28 de abril de 2016

Será que uma "Criatura Híbrida" com "Feições Humanas" Foi Encontrada no Distrito de Kota Tinggi, na Malásia?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Recentemente divulgamos um estranho caso de histeria coletiva que ocorreu em escolas de Kota Baru, na Malásia, em meados de abril. Lembram dessa notícia? ("Possessão Demoníaca" ou "Histeria Coletiva"? Alunas e Professoras Relatam Ver "Vultos Negros" em Escolas da Malásia) Também fizemos uma postagem sobre o caso em que uma jovem de apenas 26 anos teria morrido ao ser atingida por um trem, e em seguida arremessada de uma ponte férrea em Louisville, nos Estados Unidos, ao investigar a lenda urbana sobre o "Monstro de Pope Lick", também conhecido como "Homem-Bode" ou "Homem-Carneiro" (Jovem Morre em Ponte Férrea ao Investigar a Lenda Urbana do "Monstro de Pope Lick" em Kentucky, nos Estados Unidos). Sem dúvida alguma foram dois assuntos bem interessantes, ainda mais pelo contexto no qual ambos aconteceram, e pela repercussão que os mesmos tiveram na mídia internacional.

E quando você pensa que seria muito "inusitado" e quase "impossível", que duas notícias tão distintas pudessem convergir de alguma maneira, bem, é justamente nesse ponto que você se engana. Diversos sites de notícias da Malásia passaram a divulgar, desde a última segunda-feira (25), o caso de uma estranha criatura que poderia ser uma espécie híbrida, metade humana, metade bode. Sim, isso mesmo que você leu. Geralmente não faço postagens sobre "criaturas estranhas e misteriosas", porque considero que o assunto, na maioria das vezes, é tanto quanto apelativo e sensacionalista. Casos muito "exóticos" são altamente improváveis de acontecerem na natureza, ainda mais quando envolvem seres humanos. Porém, resolvi trazer esse caso para mostrar que muitas vezes as notícias replicadas não mostram exatamente a realidade dos fatos.

Nessa postagem você vai conhecer mais detalhes sobre esse caso, assim como outros casos semelhantes que foram amplamente divulgados no passado. Além disso, vamos mostrar o quanto a percepção das pessoas pode fazer com que um simples caso se torne misterioso da noite para o dia, ainda mais quando dois assuntos tão recentes e tão popularizados parecem convergir para um mesmo ponto. Vamos saber mais sobre esse assunto?

ATENÇÃO: Esta notícia contém fotos que podem deixar algumas pessoas mais sensíveis um tanto quanto desconfortáveis durante a leitura

Muitos de vocês podem imaginar, que essa notícia surgiu logo após a mídia internacional ter explorado exaustivamente, o caso que estaria indiretamente associado a criatura criptozoológica apelidada de "Monstro de Pope Lick", não é mesmo? Entretanto, a história começa um pouco antes disso. Segundo as versões em idioma inglês de muitos sites de notícias do Sudeste Asiático, o caso sobre uma suposta "criatura híbrida", que teria sido encontrada no vilarejo de Felda Sungai Mas, no distrito de Kota Tinggi, no estado de Johor, na Malásia, teria sido divulgado na sexta-feira (22), por uma página no Facebook chamada "Kota Tinggi Daerah Pelancongan & Bersejarah". As postagens dessa página são basicamente relacionadas a notícias ou eventos que acontecem na região de Kota Tinggi. Uma vez que o incidente com a jovem norte-americana ocorreu no último sábado (23), desde já seria impossível haver alguma relação direta ou indireta.

Postagem na página no Facebook chamada "Kota Tinggi Daerah Pelancongan & Bersejarah", que segundo as versões em inglês de muitos sites de notícias do Sudeste Asiático, teria sido a primeira propagar a notícia de uma "criatura híbrida" com "feições humanas", que teria sido encontrada em Felda Sungai Mas, no distrito de Kota Tinggi, no estado de Johor, na Malásia
A grande questão é que a propagação sobre o assunto relacionado a uma suposta criatura híbrida, metade humana e metade bode ou carneiro, nos Estados Unidos, fez com que sites de notícias tanto da Europa, quanto do próprio Estados Unidos passassem a repercutir esse caso da Malásia. É muito provável que esse caso tivesse se limitado a uma mera página da comunidade de Kota Tinggi, porém a notícia se tornou um "gancho" perfeito para continuar prendendo a atenção do público.

Imagem do Google Maps mostrando o vilarejo de Felda Sungai Mas,
no distrito de Kota Tinggi, no estado de Johor, na Malásia
Uma demonstração clara do que acabamos de dizer é que os tabloides britânicos, os principais responsáveis por disseminar os textos que compõe as notícias, que tantos sites brasileiros divulgam, principalmente a versão brasileira da Yahoo, publicaram apenas duas imagens sobre essa suposta "criatura híbrida". O motivo? Se fossem divulgadas as demais fotos, todo o mistério perderia o efeito desejado. Antes de mostrar as imagens para vocês, vamos conhecer um pouco sobre esse caso.

A Notícia Sobre uma "Criatura Híbrida" com "Feições Humanas" Repercute pelo Mundo


Diversos sites de notícias do Sudeste Asiático, entre eles eu destacaria o malaio "The Star Online" e o cingapurenho "The Straits Times", noticiaram que um fazendeiro chamado Ibrahim Basir, 63 anos, tinha ficado espantado ao ouvir de Jamaludin Abdul Samad, 50 anos, um dos funcionários de sua fazenda, que havia nascido por volta das 11h de sexta-feira (22), um cabritinho com o "rosto e o corpo de um bebê humano". Imediatamente Ibrahim correu para ver do que realmente se tratava, uma vez que não acreditava que isso seria possível. Contudo, ao chegar no cercado que havia construído para suas cabras, o filhote recém-nascido já estava morto.

Ibrahim Basir (à direita), 63 anos, tinha ficado espantado ao ouvir de Jamaludin Abdul Samad (à esquerda), 50 anos,
um dos funcionários de sua fazenda, que havia nascido por volta das 11h de sexta-feira (22), um cabritinho
com o "rosto e o corpo de um bebê humano"
Independentemente disso, Ibrahim ficou totalmente chocado com que viu. Ele se deparou com uma "criatura" com um suposto rosto de aparência humana (muito embora isso fosse simplesmente devido ao pequeno nariz do cabrito, a ausência de orelhas, e um "sorriso aparentemente angelical"), sendo que a mesma também tinha membros curtos e um tronco pouco desenvolvido. Além disso, claramente havia cascos em todas as quatro patas, e um pelo de cor castanho-claro, que cobria o corpo do animal. Inclusive, ele chegou a comentar que a primeira coisa que veio a sua mente é que a "mãe do filhote" poderia ter sido violentada sexualmente, e aquele seria o resultado dessa suposta violência.

"Quando fui verificar, fiquei bastante chocado, mas também fiquei fascinado, uma vez que seu rosto, nariz, os membros curtos, e até mesmo a maciez do seu corpo, aparentavam ser de um bebê humano. Porém, o pelo castanho-claro cobrindo todo o seu corpo, assemelha-se ao de uma cabra", disse Ibrahim Basir, em entrevista ao The Star Online, no último domingo (24).

A criatura tinha membros curtos e um tronco pouco desenvolvido. Além disso, claramente havia cascos
em todas as quatro patas, e um pelo de cor castanho-claro, que cobria o corpo do animal.


A situação ficaria ainda mais estranha quando Ibrahim Basir teria contado, que ao se aproximar do cercado das cabras, teria visto a mãe atacando seu próprio filhote, o pisoteando de maneira muito agressiva, algo que ele jamais tinha visto antes, ao menos não com tanta hostilidade. Outros sites de notícias, no entanto, apontavam que Ibrahim apenas acreditava que o filhote havia sido pisoteado pela mãe ou que o mesmo teria morrido devido a outras complicações. Para completar o "suposto mistério", ele disse que não encontrou o cordão umbilical do filhote, e ao menos nisso todos os sites de notícias concordavam.

Notícia publicada no tabloide Harian Metro, da Malásia, em 24 de abril, sobre a suposta "criatura híbrida", que teria sido
encontrada em uma fazenda em Felda Sungai Mas, no distrito de Kota Tinggi, no estado de Johor, na Malásia.
Diante de tal situação, muitos moradores locais temiam que o cabrito recém-nascido fosse uma mutação e um mau presságio para a comunidade. Nem todo mundo, porém, aparentava se preocupar com o incidente. Ibrahim comentou que diversas pessoas fizeram as mais variadas ofertas na intenção de comprar o animal, mas ele recusou todas elas, talvez com a intuito de querer saber se realmente alguma coisa de errado estava acontecendo em sua fazenda. Ele enviou o corpo do animal para o Escritório do Departamento de Serviços Veterinários do Distrito de Kota Tinggi, seguindo, é claro, as instruções fornecidas por eles.

Ismail Mohamed, presidente do Comitê para Agricultura
e Indústria Agropecuária do Estado de Johor, na Malásia
"Mantivemos o corpo do filhote em uma caixa de isopor, preenchida com cubos de gelo, antes de levá-lo ao escritório distrital do Departamento de Serviços Veterinários, por volta do meio-dia de domingo", disse Ibrahim Basir.

Por mais surreal que isso possa parecer, o The Star Online continuou atrás dessa história e foi entrevistar Ismail Mohamed, presidente do Comitê para Agricultura e Indústria Agropecuária do Estado de Johor, na Malásia. Ele chegou dizer que eles seriam capazes de descobrir se o filhote seria realmente o resultado do cruzamento de um ser humano com um animal. Sim, isso mesmo que você leu.

"Por enquanto não podemos confirmar ou negar nada, uma vez que nunca recebemos um caso como esse anteriormente. Teremos de aguardar os resultados e conclusões finais, e isso demora entre duas semanas e um mês", disse Ismail Mohamed, apontando ainda que teriam sido dadas novas instruções para que o corpo do animal fosse transportado para o Laboratório Estadual do Departamento de Serviços Veterinários de Johor, com o objetivo de realizar os testes necessários.

Ismail também disse que os estudos apontariam as razões pelas quais o animal teria nascido com "feições humanas", e diria se a mãe do filhote teria sido violentada ou não por um ser humano. Por fim, ele aconselhou que as pessoas não especulassem sobre as razões por trás da "estranha aparência" do filhote, e que todos esperassem até que os testes fossem concluídos.

Enfim, agora que vocês já conhecem a história em relação as imagens que estão sendo amplamente divulgadas em diversos sites de notícia ao redor do mundo, vamos conhecer as imagens que a maioria deles não fizeram questão de publicar.

As Fotos Divulgadas Não Retratam Totalmente a Realidade Sobre a "Criatura Híbrida" de "Feições Humanas" da Malásia


Um dos maiores problemas dessa história, excluindo a improbabilidade de termos o nascimento de um híbrido, metade humano e metade bode, é que grande maioria dos sites se baseou apenas na postagem realizada pela página no Facebook chamada "Kota Tinggi Daerah Pelancongan & Bersejarah", e se "esqueceram de publicar", convenientemente ou não, as fotos que também foram postadas na sexta-feira passada (22 de abril), em uma outra página comunitária local chamada "Demi Rakyat Johor". Veja a postagem abaixo:

Postagem realizada em uma outra página comunitária local no Facebook chamada "Demi Rakyat Johor"
A primeira impressão que a maioria das pessoas geralmente têm ao olhar para o rosto desse cabrito recém-nascido é ver o que seriam "dois olhos fechados, um nariz e uma boca", porém muita gente não repara que existem dois olhos verdadeiros bem maiores acima da região onde as pessoas estariam vendo esse "rosto humano". Reparem bem nas regiões que fizemos questão de destacar abaixo:

Imagem aproximada do rosto da suposta "criatura híbrida"


Se vocês olharem de longe a cabeça do animal e focarem apenas na região azul da imagem, notarão uma "certa semelhança com um rosto humano", porém se vocês observarem a região vermelha da imagem a distância, poderão ter uma melhor noção, que é tão somente e na melhor das hipóteses, a cabeça de um cabrito que nasceu com má formação, e desenvolveu certas anomalias em seu corpo. Observe mais atentamente as fotos que foram postadas na página do Facebook chamada "Demi Rakyat Johor":

Uma das fotos que foram postadas na página do Facebook chamada "Demi Rakyat Johor" mostrando o animal de lado

Em uma outra foto postada na página "Demi Rakyat Johor", é possível notar claramente o que seria
a região verdadeira dos olhos da suposta "criatura híbrida"

Composição de outras imagens que foram postadas pela página "Demi Rakyat Johor"
Resumindo, o que foi divulgado não é nenhuma criatura híbrida, apenas temos a impressão de ver o que aparenta ser um "rosto humano" em relação a posição em que determinadas fotos foram tiradas. É quase uma pareidolia, ou seja, o velho e conhecido fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum vermos imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Neste caso, apesar de não ser bem uma pareidolia, estamos associando a semelhança de um rosto humano a um animal.

De qualquer forma esse não é o primeiro caso, e nem será o último, de casos de animais que nascem com má-formação, ou seja, deformações de origem congênita ou hereditária, e que aparentam ter algum tipo de semelhança com seres humanos.

Alguns Casos "Semelhantes" e a Impossibilidade de um Ser Humano "Engravidar" uma Cabra


Segundo o site Aratuba Online, em agosto de 2013, um cabrito teria nascido com "rosto semelhante ao de um ser humano" no Ceará. Naquela época o proprietário da Fazenda Agropecuária Lima, no Sitio Três Riachos, situado a 10 Km do centro do município Dep. Irapuan Pinheiro, no Ceará, teria tomado um susto quando foi realizado um parto em uma cabra na sua propriedade. A razão da surpresa é que ao menos dois filhotes de caprinos tinham uma anomalia, sendo que um deles tinha a cabeça num formato de uma "cabeça humana".

Eem agosto de 2013 um cabrito nasceu com "rosto semelhante ao de um ser humano" no Ceará
O proprietário da fazenda, Raimundo Pereira, teria dito que a cabra teve dificuldade para parir, daí então, ele entrou em contato com uma pessoa da região que foi até a sua propriedade para fazer o parto. Para a surpresa de todos, os dois filhotes que foram retirados tinham uma anormalidade, o primeiro a ser retirado foi o que teve a cabeça com formato da de um ser humano, sendo que nasceu morto, já o segundo filhote também tinha uma deficiência e teria morrido em seguida.

A surpresa foi porque os dois filhotes de caprinos tinham uma anomalia,
sendo que um deles tinha a cabeça num formato de uma cabeça de humana
Posteriormente, Raimundo Pereira ainda teria dito que nunca havia nascido nenhum animal com anomalia genética em sua propriedade, e que no total a cabra tinha dado a luz a seis filhotes, sendo que cinco deles apresentavam anomalias e também morreram. Apenas um, que aparentemente teria nascido saudável, sobreviveu. Assim como no caso da Malásia, as pessoas que trabalhavam na fazenda também foram acusadas da manterem relações sexuais com animais pela comunidade local.

Em uma rápida pesquisa no Google é possível encontrar outros inúmeros casos envolvendo cabritos, carneiros ou ovelhas, que teriam nascido com uma certa semelhança humana, na Argentina, Rússia, Turquia, e Nigéria, assim como em tantos outros países.

Entretanto, seria possível que uma homem "engravidasse" uma cabra? Pois é, nesse ponto vale ressaltar que em nossas células existem os cromossomos, os responsáveis por "guardar" nosso código genético. Cada ser humano tem 46 cromossomos em suas células: 23 das gametas do pai, que se somam aos 23 das gametas da mãe. Já outros animais, assim como a cabra, o carneiro. o cachorro, têm um número muito diferente de cromossomos. As cabras, por exemplo, têm 60 cromossomos e os carneiros têm 54. Por essa expressiva incompatibilidade, não poderia ser naturalmente gerado um zigoto, para então formar um feto entre um ser humano e outro animal. Esse "naturalmente" que estamos nos referindo é através de uma relação sexual, exceto, é claro, se você cogitar uma hipótese sobrenatural ou extraterrestre, o que não seria nada compatível com o caso que estamos apresentando.

Além disso, não é apenas a combinação homem e animal que é totalmente improvável, mas qualquer forma de reprodução quando uma espécie tentar procriar com outra espécie. Para explicar melhor isso é necessário que você tenha em mente um processo chamado de especiação, que diz respeito ao processo evolutivo que envolve o surgimento de novas espécies. Porém, vamos abordar esse tema bem superficialmente.

Exemplo de especiação alopátrica por isolamento reprodutivo em drosófilas
Basicamente, a seleção natural proposta por Darwin possibilita os indivíduos, que possuem determinadas características mais favoráveis, a sobreviverem com as condições impostas pelo meio ambiente. Essas tais características são provocadas pelas alterações genéticas que, por sua vez, ao longo do tempo, podem gerar duas consequências principais: adaptação das populações às condições ambientais ou formação de novas espécies, a especiação. Esse processo vai acontecendo ao longo do tempo, e os animais evoluem até um ponto em que eles não conseguem lograr êxito em cruzar, ou seja, produzir descendentes, com outros animais que tenham um mesmo parentesco.

A principal implicação é que diante da geração de novas espécies tão diferentes entre si no meio ambiente, um gorila e um elefante, por exemplo, não poderiam de forma alguma se reproduzir (gerar descendentes), porque são muito diferentes, geneticamente falando, um do outro.

Um um gorila e um elefante não podem se reproduzir porque são muito diferentes,
geneticamente falando, um do outro, porém é possível, por exemplo, que uma tigresa se reproduza com um leão
No entanto, existem alguns casos em que a reprodução interespécies é possível, principalmente porque os animais pertencem a uma mesma família ou um mesmo gênero em termos de classificação científica. Por exemplo, você já deve ter ouvido de híbridos entre uma tigresa e um leão, entre um carneiro e uma cabra ou entre um jumento e uma égua (veja mais animais híbridos, clicando aqui).

O macaco Oliver foi apresentado ao mundo na década
de 70 como se fosse um elo perdido, um "humanzé",
por sua feição humana e seu hábito de andar em pé,
porém era apenas um chimpanzé normal
A cria do cruzamento do jumento (Equus asinus) com a égua (Equus caballus) se chama burro, caso seja do sexo masculino, e mula, caso seja fêmea. Fruto de um cruzamento entre espécies diferentes, estes animais são geralmente estéreis, assim como o bardoto, que é resultado do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta. Isso se deve ao fato de que o Equus caballus possui 64 cromossomos e o Equus asinus, 62, resultando em filhotes com 63 cromossomos. Cromossomos de número ímpar conferem alterações na meiose, dificultando a viabilidade dos gametas.

Simplificando, no caso de uma tigresa e de um leão, eles até podem se reproduzir e ter filhotes, mas os filhotes serão incapazes de ter seus próprios filhotes. Entenderam?

Assim sendo, diante de todo esse cenário que acabamos de resumir para vocês, o cruzamento de humano com uma cabra seria algo naturalmente impossível.

Devemos ressaltar diante dessas informações, que algumas pessoas podem pensar que somos capazes de nos reproduzir com os chimpanzés (uma vez que eles compartilham 98% do nosso DNA), porém não há nenhum caso registrado até hoje de um nascimento de um eventual híbrido humano/chimpanzé. Isso não significa, é claro, que ninguém tenha tentado fazer isso até hoje: Poderia um espermatozoide humano fecundar um óvulo de outro primata ou vice-versa? E olha que essa é uma longa história.

Enfim, Assombrados, o que aconteceu na Malásia é tão somente, na melhor das hipóteses, um cabrito que nasceu com má-formação, simples assim. Essa má-formação poderia ter acontecido por uma contribuição ambiental direta ao desenvolvimento do feto, ou seja, devido ao uso excessivo de agrotóxicos na lavoura ou nos alimentos nos quais os pais do filhote estavam sendo alimentados ou expostos, bem como a utilização exagerada de antibióticos nos animais. De qualquer forma, é bom deixar claro que este caso não tem nenhuma relação com o "Monstro de Pope Lick", muito menos com qualquer experimento ou relação sexual com animais, antes, é claro, que as pessoas resolvam entrar em histeria coletiva por causa disso.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/pecuaria/anomalia-genetica-filhote-de-cabra-nasce-com-cabeca-de-gente-em-irapuan-pinheiro/
http://cilisos.my/is-this-really-a-human-goat-baby-from-johor-we-ask-science/
http://extra.globo.com/noticias/mundo/cabrito-com-caracteristicas-humanas-nasce-em-fazenda-assusta-populacao-19182453.html
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/08/filhote-de-bode-com-ovelha-nasce-no-arizona-nos-eua.html
http://news.asiaone.com/news/malaysia/johor-test-if-human-looking-goat-offspring-human-and-animal
http://thecoverage.my/news/malaysia-human-faced-goat-will-given-veterinary-department/
http://www.aratubaonline.com/2013/08/cabrito-tem-formato-semelhante-de-um.html
http://www.difusorataua.com.br/artigos/cabrito-nasce-metade-humano-metade-animal-no-municipio-de-novo-oriente
http://www.inquisitr.com/3033198/baby-goat-with-human-face-found-in-southern-malaysia-proof-of-urban-legend-goatsman/
http://www.news.com.au/technology/science/animals/discovery-of-a-baby-goat-with-human-features-has-people-confused/news-story/a405fbe3a58cdeb70a0ad89a20930968
http://www.straitstimes.com/asia/se-asia/probe-on-human-looking-goat-carcass-will-take-up-to-a-month-to-see-if-its-a-human
http://www.thestar.com.my/news/nation/2016/04/25/humanfaced-goat-given-to-veterinary-dept/
http://www.weirdasianews.com/2016/04/27/farmer-finds-goat-looks-like-human-baby/
Comentários