9 de dezembro de 2015

Um "Cenário de Horror" Foi Fotografado em um Hotel Abandonado de Amboy, nos Estados Unidos?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Uma foto um tanto quanto intrigante começou a circular pela internet com mais intensidade nos últimos dias. A mesma foi postada no site de compartilhamento de imagens chamado Imgur na última segunda-feira (7), e já obteve mais de 1 milhão de visualizações.

A foto foi publicada por um usuário chamado "srslytho" (vamos considerar como sendo um homem), que havia postado sobre essa estranha imagem na rede social de notícias e de entretenimento chamada Reddit. O mesmo alega que possui um blog de viagens e turismo (apesar de não ter divulgado explicitamente o nome nem o endereço desse blog), e estava passando pela famosa e antiga Rota 66, quando resolveu tirar algumas fotos na pequena cidade de Amboy, localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, sendo que é considerada por muito como uma "cidade fantasma". Vamos saber mais sobre esse assunto?

Antes de começarmos a comentar sobre essa foto é importante que você saiba algumas coisas. Em todas as notícias sobre esse assuntos que estão sendo divulgadas, o local está sendo denominado como "motel". A palavra motel em inglês é como se fosse uma espécie de falso cognato, ou seja, é uma palavra semelhante em nosso idioma, mas que possui um significado totalmente diferente em outro, neste caso, o inglês.

Foto do hotel-restaurante chamado "Roy's Motel and Café", em Amboy, na Califórnia
A palavra "motel" em inglês é a junção de duas outras palavras "motor" e "hotel". Motor hotels eram e continuam sendo lugares para passar a noite após longas viagens de carro durante o dia. Para a maioria dos americanos, o significado continua sendo exclusivamente esse. Isso é totalmente o oposto quando lemos ou ouvimos essa palavra, pois logo imaginamos uma estrutura de hospedagem, cuja função não faz jus ao conceito de motel em inglês. Em traduções a palavra "motel" é normalmente traduzida como "hotel de beira de estrada" ou simplesmente como "hotel".

Outra coisa que você precisa saber é sobre a "Rota 66", que também é conhecida pelos norte-americanos como "The Mother Road" ("A Mãe de Todas as Estradas", em português) ou "Main Street of America" ("A Rua Principal dos Estados Unidos"), sendo uma das primeiras autoestradas dos Estados Unidos. Foi concebida pela primeira vez em 1926, para ligar a cidade de Chicago, em Illinois até Santa Mônica, no condado de Los Angeles, na Califórnia, compreendendo cerca de 4.000 km de estradas.

A antiga "Rota 66" que cortava boa parte do território norte-americano desde a cidade cidade de Chicago, em Illinois
até Santa Monica, no condado de Los Angeles, na Califórnia
A "Rota 66" tornou-se a rota principal de imigração durante a Grande Seca (evento conhecido como "Dust Bowl", em inglês), que atingiu áreas agrícolas do meio-oeste americano durante a década de 1930, bem como uma rota turística muito popular nas décadas de 1940 e 1950. Essa autoestrada sustentou dezenas de pequenas cidades ao longo do caminho, e após o nascimento do Sistema Interestadual de Autoestradas dos Estados Unidos, a falta de tráfego levou ao declínio de várias comunidades. Hoje em dia esta estrada proporciona uma viagem ao passado dos Estados Unidos, que de certa forma preserva em suas paredes toda a esperança e dias de glória de milhares de cidadãos americanos.

Por fim a última coisa que você precisa saber é sobre a pequena "cidade fantasma" de Amboy, que é uma cidade não-incorporada do condado de San Bernardino, no deserto de Mojave, na Califórnia. Ela localiza-se a oeste da cidade de Needles e a leste da cidade de Ludlow justamente na histórica "Rota 66". A cidade de Amboy possui apenas uma agência dos Correios, um antigo hotel-restaurante, um posto de gasolina e uma lojinha de artigos destinados a turistas, porém tanto o posto quanto a lojinha abrem apenas em alguns horários durante o dia, sendo que a maior parte do tempo não há ninguém na região. Aliás, segundo o último censo realizado em Amboy no ano 2000, ou seja, 15 anos atrás, havia apenas 4 pessoas na cidade. A localidade ainda contava com uma escola, mas foi fechada um ano antes, em 1999.

Foto tirada em 2006 da escola de Amboy, que foi fechada em 1999 e suas edificações
se localizam a poucos metros de distância do Roy's Motel and Café
A cidade que originalmente tinha sido inteiramente comprada por Roy e Velma Crowl na década de 1930, passou pela mão de alguns outros proprietários, sendo que um deles aproveitou-se do ar sombrio e precário da antiga cidade para oferecer a mesma como set de filmagens para diversos filmes que foram produzidos por estúdios de Hollywood. O mais famoso hotel-restaurante o "Roy's Motel and Café" (que tem esse nome devido ao proprietário original da cidade e do estabelecimento criado por ele) foi restaurado em 2008, porém o restaurante permanece fechado devido a falta de abastecimento adequado de água potável, assim como o hotel. Aliás, de vez em quanto o hotel ainda é utilizado para "exposições de arte" um tanto quanto estranhas (vamos comentar sobre isso mais a frente).

Foto tirada em janeiro de 1970, do Roy's Motel and Café, por Darrell Fullwider

Imagem do Google Street View de 2008 mostrando a escola de Amboy (à direita) e o Roy's Motel and Café (à esquerda)
Agora que você já sabe todas essas informações podemos prosseguir e comentar sobre essa foto que esta circulando pela internet e causando uma certa apreensão em muitos usuários.

Toda essa "euforia" ao redor desta fotografia começa quando um usuário chamado "srslytho" a publicou no Imgur e consequentemente no Reddit. De acordo com as informações fornecidas por esse mesmo usuário, ele tinha tirado essa foto logo abaixo do hotel abandonado (uma parte do Roy's Motel and Café), que estaria protegido por uma cerca, na "cidade fantasma" de Amboy, na Califórnia. Supostamente ele estava fotografando localidades ao longo da antiga "Rota 66" para seu blog de viagens e turismo.

Foto publicada pelo usuário "srslytho" no Imgur e no Reddit. Confira em: http://imgur.com/gallery/uRTqfwD
A primeira vista a foto mostra a imagem de um hotel de beira de estrada abandonado, assim como tantos que são encontrados ao longo da "Rota 66". Seria apenas foto aparentemente inocente e até mesmo podendo ser considerada artística. Muitas janelas estão quebradas, mas um pequeno detalhe dento de um dos quartos, tornaria o cenário um tanto quanto "aterrador" para quem observar com mais atenção. Dentro do único quarto que está com a porta aberta (na parte direita da imagem) é possível ver o que seriam "marcas de sangue" na parede ao fundo. O usuário que postou a foto disse que não havia percebido esse detalhe no momento que a tirou e só foi perceber isso algum tempo depois, provavelmente quando estava em sua casa.

O usuário "srslytho" não disse qual era o nome de seu blog, porém suspeita-se que seja um site chamado "Travel Fish", uma vez que no mesmo existem duas publicações relacionadas a cidades fantasmas na "Rota 66". Uma no dia 20 de outubro e outra no dia 25 de outubro deste ano, porém em nenhuma delas consta a cidade de Amboy.

A suspeita foi originada a partir de um de seus comentários no tópico aberto por ele mesmo no Reddit, onde se mostrou "revoltado" com a utilização de sua fotografia por tablóides britânicos. Segundo o usuário "srslytho", se ele "soubesse que isso aconteceria", ele teria relacionado a foto ao seu blog de viagens, sendo que o "Travel Fish" já havia sido divulgado anteriormente por ele em outro tópico. Porém, não podemos confirmar que o usuário "srslytho" seria o autor ou responsável por esse site, uma vez que, como dissemos anteriormente, ele não disse explicitamente qual era o nome nem o endereço de seu blog.

Imagem ampliada do último quarto onde um "cenário de horror" teria sido registrado "sem querer"
por um usuário do Reddit chamado "srslytho" em um hotel abandonado na "cidade fantasma" de Amboy
De qualquer forma, imediatamente após ele ter postado a foto, diversas especulações começaram a tomar conta do Reddit e foram se espalhando a medida que a notícia se propagava pelos tablóides britânicos. Muitos começaram a dizer que "srslytho" tinha fotogrado um cenário de crime, que obviamente não havia sido reportado para a polícia. Outros especulavam que se fosse realmente sangue, o mesmo passaria a ter uma coloração marrom com o decorrer do tempo (devido a oxidação). Assim sendo, se tivesse sido cometido algum crime, ele teria sido praticado pouco tempo antes da foto ter sido tirada.

Muitos usuários, no entanto, como já dissemos anteriormente, ressaltaram que o hotel-restaurante "Roy's Motel and Café" já havia sido utilizado como set de filmagens de alguns filmes no passado.

"A cidade de Amboy é uma locação muito popular para produções de terror na região Sul da Califórnia. O que você está vendo na foto é provavelmente o que restou do sessão de gravação de um filme", disse o usuário "GodGivesHeadInHeaven", no Reddit.

O usuário "TenYearsLovin" acrescentou, que de acordo com a Wikipedia, o último filme gravado no local teria sido "Beneath the Dark", cujo título em português chama-se "A Escolha". Nesse filme um casal que viaja de carro para Los Angeles decide passar a noite em um hotel. Entretanto, o local escolhido é estranho demais, e eles teriam que fugir antes que fosse tarde. O usuário "wonderband" lembrou que o hotel-restaurante já atraiu visitantes bem conhecidos, tais como Harrison Ford e Anthony Hopkins, que teriam autografado fotos nas paredes do restaurante. Entretanto, alguns outros comentários são bem mais interessantes.

Uma usuária cujo apelido é "dinosaurfur" chegou a comentar que seu marido, ela e seus filhos pequenos costumam passar todos os anos pela cidade de Amboy, a caminho de Flagstaff, uma cidade ao norte do estado do Arizona. Ela diz que estiveram na cidade (aparentemente este ano) após o dia de Ação de Graças, ou seja, após o dia 26 de novembro. Ambos fizeram uma parada e andaram pelos quartos do hotel abandonado.

Garrafas supostamente contendo urina colocadas em prateleiras em um dos quartos do hotel abandonado
Confira em: http://imgur.com/gallery/K1tMEei
De acordo com ela, havia uma espécie de "exposição de arte" em seis quartos. O último quarto estava repleto de garrafas de urina posicionadas em diversas prateleiras. A exposição seria para incentivar o "consumo de sua própria urina", caso você tivesse uma "dieta adequada". Basicamente o autor da exposição "catalogou" tudo o que consumiu durante um mês e colocou o resultado exposto na parede. Ainda segundo com ela, tudo aquilo era assustador e impressionante, porém seus filhos adoraram. A parte mais curiosa é que no final de seu comentário, ela disse não havia nenhuma marca de sangue em nenhum dos quartos (sendo que eles andaram por todos eles), apenas janelas quebradas. Se o comentário for mesmo verdadeiro poderia colocar essa foto como sendo supostamente tirada entre 27 de novembro e 7 de dezembro deste ano.

Alguns outros usuários aproveitaram a oportunidade para dizer para dizer o quão estranho a localidade é, principalmente durante a noite, visto que não existem animais, pessoas e raramente se escuta algum som nesse período. O usuário "JusticeTigris" chegou a dizer que ele e sua irmã certa vez viajavam em carros separados, e passavam por Amboy por volta de 3 da manhã. Foi quando tiveram que parar em uma cancela que se fechou, porque justamente um trem passaria. Nesse momento teria misteriosamente surgido um carro atrás do veículo de sua irmã, que bateu levamente na traseira do carro, acendeu os faróis e ficou parado. O trem nunca passou, a cancela abriu e ambos aceleraram deixando o misterioso carro para trás. Eles chegaram a parar rapidamente, mais a frente, em uma placa de "Pare", quando observaram 6 a 7 pessoas em ambos os lados da estrada, mal vestidos e que os observaram assim como uma pessoa normal faria. Obviamente eles não ficaram por lá para saber o que estava acontecendo, porém para ele foi a experiência mais assustadora de sua vida. Estranho, não é mesmo?

De qualquer forma o caso da fotografia é tanto quantro intrigante. Por que somente a porta daquele quarto está aberta? Será que o local estaria mesmo completamente abandonado? Apesar de ser um usuário antigo no Reddit, quem é de fato o usuário "srslytho"? Ele não tem histórico de postagens semelhantes a essa, a maioria envolve carros. Quando a foto foi realmente tirada? Aliás, em nenhum site é dito que a polícia local teria sido acionada para investigar. Talvez a polícia soubesse de uma recente gravação de filme no local? Enfim, tentamos contato com o usuário "srslytho" para sabermos maiores informações sobre essa foto, porém até o momento do fechamento dessa postagem, o mesmo não retornou nosso email.

E para vocês, Assombrados? Aquela parede manchada de vermelho, semelhante a "manchas de sangue" seria realmente apenas um cenário recente utilizado em alguma gravação de algum filme ou produção independente? Seria algo relacionado a algum crime recente ou apenas uma brincadeira de mal gosto feito por alguém para viralizar na internet? Uma mera manipulação digital? Por enquanto está difícil saber. Assim que tivermos maiores detalhes sobre essa foto ou caso o usuário "srslytho" retorne nosso contato, manteremos vocês informados por meio dessa postagem. Combinado?

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://andyjwells.tumblr.com/post/134729488042/can-you-spot-why-this-picture-of-an-abandoned
http://www.mirror.co.uk/news/world-news/can-you-spot-gruesome-secret-6967076
http://www.news.com.au/travel/world-travel/north-america/theres-something-terrifying-about-this-photo/news-story/d50f17c6a8091f530ba7db70327d7c84
http://www.teclasap.com.br/como-dizer-motel-em-ingles/
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/northamerica/usa/12038229/Amboy-Creepy-photo-of-abandoned-motel-freaks-out-reddit-users.html

http://travel.fish/route-66-ghost-towns-part-1/
http://travel.fish/route-66-ghost-towns-part-2/
https://en.wikipedia.org/wiki/Amboy,_California
https://www.reddit.com/r/creepy/comments/3vr3fm/i_shot_an_old_fenced_off_motel_in_the_ghost_town/?limit=500
https://www.reddit.com/user/srslytho
Comentários