesmos avisam os seus leitores sobre isso, mas nem sempre as pessoas prestam atenção nesses detalhes, e acabam compartilhando as notícias de forma indiscriminada.

Em um outro estranho caso, um site chamado "Global Sun" publicou em 3 de outubro, que palhaços portando armas saíram dos Estados Unidos em direção ao Canadá, e assassinaram cerca de 23 pessoas em solo canadense. Contudo, isso é mentira
Um site chamado Daily Finesser, por exemplo, chegou a publicar recentemente que o Congresso dos Estados Unidos tinha aprovado uma lei permitindo que os cidadãos atirassem e matassem palhaços "suspeitos" ou "maliciosos" assim que os avistassem. Essa é mais uma notícia falsa entre tantas que estão sendo espalhadas pela internet. O site Daily Finesser é apenas um "site de entretenimento", e avisa sobre isso ao seu leitor, que mais uma vez não presta atenção nesses detalhes, ao final de cada página do site.

Enfim, pelo menos até o fechamento dessa matéria, ou seja, na manhã de 7 de outubro, não havia nenhum caso real ou oficial envolvendo mortes cometidas por palhaços ou de palhaços nos Estados Unidos, e nem mesmo no Canadá. Isso não quer dizer que isso não possa acontecer num futuro próximo, mas por enquanto os incidentes reportados são totalmente falsos.

O Aumento de 300% nas Vendas de Máscaras de Palhaços


Se por um lado uma parte da população está em pânico devido a essa onda de avistamentos de palhaços nos Estados Unidos, por outro o comércio só tem a comemorar com as notícias que são publicadas na mídia norte-americana. Segundo uma notícia publicada na última terça-feira (4) pela KDAF, emissora de TV afiliada da CW, sediada em Dallas, no Texas, as vendas de fantasias de palhaços tiveram um aumento de 300% devido as notícias que estão sendo veiculadas pela mídia. Ainda de acordo com o texto, os relatos de pessoas sentindo-se ameaçadas ou simplesmente assustadas já chegavam há pelo menos 32 estados norte-americanos.

As notícias, no entanto, começaram a dar lucro para muitos comerciantes de artigos e roupas para o Halloween em todo o país. Vale lembrar nesse ponto, que as vendas em virtude dessa data já somam cerca de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões pela cotação atual), nos Estados Unidos, a cada ano, sendo que agora parece uma grande parte desse número virá das vendas relacionadas a roupas de palhaço.

Confira uma reportagem sobre esse assunto feita pela KJRH -TV, e publicada ontem (6) em sua respectiva conta no YouTube (em inglês):



"As vendas de máscaras de palhaço estão até 300% maiores do que em relação ao mesmo período do ano passado. A cada dez máscaras vendidas, oito são de palhaços 'malignos', enquanto que nessa mesma época, no ano passado, eram apenas cinco", disse Brad Butler, proprietário da rede nacional de lojas Halloween Express, especializada em artigos para o Halloween.

A rede de lojas Spirit Halloween se recusou a comentar sobre as suas vendas, estranhamente citando uma política de não comentar sobre as investigações policiais em curso. O Wal-Mart e a Party City não responderam as solicitações de dados sobre as vendas preliminares.
Dados referentes as vendas de fantasia para o Halloween em 2015, nos Estados Unidos. É possível notar que as fantasias de bruxas, animais, do Batman, de zumbis e de personagens da franquia Star Wars lideravam o ranking, sendo que fantasias de palhaços não estavam entre as mais populares no ano passado. Resta saber o que esperar desse ano!
Um ex-promotor e advogado de defesa chamado Pete Schulte foi consultado pela reportagem para saber se as autoridades policiais e as lojas deveriam manter uma espécie de controle de vendas em relação as roupas de palhaço. Pete foi bem enfático em sua opinião.

"Não. As roupas não são ilegais. Até mesmo o que eles vêm fazendo com as roupas não é ilegal. Assustador, sim. Ilegal, não", disse Pete Schulte.

A Onda de Avistamentos de Palhaços Chega à Inglaterra e Supostamente ao País de Gales


Os casos envolvendo supostos avistamentos de palhaços nos Estados Unidos atravessaram o oceano e chegaram até a Terra da Rainha. Sim, agora o temor é que esses casos acabem se espalhando pelo continente europeu, uma vez que a França, por exemplo, já teve incidentes relacionados a palhaços no passado. Ninguém sabe se essa onda de avistamentos pode ter, inclusive, algum efeito sobre imigrantes.

Desde a sexta-feira passada (30), a polícia de Newscastle, na Inglaterra, recebeu seis relatos diferentes de pessoas vestidas de palhaços saltando dos arbustos para assustar crianças, em idade escolar, que estavam andando pelas ruas. Ninguém foi atacado ou ferido durante essas "brincadeiras", mas deixou inúmeros adolescentes muito preocupados com os incidentes. A polícia, por sua vez, disse que estava levando os casos muito a sério.

"As pessoas que fazem essas brincadeiras podem pensar que estão sendo engraçadas, mas estão deixando inúmeros adolescentes extremamente estressados. Os pais das crianças afetadas, e os professores de nossas escolas locais estão igualmente preocupados, sendo que estamos trabalhando estreitamente com eles, pois isso não é algo que queremos ver acontecer em nossa comunidade local", disse o inspetor de polícia Stephen Wykes.

Desde a sexta-feira passada (30), a polícia de Newscastle, na Inglaterra, recebeu seis relatos diferentes de pessoas vestidas de palhaços saltando dos arbustos para assustar crianças, em idade escolar, que estavam andando pelas ruas
(a imagem é meramente ilustrativa e não reflete a realidade dos fatos)
"Houve apenas alguns incidentes, o que acreditamos que tenham sido inspirados por uma onda de acontecimentos nos Estados Unidos, mas estamos empenhados para detê-los antes que eles causem algum sofrimento a qualquer outra pessoa. Estamos muito empenhados em identificar as pessoas que estão se vestindo de palhaços, para que possamos conversar com eles sobre suas condutas, e determinar se algum crime tenha sido cometido", completou.

Uma dessas adolescentes, que se depararam com palhaços assustadores, foi Megan Bell, 17 anos. Ela disse que estava caminhando em direção a sua casa, por volta das 20h de terça-feira (4), quando ela se deparou com um homem vestindo uma fantasia e uma máscara.

"Entrei em pânico... e disparei a correr na direção oposta, gritando e gritando. O 'palhaço' me perseguiu por cerca de 20 segundos", disse Megan Bell.

Na noite da última quarta-feira (5), os policiais prenderam um adolescente de 13 anos de idade, em Blakelaw, portando um objeto cortante (uma faca), em conexão com um dos tais incidentes envolvendo palhaços. O adolescente foi interrogado durante a noite inteira, e acabou sendo liberado sob custódia, com uma clara advertência devido ao seu comportamento.

Na noite da última quarta-feira (5), os policiais prenderam um adolescente de 13 anos de idade, em Blakelaw, portando um objeto cortante (uma faca), em conexão com um dos tais incidentes envolvendo palhaços
A polícia deixou claro que a prisão deveria servir como um aviso as pessoas que estivessem procurando importunar as demais, e potencialmente causar algum estresse aos cidadãos.

Em um outro episódio na terça-feira (4), duas estudantes foram abordadas por dois palhaços enquanto caminhavam em direção a escola, sendo que os palhaços perguntaram se elas queriam ir a uma festa de aniversário. Esse incidente ocorreu na rua Oxford, na cidade de Clacton, em Essex, na Inglaterra, por volta das 9h20 da manhã, e fez com que a Escola de Ensino Médio do Condado de Clacton impedisse que os alunos deixassem as instalações durante o horário do almoço.

Em um outro episódio na terça-feira (4), duas estudantes foram abordadas por dois palhaços enquanto caminhavam em direção a escola, sendo que os palhaços perguntaram se elas queriam ir a uma festa de aniversário
"Foi relatado que duas crianças foram questionadas se elas queriam participar de uma festa de aniversário. Não tentaram agarrá-las ou infligiram algum dano físico as mesmas. Eles deixaram o local em uma van de cor preta. Estamos cientes de outros relatos e rumores que estão circulando nas redes sociais", disse um porta-voz da polícia de Essex.

Recentemente, até mesmo um palhaço teria sido registrado por Justin Martin Lee, um funcionário de uma concessionária de carros chamada "Martin Lee Car Sales", na cidade de Sheffield, na Inglaterra. O palhaço estaria dirigindo uma scooter. O incidente teria ocorrido na última quarta-feira (5).

O vídeo de apenas 6 segundos foi postado em sua conta no Facebook (clique aqui para visualizá-lo), e já foi visto mais de 27 mil vezes em apenas 72 horas. Alguns usuários, no entanto, desconfiam que toda a cena foi armada para "promover" o comércio local.

Uma Observação Sobre um Suposto Incidente em Caernarfon, no País de Gales, e os Vídeos que Andam Circulando Através das Redes Sociais


Os avistamentos de palhaços teriam supostamente chegado ao País de Gales, mais precisamente na cidade de Caernarfon, North Wales. Uma filmagem divulgada nas redes sociais mostraria um suposto palhaço próximo a um centro de recreação infantil da cidade, porém não há nenhuma declaração oficial da polícia local sobre o incidente. Isso torna esse caso potencialmente falso.

Confira o vídeo em um canal de terceiros no YouTube (em inglês):

Não estamos dizendo que não existia um palhaço no local. Estamos dizendo que toda a situação provavelmente tenha sido armada de modo a repercutir e viralizar através das redes sociais, assim como a maioria dos vídeos que estão circulando na internet. É por essa mesma razão, que nessa postagem você não irá encontrar muitos vídeos de supostos avistamentos ou enfrentamentos com palhaços, porque é necessária muita pesquisa saber se os mesmos são verdadeiros ou não, e acaba não compensando em virtude de tanta informação útil e interessante que pretendemos passar.

Os vídeos podem ser assustadores e até mesmo divertidos, mas saiba que a maior parte é algo encenado. É possível perceber devido a localização, falta de elementos como nome das pessoas, horário, local, se foi realmente registrado um boletim de ocorrência, entre outros detalhes. Em quase todos os casos, existe alguém filmando aleatoriamente dentro de um veículo ou andando por um local como se esperasse que algo fosse acontecer, ou seja, uma ação premeditada. Além disso, muitas compilações de "avistamentos de palhaços assustadores" disponibilizados no YouTube possuem vídeos relacionados a casos de anos anteriores, e não refletem a realidade atual dos fatos.

Se alguém prometeu a você mostrar casos reais de avistamentos de palhaços, bem, você foi enganado(a).

As Hipóteses Levantadas Pela CNN Sobre a Onda de Avistamentos de Palhaços nos Estados Unidos e no Mundo


Para tentar responder sobre os motivos nos quais, de repente, essa onda de avistamentos começou a acontecer nos Estados Unidos, e mais recentemente no Reino Unido, a CNN publicou uma matéria ontem (6), levantando cerca de seis hipóteses possíveis para explicar esse "fenômeno social". Vamos a elas!

1) Um Folclore com um Toque Moderno:


Benjamin Radford é um folclorista e autor de um livro de não-ficção chamado "Bad Clowns". Então, ele é definitivamente alguém que você gostaria de conversar a respeito de quaisquer eventos relacionados a palhaços. Ele disse que a onda atual que está sendo vivenciada não é nenhuma novidade, e ondas semelhantes de "histórias" e "histerias coletivas" já aconteceram antes.

Benjamin Radford é um folclorista
e autor do livro de não-ficção "Bad Clowns"
"Na década de 1980, havia relatos de 'palhaços fantasmas'. Havia histórias circulando nos arredores de Massachusetts, de crianças dizendo que tinham sido perseguidas ou atraídas por palhaços, sendo que os pais e os professores levaram isso a sério", disse Benjamin Radford.

Se isso soa familiar, é porque o padrão se assemelha a um dos primeiros avistamentos de palhaços que despertaram essa onda de avistamentos: em agosto, crianças de um conjunto habitacional em Greenville, na Carolina do Sul, relataram ter visto palhaços em áreas florestais, tentando atraí-las para a escuridão. Nos anos 80, assim como acontece agora, as histórias são praticamente as mesmas, embora permaneçam sem quaisquer explicações.

"Muitos desses relatos são boatos, alguns não passam de brincadeiras, e outros são rumores escolares, mas as histórias seguiram adiante em Chicago, Baltimore, e até mesmo no Reino Unido. Em outras palavras, há um efeito 'bola de neve', onde o rumor e uma legítima preocupação se misturam com nossa propensão humana para uma boa história", completou.

Desde os acontecimentos em Greenville, avistamentos de palhaços têm sido relatados em diversos estados, e algumas pessoas foram realmente presas por assustar as pessoas usando roupas de palhaço, fazendo ameaças relacionadas a palhaços, e em um caso, perseguindo crianças com um taco de beisebol, enquanto usava uma roupa de palhaço. Essas pessoas só servem para reforçar um mito muito difundido.

2) Tudo Não Passa de Marketing Viral


Pense nisso. Faz sentido. Estamos mais uma vez falando de palhaços. Alguém está lucrando com tudo isso? Não seria nenhuma novidade. Radford disse que o imaginário sobre palhaços assustadores já foi explorado em campanhas publicitárias anteriormente.

De fato, um vídeo de um "palhaço assustador" da cidade de Agawam, Massachusetts, já foi revelado por ser uma campanha de marketing viral para uma casa mal-assombrada local. Assim sendo, mesmo que toda essa coisa de palhaço não tenha começado como uma jogada de marketing, certamente criou um terreno fértil. Assista ao vídeo abaixo em um canal de terceiros no YouTube (em inglês):



Também é difícil ignorar o fato de que exista um remake, de um clássico do terror chamado "It", que será lançado no ano que vem. Embora pareça um timing perfeito, aparentemente os produtores do filme não estão brincando com suas emoções apenas para que você vá assistir o filme nos cinemas. Um porta-voz da Warner Brothers disse à CNN, que não há nenhuma conexão entre o filme e os avistamentos recentes de palhaços.

3) Tudo Não Passa de uma Expressão da Ansiedade Humana


Os palhaços são uma fonte de diversão infantil, mas também podem ser assustadores e estranhos. A vida também é assustadora e estranha. Não é uma coincidência. Talvez os palhaços sejam como espectros de ansiedade e desconforto, o bicho-papão que personifica os nossos medos mais profundos.

"Esses casos de pânico tendem a vir à tona quando há uma ansiedade social subjacente. Este é um ano eleitoral, há muitas divisões políticas e ideológicas, há também, naturalmente, o prévio conhecimento de tiroteios em escolas e ataques terroristas", disse Radford, acrescentando que os avistamentos de palhaços da década de 1980 também vieram em um momento similar - de "agitação cultural".

"Houve uma espécie de 'pânico satânico', a histeria sobre Dungeons and Dragons, e reportagens sensacionalistas de satanistas tentando raptar as crianças", continuou. É um mundo diferente hoje, mas padrões subjacentes são os mesmos.

"Esses relatos começam a circular, muitas vezes de forma sensacionalista, acabam surgindo alguns rumores e lendas urbanas, e então aparece algum idiota que realmente se veste de palhaço, e em seguida, sem que você se dê conta, escolas são fechadas e prisões começam a acontecer", completou.

4) Um Fenômeno das Redes Sociais


Se você quiser se assustar por conta própria, basta acessar uma das diversas contas recém-criadas no Twitter sobre "clown sighting" ("avistamento de palhaço", em português). Elas estão repletas de vídeos de palhaços, em alta resolução, pregando ostensivamente encontros com palhaços assustadores.

Entre os avistamentos - reais ou não - a hashtag #IfISeeAClown resulta em vídeos previsivelmente hilariantes. Obviamente, se todos nós estamos preocupados em relação a palhaços, os usuários das redes sociais vão encontrar uma maneira de ganhar dinheiro.

Assista a uma dessas compilações divulgadas amplamente por canais no YouTube (é importante frisar que a maioria dos vídeos que estão circulando na internet são falsos, ou seja, encenados):



"A imagem de um palhaço assustador é perfeita para mídias sociais. Foi feita sob medida para se tornar viral. Você tem algo que é assustador e engraçado ao mesmo tempo. Uma combinação de horror e humor, risos e medos", disse Radford.

Tudo isso faz parte da tradição do folclore, mas em vez de compartilhar ao redor das fogueiras e conversas antes de dormir, assim como costumávamos fazer, nós compartilhamos e postamos sobre isso, 'embelezando' e adicionando novos detalhes ao longo do caminho.

"Isso se chama ostentação. A ideia de que você está encenando uma lenda. As pessoas vêem esta narrativa sobre palhaços assustadores aparecendo no noticiário, e eles pensam como: 'Ei, eu quero fazer parte disso!", completou.

5) Esse é um Jogo de Realidade Aumentada


Você se lembra do Slenderman? O personagem assustador da internet, que resultou em um caso brutal de esfaqueamento entre adolescentes em 2014?

Para algumas pessoas o Slenderman era parte do chamado "jogo de realidade aumentada". Você pode não gostar de "Pokemon Go", por exemplo, mas pense nesses jogos como um quebra-cabeças e narrativas interativas, que supostamente acontecem no mundo real e são contadas através de diversas plataformas. Seria uma versão turbinada de um mito, e parte da diversão de um "jogo de realidade aumentada" que está imergindo-se no faz de conta. Soa familiar?

Será que os avistamentos de palhaços não passam de uma espécie de jogo de realidade aumentada?
Não há nenhuma evidência concreta que sugira que esse "fenômeno social" seja, na verdade, parte de um jogo oficial ou jogo de realidade aumentada, mas considerando a forma como ele se espalha, e está sendo documentado na internet, não é difícil imaginar que o espírito de um jogo de realidade aumentada tenha inspirado alguma das histórias. Imagine a seguinte situação: alguém se veste como palhaço ou deixa um artefato de palhaço ao redor de algo e grava isso. Qual a dimensão que isso pode tomar?

6) Nem Sempre é Algo que Devemos Acreditar


A explicação mais fácil é que realmente existe um bando de palhaços assustadores, cujos objetivos são os mais obscuros possíveis. Porém, se você realmente quiser levar isso a sério, a recente onda de notícias sobre palhaços assustadores é preocupante, porque é difícil dizer onde o mito termina, e onde a realidade começa. Nós sabemos, intelectualmente dizendo, que é primordialmente um monte de besteira, mas então alguém é preso por fazer uma série de ameaças, e começamos a questionar tudo novamente.

"Os rumores podem ter consequências, não é apenas diversão. As pessoas têm medo, já houve casos em que as pessoas se tornaram violentas. Acho que a coisa mais importante que o público precisa perceber é que debaixo de todas essas manchetes sensacionalistas, não há qualquer ameaça inicial. A verdadeira ameaça é exagero em relação a história, não os próprios palhaços", finalizou Radford.

Enfim, AssombradOs, será que devemos nos preocupar com esse "fenômeno social" aqui no Brasil? Esse é um assunto para os meus comentários finais.

Atualização #1 - 09/10 as 17h46: As Ameaças e os Avistamentos de Palhaços na Grande Manchester, na Inglaterra


Segundo o site do jornal "Manchester Evening News", em uma notícia publicada na última sexta-feira (7), diversos pais revoltados alegavam que seus filhos ficaram "aterrorizados" e "em prantos" devido a palhaços, que supostamente estariam assustando alunos nos arredores das escolas da cidade de Bury, na Grande Manchester, na Inglaterra. Um grupo proveniente das redes sociais chamado "Bury Clown Attack" teria mencionado que cinco escolas de Ensino Médio da cidade seriam alvos de "ataques de palhaços". O grupo, que teria se originado no Instagram, disse que suas ações estavam próximas de acontecer.
Um grupo proveniente das redes sociais chamado "Bury Clown Attack" teria mencionado que cinco escolas de Ensino Médio da cidade seriam alvos de "ataques de palhaços" na Grande Manchester, na Inglaterra
Uma mãe extremamente irritada disse que dois jovens vestidos como palhaços em Bury tinham deixado sua filha apavorada, assim que ela chegou na escola. Ela disse que eles estavam do lado de fora da escola, gritando, e assustando as demais crianças. De qualquer forma, também havia relatos nas redes sociais de incidentes envolvendo palhaços em outras escolas do Ensino Médio da cidade de Bury.
Uma mãe extremamente irritada disse que dois jovens vestidos como palhaços em Bury tinham deixado sua filha apavorada, assim que ela chegou na escola. Ela disse que eles estavam do lado de fora da escola, gritando, e assustando as demais crianças.
Além disso, havia relatos de um homem usando uma máscara de palhaço dirigindo um carro e avançando para cima de crianças, assustando-as na cidade de Stretford, também na Grande Manchester, na quinta-feira (6) à noite. Enquanto isso, um homem vestido de palhaço "usando uma máscara de hóquei", e "um poncho manchado de sangue" teria sido registrado por uma câmera em Ashton-under-Lyne, Tameside, na Grande Manchester, também na quinta-feira à noite.

Atualização #2 - 09/10 as 18h25: O Avistamento de um Palhaço Segurando um Martelo na Cidade de Plymouth, na Inglaterra


Um rapaz chamado George Birkbeck, 22 anos, disse que perseguiu um palhaço por volta das 22h da última sexta-feira (7), na cidade de Plymouth, na Inglaterra. Ele disse o palhaço se recusou a sair da sua frente, assim sendo, ele acabou o perseguindo segurando uma garrafa de cerveja, de um fardo que tinha acabado de comprar num supermercado da rede Tesco.

Um rapaz chamado George Birkbeck, 22 anos, disse que perseguiu um palhaço
por volta das 22h da última sexta-feira (7), na cidade de Plymouth, na Inglaterra
Em sua conta no Facebook, George disse que o palhaço ficou no meio do seu caminho, e não o deixou passar, sendo que ele tinha o que aparentava ser um martelo em sua mão. Então, ele decidiu começar a gravar com medo que fosse seus últimos momentos de vida, e que acabasse sendo morto por um palhaço. Assista ao vídeo através de um canal de terceiros no YouTube (lembrando que não temos a confirmação da polícia, que George tenha reportado oficialmente um avistamento de um palhaço em Plymouth):



A polícia disse que recebeu diversos relatos de pessoas vestidas de palhaços por toda a cidade Plymouth na quinta-feira (6), sendo que um relato havia sido confirmado em um ponto de ônibus escolar. As crianças relataram ter sido perseguidas em meio as áreas florestais de Plymouth por palhaços que portavam facas ou que tinham sido abordadas pelos mesmos nas ruas da cidade.

No Condado de Gloucestershire, na Inglaterra, por exemplo, a polícia disse que eles estavam investigando seis relatos de "palhaços assustadores" armados com facas, e agindo de forma suspeita no condado na sexta-feira à noite (7).

Atualização #3 - 09/10 as 19h23: A Onda de Avistamentos de Palhaços Chega a Austrália!


Na manhã desse domingo (9), o site de notícias "The Advertiser" noticiou que duas adolescentes de 12 anos de idade tinham sido aterrorizadas por um palhaço no centro da cidade de Adelaide. As meninas estavam na cidade com um dos seus pais para comprar sorvete, quando foram abordadas por um palhaço perto do cruzamento das ruas Pulteney e Rundle, por volta de 21h30 da noite de sábado (8). Uma das meninas postou sobre o incidente em uma conta de uma rede social, na qual o "The Advertiser" republicou com autorização de seus pais, descrevendo como o palhaço a atacou, e tentou roubar seu celular.

"Isso não é uma piada, eles vão atacar você, bater em você e roubar o seu celular. Estou traumatizada, tremendo, ligamos para a polícia, ele me chutou...", escreveu uma das meninas. O pai que acompanhava as duas meninas teria dado um pontapé no palhaço, e as duas meninas correram gritando até um estabelecimento comercial e se esconderam atrás de um balcão.

Palhaços avistados em Dead Man's Pass, na cidade de Gawler, na Austrália
A polícia do estado de South Australia, cuja capital é Adelaide, confirmou que um palhaço foi relatado na região por volta de 21h50. Para vocês terem uma ideia, na Austrália Ocidental ("Western Australia", em inglês), um rapaz de 19 anos de idade, chegou a ser preso após perseguir um grupo de meninas por cerca de 700 metros, em direção a delegacia de polícia de Northam, nordeste de Perth, no sábado à noite (8).

Assim que os policiais abriram a porta da frente da delegacia, o rapaz saiu correndo, mas acabou sendo presos poucos metros a frente. O homem foi indiciado por conduta desordeira e posse de um disfarce.

Assim que os policiais abriram a porta da frente da delegacia, o rapaz saiu correndo, mas acabou sendo presos poucos metros a frente. O homem foi indiciado por conduta desordeira e posse de um disfarce.
Avistamentos de palhaços em Brisbane, Melbourne, Sydney e Perth também foram relatados na internet, juntamente com supostas fotos e vídeos dos incidentes. Uma foto, por exemplo, mostrava uma pessoa parada vestindo uma máscara de palhaço, na principal rua de Broken Hill, na região de New South Wales, próxima da fronteira de South Australia. Outra foto aparentemente mostrava um palhaço no banco do passageiro de um carro na cidade de Bondi.

Uma foto, por exemplo, mostrava uma pessoa vestindo uma máscara de palhaço parada na principal rua de Broken Hill,
na região de New South Wales, próxima da fronteira de South Australia.
Outra foto aparentemente mostrava um palhaço no banco do passageiro de um carro na cidade de Bondi
Uma mulher vestindo uma máscara de palhaço também teria sido fotografada no "drive through" de uma lanchonete do McDonalds em Eagle Vale, subúrbio de Sydney, em New South Wales, na Austrália.

Uma mulher vestindo uma máscara de palhaço também teria sido fotografada no "drive through" de uma lanchonete do McDonalds em Eagle Vale, subúrbio de Sydney, em New South Wales, nas Austrália
De qualquer forma, é importante lembrar que as imagens foram compartilhadas através de redes sociais, o que não significa que sejam relatos verdadeiros de avistamentos de palhaços.

Atualização #4 - 11/10 as 19h30: Palhaços Realmente Estariam Sendo Avistados no Brasil? Conheça Seis Farsas que Estão Circulando nas Redes Sociais


Nesse último fim de semana começaram a disparar relatos de avistamentos de palhaços no Brasil. Contudo, será mesmo que os casos são verdadeiros conforme está sendo relatado pelas redes sociais? Vamos dar uma olhada em alguns dos casos que estão sendo amplamente propagados, principalmente pelo Facebook.

1) Suposto Avistamento de Palhaço em Santana de Parnaíba, no Estado de São Paulo


Um usuário chamado Michel Almeida disse ter se deparado com um palhaço na cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, através de seu perfil no Facebook. Veja a foto abaixo:

Um usuário chamado Michel Almeida disse ter se deparado com um palhaço na cidade de Santana de Parnaíba,
no estado de São Paulo, através de seu perfil no Facebook
Michel escreveu o seguinte texto em sua postagem: "Aeee Passando quase agora de Moto por Volta das 00:45 Voltando de Santana de Parnaíba Vejo um Negócio Branco de pé Parado No Parapeito da Pista....Logo Parei a Moto Na Curva e Fiquei Observando de Longe peguei o Cel e Dei Zoom pra ver o que era e deparei com um Man Fantasiado de Palhaço com um Objeto Na Mão.. Logo em Seguida liguei a moto dei Meia Volta e Fiz outro Caminho.....#Não sei vcs Mais essa Sena Me deixou em Choque... Cuidado Nas ruas aí na Madrugada... Tô até agora em Choque....."

Entretanto, a foto sequer foi tirada no Brasil. Ela foi publicada no dia 13 de setembro pela a WHSV, emissora de TV afiliada da ABC, sediada em Harrisonburg, na Virgínia, mencionando que alguém vestindo o que parecia ser uma roupa de palhaço teria sido fotografado à beira de uma estrada à noite, em Duhring, no Condado de Mercer, na Virgínia Ocidental. O caso também não foi reportado para a polícia local.

A foto sequer foi tirada no Brasil. Ela foi publicada no dia 13 de setembro pela WHSV, emissora de TV afiliada da ABC, sediada em Harrisonburg, na Virgínia, mencionando que alguém vestindo o que parecia ser uma roupa de palhaço teria sido fotografado à beira de uma estrada à noite, em Duhring, no Condado de Mercer, na Virgínia Ocidental
Na época, a foto, é claro, começou a viralizar pelas redes sociais norte-americanas, principalmente pelo Facebook. Resumindo? Não aconteceu nenhum avistamento em Santana de Parnaíba.

2) Suposto Avistamento de Palhaço em Goiânia, no Estado de Goiás


Outro caso é de um suposto avistamento em Goiânia, no estado de Goiás. O relato possui 99,9999999% de probabilidade de ser falso, ou seja, algo planejado para viralizar e para os usuários ganharem tão somente cinco minutos de fama na internet. Basta pesquisar um pouco e verá que essa mesma história vem sendo contada por diversos usuários em diversas localidades do Brasil. Já tivemos essa mesma foto e essa história sendo contada por moradores de Sorocaba, Angra dos Reis, São Gonçalo, Niterói, entre outras cidades brasileiras. Veja alguns exemplos abaixo:

O relato possui 99,9999999% de probabilidade de ser falso, ou seja, algo planejado para viralizar e para os usuários ganharem tão somente cinco minutos de fama na internet
Na pressa em viralizar as histórias, as pessoas se esquecem de dizer o exato local, horário, o que estavam fazendo, a descrição do eventual suspeito. Fora que não foi realizado nenhum boletim de ocorrência, que corroborasse com o relato. Isso sem mencionar que a foto foi tirada de muito longe e sem nenhum "zoom", que pudesse identificar a pessoa. Provavelmente, de forma intencional.

Atualização: 14/10 as 12h25


Em notícia publicada no Portal G1, na manhã do dia 14/10, o suposto avistamento de um palhaço em Goiânia, no Estado de Goiás, assim a partir de diversos outros usuários que estavam postando essa mesma foto sendo referente a outras cidades foi completamente desmascarado.

A foto foi tirada na Radial Leste, perto do shopping Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Os primos Eduardo e Alexandre Gonçalves, de 15 e 17 anos, saíram de uma festa no último sábado (8) em São Paulo, e tiveram a ideia de fazer fotos semelhantes às dos "palhaços assustadores" que viralizaram nos Estados Unidos e Europa.

Foto de jovens que viralizou na internet e Eduardo no mesmo local, na tarde da última quinta-feira (13)
Eduardo usou uma fantasia que tinha usado em uma festa à fantasia no aniversário de 15 anos da prima. Também era assustadora, mas não era de palhaço. "Mas de noite não dava para ver, e o pessoal com medo de palhaço, acharam que era", disse o adolescente.

No domingo, Alexandre postou a foto. "Primeiro eu publiquei, aí falei, não vai dar nada, né". Os dois foram ao mercado, e, quando voltaram... "Aí na hora que nós voltamos já tinha mais de mil compartilhamentos, cinco mil comentários. Eu falei, 'nossa, vou apagar esse negócio que vai dar BO'".

Adolescente reutilizou roupa de festa à fantasia para tirar foto e colocar na internet
A dupla desmentiu a brincadeira com uma nova postagem. "Nós fez o bagulho pra tirar uma distração. Ninguém quer fama e nem curtida." Como eles receberam mensagens de pessoas que ficaram com medo de passar na avenida, a publicação ainda dizia: "Quem ficou com medo, desculpa".

Acho que não precisamos dizer mais nada, não é mesmo, AssombradOs?

3) Suposto Avistamento de Palhaço na Cidade de Canela, no Estado do Rio Grande do Sul


Outro caso é de um suposto avistamento de palhaço na cidade de Canela, no estado do Rio Grande do Sul. Mais um caso totalmente falso. Confira a postagem que foi realizada no Facebook:

Outro caso é de um suposto avistamento de palhaço na cidade de Canela, no estado do Rio Grande do Sul.
Mais um caso totalmente falso.
Essa foto é de um suposto avistamento de palhaço na cidade inglesa de Northampton, sendo que o homem por trás da máscara já foi, inclusive, identificado. Seu nome é Alex Powell, 22 anos estudante da Universidade de Northampton.

A foto "brasileira" era de um suposto avistamento de palhaço na cidade inglesa de Northampton
O homem por trás da máscara já foi, inclusive, identificado.
Seu nome é Alex Powell, 22 anos, estudante da Universidade de Northampton.
Para piorar a situação, a foto "brasileira" possui um link para um vídeo de supostos avistamentos de palhaços aqui no Brasil, cujos vídeos claramente são tão somente armações, ou seja, planejados. Provavelmente, a foto foi compartilhada com o intuito de promover o respectivo vídeo no YouTube.

4) Suposto Avistamento de Palhaço em Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, no Estado de São Paulo


Uma página do Facebook chamada "Suzano Hoje" começou a espalhar um boato, intencionalmente ou não, dizendo que avistamentos de palhaços estariam acontecendo nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, no interior do estado de São Paulo. Em uma das fotos até mesmo seria possível identificar que a rua ou os estabelecimentos comerciais nos arredores pertenceriam ao local indicado.

Uma página do Facebook chamada "Suzano Hoje" começou a espalhar um boato, intencionalmente ou não, dizendo que avistamentos de palhaços estariam acontecendo nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, no interior do estado de São Paulo.
Entretanto, por falta de conhecimento ou não, repassaram um conteúdo totalmente inverídico que está sendo atualmente propagado pelo Portal G1, e inclusive pela Revista Veja. A primeira foto não foi tirada no Brasil, a segunda foto não passa de montagem.

O palhaço da foto ficou conhecido como "Gags". Esse palhaço é referente ao primeiro caso ocorreu na cidade de Green Bay, no Condado de Brown, no estado norte-americano do Wisconsin, quando um palhaço mascarado, com uma expressão ameaçadora, teria sido avistado e fotografado durante noite. Para se tornar ainda mais sombrio, o mesmo estava segurando quatro balões pretos.

O primeiro caso ocorreu na cidade de Green Bay, no Condado de Brown, no estado norte-americano do Wisconsin, quando um palhaço mascarado, com uma expressão ameaçadora, teria sido avistado e fotografado durante noite
Até mesmo uma página no Facebook chamada "Gags the Green Bay Clown" foi criada, onde as fotos do suposto palhaço apelidado de "Gags" foram amplamente compartilhadas. Cerca de poucos dias depois do assunto praticamente viralizar, veio à tona a verdade: as fotos eram parte de uma campanha de marketing viral relacionado a um curta-metragem sobre um "palhaço assustador".

Até mesmo uma página no Facebook chamada "Gags the
Green Bay Clown
" foi criada
, onde as fotos do suposto
palhaço foram amplamente compartilhadas
Na época, a WBAY, emissora de TV afiliada da ABC, mais precisamente no dia 5 de agosto, expôs a farsa que teria sido revelada por um ator local chamado C.J. Guzan. Para o ator, "Gags" se tornou uma tática de amedrontamento que já tinha ido longe demais.

"Fiz o teste para um papel neste curta-metragem que era um curta de terror sobre um palhaço, que andava por Green Bay. Esse é o primeiro passo para o marketing viral", disse C.J. Guzan.

O ator disse que ele fez um teste para um papel para esse curta, no qual ele acabou não sendo escalado, e queria que as pessoas soubessem que ele não era o palhaço que aparecia nas imagens.

Como parte desse marketing, Guzan disse que atores, que participaram do curta, tinham sido convidados para compartilhar as fotos do palhaço como forma de "semear o medo" entre as pessoas.

Curiosamente, o Capitão Warych do Departamento de Polícia de Green Bay disse ter recebido dezenas de ligações a respeito do palhaço "Gags", mas que era importante que as pessoas soubessem que o palhaço não estava cometendo nenhum crime simplesmente por ser assustador em público.

Muitas pessoas postaram mensagens de repúdio, e que até planejavam atacar fisicamente o palhaço caso o encontrasse circulando pelas ruas da cidade. Porém, Warych pediu para que as pessoas não reagissem caso o avistassem, visto que poderiam acabar sendo responsabilizadas por uma eventual agressão.

Como parte desse marketing, Guzan disse que atores que participaram do curta tinham sido convidados para compartilhar as fotos do palhaço como forma de "semear o medo" entre as pessoas
Apesar do diretor do curta-metragem não ter retornado as ligações da emissora WBAY, o cineasta posteriormente admitiu sua participação no caso ao expressar satisfação com o sucesso da farsa em gerar manchetes em todo o mundo, sendo que as primeiras fotos do "Gags" foram compartilhadas mais de 50.000 vezes. Confira a página oficial do filme no Facebook, e um trailer do mesmo que foi publicado no Youtube, no dia 8 de agosto desse ano (em inglês):



Enfim, acho que ficou mais do que claro que esse caso era falso, não é mesmo?

5) Suposto Avistamento de Palhaço em Maceió, no Estado do Alagoas


Muitos de vocês nos enviaram um caso de um suposto palhaço em Maceió, próximo a Praça Palmares. O relato dizia que o individuo estava com um serrote, jogou uma pedra em um ônibus e correu atrás de pessoas volta de 5h30 manhã. Veja a publicação no Facebook:

Para variar mais um caso falso. Essa imagem foi extraída de um caso de um suposto avistamento em Drimnagh, subúrbio de Dublin, capital da Irlanda. Aliás, essa foto vem sendo compartilhada para alegar supostos avistamentos de palhaços em Portugal e até mesmo na Alemanha.

Essa imagem foi extraída de um caso de um suposto avistamento em Drimnagh, subúrbio de Dublin, capital da Irlanda. Aliás, essa foto vem sendo compartilhada para alegar supostos avistamentos de palhaços em Portugal e até mesmo na Alemanha
Enfim, nada de palhaços em Maceió!

6) Suposto Avistamento de um Palhaço Armado Com Faca Tentando Invadir uma Casa em Sorocaba, no Estado de São Paulo


Um inscrito de nosso canal no YouTube nos enviou uma estranha foto a respeito de um suposto palhaço que estaria armado com uma faca e tentando supostamente invadir uma casa na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo. As informações foram fornecidas pela página SorocabaniceS, no Facebook, que possui um site na internet, onde acabou fornecendo maiores informações sobre esse "suposto avistamento".

Na descrição da página no Facebook, é informado que a mesma é voltada ao povo sorocabano, com muito humor e notícias sérias, sendo que algumas imagens seriam montagens. Considerando o clima que diversos países estão passando em relação a onda de avistamentos de palhaços, seria bom rever esse conceito em relação a divulgação de casos que tendem a ser completamente falsos, e que só servem para alimentar negativamente o imaginário da população.
Um inscrito de nosso canal no YouTube nos enviou uma estranha foto a respeito de um suposto palhaço que estaria armado com uma faca e tentando supostamente invadir uma casa na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo
Segundo informaçoes desse site, câmeras de segurança de uma casa no bairro Parque Campolim (bairro nobre da zona sul de Sorocaba) flagraram, na madrugada de segunda-feira (10), um palhaço armado com faca tentando invadir uma residência. As informações seriam do site G1. Tudo teria acontecido, às 20h30, sendo que o circuito interno de uma casa teria captado a bizarra figura com uma enorme faca tentando abrir a porta da frente do domicílio.

Na gravação, ainda seria possível observar o meliante com rosto carregado de maquiagem e uma extravagante peruca, tentando abrir a porta principal. Contudo, ele teria percebido que ela estava trancada. Porém, ele parecia motivado a invadir o local. Após notar que não conseguiria acessar o interior do domicílio, o "Palhaço Assassino", numa tentativa de achar uma brecha para dentro da casa, teria explorado a porta de trás da residência – sempre com a faca na mão.

Segundo informaçoes desse site, câmeras de segurança de uma casa no bairro do Campolim (zona sul de Sorocaba) flagraram, na madrugada desta segunda-feira (10), um palhaço armado com faca tentando invadir uma residência
Antes de chegar à grade de ferro que dá acesso a um tipo de sala externa do domicílio, ele teria passado por dois carros estacionados em frente à garagem e forçado a maçaneta de uma porta lateral. Sem obter êxito, o ‘palhaço assassino’ teria andado até a grade de ferro – que estava destrancada – e teria conseguido chegar à sala do lado de fora da casa. Ele teria tentado abrir a porta que dava acesso ao interior do local, mas ela esteria trancada e ele teria desistido. As oito câmeras de segurança teriam filmado todo o evento. Assustado com as imagens flagradas pelas câmeras de segurança, o morador (nome não revelado) postou o emblemático episódio em uma conta no site de compartilhamentos de vídeos Live Leak.

Entretanto, será que toda essa história é verdade? A reposta é um belo e sonoro não.

As imagens teoricamente seriam referentes a um circuito interno de segurança, que teriam flagrado um palhaço armado com uma faca tentando invadir a casa de uma família supostamente no estado do Texas, nos Estados Unidos, e que teriam sido publicadas pelo usuário "IceColdTexan1964", no site de compartilhamento de vídeos "LiveLeak": http://www.liveleak.com/view?i=fda_1476018862. A suposta ação teria acontecido no último domingo (9). Entretanto, não é possível verificar a autenticidade desse vídeo, visto que o autor não fornece maiores detalhes sobre o incidente.

As cenas teriam foram registradas durante a madrugada, e mostravam um homem fantasiado forçando a entrada pela frente sem sucesso. Uma vez que todas as portas estavam trancadas, ele desiste de seu plano e vai embora. Para facilitar, assista ao vídeo em questão em um canal de terceiros, no YouTube:



O dono da casa compartilhou a gravação com a seguinte descrição: "Nesta manhã observei que o meu portão estava aberto. Verifiquei as câmeras de vigilância e vi alguém em traje de palhaço tentando entrar na minha casa. Tenho certeza de que todos estaríamos mortos se ele tivesse conseguido".

Contudo, muitos usuários acreditam que o vídeo tenha sido tão somente uma armação, entre tantas que estão viralizando nas redes sociais, principalmente porque o caso começou a ser propagado primeiramente através dos tabloides britânicos, que se tornaram mais uma fonte de propagação de farsas envolvendo palhaços, do que uma fonte verdadeira de informação para a população no Reino Unido. Além disso, temos um agravante: nenhum site de notícias do Texas repercutiu ou deu ênfase a esse caso até o presente momento do fechamento dessa postagem. Resumindo? Nada de palhaço assassino em Sorocaba, e muito provavelmente nem mesmo no Texas, nos Estados Unidos!

7) Suposto Avistamento de Palhaço na Zona Leste da Cidade de São Paulo


Em notícia publicada pelo Portal G1, podemos ver o relato de um pessoa alegando ter visto um palhaço no Parque Águas, que fica localizado na Cidade Kemel, pertencente a subprefeitura do Itaim Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Pois bem, mais uma vez é mentira!

Segundo o Portal G1, em rede social, jovem diz ter visto palhaço no Paque das águas, na Zona Leste de São Paulo
Esse palhaço em questão surgiu em matérias relacionadas a supostos avistamentos des palhaços em Greenville, na Carolina do Sul. É possível ver essa mesma foto publicada em 1º de setembro, numa notícia da WKCY, emissora de TV afiliada da NBC sediada em Harrisonburg, na Virginia, no Estados Unidos.

É possível ver essa mesma foto publicada em 1º de setembro, numa notícia da WKCY, emissora de TV afiliada da NBC sediada em Harrisonburg, na Virginia, no Estados Unidos
É importante ressaltar que de acordo com o Portal G1, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, ainda não possui qualquer relato de tais supostas ações.

Um Aviso Importante Para Quem Está Inventando que Supostos Palhaços Estariam Cometendo Crimes em Diversas Cidades do Brasil


Esse tipo de atitude no Brasil, ou seja, se alguém resolver inventar essas histórias e ligar para a polícia para denunciar como se fosse algo verdadeiro, pode responder judicialmente por isso. No caso, seria por "falsa comunicação de crime", popularmente conhecido como "trote" (CP 340). E sim, você será identificado de alguma forma, seja pelo telefone utilizado, seja pelo horário, testemunhas na vizinhança ou através de suas redes sociais. Afinal, reportar supostos crimes, que nunca foram de fato cometidos, pelas redes sociais, pode ser passível de ser considerado como "trote", então cuidado com o que vocês estão compartilhando sem ter a menor noção do que estão fazendo.

"A pessoa que faz a comunicação de um crime que não ocorreu, gerando a atuação de uma autoridade no intuito de investigar o falso crime, pode ser responsabilizada pelo crime de comunicação falsa de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal, e está sujeita a uma pena de até 6 meses de detenção e multa.

O criminoso, por meio de uma mentira, movimenta vários órgãos do Estado, para investigar um crime que não existiu, como: delegacia, fórum, Ministério Público, entre outros.
"

Código Penal - Decreto - Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

Comunicação falsa de crime ou de contravenção

        Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:

        Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.


Além disso, sair na rua portando arma branca (facas, serrotes e afins) também pode ser passível de responder judicialmente. Atualmente conclui-se que, aquele que porta arma branca em local público, de forma ostensiva, para ataque ou defesa pessoal, deve sim responder pela contravenção, respeitando o princípio da proporcionalidade, uma vez que não se mostra razoável admitir como irrelevante penal a conduta de portar armas brancas, de forma ostensiva, em local público (praças, ruas e jardins), para ataque ou defesa pessoal. A prática, se continuar a ser tida como atípica por parte dos tribunais pátrios, com certeza contribuirá para proliferação de outros delitos, como homicídio, lesão corporal e roubo (leia mais aqui).

Portanto, tenham muita atenção em relação ao que vocês estão compartilhando pelas redes sociais, e o que estão fazendo para tentar obter apenas cinco minutos de fama na internet. Caso algo realmente esteja acontecendo, e caso você esteja sendo verdadeiramente importunado por pessoas vestidas de palhaços ou que estejam em atitude suspeita ao redor de escolas, comunique diretamente para a polícia através do telefone 190, e não através das redes sociais, combinado?

É claro que fotos de supostos avistamentos no Brasil, inclusive eventualmente "verdadeiras", uma vez que muitas serão tão somente registradas diante uma situação controlada ou planejada, continuarão sendo propagadas durante um tempo. Não sabemos precisar até quando, porém, ao menos por enquanto, nem de longe estamos passando pela crise envolvendo ameaças direcionadas as escolas e supostos ataques com objetos perfurocortantes, pelos quais outros países, tais como Estados Unidos e Inglaterra, vêm passando. Assim sendo, vamos tentar parar de fazer parte dessa triste estatística mundial relacionada aos supostos avistamentos de palhaços, porque temos muitos problemas em nosso país. Não precisamos importar mais um.

Comentários Finais


Sinceramente, acho difícil, porém não impossível, que essa onda de avistamentos de palhaços tenha alguma expressividade aqui no Brasil. Primeiramente, porque não temos uma cultura de festividades de Halloween, e nem mesmo um "exemplo" (ainda que péssimo e totalmente repugnante) do porte de John Wayne Gacy, assassino em série norte-americano acusado de matar pelo menos 29 meninos, sendo condenado a 21 prisões perpétuas e simplesmente a 12 penas de morte. É claro que não podemos cravar que isso não vá acontecer, mas caso aconteça, tenho minhas dúvidas em relação a durabilidade do fenômeno, visto que a tolerância a esses casos será infinitamente menor do que nos Estados Unidos. Muitos de vocês mencionaram no passado, que isso resultaria em tragédia por lá, porque as pessoas teriam fácil acesso a armamentos, porém, como vocês podem perceber, até o presente momento, ao menos oficialmente, não houve nenhuma morte relacionada a palhaços e armas de fogo. O motivo? A mesma lei que permite o que você considera um absurdo, ou seja, em não punir uma pessoa vestida de palhaço que aparentemente segue uma criança indefesa, é a mesma lei que irá punir em razão de uma morte em virtude de um disparo de uma arma de fogo. Fora que, pelo menos em boa parte das cidades e condados norte-americanos, existe um grande respeito pelas autoridades policiais. Eventualmente, isso pode acontecer no futuro, mas não é algo rotineiro, e sim uma exceção.

Se fôssemos simular uma situação envolvendo o Brasil, bem, isso iria variar do cômico ao caótico. Provavelmente, veríamos desde pessoas tirando selfies divertidas e postando no Instagram, passando por vídeos de pessoas arremessando os mais variados objetos e xingando os palhaços, até chegar ao extremo, ou seja, linchamentos ao menor sinal ou possível indicativo, que uma pessoa poderia estar assediando sexualmente uma criança. O palhaço seria detido e liberado no mesmo dia (com muitos hematomas, caso não viesse a falecer), seja por falta de provas, seja por ser réu primário. Já o restante da multidão, que o espancou sem perguntar duas vezes, não responderia por absolutamente nada. Isso sem contar, é claro, o imenso risco que seria ficar fantasiado de palhaço durante a noite ou madrugada. Muito provavelmente, o palhaço seria assaltado e levariam sua roupa, máscara e acessórios para serem utilizados em algum outro assalto naquela mesma noite. Resumindo? Apesar de sermos feitos de palhaços pelo poder público, não dá para sair vestido de palhaço por aí, exceto, é claro, se estívessemos em uma situação controlada, ou seja, uma encenação. Porém, isso não seria nada autêntico. Com certeza iria viralizar, mas não passaria de pura e completa idiotice.

Enfim, espero sinceramente que tal situação não ocorra aqui no Brasil. Seria lamentável para as pessoas de boa fé, que alegram crianças em hospitais, e tentam trazer um pouco de alegria em um país cuja miséria é geralmente premiada com um beijo no rosto e um tapinha nas costas. Acredito que temos muitas outras preocupações sociais e econômicas mais importantes do que ficar pensando em palhaços. De qualquer forma, caso apareçam novos casos mais emblemáticos, e até mesmo eventuais acontecimentos reais relacionados ao Halloween, nos Estados Unidos ou em qualquer outra parte do mundo, iremos prontamente trazer os detalhes ao conhecimento de vocês. Por enquanto, não há razão explícita para se temer esses avistamentos de palhaços que estão sendo relatados, e não há uma ameaça real no Brasil. Algumas pessoas infelizmente distorcem completamente o sentido e o significado do que vem acontecendo, simplesmente para tentar lucrar de forma indiscriminada com o seu sentimento. Lembre-se que no espetáculo da vida somos apenas espectadores, uma plateia admirada, que contempla toda sua existência ainda que não totalmente explicada. Portanto, senhoras e senhores, meninos e meninas, no picadeiro teremos palhaços, acrobatas, pernas de pau, trapezistas, malabaristas, equilibristas, números de ilusionismo, truques de mágica e domadores. Ria quem puder, seja feliz quem for capaz.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes: 
http://abc7ny.com/news/2-girls-charged-for-separate-toms-river-clown-hoaxes/1540660/
http://cw33.com/2016/10/04/clown-costume-sales-up-300-in-wake-of-creepy-clown-headlines/
http://edition.cnn.com/2016/10/05/health/creepy-clowns-rumors-trnd/index.html
http://kxan.com/2016/10/04/police-man-in-clown-costume-attacked-person-at-texas-state-housing/
http://pix11.com/2016/10/05/clown-holding-kitchen-knife-allegedly-menaces-14-year-old-boy-on-long-island-police/
http://pix11.com/2016/10/06/knife-wielding-clown-allegedly-chases-teenage-boy-through-upper-east-side-subway-station/
http://star.txstate.edu/2016/10/04/sexual-and-clown-assault-reported-on-texas-state-campus/
http://time.com/4520262/texas-school-clown-lockdown/
http://time.com/4521099/creepy-clown-knife-new-york-subway/
http://wtvr.com/2016/09/27/teen-shaken-after-spotting-creepy-clown-in-henrico-county/
http://www.chroniclelive.co.uk/news/north-east-news/clown-prank-teenager-arrested-allegedly-11980153
http://www.khou.com/news/local/clown-hoax-reaches-houston-1/328114181
http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/scariest-clown-yet-bizarre-scene-8995360
http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/terrified-teenage-girl-feared-life-8984330
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/schoolgirls-approached-two-creepy-clowns-8984338
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/terrified-boy-films-creepy-clown-8988638
http://www.nbcnews.com/news/us-news/more-charged-creepy-clown-hoaxes-new-jersey-connecticut-n660586
http://www.northumbria.police.uk/news_and_events/latest_news/2016/10/04/update_boy_issued_warning_after_clown_pranks_in_newcastle/
http://www.nytimes.com/2016/09/30/us/creepy-clown-hoaxes-arrests.html
http://www.pennlive.com/news/2016/09/man_arrested_in_stabbing_death.html
http://www.readingeagle.com/news/article/reading-police-investigating-homicide/2
http://www.snopes.com/authorities-authorize-public-to-shoot-and-kill-clowns/
http://www.snopes.com/man-dressed-as-clown-shot/
http://www.snopes.com/scary-clowns-kill-23-people-in-canada/
http://www.usatoday.com/story/news/nation-now/2016/10/05/creepy-clowns-really-threat/91613506/
http://www.wcpo.com/news/local-news/hamilton-county/cincinnati/creepy-clown-sightings-increase-across-greater-cincinnati
http://www.wcpo.com/news/local-news/hamilton-county/reading/pd-woman-made-up-clown-attack-because-she-was-running-late-to-work
https://www.facebook.com/ReadingCommunityCitySchools/posts/1757958957775375

http://www.manchestereveningnews.co.uk/news/greater-manchester-news/clowns-manchester-bury-scared-schools-11996596#ICID=sharebar_twitter
http://metro.co.uk/2016/10/09/clown-filmed-chasing-man-with-a-hammer-on-night-of-six-attacks-6180844/

https://au.news.yahoo.com/a/32831807/time-to-go-clown-hunting-social-media-users-stand-up-to-clown-craze/#page1
http://www.adelaidenow.com.au/news/south-australia/creepy-clown-terrorises-two-12yearold-girls-in-adelaides-cbd/news-story/54185eba7682d55a5259a9f10241c88d
http://www.watoday.com.au/wa-news/police-clown-warning-after-jokers-seen-in-perth-with-chainsaws-machetes-bats-20161009-gry5db.html

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/apos-onda-de-palhacos-assustadores-nos-eua-sp-tem-boatos-de-aparicoes.html
http://vejasp.abril.com.br/blogs/cidade/relatos-de-aparicoes-de-palhacos-por-sp-tomam-conta-das-redes-sociais/
http://wbay.com/2016/08/05/gags-the-green-bay-clown-exposed/
http://www.inquisitr.com/952202/northampton-clown-freaks-out-residents-with-creepy-behavior/
http://www.irishmirror.ie/news/irish-news/irish-mirror-readers-react-terrifying-8990474
http://www.liveleak.com/view?i=fda_1476018862
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/killer-clown-huge-knife-caught-9015406
http://www.mysanantonio.com/news/local/article/Internet-doubts-Texas-knife-wielding-clown-video-9960251.php
http://www.northamptonchron.co.uk/news/is-the-northampton-clown-coming-back-man-behind-the-mask-says-he-is-the-original-1-7622051
http://www.whsv.com/content/news/393294201.html
http://www.wkyc.com/news/weird/are-clown-sightings-in-sc-real-police-investigating/312524531
https://sorocabanices.wordpress.com/2016/10/11/palhaco-e-flagrado-por-camera-de-seguranca-no-campolim/
https://www.facebook.com/Gags-the-Clown-1756911707866939/
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206063131171528&set=a.2780230199128.112631.1659369678&type=3&theater
Comentários