29 de agosto de 2016

Será Verdade que um "Extraterrestre", um "Pé-Grande", ou então um "Chupa-cabra" Foi Filmado em um "Deserto de Portugal"?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Estava bem relutante em fazer uma postagem relacionada a esse vídeo, uma vez que ele preenche todos os requisitos necessários para ser considerado uma das piores farsas de todos os tempos. Ao longo das últimas duas semanas também pude ver diversos sites especializados em desmistificar eventuais farsas tentando explicar tecnicamente as razões pelas quais esse vídeo seria falso, desde sombras que não correspondem a realidade, a movimentação do suposto animal, o efeito "tremido" da imagem, entre outras particularidades. Entretanto, não é necessário ser nenhum perito em edição de vídeos ou mesmo entender de fotografia para apontar certos pontos que fazem com que esse vídeo se torne totalmente questionável ou até mesmo impossível de ser verdadeiro. Aliás, é importante mencionar que é extremamente fácil dizer que algo é falso, afinal cada pessoa tem sua própria opinião ao se deparar com determinado assunto, mas justificar e mostrar todo um conjunto de dados, e apontar de onde a farsa pode ter se originado nem sempre é fácil. Portanto, nessa postagem iremos mostrar a vocês um pouco mais sobre esse vídeo, como ele começou a ser divulgado pela imprensa, assim como a mais provável verdade por trás dele.

Segundo alguns sites de notícias, toda essa história teria supostamente começado no dia 4 de julho desse ano, quando um canal do Youtube chamado "Mundo Paranormal" publicou um vídeo intitulado: "Extraña Criatura Grabada en Desierto del Duero Portugal (Nuevo 2016)" (Estranha Criatura Gravada no Deserto do Douro em Portugal 'Novo 2016'). Assim como acontece com 99% das farsas que são propagadas pela internet, não havia menção de quem tinha realizado a filmagem, os nomes das pessoas envolvidas, e nem mesmo o dia em que a suposta criatura havia sido registrada pela câmera. Na descrição do vídeo existia apenas uma série de frases e nomes, que verdade eram apenas um chamariz e uma forma de promover tanto o canal, quanto o vídeo propriamente dito. É interessante notar que o "Mundo Paranormal" é um canal pequeno, contando com pouco mais de 15 mil inscritos e 44 vídeos publicados, apesar de ter sido criado em dezembro de 2013 (quase 3 anos atrás). Todos os vídeos, diga-se de passagem, retratam casos falsos ou então são apresentados totalmente fora do contexto original, ou seja, deixam margem para interpretações aleatórias que não condizem com a veracidade dos fatos. Dizem que não podemos julgar um livro pela capa, porém, de antemão, temos todos os indícios para dizer que o vídeo da "estranha criatura" também seria falso. No entanto, será mesmo que o vídeo pertence ao canal "Mundo Paranormal"? Será que existe alguma possibilidade de ser verdadeiro? Vamos saber mais sobre esse assunto?

A Divulgação do Vídeo no Youtube, Assim Como pela Mídia Internacional


Como dissemos anteriormente, em muitos sites é possível ler que esse vídeo teria sido inicialmente publicado no dia 4 de julho, em um canal do Youtube chamado "Mundo Paranormal", que utiliza o idioma espanhol nos títulos e nas descrições dos vídeos. Outros canais dedicados ao mundo do "sobrenatural", que também pertencem a comunidade latino-americana, também republicaram esse mesmo vídeo (uma prática bem comum nesse tipo de caso). Assista ao vídeo em questão, logo abaixo:



Um desses canais, no entanto, chamou muita a minha atenção: o canal "Adimensional Paranormal". Se vocês acompanham de perto o nosso trabalho, vão rapidamente lembrar dele. Não lembraram? Bem, nesse caso convido vocês a acessarem a seguinte postagem: Será Verdade que a "Estátua de Jesus Cristo Abriu os Olhos" na Catedral de Santiago, em Saltillo, no México?

Pois é, o Adimensional Paranormal, o mesmo que foi o principal responsável por divulgar uma filmagem onde uma "estátua de Jesus Cristo" teria supostamente aberto os olhos em uma catedral na cidade de Saltillo, no México, no começo desse mês, também republicou esse vídeo, mais precisamente no dia 15 de julho, apenas cinco dias depois, mas com algumas mudanças. Primeiramente, foi mencionado que o vídeo tinha sido gravado nos Estados Unidos, e em segundo lugar, o mesmo não conta com o "áudio original" do vídeo publicado pelo "Mundo Paranormal". Estranho, não é mesmo? Porém, era necessário ir mais fundo nessa história.

O canal "Mundo Paranormal" publicou o vídeo onde supostamente apareceria uma estranha criatura,
e associou a gravação como se a mesma tivesse sido realizada em um deserto em Portugal
O canal "Adimensional Paranormal" publicou o vídeo onde supostamente apareceria uma estranha criatura,
e associou a gravação como se a mesma tivesse sido realizada nos Estados Unidos
Todos esses vídeos perdem longe para o material publicado pelo canal do Youtube chamado "Alien Sightings", intitulado "The Creepiest Alien Creature Caught on Tape From Navajo Nation" ("A Criatura Extraterrestre Mais Apavorante Já Registrada em Vídeo na Nação Navajo"), e que foi postado no dia 13 de junho, sendo que a gravação poderia ter acontecido até mesmo em 2007, ou seja, cerca de 6 anos atrás. Assista ao vídeo em questão, logo abaixo:



A "Nação Navajo" é um território de nativos norte-americanos, semi-autônomo, e que abrange 71.000 km², ocupando partes do nordeste do estado do Arizona, sudeste do estado de Utah, e noroeste do estado do Novo México, nos Estados Unidos, ou seja, uma região praticamente desértica. Resumindo, toda essa história foi contada de formas diferentes ao longo do tempo.

A "Nação Navajo" é um território de nativos norte-americanos, semi-autônomo, e que abrange 71.000 km², ocupando partes do nordeste do estado do Arizona, sudeste do estado de Utah, e noroeste do estado do Novo México, nos Estados Unidos

O território da "Nação Navajo" é uma região praticamente desértica
Diversos sites de notícias ao redor do mundo, principalmente os tabloides britânicos, começaram a divulgar o caso somente há poucas semanas, por volta do dia 15 de agosto, e ofereceram aos seus leitores as mais diversas explicações sobre o que seria essa suposta criatura. Para alguns seria o lendário "chupa-cabra", já para outros seria o igualmente lendário "Pé-Grande". Tivemos, é claro, alguns sites dizendo que poderia ser um "extraterrestre", sendo que outros preferiram adotar uma postura mais neutra, e mencionaram apenas uma "estranha criatura humanoide".

A imprensa brasileira também resolveu divulgar o vídeo como se o mesmo tivesse sido gravado em um deserto em Portugal. Foi o caso das notícias publicadas pelo Portal G1, Rede TV e Revista Encontro. Porém, será que isso faz mesmo sentido? Chegou a hora de começar a desmistificar um pouco toda essa história.

Desmistificando o Vídeo da Suposta Criatura Gravado em um Deserto em Portugal ou nos Estados Unidos


Para facilitar a compreensão de vocês, vamos enumerar os pontos principais, que mostram claramente que o vídeo não passa de uma completa farsa, ou seja, nada além de computação gráfica (o famoso CGI).

1. Não Existe Nenhum Deserto em Portugal


Conforme dissemos anteriormente, não é necessário ser nenhum perito em edição de vídeos ou mesmo entender de fotografia para apontar certos pontos, que fazem com que esse vídeo se torne totalmente questionável. Basta conhecer um pouco de geografia para saber que não existem desertos conhecidos em Portugal.  Além disso, a região do Douro na verdade é um vale, não um deserto. É uma vasta área no norte de Portugal que se estende entre a cidade do Porto e a fronteira leste do país, onde a paisagem única do rio Douro, seus afluentes e as atividades em torno do vinho do Porto constituem as marcas mais distintivas.

A região do Douro na verdade é um vale, não um deserto

O Douro é uma vasta área no norte de Portugal que se estende entre a cidade do Porto e a fronteira leste do país

Com o início da indústria vinícola, os nobres e os burgueses começaram a instalar-se na região, construindo um grande número de solares e palacetes que, ainda hoje, embelezam vilas e aldeias típicas e hospedam os turistas e visitantes. Muitas das quintas, situadas frequentemente nas encostas das montanhas, disponibilizam alojamentos em contato direto com as atividades agrícolas. Nas aldeias também se encontram belos exemplos de turismo rural, constituindo locais acolhedores e únicos.

Enfim, qualquer pessoa pode procurar por imagens em sites de busca, tal como o Google, e verá que as fotos não refletem um deserto. Existem algumas áreas que apresentam uma certa aridez, mas isso é algo absolutamente normal, dependendo da estação do ano.

Isso não quer dizer, no entanto, que Portugal estará livre de um eventual processo de desertificação no futuro. Em uma notícia publicada no dia 17 de junho desse ano, no site da rádio Renascença, de Lisboa, em Portugal, foi mencionado que o país pode ter um deserto em 20 anos. Sim, isso mesmo que você leu. O professor da Universidade do Algarve (UALG), Miguel Freitas, alertou que, sem um combate eficaz à desertificação, Portugal poderá ter espaços totalmente desertificados já nos próximos 20 anos.

O professor da Universidade do Algarve (UALG), Miguel Freitas, alertou que, sem um combate eficaz à desertificação, Portugal poderá ter espaços totalmente desertificados já nos próximos 20 anos
Em 2007, Mário Lino, então Ministro das Obras Públicas de Portugal, fez uma série de declarações polêmicas sobre a "Margem Sul" (também conhecida como "Península de Setúbal"), uma das áreas mais populosas de Portugal, com cerca de 800.000 habitantes, mais de 7% da população nacional. Na época ele disse que a construção de um eventual aeroporto nessa região seria algo faraônico, uma vez que não havia pessoas, escolas, hotéis, cidades, e nem mesmo comércio na Margem Sul

Imagem do Google Maps mostrando a região conhecida como Margem Sul, em Portugal
O ministro chegou até mesmo a comentar que a região era um deserto. No entanto, nos nos nove municípios que constituem a margem Sul existem mais de 390 escolas, 40 hotéis e mais de 20.000 estabelecimentos comerciais. Isso revoltou boa parte da população naquela ocasião, sendo que o caso repercutiu de forma bem negativa pela mídia portuguesa. Enfim, de qualquer forma, ainda não existe um deserto em Portugal.

Em 2007, Mário Lino, então Ministro das Obras Públicas de Portugal, fez uma série de declarações polêmicas sobre a "Margem Sul", chegando até mesmo a comentar que a região era um deserto. Isso revoltou boa parte da população naquela ocasião que em tom de deboche criou diversas imagens em repúdio a Mário Lino.
Assim sendo, o vídeo poderia ter sido gravado no território da Nação Navajo, que é uma área com uma paisagem bem desértica, porém não existem detalhes na imagem que permitam identificar o local da gravação. A única certeza é que dificilmente o vídeo teria sido gravado em Portugal. Se por ventura tenha sido realmente gravado em Portugal, com certeza não foi em um deserto, porque geograficamente falando não existe nenhum deserto por lá. Simples assim.

2. O Idioma Falado no Vídeo é o "Português Brasileiro", e Pertence a um Outro Vídeo Relacionado a uma Outra Farsa


Acredito que vocês puderam perceber que o áudio do vídeo, ou seja, o idioma falado pelas pessoas é o "português brasileiro", não o chamado "português de Portugal". Alguns teóricos da conspiração poderiam dizer que seriam turistas brasileiros visitando Portugal ou até mesmo os Estados Unidos (ainda que duas cidades do interior paulista sejam citadas). Porém, toda essa história cai por terra quando você descobrir que esse áudio pertence a um outro vídeo. E olha que não é um vídeo qualquer, porque é um vídeo que retrata uma farsa, ou melhor, um marketing viral.

O áudio do vídeo da suposta criatura foi extraído de um vídeo brasileiro, onde aparecem dois rapazes que estavam viajando de carro pelo interior do estado de São Paulo, quando um deles avista o que seria um "OVNI" (acrônimo de "Objeto Voador Não Identificado") passando por trás de uma nuvem. Após alguns segundos de filmagem, o suposto objeto emite uma grande luminosidade, aparentando até mesmo que teria explodido em pleno ar, e cai em direção ao solo. Assista ao vídeo em questão, logo abaixo, e repare no áudio:



É o mesmo áudio! O caso teria acontecido na altura da cidade de Agudos, região de Bauru, no estado de São Paulo, em fevereiro de 2011. As imagens teriam sido supostamente registradas na Rodovia Marechal Rondon (SP-300), na altura do referido município paulista.

Muitos sites de notícias, no entanto, apontavam que o acontecimento supostamente explicaria um tremor de terra sentido por diversaas pessoas, em diferentes cidades, no dia 8 de fevereiro daquele ano. Além disso, depoimentos de moradores da região confirmariam, inclusive, a aparição de um meteorito.

Imagem do Google Maps mostrando a região onde o vídeo de um suposto "OVNI" teria sido gravado
Houve realmente uma espécie de tremor mínimo de terra no dia 8 de fevereiro de 2011, com duração aproximada de poucos segundos, mas descartado como fonte de algum abalo sísmico por departamentos de sismologia da Universidade de Brasília e da USP, em São Paulo. A desconfiança maior é que poderia se tratar do efeito de um trovão, já que o tempo estava bem nublado.

Nos dias que sucederam a divulgação desse vídeo, diversos peritos foram consultados e enumeraram uma série de pontos para mostrar que o mesmo era tão somente uma montagem e computação gráfica. No entanto, posteriormente, mais precisamente no dia 1 de março, o vídeo foi identificado como uma mera campanha publicitária de uma empresa de embalagens que, por conta da "característica intrínseca de velocidade da internet", vazou de forma extremamente rápida".

O site de notícias JCNet apontou que a empresa responsável pela campanha ficava em Lençóis Paulista, e se chamava "Atitude Media Box". O mote era a comercialização de embalagens de pizza, e nem mesmo o proprietário da empresa disse saber que o vídeo era uma farsa. O "cinegrafista" era um designer 3D e editor de vídeo chamado André Angélico. Já o "motorista", que no vídeo é chamado de "medroso" devido a pressa em ir embora, era o criador de layout chamado Jônata Evangelista.


O site de notícias JCNet apontou que a empresa responsável pela campanha ficava em Lençóis Paulista, e se chamava "Atitude Media Box". O mote era a comercialização de embalagens de pizza, e nem mesmo o proprietário da empresa disse saber que o vídeo era uma farsa
Segundo André Angélico, a campanha publicitária já estava sendo desenvolvida há algum tempo, porém, o tremor misterioso que afetou a região no começo daquele mês serviu de inspiração, e mais motivação para a história.

"Queríamos trabalhar com essa ideia de que a marca era algo que estava em expansão e com relação a esse lance espacial, extraterrestre. Mas, tínhamos medo que fosse algo bobo. Quando saiu a história do tremor e toda a repercussão, vimos que a população ainda se importava com isso. Vimos que era algo a ser bem explorado", disse André. Vocês podem saber mais detalhes sobre essa campanha publicitária ao clicar aqui.

3. Os Detalhes Técnicos que Apontam que o Vídeo da Suposta Criatura é Falso


Um canal do Youtube chamado "Lions Ground" publicou um vídeo no dia 18 de agosto mostrando os detalhes técnicos que apontam que o vídeo da suposta criatura é tão somente computação gráfica. Existem irregularidades nas sombras deixadas pela suposta criatura, pela vegetação, e na movimentação das pernas da suposta criatura.

Além disso, quando a mesma desaparece atrás de um arbusto, é possível notar que não há a passagem de nenhum corpo por trás do mesmo. O arbusto é "vazado", e perceberíamos uma mudança de luminosidade se algo passasse por trás dele. Assista ao vídeo abaixo (em inglês):



Não é preciso nem dizer que as câmeras que registram supostas criaturas lendárias ou de origem "extraterrestre" sempre possuem uma qualidade muito baixa, e as pessoas que filmam geralmente tremem intencionalmente a câmera ou adicionam esse efeito posteriormente na imagem através de um editor de vídeos. Acredito que nem seria necessário abordar questões técnicas sobre esse vídeo, considerando os dois primeiros pontos que ressaltamos para vocês, não é mesmo?

É isso, AssombradOs! Esperamos que vocês tenham gostado dessa postagem, que inicialmente não iríamos fazer, porém ninguém comentou sobre o peculiar áudio do mesmo. Assim sendo, resolvemos comentar sobre esse caso, e trazer essas informações adicionais, mais do que relevantes, e que nenhum outro site apontou. O conteúdo basicamente reflete o meu esforço em sempre buscar a verdade sobre os casos que disponho a trazer para vocês, e espero estar contribuindo positivamente nesse sentido!

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://blog.wonderm00n.com/2007/05/26/margem-sul-e-um-deserto/
http://observador21.blogspot.com.br/2007/05/mrio-lino-deserto-de-ideias.html
http://rr.sapo.pt/noticia/56912/portugal_pode_ter_um_deserto_em_20_anos
http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/portugal-sem-meios-para-travar-deserto?

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/suposta-criatura-filmada-em-deserto-em-portugal-cria-polemica-na-web.ghtml
http://www.jcnet.com.br/Bairros/2011/03/video-de-ovni-era-campanha-publicitaria.html
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/o_deserto_de_mario_lino_em_numeros.html
http://www.revistaencontro.com.br/app/noticia/atualidades/2016/08/16/noticia_atualidades,157455/video-polemico-mostra-suposta-criatura-vagando-por-deserto-em-portugal.shtml
http://www.ufo.com.br/noticias/novo-trote-com-ufo-agora-no-interior-de-sao-paulo
https://www.youtube.com/watch?v=6lrzYb1q4eQ
https://www.youtube.com/watch?v=YdnK2mBEEDI
https://www.youtube.com/watch?v=g8LjWcLTOKU
Comentários