6 de abril de 2016

O Estranho Caso da Coroa de Flores que se "Movimenta Sozinha" Durante um Velório na República Dominicana

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

No último domingo, 3 de abril, nós recebemos um email de um leitor e inscrito em nosso canal chamado Felipe Oliveira. Ele disse que estava vendo vídeos no Youtube, quando se deparou com um vídeo que segundo ele era um tanto quanto curioso. Pelas primeiras informações repassadas para nós, se tratava do velório de uma suposta "feiticeira latina", que havia se suicidado, e que de repente uma das coroas de flores começou a se mover como se tivesse "vida própia". No email também estava o link para o respectivo vídeo no Youtube. Aceitamos a sugestão, fomos atrás de informações sobre esse vídeo e do que se tratava esse caso. Descobrimos algumas coisas bem peculiares. Além disso, temos alguns detalhes no vídeo que iremos apontar no decorrer dessa postagem.

É interessante notar que não é incomum que situações inusitadas ou consideradas como sobrenaturais ocorram em velórios ou cemitérios. O mais recente caso e que viralizou de forma expressiva foi o que aconteceu nas Filipinas, onde muitos sites ao redor do mundo propagaram, ainda que forma tardia, o suposto"fantasma de um menino" que havia falecido, e que estava confortando a sua mãe ao utilizar um balão. Dezenas de teorias possíveis começaram a circular naquela ocasião, entre elas que o vídeo teria sido invertido, ou seja, colocado de "trás para frente". Muitos adotaram a linha da ciência ao demonstrar o comportamento de balões inflados com gás hélio, que não são próprios para essa finalidade, e que perderiam altitude ao estarem em uma região mais fria de um determinado local e ganhariam altitude ao estarem em uma região mais quente (sem contar a eletricidade estática ao se aproximar do corpo da mãe). Até mesmo uma equipe de TV foi "investigar" o assunto, e mostrou que há um ar condicionado no local, o que favorece a circulação do ar e consequentemente o deslocamento do balão.

Fato é que esse vídeo, originalmente publicado no dia 2 de novembro de 2015, mas que ganhou repercussão mundial somente em fevereiro desse ano, já ultrapassou a expressiva marca de 5 milhões de visualizações, 23 mil comentários e 80 mil compartilhamentos no Facebook. O Canal AssombradO.com.br chegou a gravar um vídeo comentando sobre esse caso, que você pode conferir aqui: Espírito de Criança Morta Levando Balão até a Mãe? (possui legendas em inglês). Lembro, inclusive que o vídeo original foi assunto no programa "A Tarde é Sua" da RedeTV, contando com comentários da sensitiva Márcia Fernandes, que o considerou como "sensacional", e que era "óbvio que era a alma do menino". De qualquer forma esse vídeo não é o objeto dessa postagem, apenas fiz questão de colocá-lo na introdução da mesma para que as pessoas tenham em mente os dois lados, ou sejas, as diversas formas de tentar explicar uma mesma situação. Será que no caso da coroa de flores que se "movimenta sozinha" durante um velório, também terá alguma explicação? Vamos saber mais sobre esse assunto?

O vídeo sugerido por nosso leitor Felipe Oliveira possui um título bastante chamativo, que iremos apresentar devidamente traduzido: "O Diabo Aparece no Funeral de uma Menina que Tirou a Própria Vida, Grande Pânico, Imagens Inéditas 2015". O mesmo foi publicado no dia 28 de junho de 2015 sem nenhuma informação adicional na descrição, o que levantava suspeitas. Além disso, o canal onde o vídeo foi postado, o "che hatake", aparentemente é apenas mais um dos canais que utilizam vídeos produzidos por terceiros para promover o canal, e consequentemente tentar gerar algum tipo de renda se alguma viralização funcionar como o esperado. Nesse caso aparentemente funcionou, uma vez que vídeo conta com quase 10 milhões de visualizações. Confira o vídeo (em espanhol):



Entretanto, inicialmente era possível notar que se tratava de uma reportagem de um programa chamado "El Informe" de um site de notícias chamado "Notícias SIN" da República Dominicana, que por sua vez faz parte do Grupo SIN, que segundo o próprio site, é descrito como uma empresa dedicada à produção e difusão de informação e de opinião através da televisão aberta naquele país. O repórter que conduziu a notícia chama-se Fausto Cruz, que na época trabalhava no "Notícias SIN" ao lado da premiada e renomada jornalista Alicia Ortega. Atualmente Fausto reside em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e trabalha para a Televisión Dominicana, que por sua vez é uma rede de televisão norte-americana voltada ao residentes latinos daquele país.

O jornalista Fausto Cruz que atualmente reside em Nova Iorque e apresenta um programa
chamado "Así es New York" na Televisión Dominicana
Entretanto, através de uma rápida pesquisa no Google foi possível notar que Fausto Cruz está morando há pelo menos 6 anos em Nova Iorque, e que seu principal programa o "Así es New York" está no ar, no mínimo, desde 2012. Logo, seria impossível que o velório mostrado no vídeo tivesse acontecido realmente em 2015. A resposta para essa questão seria rapidamente solucionada ao acessar o canal de Fausto Cruz no Youtube, e me deparar com esse vídeo do mesmo velório postado por ele, onde é dito na descrição que o mesmo estaria "sem edição". Data do vídeo? 8 de julho de 2008.

Resumindo, o vídeo não é recente, mas sim de 8 anos atrás. Aliás, o vídeo da reportagem de Fausto Cruz, bem como seu vídeo "sem edições", foram replicados por diversos outros canais no Youtube ao longo do tempo. Porém, o original é esse que acabamos de citar. Vale ressaltar também que aparentemente a jovem teria morrido entre os dias 5 e 6 de julho de 2008. Confira o vídeo postado por Fausto Cruz (em espanhol):



Quando se trata de notícias muito antigas e que não tiveram uma grande repercussão na época, ainda mais se tratando de América Latina ou Central, é sempre muito complicado coletar informações que sejam revelantes e confiáveis sobre o assunto. Porém, conseguimos garimpar na internet algumas coisas bem interessantes para vocês.

Em uma notícia publicada em um blog chamado "Diario Visión Digital" no mesmo dia em que Fausto Cruz postou o vídeo em sua conta no Youtube, foi informado que o caso em que uma coroa de flores foi "movimentada pelo espírito de uma jovem", que morreu logo após tomar veneno com o objetivo de cometer suicídio, na comunidade de Palmar Arriba, próxima ao município de Villa González, na República Dominicana, gerou desconfiança entre crentes e não crentes, que questionavam se o caso era apenas fruto de uma mídia sensacionalista, um truque ou então um fenômeno parapsicológico.

É relevante dizer que a comunidade de Palmar Arriba é uma comunidade bem pequena, com pouco mais de 4 mil habitantes segundo o último censo em 2008, que fica localizada bem próxima ao norte da cidade de Santiago de los Caballeros, mais conhecida apenas por Santiago, que é a segunda maior cidade da República Dominicana e a quarta maior do Caribe. Palmar Arriba está localizada a 180 km ao norte de Santo Domingo, capital da República Dominicana.

Imagem do Google Maps mostrando a distância entre Palmar Arriba
e Santo Domingo, capital da República Dominicana
Apesar da jovem chamada Adriana Rodríguez, com apenas 22 anos, estar morta, a mesma foi acusada de ser uma bruxa, porque teria um altar e um livro de conjurações, feitiços ou orações, por mais que sua própria mãe, Daniela Rodríguez, uma das pessoas que a acusava de tais práticas, não soubesse dizer exatamente do que se tratava esse livro. Aliás, esse suposto livro não foi exibido em nenhum momento da reportagem. Através da narrativa de Fausto Cruz ainda é dito que a jovem havia "cometido suicídio supostamente a pedido de Satanás" e que desde então ninguém conseguia ter paz ou até mesmo dormir dentro da casa.

No vídeo é possível ver somente uma das coroas de flores se movimentando de um lado para o outro, em determinados momentos, em que segundo a família seria devido a presença do espírito da jovem dentro da casa, na tentativa de se comunicar com eles. Apesar do Diario Visión Digital ter informado que esse caso passou a ser divulgado em sites de notícias e jornais impressos do mundo todo, é bem difícil encontrar atualmente quaisquer informações adicionais em outros veículos de imprensa. O detalhe que chama a atenção é que também foi mencionado que esse caso estava sendo bem explorado por programas sensacionalistas de emissoras de TV.

Adriana Rodríguez (à esquerda), 22 anos, teria ingerido veneno e cometido suicídio "a mando de Satanás", sua mãe,
Daniela Rodríguez (à direita) disse que sua filha praticava bruxaria
O vídeo da reportagem termina com Fausto Cruz dizendo que a coroa de flores seria colocada no túmulo da jovem, e que os familiares tinham procurado ajuda de um padre, uma vez que segundo eles, Adriana era uma bruxa. Esse ponto é particularmente interessante, porque esse padre em questão se chamava Lucas Cruz, que na época era pároco da igreja de São Paulo, também no município de Villa Gonzalez, e chegou a declarar que "o espírito de Adriana ainda estava vagando e que ainda não podia entrar no Reino de Deus".

Segundo o Diario Visión Digital, um jornalista chamado Santiago González escreveu para o jornal "El Nacional" da Republica Dominicana, também no dia 8 de julho, que diante de tais casos a Igreja Católica sugere a realização de uma série de ações para que a alma da pessoa descanse em paz. O jornalista disse que o padre Lucas sugeriu que os familiares realizassem 33 missas consecutivas a São Gregório, na Igreja de AltaGracia, na cidade de Santiago, ou em qualquer outra paróquia que desejassem, em intenção da alma de Adriana. Santiago González também escreveu que "a jovem que tomou veneno com o objetivo de cometer suicídio", permaneceu internada por 3 dias no Hospital Regional Universitario José María Cabral y Baez, na cidade de Santiago, onde ela supostamente teria dito que "Satanás havia mandado buscá-la", porém, aparentemente, não houve nenhuma testemunha no hospital que tenha ouvido Adriana dizer isso, exceto familiares.

Entretanto, com o perdão do trocadilho, nem tudo são flores nessa história, porque algumas versões obtidas de moradores da pequena comunidade de Palmar Arrriba, dão conta que a jovem teria ingerido veneno após ter sido rejeitada pelo marido que havia se acabado de se separar dela. Também associaram esse caso com a morte de um tio da jovem, que morreu justamente um dia após seu falecimento, e que por saber que estava doente e não gostar de Adriana, desejava que ela também morresse.

Estranho, não é mesmo Assombrados? É claro que essas são apenas as informações que foram possíveis de serem garimpadas sobre o vídeo, no qual uma "coroa de flores" aparece se "movimentando sozinha" de lado para o outro (sendo que foi divulgado que ela chegava a caminhar pela sala), mas será que realmente não teria nenhuma explicação mais mundana para isso?

Uma Rápida Análise do Vídeo da Coroa de Flores que se "Movimenta Sozinha" Durante um Velório na República Dominicana


Lendo os comentários de diversos usuários no Youtube, podemos destacar alguns pontos bem interessantes do vídeo original, aquele postado pelo Fausto Cruz em sua conta no Youtube, no ano de 2008. O primeiro deles seria uma "imagem demoníaca" ou um "rosto" que alguns usuários dizem aparecer ao fundo, principalmente entre 0:01 e 0:07, ou seja, logo no começo do vídeo, sendo que essa mesma "imagem" também aparece em outros momentos.

O suposto "rosto" apontando por muitos usuários no Youtube é apenas pareidolia
Bem, o que podemos dizer é que não existe nenhuma imagem sobrenatural naquele local. Na verdade, o que temos ali é a tão somente a famosa pareidolia, que nada mais é do que um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecer imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes ou em qualquer outro estímulo visual aleatório. Nesse caso do vídeo, o que temos é tão somente um efeito de luz e sombras sobre a superfície irregular da parte superior do armário da cozinha. O que vemos ali é uma série de "amassados" na parte metálica da porta, que ao serem iluminados pela luz solar que entra pela porta a direita do vídeo, gera pontos mais claros e outros mais escurecidos. Alguns notam o que seria um rosto, mas como dissemos anteriormente, não passa de pura pareidolia.

Outro ponto que provocou muita discussão, inclusive em vídeos replicados da reportagem realizada pelo Fausto Cruz, é que muitos usuários disseram o mais evidente de se apontar nesse caso: o responsável por mover a coroa de flores é o vento. Entretanto, outros usuários questionaram e disseram que a cortina ao lado da mesma não se movimentava "nem mesmo um milímetro sequer". Isso não é verdade! Em diversos momentos é possível ver a cortina branca à esquerda do vídeo inflando, o que denota que havia sim a passagem de uma corrente de ar.

As chamas das velas constantemente tremulam, demonstrando assim a circulação de ar no ambiente

As faixas das coroas de flores também se movimentam devido as correntes de ar no ambiente
Ainda que a mesma fosse de um material mais grosso, ou seja, mais pesada e não se movimentasse tanto quanto imaginamos, que uma cortina tremule diante de um vento, outros elementos apontam que havia uma circulação de ar considerável pelo ambiente: as chamas das velas e as faixas das coroas de flores que em diversos momentos se movimentam ainda que não haja nenhuma movimentação dos cavaletes que servem de suporte. Observe entre 0:13 até 0:21 que as chamas das velas e as faixas das coroas de flores se movimentam de forma razoável, justamente pela circulação do ar no ambiente, que estava com portas e janelas abertas.

Os defensores em apontar que tudo isso se trata de um caso sobrenatural, ou seja, que o espírito de Adriana Rodríguez, acusada de ser uma bruxa, era realmente quem estava movimentando as coroas de flores, apontam que apenas uma das coroas de flores estava se movendo. Se fosse o vento, as duas não deveriam se movimentar? A resposta infelizmente é não, e vamos explicar o porquê em duas situações bem distintas.

A mais evidente é que não havia nenhuma movimentação do cavelete à esquerda do vídeo, enquanto um dos "pés" dele estava junto ao cavalete da direita. Aliás, essa conjuntura nos permite deduzir que independentemente do peso das coroas de flores, ambas estavam equilibradas, o que não permitia que nenhuma delas oscilasse nem para um lado e nem para o outro. Foi justamente após a mudança no posicionamento do cavalete à direita do vídeo, colocando-o mais de frente para a câmera, é que a coroa de flores da esquerda começa a se mover, sendo que cortes foram nitidamente feitos no vídeo.

Sequência de imagens mostrando a mudança de posição do cavalete que dão suporte as coroas de flores
É bem possível que um dos pés do cavalete da esquerda estivesse em uma área desnivelada do que aparenta ser o contrapiso da sala de estar da casa ou que o próprio cavalete já estivesse desnivelado, proporcionando que qualquer corrente de ar que houvesse, por menor que fosse, o movimentasse gerando esse efeito de pêndulo que se manteria naturalmente sempre que houvesse a passagem de uma nova corrente de ar.

A segunda situação é o que podemos citar a respeito do centro de gravidade de ambos os conjuntos compostos por "coroa de flor + cavalete", visto que o peso e a abertura do terceiro pé de apoio, aquele que aparece ao fundo, poderia favorecer a passagem de ar pelo cavalete da direita, sem nenhuma pertubação, ao contrário do cavalete da esquerda, que sofreria uma ação bem maior da corrente de ar, específica naquele local, que comprometeria sua estabilidade, ou seja, fazendo com que o conjunto inteiro oscilasse para os lados.

Imagem mostrando o suposto "fio de nylon" comentado por alguns usuários no Youtube
Entretanto, outros usuários comentaram que haveria uma espécie de fio de nylon amarrado atrás da coroa de flores da esquerda, e que em diversos momentos daria para vê-lo. Nessa hipótese, alguém que estivesse escondido na parte dos fundos da casa estaria puxando esse fio para fazer com que a coroa de flores oscilasse e parecesse algo sobrenatural. Isso com certeza faria sentido, porém aparentemente esse fio sempre está bem tensionado, e parece pertencer a algum eletrodoméstico ou ter alguma outra finalidade na cozinha da casa.

Comentários Finais


O mais importante aqui é mostrar que existem diversas hipóteses para explicar esse caso, e sinceramente a menos plausível delas é o fator sobrenatural. Gosto muito de trazer notícias da América Latina e Central para o blog AssombradO.com.br, e venho fazendo isso desde meados do ano passado quando me tornei um colaborador do canal no Youtube. Se tem uma coisa que eu aprendi nesse meio tempo, é que boa parte das notícias são carregadas de muitas crenças e supertições, sem contar, é claro, que quase sempre são notícias curtas, sem muitos detalhes ou alguma pesquisa jornalística. Isso piora consideravelmente quando se trata de cidades do interior.

Particularmente não acredito que essa jovem praticasse algum tipo de bruxaria ou feitiçaria, afinal, onde está o livro? Onde estão suas anotações? Já vi muitos casos na América Latina e Central que envolviam suicídio ou "possessões demoníacas", onde famílias religiosas apontavam as mais diversas causas sobrenaturais. Porém, ao pesquisar um pouco mais a fundo e juntar as peças do quebra-cabeça que a mídia latina não costuma fazer, seja por má-vontade ou intencionalmente apenas para "vender a notícia" de forma sensacionalista, é possível notar que na verdade pode ter havido um homicídio. Não citarei exemplos, mas quem acompanha de perto o nosso blog vai acabar se lembrando de alguns desses casos. Não estou dizendo que este caso foi homícidio ou tão pouco que a jovem tenha se envenenado por motivos mais sombrios do que uma separação do marido, uma vez que não temos maiores informações que completem as diversas lacunas deixadas por esse caso.

Enfim, a história em si é bem mais interessante do que o suposto evento sobrenatural em Palmar Arriba, na República Dominicana. Já se passaram 8 anos desde a primeira publicação dessa notícia, e esperamos que a tenhamos retratado da forma mais correta possível. Não há muito mais para se dizer. Não há trocadilhos para se escrever. O triste é ver pessoas que ao invés de prestarem mais atenção na vida de seus filhos, o que fazem e onde frequentam, resolvem diante de uma câmera conversar com suas coroas de flores.

Até a próxima, Assombrados.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.noticiasatiempo.net/2008/07/corona-floral-que-camina.html
https://puntomediodigital.wordpress.com/2008/07/10/corona-de-flores-que-camina-en-la-comunidad-de-jacagua-santiago/
http://diariovisiondigital.blogspot.com.br/2008/07/corona-floral-que-camina.html

http://laperlaentupueblo.com/cura-sugiere-33-misas-por-suicida-en-cuyo-velatorio-se-movia-corona/
https://www.youtube.com/watch?v=y5uCRZc-63A
https://www.youtube.com/watch?v=CytWeKtDnEo

https://www.youtube.com/watch?v=-_nGzyaNqug
Comentários