26 de maio de 2016

Será que um Russo Criou um Homúnculo? Assista os Vídeos e Tire sua Própria Conclusão!

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Fala Assombrados! Hoje eu vou falar sobre homúnculos e de um russo que está tentando criar um.

Assombrado, quem ajuda o canal via Patreon, com qualquer valor, tem acesso a SSA, ou Sociedade Secreta dos Assombrados, um grupo fechado no Facebook, que já conta com mais de 350 membros, e lá tem muita coisa interessante que os assombrados postam.

Esta semana, um usuário postou um vídeo de um russo criando um homúnculo. Não foi algo muito agradável de assistir, eu confesso, mas o assunto está bombando, com os vídeos desse russo sendo visto mais de 10 milhões de vezes, e assim, eu resolvi trazer essa informação para vocês.

Primeiro, eu fui falar para a Ana, minha esposa, fisioterapeuta, sobre o homúnculo, e ela logo achou que eu estava falando da representação do nosso corpo de acordo com o cérebro.

Na psicologia o homúnculo é a representação diagramática proporcional do corpo animal em relação às partes destes, representadas no córtex somestésico e motor. Nesta representação, a área neural correspondente a cada porção corpórea. Assim como a face tem uma maior quantidade de nervos e conseqüentemente de corpos de neurônios, o desenho terá uma imensa face, com um tronco pequeno, braços grandes com mãos enormes, pernas pequenas com pés médios.


Só que não era disso que eu estava falando, estava falando do homúnculo da alquimia. A alquimia possuí três objetivos:

01. O primeiro é transmutar metais inferiores em ouro
02. O segundo fabricar o Elixir da Longa Vida
03. O terceiro é a criação de vida humana artificial a partir de materiais inanimados, os homúnculos.

Paracelso
Quem tentou criar um homúnculo foi o alquimista Paracelso, no séc. XV. Ele escreveu no livro De Natura Rerum como fazer um homúnculo.

Em alguns livros de São Cipriano, encontramos o trecho completo. Por exemplo, em "O Livro de São Cipriano Feiticeiro", editora ECO, encontramos na página 113 o texto (para comprar clique aqui!):

Receita de paracelso para a formação duma criatura artificial por ele chamada homúnculo.

Diz Paracelso no seu livro De Natura Rerum"Tem-se muito discutido a ideia de que a natureza e a ciência nos teriam proporcionado meios para criar um ser humano sem a interferência da mulher. Quanto a mim, acho que isso e perfeitamente possível, e não e contrario as leis da natureza. Dou aqui as normas que deverão ser observadas para que se atinja aquele objetivo: Põe-se num alambique a porção suficiente de sem em humano, sela-se o alambique e este e conservado durante quarenta dias á temperatura semelhante que prevalece no interior de um cavalo. Ao fim desse prazo, a semente humana começou a crescer, a viver e a mover-se. Já então deve possuir forma humana, embora pareça transparente e material. Durante mais quarenta semanas deve ser cuidadosamente alimentado com sangue e guardado no mesmo local aquecido. Torna-se então um criança viva. Com todas as características de um recém-nascido de mulher, porem menor. A isto se da o nome de homúnculo. Deve ser tratado com todo cuidado, até crescer o necessário e começar a evidenciar sinais de inteligencia."

Bem, será possível criar então um homúnculo?

Um usuário russo chamado Korney está fazendo sucesso no mundo com seus experimento na tentativa de criar homúnculos. Em seu canal, ele está postando vídeos de suas tentativas.

1ª Tentativa de Criar um Homúnculo (16/11/2015)

A primeira foi no dia 16 de novembro de 2015 e o vídeo já foi visto quase 8 milhões de vezes. Ele mostra o processo, que é um pouco nojento, e envolve:

- um ovo
- uma seringa com sêmen humano
- um pote com tampa
- esparadrapo
- um pano escuro.

Os passos são o seguinte:

01. Primeiro ele pega o ovo e faz um pequeno furo nele.
02. Então ele insere a agulha da seringa com o sêmen bem dentro do ovo para atingir a gema.
03. Ele fecha o furo com o esparadrapo
04. Coloca dentro do pote e fecha
05. Cobre o pote com o pano escuro, com o objetivo de evitar a luz e fornecer calor.
06. Deixa durante 10 dias descansando, sem mexer, em local escuro
07. Passado os 10 dias, é só quebrar a casca e ver o que aconteceu.

Nesta primeira tentativa, o russo conseguiu criar um criatura muito esquisita, que rapidamente morreu.


.
2ª Tentativa de Criar um Homúnculo (01/03/2016)

Então, em 1 de março de 2016, ele publicou outro vídeo em seu canal, dizendo que este era o 5º experimento, que no primeiro (o vídeo descrito anteriormente), ele criou um homúnculo, mas ele morreu rapidamente. Ele tentou outros 3 experimentos que não resultaram em nada.

Este novo vídeo foi feito da mesma forma, ovo, sêmen, potinho... e desta vez saiu uma criatura bizarra, parecendo uma lagarta, que se movia. Korney então se assusta e bate com um livro com toda sua força sobre a criatura, que logicamente fica esmagada, com sangue bem vermelho para todo lado. Ele disse que foi porque a criatura cuspiu um líquido sobre ele.

O vídeo está até sinalizado para maiores de idade no Youtube.


.
3ª Tentativa de Criar um Homúnculo (10/04/2016)

Em 10 de abril, ele tenta criar homunculos em massa. Ele usa 20 ovos e muda um pouco o processo: primeiro ele "fecunda" 5 ovos e reserva-os, depois de uma semana mais, 5 ovos e reserva-os, depois mais 5 ovos e reserva-os e poir fim, mais 5 ovos e reserva-os. Assim, um lote de 5 ovos ficou 40 dias "chocando", outro lote 30 dias, outro 20 e por fim, um só 10 dias.

Para este teste, ele veste uma roupa bem doida e uma máscara para aguentar o fedor de quebrar os 20 ovos potencialmente podres.

O resultado: um a um os ovos são quebrados em uma tigela, formando um caldo nojento que não resultou em nada!


.
4ª Tentativa de Criar um Homúnculo (08/05/2016)

Korney começa o vídeo falando que fez um vídeo de quase 20 minutos refutando quem diz que não acredita ser possível criar um homúnculo e começa esse vídeo rebatendo as críticas novas que surgiram.

Aqui ele vai quebrar mais um ovo com 10 dias de "fecundação" e sai uma coisa de dentro dele, parecida com a coisa que saiu em sua segunda tentativa e que cuspiu algo nele, fazendo ele matá-la com uma livrada potente.

Korney fica receoso de acontecer novamente e também de estar machucando a criatura com a pinça e resolve colocá-la em um outro pote.



Atualização sobre o Homúnculo (16/05/2016)

Aqui Korney mostra como está o homúnculo criado no vídeo anterior. Ele diz que o colocou em um pote com água, e parece que a criatura gostou mais de ficar na água que fora dela, e que a água fica turva rapidamente. Que ele troca e a água rapidamente fica turva.

A criatura é estranha. Korney diz que de acordo com os alquimistas, deve-se alimentar a criatura com sangue e leite, mas na água isso é difícil. Para explicar porque os alquimistas diziam isso, ele diz que isso se deve aos homúnculos gerados serem diferentes um dos outros, e cita o seu primeiro homúnculo, que foi algo completamente diferente.

Então ele resolveu acrescentar açúcar na água e parece que deu certo, porque a criatura começou a crescer, e do que seria sua "boca", saiu uma antena vermelha, que se mexe. Sua boca também fica com uma espécie de lodo.

Ele pede ajuda as pessoa do que mais dar de comer para a criatura, já que açúcar é só carboidrato, ou seja, energia, e que ele precisa de proteínas para crescer, mas não sabe o que dar.

No dia 21/05/2016 ele liberou um vídeo falando sobre alquimia, mas até o momento não há atualizações em seu canal sobre a criatura.


.
É possível criar um Homúnculo? Fraude?

Muita gente na internet esta discutindo esses vídeos e até o momento, não tenho conhecimento de ninguém que tenha conseguido provar que é tudo fraude.

Será mesmo que o russo Korney conseguiu criar um homúnculo? Muito complicado, pois o material genético do ser humano é muito diferente de uma galinha. Se sair alguma, e olha que é um SE bem grande, coisa viva dali será estéril com certeza.

Só que você sabia que a ciência já criou homúnculos? São os clones! Criamos a vida de muitos animais até o momento sem a necessidade de animais copularem, simplesmente unindo em laboratório seus zigotos.

Agora é com você assombrados, deixem suas opiniões.

Fontes (acessadas em 26/05/2016):
- Canal Как Сделать ...
- Livro "O Livro de São Cipriano Feiticeiro", pg 113
- Wikipedia.pt: Homúnculo
Comentários