18 de setembro de 2016

Aokigahara: A Floresta Maldita e suas Belezas

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Fala Assombrados! Esta semana eu e a Ana fomos assistir o filme "Bruxa de Blair", uma continuação do filme de 1999, que mostra a busca do irmão da garota desaparecida no filme de 1999 por ela. Ela volta a floresta de Black Hills, perto do Burkistiville, no estado de Maryland, e descobre que a lenda da bruxa que vive na floresta é bem real.

.
O filme é tenso, filmado no estilo found footage e se passa em sua maioria dentro da floresta. Assim, eu me lembrei Aokigahara, a floresta do suicídio do Japão. Na hora lembrei do rusmea.com (que tem um canal no Youtube, o curionautas. Visite!), que morou nas proximidades. Então entrei em contato com ele, que me explicou diversas coisas. Vamos saber mais sobre o assunto.

A Floresta de Aokigahara

Assombrados, ao redor do monte Fuji, um antigo vulcão do Japão, existe uma floresta conhecida como Jukai, que significa "Mar de Árvores" (樹海). Uma região do Jukai é chamada de Aokigahara (青木ヶ原), uma floresta de 35km² que começa no Lago SAI, na cidade de Fujikawaguchiko e se estende até a extremidade da cidade de Fujinomiya.

Algumas de suas características:

- A floresta é densa, o que faz ocorrer a quase ausência de ventos
- Quase não tem vida selvagem! Isso mesmo, não vivem animais graúdos dentro dela ou passarinho para cantar. O máximo é uma aranha, serpente, algumas abelhas, mosquitos e outros insetos. É um silêncio terrível!
- O solo da floresta é principalmente composto por rocha vulcânica (lembre-se que ela está na base do monte Fuji, um antigo vulcão), sendo difícil penetrá-la com ferramentas manuais, como pás.
- Existem diversas cavernas de gelo e outros locais que são bastante visitados por turistas
- É praticamente a mesma para todos os lados que você olhar! Isso te deixa com um senso de desorientação muito grande, fazendo as pessoas se perderem. Na verdade isso acontece em quase todas as florestas do mundo :)

Com características assim, a floresta acabou sendo um refúgio perfeito para os suicidas.

Mapa indicando a localização de Aokigahara e a floresta Jukai, ao redor do famoso Monte Fuji


Placa de informações de Aokihagara. Ela diz no início: Parque Nacional Izu Hakone Fuji. Aokihagara Jukai - Mar de Árvores. Florestas do Monte Fuji...


Os Suicídios

O local já era conhecido como local de suicídios frequentes, mas somente os moradores locais sabiam da fama da floresta. A popularidade da floresta como lugar de suicídios explodiu no Japão em 1960, na novela Kuroi Jukai (Mar sombrio das árvores), de Seichō Matsumoto, que termina com dois amantes cometendo suicídio na floresta.

Em 1984 a revista Friday publicou uma matéria sobre a floresta, ajudando a disseminar Aokigahara como um local de muitos suicídios para o Japão.

E para piorar em 1993 foi publicado o livro "Manual Completo do Suicídio", de Wataru Tsurumi, e que vendeu 1.5 milhão de cópias. Esse livro sugeriu que as pessoas procurassem um local tranquilo para se matar. Aokigahara é um desses local.

Em 2002, 78 corpos foram encontrados dentro da floresta, batendo o recorde que até então acontecera no ano de 1998, quando 73 corpos foram encontrados. Em 2003, o número chegou a 100, quando deixou de ser divulgado pelo governo na tentativa de diminuir a relação da floresta com o suicídio, outras referências de entidades não ligadas ao governo e dados informais continuaram a existir. Em 2004, 108 pessoas se mataram na floresta. Em 2010 o número de pessoas que tentaram suicídio aumentou drasticamente para 247, mas apenas 54 completaram o ato. O mês de maior número de suicídios no Japão é março, o fim do ano fiscal no país.

Em média, são encontrados cem corpos por ano, alguns em avançado estado de putrefação ou até mesmo somente seus esqueletos. Aokigahara é atualmente o segundo lugar no mundo em suicídios, perdendo somente para a Golden Gate dos EUA.

Existem diversas trilhas oficiais que levam a pontos turísticos como a Caverna de Gelo e a Caverna do Vento. Os suicídas entram a partir dessas trilhas para trilhas secundárias. Muitos amarram fitas nas árvores para o caso de quererem voltar.

Por causa do grande número de suicídios, pessoas organizam a "Caça ao Corpo" consiste em um pequeno exército formado por policiais, voluntários e jornalistas que buscam por corpos na floresta, que é realizada desde 1970.

O alto índice de suicídios chamou a atenção das autoridades japonesas, que colocaram avisos em japonês e inglês desencorajando o ato. A polícia também parou de divulgar o número de mortes para desestimular o ato.

A placa em uma das entradas diz: "A sua vida é algo muito importante que foi presenteada por seus Pais. Vamos pensar mais uma vez com calma em nossos Pais, Irmãos e Filhos. Não sofra sozinho, entre em contato. Federação contra o crime organizado - Central anti-suicídio da polícia de Fuji Yoshida."



A caixa colocada pela polícia de Fuji Yoshida, contendo os panfletos de conscientização.

Panfleto de conscientização contra o suicídio. Foi distribuído amplamente, colocado em caixinhas e até pregado em árvores em entradas para à floresta. Em letras garrafais: "Espere um momento! Vamos pensar mais uma vez!"



Objetos Encontrados

Os suicidas que vão até o local tirar a sua vida deixam alguns objetos. Alguns são de uso pessoal, outros são lembranças...

Um colar...

Um vídeo-game Nintendo 8 bits. Um pai não superou a morte do filho e levou o brinquedo para a floresta e se matou.

Celular, cartões de banco, papeis...

Porta-cédulas, contas, extratos bancários, materiais que indicam a identidade do ex-proprietário...

Uma xícara e um vasilhame vazio de creolina (tóxico se ingerido em grande quantidade)

Um relógio desmanchando de ferrugem, mas ainda assim em funcionamento


Este boneco tem alguns nomes inscritos nele, parecendo inicialmente apenas uma brincadeira ou simples pichação sem sentido. Apesar de que no Japão exista a prática de cravar pregos em bonecos de palha,como um tipo de magia, o ritual não é tão popular assim por lá.
Os Habitantes Locais

Os habitantes locais não gostam da ideia das pessoas se matarem na floresta. Eles não gostam, pois os corpos apodrecem lá. Inclusive há placas dentro da floresta dizendo que existem outros locais para cometerem o ato!

Eles também alertam para as crianças para não entrarem na floresta, dizendo que ela é assombrada pela alma dos suicidas!

Placa a esquerda diz "MORRA NA SUA CASA! A !$!@#$ do seu funeral terá de ser pago pelo imposto da população. Assinado: Associação de Proteção a beleza do Monte Fuji." A placa abaixo diz: "Antes de ir para ao inferno, por favor leia". A placa da direita, vermelha, diz "solucionamos seu problema com dividas. Eu também fui salvo. Antes de qualquer coisa entre em contato e faça uma consulta. Associação de Ajuda para Vítimas de Pessoas com problemas salariais.". Placa abaixo: "ESPERE! Tem certeza que é realmente o fim?"

Essa placa pregada em uma árvore dentro da floresta diz: "MORRA EM TÓQUIO! Associação de Proteção a beleza do Monte Fuji" Link.



Uma placa anuncia: "Conseguimos a solução para a sua dívida! Eu também fui salvo. Antes de fazer  qualquer coisa, entre em contato."





O Outro Lado da Floresta

Apesar de ser conhecida mundialmente como um local de suicídios, a floresta é um local de turismo, muito visitada pelos japoneses. Piqueniques, acampamentos, turismo e excursões de escolas são realizados no local.

Existe uma grande parada com uma loja de lembranças no local. As pessoas vão até lá, estacionam, lancham e a partir de lá saem para fazer as trilhas e visitar os principais pontos turísticos.

Parada da Loja de Presentes é o ponto de partida para diversas trilhas dentro da floresta de Aokihagara




Pessoas realizando um pique-nique na floresta




Página da internet de uma empresa especializada em passeios por Aokigahara.


Principais Pontos Turísticos

Caverna dos Ventos de Fugaku: são várias as cavernas que existem dentro de Aokigahara. Todas em comum tem o fato de serem geladas, muito geladas. Uma das mais famosas é a Caverna dos Ventos de Fugaco, onde os visitantes descem por uma escada e entram dentro desta caverna! Um belo passeio.

Existem empresas especializadas em levar para a caverna dos ventos

Rota interna da caverna dos ventos

Visitantes aguardando para entrar na caverna dos ventos


- Cavernas de Gelo de Narusawa-hyōketsu: São várias as cavernas conhecidas como cavernas de gelo ou dos ventos por Aokihagara. Quase todas tem as suas paredes internas cobertas de gelo eterno, que mesmo no verão, o frio é intenso cuja temperatura média pode chegar a 0 grau. Cobertas com verdadeira pistas de gelo, o chão é bem escorregadio, no qual, os aficionados recomendam o uso de botas com cravos além de um equipamento básico como capacete, lanternas, luvas, etc. Do teto, a umidade gera estalactites que por sua vez, criam ao gotejar, estalagmites formando um ambiente mágico. Uma das mais famosas é a de Narusawa-hyōketsu.

Imagens de uma dessas cavernas de gelo em sua primeira exploração

O interior é coberto de gelo!

Estalagmites dentro dessas cavernas.


- A "Lagoa Vermelha": a lendária lagoa localizada em Aokigahara que ressurge aproximadamente a cada 10 anos. "Lagoa vermelha" ou em japonês, Akaike, tem esse nome não pela cor de suas águas, mas devido ao nome da região.

Em meados de setembro de 2011, dois tufões passaram pelo Monte Fuji e consequentemente, os Cinco Lagos de Fuji subiram de nível, assim como os lençóis freáticos da zona. A grande quantidade de água escorreu pela montanha, fazendo ressurgir a lendária lagoa que pôde ser vista e fotografada até o mês de outubro de 2011. Assista um vídeo.

A superfície da água se cobre de pequenas ondas com o soprar do vento.
Passeando Dentro da Floresta de Aokihagara

Quer passear por dentro de Aokigahara? O Google Maps tem o recurso Street View dessa floresta, inclusive das principais trilhas! Logo abaixo eu inseri o Maps para você navegar.


Senhoras passeando pelas trilhas dentro de Aokigahara


.
Conclusão

Apesar de ser conhecida como a floresta dos suicidas, Aokigahara é um local muito frequentado pelos japoneses, com diversos locais para serem visitados!

Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

- Fontes (acessadas em 17/09/2016):
- Rusmea.com: Jukai: O Outro Lado da Floresta dos Suicidas
- Wikipedia.pt: Aokigahara
- Mt. Fuji-Cave
- Rusmea.com: As cavernas dos ventos de Aokigahara
- SOG-GhostRecon
- Yamanashi-Kankou
- Ameblo.jp
Comentários