28 de dezembro de 2015

Um Homem Chamado "Parker Warner Wright" Afirmou Ser o Autor do Misterioso Vídeo 11B-X-1371

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Sem dúvida alguma um dos principais enigmas deste ano, continua sendo o misterioso e enigmático vídeo amplamente chamado de "11B-X-1371". Quando aconteceram os atentados terroristas em Paris, no mês passado, o vídeo voltou a ser um dos principais assuntos na internet, pois começaram a surgir especulações, que apontavam que o vídeo poderia ter "previsto" uma das maiores tragédias humanas do século 21. De qualquer forma a pergunta principal, a mais popular e que todos se faziam, era quem estava por trás desse vídeo. Afinal, quem era o autor?

A resposta para essa pergunta pode ter surgido no final do mês de novembro, quando um usuário utilizando o nome de Parker Warner Wright (cuja abreviação que mais vem sendo utilizada é "PWW") criou uma conta no Twitter e no Facebook, simplesmente alegando ser o autor do vídeo. Ele forneceu algumas evidências, apontando que seria realmente ele o responsável, e fez uma revelação um tanto quanto pertubadora. Segundo ele, as pessoas que estão tentando decifrar seus enigmas, não estão nem perto de obter as verdadeiras respostas. Vamos saber mais sobre esse assunto?

No dia 30 de novembro foi criada uma conta no Twitter e no Facebook com o nome de "Parker Warner Wright". Em seu primeiro tweet o usuário simplesmente escreveu "#11BX1371 @Gadgetzz @Exen", que foi o suficiente para chamar a atenção de Johny (John-Erik) Krahbichler, responsável pelo site GadgetZZ.com (principal site que desde o começo divulgou o vídeo em questão), e do usuário polônes "Exen", um dos maiores colaboradores na tentativa de elucidar as origens do vídeo mais enigmático deste ano. Não é preciso dizer também que o tópico relativo a este assunto no Reddit ficou um tanto quanto movimentado deste então.

Entretanto, seria realmente essa pessoa a responsável pela criação do vídeo? Foi justamente isso que o site GadgetZZ.com recentemente tentou desvendar, apontando algumas evidências. Nós também fomos atrás de algumas outras pistas, e comentaremos um pouco sobre elas a partir de agora.

A Análise do Material Postado Pelo Usuário "Parker Warner Wright"


Em sua conta no Facebook, o usuário "Parker Warner Wright" diz pertencer a uma empresa chamada PWW Production, em uma comunidade não incorporada chamada Timbuctoo, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Talvez seja essa a primeira ironia, pois a localidade é uma "cidade fantasma". A cidade teve seu auge na década de 1850 devido a mineração de ouro, porém as atividades econômicas na cidade, que outrora tinha sido uma das maiores do condado de Yuba, foram cessadas definitivamente em 1893.

O usuário "Parker Warner Wright" disse que sua "empresa" fica localizada na cidade fantasma de Timbuctoo,
no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Seu trabalho mais conhecido seria o misterioso vídeo 11B-X-1371.
Segundo a lenda, a cidade possui esse nome incomum, pois o mesmo foi inventado por um mineiro afro-americano que garimpava na região. Ele dizia que tinha vindo de uma região chamado de Timbuktu, no Mali, embora até hoje não esteja claro se a cidade foi nomeada ou não por ele ou após sua chegada. Em algumas versões da lenda, ele era ou um escravo, que havia fugido ou então que tinha sido libertado.

Placa que existe até hoje, identificando a cidade fantasma de Timbuctoo, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos
O usuário Parker Wright diz ser um artística político e cineasta de curta-metragens, e aparentemente não demonstra nenhum receio em dizer que seu trabalho mais conhecido é o vídeo "11B-X-1371", um vídeo de 2 minutos com vários códigos escondidos, que segundo ele, contém "mensagens políticas". Aliás, como citação ele colocou a seguinte frase: "Cada palavra que é falada e cantada aqui diz pelo menos uma coisa: que esta era humilhante não foi capaz de ganhar o nosso respeito".

Detalhes que foram adicionados pelo usuário Parker Warner Wright em sua conta no Facebook
Essa citação mencionada acima pertence ao diário de Hugo Ball, que foi um poeta alemão, dramaturgo e crítico de arte. Ele pertencia ao movimento "Dada", e escreveu o chamado "Manifesto Dada" em 1916. Para situar vocês rapidamente a respeito desse assunto, podemos dizer que o "Dada" foi um movimento cultural envolvendo artes visuais, literatura (poesia, manifestos de arte, teoria da arte), teatro e design gráfico, e concentrou sua política anti-guerra através de uma rejeição das normas vigentes na arte através de obras culturais anti-artísticas. O movimento começou em Zurique, na Suíça, e atingiu seu auge entre os anos de 1916 e 1920.

Fotografia de Hugo Ball durante uma apresentação no Cabaret Voltaire em 1916. O local, que tinha propósitos artísticos e políticos,
foi fundado por ele juntamente com alguns amigos, em 5 de fevereiro daquele mesmo ano. Os eventos que eram realizados
no Cabaret Voltaire se mostraram cruciais na fundação do movimento de arte anárquica. 
O usuário "Exen", também no dia 30 de novembro, começou a trocar algumas mensagens, obviamente pedindo provas de que "Parker Warner Wright" fosse realmente a pessoa responsável pelo vídeo. Uma das primeiras foi a foto da máscara utilizada na gravação. Vale ressaltar nesse ponto, que nos séculos 17 e 18, alguns médicos usavam máscaras que pareciam bicos de aves, repletas de itens aromáticos. As máscaras eram concebidas para protegê-los do ar fétido, que (de acordo com a teoria miasmática da doença) era considerado como a causa da transmissão da Peste Negra (também conhecida como peste bubônica), que assolou a Europa no passado.

Comparativo entre a máscara utilizada no vídeo e a foto da máscara postada por Parker Warner Wright.
Note os detalhes semelhantes.
Apesar de existirem diversas máscaras desse tipo ao redor do mundo, e pelo fato de ser marrom (no vídeo ela aparentava ser preta), existem certas características muito interessantes, que nos permite dizer que essa máscara poderia ter realmente sido utilizada no vídeo. Reparem na costura utilizada na região dos olhos e uma pequena marca que ambas possuem. Seria apenas coincidência?

Em um comentário feito por um usuário chamado Daniel Stroupe, no site do GadgetZZ, é esclarecida a razão pela qual a máscara parecia ser preta no vídeo. De acordo com Daniel, isso acontece porque o vídeo está em uma escala de cinza e não é simplesmente preto e branco. Estando nessa escala, a cor marrom automaticamente é vista como preto. Se você olhar para suas roupas que a pessoa usa no vídeo, poderá notar que elas são pretas, porque uma vez estando na escala de cinza, perde-se toda a noção de profundidade e contraste, ou seja, se torna preto. O marrom fornece um espectro de branco para preto devido à superfície polida. Se fosse uma máscara preta, ao invés do marrom, as pessoas não teriam sido capazes de ver o pequeno "entalhe" no nariz da máscara, bem próximo da região dos olhos. Interessante, não?

O responsável pelo site GadgetZZ alega ter conseguido uma foto das luvas utilizadas no vídeo. De acordo com Johny, uma das pessoas que estava presente em um bate-papo através do IRC, forneceu a ele esta foto. O usuário "Parker Warner Wright" disse que as luvas estavam conectadas a um Arduíno, e como prova de que estava realmente falando a verdade, ele forneceu o código-fonte utilizado (clique aqui para vê-lo).

Foto do que seriam os pares de luvas, que seriam bem semelhantes as luvas utilizadas no vídeo 11B-X-1371
De qualquer forma, Johny disse que não pode deixar de notar que aparentemente uma das luvas estaria faltando, assim como a parte que cobriria os dedos. Porém, Parker alegou em uma entrevista (supostamente feita com ele, e que comentaremos mais a frente), que ele teria dado a luva de sua mão direita (a mesma que ele mostra no vídeo), para um colecionador, mas ninguém sabe quem seria este colecionador.

Uma outra observação feita por Johny, em sua mais recente postagem sobre o assunto, seria o motivo pelo qual existe mais de um par de luvas, sendo que apenas uma foi utilizada no vídeo. Sinceramente, eu não acredito que esse seja realmente mais um mistério, pois deve ter sido fabricado mais de uma, para que tivesse mesmo um par reserva caso uma delas apresentasse defeito ou viesse a ser danificada de alguma forma.

O usuário, supostamente "Parker Warner Wright", mudou a descrição do vídeo original no Youtube, que também foi publicado sob o nome de "Parker Wright". Antigamente aparecia escrito "Are you listening?" ("Você está ouvindo?"), sendo que agora aparece a frase "Are you watching" ("Você está assistindo?").

Na conta criada no Facebook, o usuário "Parker Warner Wright" postou duas fotos de um DVD que supostamente seria do mesmo lote que Johny recebeu, com a finalidade de comparar os números de série. Segundo informações do próprio Johny, isso ainda não teria sido verificado, porque ele não teria conseguido ler o serial contido na foto supostamente tirada por Parker.

Entretanto, se você olhar com atenção, é possível verificar que ao menos um deles confere. O serial que aparece mais nitidamente, o VR5F 16-00829, é o mesmo em ambos os DVDs.

Fotos postadas pelo usuário Parker Warner Wright, referentes a um DVD que seria do mesmo lote
do DVD enviado para o responsável pelo site GadgetZZ.com
DVD que foi enviado ao Johny, responsável pelo site GadgetZZ.com


No dia 4 de dezembro, o usuário "Parker Warner Wright" fez a seguinte postagem: "Someone would have to be very clever, to produce the amount of evidence I have presented. It's actually quite comforting, to see there are so many skeptics in the world, but I wonder how far that stretches outside my puzzle" ("Alguém teria que ser muito inteligente, para produzir a quantidade de evidências que apresentei. É realmente muito reconfortante em ver que há muitos céticos no mundo, mas eu me pergunto o quão longe eles iriam além do meu quebra-cabeça"). Realmente, tudo parece apontar que seja ele realmente o autor do vídeo, não é mesmo?

Postagem do dia 4 de dezembro, feita pelo usuário Parker Warner Wright


Entretanto, além das incertezas que são inerentes sobre as provas apresentadas, há algumas outras coisas que parecem um tanto quanto suspeito. Por exemplo, alguém fez uma reivindicação de direitos autorais em uma das cópias desse vídeo, o 11B-X-1371, no Youtube. Esse alerta foi dado por um outro canal no Youtube, o ReignBotHorror, através da respectiva página no Facebook

Segundo a usuária, apareceu em sua conta, que o vídeo feito por ela tentando explicar se o 11B-X-1371 seria uma farsa ou uma espécie de ameaça terrorista, possuía um conteúdo com direitos autorais. Ela postou uma screenshot do que estava aparecendo em sua tela, em sua conta no Facebook, na última terça-feira (15). Na imagem é possível ver que o requerente permite a exibição do conteúdo, porém propagandas podem aparecer durante a exibição do vídeo dela. Além disso, é possível ver que o requerente seria uma empresa chamada "Azteca".

Aviso de vídeo contendo material protegido por direitos autorais recebido pela usuária ReignBotHorror
"Pessoal, esta é uma screenshot de minha página. Diz que o 11B-X-1371 é propriedade de Azteca. Não faço ideia de quem seja, mas, aparentemente, alguém tem tem os direitos autorais sobre o vídeo. Então se isso é algum tipo de coisa terrorista para assustar, por que pertenceria a alguém? Tenho certeza que todos vocês sabem agora que isso é algo teatral...", disse a usuária ReignBotHorror.

O usuário chamado "Parker Warner Wright" chegou a responder na postagem dizendo a seguinte frase: "Desculpa, eu não quero ser precipitado, mas o Youtube geralmente testa coisas contra algoritmos para descobrir violações de direitos autorais. Não há nada no vídeo ou diretamente no áudio (sem considerar o processamento para a obtenção de imagens), no qual seja mesmo remotamente relacionado a qualquer outra vídeo, exceto por referências a outras obras de arte, nenhuma que seja de propriedade da Azteca"

Comentário feito pelo usuário "Parker Warner Wright" na postagem realizada pela usuária ReignBotHorror no Facebook
Ao meu ver isso não teria muita relevância, uma vez que qualquer pessoa poderia ter feito isso aleatoriamente com o objetivo de se aproveitar da situação e ganhar algum dinheiro. O usuário "Parker Warner Wright" alega não ter nenhum tipo de envolvimento com a empresa denominada "Azteca", assim como o vídeo não pertence, em hipótese alguma, a esta empresa.

 O responsável do site GadgetZZ disse que o "Parker Warner Wright" não forneceu a ele quaisquer amostras de caligrafia, para que ele pudesse comparar sua letra, com aquelas que estão no envelope e o no DVD recebido por ele. Aliás, o usuário prometeu enviar uma foto do cartão de visitas que Johny teria dado a ele em algum momento do passado, porém isso até agora não teria acontecido (também iremos comentar mais a frente sobre isso). De qualquer forma, Johny está confiante de que a pessoa cujo nome é "Parker Warner Wright" seria realmente o autor do vídeo, uma vez que, de acordo com ele, seria bem difícil alguém fabricar tais evidências. Porém, quais seriam as motivações para criar esse vídeo, e porque ele foi enviado para o Johny?

Quais Seriam as Motivações Para Criar o Vídeo 11B-X-1371? Teremos Outro Vídeo?


Segundo Johny, as respostas não são totalmente claras, pois Parker Warner Wright tem sido muito disperso em suas respostas. Até onde sabemos, sendo que este é o consenso da maioria das pessoas que até hoje tentam decifrar o conteúdo colocado no vídeo, o objetivo seria enviar uma mensagem política, a qual o usuário Parker Warner Wright denomina como "obra de arte". Assim sendo, pelo menos essa não seria uma ameaça real de uma célula terrorista ou do Estado Islâmico.

O conteúdo da mensagem não é totalmente conhecido, porém seria seguro afirmar, que tem algum tipo de relação com algum governo. A palavra "Disestablishmentarianism" (que poderia ser traduzido como "Desestabilizarismo"), que surgiu enquanto os enigmas eram decifrados, parece descrever perfeitamente o objetivo dele.

Na primeira postagem realizada sobre o vídeo 11B-X-1371 pelo site GadgetZZ, foi feito um comentário refente a última parte do enigma, que ainda não havia sido solucionado (comumente chamado no Reddit de 4x6 ou M4), e que foi decifrado apenas recentemente. Nesse comentário existem algumas suposições, que poderiam explicar o vídeo, muito embora o usuário Parker Warner Wright disse que a "chave" para decifrá-lo completamente seria apresentado em um próximo vídeo.

Comentário postado no site GadgetZZ.com tentando solucionar o mistério sobre o vídeo 11B-X-1371
"No criptograma solucionado:
STANDANDFIGHTWITHUSTAKEDOWNTHEBLACKBEASTKILLHISDISEASEORFALLWITHTHEREST
('ERGA-SE E LUTE CONOSCO PARA DERRUBAR A BESTA NEGRA. MATE SUA DOENÇA OU CAÍA JUNTO COM OS DEMAIS'). Isso certamente se encaixa no tema de morte e vírus, não é? Eu tenho uma possível teoria.

Parker Warner Wright disse em uma conversa, que ele se mudou para a Polônia, porque ele sentiu que os Estados Unidos o tinham traído. Isso poderia significar que ele trabalhou para o governo, e foi demitido ou algo assim... ou poderia significar, de forma mais simples, que ele se sentiu traído por uma política, lei, ou atitude que tomaram ou aprovaram. Logo, faria sentido que ele estivesse expondo sua raiva em relação aos Estados Unidos. A parte referente a 'DERRUBAR A BESTA NEGRA' poderia certamente ser utilizada para representar os EUA. Pode ser utilizado, mais especificamente, para representar o Obama ("a besta negra", uma vez que o Obama é afro-americano), mas honestamente eu acho que é improvável; PWW (Parker Warner Wright) não parece estar tentando transmitir mensagens racistas. A parte referente a "MATE SUA DOENÇA", me fez lembrar de uma outra frase, aquela do "Nós somos o antivírus". Isso poderia ser referente ao Parket Wright e seu pequeno culto... ou poderia ser Parket Wright, o espectador, e todos os outros espectadores. Talvez "MATE SUA DOENÇA" seja para eliminar a influência negativa que os Estados Unidos têm sobre outros países ou o conjunto atual de políticas dos Estados Unidos, que estão 'infectando' os EUA e o mundo. Parker Wright poderia querer dizer que todo o mundo precisa parar a doença dos Estados Unidos".

É importante ressaltar nesse ponto que a frase completa desse enigma inclui um pedaço anterior a essa mensagem, que originalmente seria "AHCJWVFEYCHWOSVGXUGQOYXGXASERFFOHDVSCIMRNBBXHWLNRCUSLFCSLXIPNMPCFQJIXZIGFXRCQBXTRMSVSBOGUURDOCL", sendo decifrado como "IPAZCOMPLACENTARETHEWEAKSTANDANDFIGHTWITHUSTAKEDOWNTHEBLACKBEASTKILLHISDISEASEORFALLWITHTHEREST", cuja tradução completa seria: "COMPLACENTES SÃO OS FRACOS. ERGA-SE E LUTE CONOSCO PARA DERRUBAR A BESTA NEGRA. MATE SUA DOENÇA OU CAÍA JUNTO COM OS DEMAIS". A principal questão aqui é o que a parte do IPAZ significa. Não há referências idiomáticas para isso e poderia ser uma espécie de anagrama ou sigla de alguma entidade.

Ainda assim, não é exatamente uma mensagem clara. Entretanto, como comentamos anteriormente, Parker Warner Wright disse que um será postado um outro vídeo, que estaria próximo de ser divulgado, e que tornaria as coisas mais claras. Aliás, o usuário Parker Warner Wright não está ativo apenas no Twitter e no Facebook. Pelo que consta, ele talvez teria ido até canais de bate-papo no IRC, e conversado com pessoas que buscam resolver seus próprios enigmas. Caso queira participar, ou talvez então mesmo encontrar esse usuário, basta acessar https://webchat.freenode.net/ e entrar na sala #11BX1371.

Surge Uma Suposta Entrevista Feita com o Usuário "Parker Warner Wright"


Por incrível que isso possa parecer, alguém também teria entrevistado esse usuário chamado "Parker Warner Wright". Você pode acessar a entrevista original, clicando aqui (em inglês). É difícil saber se a entrevista foi ou não criada aleatoriamente, uma vez que foi postado anonimamente no Pastebin, que basicamente é um site onde você pode armazenar textos por um período de tempo definido.

Evidentemente que iríamos traduzir a entrevista para vocês, confira abaixo:

P: Você é um Hacker Ético?
R: Não.

P: Você comprou ou você mesmo fez a máscara da Peste Nega? Quanto ela custou?
R: Eu mesmo a fiz. O custo do material girou em torno de US$ 25 (cerca de R$ 100 pela cotação atual).

P: Você disseminou o DVD em outros lugares? (exceto o parque e site Gadgetzz)
R: Deixei o DVD também em um trem do metrô, e o enviei para mais uma pessoa. É importante destacar que, o banco do parque era na Polônia, não na Espanha.

P: Algumas pessoas - não eu - fazem essa pergunta (eu sei que é muito incômoda, mas devo perguntar): o vídeo estaria de alguma forma relacionado a atos de terrorismo (como por exemplo, os ataques em Paris)? Você sabe alguma coisa sobre isso?
R: Não, embora se possa prever, no mundo de hoje, que algo como Paris iria acontecer e tais conexões poderiam ser feitas. Apenas fiz o vídeo, nada mais.

P: Quantas pessoas estavam envolvidas na gravação do vídeo?
R: Duas. Eu e um câmera.

P: Como se pode ter certeza que você é um dos autores? Você poderia fornecer uma evidência real, que não pudesse ser uma imitação?
R: Sou a única pessoa que pode explicar isso sem soar como se estivesse inventando coisas/enrolando, eu tenho a máscara, e três das luvas de LED, menos uma (a da mão direita) usada no vídeo. Eu dei essa luva para um colecionador, que não será revelado.

P: Você poderia dar a solução e o método utilizado no enigma considerado como "menor importância", que ainda não foi resolvido, para provar sua identidade?
R: Não. Eu vou esclarecer sobre o enigma "4x6" no próximo vídeo. Foi intencionalmente obscurecido, para garantir que não fosse decifrado.

P: Você poderia estabelecer uma maneira segura de se comunicar com as pessoas que visam solucionar seu vídeo? Após provar sua identidade, você poderia fornecer um sinal GPG?
R: Tenho certeza que eu posso pensar em alguma coisa.

P: Você está presente no canal de IRC chamado #11BX1371?
R: Não estou, mas pelo que me disseram, eu deveria estar.

P: Por que você fez "errado" com o corte de áudio em 12,5KHz do menu de áudio?
R: Você conhecia a especificação de codificação MP2?  Inicialmente, eu pretendia lançar em VHS, onde eu teria muito mais opções de esconder coisas, e nenhuma assinatura digital. Projetei o áudio em razão disso. O menu de DVD foi uma ideia posterior, qualquer esforço para encontrar um significado nela será infrutífero.

P: O que você esperava do vídeo? (ou dos próximos)?
R: Certamente eu não esperava "isso". Honestamente, pensei que teria um grupo muito pequeno de pessoas que tentaria decifrá-lo, e talvez alguns impostores... Talvez.

P: Você conhece o aetbx? Vocês são amigos?
R: Não, eu só posso supor que o AETBX seja um usuário do 4chan, dada a proximidade e devido ao tempo, desde quando isso chegou ao 4chan, até o momento que ele faz o upload. Não tenho contato e nunca tive com o AETBX, e não deixei o DVD em um banco de um parque na Espanha. Deixei apenas um DVD em um banco de parque, e foi na Polônia. Se quer mesmo saber, poderia ter sido muito facilmente jogado fora.

P: O vídeo poderia estar relacionado com a situação geopolítica atual, você quer que as pessoas "acordem" para ver o que você viu?
R: Sim, no sentido de que as pessoas precisam acordar, tanto em relação ao resto do mundo, quanto ao que está acontecendo. Existe o vírus da ignorância e a mídia está propagando isso. Meu vídeo devia provar isso. Claro, coloquei algumas coisas nele para manter as pessoas ocupadas. Porém, a questão é que eu estava errado em minhas suposições sobre como os meios de comunicação/pessoas reagiriam, isso nunca iria tão longe e não estaríamos tendo essa conversa.

P: O novo vídeo que você quer disseminar, é para reforçar a mensagem do vídeo atual ou será outra mensagem?
R: Espero reforçar a mensagem original, e será um pouco mais complexo/sistemático.

P: Você já participou da CICADA? Como solucionador dos enigmas ou como autor?
R: Não. Na verdade, eu não tinha ouvido falar sobre a CICADA até o momento que passei a trabalhar no meu primeiro vídeo.

P: Se ninguém decidisse publicar o vídeo (a partir do que foi encontrado no parque ou do site GadgetZZ), quais seriam seus próximos passos?
R: Eu ainda faria uma segunda parte, mas não teria feedback do público, que tem desempenhado um papel muito importante na forma como eu estou escrevendo a próxima parte.

P: Como você avalia as soluções encontradas até agora?
R: Eu não tive a chance de ver todos elas, existem muitas. Entretanto, a velocidade com que as pessoas decifraram os códigos ficou dentro das minhas expectativas. Em consonância com a mensagem como um todo, existem pessoas que chegaram próximas do que estou tentando dizer, mas de fato não chegaram a compreender totalmente. Espero que ao saber que estão diante de um artista, e não de uma ameaça ou aviso terrorista, possamos finalmente interpretar a arte.

Curiosa essa suposta entrevista, não?

Por que o Site GadgetZZ.com Foi Escolhido?


Quanto ao porquê de uma carta contendo um DVD ter sido enviada ao Johny, uma vez que ele poderia ter enviado para muitas outras pessoas ao redor do mundo, continua sendo um mistério. Em uma conversa pelo Twitter entre o Johny e o usuário "Parker Warner Wright", o mesmo se mostrou um tanto quanto disperso em suas respostas. Parker alegou que Johny havia entregue um de seus cartões de visita em suas mãos, o que sugeriria que ele tivesse ido a alguma feira de tecnologia.

A escolha do site, segundo o próprio Parker, teria sido aleatória, como se tivesse Johny tivesse ganhado na "loteria dos cartões de visita". Parker ainda não enviou a foto deste cartão de visita e também se recusou a dizer o local onde ambos teriam se encontrado. Além disso, quando perguntado sobre a razão pela qual ele não enviou o DVD para um site de notícias de um porte maior, ele simplesmente respondeu que não tinha os cartões de visita deles.

A escolha do site, segundo o próprio Parker, teria sido aleatória, como se tivesse Johny tivesse ganhado na "loteria dos cartões de visita"
Johny considerou essa resposta bem estranha, pois hoje em dia ninguém mais precisa de cartões de visita para enviar um conteúdo para um editor ou jornalista de um site de notícias de grande porte. Basta acessar a internet e procurar o email da pessoa desejada. Aliás, se ele estava em uma feira de tecnologia, é bem provável que ele recebeu outros cartões de visitas. "Parker Warner Wright" chegou a dizer que ele enviou o DVD para uma outra pessoa, mas ninguém sabe quem é.

Uma pista sobre quem é "Parker Warner Wright" talvez possa ser encontrada em sua conta no Facebook. As fotos em seu perfil são bem interessantes. A primeira parece ser uma imagem em branco, mas você pode visualizar a imagem de um "homem-pássaro" se você inclinar sua tela. Uma outra, no entanto, é a mais interessante, pois à primeira vista parece um quadro preto com algumas manchas.

Uma imagem postada pelo usuário "Parker Warner Wright" aparentemente escura, na verdade revela a silheuta de uma pessoa.
Seria esse o rosto de Parker, o suposto autor do vídeo 11B-X-1371?
Entretanto, algumas pessoas a identificaram contendo um "algoritmo de detecção de contornos". Ao utilizar o Photoshop, temos uma imagem do que parece ser uma pessoa, que talvez seja o próprio Parker Warner Wright.

Considerações Finais


Seria realmente o usuário Parker Warner Wright o autor do vídeo 11B-X-1371? Enquanto algumas perguntas foram respondidas, ainda há muita coisa que não sabemos. Algumas pessoas sugeriram que "Parker Warner Wright" pode ser parte de um grupo que fez o vídeo, ao contrário do que inicialmente se acreditava, ou seja, que ele fosse uma pessoa solitária.

Toda essa história desde o começo tem sido bem estranha, porém, de qualquer forma, pode ser um alívio pensar que estamos diante do autor do vídeo, e não considerá-lo como uma ameaça terrorista diante de tantas coincidências e especulações que foram levantadas no mês passado. Entretanto, algumas coisas são inevitáveis de serem questionadas. O que fez o autor se revelar justamente agora? Alguma coisa pode ter acontecido ou as pessoas que buscavam solucionar seus enigmas estivessem muito próximas de saber quem era seu criador.

Quando o Mateus me mostrou esse vídeo e ao ler os comentários no tópico referente ao assunto no Reddit, logo disse a ele que esse mistério seria rapidamente solucionado, bem diferente dos propósitos do CICADA 3301. No entanto, eu me enganei, pois apesar dos heroicos esforços de centenas de pessoas que até hoje tentam decifrar todos os seus possíveis códigos ocultos, o objetivo do vídeo nunca foi totalmente esclarecido.

E quanto a vocês, Assombrados, o que acham disso? Acreditam que ele seja mesmo o autor do vídeo 11B-X-1371? Vale ressaltar que a chave disso tudo pode estar no próximo vídeo que o "Parker Warner Wright" disse que será publicado em breve. Resta saber, é claro, como esse novo vídeo irá surgir. Será novamente enviado ao site GadgetZZ? Conterá novos enigmas? Saberemos de fato quem é a pessoa por trás do nome "Parker Warner Wright"? Pelo visto a internet provavelmente ganhará um novo enigma em 2016.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://gadgetzz.com/2015/12/17/is-this-the-creator-of-11bx1371/
https://en.wikisource.org/wiki/Dada_Manifesto_(1916,_Hugo_Ball)

https://en.wikiquote.org/wiki/Dada
https://en.wikipedia.org/wiki/Timbuctoo,_California
https://en.wikipedia.org/wiki/Cabaret_Voltaire_(Zurich)
http://pastebin.com/vhtR97hw
Comentários