30 de dezembro de 2015

O "Fantasma de uma Menina" Teria Aparecido na Foto Tirada em um Bar de Newcastle, na Inglaterra?


Por Marco Faustino

Quanto tempo eu não escrevo nada de "sobrenatural" ou "paranormal" que tenha acontecido na Inglaterra. Dessa vez, no entanto, temos um caso bem peculiar e curioso para postar. Uma foto publicada em diversos tablóides britânicos em meados desse mês era tanto quanto impressionante. Isso porque a foto, tirada em um bar e restaurante chamado Harry's, da cidade de Newscastle, na região nordeste da Inglaterra, mostrava o que seria um fantasma de uma garota, a qual muitos diziam que tinha uma aparência demoníaca e olhos ou "olheiras" profundas.

A foto teria sido tirada por duas adolescentes, Sophie Killip e Kayleigh Lomas, ambas de 19 anos, que tinham saído para jantar fora, uma espécie de jantar comemorativo natalino, e resolveram tirar fotos da bela decoração de Natal do Harry's. Quando foram olhar mais atentamente para as fotos, por volta de uma hora depois, tiveram uma surpresa que não foi nem um pouco agradável aos olhos delas. Vamos saber mais sobre esse assunto?

O Harry's Bar e Restaurante localiza-se bem perto da Universidade de Newcastle e do Newscastle City Hall, uma sala de concertos, que vem recebendo muitos espetáculos envolvendo música popular e artistas clássicos ao longo dos anos, bem como shows de stand up. É importante ressaltar que o Harry's fica na região central da cidade de Newscastle, que por sua vez fica a 440 km de distância de Londres, capital da Inglaterra, e pertence a uma região metropolitana, que possui mais de 1,5 milhão de pessoas segundo o último censo realizado em 2014. Considerando as fotos do seu interior, aparenta ser um belo bar e restaurante, e segundo o seu site, promove diversos eventos e festas ao longo do ano.

Imagem do Google Maps mostrando a localização do Harry's Bar e Restaurante, na cidade de Newcastle, na Inglaterra
Foto da fachada do Harry's Bar e Restaurante
Pelo que podemos ver nas fotos, o Harry's recebeu uma belíssima decoração natalina, contando com uma clássica árvore de natal, bolas vermelhas que foram colocadas penduradas junto aos lustres e luminárias, sem contar, é claro, uma iluminação especial em tom avermelhado, que com certeza deixaria qualquer pessoa no clima natalino. Também foram anexados adesivos de flocos de neve nos vidros que decoram suas respectivas colunas, conforme você pode ver abaixo:

Foto da galeria de imagens do Harry's Bar e Restaurante mostrando parte da decoração interior em clima natalino

Foto do interior do Harry's Bar e Restaurante mostrando a iluminação avermelhada também em clima natalino
Isso com certeza motivou as jovens amigas Sophie Killip e Kayleigh Lomas a registrarem cada momento que passaram no local, afinal se habitualmente as pessoas tiram fotos da comida, quem não tiraria uma foto de um lugar como esse para mostrar para os amigos? Pois bem, foi isso que elas fizeram.

Sophie Killip (à esquerda) e Kayleigh Lomas (à direita)
Entretanto, cerca de uma hora mais tarde, elas notaram o que seria um fantasma de uma criança, uma menina de cabelos escuros e que aparentemente estava sentada em uma mesa logo abaixo delas. A mesma parecia ter cortes em sua cabeça, usava roupas antigas e dava a impressão de estar olhando diretamente para a câmera com um olhar profundo.

Foto tirada pelas adolescentes Sophie Killip e Kayleigh Lomas, ambas de 19 anos, onde supostamente aparecia
o fantasma de uma menina sentada em uma mesa logo abaixo delas
"A mesa era a que estava bem abaixo de nós, e não havia ninguém sentado lá, assim sendo tiramos uma foto das decorações, porque estavam realmente bem bonitas", disse a estudante Sophie Killip.

"Não havia nada lá naquele momento, mas quando fomos olhar novamente a foto, não conseguíamos acreditar no que estávamos vendo. Foi muito assustador e eu fiquei bem impressionada", continuou.

"Parecia uma menina olhando diretamente para nós. Eu realmente consegui visualizá-la, com todas as suas características e tudo mais. Eu não acreditava em fantasmas até ver esta foto", completou.

"Até então não havia ninguém sentado nessa mesa, definitivamente há algo sobrenatural nesta foto", finalizou.

Segundo Sophie, a foto foi tirada em um sábado, dia 12 de dezembro. Ela também enviou a foto para uma amiga, que "lida com esse tipo de assunto", e ela disse que era a foto de fantasma mais nítida que ela já tinha visto. Interessante, não é mesmo? Entretanto, seria mesmo um fantasma de uma menina?

A Verdade Sobre a Foto Tirada no Harry's Bar e Restaurante em Newcastle, na Inglaterra


Acabamos de mencionar que Sophie Killip teria enviado a foto para uma amiga que lida com assuntos sobrenaturais ou paranormais, certo? Ao pesquisar rapidamente na internet encontramos duas postagens bem interessantes, que foram publicadas na página no Facebook da Furness Paranormal Society (Sociedade Paranormal Furness, em português).

Evidentemente vocês devem estar se perguntando o que é isso. Bem, de acordo com a descrição fornecida por eles mesmos, a Furness Paranormal Society foi fundada em 2014 após uma série de experiências paranormais pessoais que foram vivenciadas por membros do grupo, que é apontado como tendo apenas três pessoas (Josh Mcleav, Hollie Mossop e Dave Mossop), porém atualmente é muito provável que possua mais membros. A principal paixão da equipe é em relação a comunicação espiritual e ajudar as demais pessoas a terem uma melhor compreensão no âmbito da paranormalidade.

Imagem do Google Maps mostando a localização da cidade de Dalton-in-Furness em relação a cidade de Newcastle
A Furness Paranormal Society possui esse nome, porque foi fundada na pequena cidade de pouco mais de 7.800 habitantes de Dalton-in-Furness, no condado de Cumbria, na Inglaterra. Neste ponto vale destacar que a cidade fica a cerca de 220km de distância de Newcastle, praticamente do "outro lado" da Inglaterra.

Os membros, ao menos os fundadores, se descrevem como sendo investigadores paranormais, e por fim dizem que a equipe sempre vai procurar uma resposta alternativa antes de afirmar que algo é paranormal. Será mesmo? Vejam as duas postagens realizadas na página deles:

Postagens realizadas na página da Furness Paranormal Society nos dias 13 e 19 de dezembro
Na primeira postagem realizada no dia 13 de dezembro, justamente um dia após a foto ter sido tirada no Harry's Bar e Restaurante, possui o seguinte texto:

"Olá pessoal, ainda há pouco recebi uma mensagem de alguém que visitou Harry's Restaurante em Newcastle! A moça estava tirando fotos, e viu o que parece ser alguém sentado no lado direito da foto! Achei isso fantástico! Eu circulei a aparição em questão, ao menos é que todo mundo acredita ser! Abraços e beijos, Emily"

Presumimos, é claro, que Emily seja a tal amiga citada por Sophie, e que Emily faça parte da Furness Paranormal Society, uma vez que ela assina a postagem realizada na página deles.

A segunda postagem, desta vez realizada no dia 19 de dezembro, é ainda mais interessante, porém bem mais curta que a anterior:

"Sophie Killip enviou isso para mim, e eu disse para que ela fosse aos jornais, e assim ela fez! Fez muito bem, querida"

Considerando que os tablóides britânicos publicaram isso por volta do dia 18 de dezembro, toda a cronologia dos fatos se encaixa perfeitamente. Sophie tira a foto dia 12, envia para Emily no dia 13, que prontamente publica na página da Furness Paranormal Society no Facebook, e a aconselha mostrar isso aos jornais. Os jornais publicam o caso no dia 18, e Emily faz questão de ser orgulhar publicamente da amiga no dia 19.

Um outro detalhe que chama a atenção é que em todos os tablóides aparece como se os direitos autorais da foto pertencessem a SWNS (© SWNS), que é a abreviação de South West News Service, que se auto intitula como a maior agência de notícias independentes do Reino Unido - fornecendo notícias, imagens, press releases e recursos para organizações de mídia em todo o mundo.

Na prática isso significa que Sophie Killip vendeu sua foto para a SWNS, que por sua vez vendeu a história e a foto para os demais tablóides britânicos, que obviamente não iriam perder essa oportunidade, ainda mais com o Natal que estava batendo a porta. O assunto acabou rendendo uma propaganda gratuita para o Harry's Bar e Restaurante, que fez uma postagem sobre o assunto em sua respectiva página no Facebook, acrescentando ainda o que seria um outro vulto na imagem.

Postagem do dia 20 de dezembro realizada na página do Harry's Bar e Restaurante no Facebook onde diz:
"Felizmente, os únicos espíritos que você encontrará no Harry's são esses no bar..."

Vale lembrar que a maioria dos britânicos acredita no sobrenatural ou em eventos paranormais. A divulgação de algo assim, ao contrário do que imagina em um primeiro momento, pode estimular para que mais pessoas visitem o bar, atraindo um público maior do que se tinha anteriormente.

Restava apenas uma pergunta: a foto teria sido manipulada digitalmente? Muito provavelmente não, e tão pouco era provável, considerando a publicação feita pela Furness Paranormal Society, que as amigas tivessem quaisquer intenções de enganar as pessoas. Assim sendo, como explicar essa imagem? Por incrível que pareça, isso é algo bem simples.

Se vocês repararem nas fotos da decoração interior do Harry's Bar e Restaurante, poderá notar que a parte inferior das colunas do mesmo são adornadas com imagens de celebridades da música, tais como cantores, bandas e instrumentistas, que tiveram grande notoriedade e colaboraram e muito para a difusão mundial do jazz, do blues, do rock, entre outros gêneros musicais. Veja algumas imagens:

Foto mostrando as imagens de cantores e conjuntos musicais, que ganharam grande notoriedade ao longo de suas carreiras,
e que decoram a parte inferior das colunas do Harry's Bar e Restaurante

Foto mostrando uma parte do Harry's Bar e Restaurante, que é decorada com fotos
do que aparenta ser do ator e cantor Elvis Presley, que foi um dos ícones musicais mais importantes do século 20
Mesmo com a decoração natalina, essa parte inferior não foi modificada (aliás, é muito bonita e com certeza não faria sentido algum descaracterizá-la):

A decoração de Natal não alterou a composição das imagens na parte inferior das colunas do Harry's Bar e Restaurante


Pois bem, eis que no próprio site do Harry's Bar e Restaurante constava uma foto, que solucionaria todo o mistério em torno do suposto fantasma de uma menina. Dê uma olhada na foto abaixo e veja se encontra alguma semelhança:

Foto de divulgação do próprio Harry's Bar e Restaurante, reparem no canto direito da foto
Se você repararem bem no canto direito da foto, vão perceber uma imagem bem parecida com o suposto fantasma de uma menina registrado por Sophie Killip, não é mesmo? Veja o comparativo:

Comparativo entre a foto de um músico, que decora a parte inferior de uma das colunas do Harry's Bar e Restaurante,
e a foto tirada por Sophie Killip no dia 12 de dezembro


Como vocês podem perceber, as imagens são idênticas. A única diferença é que as fotos dessa mesma coluna foram tiradas de ângulos e distâncias diferentes. De qualquer forma, dá para perceber que se trata da mesma pessoa. Particularmente, arriscaria dizer que se trata do trompetista, compositor e cantor Louis Armstrong, mas não tenho certeza absoluta disso. De qualquer forma não é um fantasma.

Resumindo, Sophie não tirou uma foto de fantasma, mas sim de uma parte da decoração interna do Harry's Bar e Restaurante, que ao contrário dela, muito provavelmente sabia da verdade quando realizou a postagem no Facebook. Obviamente os proprietários não quiseram dizer a verdade, uma vez que esse assunto poderia render novos visitantes para o bar.

Não sabemos se era a primeira vez que as amigas tinham ido a esse local, mas provavelmente Sophie não percebeu esse detalhe na coluna, e fez o que a maioria nas pessoas no Reino Unido fazem (vale lembrar que ela foi aconselhada por uma amiga) quando registram um possível evento sobrenatural: ela vendeu sua história e sua foto para a mídia. Os tablóides, é claro, comemoraram. Afinal, esse é um assunto que sempre gera uma grande repercussão, ainda mais quando eles mesmos não fazem questão de revelar a verdade.

Caso resolvido!

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/ghost-child-caught-camera-teens-7034349
http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/6811931/The-ghost-of-Christmas-party-present-spooky-child-figure-spotted-in-festive-snap.html
http://www.harrysbarnewcastle.com/HarrysXmasBarGallery.php

http://skepticsboot.blogspot.com.br/2015/12/a-star-for-christmas-dinner.html
http://home.bt.com/lifestyle/christmas/ghost-child-appears-in-photo-taken-in-festive-pub-11364029277161

Comentários