8 de fevereiro de 2016

Será que um "Yeti" foi Avistado na Estação de Esqui de Formigal-Panticosa, na Espanha? (Atualizado 09/02)

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Eis que em pleno Carnaval em nosso país surge uma notícia sobre o "Yeti", uma lendária criatura também conhecida como "O Abominável Homem das Neves", que teria sido avistada em uma localidade chamada Formigal (oficialmente chamada de "Aramón Formigal"), na região dos Pirineus Aragoneses, nordeste da Espanha, próximo da cidade de Sallent de Gallego em Tena Alto do Vale, na província de Huesca. O avistamento teria acontecido no dia 29 de janeiro desse ano, uma sexta-feira, por volta do meio-dia supostamente por um esquiador e seus respectivos amigos. A notícia surgiu em um fórum de discussão da Espanha chamado "ForoCoches", que atualmente está entre os 40 sites mais acessados daquele país segundo o Alexa, um site que basicamente fornece informações estatísticas para empresas do mundo todo.

Foram divulgadas pelo menos duas fotos da suposta criatura, bem como um estranho vídeo de apenas 2 segundos, que rapidamente começou a viralizar pelas redes sociais. Em poucos dias o que era um assunto local, passou a ser algo divulgado internacionalmente. Entretanto, não gosto de ser irresponsável ao simplesmente retransmitir um conteúdo sem ter um mínimo de pesquisa. Logo, nessa postagem vocês terão acesso ao que a mídia e os demais sites de notícia não estão comentando ou pelo menos não estão fazendo nenhuma questão de comentar. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Antes de começarmos a comentar sobre esse caso, é necessário que você saiba a "história por trás da história", e entenda todo um contexto que estava desde o começo implícito, mas que é muito raro de ver algo assim sendo comentado. Acompanhe tudo o que aconteceu até a data do avistamento do suposto "Yeti" na Espanha.

As Notícias Sobre "Yetis" na Mídia Internacional Desde o Início do ano de 2016


No dia 7 de janeiro desse ano, o tablóide britânico Daily Mail, realizou uma espécie de matéria especial questionando quais mistérios científicos seriam finalmente solucionados ou até mesmo desmistificados nesse ano. O primeiro a ser listado era justamente sobre o "Pé-Grande" (considerado como uma espécie de "parente" do "Yeti").

O texto dizia que havia inúmeros relatos de testemunhas, que ao ao longo do tempo alegavam ter encontrado provas da "ardilosa" criatura, mas que 2016 poderia ser finalmente o ano em que o mistério seria solucionado. Isso porque os avanços tecnológicos, assim como a evolução das câmeras fotográficas, que podiam ser acionadas remotamente devido a feixes de infravermelho, poderiam registrar com mais precisão a criatura ou o animal que passasse na frente delas. Disse ainda que esse tipo de câmera, que pode registrar a movimentação de animais por um longo período de tempo sem a intervenção humana,  estava sendo cada vez mais utilizada. Um exemplo disso era o leopardo "Amur", que tinha sido documentado pela primeira vez em 62 anos, na China.

Devido ao avanço tecnológico, principalmente em relação as câmeras fotográficas,
foi possível o registro de um leopardo "Amur" na China, pela primeira vez em 62 anos
Além disso, cada vez mais os drones estavam se tornando acessíveis para a população em geral, o que permitiria uma melhor qualidade e cobertura aérea de uma determinada região para a possível identificação real dos avistamentos relatados pelas pessoas. Realmente tudo isso é verdade, e a tecnologia sem dúvida alguma é sempre uma grande aliada para derrubar lendas ou mitos, não é mesmo?

No dia 31 de janeiro, o mesmo Daily Mail publicou uma outra notícia sobre uma foto de uma espécie de trilha contendo supostas pegadas de "Yeti", em uma região remota do Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo, que abrange cerca de cinco países: Índia, China (incluindo o o Tibete), Butão, Nepal e Paquistão. É justamente no Himalaia que fica localizada a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.

A foto teria sido tirada por um excursionista chamado "Steve Berry", 66 anos, em Gangkhar Puensum, que é uma das montanhas mais altas supostamente ainda não escaladas no mundo, com uma altitude de 7.570 metros e uma proeminência de 2.995 metros. Entretanto, quem teria avistado essa trilha de "pegadas", teria sido o guia local que estava acompanhando o Steve Berry, e a seguiu por cerca de 180 metros ao longo de um abismo considerado "intransponível". Quando a foto foi tirada? Outubro de 2014. Quando ficamos sabendo dela? Fevereiro de 2016? Estranho, não é mesmo?

Trilha de pegadas supostamente atribuída a um Yeti em Gangkhar Puensum, no Butão
"O povo local disse que tínhamos sido os primeiros a pisar naquela passagem. Sempre pensei que as histórias sobre Yeti eram conversa fiada, mas não há como negar que aquelas pegadas estavam por lá. As marcas eram claramente visíveis a olho nu a partir de onde nós estávamos, em pé, sobre uma passagem a 5.435 metros de altitude. Havia uma queda vertical bem diante de nós, isso sem mencionar uma encosta montanhosa muito perigosa para atravessar, por isso não chegamos muito perto das pegadas", disse Steve Berry, que atualmente reside próximo a Badminton, em South Gloucestershire, na Inglaterra.

Quatro dias depois, Steve Berry encontrou uma cabana, que pertencia a um pastor de iaques (uma espécie de animal bovino típico daquela região), para o qual ele contou sua história. Esse mesmo homem lhe contou que há cerca de 11 anos ele também tinha avistado um Yeti, ou um "migo", que seria como os moradores da região chamariam a suposta criatura lendária. Segundo o relato desse homem, ele teria ficado a uma distância de 100 metros da criatura, que olhou diretamente em seus olhos, sendo que o mesmo era coberto por uma pelagem marrom, assim como um gato ou um cachorro, porém com uma estatura humana.

Jon Downes, diretor de uma organização
dedicada a criptozoologia, em North Devon, na Inglaterra
Steve Berry teria mostrado as fotos (apesar dele ter apresentado somente uma para o Daily Mail) para esse pastor de iaques, que na hora teria reconhecido que as mesmas eram pegadas de Yeti, justamente por estaram uma atrás da outra, praticamente enfileiradas.

O excursionista, cujas fotografias estarão em um documentário que será exibido no final de 2016 em um canal de TV na Inglaterra, admitiu que o fato da sua empresa chamada "Mountain Kingdoms", especializada em viagens para o Himalaia, faria com que os mais céticos duvidassem de suas fotos.

Jon Downes, diretor do Centro de Zoologia Fortiana, uma organização dedicada a criptozoologia, em North Devon, na Inglaterra, disse a inclinação é tão íngreme que apenas um animal como uma "cabra-da-montanha" teria sido capaz de escalar aquele local.

"Acho que as chances dessas pegadas serem qualquer coisa um pouco mais revelante são insignificantes, sendo que é praticamente certo que não seja de um primata bípede de grande estatura", disse Jon Downes.

"O centro de gravidade de um animal desse tipo implicaria que ele não seria capaz de se aventurar até uma montanha como essa", completou Jon Downes. A notícia milhares de compartilhamentos, mas assim como as demais desse gênero não teve nenhum tipo de desdobramento.

A Notícia Sobre um "Yeti" que Teria Sido Avistado em uma Estação de Esqui, na Espanha, Sendo que o País Possui o Segundo Maior Carnaval do Mundo


Diante desse contexto surgiu novamente uma notícia sobre um "Yeti", na primeira semana de fevereiro, porém temos que dizer que o suposto avistamento dessa criatura foi primeiramente divulgada em um tópico de um fórum de discussão espanhol chamado Forocoches, no dia 29 de janeiro, por um usuário chamado "Kangaroo", que consta como registrado nesse fórum desde o ano de 2006. Entretanto, quando se resolve escrever qualquer notícia, ainda mais desse gênero, é necessário compreender como esse processo de viralização acontece.

Publicação do usuário "Kangaroo" no site "Forocoches.com" no dia 29 de janeiro de 2016
É importante que vocês saibam que o Forocoches é um fórum de discussão cujo tema principal abordado no mesmo está relacionado ao automobilismo, porém o mesmo permite a criação de tópicos sobre praticamente qualquer assunto, e como vocês podem perceber, até mesmo sobre criaturas lendárias. Os tópicos mais populares são geralmente sobre os fenômenos da Internet, relações interpessoais, shows (televisivos, musicais ou cinema), política e conteúdo para maiores de idade (leia como pornografia).

Devido à criação de contas falsas por um grande número de usuários, desde setembro de 2009, as pessoas precisam ter um "convite" para participar do fórum (mesmo esquema do antigo "Orkut" para quem ainda se lembra dele). E a razão disso? Bem simples. Em 2009, a revista na Espanha chamada "FHM" teve de nomear uma mulher chamada "Curri Valenzuela" como a jornalista mais sexy, comprometida e "mórbida" da TV espanhola após o Forocoches ter influenciado o sistema de votação da revista até colocá-la em primeiro lugar. Esse episódio ficou conhecido como "Currigate" (em alusão ao escândalo político norte-americano chamado de "Watergate").

O Forocoches também foi responsável por influenciar na escolha do representante da Espanha, no Festival Eurovisão da Canção, em 2010. Em mensagens no próprio fórum havia declarações explícitas da "sabotagem" que eles tinham proporcionado. Aliás, a mídia espanhola tratou o caso na época como a maior "trolagem" já criada, a partir da internet, na Espanha. Entretanto, por conveniência ou não, aparentemente a mídia esqueceu desses "pequenos" detalhes, que outrora foram tão escadalosos.

Como dissemos anteriormente, dessa vez tudo começou quando esse usuário cujo apelidado de "Kangaroo" disse ter registrado em fotos e em um curto vídeo de apenas 2 segundos, uma suposta criatura na estação de esqui de Formigal-Panticosa, na Espanha, nos Pirineus, que por sua vez consiste em uma cordilheira no sudoeste da Europa, cujos montes formam uma fronteira natural entre a França e a Espanha. Os mesmos separam a Península Ibérica da França, e estendem-se por aproximadamente 430 km, desde o golfo da Biscaia, no oceano Atlântico, até ao cabo de Creus (extremo leste da Espanha continental), no mar Mediterrâneo.

Mapa mostrando as localidades de Formigal e Panticosa, na Espanha

Mapa topográfico mostranho a cadeia montanhosa dos Pirineus
O usuário disse que no dia 29 de janeiro, uma sexta-feira, por volta do meio-dia registrou a suposta criatura que para ele não poderia ser uma pessoa com alguma fantasia, nem mesmo um animal selvagem devido ao modo com que a criatura se movimentava. Diga-se de passagem isso era apenas um caso isolado, mas começou a repercutir em sites como o "Espiritu Desportivo", "El Eco de Canarias" e "Marketing Directo".

O primeiro site listado acima é um site de notícias esportivas local (não tem nenhuma relação com criaturas lendárias), e o último é o mais interessante, pois é considerado um portal de marketing, que trata de anúncios e comerciais publicitários. Nenhum deles é realmente um site que possuísse algum editorial respeitável.

Outra questão fundamental é que estamos falando do Forocoches, que possui um história bem peculiar em relação ao que é divulgado pela mídia espanhola. De qualquer forma, não demorou muito tempo até que sites como o "El Mundo", "ABC" e até mesmo tablóides britânicos, assim como o Daily Mail, começassem a repercutir a mesma história. Vejam as fotos que foram divulgadas:

Primeira foto divulgada pelo usuário "Kangaroo" no site "Forocoches"
Segunda foto divulgada pelo usuário "Kangaroo" no site "Forocoches". De acordo com o EXIF (que pode ser manipulado),
as duas fotos teriam sido tiradas de um celular Samsung Galaxy Grand Prime SM-G530FZ, em um intervalo de 7 segundos.
Veja também o vídeo de apenas dois segundos no site Vid.me, clicando aqui, ou assistindo uma cópia publicada por terceiros no Youtube:



Para alimentar ainda mais essa notícia, surgiu uma declaração publicada na página do Facebook da Estação de Esqui de Formigal-Panticosa, que possuía o seguinte texto: "Após a notícia que surgiu no últimos dias em vários veículos de comunicação e redes sociais sobre o avistamento de um suposto "Yeti" nos arredores de nossa estação de esqui, queremos comunicar que entramos em contato com as testemunhas desse avistamento para identificarmos a área onde o mesmo foi avistado, e após fazermos uma varredura na região, não encontramos nada. Entendemos, portanto, que não há motivo para alarme e que a segurança está garantida. Em todo caso, vamos permanecer alertas. Obrigado a todos pelas mensagens. Feliz dia de esqui!!"

Postagem realizada pela Estação de Esqui de Formigal-Panticosa em sua própria página no Facebook
O tópico criado pelo usuário possui atualmente mais de 1500 comentários, e eu gastei cerca de meia hora para ler rapidamente todos eles. O mais interessante é que a quantidade de pessoas que estavam se divertindo e dizendo que tudo aquilo era apenas e tão somente uma "trolagem" para promover a estação de esqui era imensa. Praticamente 99.99% das pessoas não acreditavam em hipótese alguma nas fotos e no vídeo supostamente registrados por esse usuário. Alguns usuários chegaram a mencionar a hipótese de ser uma espécie de gorila albino, como o "Floquet de Neu" ("Floco de Neve", em português, 1964-2003), que era uma espécie de celebridade do mundo animal, no zoológico de Barcelona, lugar onde viveu até 1966. Veja algumas imagens dele abaixo:

Fotos do "Floquet de Neu" (1964-2003), um gorila albino, que era uma espécie de celebridade do mundo animal
do zoológico de Barcelona, lugar onde viveu até 1966.
Entretanto, o consenso geral era mesmo sobre alguma pessoa fantasiada devido ao Canarval. Evidentemente, você pode achar isso estranho. Existe Carnaval na Espanha? O Brasil não é o país do Carnaval?

Tudo isso Foi Apenas uma Jogada de Marketing da Estação de Esqui de Formigal-Panticosa?


É muito importante ressaltar que o Carnaval é uma herança das antigas tradições pagãs que celebravam o fim do inverno na Europa e a fertilidade (com a chegada da primavera). Ao mesmo tempo essa celebração funcionava como uma válvula de escape social onde o povo tomava conta das ruas e celebravam a fartura, satirizando o poder e rompiam as limitações impostas a ele. A Espanha, apesar de um país muito cristão, tem uma cultura arraigada na tradição dos carnavais em sua versão mais pagã e, assim como no Brasil, possuem diferentes tipos de carnavais. Cada povoado tem sua festividade, suas diferentes formas de comemorar e brincar antes da Quaresma. Aliás, a Espanha tem o segundo maior carnaval do mundo, só perde para o Brasil.

Foto de jovens celebrando o Carnaval em Bielsa, na região de Aramón, na mesma região
onde fica localizada a estação de esqui de Formigal-Panticosa
Por falta de pesquisa ou negligência aparentemente ninguém fez muita questão de associar o histórico do Forocoches, o fato da Espanha ter o segundo maior carnaval do mundo e outro detalhe primordial: o fato que a Estação de Esqui de Formigal-Panticosa realiza eventos na época do Carnaval, sendo que o principal deles, é o convite a todos para que esquiem fantasiados. E isso não é novidade alguma, pois acontece todo o ano. Veja, por exemplo, o vídeo abaixo em relação ao ano de 2012, produzido pela "TV Aramón":



Agora veja o panfleto produzido esse ano e divulgado no site oficial da própria estação de esqui:

Panfleto de divulgação do Carnaval na Estação de Esqui de Formigal-Panticosa
Aliás, eles têm uma grande programação de eventos nessa época que envolve até mesmo um concurso de melhor fantasia, em um país cuja dificuldade financeira vem de longa data (não muito diferente do Brasil). Resumindo, temos o avistamento de um "Yeti" na época do Carnaval espanhol, em uma estação de esqui que convida a todos para esquiarem fantasiados, sendo divulgado em um fórum de discussão espanhol cujo histórico não é nada positivo. Somente por isso era passível de se desconfiar, não é mesmo? Pois bem, dessa vamos fazer questão de comentar sobre as fotos e o vídeo, pois nem todo mundo apenas lê uma informação e a retransmite de forma indiscriminada, afinal alguns dedicam seu tempo a procurar certos detalhes, que passaram a ser muito suspeitos.

Um desses detalhes mais interessantes é uma trilha de pegadas que aparece em uma das fotos (aparece também parcialmente na primeira, aquela tirada na horizontal), e nitidamente é possível notar que elas partem do local onde a suposta foto foi tirada até chegar na suposta criatura. Vamos destacar esse caminho para que vocês possam observar mais atentamente:

Trilha de "pegadas" do local onde a foto foi tirada, que segue em direção
onde o suposto "Yeti" estaria caminhando em segundo plano
Estranho, não é mesmo? Para piorar a situação, alguns usuários notaram uma espécie de marcação na cintura, uma coloração estranha na região do que seria os "pés" da criatura, e uma espécie de capuz branco. Isso seria o indicativo claro da utilização de uma fantasia de "Yeti", que não é difícil de ser comprada na Espanha. Veja as imagens abaixo:

Setas apontando para os detalhes da "pelagem" do suposto "Yeti" onde é possível ver marcações na cintura,
uma espécie de capuz na região da cabeça e também o que seria uma bota
Outro detalhe é que o vídeo, de apenas 2 segundos, não parece ser gravado no mesmo local onde as fotos foram tiradas. Um usuário do Forocoches realizou um comparativo juntando dois "fotogramas" que aparecem no vídeo, e ninguém foi capaz de detectar as mesmas árvores ou arbustos que aparecem nas fotografias. Veja abaixo o comparativo:

Comparativo realizado por um usuário do ForoCoches mostrando a diferença na região onde teria sido fotografado
o suposto Yeti e a respectiva filmagem de apenas dois segundos divulgada no site Vid.me: https://vid.me/zMnS
Outro detalhe interessante é a postagem da suposta "preocupação" da estação de esqui em relação suposto "Yeti". O aviso foi publicado cerca de algumas horas depois de promoverem o evento de Carnaval na página do Facebook. Vejam esse comparativo:

Comparativo entre as postagens na página do Facebook da Estação de Esqui de Formigal-Panticosa em relação a divulgação
do evento de Carnaval (à direita), bem como do suposto Yeti que teria sido avistado por esquiadores (à esquerda)
Considerando tudo o que já sabemos sobre esse assunto, podemos concluir, independentemente de uma confirmação posterior, que tudo isso de certa forma é uma campanha publicitária para promover a Estação de Esqui de Formigal-Panticosa. Aliás, fantasias parecidas é que não faltam, vejam alguns exemplos:

Exemplos de fantasias de Yeti, sendo que algumas delas são vendidas na Amazon da Espanha,
conforme vocês podem ver neste anúncio: http://www.amazon.es/dp/B00DTR9P2A/
Pois é, Assombrados, tudo indica que esse suposto "Yeti" encontrado na região de Formigal-Panticosa na Espanha seja apenas uma pessoa fantasiada em mais uma viralização vinda do site "Forocoches". Aliás, onde estão as declarações dos supostos amigos do usuário "Kangaroo"? Nenhum deles apareceu para comentar em seu tópico ou deu entrevista para a mídia? Estranho, não é mesmo?

É claro que vocês podem ficar a vontade para acreditar que seja mesmo um "verdadeiro" Yeti, mas eu não tenho coragem de chegar aqui e citar essa possibilidade para vocês diante do pesquisei e diante do que acabei de escrever. Agora que você sabem da história completa, podem tirar suas próprias conclusões.

Atualização #1 - 09/02 as 10h35


Conforme dissemos anteriormente, todo esse caso indicava uma mera campanha publicitária. Aparentemente essa vertente foi ainda mais reforçada devido a um vídeo publicado no Youtube e divulgado no Forocoches, mostrando funcionários da estação de esqui Formigal-Panticosa transportando o que seria o "corpo do Yeti" coberto por um pano em um snowmobile. Veja o vídeo:



Uma espécie de maca é erguida por 6 homens que colocam o "corpo" na caçamba de uma caminhonete amarela, que o leva apressadamente embora. Tudo isso é acompanhado por olhares atentos dos demais esquiadores no local. O vídeo foi publicado por um usuário chamado "Pascual Soler", em uma conta recente no Youtube, e não há mais detalhes sobre quando o mesmo foi gravado. Muito provavelmente, excluindo a hipótese do que foi gravado ter sido interpretado totalmente fora do seu contexto original, poderíamos assegurar que é tão somente um campanha de marketing para atrair visitantes para a região.

Até a próxima, e bom Carnaval para vocês, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
https://www.forocoches.com/foro/showthread.php?t=4770458
https://es-es.facebook.com/formigal.panticosa.aramon

http://www.abc.es/conocer/abci-unos-esquiadores-aseguran-haber-visto-yeti-formigal-201602022059_noticia.html
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3385693/From-Bigfoot-finding-life-Mars-Experts-reveal-scientific-mysteries-FINALLY-bottom-2016.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3434773/Is-proof-Spanish-YETI-Shaky-camera-footage-pictures-appear-abominable-snowman-Pyrenees.html

http://www.elmundo.es/f5/2016/02/04/56b1f0e746163f17408b4679.html
Comentários