4 de maio de 2016

Será que um "Fantasma" Apareceu Saindo do Centro Cirúrgico do Hospital Santa Rosa de Copán, em Honduras?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

No final do mês de abril, eu tinha visto um vídeo muito interessante sobre um suposto fantasma em um determinado hospital de Honduras, enquanto fazia minha pesquisa para compor uma outra postagem. Na época, o vídeo tinha cerca de 20 ou 30 mil visualizações, e por volta de 600 comentários, sendo limitado, é claro, apenas a região de Honduras. Aliás, pouquíssimos veículos de imprensa do próprio país estavam noticiando sobre esse caso. Para minha surpresa, em questão de menos de uma semana, o vídeo passou a ser visualizado mais de 1,3 milhão de vezes e já foi compartilhado cerca de 25 mil vezes no Facebook. Assim sendo, ele se tornou uma espécie de viral, e um fenômeno principalmente para os tabloides ingleses, que com certeza terão suas curtas notícias sobre esse caso replicadas em outros sites de notícias, inclusive brasileiros.

Entretanto, será mesmo que um fantasma apareceu saindo de uma sala, alegadamente um centro cirúrgico em um hospital de Honduras ou tudo isso não passa de uma mais uma farsa, dentre tantas outras que estamos acostumados a ver em nosso dia a dia? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Sinceramente não existe muita coisa para se comentar sobre o conteúdo desse vídeo. Basicamente temos a visão direta de uma câmera, que alguém está segurando e apontando para um corredor qualquer, do que aparenta ser um hospital. É possível escutar uma série de sons estranhos, como se algo ou alguém estivesse batendo contra algum objeto ou até mesmo que objetos estivessem caindo no chão. De repente surge um vulto de cor "alaranjada", com uma silhueta aparentemente humana, saindo, meio cambaleante, do que seria uma das salas desse corredor. A pessoa que está filmando recua, possivelmente pelo susto, e entra em um outro ambiente, totalmente escuro, e mesmo momento a gravação termina. Não irei fazer muito suspense sobre esse vídeo, portanto, você pode assistí-lo abaixo por meio de um canal de terceiros no Youtube:



Assim como muitos vídeos onde supostamente aparecem fantasmas, e que são divulgados na internet, principalmente no Youtube e no Facebook, não foi informado o local, o dia, quem teria feito a gravação, por qual motivo e nem mesmo a história que poderia servir de base para sustentar o que aparece na tela. Somente esses fatores indicariam fortemente um montagem. Porém, a mídia vem divulgando que o vídeo foi publicado em uma página no Facebook chamada "La Otra Dimensión", que por sua vez é dedicada ao tema sobrenatural, envolvendo mistérios e enigmas. De fato, isso é verdade, visto que o vídeo foi publicado no dia 28 de abril desse ano, e a página é a principal responsável por impulsionar as notícias sobre esse vídeo, que estão circulando ao redor do mundo.

Postagem relacionada ao vídeo, da página do Facebook chamada "La Otra Dimensión"


Uma vez que não foi divulgado o local exato da filmagem, começaram a especular que vídeo teria sido feito no Hospital Escuela Universitario (HEU) em Tegucigalpa. Outros usuários, no entanto, apontaram que seria o Hospital Regional de Occidente em Santa Rosa de Copán. Ambos, é claro, em Honduras.

Foto da fachada do Hospital Escuela Universitario (HEU) em Tegucigalpa, em Honduras.

Foto da fachada do Hospital Regional de Occidente em Santa Rosa de Copán, em Honduras


Logo começaram a surgir histórias de usuários, como a de Vicky Mejia, que fez o seguinte comentário: "Esse vídeo parece falso, mas minha tia era enfermeira no setor de Neonatologia no HMCR (Hospital Dr. Mario Catarino Rivas), e uma vez ela tomou um susto durante a madrugada quando entrou um médico para ver o estado de saúde das crianças, sendo que não havia nenhuma visita médica marcada para o horário. Quando foram verificar quem era esse médico, o médico não estava mais lá. Enfermeiras, médicos e estudantes residentes têm muitas histórias de más experiências, pelas quais passaram em seus hospitais durante seus respectivos plantões".

Alguns dos milhares de comentários de usuários na postagem da página "La Otra Dimensión"
Um outro usuário chamado Andres Arriola, fez o seguinte comentário: "Algo semelhante foi contado pela minha tia, que é enfermeira, sobre um colega que trabalho, um assistente hospitalar, foi incumbido de fazer uma ronda noturna. Tinha um andar do hospital que estava fechado, porque não havia muitos pacientes, o quinto andar. Ele tinha acabado de sair do depósito onde eram guardadas as macas e as cadeiras de rodas, e ele subiu utilizando o elevador até o quinto andar. Ao chegar no andar ele notou que o escritório da enfermaria estava com a luz acesa, e ao passar por lá, cumprimentou uma enfermeira que supostamente estava trabalhando. Quando ele desceu e contou para os colegas, eles o questionaram, visto que 'como poderia haver uma enfermeira naquele andar, se não havia nenhum paciente internado'. Nesse momento, 'caiu a ficha dele', que era um espírito".

Graças a esses e outros comentários, os sites de notícias passaram a divulgar que esse seria um fantasma de um médico, que teria cometido suicídio no Hospital Escuela Universitario, que costumava vagar pelos corredores e acender as luzes de vez em quando. Aliás, muitas pessoas tem histórias, geralmente de estranhas experiências, bem como relatos dos mais variados tipos, envolvendo hospitais, não é mesmo?

O Vídeo Não é Tão Recente Quanto as Pessoas Estão Acreditando


Casos de vídeos desse gênero tendem a ser desmascarados com certa facilidade, uma vez que esse vídeo não será o primeiro, nem mesmo o último a ser propagado como se fosse algo sobrenatural. Em uma rápida pesquisa no Youtube é possível encontrar esse mesmo vídeo publicado por um rapaz chamado Selvin Hernandez, morador de Santa Rosa de Copán, em Honduras, em sua conta no Youtube, no dia 3 de dezembro de 2014. Esse vídeo também foi publicado por uma outra conta no dia 20 de dezembro de 2014.



Então, ao menos uma coisa já sabemos. A gravação não é recente e tão pouco foi realizada no Hospital Universitário de Honduras (Hospital Escuela Universitario), visto que no título de ambos os vídeos é apontando que seria no Hospital Santa Rosa de Copán (Hospital Regional de Occidente). Aliás, a única coisa que é mencionada na descrição do vídeo publicado por Selvin Hernandez, é que a sala de onde o suposto fantasma sai, seria o centro cirúrgico do hospital.

A gravação não é recente e tão pouco foi realizada no Hospital Universitário de Honduras (Hospital Escuela Universitario), visto que no título de ambos os vídeos é apontando que seria no Hospital Santa Rosa de Copán (Hospital Regional de Occidente)
Curiosamente, no dia 29 de abril desse ano, apenas um dia após o vídeo ter sido divulgado pela página chamada "La Otra Dimensión", um usuário no Youtube chamado El Documento X, tinha desconfiado do vídeo, e fez a mesma coisa que acabamos de mostrar a vocês, ou seja, fez uma simples pesquisa no Youtube.

Durante sua análise, o usuário "El Documento X" apontou para uma série de vídeos, que teriam sido manipulados digitalmente pelo Selvin Hernandez, e que tinham sido publicados pelo próprio Selvin, em sua respectiva conta no Youtube. Isso é um tanto quanto curioso, visto que os vídeos citados pelo "El Documento X" simplesmente desapareceram da conta de Selvin Hernandez.

Veja esse comparativo em relação a lista de vídeos, que aparece no vídeo publicado pelo "El Documento X", e a lista de vídeos que atualmente se encontram publicados na conta de Selvin Hernandez no Youtube:

Lista anterior de vídeos do canal de Selvin Hernandez no Youtube

Lista atual de vídeos do canal de Selvin Hernandez no Youtube

Seria apenas coincidência que somente os vídeos de seus trabalhos envolvendo edição digital terem desaparecido de sua conta no Youtube ou ele intencionalmente retirou para evitar uma eventual culpa por ter feito o vídeo, fazendo parecer apenas que ele o replicou? Sinceramente, é muito provável que os vídeos tenham sido retirados de forma intencional.

Além disso, o blog Skeptic's Boot, que se dedica a desvendar esses casos "sobrenaturais", principalmente aqueles que são divulgados pelos tabloides britânicos, também resolveu analisar esse vídeo e passar suas impressões iniciais sobre ele. E conforme dissemos anteriormente, também causou estranheza ao responsável pelo blog, por não haver maiores informações sobre vídeo. O que se sabe sobre o vídeo seriam meras especulações comentadas por usuários na página do Facebook chamada "La Otra Dimensión".

O Skeptic's Boot ressaltou ainda que o "fantasma" parece ter uma espécie de halo ao seu redor, e essa região aparenta ser mais pixelada do que as demais regiões do vídeo (basta dar um zoom e colocar em câmera lenta). Isso seria mais notório quando o "fantasma" coloca a sua cabeça para fora da porta, sendo que a imagem parece até mesmo "piscar". Isso poderia indicar que a qualidade do vídeo em que o "fantasma" foi filmado é ligeiramente pior do que a da qualidade do que está ao seu redor, ou seja, o vídeo seria uma composição de duas gravações. O corredor vazio foi filmado em um determinado momento, em seguida, talvez algum tempo depois, alguém foi gravado colocando a cabeça para fora da porta, possivelmente em condições de iluminação bem mais precárias, ou seja, resultando em uma qualidade inferior do vídeo. Ambas então teriam sido sobrepostas.

Então, AssombradOs, mesmo que não tenha sido o Selvin Hernandez, o criador original desse vídeo, mesmo que ele não tenha sido a primeira pessoa a postá-lo, e mesmo que a filmagem eventualmente sequer tivesse acontecido em Honduras, fato é que tudo indica que o mesmo é apenas fruto de uma manipulação digital, e possivelmente uma sobreposição de imagens, nada além disso. Se tivermos alguma novidade sobre esse caso, faremos questão de atualizar vocês nessa mesma postagem. Ressalto, por fim, que de vez em quando eu gosto de trazer esse tipo de conteúdo, visto que não precisa ir muito longe para mostrar um pouco da realidade sobre um determinado assunto. Muitas vezes basta apenas digitar algumas palavras no Youtube, ao invés de contar apenas uma história.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://skepticsboot.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/La0traDimension
https://www.youtube.com/channel/UCypMmRBe8yu1ZMkvo7-dpOA 
https://www.youtube.com/watch?v=BihsXX1-XFo
http://www.elheraldo.hn/otrassecciones/ademashoy/955721-466/video-capta-a-supuesto-fantasma-en-un-hospital-de-honduras
http://www.laprensa.hn/virales/955288-410/video-capta-fantasma-en-hospital-hondureño
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/ghostly-images-filmed-inside-haunted-7877176
Comentários