29 de maio de 2016

Quem Construiu as Pirâmides do Egito: Egípcios, Atlantes ou Extraterrestres??

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Fala Assombrados! A muito tempo atrás, lá no inicio do canal, eu fiz um especial chamado "As Pirâmides de Gizé", onde eu falo sobre as 3 grandes pirâmides: Miquerinos, Quefrén e a Grande Pirâmide. Hoje volto a falar sobre as pirâmides do Egito, e mais especificamente sobre quem as construiu. Seriam os atlantes, os humanos seguindo ordens dos extraterrestres ou seria o povo egípcio?

As Pirâmides de Gizé

As Pirâmides de Gizé é um sítio arqueológico localizado no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, Egito. Este complexo de monumentos antigos inclui os três complexos de pirâmides conhecidas como as Grandes Pirâmides, a escultura maciça conhecida como a Grande Esfinge, vários cemitérios, uma vila operária e um complexo industrial. São três as grandes pirâmides do complexo de Gizé:

Da Esquerda para Direita: Pirâmide de Miquerinos, Quéfren e Queóps
- A Pirâmide de Miquerinos: Em seu tamanho original ela media 66 metros e 44 centímetros, ocupando uma área de 11.807 metros quadrados, hoje se sabe que esta dimensão está reduzida para 62 metros e 18 centímetros. Parece "modesta" quando comparada as duas outras.

O faraó Miquerinos reinou pouco tempo, por este motivo não teve tempo de concluir sua pirâmide. Com a sua morte a pirâmide foi terminada às pressas, e foi usado material de qualidade inferior, várias partes ficaram inacabados e seus revestimentos de granito para a construção não passaram da décima-sexta fila de pedras.

Pirâmide Miquerinos foi terminada as pressas. É a menor do complexo.


- A Pirâmide de Quéfren: É atribuída ao terceiro filho de Queóps. É quase tão grande quanto a Grande Pirâmide e, ao contrário das outras duas, ainda tem suas fazes mais elevadas cobertas pelo invólucro branco original. Tem 143 metros de altura no dias de hoje. O faraó Quéfren era filho do faraó Quéops e quarto rei da IV dinastia, ele reinou entre 2520 e 2494 a.C, ordenou que fosse construída sua pirâmide que hoje é, em tamanho, a segunda maior pirâmide do Antigo Egito. Majestosa e imponente, foi revestida de pedra calcária e granito vermelho. Foi denominada pelos antigos egípcios como a "'Grande Quéfren"'.

Esta é a pirâmide de Quéfren, muito confundida com a Grande Pirâmide. Para ficar fácil distinguir uma da outra, olha no topo. A de Quéfren é a que tem um resquício da argamassa calcária usada para acabamento. Outra coisa a notar é que ela está atrás da Esfinge.


- A Pirâmide de Queóps: Essa é a  jóia da coroa, a grande obra! Conhecida como Grande Pirâmide, ora como a "Pirâmide de Khufu", ou às vezes pelo seu nome grego "Pirâmide de Quéops" é a única das 7 maravilhas do mundo antigo ainda de pé.

Sua altura original era de 146,60 metros, mas atualmente é de 137,16 m, pois falta parte do seu topo e o revestimento. Foi a mais alta estrutura na Terra durante 4 mil anos!

Segundo o historiador grego Herodoto, a construção da grande pirâmide levou cerca de 20 anos do início ao fim. Se estiver correto, isso significa que trabalhando 7 dias por semana os trabalhadores colocavam uma nova pedra a cada 2 minutos!

Nos vamos falar bastante dela ao longo da postagem...

A sensacional Pirâmide de Queóps, Grande Pirâmide ou Pirâmide de Khufu. Ela não tem mais o topo e por dentro é enigmática.



Esquema Interna das Pirâmides de Gizé

Observe a imagem abaixo. Nas pirâmides de Miquerinos e de Quéfren os compartimentos estão abaixo da pirâmide, não no seu interior. O máximo que fizeram foi criar uma entrada para a câmara do rei na parte da baixo da estrutura da pirâmide.

- Pirâmide de Miquerinos: os subterrâneos da pirâmide parecem demonstrar que houve uma mudança de planos durante sua construção. Inicialmente cavou-se um corredor descendente através da rocha, o qual levava a uma câmara mortuária retangular. Ao se decidir por um novo projeto, o piso dessa câmara foi aprofundado e um segundo corredor foi perfurado por baixo do primeiro. Os estudiosos supõem que a causa da mudança tenha sido a decisão de aumentar o tamanho do monumento,

- Pirâmide de Quéfren: existem duas entradas, e ambas têm cerca de doze metros a leste do ponto central de sua face norte. A primeira se encontra mais ou menos a quinze metros de altura em relação ao solo, ao passo que a outra foi escavada diretamente nele e também abaixo da primeira. Da entrada superior encontra-se um corredor inclinado, baixo e estreito, que desce pela estrutura da pirâmide até penetrar na rocha, tornando-se então horizontal seguindo até o centro do monumento onde se encontra uma câmara funerária.

Estrutura interna das pirâmides de Quéfren e Miquerinos




.
- A Grande Pirâmide:
Aqui você vê a diferença da estrutura interna da Grande Pirâmide para todas as outras do Egito. A entrada original para a Grande Pirâmide é de 17 metros verticalmente acima do nível do solo e 7,29 metros a leste da linha central da pirâmide. O interior da Pirâmide envolve ainda:

1. Entrada original, na face Norte, atualmente obstruída
2. Acesso atual, mandado abrir por Al-Mamun, que não conseguia encontrar a entrada da pirâmide.
3. Blocos de granito, selando o acesso à passagem superior
4. Passagem descendente até à Câmara subterrânea
5. Câmara subterrânea
6. Passagem ascendente de acesso à Grande Galeria
7. Câmara da Rainha
8. Passagem horizontal para a Câmara da Rainha
9. Grande Galeria
10. Câmara do Rei e Canais de ventilação
11. Passagem horizontal para a Câmara do Rei
12. Passagem que comunica a Grande Galeria com a Câmara subterrânea

Esquema do interior da Grande Pirâmide.



Características da Grande Pirâmide

- Diz-se que foi a primeira pirâmide a ser construída provavelmente por volta de 2.500 a.C.

- Foram usados 2.5 milhões de blocos de pedra em sua construção

- Em média cada pedra pesa 2,5 toneladas, embora muitas sejam mais pesadas.

- O ângulo de inclinação dos seus lados é de 54º54'. Sua base é um quadrado perfeito com 229m de lado. Mas, apesar desse tamanho todo, é um quadrado quase perfeito - o maior erro entre o comprimento de cada lado não passa de 0,1 %, algo em torno de 2 cm, o que é incrivelmente pequeno.

- Se você tomar o perímetro da pirâmide e dividi-lo por duas vezes a sua altura, chegara ao número pi (3,14159...) até o décimo quinto dígito. As chances desse fenômeno ocorrer por acaso são quase nulas. Até o século 6 d.C., o pi havia sido calculado só até o quarto dígito.

- Uma das características mais espetaculares da Grande Pirâmide é que ela tem 8 lados ao invés de quatro! Esse confuso fenômeno só é perceptível  em certa altitude no início e no fim dos equinócios de primavera e outono, quando o sol forma sombras na pirâmide que revelam sua construção de 8 lados ligeiramente côncavos.

- A pirâmide está colocada num lugar muito especial na face da Terra - ela esta no centro exato da superfície terrestre do planeta, dividindo a massa de terra em quadrantes aproximadamente iguais. O meridiano terrestre a 31º a leste de GreenWich e o paralelo a 30º ao norte do equador são as linhas que passam pela maior parte da superfície terrestre do globo. No lugar onde essas linhas se cruzam está a Grande Pirâmide, seus eixos norte-sul a leste-oeste alinhados com essas coordenadas. Em outras palavras, a Grande Pirâmide esta no centro da superfície terrestre. Ela é, por assim dizer, o umbigo do mundo.

Imagem mostra a localização da Grande Pirâmide, no centro exato da superfície terrestre do planeta!
- Na face norte fica a entrada da pirâmide. Um número de corredores e galerias leva ao que seria a câmara mortuária do rei, localizada no "coração da estrutura". O sarcófago é de granito preto e também esta orientado nas direções da bússola. Surpreendentemente, o sarcófago é maior do que a entrada da câmara. Só pode ter sido colocado lá enquanto a construção progredia, um fato que evidencia a complexidade do projeto e como tudo foi cuidadosamente calculado.

"Sarcófago" dentro da Cesâmara do Rei

Quem Construiu as Pirâmides de Gizé?

De acordo com os arqueólogos atuais, milhares de trabalhadores construíram as Pirâmides de Gizé, a mando dos faraós, que as erigiram para ser ser o seu local de descanso. A Grande Pirâmide, segundo Heródoto, foi construída ao longo de 20 anos por mais de 100 mil trabalhadores, que não eram escravos. Seu objetivo era ser o túmulo do faraó Kufú, também conhecido como Queóps.

Só que nem todo mundo fica feliz com essas explicações, ainda mais quando tentam usá-la para explicar a Grande Pirâmide. Algumas perguntas interessantes:

- Nunca encontraram um corpo dentro da Grande Pirâmide! Será que foi roubado o corpo? Provavelmente não. Na década de 50 encontraram pirâmides que a tumba estava selada e que o sarcófago estava intacto, e lá dentro não havia um corpo. Assim, a ideia de ladrões não faz sentido.

- Parece que os egípcios tentaram copiar a Grande Pirâmide, criando uma centena de pirâmides e construindo a pirâmide de Quéfren ao lado dela, inclusive fazendo-a parecer maior visualmente que a Grande Pirâmide. Só que eles não conseguiram copiar a estrutura interna! Todas as pirâmides são nada mais do que um grande amontoado de blocos, com a tumba do faraó escavada abaixo delas, e não em seu interior, como na Grande.

- E mais, quando você vê documentários sobre o Egito, você logo nota que eles entalhavam e decoravam tudo que podiam - cada rei que tiveram, cada guerra que lutaram e cada estrutura que ergueram. Só que estranhamente, não há nada sobre eles construindo as Grandes Pirâmides! Por que o monumento mais sensacional já construído não tem nada exaltando o feito?

- Não existe o nome do engenheiro em local nenhum.

- E é claro, como já falei diversas vezes aqui, a estrutura interna da Grande Pirâmide é completamente diferente das outras pirâmides do Egito.

Por isso que muitos se perguntam: Quem realmente construiu as Pirâmides de Gizé? Alguns dizem que foram os Atlantes, outros os egípcios seguindo conhecimento deixado pelos extraterrestres e os mais tradicionais dizem que foram o povo egípcio mesmo, que ela é uma enorme câmara funerária para o faraó. Vamos conhecer melhor essas e hipóteses.



Os Atlantes Construíram as Pirâmides de Gizé?

Para uma corrente de pesquisadores, a construção das Pirâmides de Gizé ocorreu em um momento entre 12 mil a 10,5 anos a.C. Tudo isso foi reforçado por causa de Edgar Cayce, que no início d séc. XX reacendeu o interesse em Atlântida, dizendo que as pirâmides são legado desta avançada civilização.

De acordo com a história, a Atlântida foi uma próspera civilização que desapareceu no fundo do mar em 12 mil a.C. devido a violentos terremotos. Os que conseguiram escapar, fugiram para o Egito levando consigo as habilidades técnicas e a sabedoria da civilização. Depois utilizaram esse conhecimento para construir as Pirâmides de Gizé. Assim, as Pirâmides de Gizé para eles seriam as mais antigas de todo o Egito, e não as pirâmides de Saqqara, como a de Djoser.

Cayce em suas visões também "viu" uma cápsula do tempo enterrada entre as patas dianteiras da esfinge egípcia. O conteúdo dessa cápsula seriam textos sobre uma grande civilização que existiu há 12.000 anos!!!

São alguns fatos que os defensores dessa teoria usam para sustentá-la:

- Os egípcios não tinham conhecimento tecnológico suficiente para cortar e empilhar aqueles milhões de blocos usados na Grande Pirâmide

- O alinhamento das 3 pirâmides do planalto de Gizé com Órion. Elas estavam perfeitamente alinhadas com o Cinturão de Órion, ou para nós aqui "Três Marias", a 10,5 mil aos atrás, época da construção das pirâmides.

Para esses pesquisadores, a Grande Pirâmide de Gizé foi reformada pelo faraó Kufú, e não construída por ele.

Seria a Esfinge também uma construção Atlante? Sim para alguns. Os atlantes além de construírem a Grande Pirâmide, também construíram a Esfinge.

Como prova, ele destacam que a Esfinge mostra sinais de erosão por chuvas torrenciais que só poderiam acontecer nessa região do Egito em 10.500 A.C., quando Gizé era uma planície verdejante.

Quem quiser se aprofundar neste tema, tem de assistir da série produzida pela Caracol TV e narrada por Fernando Malkún, chamada A Conexão Atlante. Pega a pipoca porque tem quase 4 horas de duração total seus 5 episódios :)

.
Foram os Egípcios com Instruções dos Extraterrestres?

Será que os extraterrestres deram as instruções para os egípcios construírem as pirâmides? É o que acreditam os defensores dessa teoria. Para eles, os egípcios não tinham a tecnologia necessária para a construção da grande pirâmide.

- Instruções dos Deuses: Imohtep, o arquiteto da primeira pirâmide, a de Djoser, disse que recebeu instruções dos deuses para construí-la.

- Tempo de Construção: A Grande Pirâmide foi construída em 20 anos segundo Heródoto. Isso significa corta e colocar cada um dos seus 2.5 milhões de blocos de calcário a cada 2 minutos! Sério?

- Tecnologia: Os egípcios não tinham tinham roda, polia e ferro... Como eles transportaram e cortaram todos os milhões de blocos usados na construção?

- Granito nas Tumbas: O granito de dentro das tumbas é um mistério. O granito é uma rocha muito dura, muito difícil de cortar, ainda mais com as ferramentas da época, aliás, para muitos, era impossível, e dentro das tumbas nas pirâmides existem blocos imensos de granito, alguns com mais de 16 toneladas, encaixados perfeitamente!

- Pirâmides em Todo Lugar: Os defensores desta teoria dizem que existem pirâmides ao redor de todo o mundo, feitas por povos que não se conheciam, por exemplo, temos pirâmides Maias na América Central e as pirâmides Egípcias na África. Também temos pirâmides na China e no antigo reino da Núbia. Estes são alguns exemplos somente.

- Máquina de Energia: Alguns argumentam ainda que a Grande Pirâmide não foi feita para ser o túmulo de um faraó, mas na verdade era uma imensa usina de força, que produzia energia e enviava para uma grande nave mãe extraterrestre na órbita da Terra.

Para alguns, as pirâmides só puderam ser construídas usando instruções e tecnologia extraterrestre


O Povo Egípcio que Construiu a Grande Pirâmide?

É claro que para os arqueólogos clássicos, a grande pirâmide foi construída pelo povo egípcio.

- Evolução das Pirâmides: E para isso mostram a evolução das pirâmides construídas pelo povo. Foi um processo literalmente em degraus, com construções rudimentares que foram se aperfeiçoando com o tempo, até resultar nas magníficas pirâmides de Gizé. Vamos conhecê-lo:

- Mastabas: Inicialmente a civilização egípcia começou a fazer uma estrutura chamada mastaba sobre o local onde eram enterrados. Uma mastaba era uma estrutura de barro trapezoides, retangulares no plano, com lados inclinados para dentro e uma ponta planta.

Mastaba
- Pirâmides em Degraus: Com o tempo veio a prática de construir uma mastaba um pouco menor em cima de outra, o que levou ao desenvolvimento da pirâmide em degraus ou escalonada. A primeira pirâmide de degraus conhecida foi a de Djose, em Saqqara, foi construída pelo famoso arquiteto Imhotep.

Pirâmide de Djoser


- A Pirâmide Curvada: Foi o faraó Sneferu que mandou erguê-la, mas algo deu errado e ela ficou em o aspecto de torta. Alguns arqueólogos concluem que a pirâmide tem esse formato devido à pressa de sua construção. A Pirâmide Curvada tem 102 metros de altura e cerca de 190 metros de diâmetro em cada lado. Possui duas entradas, nas direções Norte e Oeste. Uma vez que seu formato alinhado estava comprometido com o decorrer da obra, o faraó Sneferu ordenou que sua conclusão fosse precipitada, para dar início à construção da Pirâmide Vermelha a alguns quilômetros do local.

A Pirâmide Curvada tem 102 metros de altura e cerca de 190 metros de diâmetro em cada lado. Possui duas entradas, nas direções Norte e Oeste.


- Pirâmides com Preenchimento Triangulares: Depois houve uma fase na qual os arquitetos melhoraram o projeto da pirâmide de degrau acrescentando preenchimentos triangulares dos lados serrilhados, levando ao formato conhecido pelo grande público. É o caso da "Pirâmide Vermelha",  a primeira "verdadeira" pirâmide com lados lisos do mundo, criada segundo as instruções do rei Snefru, que se acredita ser o pai de Queóps. A pirâmide tem 120 metros de altura.

Pirâmide Vermelha. Veja como parece as do planalto de Gizé...
Como puderam ver, não surgiu do nada a arte de fazer pirâmides :)

Agora, será que a grande pirâmide, com sua estrutura interna completamente diferente das outras, e sem praticamente nenhum entalhe ou pintura de hieróglifo foi feita pelos egípcios? Claro que sim para o egiptólogo Zahi Hawass, que desde 2002 chefia o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito. Zahi Hawass elencou algumas provas:

- Cemitério de Operários: Como prova de que foi um projeto nacional, ele mostra um antigo cemitério ao lado da pirâmide, com vários túmulos de trabalhadores. Tumbas essas que foram construídas com o que sobrava da construção das pirâmides. E esses trabalhadores não eram escravos, como se pensava antigamente. As famílias nobre ao invés de pagar impostos, forneciam trabalhadores por 3 meses.

- Tumbas com Inscrições de Operários: Sobre a falta de inscrições dizendo quem ou como fizeram as pirâmides, Hawass diz que em outras tumbas, existem inscrições que respondem essas perguntas. Nelas estão escritas em hieróglifos os cargos das pessoas durante as construções, como Supervisor dos Escultores, Supervisor dos Operários que arrastavam as pedras, artesões etc.

- Não tinha inscrições mesmo: Sobre a falta de inscrições nas pirâmides de Gizé , Zahi explica que a tendencia desse período era uma construção sólida, maciça.

- Inscrições nas Câmaras de Alívio: E a grande prova são as inscrições que existem dentro das Câmaras de Alívio ou Canais de Ventilação. Descobertos em 1837 por ingleses, que chegaram lá na pólvora, o local foi muito acessada e os visitando pichavam as paredes com seu nome, além disso, chegar lá não é fácil. Assim, o local esta fechado para visitas a muitos anos, e só com permissão especial é possível ir até lá.

Na sérei Em Busca da Verdade, episódio Quem Construiu as Pirâmides, Zahi Hawass vai até lá com o explorador Josh Bernstein, e mostra as inscrições existentes nos cinco níveis das Camaras de Alívio.

- É possível ver a pichação dos nomes do que seriam os supervisores de grupos de trabalhadores.

- Também existe uma inscrição da palavra Kufu, além de mostrar outras inscrições visíveis somente usando espelhos, pois estão atrás das pedras.

- Na parte superior, na quinta câmara, a parte mais alta interna da pirâmide, um hieróglifo grafitado na parede diz "Grupo de Seguidores de Kufu", e esta seria a prova da pirâmide ser obra do faraó Kufú.

- Como Cortavam as Rochas: sobre os egípcios não terem tecnologia para cortar nem levar as pedras até a pirâmide? Josh Bernstein foi até uma pedreira de pedra calcária, a mesma usada nas pirâmides, ver o processo usada na época. Os trabalhadores faziam trincheiras na montanha de pedra calcária usando ferramentas de cobre, e depois quebravam a pedra, que se partia em um corte muito bonito e exato. É um processo um pouco demorado, mas se tiver uma imensa massa de trabalhadores, dá paatrra fazer.

- Como arrastavam as Rochas: Para arrastar as pedras até o local, os egipcios usavam uma espécie de trenó, já que não tinham a roda. Ele usavam uma rampa bem lisa e molhavam a areia na frente, assim, conseguiam arrastar blocos com várias toneladas.

- As Portas Levadiças de Granito: Elas primeiro foram feitas na pirâmide de Djoser para selar a tumba do faraó. Lá na Grande Pirâmide, existia um mecanismo com 3 dessas imensas portas de granito, o que seria uma evolução.

- Idade da Esfinge: Para explicar as marcas na Esfinge, o egiptólogo Zahi Hawass, que desde 2002 chefia o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, explica que a a Esfinge foi feita em um único bloco de pedra calcária, e que as marcas que vemos são as fissuras naturais de rocha, acentuadas por séculos de erosão da areia.

Zahi Hawass bate é pé e diz que as pirâmides foram construídas pelo egípcios


Conclusão

Hoje a conclusão é com vocês. Escreva nas opiniões.
Ah, no vídeo lá no início da postagem tem a minha :)

Fontes (Acessadas em 27/05/2016):
- Documentário: Série Alienígenas do Passado, episódio Segredos das Pirâmides
- Documentário: Série: Em Busca da Verdade, episódio Quem Construiu as Pirâmides
- Documentário A Conexão Atlante
- Wikipedia.pt: Pirâmide de Quéfren
- FascinioEgito: A Pirâmide de Miquerinos 
- AssombradO.com.br: As Pirâmides de Gizé: Quem fez? Qual Finalidade? Os enigmas da Grande Pirâmide e muito mais...
- Arqueologia sob Outra Visão: O enigma da Esfinge - Cayce
- InfoEscola: Pirâmide Vermelha
- Wikipedia.pt: Pirâmide Vermelha
- InfoEscola: Pirâmide Curvada
- Wikipedia.pt: Zahi Hawass
- Guardians Dahshur: The Bent Pyramid
Comentários