3 de dezembro de 2015

Vídeo Japonês Captura Criança Fantasma em Quarto?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Assombrados, algumas pessoas hoje me enviaram um link do Facebook com um vídeo bem interessante. Ele mostra um quarto, onde tem uma pessoa aparentemente dormindo perto de uma luminária de chão, e de repente aparece um espírito de uma garota que fica andando pelo local por cerca de um minuto. (dê play no vídeo acima para assistir.)

Quando o assunto é Japão, tem um cara que pode procuro na hora, o Rusmea do Curionautas.com.br e ele me explicou algumas coisas interessantes.

Ilustração de uma
Zashiki-warashi
A moça fantasma que aparece no vídeo na verdade é um Yokai chamado Zashiki-warashi, literalmente "Criança do quarto de tatames*", e é frequentemente descrita como um espírito doméstico semelhante a um filho, podendo ser de ambos os sexos com cerca de 3 a 12 anos de idade.

Costuma-se dizer que quando um Zashiki-warashi habita uma casa, a sua família será próspera mas quando sai, a casa cai em ruína. Muitas pessoas colocam doces nas casas para a Zashiki-warashi. Dizem que quando uma família se torna muito próspera de repente, é porque foi "abençoada por Zashiki-warashi", e também que Zashiki-warashi nunca é vista, salvo quando está prestes a abandonar a casa e consequentemente, tal avistamento é tido como mau-agouro. Isso depende da região. Para alguns é sorte avistá-la.

Sua presença no entanto, é muitas vezes marcada pelas travessuras que ela faz com as pessoas enquanto dormem, como mover os travesseiros e puxar o dorminte para fora da cama.

O vídeo que está rodando o Brasil foi originalmente postado pelo usuário Masahiro Ito no Facebook dia 18 de dezembro de 2014, e ele legendou o vídeo com o seguinte texto traduzido do japonês para o português:

伊藤征浩
座敷童の撮影に成功!
見た方は、幸せになれる…かも!

"Consegui filmar com sucesso a Zashiki Warashi!
As pessoas que assistirem esse vídeo podem se tornar felizes... Talvez"

座敷童の撮影に成功!見た方は、幸せになれる…かも!
Posted by 伊藤征浩 on Quinta, 18 de dezembro de 2014


Agora, o vídeo é real? Rusmea acredita que não, e diz que os quartos no Japão são bem pequenos, e que pelo ângulo da filmagem a pessoa deve estar em cima de uma cadeira.

Outra coisa que chamou a atenção é que logo no início do vídeo postado por Masahiro Ito, é que aos 5-8 segundos dá para ver uma moldura. Aquilo poderia ser ou a moldura de um quadro ou o batente de uma porta. Se for a moldura de um quadro, a menina fantasma poderia facilmente ser projetada ou refletida.

Rusmea me disse também que no Japão tem gente que gosta de ver vídeos falsos. É algo da cultura do país. Eles sabem que é falso, mas assistem. E também me alertou que os japoneses por serem muito honestos, acabam acreditando nesse tipo de vídeo.

Para saber mais sobre a Zashiki-warashi, recomendo ler a postagem que o Rusmea fez em seu blog. Também dê uma conferida em seu canal no Youtube.

* O Tatame é um tipo de tecido de palha entrelaçada, usado como tapete ou revestimento no piso tradicional japonês. O tatame tradicional é feito de palha de arroz prensada revestida com esteira de junco e faixa preta lateral. O seu formato e tamanho são padronizados. É o piso das áreas secas de uma residência e serve de medida para os cômodos.
Comentários