15 de julho de 2016

Uma Foto de um Acidente em uma Rodovia Norte-Americana Teria Registrado o "Espírito da Vítima Saindo de Seu Corpo"?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Sinceramente, eu não havia cogitado escrever sobre esse assunto, porém em uma rápida conversa ontem com o Mateus, ele disse que muitas pessoas estavam pedindo para que comentássemos sobre esse caso, que começou a ganhar uma maior notoriedade entre a manhã de quarta-feira (13) e a tarde de ontem (14). É claro que não terei a insensatez de dizer que essa foto foi a mais comentada ontem nas redes sociais, porque o atentado no Dia da Bastilha, em Nice, na França, onde um caminhão avançou sobre multidão e matou dezenas de pessoas, com certeza foi, infelizmente, o principal assunto de ontem. Os números iniciais apontam para mais de 80 mortos, e os relatos das pessoas que presenciaram o trágico incidente são muito impressionantes. Contudo, não posso me isentar da missão que assumi como redator do blog AssombradO.com.br, para trazer até vocês um conteúdo de qualidade para que possam ler, ou conferir através do Youtube com o Mateus e a Ana.

Enfim, o caso da fotografia de um suposto "espírito" ou da "alma" de uma vítima de um acidente de trânsito foi tirada nos Estados Unidos. A foto começou a ser divulgada na conta do Facebook de um homem chamado Saul Vazquez, que teria sido o próprio autor da foto, no fim da tarde da última terça-feira (12). Desde então, diversos sites de notícias ao redor do mundo estão repercutindo esse caso, inclusive a CNN e o site da People Magazine divulgaram essa imagem que aparece na capa da nossa postagem, que acabou viralizando pelo país e pelo mundo. Da noite para o dia, Saul Vazquez, intencionalmente ou não, deu início a debate bem acalorado a respeito da existência da vida após a morte, visto que muitas pessoas estão acreditando, que ele possa ter registrado até mesmo o "anjo da guarda" da vítima do acidente de trânsito em questão. Outras pessoas são bem mais céticas, e já apontaram as possíveis explicações para o que foi fotografado. Como vocês sabem, iremos um pouco mais fundo nessa história. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Conhecendo um Pouco Mais Sobre Esse Estranho Caso


Saul Vazquez é morador de uma pequena cidade chamada Mount Sterling, localizada no condado de Montgomery, no estado norte-americano do Kentucky, que segundo o último censo realizado em 2010, tinha pouco menos de 7.000 habitantes. Também é proprietário de uma empresa de transporte de carga chamada "The Three Brothers SJR Transport LLC" em sua cidade, desde o ano de 2008. Ele é natural da cidade de Matamoros, no estado de Tamaulipas, no México, que fica bem próxima da fronteira com os Estados Unidos. Em sua conta no Facebook é possível ver que ele é uma pessoa dedicada a sua família, aos seus filhos, esposa, e está principalmente cercado de amigos quase o tempo todo. Não há qualquer indício que o aponte como um investigador paranormal, e nem mesmo existe nenhuma outra foto nesse sentido. Resumindo, é um cidadão norte-americano comum e politizado.

Foto de Saul Vazquez ao lado de seu filho (à esquerda). Saul ambém é proprietário de uma empresa de transporte de carga chamada "The Three Brothers SJR Transport LLC" em sua cidade, desde o ano de 2008 (à direita)


Entretanto, sua vida nas redes sociais mudaria completamente no fim da tarde da última terça-feira (12), quando ele estava dirigindo seu caminhão na Highway 15 ("Rodovia 15"), nas proximidades da cidade da pequena cidade de Stanton, localizada no condado de Powell, mas apenas a cerca de 40 km da cidade de Mount Sterling. Como curiosidade, segundo o último censo realizado em 2010, a cidade de Stanton tinha pouco menos de 3.000 habitantes, ou seja, é ainda menor que Mount Sterling. Evidentemente, tragédias não escolhem hora e nem mesmo lugar.

Imagem do Google Maps mostrando a distância entre a cidade de Stanton e Mount Sterling,
ambas no estado de Kentucky, nos Estados Unidos


Segundo, a WLEX-TV (popularmente conhecida como LEX 18), emissora de TV afiliada da CBS, cuja cobertura se estende da cidade de Lexington e boa parte da região centro-leste do estado do Kentucky, por volta das 17h30 daquele dia (12) aconteceu um acidente de trânsito envolvendo uma moto, justamente no trecho em que Saul Vazquez estava passando com o seu caminhão.

Ao perceber a movimentação e consequentemente o que tinha acontecido, Saul Vazquez parou seu caminhão, e tirou apenas uma foto do acidente, publicando logo em seguida em sua conta no Facebook. Confira a sua postagem abaixo:

Postagem referente a foto do acidente tirada por Saul Vazquez no dia 12 de julho desse ano,
e que foi rapidamente publicada em sua conta no Facebook


"Tirei esta foto alguns minutos atrás, a partir da cabine do meu caminhão. Aconteceu um acidente entre Campton e Stanton,  na estrada de serviço, paralela à Rodovia 15, próxima da Mountain Parkway. Aproximem a imagem, e prestem atenção na sombra que está perto do chapéu do patrulheiro estadual. Quero apenas dizer que espero que todos os envolvidos estejam bem!!", disse Saul Vazquez ao publicar a foto. Ele também respondeu em um comentário dizendo que tinha abaixado a janela do lado do passageiro, e tirado a foto.

No entanto, as autoridades policiais contaram a WLEX-TV, que o homem que estava conduzindo a moto era a única pessoa envolvida no acidente, sendo que ele foi encaminhado para um hospital, onde não resistiu aos ferimentos, e a veio falecer algum tempo depois. Essa é a única informação que está sendo propagada. Não sabemos quem é a pessoa que faleceu, muito menos detalhes ou sequer entrevistas foram realizadas a respeito do acidente com as autoridades locais.

A WLEX-TV foi uma das poucas emissoras que conseguiram fazer contato com o Saul Vazquez, que se limitou a dizer que a foto não havia sofrido qualquer tipo de manipulação digital, algo que iremos comentar um pouco mais adiante.

As Opiniões dos Usuários e as Possíveis Explicações Sobre a Foto de Saul Vazquez


Inicialmente não havia muitos comentários a respeito da foto, exceto quando a mídia começou a divulgar exaustivamente sobre esse caso, e sempre repetindo as mesmas informações. Isso não impediu, no entanto, que as mais diversas opiniões surgissem sobre a mesma. Muitas pessoas acreditavam que poderia ser um espírito, a alma do homem que sofreu o acidente, seu "anjo da guarda" ou até mesmo uma espécie de registro de experiência de quase-morte. Vale ressaltar que o EQM (experiência de quase-morte) basicamente refere-se a um conjunto de visões e sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente, um fenômeno em que, por alguns momentos, o indivíduo fica entre o mundo material e o espiritual, retornando ao seu corpo de origem logo depois.

Um usuário chamado "Tom Wilson" disse que havia aplicado alguns filtros na imagem, e definitivamente havia algo ali, visto que não se parecia com a folhagem das árvores. Esse foi apenas um dos comentários que mais receberam "curtidas" das demais pessoas, e que inclusive foi publicado nas notícias divulgadas por outros sites. Outros comentários muito bem avaliados foram das usuárias Becky Carroll e Pk Foster. 

Alguns comentários publicados na postagem realizada na página da emissora WLEX-TV, no Facebook,
relacionada a foto tirada por Saul Vazquez



Becky Carroll questionou o fato que algumas pessoas estarem reclamando que em nenhum momento estavam se preocupando com a família da vítima, porém, ao menos para ela, essa não era a questão principal. Segundo Becky, aquela era uma foto que transmitia paz e amor, e que podia estar retratanto um "anjo da guarda", o espírito de um familiar que já havia falecido ou até mesmo o espírito do homem que havia se acidentado. De qualquer forma, ela iria rezar pela vítima e por sua família.

Pk Foster, por sua vez, disse que a foto mostrava "alguém" que teria vindo interceder por aquele homem. Ela disse que é enfermeira há muitos anos, e já tinha testemunhado muitas mortes, acreditando portanto, que algo assim pudesse realmente acontecer. Ela também lamentou a morte prematura de seu filho, que teria falecido tragicamente, ainda jovem, alguns anos atrás. Enfim, a maioria dos comentários das pessoas que acreditavam em algo espiritual na foto eram naturalmente movidos mais pela emoção do que necessariamente a razão, algo totalmente compreensível diante da situação e da história de vida de cada uma das pessoas.

Entretanto, outras pessoas alegavam não era bem isso o que Saul Vazquez havia registrado, mas uma combinação de dia parcialmente nublado e poeira na lente ou no sensor interno de sua câmera. Sujeira ou poeira no sensor de uma câmera assume uma aparência acinzentada e distorcida em uma fotografia, assim como comumente acontece com os "orbes luminosos" registrados em fotos de cunho "paranormal". No caso de fotos realizadas por celulares o efeito ficaria ainda mais evidente devido a dificuldade em realizar a limpeza adequada, principalmente do sensor interno.

Os orbes são artefatos que podem resultar de retrorreflexão de partículas sólidas, tais como poeira ou pólen, ou partículas líquidas, especialmente gotículas de água provenientes, por exemplo, de uma chuva (imagem superior).  Dependendo de como a foto é tirada, as partículas de poeira também projetar sombras diretas e definidas sobre o sensor, o que dá a impressão de uma figura "fantasmagórica" (imagem inferior)
Além disso, um usuário chamado Kurt Stuchell comentou que aprimorou as cores da imagem, ou seja bastaria aumentar um pouco a saturação da foto, que daria para ver nitidamente que seria apenas o galho de uma árvore e sua respectiva folhagem, que saíram distorcidos na imagem. Ele não sabia dizer a razão pela qual aquela região tinha saído com um baixa saturação, mas acreditava que isso resolveria o "mistério".

Comentário do usuário Kurt Stuchell que foi publicado na postagem realizada na página da emissora WLEX-TV, no Facebook,
relacionada a foto tirada por Saul Vazquez
Vejam o comparativo abaixo, e note o que acontece quando o nível de saturação da foto é levemente aumentado e o contraste é ajustado levemente, para uma melhor visualização do que o Kurt quis dizer:

Comparativo entre a foto original (imagem superior), e a foto cuja saturação foi aumentada e o contraste levemente ajustado. O que antes aparentava ser um "espírito" se torna muito semelhante a um galho das árvores ao fundo


Muitas outras pessoas também se atentaram ao fato de que o homem que sofreu o acidente não havia morrido no local, mas posteriormente em um hospital, algo que colocava sob suspeita a questão de ser o "espírito" da vítima. Essa era a opinião da usuária Elaine White e do usuário Amit Singh Kushwaha ao citarem que os notícias apontavam que o homem havia morrido no hospital, e que a alma de pessoa não abandonaria o corpo antes que ela morresse.

Uma série de comentários tanto na postagem realizada pelo Saul Vazquez em sua conta no Facebook, quanto na postagem realizada na conta da WLEX-TV, também no Facebook
Um usuário chamado John Peterman ainda chegou a comentar, que "ninguém era declarado morto" no local do acidente (ao menos no Kentucky), ou seja, que os paramédicos não tinham autoridade para declarar que uma pessoa havia morrido, e que somente um médico poderia fazer isso. Ele tinha certeza que os paramédicos tinham tentado fazer uma reanimação cardiopulmonar na vítima, e que provavelmente não teriam tido sucesso algum. É importante ressaltar que houve uma certa confusão nos termos utilizados pela imprensa norte-americana, mas o fato é que aparentemente o homem ainda foi levado com vida ao hospital.

O usuário Michael Deaton chegou a mencionar que tudo isso não passava da famosa "pareidolia", que como vocês devem saber, é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório. Estranho, não é mesmo?

Um Detalhe Interessante que Não Foi Divulgado na Imprensa


Saul Vazquez está curtindo sua repentina fama ao compartilhar as notícias que são divulgadas sobre sua foto, tal como foi publicada pelas emissoras de TV locais, pela CNN, entre outros veículos de comunicação, visto que sua postagem já rendeu mais de 13.000 compartilhamentos em menos de 48 horas. Ele também vem compartilhando postagens que o elogiam dizendo que ele registrou algo incrível, porém ele não faz questão de dizer exatamente o que ele fotografou. Apenas vem ressaltando o lado positivo de sua foto, e que não haveria qualquer tipo de manipulação. Diante do que mostramos anteriormente, é bem possível que não haja quaisquer alterações, porém está um pouco longe de ser tão sobrenatural assim.

Agora, e se eu dissesse que algo parecido pode ter acontecido em uma outra foto de acidente? Pois bem, uma usuária do Facebook chamada Fanny Echeverria, que aparentemente não tem nenhuma relação de parentesco com o Saul Vazquez, o marcou recentemente em três fotos bem semelhantes entre si, que ela teria tirado durante o resgate as vítimas de um acidente de trânsito, no final do mês de novembro de 2013, e postado no Facebook no começo de dezembro daquele ano. Vejam as imagens abaixo:

Fotos tiradas pela usuária Fanny Echeverria de um acidente que teria acontecido no final do mês de novembro de 2013
A usuária escreveu o mesmo texto nas três imagens: "Olhem atentamente para essa foto. Tirei na semana passada quando eu estava indo para a casa das minhas irmãs no interior do estado, na Rodovia Sprain Brook (NY). A equipe de regaste chegou rapidamente ao local do acidente. O cenário era horrível. O carro estava tão retorcido, que acreditávamos que ninguém houvesse sobrevivido. No final do dia o acidente saiu no noticiário. Dois homens e um bebê de um ano de idade eram os ocupantes do veículo. Um dos homens era o pai do bebê, e eles estavam apostando corrida com um outro carro. Os dois homens sobreviveram e, infelizmente, o bebê morreu. Era um dia de tempestade e a neve caía. Não havia um raio de sol sequer em lugar algum. Acredito que a figura esfumaçada que você estão vendo seja algum tipo de aura que eu registrei enquanto tirava a foto."

Novamente temos um caso onde o tempo estava encoberto. Vale lembrar também que em locais onde a luminosidade é um pouco menor, os sensores das câmeras, principalmente de celulares um pouco mais antigos, precisam de mais tempo para registrar as informações para compor a imagem final. Como resultado, tudo que se move enquanto a foto é tirada, poderia ser distorcido principalmente em áreas escuras. Essa, por exemplo, é uma das explicações fornecidas para "O Estranho Caso das Fotos de 'Fantasmas de Crianças" Tiradas no Cemitério Central de Salto, no Uruguai'. Além disso, existe a forte possibilidade de sujeira ou poeira na lente/sensor interno da câmera.

E vocês AssombradOs? Acreditam que realmente o Saul Vazquez fotografou um "anjo da guarda", a alma da pessoa, um espírito que veio interceder por aquele homem ou que existem provas suficientes de que a foto dele, mesmo que não seja uma montagem, seria perfeitamente explicável? Acreditam também que a usuária Fanny Echeverria registrou algo sobrenatural? Enfim, sinceramente eu prefiro acreditar no lado mais racional, apontando que não existe nada de sobrenatural nessas fotos, por mais que sempre seja tentador acreditar em boas histórias.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://edition.cnn.com/2016/07/14/us/spirit-leaving-body-photo-trnd/
http://wtvr.com/2016/07/13/photo-of-fatal-wreck-goes-viral-after-people-claim-to-see-spirit-above-victims-body/
http://www.lex18.com/story/32432567/chilling-photo-taken-at-accident-scene
http://www.people.com/article/people-claim-see-victims-spirit-viral-photo-from-fatal-car-accident
https://www.facebook.com/saul.vazquez.7127/posts/1073673679354522
Comentários