20 de dezembro de 2015

Uma Foto Provaria a Existência de um Mecanismo Para a Liberação de "Chemtrails" Por Aviões?


Por Marco Faustino

Uma foto que passou a viralizar em muitos blogs, fóruns de discussão e sites de cunho conspiratório ao redor do mundo esta semana, tinha a premissa de expor a verdade a respeito de um assunto muito polêmico chamado de "chemtrails". Para quem ainda não está por dentro do assunto, esse termo em inglês significa "rastros químicos" ou "trilhas químicas".

Esse termo sustenta basicamente uma teoria da conspiração, que aponta que os rastros deixados por alguns aviões, na verdade seriam rastros de produtos químicos ou agentes biológicos, deliberadamente pulverizados a grandes altitudes. A motivação varia desde propósitos de controle do clima, até provocar danos à saúde da população, que poderia levar inclusive a uma eventual "redução populacional". Futuramente será publicado um especial sobre esse assunto aqui no blog AssombradO.com.br e no respectivo canal no Youtube.

Voltando ao assunto principal desta postagem, a imagem parcialmente colocada acima, foi publicada recentemente na rede social de notícias e de entretenimento chamada Reddit, sendo em seguida postada no site de compartilhamento de imagens chamado Imgur no último domingo (13). A foto que já foi visualizada mais de 2 milhões de vezes, mostraria o que seria um mecanismo de liberação desses rastros químicos (chemtrails) em um painel de um avião, que não havia sido mencionado o respectivo modelo. Entretanto, será que isso é realmente verdade? Vamos saber mais sobre esse assunto?

O tópico criado por um usuário denominado "hotparents" no Reddit cujo título é "My dad is an Aircraft Maintenance Engineer. He sent me this" ("Meu pai é um Engenheiro de Manutenção de Aeronaves. Ele me enviou isso", em português) causou um grande alvoroço em muitos sites conspiratórios. Como dissemos anterioremente, foi postada uma foto, que para muitos seria a "prova definitiva" da utilização de aviões, podendo ser até mesmo comerciais, para a liberação dos chamados "rastros químicos", que tanto alimentam uma das maiores teorias conspiratórias já criadas até hoje.

Imagem divulgada no Imgur e no Reddit onde apontaria um mecanismo para a liberação de chemtrails, ou seja,
rastros deixados por aviões, que deliberadamente pulverizariam produtos químicos nocivos a grandes altitudes,
com o objetivo de causar danos à saúde da população
É possível ver o que seria um painel de um avião com alguns botões e chaves de "liga e desliga" de algumas funcionalidades do mesmo. Dentre esses botões, um deles chama a atenção, pois está escrito "CHEMTRAILS", e estaria ativo no momento em que a foto foi tirada. Nem é preciso dizer que rapidamente a foto viralizou. Entretanto, ao contrário de muitas outras fotos, que por vezes ficam sem algum tipo de explicação, não demorou muito para que a verdade sobre esta viesse a tona.

Foto com exemplos do que seriam "rastros químicos" deixados por aviões ao redor do mundo
Essa foto do painel, em particular, vem sendo sistematicamente publicada por teóricos da conspiração pelo menos desde o ano passado, como é possível constatar em uma postagem realizada por um usuário denominado "Ajax" no fórum de discussões de um site chamado JetCareers.com, uma espécie de uma comunidade voltada para profissionais de companhias aéreas. A foto, no entanto, não prova que produtos químicos estão sendo deliberadamente despejados no ar por aviões sobre a população. Limita-se apenas a provar como alguns usuários de internet conseguem editar razoavelmente bem uma foto, e viralizá-la assim como tantas outras. Resumindo, a foto é apenas uma manipulação digital.

Em primeiro lugar é importante que vocês notem o tipo da fonte utilizada para identificar cada componente no painel. Essa é a maneira mais simples para identificar que a foto não passa de uma farsa. As letras "E", "M", "T" e "S" utilizadas para escrever "CHEMTRAILS" são diferentes das letras "E", "M", "T" e "S" utlizadas para identificar outros componentes na mesma imagem.
Imagem mostrando a fonte utilizada bem como o formato específico e padronizado das letras "E", "M", "T" e "S" utilizadas
para escrever as palavras "TIMER", "SYS" e "BLEED"

Imagem mostrando as letras "E", "M", "T" e "S" utilizadas para escrever "CHEMTRAILS", que são bem diferentes e destoam
das demais letras utilizadas para identificar os demais componentes do painel
Outro detalhe é que diversos comentários, tanto no Reddit quanto no fórum JetCareers.com, indicam que a imagem original teria sido tirada do painel superior (painel que fica acima da cabeça do piloto) de um ERJ-145. Esse avião seria um bimotor com capacidade para transportar até 50 passageiros em viagens interestaduais, desenvolvido e fabricado em larga escala em nosso país a partir da década de 1990 pela Embraer. Interessante, não é mesmo?

Não temos a confirmação se seria exatamente esse modelo ou se o painel pertenceria realmente a alguma aeronave fabricada pela Embraer, porém a diagramação do painel desse avião, de acordo com o site 145studyguide.com, mostra muitas semelhanças. Aliás, a chave de liga e desliga, supostamente indicando "chemtrails", na verdade seria para ligar ou desligar a luz indicadora de "cockpit estéril".

Diagramação do painel superior das aeronaves ERJ-135 e ERJ-145, de acordo as informações do site 145studyguide.com
O "Cockpit Estéril" (chamado de "Sterile Cockpit", em inglês) é basicamente uma regra imposta pela FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) em 1981, após anos de estudos sobre acidentes, cuja causa principal havia sido atribuída à distração dos pilotos no cockpit durante as importantes fases de aproximação e pouso. Nos primórdios da aviação comercial com tripulação múltipla, os pilotos não tinham muito tempo para se distrair, já que tinham que navegar, cuidar dos motores e pilotar o avião.

Com o aumento da automação no cockpit (piloto automático, sintonia automática de rádios de navegação, auto-throttle, entre outros), os pilotos passaram a ter mais tempo para conversar sobre assuntos não essenciais ao voo e o gravador de vozes da cabine passou a capturar desvios de conduta na maioria dos voos em que ocorreram acidentes. Resumindo, a regra proíbe principalmente as atividades impertinentes – aquelas não necessárias para a segurança do voo, incluindo conversas irrelevantes – de serem conduzidas durante as fases críticas do voo, incluindo o taxiamento. Portanto, a luz serve para indicar ao restante da tripulaçã, para que não pertubem os pilotos durantes essas fases, exceto se houver algo muito grave acontecendo.

Tentativas anteriores de viralizar a imagem original como se a mesma apresentasse um mecanismo para a liberação
de "rastros químicos" por aviões. A primeira pertence a um vídeo postado no youtube em maio do ano passado e a segunda
foi publicada por um site de cunho conspiratório em setembro deste ano.
Algum tempo depois de ter postado a foto, e ao ver que a viralização sem controle já havia começado pela internet, o usuário "hotparents" fez um comentário sobre a foto em sua própria postagem no Reddit. Veja o que ele escreveu:

"Apenas para fins de informação, meu pai é bem categórico, que a teoria dos rastros químicos seja uma completa besteira. Ele me mandou isso como uma forma de humor. Ar quente e H2O = condensação.

Editado: Só para acrescentar um pouco de contexto a esta imagem, eu pedi ao meu pai para explicar a ciência por trás dos rastros, e ele me encaminhou isso como uma forma de humor. Aparentemente isso está circulando entre seus companheiros de trabalho
".

Comentário posterior do usuário "hotparentes" no Reddit, admitindo que a foto não seria verdadeira.
A tradução do comentário foi postado acima.
Mais uma vez podemos perceber que a foto não é verdadeira, mas apenas uma manipulação digital, assim como muitas outras anteriores. Se você encontrar essa imagem por aí, mesmo com nomes semelhantes e que mostrem o mesmo painel, você já sabe a verdade.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://forums.jetcareers.com/threads/chemtrails-why-people-believe.204770/
http://imgur.com/gallery/cAZXAxR
http://www.avioesemusicas.com/cockpit-esteril-mordaca-abaixo-de-10-mil-pes.html
http://www.pilotopolicial.com.br/mantendo-o-cockpit-esteril-uma-tecnica-de-controle-de-atencao-essencial/
http://www.snopes.com/chemtrails-switch-photo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_ERJ-145
https://www.reddit.com/r/pics/comments/3wmtx5/my_dad_is_an_aircraft_maintenance_engineer_he/

http://www.145studyguide.com/sample1.php
https://www.youtube.com/watch?v=T65jkTuL40k
http://thespudd.com/plane-crash-kills-163-after-pilot-forgets-to-turn-off-chemtrails-when-landing/
Comentários