29 de abril de 2016

Boneca Supostamente "Possuída pelo Espírito de uma Menina de 13 Anos" Está Sendo Exibida em "Live" no Youtube! (Atualizado 16/05)

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Sem dúvida alguma esse final do mês de abril está nos proporcionando assuntos cada vez mais interessantes e no mínimo inusitados. Já tivemos um caso de uma suposta histeria coletiva na Malásia, a morte de uma jovem que estava investigando uma criatura criptozoológica nos Estados Unidos, sendo que a Malásia novamente entrou em cena divulgando para restante do mundo o caso de um cabrito que teria nascido com feições humanas. Se acreditava que isso era o ápice do que mais estranho, e de certa forma inesperado que poderia acontecer esse mês, bem, novamente você se enganou.

Na última terça-feira (26), o "The Lineup", um site norte-americano dedicado a todo e qualquer tipo de assunto, que daria um frio na espinha de qualquer um de nós, tais como, mistérios envolvendo serial killers, lendas urbanas, criaturas sobrenaturais, incidentes paranormais (além de promover a resenha de livros e filmes de terror), resolveu divulgar uma transmissão ao vivo (uma livestream) no Youtube (apesar dela estar ativa desde o dia 21 de abril). Contudo, não é uma transmissão qualquer, pois apesar de estar sendo gerada a partir de seu escritório em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a mesma é uma parceria com um canal de TV a cabo chamado Destination America, que pertence a Discovery Communications, mesma proprietária do Discovery Channel.

O Destination America possui programas que retratam o estilo de vida, a história, lugares turísticos, bem como a cultura dos Estados Unidos, porém ele bem conhecido pelos seus programas de caça-fantasmas, mistérios, supostos monstros e até mesmo extraterrestres. Um dos mais famosos programas desse canal é o "Haunted Collector", cuja estrela do programa é John Zaffis, que curiosamente é sobrinho dos "ícones paranormais" Ed e Lorraine Warren. Ao longo das últimas quatro décadas, John Zaffis, considerado atualmente como investigador paranormal e demonologista, tem se especializado em "objetos assombrados". No programa "Haunted Collector", ele e sua equipe ajudam as pessoas por meio de uma investigação paranormal e consequentemente a remoção de objetos considerados problemáticos, que poderiam ser fatores desencadeantes de uma eventual atividade paranormal indesejada, de suas respectivas casas.

Como vocês já devem ter notado, a transmissão ao vivo envolve uma boneca. De acordo com a equipe responsável pelo site "The Lineup", a boneca se chamaria Ann e teria o espírito de uma garotinha de 13 anos, de mesmo nome, que teria contraído tuberculose e posteriormente sido tratada e morrido no Sanatório de Waverly Hills, no Kentucky, nos Estados Unidos. Entretanto, essa boneca seria mesmo assombrada ou tudo isso não passa de um golpe publicitário para promover o programa "Haunted Collector" do canal Destination America? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Mais uma vez, em questão de menos de uma semana, o Sanatório de Waverly Hills ganha notoriedade na mídia, principalmente a norte-americana. Dessa vez, no entanto, foi devido a uma história contada pelo site "The Lineup", que por sua vez diz que sua equipe é composta tanto de pessoas que acreditam no sobrenatural, quanto de céticos. Porém, todos eles teriam concordado em realizar uma experiência direta com um objeto considerado assombrado, uma vez que isso poderia mudar a maneira de pensar de cada um deles. Assim sendo, foi firmada uma parceria com "especialistas paranormais" do Destination America, para investigar os rumores sobre uma boneca, que segundo o site "The Lineup", seria assombrada pelo espírito inquieto de uma menina que morreu no Sanatório de Waverly Hills.

Ann era uma menina de 13 anos de idade, que foi tratada devido a tuberculose no Sanatório de Waverly Hills,
no início do século XX, durante a época em que a ideia de cura era baseada apenas em 'repouso', quando era,
na realidade, uma certeza de sentença de morte.
Está curioso para saber a história dessa boneca chamada Ann? Vamos contar para vocês a história dessa boneca, porém, lembre-se que essa é a versão alegada pelo site "The Lineup", certo?

"De acordo com investigadores paranormais, Ann era uma menina de 13 anos de idade, que foi tratada devido a tuberculose no Sanatório de Waverly Hills, no início do século XX, durante a época em que a ideia de cura era baseada apenas em 'repouso', quando era, na realidade, uma certeza de sentença de morte. Uma das pessoas que cuidavam de Ann, era uma ex-enfermeira chamada Lois, que trabalhou na instituição de 1919 a 1935. Lois era responsável pelo bem-estar das crianças, e evidentemente, ficou muito apegada a seus pacientes mais jovens.

Lois teria afirmado que Ann tinha pavor do escuro,
e que seu espírito, que vive nessa boneca, grita
por ajuda no meio da noite com uma voz trêmula
Da mesma forma, os pacientes confiavam tanto em Lois... mais tanto, que ao sucumbirem de suas doenças, seus espíritos seguiam até a casa da mulher, esperando que ela pudesse continuar cuidando deles. Um amigo recomendou que Lois comprasse 'recipientes' para poder abrigar essas almas infelizes.

Assim sendo, a coleção de bonecas de Lois nasceu.

Embora Lois já tenha falecido algum tempo, ela deixou diários detalhados sobre suas bonecas, incluindo Ann. Lois afirma Ann tinha pavor do escuro, e que seu espírito, que vive nessa boneca, grita por ajuda no meio da noite com uma voz trêmula. Lois também contou a sua filha, que a boneca Ann certa vez chorou e uma única lágrima escorreu pelo seu rosto. Além disso, de vez em quando seu braço direito se movimenta para cima e para baixo, como se ela estivesse acenando.

Os investigadores relataram uma queda acentuada na temperatura enquanto estiveram na presença de Ann, e que ela exala um odor estranho, semelhante ao cheiro de um porão úmido."

Impressionante a história, não é mesmo?

A boneca Ann passou a "morar" no escritório do site "The Lineup" na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, sob constante vigilância e por duas semanas. Logo, a equipe aproveitou para fazer uma transmissão ao vivo (livestream), 24 horas por dia, 7 dias na semana, no Youtube, que começou na última terça-feira (26) e vai até o dia 10 de maio. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode assistir e acompanhar para ver se registra algum fenômeno paranormal vindo da boneca. A equipe do site "The Lineup" disse que durante esse período também vai realizar seus próprios testes, levar especialistas até o escritório deles, e registrar o que for observado. Assista a transmissão ao vivo no Youtube: A transmissão foi encerrada em 11 de maio de 2016!

Entretanto, contrariando a proposta do programa "Haunted Collector", e até mesmo do mais famoso casal do mundo da paranormalidade, Ed e Lorraine Warren (muito embora Edward Warren tenha morrido em agosto de 2006), o site "The Lineup" promoveu uma espécie de concurso para fazer com que Ann, ao final dessas duas semanas, ganhasse um novo lar. Isso mesmo que você leu, o vencedor do concurso receberá em sua casa uma boneca supostamente possuída pelo espírito de uma menina de 13 anos.

Para participar do concurso, primeiramente você precisaria morar nos Estados Unidos (ou pelo menos conhecer alguém por lá disposto a receber essa boneca por você) e depois enviar um email para contest@the-line-up.com contando sobre os motivos pelos quais a Ann deve morar com você (texto em inglês). A equipe do "The Lineup" ainda disse que estará escolhendo a nova casa da Ann com base na "criatividade da resposta, bem como o verdadeiro interesse em seu bem-estar". Confira as regras, clicando aqui.

Postaremos a seguir o que vem sendo registrado em relação a boneca Ann tanto pela equipe do "The Lineup", quanto pelas pessoas que estão acompanhando a transmissão ao vivo. Atualizaremos esse registro periodicamente ou assim que houver novidades, combinado?

-------

Registro de Observação do Site "The Lineup"

Antes da Transmissão ao Vivo:

Nós desempacotamos a boneca Ann, que estava enrolada em um plástico bolha, sem maiores complicações. Assista o vídeo abaixo:



Nós trabalhamos ao longo dos dias basicamente em prol da Ann, colocando a câmera em um amplo almoxarifado onde a Ann está morando atualmente. Durante esses dias, coisas estranhas aconteceram.
  • Dois colegas de trabalho, cujas mesas estão contra a parede que separa escritório principal em relação ao local onde Ann se encontra, ouviram uma espécie de choro bem baixo. Uma pessoa ainda pediu para que o escritório inteiro ficasse em silêncio, porque ela tinha certeza que tinha ouvido uma criança chorando. Ninguém mais ouviu esse choro.
  • Dois distintos colegas de trabalhos configuraram um sensor EMF próximo da Ann, enquanto estavam trabalhando no local. O medidor ficou em silêncio o tempo todo. Em seguida, um deles fez uma pergunta direta para ela: "Olá, Ann. Bem-vinda ao nosso escritório. Está gostando da sua nova casa?". Vinte segundos depois, a luz do detector começou a piscar e não parava mais. Desde então não vimos essa luz acender mais nenhuma vez.
  • Um dia depois da transmissão finalmente ter começado, um colega de trabalho chegou ao escritório e notou que a transmissão tinha sido interrompida as 20h27 da noite anterior. Ele entrou no almoxarifado onde Ann se encontra, e viu que o cabo de força que estava ligado ao laptop tinha sido fisicamente desconectado. Não havia ninguém no escritório naquele horário.
27 de abril de 2016 - 14h22

Realizamos nossa primeira sessão oficial do medidor EMF com Ann (este é o medidor foi utilizado). Fizemos duas perguntas diretas para ela, mas o medidor não acendeu. Deixamos o medidor perto dela, aparecendo no enquadramento da câmera. Se você vê-lo acender, mande um e-mail para nós ou deixe um comentário.

27 de abril de 2016 - 16h01

"Existem tantas coisas estranhas acontecendo com este vídeo". Essa foi uma citação do colega de trabalho que fez o upload de nossa sessão de EMF no Youtube. Ele ressaltou que o vídeo está em cores, mas disse que os dois últimos quadros ficaram cinzas e com linhas cortando o meio da tela. Quando ele tentou salvar o vídeo, ele travou e não quis exportar. Ele mexeu nos cabos e tela cinza desapareceu. Os problemas continuaram quando ele tentou fazer o upload do vídeo em nosso canal no Youtube. O upload ficava parando e reiniciando.  O vídeo está finalmente em nosso canal, assista abaixo:



27 de abril de 2016 - 18h52
 

Uma espectadora chamada Tina Miller disse que viu um brilho da tela, mostrando e destacando o rosto de Ann por um breve momento.

28 de abril de 2016 - 04h13

Uma espectadora chamada Julie Smith disse que viu Ann se movimentando de maneira expressiva. De acordo com Julie Smith, a boneca se moveu em direção a câmera por uma fração de segundo.


28 de abril de 2016 - 19h03

Um espectador chamado Jason Hrisanthacopoulos relatou ter visto flashes no lado esquerdo de Ann, em seguida, à direita da tela entre 19h03 e 19h05. Ele estava gravando a live e voltou a gravação para ver se encontrava os quadros novamente, mas não encontrou (nossa equipe também tentou, e não conseguiu encontrá-los).


28 de abril de 2016 - 23h05

A espectadora Megan Brooks e um amigo relataram que estavam assistindo a transmissão entre 23h05 e 23h25, e ambos viram Ann fechar os olhos em momentos distintos. Eles acham que ela inclinou a cabeça para a esquerda por uma fração de segundos.


29 de abril de 2016 - 0h (meia noite)

Recebemos o primeiro de uma série de emails de cinco espectadores diferentes sobre a movimentação de Ann e também sobre o medidor EMF piscando entre 0h e 1h16 da madrugada. Aqui estão os detalhes:


• 0h - De "Silent Yehl": o braço de Ann se contraiu e surgiram luzes ao fundo.
• 0h28 - De Maggie Leal: o leitor EMF se moveu ao mesmo tempo que a imagem da transmissão ficou "borrada" e, em seguida, a cabeça de Ann se moveu. Isso aconteceu três vezes em 10 minutos.

• 0h49 - De Kimberly Bonnell: A luz do medidor EMF talvez tenha acendido.
• 1h12 - De Edgar Rodriguez: Movimentos ao fundo e à direita. Nos dois minutos seguintes, a imagem da transmissão aparentou estar "borrada", e um rosto apareceu atrás de Ann.
• 01:16 - De um espectador anônimo: Notou uma espécie de "blip" fantasmagórico.


29 de abril de 2016 - 3h

Continuamos a receber relatos sobre o rosto de Ann piscando na tela. O espectador John Thatcher (que estava assistindo no fuso horário CST) relatou ter visto por diversas vezes o rosto de Ann em destaque na tela entre 3h30 e 4h30.  Ele disse ter visto isso acontecer por diversas vezes enquanto voltava a gravação, mas ele não foi capaz de replicar o incidente no exato instante onde o horário apontava. Ele escreveu que era "como se gravação estivesse sendo alterada por contra própria".

29 de abril de 2016 - 14h41

Nós realizamos uma sessão de EVP (Fenômeno da Voz Eletrônica) com Ann. Este é o gravador digital foi utilizado. Antes de começarmos a sessão, vimos a tela inteira do laptop, que está usado para fazer a transmissão ao vivo da Ann, piscando. Tirando isso, a sessão transcorreu sem problemas. Veja o vídeo abaixo:



29 de abril de 2016 - 16h52

Nós finalizamos a análise da gravação digital, e ela não revelou quaisquer respostas por parte da Ann. Nosso colega que trabalhou no áudio sugeriu fazermos uma outra leitura com diferentes equipamentos para cancelar o ruído do ambiente. Vamos tentar nos comunicar com Ann novamente na próxima semana.


29 de abril de 2016 - 18h03

O espectador Riley estava olhando para o relógio, que aparece em nossa transmissão ao vivo, e que segundo ele, marca exatamente o mesmo horário que o relógio do seu computador. Em 18h03, ele viu que o relógio da transmissão marcava 18h06. Ele voltou a gravação para ver se o relógio tinha adiantado, mas quando ele voltou para o horário normal, o relógio tinha se "reajustado sozinho" e marcava o mesmo horário que o relógio do seu computador.


30 de abril de 2016 - 01h10

A espectadora Timera Cyr viu "um disparo de flash" na região escurecida à direita de Ann. Quase como uma imagem sobreposta.


30 de abril de 2016 - 01h32

Ao longo dos últimos dias, recebemos muitos e-mails sobre a tela embaçado e voltando a focar sozinha sem motivo aparente. Nós discutimos sobre isso e acreditamos que a câmera voltaria a manter o foco naturalmente quando houvesse uma mudança de luz ou um movimento de câmera. A espectadora Maggie Leal conseguiu tirar uma screenshot dessa ocorrência as 1h26, quando não havia ninguém no escritório. Ainda não sabemos o porquê isso está acontecendo.





Vimos também nessa foto que a bateria no sensor EMF tinha acabado. Quando saímos do escritório na sexta-feira à noite às 18h, a luz verde acima do botão laranja no meio do sensor estava ligada (veja a nossa imagem acima). O sensor EMF estava sendo alimentado por uma bateria Duracell Duralock de 9 volts (semelhante a essa) e funcionou no máximo por 59 horas antes de acabar.

30 de abril de 2016 - 11h16

Recebemos um e-mail de uma espectadora chamada Tessa Ryal, que pensou ter visto Ann mover seu braço.


30 de abril de 2016 - 21h08

Um espectador anónimo estava assistindo Ann entre 20h50 e 21h07, e achou que o rosto de Ann havia se movimentado. Ele pensou que poderia ser um truque da luz, então deu um 'zoom' em seu rosto e viu os lábios da boneca se movendo, e sua expressão facial havia mudado.


1 de maio de 2016 - 07h37

Durante o dia todo (domingo), recebemos muitos e-mails sobre a luz no local onde Ann está, ficando rosa ou vermelha. Ela está nos fundos de um almoxarifado com apenas uma fonte de luz sobre ela. Há um detector de monóxido de carbono no teto, à esquerda dela, com uma pequena luz vermelha que fica constantemente acesa. Existe um alarme estroboscópio de incêndio na extremidade oposta do almoxarficado; uma luz branca pisca quando é ativado. A bateria do sensor de EMF que fica aos pés da boneca, acabou em algum momento na sexta-feira à noite, por isso não ele teria piscado.


Esses são os relatos que recebemos:

07h37 - De Cassandra Laur: Ela observou por 20 minutos antes de nos enviar que a luz estava mudando continuamente. Ela disse que a tela ficava mais escurecida e, em seguida, piscava algumas vezes antes de voltar ao normal. Isso aconteceu diversas vezes.
08h31 - De Harley Bison: Entre 7h49 e 7h50 da manhã, a espectadora viu a luz ficar cada vez mais escurecida e, em seguida, retornou ao normal por cerca de 4 ou 5 vezes. Aconteceu de novo cerca de 10 minutos mais tarde.
09h28 - De Leah Taylor: Entre 9h28 e 11h da manhã, a espectadora viu flashes de luz, a tela ficou embaçada e voltou a focar novamente de forma contínua. As 10h14 toda a tela piscou como se estivesse sendo ligada e desligada.
09h49 - De Lacey: A partir de 9h37 ela notou que "a luz que está voltada para a Ann, acendia e apagava em um padrão muito inconsistente" Ela pensou que teria parado por volta de 09h43, e estava prestes a fechar a transmissão ao vivo, quando começou de novo, embora não tão frequentemente quanto da primeira vez.
09h56 - De Tori Spalding: Ela relatou que a tela ficou embaçada, então ficou iluminada por algumas vezes e voltou ao normal.
10h29 - De Logan Peacock: A partir de 10h21, a luz mudou e ficou alternado entre o claro e o escuro. (Veja as imagens abaixo).

12h04 - De Victoria McKenzie: Ela assistiu durante 10 minutos e viu uma luz vermelha ou rosa piscando sobre Ann. Os flashes variavam tanto em relação a duração quanto a frequência.
• 13h07 - De Noel Kepler: Entre 12h51 e 12h55, o espectador viu uma luz alaranjada piscando sobre Ann em um padrão aleatório. As 13h02 a tela ficou embaçada e as luzes piscaram novamente.
• 13h58 - De Angela Thompson: Por vários minutos, Angela percebeu um flash de luz variando de um tom rosa para um tom normal, mais frio.
• 16h18 - De Elli Kirby: Entre 14h56 e 15h, Elli viu um flash contínuo de luzes vermelhas e verdes. Ela se afastou por um minuto, e quando ela voltou a olhar para a tela, ela achou que cabeça de Ann tinha sido reposicionada.
• 16h32 - De um espectador anônimo chamado apenas de "Pinky": As 16h28 a cor da luz alternou entre o branco e o rosa por cerca de três vezes em dois minutos. A luz continuou piscando durante vários minutos, enquanto Pinky tirava screenshots. Pinky também notou o rosto em destaque de Ann por uma fração de segundo.
• 16h51 - De Katie Presley: Entre 16h46 e 16h51, a espectadora viu "muita atividade na iluminação". Quase como se fosse um flash televisivo.
• 17h50 - De Abby Miller: A espectadora relatou uma luz intermitente tornando o local mais claro.


2 de maio de 2016 - 02h32

Recebemos o último e-mail sobre as luzes cor de rosa ou avermelhadas no local onde Ann está. A espectadora Elisa Rodriguez relatou ter visto um flash de luz rosado, então a tela ficou borrada. Ela também pensou ter visto os olhos de Ann se movendo lentamente.


2 de maio de 2016 - 12h12

Nós substituímos a bateria no sensor EMF. No livro " The Everything Ghost Hunting Book", a autora Melissa Martin Ellis faz referência a Grant Wilson, co-fundador da The Atlantic Paranormal Society, dizendo que durante as investigações paranormais, espíritos são conhecidos por drenar baterias. Normalmente, as baterias que perdem energia mais rapidamente são as baterias recarregáveis de níquel-cádmio (nossa bateria é alcalina).


Após uma intensa pesquisa sobre o "The Ghost Meter" (nosso sensor EMF), não conseguimos saber quanto tempo a bateria deveria durar. Se alguém estiver lendo esse registro souber, por favor nos envie um email.

Agora que temos uma nova bateria no sensor EMF, deve haver sempre uma luz verde no meio do dispositivo (veja a imagem abaixo). Se esta luz verde apagar, por favor nos avise.

3 de maio de 2016 - 09h08

A nossa transmissão ao vivo caiu na noite passada as 22h50 Estamos trabalhando para determinar a razão disso ter acontecido e voltar a transmissão o mais rápido possível.


3 de maio de 2016 - 09h29

A transmissão ao vivo está de volta! Nosso relógio agora parece estar um minuto meio adiantado; vamos corrigi-lo ainda hoje. Por favor continuem relatando os acontecimentos no horário que vocês estão vendo na tela, até que possamos corrigir isso.


3 de maio de 2016 - 10h32

Alteramos o relógio para ficar sincronizado com o nosso computador. Agora deve estar correto, mas se você observer o horário ficar atrasado ou adiantado, envie um email.


3 de maio de 2016 - 12h19

As 09h33, duas pessoas comentaram nesta postagem sobre uma sombra e uma luz azul que apareceu na transmissão ao vivo. Veja a imagem abaixo do espectador Edson Otero.


Naquele momento exato, o nosso colega de trabalho, que montou todo o setup da transmissão ao vivo, estava trabalhando no laptop no local onde Ann se encontra. Ele nos disse que foi extremamente cuidadoso para não mover a câmera, e não colocar nada na frente da câmera enquanto estava por lá. Tiramos uma foto do computador que está no mesmo local de Ann, para que os espectadores possam ver onde ele estava parado naquele momento.

Um colega de trabalho - um técnico profissional e que se autointitula cético - não conseguiu explicar essa anomalia com a luz.


3 de maio de 2016 - 13h37

Entre 12h e 12h06, recebemos dois e-mails de diferentes espectadores sobre o horário no relógio que aparecia incorretamente. A espectadora Pamela Ann Szczepanska escreveu que ela estava assistindo a transmissão ao vivo a partir de um celular, e sua mãe estava assistindo em um outro celular. As 11h44, a tela de sua mãe mostrava o horário correto, mas o relógio na tela de Pamela aparecia 9h42. Ficou assim por 5 minutos. Ela deu um zoom no rosto de Ann e viu que estava se contraindo.

A espectadora Megan Mucllari escreveu que as 23h56, os dois pontos que ficam piscando no relógio tinham desaparecido, então reapareceu como fosse 2:2356. Um segundo depois, os pontos começaram a piscar novamente e de maneira normal, mas o horário estava um minuto atrasado.


3 de maio de 2016 - 14h08

Recebemos uma gravação de vídeo do espectador Logan Peacock as 21h38 na noite passada, antes da transmissão ao vivo ter caído (às 22h50). Ele mostrou como se algo piscasse e deixasse o rosto de Ann em destaque no meio da transmissão de vídeo. Isso é algo que muitos espectadores têm nos enviado por email, e é algo que Logan tinha visto anteriormente.

Eis o que ele escreveu:


"Eu passei a gravar a tela do meu celular. Eu voltei e pausei o vídeo para mostrar com o que isso se parece quando ela interfere no enquadramento da câmera por um instante. Por algum motivo, você não consegue replicar isso na transmissão ao vivo da mesma forma com que registrei a partir do meu celular"

Ele nos enviou um mp4, e quando enviou o arquivo raw para o YouTube, a gravação "desacelerou" o suficiente para que essa aproximação, que leva cerca de 0,25 segundos, se tornasse evidente. Nosso colega de trabalho ("o cético") analisou as imagens e apontou duas coisas:

1. Quando a aproximação acontece, a tela não fica pixelada, como ficaria se o vídeo fosse cortado manualmente e ampliado. Isto indicaria que a filmagem é autêntica.

2. Os dois pontos que piscam no relógio simplesmente congelam durante a aproximação, em seguida, tudo volta ao normal, cerca de duas "batidas" depois. Isso poderia indicar a filmagem foi cortada e reinserida.

Dê uma olhada no vídeo abaixo e nos diga o que você acha.



3 de maio de 2016 - 16h45

Continuamos procurando entender o vídeo do fenômeno da "aproximação", e um outro colega de trabalho em nossa equipe de tecnologia tinha uma teoria sobre o que poderia fazer com que acontecesse aquilo. Eis o que ele disse:

"Por mais que essa aproximação do vídeo possa ser um incidente bem estranho (e assustador), há alguns coisas que podem explicar isso.


A transmissão requer que a nossa saída de vídeo seja codificada antes de ser repassada ao Youtube. Durante esse processo, uma espécie de "soluço" causado pela aceleração de hardware pode fazer com que dados codificados não uniformes sejam transmitidos. Isto pode resultar em um redimensionamento ou fazer com que a imagem pareça estar piscando para em relação a transmissão para o usuário final. Além disso, pode haver um momento em que a transmissão tente alternar de 1080p a 720p, e vice-versa, devido às flutuações do bitrate. As flutuações podem ocorrer ao longo de décimos de segundo, o que pode fazer com pareça piscar ou causar redimensionamento." 

4 de maio de 2016 - 14h30

No começo da madrugada, por volta de 1h38, o espectador Morgan Sheckler viu o que parecia ser uma luz azul ou "esfera" na transmissão ao vivo de Ann. Isto é semelhante à luz azul que um casal relatou ter visto ontem de manhã. Não obstante, não havia ninguém no escritório naquele horário.

Morgan estava assistindo a transmissão ao vivo em seu computador e, em seguida, gravou um vídeo a partir do seu celular. Acabamos de fazer o upload do vídeo, e você pode vê-lo abaixo:



5 de maio de 2016 - 10h50


A espectadora Michelle Merritt enviou um email nesta manhã para sugerir que os relatos de uma luz azul poderia ser um pixel morto na câmara. Fizemos uma verificação, e, de fato, há três pixels mortos que podemos ver no topo da tela. Duas coisas a serem observadas:

1. Os pixels mortos não estão nos mesmos locais onde as pessoas relataram ter visto uma luz azul.
2. Esta é uma câmera nova e de marca, logo não deveria ter pixels mortos nela com esse tempo de uso.


5 de maio de 2016 - 11h59

De acordo com o grupo de investigação que testou Ann antes que ela dela parar em nossas mãos, a boneca é conhecida por gerar "regiões frias". Ontem, foi utilizado um termômetro infravermelho (este modelo) para testar a teoria. Assista ao vídeo aqui.


6 de maio de 2016 - 11h14

Recebemos um e-mail ontem as 17h11, que a bateria do sensor EMF tinha se esgotado. Nós a substituímos.

A primeira bateria se esgotou após 59 horas; esta durou 77. Não temos certeza se esta discrepância tem a ver exatamente com a bateria utilizada ou o nível de paranormalidade (ou EMF) da atividade ao redor do medidor.


6 de maio de 2016 - 17h

Na quarta-feira, a expectadora Lau Mor nos enviou um vídeo as 23h03, que mostrou uma luz pulsante na frente de Ann. As luzes de LED que estamos usando não tem essa funcionalidade, e isso ocorreu durante a noite, após todos já terem deixadoo escritório. Você pode assistir a este fenômeno no vídeo abaixo:




9 de maio de 2016 - 15h49

Ann tem estado tranquila hoje, mas recebemos diversos emails no fim de semana, no qual aparentemente que ela estava mostrando alguma atividade. Aqui está uma lista de observações de nossos espectadores:


7 de maio as 8h37 - De Tanya Zundel: Entre 8h37 e 8h44 da manhã, a imagem da transmissão apresentou várias anomalias. Primeiro ela ficou distorcida, depois balançou, então ela ficou verde e ficou distorcida novamente ao longo de um minuto antes de voltar ao normal.
8 de maio as 9h46 - De Amanda Morgan: "Eu estava olhando para ela e o horário no relógio estava cerca de 6 minutos mais atrasado do que o horário no meu celular ... Saí da página, voltei e parecia estar apenas 30 segundos atrasado... Eu estava assistindo o tempo e do nada tudo ficou preto e não consegui mais ver o vídeo.
8 de maio as 15h06 - De Sommer Myers: A família Myers estava assistindo a transmissão quando de repente a câmera começou a perder o foco a cada 3 minutos e meio. Após a quinta vez que isso ocorreu, um membro da família acredita que viu o queixo de Ann inclinar ligeiramente para cima.
8 de maio as 17h09 - De Melissa: Em aproximadamente 17h02, Melissa viu a imagem de ficar totalmente preta por pelo menos sete minutos antes de nos enviar o e-mail. Nós não recebemos quaisquer outros e-mails sobre a transmissão ao vivo sendo interrompida
8 de maio as 18h50 - De Whitney Ware: Esta espectadora disse "Olá" para Ann e a tela imediatamente piscou.


9 de maio de 2016 - 17h50

Recebemos este email incrivelmente assustador da espectadora Nina Johnson:


Comecei a assistir a transmissão ao vivo de Ann hoje, 9 de maio as 17h21 e eu não havia testemunhado nada de anormal. Mesmo brincando, perguntei-lhe se ela queria visitar minha casa. Então eu disse em voz alta para a tela, "Bem, já que você não vai fazer nada, vou parar de assistir as 17h36". Imaginei que 15 minutos seria um bom tempo para acontecer alguma coisa.

Exatamente às 17h36, um alerta apareceu no meu celular avisando que o portão da minha garagem estava abrindo. Mandei uma mensagem para as minhas filhas, e ninguém tinha aberto a porta. A porta estava fechada. Nosso aplicativo do portão da garagem nunca tinha dado problema antes.

Então, eu voltei a assistir a transmissão e apesar de não ter nenhum problema para assistí-la, o horário do relógio na transmissão marcava 17h37, enquanto que na minha casa e no meu celular marcava 17h40.

Pode ter sido uma coincidência, mas foi bem estranho!

9 de maio de 2016 - 22h09

Recebemos um email da espectadora Jeannette Ramos, que viu a transmissão da Ann gerando um "efeito de espelho". Aqui está a explicação: "Ficou piscando por várias horas assim como aparece nessa captura de tela (screenshot). Demorei um bom tempo para registrar isso, porque era muito rápido".

Essas são as duas capturas de tela que ela enviou:





10 de maio de 2016 - 21h02

Recebemos e-mails de espectadores na noite passada, por volta das 18h22 indicando a bateria do sensor EMF havia se esgotado. Estaremos substituindo a bateria ainda nesta manhã.
 

10 de maio de 2016 - 23h10

Poucas horas antes da transmissão ao vivo de Ann terminar, a expectadora Kimberly Waggoner viu um flash de luz branca acima do relógio de Ann. Ela conseguiu voltar a transmissão e fez uma captura de tela (screenshot):


11 de Maio de 2016 - 10h51

De segunda-feira à noite até o começo da manhã de terça-feira, recebemos diversos relatos a respeito de Ann alterar o horário do seu relógio.

• 9 de maio as 22h28 - De Kim Kaufmann: "O relógio mudou de 22h25 para 19h35 - me deu arrepios."
• 10 de maio as 0h04 - De Gina Hockett: Ela fez um vídeo registrando o relógio de Ann indo e voltando em relação ao segundo número dos minutos. Confira o vídeo abaixo:
10 de maio as 0h23 - De Christina: Esta visualizadora enviou um email para dizer o relógio de Ann estava cerca de 16 minutos atrasado em relação ao horário em seu iPhone. Então, ela clicou de modo a atualizar a transmissão cerca de quatro minutos, após a imagem da transmissão ter ficado preta por 5 segundos. Quando a imagem da transmissão retornou, o relógio estava apenas 2 minutos atrasado.
10 de maio a 1h56 - De Veronica: "Por volta de mais ou menos 01h45, o relógio de Ann começou a se alterar, e o tempo foi passando cada vez mais lento. A 01h48, o horário em seu relógio começou a passar mais rápido do que no meu celular!"



11 de Maio de 2016 - 11h08

Ontem à noite, a transmissão ao vivo de Ann foi encerrada à meia-noite (PST). (Veja o nosso adeus a Ann aqui). Nós observamos nada fora do comum antes da transmissão de Ann ser encerrada, mas ela vai ficar em nosso escritório até o início da próxima semana, e vamos atualizar o registro com qualquer nova atividade e observações. Em relação ao restante semana, vamos ler os emails dos espectadores, que querem dar um novo lar para Ann. Nós iremos anunciar o vencedor na segunda-feira.



16 de Maio de 2016 - 16h44

Ann encontrou uma nova casa! Ela ficará morando com John e Tara, que vivem nos arredores de Chicago. Nossa equipe se sentiu atraída pela sinceridade do desejo do casal em ser os novos guardiões de Ann, e seu verdadeiro interesse pelo paranormal. Estaremos dizendo adeus a ela amanhã, e por mais que nosso escritório ainda permaneça composto tanto de céticos, quanto de pessoas que acreditam no paranormal, todos nós já expressamos o sentimento, que sua presença, tanto física quanto espiritualmente, irá nos fazer falta.


-------

Estranho, não é mesmo, Assombrados? De qualquer forma sempre que tivermos atualizações, postaremos para que vocês possam acompanhar a evolução desse caso. Entretanto, será mesmo que essa boneca é assombrada? Vamos contar a vocês algumas coisas que não fazem muito sentido em toda essa história.

Será Mesmo que a Boneca "Ann" é Assombrada Pelo Espírito de uma Menina de 13 Anos que Teria Morrido no Sanatório de Waverly Hills?


Sempre tento apontar os lados de uma mesma história em minhas postagens, uma vez que acredito que isso seja benéfico tanto para os céticos, quanto para aqueles que são apaixonados pelo universo da paranormalidade, bem como do sobrenatural. Nesse caso temos algumas coisas bem interessantes que podemos apontar para vocês.

De acordo com o site Huffington Post, a porta-voz do site "The Lineup", Jennifer Johnson, disse que adquiriu a boneca "Ann" por cerca de US$ 100,00 (cerca de R$ 360,00 pela cotação atual) através do eBay (um dos maiores sites de compra e venda de produtos dos Estados Unidos e do mundo, que conta com um sistema parecido com o do "Mercado Livre" aqui no Brasil, mas com muito mais opções), de um grupo paranormal do estado de Ohio, cujo nome ela não conseguia lembrar. Aliás, em nenhum momento foi mencionado quais eram os supostos investigadores que teriam contado a história sobre a boneca.

"Clicamos apenas na opção 'Buy It Now'. Nós a desempacotamos na semana passada, e a colocamos em um almoxarifado em nossos escritórios em Nova Iorque", disse Jennifer Johnson.

"Ouvimos dizer que ela tinha medo do escuro, por isso temos uma luz sobre ela o tempo todo", continuou.

  A porta-voz do site "The Lineup", Jennifer Johnson, disse que adquiriu a boneca "Ann" por cerca de US$ 100,00 (cerca de R$ 360,00 pela cotação atual) através do eBay, de um grupo paranormal do estado de Ohio, cujo nome ela não conseguia lembrar.
Jennifer Johnson também confirmou o que havia sido publicado anteriormente no site "The Lineup"

"A nossa transmissão ao vivo foi interrompida em um determinado momento, e verificou-se que o cabo de computador tinha sido removido fisicamente. O relógio no computador apontava para 20h27, horário em que não havia ninguém no escritório", completou.

Jennifer também disse que as pessoas têm tido problemas estranhos com seus telefones. Em um determinado momento durante a sua conversa por telefone com o Huffington Post, o telefone ficou mudo.

"Usamos um sensor de campo eletromagnético perto da boneca, que permaneceu quieto o tempo. Um dos meus colegas de trabalho disse: 'Olá Ann, bem-vinda ao escritório' e o sensor disparou", finalizou, lembrando que o site estava realizando uma espécie de concurso de redação, onde as pessoas teriam que explicar o porquê elas seriam os melhores lares para uma boneca supostamente assombrada.

Segundo o site CNET, seria muito difícil saber se a história sobre a boneca era verdadeira ou não, mas que tinha havido uma mulher chamada Lois, e que a mesma tinha uma certa relação com o Sanatório de Waverly Hills. A questão, no entanto, é que essa mulher era era uma paciente, e não uma enfermeira. Lois teria morrido de tuberculose aos 28 anos, em 1956, muito tempo depois para ter sido uma parte da história de Ann.

Fotos de Lois Higgs, uma paciente do Sanatório de Waverly Hills, que morreu aos 28 anos, vítima de tuberculose, em 1956
Sinceramente, eu apontaria para um outro detalhe, visto que nem mesmo há um registro oficial do número de mortos ou de empregados, principalmente no início do século XX, do Sanatório de Waverly Hills, ou seja, não dá para saber se realmente existiu ou não uma menina de 13 anos chamada Ann, tão pouco se houve uma enfermeira chamada Lois.

Já o blog io9, que atualmente faz parte do site Gizmodo, cita que toda essa história é um tanto quanto duvidosa, mas que esse seria um golpe publicitário bem inteligente para promover o programa "Haunted Collector" do canal Destination America.


Para o blog io9, que atualmente faz parte do site Gizmodo, toda essa história é um tanto quanto duvidosa,
mas esse seria um golpe publicitário bem inteligente para promover o programa
"Haunted Collector" do canal Destination America.
Interessante, não é mesmo? Entretanto, como eu não vi nenhum site comentando sobre outras particularidades que acabei notando nessa história, resolvi abrir a parte final dessa postagem para falar de uma possível relação com a história de uma boneca que vocês com certeza já ouviram falar: a "temida" boneca AnnaBelle.

Essa História Seria uma Mera Coincidência em Relação a Boneca Annabelle?


Com certeza a boneca Annabelle, que atualmente se encontra no Museu de Ocultismo dos Warren, a única instituição do mundo dedicada a coletar e expor conteúdos com a temática paranormal, é uma das bonecas mais temidas do mundo. A boneca teria sido comprada por uma mulher, que queria dar um presente à sua filha e, depois de algum tempo, a família percebeu que o brinquedo estava se mexendo. Você pode conferir mais detalhes no especial feito pelo casal Mateus e Ana sobre esse assunto:



A maioria dos sites apontam, e com razão, que a Annabelle é uma "Raggedy Ann Doll", ou seja, uma boneca baseada em uma personagem chamada "Raggedy Ann", que foi criada pelo escritor norte-americano Johnny Gruelle em uma série de livros que ele escreveu e ilustrou para crianças (muito embora o nome Annabelle teria outras origens, porque supostamente pertenceria a uma garotinha chamada Annabelle Higgins, que teria morrido com seis ou sete de idade).

A "Raggedy Ann" é basicamente uma boneca de pano, que possui o cabelo composto geralmente por fios de lã de cor vermelha, e tem um nariz triangular. Além disso, as origens e história da boneca "Raggedy Ann" são, talvez, as mais misteriosas e incomuns de todas as histórias de bonecas que se tem notícia até hoje. Gostaria apenas de ressaltar dois pontos muito interessantes dessa história.

Muitos dizem que Johnny Gruelle criou a "Raggedy Ann" para sua filha, Marcella Gruelle, quando certo dia a menina desceu do sótão da sua avó segurando uma boneca de pano bem maltrapilha e sem rosto. De acordo com a história, Marcella mostrou a boneca para seu pai, que pegou sua caneta e rapidamente desenhou um rosto encantador na boneca, e disse para a menina levá-la até sua avó para ela costurasse um olho que estaria faltando na boneca.

Infelizmente, Marcella teria morrido aos 13 anos, no mesmo ano de criação da "Raggedy Ann", depois de ter sido vacinada na escola contra a varíola, sem o consentimento de seus pais, e supostamente devido a uma vacina contaminada. Posteriomente o seu pai, Johnny Gruelle, teria se tornado um opositor à vacinação, visto que a boneca "Raggedy Ann" vem sendo utilizada como um símbolo do movimento anti-vacinação.

A boneca Annabelle é uma "Raggedy Ann Doll", ou seja, uma boneca baseada em uma personagem chamada "Raggedy Ann", que criada pelo escritor norte-americano Johnny Gruelle em uma série de livros que escreveu e ilustrou para crianças pequenas
Entretanto, o que poucos sabem, e raramente se divulga, é que a Myrtle Gruelle, esposa de Johnny Gruelle, deu uma versão bem diferente do que normalmente é divulgado. De acordo com Myrtle Gruelle, a boneca de pano, na verdade, foi originalmente descoberta por seu marido, por conta própria, por volta da virada do século 20, no sótão da casa de seus pais. Ele foi, na verdade, procurar por uma outra coisa que ele queria, mas quando viu a antiga boneca que sua mãe havia costurado para sua irmã, ele percebeu que a mesma daria uma boa história.  Embora seja verdade que a lenda é mais emocionante e intrigante, o relato de Myrtle Gruelle não deveria ser ignorado por nenhum colecionador de bonecas.

Outro ponto interessante, e que é necessário apontar, é que a "Raggedy Ann" tem sido historicamente associada com o movimento anti-vacinação, e há uma certa verdade e uma certa ficção associada a esta crença. A trágica verdade é que Marcella Gruelle realmente morreu após uma vacinação compulsória, ou seja, obrigatória, contra varíola. Entretanto, de acordo com Patricia Hall, em sua biografia chamada "Johnny Gruelle, Creator of Raggedy Ann and Andy", quando as escolas decidiram vacinar os alunos, os pais foram pressionados a dar uma permissão autorizando a vacinação de seus filhos. Embora relutante, Myrtle Gruelle acabou dando essa permissão. Porém, os pais ficaram aterrorizados quando Marcella chegou em casa alguns dias depois, alegando que a enfermeira da escola tinha aplicado uma segunda vacina nela, sendo que dessa vez não havia nenhuma permissão da família Gruelle.

Dez dias depois, Marcella começou a sentir dores nas pernas, e sua condição foi piorando ao longo dos meses. A família se mudou da cidade de Nova Iorque para o campo, para ver se a situação da menina melhorava, porém Marcella morreu no dia 8 de novembro de 1915, com apenas 13 anos de idade. Na certidão de óbito constava "doença nas válvulas cardíacas" como causa da morte, e mencionava que esta condição poderia ter sido fatal devido a uma infecção bacteriana. Logo, muitos disseram que a "vacina poderia estar contaminada".

A morte de Marcella foi devastadora para Johnny Gruelle, que posteriormente se tornou um defensor do movimento anti-vacinação. Porém, é absurdo pensar que a boneca teria sido criada para simbolizar uma criança morta. Embora Johnny Gruelle tenha pedido a patente da boneca Raggedy Ann, em maio de 1915 e a patente ter sido aceita em setembro de 1915, há evidências que apontam que ele estava trabalhando nessa boneca muito tempo antes da filha ficar doente.

A boneca "Raggedy Ann" patenteada por Johnny Gruelle
É importante mencionar que Marcella disse que sentia dores nas pernas, sendo que esse é um dos primeiros sintomas da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença autoimune caracterizada por uma reação inflamatória exagerada que atinge o sistema nervoso periférico (atuando nos membros superiores, inferiores, tórax e abdômen). Após esse sintoma, a doença se agravou tão rapidamente que Marcella teve que deixar de ir à escola. Isso se encaixa com a súbita fraqueza e paralisia que acompanha a SGB. Aliás, apesar de uma eventual doença cardíaca estar listada na certidão de óbito como causa de morte, a SGB é conhecida por causar problemas cardíacos e respiratórios, até mesmo levando a morte devido a essas complicações.

Muitas vezes a comunidade médica tenta dissociar a SGB em relação a campanhas de vacinação, porém existe uma forte associação desde a década de 1970. Existem alguns casos que aconteceram em nosso país de adolescentes que tiveram paralisia nas pernas após serem vacinadas contra o HPV (embora oficialmente tenha sido atribuido a outras circunstâncias), e até mesmo de um pedreiro que morreu 5 meses após receber vacina contra febre amarela, e ter desenvolvido a Síndrome de Guillain-Barré. Estranho, não é mesmo?

Enfim, apesar de ter me alongado consideravelmente sobre esses dois pontos, é interessante notar que a história contada pelo site "The Lineup" tem muitos elementos parecidos com a mais temida boneca que atualmente está em posse de Lorraine Warren, tia de John Zaffis, que por sua vez é mencionado por estrelar um programa de "objetos amaldiçoados" chamado "Haunted Collector", no canal Destination America, que tem parceria com o site "The Lineup" nessa jornada em busca de investigar uma boneca chamada Ann, o mesmo nome atribuído a "Raggedy Ann Doll", muito embora não sejam nada parecidas. Além disso, investigadores paranormais, cujos nomes sequer foram revelados, contaram a história de uma menina de 13 anos que teria morrido devido a tuberculose. Marcella Gruelle também tinha 13 anos quando morreu, porém em circunstâncias diferentes.

Seria apenas coincidência ou a equipe do "The Lineup" se aproveitou disso para promover o próprio site e ajudar o canal Destination America a promover o programa "Haunted Collector"? A boneca Ann seria mesmo assombrada ou tudo isso seria apenas um golpe publicitário? Sinceramente eu tenho uma opinião bem consolidada sobre esse caso, porém, e você que sempre nos acompanha? Qual a sua opinião? Acredita mesmo que essa boneca possa ser amaldiçoada ou tudo isso foi inventado? Sinceramente, não condenaria ninguém por assistir ou gravar uma boneca 24h por dia. Afinal, a boneca Ann, seja qual for a sua verdadeira história, consegue ser uma fonte de entretenimento muito melhor que muitos reality shows em nosso país.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://io9.gizmodo.com/gaze-in-terror-or-boredom-at-this-livestream-of-a-haun-1773225486
http://moviepilot.com/posts/3889474
http://www.assombrado.com.br/2013/03/annabelle-boneca-demoniaca.html
http://www.cnet.com/news/is-this-doll-haunted-watch-a-live-stream-to-find-out/
http://www.destinationamerica.com/hauntedann/
http://www.dollkind.com/raggedy-ann-doll.shtml
http://www.ew.com/article/2016/04/26/ann-haunted-doll-live-stream-destination-america
http://www.huffingtonpost.com/entry/creepy-haunted-doll-webstream-lets-whole-internet-be-creeped-out_us_571fd519e4b0f309baef0c5a
http://www.inquisitr.com/3042321/watch-ann-the-haunted-doll-and-enter-the-contest-for-a-chance-to-own-her/
http://www.internationalskeptics.com/forums/showthread.php?t=285188
http://www.mirror.co.uk/news/world-news/creepy-doll-haunted-spirit-girl-7852013
http://www.the-line-up.com/haunteddollscontest/
http://www.the-line-up.com/live-cam-meet-ann-our-haunted-doll/?sf25113261=1
https://en.wikipedia.org/wiki/Destination_America
https://epidemicfacts.wordpress.com/2014/11/24/did-the-smallpox-vaccine-kill-the-real-marcella/
Comentários