11 de agosto de 2016

Será Verdade que a "Estátua de Jesus Cristo Abriu os Olhos" na Catedral de Santiago, em Saltillo, no México?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Apesar de não ser muito simples abordar assuntos religiosos ou que tenham alguma ligação religiosa direta, independentemente da crença, não deixamos de trazer a notícia ou o caso em questão para vocês. Nosso compromisso, acima de tudo, é fornecer uma informação com credibilidade e qualidade para todos aqueles que nos acompanham. Anteriormente, por exemplo, realizamos postagens sobre os chamados "milagres eucarísticos" (leia mais: Milagre Eucarístico? Uma Hóstia Consagrada Teria Começado a "Sangrar" nos Estados Unidos?), e até mesmo sobre uma certa "imagem" da "Virgem Maria", que teria aparecido em uma janela de uma igreja norte-americana (leia mais: Imagem da "Virgem Maria" em Janela de Igreja nos Estados Unidos Atrai uma Multidão de Fiéis). Resumindo, não nos isentamos de comentar sobre um assunto, porque envolve religião, pelo contrário, é justamente devido ao respeito que possuíamos pelas religiões, que realizamos as postagens da maneira mais profissional possível, para que todos possam ler sem a sensação de estarem sendo ofendidos de alguma forma.

Como sempre acontece em vídeos que viralizam nas redes sociais, principalmente envolvendo uma estátua de Jesus Cristo - a figura central do Cristianismo, o qual consideram ser o "Filho de Deus" - houve polêmica. Dessa vez uma estátua supostamente teria "aberto os olhos" na Catedral de Santiago, na cidade de Saltillo, que por sua vez possui pouco mais de 700 mil habitantes (segundo o último censo realizado em 2010), no estado de Coahuila, no México. Os principais responsáveis por fazer com que esse assunto começasse a circular em peso na imprensa brasileira, mais uma vez foram os tabloides britânicos, que por sua vez "tinham sido estimulados" por notícias que passaram a ser veiculadas na Argentina. Aliás, um dos principais sites argentinos, que vêm servindo como base para essa notícia, é o site do jornal "El Ancasti", um jornal de circulação diária em San Fernando del Valle de Catamarca.

De acordo com esse site, o vídeo teria sido gravado por um fiel, no mês junho desse ano, e que tinha sido divulgado há pouco dias pelo site Adimensional, que seria "dedicado à pesquisa de casos incomuns e paranormais". Para sustentar o próprio material, disseram que 20 especialistas em fenômenos paranormais, sacerdotes, escultores, editores e especialistas em efeitos especiais tinham analisado o vídeo, e que não tinham encontrado nenhum indício de manipulação digital. Além disso, autoridades eclesiáticas da Diocese de Saltillo teriam sido os primeiros a ter contato com o vídeo, e que não teriam demonstrado qualquer tipo de interesse pelo mesmo. Não teriam negado o fenômeno, e nem mesmo teriam analisado o vídeo. Sequer teriam tranquilizado os seus próprios fiéis. Bem, com uma história contada dessa forma, como que a imprensa deixaria de divulgar o caso? Uma vez que estamos acostumados a observar viralizações de imagens e vídeos com muito menos impacto ou com histórias muito mais "rasas" do que essa, obviamente era de se esperar que isso acabasse virando notícia de cunho popular aqui no Brasil. Enfim, será mesmo que essa história é verdade? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Como Toda Essa História Começou


Todo esse "frenesi" em torno desse caso começou com uma publicação em um site mexicano chamado "Adimensional", no dia 1º de agosto desse ano, intitulada "Video donde Santo Cristo Abre los Ojos" ("Vídeo onde o Santo Cristo Abre os Olhos", em português), contando com o seguinte destaque "Um vídeo enviado ao Adimensional, em junho, mostra a imagem do 'Santo Cristo da Capela'. A parte estranha desse vídeo é que a imagem aparenta abrir os olhos, e os fecha em questão de segundos". Soa interessante, mas confira a transcrição dessa publicação logo abaixo (colocaremos as partes mais revelantes em negrito):

"No mês de junho de 2016, chegou até as mãos do Adimensional, um vídeo gravado na capela do Santo Cristo, na Catedral de Santiago, em Saltillo, Coahuila; é possível perceber na imagem do Santo, que o mesmo é visto em seu lugar habitual, atrás do altar... Uma pessoa, que prefere manter o anonimato, registrou o momento exato em que o Santo aparentemente abre os olhos.

Foto da Capela do Santo Cristo, da Catedral de Santiago, em Saltillo, no México
O vídeo tem duração de apenas 1 minuto, muito embora o período, em que o evento em questão ocorre, é de apenas alguns segundos. Quem gravou afirma que não tinha percebido isso antes, e notou somente após assistir a gravação no dia seguinte

"Fazia muito tempo que não visitava a capela da Catedral, porque trabalho fora da cidade há algum tempo, e pedi para que minha filha gravasse o Santo e me trouxesse como lembrança". Esta foi a primeira declaração da pessoa que enviou o vídeo para o Adimensional.

Imagem extraída do vídeo, que mostra a imagem de Jesus Cristo na cruz, atrás do altar, de "olhos fechados"
Foram semanas analisando o vídeo, onde estiveram envolvidos mais de 20 especialistas em fenômenos paranormais, sacerdotes, escultores, editores e especialistas em efeitos especiais; que afirmaram a veracidade do mesmo, não encontrando nenhum indício de edição por quaisquer programas.

Imagem extraída do vídeo, que mostra a imagem de Jesus Cristo com os "olhos abertos"
Pessoalmente, não acredito em milagres, não sou religioso, e muitas vezes tenho me posicionado contra certas atitudes religiosas que perturbam a fé do povo... Porém, essas imagens são verdadeiramente impressionantes. Espero que essa possível evidência possa servir a todos aqueles que estavam começando a perder a fé em um ser superior, e interpretem mais como uma mensagem ao invés de um milagre religioso.

Imagem aproximada onde mostraria a imagem de Jesus Cristo com os "olhos abertos"
É importante deixar claro que as primeiras pessoas a tomarem conhecimento desse vídeo foram autoridades eclesiásticas da Diocese de Saltillo, sendo que não houve interesse por parte delas. Não sei se a Igreja não acredita em suas próprias imagens ou estão mais preocupados com questões políticas, ao invés de instaurar a paz e tranquilidade junto aos seus fiéis.

Imagem extraída do vídeo, que mostra a imagem de Jesus Cristo novamente com os olhos fechados
Escrito por Iván Escamilla".

Conforme vocês puderam perceber ao longo da postagem do site "Adimensional", nós tivemos uma série de elementos muito comuns nas farsas que são espalhadas ao redor do mundo. Primeiramente, quem gravou não quis dizer seu nome, não mostrou seu rosto e sequer disse o dia em que a gravação aconteceu. Em segundo lugar, quem gravou, como sempre, não percebeu isso no momento em que estava no local, somente no dia seguinte. E por último, dezenas de especialistas, os quais não sabemos seus nomes e suas credenciais, analisaram o vídeo, e para "a surpresa de todos, não havia qualquer tipo de manipulação digital".

Vale ressaltar também que o texto é assinado por "Miguel Iván Escamilla", que é o responsável pelo site "Adimensional", que aliás possui um canal no Youtube (Adimensional Paranormal). O canal possui cerca de 17 mil inscritos, sendo que os vídeos publicados por eles raramente superam a marca de 10 mil visualizações. Contudo, o vídeo sobre esse caso, publicado no dia 3 de agosto, já superou a marca de 2,3 milhões de visualizações. Confira o vídeo abaixo:



Aliás, foi amplamente divulgado que o Miguel Iván Escamilla possui cerca de 13 anos de experiência investigando casos paranormais, porém a maioria dos vídeos publicados, tanto no site, quanto no Youtube, se resumem a divulgar casos populares (muitos dos quais foram comprovadamente identificados como farsas), histórias de terror, e sem qualquer tipo de pesquisa. No site são citadas apenas cinco investigações que teriam sido realizadas, e de forma bem precária. Sinceramente, seria impossível chamar aquilo de pesquisa. Resumindo, nem de longe o "Adimensional" seria um site ou canal no Youtube que merecesse a confiança de quem o acessa, exceto, é claro, se a pessoa não se importar com a verdade.

Será que a Diocese de Saltillo Realmente Ignorou a Existência do Vídeo?


Uma das informações que estão sendo amplamente veiculadas seria de que a Diocese de Saltillo teria simplesmente ignorado esse vídeo, que eles se recusaram a vê-lo, entre outras alegações. Contudo, isso procede? Bem, a resposta é um sonoro "não". O site do jornal mexicano "Vanguardia" publicou no dia 1º de agosto, ou seja, assim que houve a postagem no site do "Adimensional", que a Igreja Católica tinha desmistificado a imagem de Cristo, que está em uma capela com o mesmo nome, e que teria aberto os olhos durante a reza do terço, que aconteceu na segunda semana de junho, em Saltillo.

A Igreja Católica tinha desmistificado a imagem de Cristo, que está em uma capela com o mesmo nome, e que teria aberto os olhos durante a reza do terço, que aconteceu na segunda semana de junho, em Saltillo.
Em entrevista para o "Vanguardia", Humberto Garcia Sanchez, vigário da Catedral de Santiago, assegurou que a imagem em que se notava esse fenômeno poderia ser uma "ilusão de ótica" ou até mesmo "o fervor da fé". Para ele a imagem de Cristo representa o amor e misericórdia, uma vez que os fiéis o veneram com a intenção de que suas preces ou problemas pessoais sejam ouvidos. Humberto Garcia mencionou essa possível "ilusão de ótica" devido a posição e a iluminação em que a escultura se encontrava. Também citou que isso poderia ter sido "fruto da imaginação" dos fiéis, visto que algumas pessoas até mesmo viam algumas estátuas sorrindo. Ele também não descartou que poderia se tratar de um "ato de fé".

A notícia ainda ressaltou o contraditório Miguel Iván Escamilla, apresentado como investigador de fenômenos paranormais com mais de 13 anos de experiência, dizendo que "se as pessoas acreditassem em milagres, certamente esse seria um deles". Miguel Iván Escamilla disse que não era um fiel da Igreja Católica, embora não descartasse a possibilidade que isso se tratasse de "uma mensagem", que a imagem de Santo Cristo queria transmitir.

"Se nota muito claramente quando os olhos do Santo Cristo se abrem e voltam a fechar. Fizemos estudos para ver se o vídeo tinha sido editado, e não tinha. Posso mostrar o vídeo original sem quaisquer problemas. Se você me perguntar, eu não acredito em milagres, mas o que você vê ali é algo que eu não consigo te dizer como foi feito... as pessoas que gravaram não possuíam estudo ou dinheiro para editar ou mandar editar um vídeo do Santo Cristo", disse Miguel Iván Escamilla.

Miguel Iván Escamilla (à direita) começou a ser bem requisitado pela a imprensa desde a divulgação do vídeo onde supostamente mostraria uma estátua de Jesus Cristo "abrindo os olhos". Ele deu entrevista para a rede de TV Univision, no dia 4 de agosto, na sede do "El Diario de Coahuila", no México
O próprio "Vanguardia" estranhou a declaração de Iván Escamilla ao dizer que tinha entrado em contato com as autoridades eclesiásticas, e que as mesmas não estavam interessadas em sequer ter conhecimento do vídeo. A própria Karla Tinoco, a responsável por assinar a notícia no site "Vanguardia", tinha entrado em contato com a Catedral de Santiago e obtido uma resposta bem diferente.

A notícia também trazia um outro detalhe bem interessante. Segundo o "Vanguardia", o vídeo havia sido gravado poucas semanas antes de ser celebrado o 125º aniversário da Diocese de Saltillo, e que também coincidia com o 404º aniversário da fundação da paróquia. Parece que já vimos esse "filme" antes em algum lugar, não é mesmo? Geralmente esses casos sempre acontecem em datas comemorativas ou antecedem as mesmas. Além disso, quase sempre são gravadas supostamente por pessoas sem nenhuma capacidade técnica, sem recursos financeiros e com com câmeras ou celulares que geram imagens de baixa resolução.

Enfim, fato é que a notícia começou a ser amplamente divulgada nas redes sociais, e em outros veículos de comunicação do México. A partir de então, alguns sites de notícia da América Latina passaram a replicar uma informação muito defasada, diga-se de passagem, e acabou indo parar nos sites de tabloides britânicos por volta do dia 9 de agosto. Demorou menos de 24h para que o caso se espalhasse pelas redes sociais e sites de notícias populares aqui do Brasil, e "chovessem" pedidos de nossos seguidores para que comentássemos sobre o assunto. Basicamente, esse é o "mapa da notícia" que sempre costumo fornecer para vocês.

Santo Cristo da Capela: 408 Anos de Fé


Antes de mostrarmos a realidade sobre esse vídeo, é importante mencionar uma notícia publicada no dia 5 de agosto, no site do jornal "Vanguardia", a respeito das festividades na Catedral de Santiago, porque ela é muito importante para compreender a dinâmica de como um caso assim ganha essa notoriedade.

Segundo o jornalista Armando Ríos, a cidade de Saltillo, uma cidade de contrastes, mantém a tradição de venerar o seu santo patrono todo ano, mais precisamente no dia 6 de agosto (ou seja, apenas poucos dias depois do vídeo ter sido divulgado no site e no canal do Youtube do "Adimensional"). Seria impossível pensar que os saltillenses fossem pessoas de pouca fé. A escultura de Santo Cristo tem 408 anos, e chegou até a cidade juntamente com uma lenda bem peculiar.

Devotos na missa realizada as 5h30 da manhã,
uma das mais movimentadas durante a novena do Santo Cristo da Capela.
Conta-se que o Santo Cristo chegou no lombo de um burro até a Praça das Armas, sem rumo ou origem. Ao chegar, ele parou no meio da população e deitou na praça, carregando nas costas uma caixa de madeira. Evidentemente, a população se questionou sobre o que haveria dentro da "caixa misteriosa". Para a surpresa de todos, ao abrir a caixa encontraram a grande escultura (ou estátua), que hoje em dia é muito representativa na cidade. Entre essas representações, poderíamos destacar a religiosidade dos saltillenses.

Depois disso, as pessoas e os sacerdotes da época decidiram que o Santo Cristo teria vindo como um sinal divino, que traria prosperidade, virtudes e milagres para a cidade de Santiago del Saltillo. Essa mesma história tem sido replicada em igrejas em Zacatecas e Chiapas. Aliás, isso não seria nenhuma surpresa se levarmos em consideração que no México, os costumes dos religiosos compõem histórias místicas, que fazem parte da doutrina que enriquece a cultura das lendas. Nesse caso, origem de Santo Cristo, é historicamente documentada e atribuída a Santos Rojo, em uma visita à cidade de Jalapa, Veracruz.

A origem de Santo Cristo, é historicamente documentada e atribuída a Santos Rojo,
em uma visita à cidade de Jalapa, Veracruz.
O bacharel Pedro Fuentes escreveu em seu livro "Historia de la Villa del Saltillo" o seguinte trecho: "'Depois de Don Santos Rojo, no ano de 1607, ter saído da cidade de Santiago del Saltillo, em direção a Jalapa, em uma viagem de negócios, trouxe uma escultura de Cristo com os olhos serenos, cabelo preto e com uma bela fisionomia', contam que a família de Santos Rojo, que morava onde agora é um movimentado restaurante ao lado da Catedral, insistiu que Santos Rojo doasse a imagem para a Capela do Santo Cristo em 1762".

Confira abaixo uma pesquisa publicada pelo "Vanguardia", que demonstra bem a religiosidade dos moradores locais:
Primeira parte da pesquisa publicada pelo site do jornal mexicano "Vanguardia"
Segunda parte da pesquisa publicada pelo site do jornal mexicano "Vanguardia"
A cada ano, no dia 6 de agosto, a cidade se reúne para celebrar o Santo Cristo da Capela, que coincide com o término da novena, uma forte tradição local. Conta-se que a devoção ao Santo Cristo cresceu cada vez mais a partir do século 18, devido aos milagres que supostamente ocorreram em relação a imagem: diziam que a imagem havia "transpirado" em três ocasiões distintas, e que seu corpo certa vez teria ficado flexível e quente como se estivesse vivo. E agora, diziam que a estátua tinha aberto os seus olhos. Interessante, não é mesmo? Resumindo, a estátua já possui um "histórico" de supostos milagres.

O Bispo da Diocese de Saltillo, José Raúl Vera López, Nega que o Santo Cristo Tivesse Aberto os Olhos e Afirma que se Tratava Apenas de Efeitos Especiais


É importante ressaltar que 99% das pessoas, por mais que tivessem eventualmente se espantado, não acreditavam nessa história desde o começo. Muitas acreditavam que poderia se tratar de ilusão de ótica ou tão somente manipulação digital. A polêmica não era para saber se toda essa história era verdade ou não, porque estava evidente para a absoluta maioria, que uma estátua não iria naturalmente abrir e fechar os seus olhos. A questão era saber quem realmente promoveu isso e com que intuito.

O motivo? Bem, as pessoas passaram a desconfiar que alguém da própria Diocese de Saltillo tinha promovido essa história de modo a levar mais fiéis para a igreja durante as festividades relacionadas ao Santo Cristo. Essa suposição, é claro, revoltou os religiosos locais, e praticamente obrigou José Raúl Vera López, Bispo de Diocese de Saltillo, a dar uma declaração pública sobre o caso. Foi exatamente isso que noticiou o "Vanguardia", no dia 7 de agosto.

José Raúl Vera López, Bispo de Diocese de Saltillo
De acordo com a jornalista Karla Tinoco, José Raúl Vera López negou que a filmagem, onde aparece o Santo Cristo supostamente abrindo e fechando os olhos, fosse verdadeira, logo após analisar o material publicado pelo "Adimensional". O bispo teria descoberto a presença de efeitos especiais. Ainda de acordo com o bispo, a imagem não refletia a realidade dos fatos. Essa declaração também foi replicada em sites mexicanos como o Excélsior e o Posta.

Muito provavelmente não tinham contado nem mesmo metade de toda essa história para vocês, não é mesmo? Enfim, o próprio Iván Escamilla foi entrevistado por Eliezer Lara Montoya, de um canal no Youtube chamado "TVSOS", porém essa entrevista teve uma repercussão muito baixa (em espanhol):



Evidentemente, Iván Escamilla negou qualquer envolvimento da Catedral de Santiago nesse caso, dizendo que eles estariam até mesmo chateados com ele diante do vídeo divulgado, e basicamente repetiu tudo o que já sabíamos sobre essa história. Vamos então a uma pequena dose de realidade em relação a esse caso.

Uma Dose de Realidade em Relação a Estátua de Jesus Cristo, que Supostamente Abriu os Olhos, na Catedral de Santiago, em Saltillo


Bem, AssombradOs, evidentemente tudo indica que o vídeo tenha sido manipulado digitalmente, ainda mais considerando uma gravação a partir de um celular com uma qualidade extremamente baixa. Acredito, inclusive, que vocês já estivessem esperando uma resposta como essa da nossa parte.

A melhor pista para o fato de que o vídeo foi adulterado é a presença de alterações em outras áreas da imagem, que acontecem precisamente no mesmo momento em que os os olhos da estátua abrem e fecham. É possível notar mudanças no sombreamento ao redor dos olhos, e até mesmo na região central da estátua, especialmente se o vídeo for analisado quadro-a-quadro. Confira abaixo a análise desse vídeo realizada pelo canal do Youtube "AustralianPhenomena", e publicada no dia 4 de agosto desse ano (em inglês):



Nesse vídeo, é explicado que a região dos olhos da estátua meio que "encolhe" justamente durante o processo de abertura e fechamento dos olhos. Além disso, os detalhes corporais da estátua ficam embaçados somente no momento que a mesma supostamente abre os olhos, sendo que ao fechar os detalhes ficam mais definidos, ou seja, volta para imagem original da estátua, que não possui edição. Além disso, enquanto a estátua permanece com os olhos fechados é possível notar que há uma espécie de sangue, que é característico da própria imagem, porém desaparece no processo de abertura dos olhos.

Resumindo, de acordo com o "AustralianPhenomena", o vídeo é falso, e realmente as explicações deles são bem robustas nesse sentido. Mesmo assim sempre haverá alguém para acreditar ou não nessas histórias independentemente de suas respectivas crenças. Aliás, já tivemos casos anteriores de "estátuas de Jesus Cristo" supostamente abrindo os olhos. Confira o vídeo abaixo, que foi publicado em um canal de terceiros no Youtube (não entraremos em detalhes sobre os casos, mas são igualmente falsos):



Gostaria de acrescentar que é sempre necessário ter respeito com imagens ou símbolos religiosos. Sempre existe um espécie de furor popular quando algo assim acontece, porém é necessário ter cuidado com essa questão. Quando eu li um livro chamado "Autodefesa Psíquica" da Dion Fortune, existia uma passagem muito interessante, se eu não me engano, de uma mulher que usava uma estátua de buda como "peso de porta", e ela teve algumas complicações de ordem espiritual em relação a isso. A questão aqui não é a "complicação espiritual", mas a importância de uma reflexão em relação a utilização de objetos, símbolos, figuras ou estátuas consideradas religiosas.

Se você não quer que um símbolo importante para você seja tratado de maneira negativa ou pejorativa, você não deve fazer isso em relação a um outro símbolo que seja importante para outra pessoa. Isso apenas torna símbolos considerados de amor e compreensão, motivos de ódio e uma perversa discordância. Não sou tão religioso ao ponto de defender ferranhamente determinadas doutrinas, porém é necessário haver respeito, porque essa é a base fundamental, o alicerce do caráter que qualquer pessoa deveria ter em toda sua existência. Enfim, ao menos para mim, esse caso certamente explorou a fé dos moradores de Saltillo, porque foi divulgado às vesperas da comemoração do dia do patrono da cidade, e a participação do "Adimensional" se torna totalmente questionável em relação ao momento em que o material foi divulgado.

Caso tenhamos quaisquer novidades sobre esse caso, manteremos vocês informados através de uma atualização nessa mesma postagem ou através de um "Minuto AssombradO".

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://adimensional.com.mx/sitio/?p=7270
http://www.elancasti.com.ar/internacional/2016/8/9/estatua-jesus-abrio-ojos-iglesia-mexico-video-307175.html
http://www.excelsior.com.mx/nacional/2016/08/02/1108530
http://www.excelsior.com.mx/nacional/2016/08/04/1108951
http://www.excelsior.com.mx/nacional/2016/08/07/1109552
http://www.posta.com.mx/youtube/obispo-tira-video-de-santo-cristo-que-abre-los-ojos-son-efectos
http://www.posta.com.mx/youtube/revelan-video-del-cristo-de-la-catedral-de-saltillo-que-abre-los-ojos
http://www.vanguardia.com.mx/articulo/la-iglesia-de-saltillo-desmiente-que-santo-cristo-haya-abierto-los-ojos
http://www.vanguardia.com.mx/articulo/niega-obispo-vera-que-santo-cristo-abrio-los-ojos
http://www.vanguardia.com.mx/articulo/santo-cristo-de-la-capilla-408-anos-de-fe
http://www.zocalo.com.mx/seccion/articulo/cristo-de-saltillo-abre-los-ojos-afirman-tener-video-de-prueba-1470079132
https://www.facebook.com/Adimensional
https://www.youtube.com/watch?v=_2bZ0tjU9hk
https://www.youtube.com/watch?v=m4xie7LNpwg
https://www.youtube.com/watch?v=w-wWIvhimuo
Comentários