15 de janeiro de 2016

O Fantasma de Catherine Howard foi Fotografado no Palácio de Hampton Court, na Inglaterra?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Talvez esse título soe um pouco estranho, e não tão familiar assim para muitos de vocês, mas o que vamos contar nessa postagem é referente a um dos palácios reais (hoje é uma atração turística) considerados mais mal assombrados da Inglaterra, onde acredita-se que diversos espíritos, a maioria deles seculares ainda permanecem presos em um dos cartões postais mais fascinantes do Reino Unido. Não é difícil encontrar relatos ao longo do tempo de visitantes e vigias noturnos, que escutam risadas e gritos fantasmagóricos em seus corredores, assim como de tantas outras pessoas que alegam ter visto vultos de Catherine Howard, quinta esposa do Rei Henrique VIII e de Sybil Penn, a Dama de Cinza, uma enfermeira que morou e serviu a quatro gerações da dinastia Tudor.

Neste caso um homem chamado Trevor Tye, 45 anos, motorista de ônibus de turismo, disse que uma das fotos que ele tirou na entrada pública do Palácio de Hampton Court, na verdade havia registrado uma presença um tanto quanto perturbadora. Segundo ele, muito possivelmente em sua foto aparecia o fantasma de Catherine Howard, no andar superior, atrás de uma grade de proteção e olhando para baixo, diretamente para sua câmera. É uma foto bem intrigante, porém ao longo da postagem você vai descobrir que ela não é tão recente assim. Vamos saber mais sobre esse assunto?


Um Pouco sobre Henrique VIII, Catherine Howard e o Palácio de Hampton Court


Antes de mais nada precisamos situar vocês sobre quem foi o Rei Henrique VIII, Catherine Howard, assim como sobre o Palácio de Hampton Court. Afinal, não dá para escrever sobre isso sem dizer a relevância do assunto, não é mesmo? Pois bem, começaremos comentando um pouco sobre o Rei Henrique VIII. Sim, eu sei que o nome "Catherine" é "Catarina", em português, porém vou manter "Catherine", assim como os demais (exceto o de Henrique VIII) em inglês, nesta postagem.

A Inglaterra teve oito reis chamados Henrique. O último deles, Henrique VIII, cujo reinado durou de 1509 até sua morte em 1547, é lembrado por ter se casado cerca de seis vezes e por ter rompido com a Igreja Católica. Henrique VIII provavelmente foi o monarca que mais gerou histórias de fantasmas, graças à sua propensão a decapitações ou punições que terminavam em morte, principalmente para aqueles que de alguma forma, o ameaçavam ou o deixavam simplesmente descontente.

Pintura retratando o Rei Henrique VIII
Henrique VIII também é conhecido como o fundador da Igreja Anglicana. Suas lutas contra Roma ocasionaram a renúncia da Inglaterra à autoridade papal, a Dissolução dos Mosteiros e seu próprio estabelecimento como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra. Ainda assim ele continuou a acreditar nos principais ensinamentos católicos, mesmo após sua excomunhão.

Duas de suas esposas, Anne Boleyn ("Ana Bolena", em português) e Catherine Howard foram executadas a pedido do próprio Henrique VIII, por razões (oficiais) um pouco parecidas. Anne Boleyn, segunda esposa de Henrique VIII foi acusada oficialmente de adultério e incesto (por mais que os reais motivos não tenham sido bem esses, certo?) e Catherine Howard apenas de adultério.

Catherine Howard, prima de Anne Boleyn, não era muito bem o exemplo de menina comportada, ainda mais para a época da história em que estava vivendo. Quando chegou à corte real, como uma das damas de companhia de Anne de Cleves ("Ana de Cleves", em português, quarta esposa de Henrique VIII), rapidamente tornou-se amante de Henrique VIII e depois, acabou se tornando sua quinta esposa.

Pintura retratando Anne Boleyn, segunda esposa de Henrique VIII
Entretanto, Catherine tinha apenas 19 anos quando se casou em 1540 (Henrique VIII tinha 49 anos), e para ela, um marido obeso com mais que o dobro de sua idade e uma úlcera fétida na perna, não era o seu ideal de marido. Por muitas vezes ela foi considerada tola, fútil e imatura, mas na realidade, era apenas uma jovem que se deslumbrou com a rápida ascensão e favores da realeza.

Catherine não era nada discreta em suas relações extraconjugais. Ela foi acusada de adultério e confinada a ficar em seus aposentos em Hampton Court. Desesperada e temendo o fim de sua vida, ela conseguiu escapar passando pelos guardas e correu pelo vasto corredor do palácio, até chegar a Henrique VIII, que estava em sua capela particular, fazendo orações, e implorou por sua vida. Os guardas logo a encontraram e apesar de seus gritos e protestos, arrastaram Catherine de volta a seus aposentos. Posteriormente, ela foi levada à Torre de Londres, onde foi executada, leia-se como decapitada, aos 21 anos de idade, no dia 13 de fevereiro de 1542.

Pintura retratando Catherine Howard, prima de Anne Boleyn, não era muito bem o exemplo de menina comportada,
ainda mais para a época da história em que estava vivendo
Dizem que uma figura feminina vestida de branco vem sendo vista ao longo dos anos como se estivesse "flutuando" em uma determinada galeria do Palácio de Hampton Court, em direção a porta da capela real. Assim que a alcança, corre de volta com as roupas "bagunçadas" e um olhar de desespero, proferindo gritos sobrenaturais, até que enfim, passa através da porta no final desta galeria. Esta galeria foi apelidada "carinhosamente" em sua homenagem como "Galeria Assombrada".

O Palácio de Hampton Court é antigo lar do Rei Henrique VIII e a sua residência real preferida. Ele estendeu e desenvolveu este grande palácio depois de "adquiri-lo" em 1520, para rivalizar o esplendor de Versalhes, e seus muitos ocupantes reais foram acrescentando tapeçarias e pinturas aos seus quartos e salas durante os últimos séculos. Ocupa cerca de 60 hectares de jardins meticulosamente planejados, que contam também com o famoso labirinto e o chamado Great Vine (O Grande Vinhedo), que foi plantado em 1769.

Visão aérea do Palácio de Hampton Court, na Inglaterra

Entrada principal do Palácio de Hampton Court
A dinastia Tudor bem como a história de Henrique VIII já foram parcialmente retratados no filme "A Outra" (com Natalie Portman e Scarlett Johansson no elenco) e de forma bem mais completa na série "The Tudors" onde Catherine Howard, foi interpretada pela atriz britânica Tamzin Merchant, que atualmente estrela a série "Salem" interpretando a personagem "Anne Hale". Tanta história, não é mesmo? Caso tenha se interessado basta assistir a série e também consultar o vasto material disponível na internet sobre a dinastia Tudor, certo?

Enfim, em seus quase 500 anos de história, como vocês devem imaginar, o que não faltam são histórias e experiências fantasmagóricas envolvendo o Palácio de Hampton Court. É justamente a mais recente delas que vamos conhecer a partir de agora.

Um Homem Chamado Trevor Tye Alega que Pode Ter Registrado o Fantasma de Catherine Howard


No dia 28 de dezembro de 2015 uma notícia correu os tabloides britânicos, e não era para menos. O texto amplamente republicado pela mídia inglesa dizia que um homem havia tirado uma foto de uma determinada área do Palácio de Hampton Court, e na foto havia aparecido o que seria o fantasma de uma mulher. Talvez esse fantasma fosse de uma das esposas decapitadas de Henrique VIII. Evidentemente, o assunto tornou-se rapidamente popular e me chamou a atenção.

Trevor Tye, 45 anos, jura que ninguém tenha manipulado digitalmente a foto que ele tirou, após ter levado um ônibus repleto de turistas até o Palácio de Hampton Court. Ele disse ter tirado algumas poucas fotos do local, porém somente quando ele voltou para sua casa, na cidade de York, localizada na região nordeste da Inglaterra, e a cerca de 360 km (por volta de 4 horas de viagem) do Palácio de Hampton Court, que ele percebeu que havia uma figura "branca" no topo da belíssima escadaria de mármore na entrada pública do palácio.

Imagem do Google Maps mostrando a distância entre o Palácio de Hampton Court
em relação a cidade onde Trevor Tye reside
Como dissemos anteriormente, Trevor Tye, motorista de ônibus de turismo, resolveu tirar algumas fotos das dependências do Palácio de Hampton Court enquanto aguardava o término do passeio. No entanto, ele acredita que a aparição, que por sua vez aparenta ser de uma menina ou de uma senhora, poderia ser o fantasma de Catherine Howard, quinta esposa de Henrique VIII.

"Eu sequer tinha percebido que tinha registrado algo incomum, até que eu cheguei em casa e um amigo olhou algumas das minhas fotos e disse: Quem é essa garota?", disse Trevor.

"Eu não conseguia acreditar, uma vez que o ambiente estava completamente vazio quando tirei a foto, então eu sei que não há nenhuma possibilidade de alguém sair na foto", continuou.

"Tive a imagem analisada por especialistas e todos disseram a imagem não havia sido manipulada, então para mim a única explicação é que isso seja um fantasma", completou.

Foto tirada por Trevor Tye e que foi divulgada pelos tablóides britânicos no dia 28 de dezembro
Trevor, que trabalha para a York Pullman Bus Company, tem sido um ávido caça-fantasmas por mais de uma década, porém diz que esta é a "prova" mais nítida que ele já viu. Ele também alega que ele teria mandado a foto para a administração do Palácio de Hampton Court, e a mesma teria respondido que um segurança havia visto o fantasma de uma jovem mulher ou de uma menina no mesmo local em mais de uma ocasião.

"É definitivamente um dos melhores exemplares de fantasma, que já tenha sido registrado por uma câmera, e eu acho que isso é particularmente verdadeiro, visto que o segurança confirmou que ele também já viu essa mesma aparição", disse Trevor.

"Fui muito cuidadoso ao tirar a foto para garantir que ninguém estivesse no ambiente, porque a última coisa que eu queria era alguém estragando a minha foto", continuou.

"Infelizmente a grande maioria das fotos de fantasmas que você vê são falsas, por isso estou muito feliz por ter registrado algo parecido com isto", completou.

"Eu sequer tinha percebido que tinha registrado algo incomum, até que eu cheguei em casa e um amigo olhou algumas
das minhas fotos e disse: Quem é essa garota?
", disse Trevor Tye (foto).
O site do Palácio de Hampton Court alega que tanto Catherine Howard (segunda esposa de Henrique VIII) quanto Jane Seymour ("Joana Seymour", em português, sua terceira esposa) assombram o palácio, assim como Sybil Penn (A Dama de Cinza), e uma figura estranha apelidada de "Skeletor" ("Esqueleto", em português), que foi registrado por câmeras de segurança em 2003. Comentaremos um pouco sobre esses casos no final desta postagem.

"Ao longo dos séculos, funcionários, visitantes, operários e moradores vivenciaram fenômenos estranhos, os quais muitas vezes não houve explicação plausível", acrescentou Trevor.

"Eu não sei quem é o fantasma, mas pode ser tanto de uma jovem mulher ou talvez de uma adolescente de 16 ou 17 anos. É difícil dizer a qual época sua roupa pertence, mas não parece moderna. Parece que ela está olhando para baixo e lendo algo que está em um suporte a sua frente", completou.

"Eu não estou assustado devido a foto, e voltaria tranquilamente ao Palácio de Hampton Court, mas eu duvido que vou registrar algo parecido com isso novamente", finalizou.

Trevor Tye, 45 anos, trabalha para a York Pullman Bus Company, e tem sido um ávido
caça-fantasmas por mais de uma década
Interessante, não é mesmo? Porém, eu não sei se vocês repararam, mas falta uma coisa muito importante nesse texto. Conseguem adivinhar o que é? Vai acertar quem perguntar: "quando a foto foi tirada?". Pois é, Assombrados, em nenhuma notícia tem a data em que essa foto foi tirada pelo Trevor Tye.

Esse "pequeno detalhe" me despertou a desconfiança, ainda mais porque a fotos utilizadas nas notícias têm o copyright pertencente a Mercury Press and Media, uma agência de notícias que afirma que tem estado na vanguarda da cobertura de notícias tanto para a imprensa do Reino Unido, quanto internacional, nos últimos 40 anos. Foi nesse momento que resolvi fazer uma pesquisa e achei algo muito interessante para compartilhar com vocês.

A Foto Tirada por Trevor Tye, no Palácio de Hampton Court, é de Agosto de 2012


Em uma postagem intitulada "Duas Aparições são Registradas por Câmera no Palácio Real de Hampton Court", do blog Haunted Earth's Ghost World, em 18 de janeiro de 2014, realizada por Chris Halton, que também é o responsável pelo blog em questão, estava mostrando essa mesma imagem que foi publicada recentemente nos tablóides britânicos.

A postagem começa dizendo ser raro que alguém tenha a sorte de registrar um fantasma, sendo muito mais raro registrar mais de um espírito em uma mesma foto ou filmagem. A seguir é dito que a foto (a original e sem supostas edições tais como brilho ou contraste aumentados) foi tirada por Trevor Tye, em um fim de semana do mês de agosto de 2012. Trevor estaria esperando cerca de 45 minutos em pé, na entrada pública do palácio, aguardando que os turistas deixassem o local. Foi quando ele resolveu aproveitar o tempo e tirar algumas fotos, uma vez que ainda não havia ninguém no lugar.

Foto originalmente tirada por Trevor Tye, que segundo Chris Halton não possui nenhum tipo de edição
Trevor Tye teria contado ao Chris Halton que a equipe responsável pelo Palácio de Hampton Court pediu para que ele se retirasse, uma vez que tirar fotos seria estritamente proibido. Segundo Chris, se isso foi por uma questão de conservação (para evitar que a arte contida no palácio fosse deteriorada pelos flashes das câmeras) ou meramente uma questão comercial (para que somente eles pudessem vender as suas próprias fotografias), ninguém sabia.

A informação que Trevor teria enviado a foto para a administração do Palácio de Hampton Court também é relatada por Chris, assim como a informação que um segurança também já havia visto a figura de uma jovem mulher no mesmo local em que Trevor tirou a foto.

A postagem acrescenta dois outros detalhes, que não são mencionados nos tablóides britânicos. O primeiro detalhe estaria relacionado a orbes de luz (que provavelmente seja apenas lens flare), e o segundo detalhe seria referente a um outro fantasma que aparece no lado esquerdo do fantasma da "jovem mulher". De acordo com Chris, essa outra aparição poderia ser do Cardeal Thomas Wolsey, o responsável pela construção do Palácio de Hampton Court, que posteriormente foi confiscado por Henrique VIII, que o obrigou a aceitar em troca o Palácio de Richmond. Será?

De acordo com Chris, uma outra aparição ao lado do "fantasma de uma jovem mulher" poderia ser do Cardeal Thomas Wolsey,
o responsável pela construção do Palácio de Hampton Court
Cerca de um ano atrás, uma mulher chamada Danielle Storey comentou nessa mesma postagem sobre um trecho onde dizia que seria proibido tirar fotos no Palácio de Hampton Court.

"Você pode tirar fotos em Hampton Court. Eu vou lá regularmente, tiro fotos e ninguém me impede. Na verdade, sou altamente incentivada a tirar fotos, especialmente com todas as encenações que eles fazem! Apenas em determinadas áreas, que não é permitido tirar fotos, tais como a capela e áreas com antigas, delicadas e raras peças de tapeçaria e quadros", disse Danielle.

Troca de mensagens entre uma leitora chamada Danielle Storey, do blog Haunted Earth's Ghost World,
com Trevor Tye, supostamente a mesma pessoa que tirou a foto
Alguns meses depois, um usuário chamado Trevor Tye, provavelmente o autor da fotografia, respondeu a Danielle sobre o real motivo da equipe do Palácio de Hampton Court ter pedido para que ele se retirasse.

"A razão pela qual eu fui convidado a me retirar não foi devido a essa foto, e sim porque entrei em uma área que não era permitido entrar (estava delimitada por cordões de isolamento) das adegas... Eu tirei essa foto quando estava indo em direção a saída do palácio, e posso confirmar que não era uma menina de verdade, uma vez que não tinha ninguém no local... Eu esperei muito tempo para que pessoas saíssem antes de fechar a porta por alguns minutos e tirar a foto", disse Trevor.

Sinceramente eu fiquei bem desconfiado dessa história, então resolvi entrar em contato com Chris Halton, que por sua vez possui um canal no Youtube chamado "Haunted Earth TV". Esse canal foi criado em agosto de 2006, e tem como objetivo produzir documentários em vídeo de qualidade e investigações paranormais em locais históricos, que são apresentados pelo próprio Chris Halton, cujo trabalho já teria sido inclusive exibido na televisão no Reino Unido, Estados Unidos e na Europa.

Chris Halton respondeu nosso email sobre a foto, que havia sido
tirada por Trevor Tye, e foi publicada originalmente em seu blog
Fiquei muito feliz que ele me respondeu no mesmo dia que a foto foi publicada, razão pela qual eu resolvi trazer essa notícia para o blog AssombradO.com.br. Afinal, não adianta copiar e colar meras informações de tablóides, tem que ter um conteúdo de qualidade.

Segundo Chris Halton, Trevor Tye realmente existe (não é uma invenção dos tablóides britânicos), e ganha a vida dirigindo ônibus. Trevor também é um investigador paranormal, e faz alguns anos que ele o conhece.

Chris não duvida em hipótese alguma da integridade moral de Trevor, razão pela qual ele fez questão de compartilhar sua história e foto em seu blog. De acordo com Chris Halton, a agência de notícias Mercury Press entrou em contato com o Trevor para divulgar sua história, ainda que de forma bem tardia, nos jornais do Reino Unido.

Chris disse que tem uma grande dose de desconfiança nos tablóides britânicos quando escrevem sobre notícias paranormais falsas ou de origem duvidosa, mas pela primeira vez esse seria um caso real. Por fim, o próprio Chris disse ter analisado a foto e não ter encontrado nenhum truque de imagem.

De certa forma as informações coincidem. Não há nenhuma outra postagem sobre essa foto em nenhum outro blog ou notícia de jornal britânico, que seja tanto anterior a do blog de Chris Halton, quanto as recentes notícias nos tablóides britânicos. A agência de notícias Mercury Press realmente pode ter encontrado essa história, entrado em contato com Trevor Tye, e vendeu o material para os demais jornais. Agora, se na foto realmente aparecem um ou mais fantasmas, isso é realmente bem difícil de afirmarmos. Qual seria a explicação de vocês para essa foto, Assombrados? Estátua? Manipulação Digital? Alguém fantasiado e tentando pregar uma peça? Por que ele resolveu tirar uma foto de um lugar simplesmente escuro e vazio? Complicado de responder.

De qualquer forma agradeço pela pronta resposta do Sr. Chris Halton, que gentilmente nos concedeu essa complementação e se mostrou bastante solícito quando questionado.

Os Fantasmas do Palácio de Hampton Court


Neste última parte da postagem vamos citar rapidamente algo que comentamos no começo, ou seja, sobre os fantasmas que até assombram o Palácio de Hampton Court. Histórias, é claro, não faltam. Já citamos aqui sobre Catherine Howard, então é a vez de comentarmos sobre Jane Seymour.

O Fantasma de Jane Seymour, a Terceira Esposa de Henrique VIII


Jane Seymour, a terceira esposa de Henrique VIII, e segundo muitos historiadores, a favorita entre todas elas, morreu no palácio após complicações relacionadas ao parto do único filho herdeiro de Henrique (sendo que ele já tinha um bastardo), Edward ("Eduardo", em português), em outubro de 1537. Vale ressaltar que um dia depois da execução de Anne Boleyn (segunda esposa), Henrique ficou noivo de Jane Seymour, que tinha sido uma das damas de companhia da antiga rainha, e se casaram cerca de apenas 10 dias depois.

Pintura retratando Jane Seymour (Joana Seymour), terceira esposa de Henrique VIII
Dizem que o fantasma de Jane Seymour, assombra Hampton Court até hoje. Seu fantasma tem sido visto com certa frequência vagando pelo palácio. No aniversário de nascimento de seu filho Edward (12 de outubro) ela é vista subindo a escadaria que leva para a Galeria de Prata, vestindo uma túnica branca. Infelizmente, essa galeria não é aberta para os visitantes e poucos são autorizados a entrar neste local.

Também dizem que Jane ainda vaga pelo pátio da "Clock Court", carregando um castiçal iluminado com velas. A "Clock Court" é uma ala do Palácio de Hampton Court, nomeada à partir do relógio astronômico encomendado por Henrique VIII, em 1540. Sua parte externa mostra a hora em números romanos (I a XII, que são repetidos duas vezes, primeiro para a manhã e tarde, e em seguida, para a noite), e os números no centro mostram as fases da lua. O Sol é mostrado dando a volta ao redor da Terra, uma vez que esta era a crença daquele período.

O Fantasma de Sybil Penn, A Dama de Cinza


Sybil Penn foi uma enfermeira, que serviu a dinastia Tudor por cerca de quatro gerações. Ela cuidava do filho mais novo de Henrique VIII, Edward, e também foi a pessoa que cuidou de Elizabeth, filha de Henrique VIII, quando houve um surto de varíola em 1562. Sybil Penn acabou sendo vítima da doença não muito tempo depois de Elizabeth ter recuperado. Ela foi enterrada na igreja de Hampton, que fica bem próxima do palácio.

Quando a antiga igreja foi demolida no ano de 1829, os restos mortais de Sybil Penn teriam sido "perturbados", e dizem que ela retornou ao quarto que habitava durante sua permanência no Palácio de Hampton Court. Pouco tempo depois, o som de uma roca de fiar podia ser ouvida atrás de uma parede na ala sudoeste do palácio. Quando o muro desta parede foi demolido, um pequeno e velho quarto esquecido foi encontrado. Adivinhem o que ele continha? Sim, uma antiga roca de fiar.

Dizem que ela é o fantasma mais "persistente" do Palácio Hampton Court. Em 1986, uma "Dama de Cinza", teria sido vista em diversas dependências do palácio, bem como na Clock Court. Muitos acreditam que a "Dama de Cinza" seja o fantasma de Sybil Penn.

O Cão do Armário de Wolsey


Sim, isso mesmo, a sensação da presença de um cachorro frequentemente é comentado por visitantes, guardas e outras pessoas, como tendo uma "atmosfera estranha". Um vigia noturno, recusou-se a entrar no pequeno quarto (que antigamente era uma espécie de closet), pois teria sentido uma presença "maligna". Um cachorro teria sido visto e ouvido na sala, por mais de uma ocasião, e a presença de um cão, teria sido sentida por um "sensitivo". Esse realmente é bem inusitada.

Um "Fantasma Apelidado de Esqueleto" Teria Sido Registrado por uma Câmera do Circuito Interno de TV no ano de 2003


No outono de 2003 algo que tanto a mídia britânica quanto internacional classificou de "muito assustador" teria sido registrado por uma das câmeras de segurança do Palácio de Hampton Court.

Por três dias consecutivos, a equipe de segurança do palácio foi chamada para fechar uma determinada porta de emergência (aquelas do tipo corta-fogo), que ficava próxima da "Exposição Introdutória" do palácio. No primeiro dia, as imagens do circuito interno mostravam as portas abrindo com grande amplitude e força, porém nada além disso aparecia. No segundo dia, a mesma coisa aconteceu, porém desta vez uma "figura de aparência fantasmagórica" usando uma espécie de vestido apareceu rapidamente e fechou as portas. As portas se abriram novamente no terceiro dia, mas não havia mais sinal do "porteiro" fantasmagórico. Veja o vídeo:



Na época, James Faukes, um dos seguranças do Palácio de Hampton Court concedeu uma entrevista para a BBC dizendo o quão foi "assustador" o momento em que o responsável por abrir as portas havia sido descoberto.

"Foi incrivelmente assustador, porque a pessoa simplesmente não parecia humana", disse James Faukes. Ele também passou a dizer que ele não achava que aquilo fosse um trote ou uma brincadeira de mal gosto.

"Eu pensei que alguém estava brincando com a gente, mas nossos guias fantasiados não possuem um traje parecido. É realmente muito inquietante", completou.

Uma turista australiana escreveu no livro de visitas do palácio, justamente no segundo dia, que ela também achava que tinha visto um fantasma naquela área do palácio. Além disso, os seguranças disseram que o alarme disparava sempre no mesmo horário em que acontecia esses "fenômenos" com a porta de emergência durante aqueles três dias.

"Também estamos confusos - isto não é uma brincadeira, não manipulamos isso. Realmente não sabemos quem é ou o que isso é", disse na época, Vikki Wood, porta-voz do Palácio de Hampton Court, quando lhe foi perguntada se aquilo não se passava de uma farsa.

O que se sabia na época é que as imagens tinham sido gravadas em outubro, mas só foram divulgadas no mês de dezembro. Além disso, muitas pessoas questionavam a imagem, porque daria para perceber que o fantasma, apelidado de "Esqueleto" (devido a aparência "semelhante" ao vilão do desenho He-Man), estaria usando sapatos, que ele sabia abrir e fechar com certa experiência portas de emergência modernas, aparentando ter características muito tangíveis, assim como dedos e mãos muito reais que seguravam nas portas de um modo como uma pessoa real faria. Muitos consideram a filmagem como algo bem ridículo (fica evidente o motivo, não é mesmo?).

Enfim, bem difícil de acreditar nesse "Esqueleto", não é Assombrados? Confira o texto publicado pelo Mateus sobre esse assunto, acessando este link: O Fantasma de Hampton Court Palace. Assim como esta notícia assombrada (Criança Fantasma Vagando pelo Hampton Court Palace - #139) gravada por ele (confesso que fui uma das pessoas na época que não vi absolutamente nada).

É isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado da notícia sobre a foto tirada por Trevor Tye, e também que tenham conhecido um pouco sobre a história do Palácio de Hampton Court e um pedacinho da conturbada história da dinastia Tudor, principalmente do reinado do Rei Henrique VIII.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://blog.br.viator.com/londres/hampton-court-palace/
http://hauntedearthghostvideos.blogspot.com.br/2014/01/two-full-view-apparitions-caught-on.html
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk/3336299.stm
http://newsfromthespiritworld.com/2013/06/11/ghostly-pics-hampton-court-ghost/
http://www.britroyals.com/tudor.asp?id=catherine_howard
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/ghost-henry-viiis-wife-caught-7080555
http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/features/6826177/Is-this-the-ghost-of-Henry-VIIIs-wife-Mysterious-figure-caught-on-camera-at-royal-palace.html
https://tudorbrasil.wordpress.com/2012/09/04/fantasmas-no-palacio-de-hampton/
Comentários