1 de junho de 2016

É Possível Criar um Homúnculo?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Fala Assombrados! Semana passada eu fiz uma postagem falando do russo que estava tentando criar um homúnculo, um dos objetivos dos alquimistas, e que é a criação de vida sem a necessidade de uma mulher. Um dos que falaram no assunto foi Paracelso no livro De Natura Rerum.

Ele diz no livro que para fazer o homúnculo é necessário injetar sêmen humano em um ovo de galinha, preservar em local quente e escuro e aguardar vários dias, até formar a criatura, que deve ser alimentada com leite e sangue.

Pois um russo resolveu tentar criar um homúnculo e fez um série de vídeo com suas tentativas, que tiveram resultados surpreendentes, pois em algumas vezes uma coisa estranha saiu do ovo.

O assunto bombou, e o vídeo que fiz já passou das 500 mil visualizações. Caso não tenha assistido, aperte o play abaixo antes de continuar.

Como era de se esperar, ouve muita discussão: Isso é possível? Vou tentar responder esta pergunta...

.
A Estrutura do Ovo de Galinha

Primeiro vamos entender a estrutura do ovo da galinha. Ele é composto basicamente de casca, clara e gema.

A gema é um grande óvulo, alias é o maior óvulo do reino animal! Ele é grande assim porque contêm os nutrientes que o pintinho vai precisar para se desenvolver, pois seu desenvolvimento é externo. Esse tipo de óvulo, com enorme quantidade de vitelo é chamado Telolécito. Esta enorme quantidade de vitelo vai alimentar o embrião que será gerado no blastodisco, uma pequena camada superficial da gema. Só como curiosidade, o óvulo dos mamíferos é do tipo Oligolécitos, pois contem pouco vitelo, uma vez que os filhos permanecem dentro do útero e são alimentamos via placenta.

O óvulo da galinha fica no ovário, preso por membranas denominadas folículos, que rompem-se quando o óvulo atinge a maturidade. Ele cai então numa região chamada infundíbulo e é aqui que ocorre a fertilização, caso haja a existência de espermatozoides. Ovo fecundados são chamados ovos galados, e nasce pintinhos deles se forem chocados pela galinha. Ovos galados apresentam blastodisco com duas áreas nítidas separadas, além da formação de um arco visível. Já os inférteis têm um aspecto difuso.

Estrutura de um ovo de galinha


Os ovos que você compra no mercado não estão fertilizados, portanto fique tranquilo que você não corre o risco de quebrar e sair um pintinho em formação ou vivo de dentro dele.

No experimento do homúnculo, o ovo usado não está fertilizado, assim faz sentido a pessoa injetar o sêmen direto na gema.

Agora a pergunta é, corre o risco de o núcleo do espermatozoide fundir-se com o óvulo da galinha, formando um zigoto, que dará origem a um embrião?

O Cruzamento Entre Espécies

A resposta é não! O zigoto só é formado a partir de células compatíveis! Neste caso, estamos falando de um espermatozoide humano com 23 cromossomos e de um óvulo de galinha com 38! É totalmente incompatível!

A reprodução só acontece entre animais das mesmas espécie. Ou seja, você não vai ver um animal resultando do cruzamento de um humano com uma cabra, como expliquei no vídeo "Homem Cruzou com Cabra e Nasceu Filhote? (#344 - Notícias Assombradas)"

No entanto, existem alguns casos em que a reprodução interespécies é possível, principalmente porque os animais pertencem a uma mesma família ou um mesmo gênero em termos de classificação científica. Por exemplo, você já deve ter ouvido de híbridos entre uma tigresa e um leão, entre um carneiro e uma cabra ou entre um jumento e uma égua (veja mais animais híbridos, clicando aqui).

Um ligre vem da junção entre um leão e uma tigresa.


Agora que sabemos que não temo como ser criado um homúnculo, fica a pergunta, como ele fez aquele ser sair do ovo?

Criando o Homúnculo

Uma das formas que Korney pode ter feito seu homúnculo foi usando massa de modelar e imãs.

No vídeo da primeira tentativa, vemos que saiu uma criatura estranha, que não se movia. Basta então pegar a massa de modelar e fazer algo parecido.

Este é o homúnculo que apareceu no ovo na primeira tentativa


Agora nos outros experimentos, a coisa ficou mais complicada, porque seus homúnculos se moviam. Uma das formas de fazer isso é usar imãs. Você envolve o imã com massa de modelar e coloca um imã embaixo da mesa. Depois é só aproximar seu "homúnculo" da mesa que a interação entre os imãs vai fazer ele mover.

No vídeo do russo, a mão dele sempre some quando o homúnculo mexe. Será que é por que está segurando um imã embaixo da mesa?


No vídeo 2, ele acaba matando o homúnculo com uma livrada potente. Ali vemos que depois que ele tira o livro, a criatura esta esmagada, com sangue, e não vemos imã. Ele pode ter feito aquilo usando corte de câmera.

Ok, fiz meu homúnculo de massa de modelar, mas agora como coloco dentro do ovo?

A Mágica do Esparadrapo

O negócio é que ele coloca um esparadrapo ou band-aid no ovo no local onde ele inseriu a seringa.

Aqui pode morar a chave do negócio. Como o esparadrapo esconde uma boa parte do ovo, ele pode simplesmente quebrar a casca abaixo do esparadrapo, inserir o que quiser dentro, e depois é só fechar novamente com o esparadrapo e pronto!

Olha que grande área que o esparadrapo esconde!


Você pode tentar em sua casa criar um homúnculo, mas o máximo que vai conseguir é um belo ovo podre e fedido :)

Fontes (acessadas em 31/05/2016):
- AssombradO.com.br: Será que um Russo Criou um Homúnculo? Assista os Vídeos e Tire sua Própria Conclusão!
- MundoEstranho: Como o ovo se forma dentro da galinha?
- GloboRural: Como ocorre a fecundação dos ovos da galinha
- AssombradO.com.br: Será que uma "Criatura Híbrida" com "Feições Humanas" Foi Encontrada no Distrito de Kota Tinggi, na Malásia?
- BioMania: Embriologia
- Youtube: HOMUNCULUS CREATURE - real or fake? 
- Youtube: How to fake a Homuculus
- Biologia10: Desenvolvimento embrionário em aves e répteis
- Wikiciencias: Desenvolvimento Embrionário dos Animais
- BrasilEscola: Tipos de Ovos quanto a Quantidade de Vitelo
Comentários