5 de agosto de 2016

Adolescentes são Supostamente "Possuídas" Após Utilizar a Tábua Ouija em San Rafael del Sur, na Nicarágua



Por Marco Faustino

Há muito tempo não postávamos nada relacionado a famosa tábua Ouija. Acredito que a última vez tenha sido em maio desse ano, e sobre um caso onde dezenas de alunos tinham sido supostamente "possuídos pelo demônio" após usarem uma tábua Ouija em uma escola de Tarapoto, no Peru. Tudo indica que aquele caso não tenha passado de "histeria coletiva" (conhecido também por "distúrbio psicogênico em massa"), devido a uma série de fatores que foram mencionados naquela postagem. Embora não haja critérios clínicos definidos para o diagnóstico desse tipo de fenômeno, o mesmo é comum de ocorrer em crianças e adolescentes sob estresse físico e emocional. É definido como um distúrbio psicológico em que um grupo de pessoas passa a ter, ao mesmo tempo, um comportamento inesperado ou apresentar sinais e sintomas de aparente adoecimento sem que se consiga estabelecer uma causa aparente. São mais frequentes em grupos fechados, como alunos de uma mesma escola ou trabalhadores de uma mesma empresa, embora também possa acometer a população em geral. As pessoas geralmente apresentam náusea, tontura, fraqueza, desmaio e falta de ar durante esses eventos, e chegam a mencionar que sentem e veem a presença de figuras fantasmagóricas ou vultos negros, o que leva muitos a acreditarem que se trata de um caso de "possessão demoníaca". É muito comum serem noticiados casos desse tipo após adolescentes usarem a tábua Ouija ou fazerem brincadeiras conhecidas como "Charlie, Charlie", "Panchito, Panchito" ou até mesmo o que conhecemos aqui em nosso país como a "brincadeira do copo" ou a "brincadeira do compasso".

Se você acompanha de perto o nosso blog e o nosso canal no Youtube, e se interessa pelo mundo sobrenatural, com certeza já ouviu falar da tábua Ouija. Porém, se você acabou de chegar e não sabe muito bem o que estamos falando, vamos explicar para você. A tábua Ouija é basicamente um tabuleiro simples feito de madeira (pode ser feito de qualquer outro material plano ou até mesmo diretamente no chão ou em uma parede) contendo as letras do alfabeto, números e até mesmo algumas palavras tais como "sim", "não","olá" e "adeus", marcadas nele. Em geral, o objeto é utilizado como se fosse um método para se comunicar com os mortos ou com os espíritos que vagam pelo plano astral. Existem milhares de histórias que envolvem a utilização da tábua de Ouija, sendo que os "especialistas sobre o mundo espirtual", insistem que ela não deve ser utilizada como um simples jogo infantil. Se a pessoa que a utiliza não está devidamente preparada, pode não saber a índole do espírito com o qual está se "comunicando". Sendo uma "entidade maligna", a "brincadeira" poderia trazê-lo para nosso plano, resultando em terríveis consequências para todos que estejam participando. De qualquer forma, brincar com a tábua Ouija nunca termina bem, então evitem mexer com ela, exceto se tiverem na companhia de pessoas que saibam exatamente o que está fazendo, e saibam lidar caso a situação saia do controle.

Esse caso que iremos apresentar para vocês é um tanto quanto interessante, e quase nenhum lugar o noticiou da forma correta. Tudo aconteceu na cidade de San Rafael del Sur, no departamento de Managua, na Nicarágua, na primeira semana de julho, onde diversos adolescentes teriam sido supostamente "possuídos" após ter brincado com a tábua Ouija em uma escola local. A primeira menina começou a apresentar um comportamento estranho durante praticamente três semanas, e desesperados os seus pais imploraram por ajuda. Uma equipe de reportagem de um canal de TV da Nicarágua foi até o local, e presenciou o comportamento da menina. Ela ficava muda, trêmula e apontando para um canto da parede como se estivesse vendo alguma coisa. Também ficava agressiva, assustando seus pais. Pastores acabaram indo até o local para "exorcizá-la", e por incrível que pareça, a suposta "entidade" saiu de seu corpo e acabou "possuíndo" uma prima da adolescente que estava no local, e horas depois uma amiga da menina que também havia participado da "brincadeira". O caso foi levado tão a sério que os demais colegas, que participaram da brincadeira, também passaram por uma "limpeza espiritual" na frente de dezenas de pessoas e curiosos que queriam entender o que estava acontecendo. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Um Pouco Sobre a Cidade de San Rafael del Sur


Segundo o último censo realizado em 2000, a pequena cidade de San Rafael del Sur possui pouco mais de 40 mil habitantes, com uma densidade populacional de 100 habitantes por km². Ela é uma das cidades pertencentes ao departamento de Managua, que por sua vez é um dos nove departamentos da Nicarágua  Apesar da localidade ter sido elevada a categoria de cidade há pouco mais de meio século (1956), a mesma já era considerada como um "povoado" desde 1794. A cidade basicamente sobrevive economicamente devido a produção de cimento, açúcar, feijão e do milho, assim como muitos de seus habitantes vivem da pesca e da pecuária. Vale lembrar que somente metade de sua população vive no meio urbano.

Imagem do Google Maps mostrando a localização da cidade de San Rafael del Sur
Imagem do Google Maps mostrando a distância entre San Rafael del Sur e Managua, capital da Nicarágua
Dentro dos limites da cidade também se encontra uma das mais belas praias da Nicarágua, a "Playa de Pochomil", que é banhada pelas águas do Oceano Pacífico, e oferece um pôr do sol espetacular aos seus visitantes, principalmente aqueles que moram em Managua, capital do país, durante os fins de semana e feriados. Aliás, a capital do país fica localizada bem próxima de San Rafael del Sur, a apenas 50 km de distância (um trajeto percorrido em 1h10 de carro).

A "Playa de Pochomil" é banhada pelas águas do Oceano Pacífico,
e oferece um pôr do sol espetacular aos seus visitantes
Como a maioria das cidades do interior da Nicarágua, San Rafael del Sur possui uma igreja paroquial localizada em frente a um parque, e cercada pelas melhores casas do centro da cidade, assim como a prefeitura, a biblioteca pública e as principais lojas do comércio local. Não é nem preciso dizer que a mesma é bem religiosa, assim como a absoluta maioria das cidades da América Central e Latina, principalmente aquelas localizadas no interior ou distantes de grandes centros urbanos.

Como a maioria das cidades do interior da Nicarágua, San Rafael possui uma igreja paroquial localizada em frente a um parque e cercada pelas melhores casas do centro da cidade, assim como a prefeitura, a biblioteca pública e as principais lojas do comércio local
A igreja é basicamente dedicada à "Nossa Senhora dos Desamparados" (também conhecida como a "Virgem dos Desamparados"), cuja celebração ocorre todos os anos no dia 9 de maio. A população local também presta sua homenagem a São Rafael, no dia 24 de outubro. A igreja ainda realiza comemorações para celebrar São Paulo e São Cristovão, cujas festividades são realizadas no mês de junho, contando com procissões, missas e até mesmo corrida de touros e fogos de artifício. Enfim, é uma típica cidade do interior da Nicarágua, que conta com uma população bem humilde e bem religiosa.

O Suposto Caso de "Possessão Demoníaca" da Adolescente Suleydi Natalia Aragón Mercado


Esse caso inicialmente foi noticiado no site da "La Nueva Radio YA", e por um noticiário chamado "Acción 10" do "Canal 10", que por sua vez é uma emissora de TV na Nicarágua, por volta do dia 22 de julho desse ano. Aliás, segundo a própria emissora, esse noticiário é o mais assistido pela população nicaraguense. Alguns tabloides britânicos, a exemplo do Daily Mirror, também abordaram o assunto, por volta do dia 20, porém de uma forma muito precária e com pouquíssimas informações.

Para que vocês tenham uma ideia, foram produzidas pelo menos quatro reportagens pelo "Acción 10" sobre "possessões demoníacas" em adolescentes da cidade, e até mesmo uma das adolescentes participou de um programa ao vivo, com uma hora de duração, abordando sobre "os perigos de brincar com a tábua Ouija". O caso teve desdobramentos bem interessantes, e um pouco atípicos do que estamos acostumados a publicar. O sofrimento da adolescente e dos seus familiares parecia bem real diante das câmeras, e independentemente do que estivesse realmente acontecendo, estava pertubando a família.

Apresentadores da edição matinal do programa "Acción 10", pertencente ao Canal 10, na Nicarágua
Tudo teria começado na primeira semana de julho, quando a adolescente Suleydi Natalia Aragón Mercado, de apenas 15 anos de idade, usou com a tábua Ouija junto com outros cinco amigos no Colégio Ricardo Molares Avilés. Desde então, uma suposta entidade maligna passou a atormentar a vida da garota. Ela passou a dizer que ouvia uma voz dizendo para ela própria se ferir e também para matar seus pais. Além disso, ela disse ter testemunhado a presença de fumaça e de sangue que saíram da terra onde seus amigos tinham posicionado o tabuleiro Ouija. Cerca de dois dias depois dessa "brincadeira", seu corpo estava repleto de manchas escuras sem nenhuma razão aparente.

Adolescente Suleydi Natalia Aragón Mercado, de apenas 15 anos de idade,
usou com a tábua Ouija junto com outros cinco amigos no Colégio Ricardo Molares Avilés
A mãe e o padrasto de Suleydi Natalia Aragón entraram em desespero e passaram a orar e realizar cultos diariamente com o objetivo que as "forças malignas" deixassem a menina em paz. Não é difícil imaginar que uma história assim chamaria a atenção da mídia local, não é mesmo?

Um repórter do programa "Acción 10" chamado Jairo Castillo foi até a casa da menina, localizada no km 45 da Estrada San Rafael del Sur, para ver mais de perto a situação pela qual a adolescente estava passando, e o que aconteceu diante das câmeras foi bem impressionante. Confira a primeira reportagem, que foi publicada no próprio canal da emissora no Youtube, no dia 22 de julho (em espanhol):



A reportagem começa dizendo que a jovem brincou com a tábua Ouija, juntamente com seus amigos, sem pensar nas consequências que isso poderia trazer para ela, e desde então teria começado uma série de "manifestações demoníacas" em sua casa. As janelas do quarto da menina fechavam de repente, e uma atmosfera pesada rodeava a casa. Em uma reportagem posterior foi acrescentado que havia um forte cheiro de enxofre por toda a casa, sendo que os pais da menina tinham que aromatizar o ambiente para conseguir viver, assim como dormir dentro do imóvel.

A menina dizia que escutava uma voz dizendo para ela matar seus próprios pais, e devido a essa declaração, a mãe da menina havia escondido as facas e todo e qualquer objeto perfurocortante. Também tinham surgido manchas escuras no corpo da adolescente, principalmente em suas pernas, sem nenhuma razão aparente ou "explicação médica". Sua mãe, Zoraida Mercado, também contou os momentos difícies pelo qual passou com sua filha. Ela chegou a dizer que Suleydi a chamava de "maldita", e que jurava que iria matá-la.

Manchas escuras no corpo da adolescente, principalmente em suas pernas,
sem nenhuma razão aparente ou "explicação médica"
Zoraida Mercado, mãe de Suleydi, também contou os momentos difícies pelo qual passou com sua filha.
Ela chegou a dizer que Suleydi a chamava de "maldita", e que jurava que iria matá-la.
Durante a realização da reportagem, a adolescente desmaiou. Pouco tempo depois ela abriu os olhos e começou a apontar o dedo para uma parede da casa, como se alguém estivesse a observando. Ela balançava o dedo, assim como sua mão, e permanecia completamente muda, enquanto sua mãe questionava o que estava acontecendo, ou seja, para o quê estava apontando, e o que ela queria dizer com isso.

Suleydi balançava o dedo, assim como sua mão, e permanecia completamente muda, enquanto sua mãe questionava o que estava acontecendo, ou seja, para o quê estava apontando, e o que ela queria dizer com isso.
Sinceramente, era nítido o desespero da mãe ao ver a respiração ofegante da filha, que por sua vez colocou a mão em seu próprio abdômen, e posteriormente tentou se esconder em um canto da cama. A reportagem disse que minutos depois, como se um "espírito maligno tivesse entrado em seu corpo", a adolescente empurrou a mãe e o padrastro com uma "força desmedida", e que ambos lutaram para controlá-la.

Suleydi aparece desmaiada, caída inconsciente no chão, ao final da reportagem
Ao final da reportagem a menina caiu inconsciente no chão, ao mesmo tempo que o repórter dizia que os pais estavam muito angustiados, e pediam para que os pastores ou padres rezassem pela menina, e pudessem repreender as forças malignas que atormentavam Suleydi. Impressionante, não é mesmo?

Cerca de seis dias após essa primeira reportagem, foi exibida outra matéria no programa "Acción 10", dessa vez um pouco mais completa. Na primeira parte são exibidos trechos de gravações de pessoas, todas elas adolescentes ou mulheres, supostamente possuídas por entidades consideradas malignas e rituais de exorcismo. Em seguida é citado um trecho da bíblia, que seria referente a possessões demoníacas. Até mesmo uma cena de um filme, aparentemente antigo, mostrando "Jesus Cristo" ordenando para que um espírito deixe o corpo de uma pessoa é exibido.

Então, um psiquiatra chamado "Carlos Flete" aparece dizendo que tais situações poderiam ser casos de transtornos psicóticos ou então de histeria devido algum trauma psicológico, ou seja, algum dano emocional que ocorre como resultado de um acontecimento, acarretando uma exacerbação do medo, o que pode levar ao estresse, envolvendo mudanças físicas no cérebro e afetando o comportamento e o pensamento da pessoa. Porém, boa parte do início da matéria foi dedicada a mostrar, que existiam muitos casos na internet de adolescentes, que acabavam possuídos ao brincar com a tábua Ouija, que por sua vez supostamente seria um modo de se comunicar com os mortos. Um pastor chamado "Danilo Guido" chegou a dizer que a tábua Ouija era uma espécie de "pacto direto com Satanás". Confira a segunda reportagem, que foi publicada no próprio canal da emissora no Youtube, no dia 28 de julho (em espanhol):



Nessa mesma reportagem apareceu um pastor chamado Miguel Hernández que ficou sabendo do caso dessa adolescente através do programa "Acción 10" e foi até a casa da adolescente acompanhado de um comitê de pastores da "Iglesia Cristiana Luz del Mundo", supostamente no dia anterior (27 de julho). Aliás, eles chegaram em uma bela caminhonete preta da Toyota, que nitidamente contrastava com a humilde residência de Suleydi. De qualquer forma, a reportagem mencionava que eles tinham ido ajudar Suleydi, através de "orações", a expulsar o "demônio" que a atormentava.

Os pastores chegaram em uma bela caminhonete preta da Toyota,
que nitidamente contrastava com a humilde residência de
Suleydi
Entretanto, a situação começou a ficar dramática diante de um suposto ritual de exorcismo. Podemos ver a adolescente rastejando como se fosse uma serpente pelo chão da casa, e até mesmo tentando se esconder debaixo de uma cama. Após alguns minutos de uma "intensa batalha espiritual", Suleydi vomitou algo de "aparência sangrenta", que segundo uma evangelista chamada "Rosibel Martínez", seria a prova de um "pacto com o demônio".

A situação começou a ficar dramática diante de um suposto ritual de exorcismo. Podemos ver a adolescente rastejando como se fosse uma serpente pelo chão da casa, e até mesmo tentando se esconder debaixo de uma cama.
Aliás, de acordo com Miguel Hernández, pela maneira que o demônio agia era possível identificá-lo. Seu nome seria "Zeus" (eu ouvi o áudio 10 vezes, e pesquisei outras formas possíveis de escrever esse mesmo nome, mas é isso mesmo). Para o pastor, Zeus não era apenas um único demônio, mas uma ramificação de diversos outros. Nesse caso alguns "demônios grandes" teriam entrado no corpo da menina, por isso que outros curandeiros e bruxos não tinham conseguido lidar anteriormente com a situação, porque somente a palavra de Deus teria força suficiente para expulsá-lo.

De acordo com Miguel Hernández, pela maneira que o demônio agia era possível identificá-lo.
Seu nome seria "Zeus"
Finalmente, após horas de oração, a adolescente foi liberada, mas a história não parou por aí. Uma prima de Suleydi chamada Tânia Baltonado começou a apresentar s"intomas estranhos". De acordo com o pastor Miguel Hernández, o "espírito demoníaco" que saiu de Suleydi tinha entrado no corpo de sua prima e um novo ritual de exorcismo foi iniciado, fazendo com que a jovem vomitasse um líquido esbranquiçado.

De acordo com o pastor Miguel Hernández, o "espírito demoníaco" que saiu de Suleydi
tinha entrado no corpo de sua prima e um novo ritual de exorcismo foi iniciado
Na parte final da reportagem é mostrado uma série de pacotes contendo ervas e amuletos de proteção que foram vendidos por "curandeiros" para Zoraida Mercado, mãe de Suleydi. Ela mencionou que teve que recorrer a outros meios, tal como a magia negra, para tentar resolver o problema da filha, visto que seu comportamento não era nada normal.

Foi informado também que ela gastou cerca de 50 mil córdobas (cerca de R$ 5.500 pela cotação oficial atual, mas sujeito a "variações cambiais" assim como acontece na Venezuela, onde o câmbio oficial é um, mas na prática o dinheiro vale ainda menos) nessa tentativa de "curar" a filha. Alguns frascos, supostamente amuletos de proteção, tinham sido enterrados dentro de sua própria casa. Os pastores então recolheram os frascos e os pacotes de ervas, e os queimaram para que fosse "rompido qualquer tipo de pacto demoníaco".

Na parte final da reportagem é mostrado uma série de pacotes contendo ervas e amuletos de proteção que foram vendidos por "curandeiros" para Zoraida Mercado, mãe de Suleydi. Ela mencionou que teve que recorrer a outros meios, tal como a magia negra
Os pastores então recolheram os frascos e os pacotes de ervas, e os queimaram
para que fosse "rompido qualquer tipo de pacto demoníaco"
Algumas horas mais tarde, Suleydia apareceu com outra fisionomia e uma aparência bem melhor do que antes. Ela aconselhou aos demais adolescentes que não brincassem com a tábua Ouija ou outras brincadeiras desse gênero, e que o único caminho era o de Deus. Tenso, não é mesmo? Os próprios apresentadores do "Acción 10" ainda terminaram dando conselhos um tanto quanto religiosos.

Ainda na manhã do dia 28 de julho, Suleydia, sua mãe (Zoraida Mercado), e o pastor Miguel Hernández participaram ao vivo da edição matinal do programa "Acción 10", juntamente com alguns convidados especiais que deram entrevista por telefone. Durante cerca de uma hora eles discutiram os "perigos de utilizar a tábua Ouija". Confira essa participação, que foi publicada no próprio canal da emissora no Youtube, no dia 28 de julho (em espanhol):



Na parte final dessa participação, a mãe de Suleydia mencionou que havia uma outra amiga de sua filha, que supostamente estaria internada após ter participado da brincadeira. Aparentemente, a equipe do "Acción 10" também foi atrás desse caso, porém a menina não tinha sido internada em um hospital.

O Suposto Caso de Possessão da Adolescente Lucía Jiménez e o Exorcismo Coletivo Realizado por Miguel Hernández


O que já estava bem estranho, iria piorar. Após o pastor Miguel Hernández ter supostamente "expulsado o demônio" de Suleydia e de sua prima, esse mesmo demônio teria ido possuir uma outra adolescente chamada Lucía Jiménez, de 13 anos. Sua mãe contou em uma reportagem realizada sobre mais esse caso de "possessão" em San Rafael del Sur, que ela estava estendendo roupas no varal, por volta das 21h, supostamente do dia 27 de julho, quando ouviu o som de algo pesado caindo dentro de casa. Aparentemente era sua filha, que em seguida levantou, e correu para sua cama começando a chorar compulsivamente. Sua mãe rezou algumas orações até que a jovem conseguiu dormir.

No dia seguinte (28), elas tinham combinado de ir em uma igreja e procurar por ajuda, mas antes disso Lucía foi normalmente ao colégio. No entanto, horas mais tarde, a mãe recebeu uma ligação dizendo que sua filha estava apresentando comportamentos estranhos, que estava arrancando os pelos do seu corpo, e arranhando a mesa do diretor da escola. A adolescente dizia para a mãe que via um "rosto muito feio", como se fosse de um "animal com uma aparência bem feia", e ela também erguia a mão para apontar "onde ele estaria". Confira essa terceira reportagem, que foi publicada no próprio canal da emissora no Youtube, no dia 29 de julho (em espanhol):



Não obstante, nesse mesmo dia, o pastor Miguel Hernández resolveu ir até a casa dessa adolescente para ajudá-la a se livrar do "demônio" que havia apossado de seu corpo. Lucía confessou que tinha usado a tábua Ouija juntamente com Suleydia.

Diante dessa situação o pastor decidiu reunir todos os familiares e demais adolescentes que tinham utilizado a tábua Ouija, naquela ocasião, para livrar todos eles de qualquer influência demoníaca. Aliás, ele fez isso em plena luz do dia, em uma rua que ficava em frente a um parque infantil.

Durante o "exorcismo" praticado em um menino, é possível notar que o pastor chama a "entidade" de "Charlie, Charlie", e ordena para que a mesma saia pelos olhos do menino. As amigas de Suleydia ainda disseram para que outros adolescentes não brincassem com a tábua Ouija. Confira essa quarta e última reportagem, que foi publicada no próprio canal da emissora no Youtube, no dia 29 de julho (em espanhol):



No final da reportagem, o pastor Miguel Hernández recomendou que os pais ficassem mais atentos em relação ao que os seus filhos estavam fazendo e suas amizades. Disse para que eles sentassem e conversassem mais com eles, que os escutassem, para evitar que os mesmos praticassem cultos satânicos.

Segundo o pastor, ao usar a tábua Ouija ou realizar brincadeiras como "Charlie, Charlie" ou "Panchito, Panchito", os jovens estavam realizando um pacto com Satanás, que era algo muito sério, visto que assumiam um compromisso de angariar "almas" para ele. Enfim, após esse "exorcismo coletivo", em pleno espaço público, aparentemente os casos de "possessões" acabaram e os adolescentes envolvidos voltaram a ter uma vida normal.

Comentários Finais


Nunca questiono a religião ou as crenças que as pessoas possuem, muito pelo contrário, acredito que a liberdade religiosa seja um preceito fundamental para a existência pacífica de nossa própria espécie. Porém, não tem como não ficar impressionado, e de certa forma sensibilizado com casos assim, onde adolescentes são tratadas como animais para dar um verdadeiro espetáculo diante das câmeras. Se isso impressionou você no conforto do seu lar, imagine se você tivesse nascido em uma família humilde no interior da Nicarágua. Provavelmente você sequer questionaria, acreditaria fielmente que aquela menina foi liberta de um demônio, que havia apoderado de seu corpo após "brincar" com a tábua Ouija. Praticamente não foi mencionado o nome do mais provável fenômeno que ocorreu, popularmente conhecido como "histeria coletiva". Aliás, ninguém parou para questionar sobre a vida daquela adolescente. Será que ela estava sofrendo pressão dos pais? Talvez da escola ou de suas colegas? Quem sabe estivesse sendo abusada pelo padrasto? Evidentemente, não podemos julgar os pais da menina, mas o assunto foi discutido de uma maneira muito rasa, no qual até mesmo os apresentadores da emissora praticamente pregavam "a palavra de Deus". Não estou dizendo que eles não pudessem fazer isso, porém religião não deveria ser misturar com um conteúdo de caráter informativo. Afinal, se um jornalista defende ferrenhamente somente um lado da história, a mesma é contada de maneira parcial, quando deveria ser totalmente imparcial.

De qualquer forma, o espetáculo estava armado. Presenciamos Miguel Hernández, um verdadeiro encantador de serpentes, pregando "a palavra de Deus", e vindo de uma "igreja" considerada por alguns católicos como sendo uma "seita religiosa" polêmica, anticatólica e antitrinitariana (exceto, é claro, que estejam falando de um outro movimento religioso). Era possível ver celulares gravando o que estava acontecendo, e havia uma verdadeira "tropa de choque" disposta a tudo para finalmente "libertar a menina das forças do mal". Além disso, não bastava mostrar todas aquelas cenas, tinha também que mostrar o que havia saído de dentro da menina, que seria a prova definitiva de um "pacto com Satanás". E quase ninguém foi poupado, até mesmo a prima de Suleydia, que com certeza estava bem impressionada com tudo aquilo, pagou o alto preço da fé ao sofrer mais um exorcismo naquela tarde. Assim como acontece em casos de histeria coletiva, surgiu mais um caso horas depois, curiosamente apresentando os mesmos sintomas, mas ninguém mencionou se Suleydia tinha conversado com Lucía naquele mesmo dia. Enfim, o palco do "grand finale" estava pronto, só faltava o respeitável público.

Miguel Hernández conseguiu reunir todos os adolescentes, familiares e diversos curiosos para praticar um "exorcismo coletivo" na rua, em plena luz do dia, e em frente a um parque infantil, para que todas as crianças pudessem ver "a poderosa força de Deus" em ação. Ele ordenava que as entidades demoníacas, que outrora ele chamava de "Zeus", mesmo nome do principal deus da mitologia grega, mas que posteriormente passou a chamar de "Charlie, Charlie", que saíssem dos corpos dos adolescentes. Não importava por onde eles iriam sair, poderia ser até mesmo pelos olhos. Miguel Hernández conseguiu o que queria, e seu conselho final apesar de ter sido relativamente bom, terminou de forma "espetacular": se ocorressem casos semelhantes as pessoas deveriam procurar por ele ou então pelo programa "Acción 10". Contudo, não deveriam procurar por um médico antes? Pois é, triste ver a situação da mãe de Suleydia, que havia gastado um dinheiro, provavelmente contado para aquele mês, e o entregou na mão de curandeiros, que obviamente não serviram para absolutamente nada. Como julgá-la? Ela estava desesperada em uma cidade, cuja porcentagem de pessoas, que sabiam ler e escrever há meio século atrás, era de apenas 10% da população. Aliás, qual escolha ela se teria o serviço de saúde da Nicarágua é tratado de forma política, e não humana? A ajuda de Miguel Hernández foi aparentemente gratuita, mas com certeza será recompensada no futuro, principalmente após ele conseguir a atenção que tanto queria. Com certeza nunca irá faltar dinheiro para ele poder colocar combustível em sua caminhonete preta, e poder expurgar demônios onde quer que eles estejam.

Até a próxima, AssombradOs.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://nuevaya.com.ni/jovencita-es-poseida-tras-ver-a-sus-amigos-jugar-la-ouija-en-san-rafael-del-sur/
http://www.canal10.com.ni/accion-10/adolescente-estaria-poseida-por-espiritus-malignos-tras-haber-jugado-a-la-ouija--14781
http://www.canal10.com.ni/accion-10/debates-y-soluciones--los-peligros-de-jugar-a-la-ouija--15070

http://www.manfut.org/managua/rafael.html
https://www.youtube.com/watch?v=HxZanF99dIY
https://www.youtube.com/watch?v=WDqbsFaBYe8
https://www.youtube.com/watch?v=SJyvFDYbLXo
https://www.youtube.com/watch?v=oSAo4H29ldc
https://www.youtube.com/watch?v=-F6ZBsrzBR4
Comentários