30 de dezembro de 2015

Luz Misteriosa Surge em Janela de Hospital Abandonado em Nova Orleans, nos Estados Unidos

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Hospitais sempre rendem relatos, histórias ou lendas urbanas relacionadas a possíveis fantasmas de pessoas, que faleceram em suas dependências. Muitas vezes podem estar relacionadas a médicos, que se faziam valer da nobre profissão que ocupavam, para a prática de monstruosidades ou tratamentos que acabam fazendo com que os pacientes sofressem ainda mais independentemente das enfermidades pelas quais passavam. Quando tais hospitais se tornam abandonados, seja por falta de dinheiro ou devido a desastres naturais, obviamente essas mesmas histórias ganham ainda mais força, e esses lugares se tornam o ambiente preferido de muitas equipes de investigadores paranormais.

Entretanto, um estranho caso ganhou uma grande repercussão nas redes sociais e nas emissoras de TV norte-americanas recentemente. Se tratava de uma luz misteriosa que havia sido fotografada por funcionários do Centro Médico da Universidade de Tulane, que fica em frente ao Charity Hospital ("Hospital de Caridade", em português), que por sua vez está abandonado a cerca de 10 anos, na cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Quatro fotos rapidamente viralizaram no Facebook, sendo compartilhadas mais de 20.000 vezes em pouco mais de 48h. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Um Pouco Sobre o Hospital de Caridade de Nova Orleans, nos Estados Unidos


Antes de começarmos a contar essa história para vocês, precisamos comentar rapidamente sobre o Hospital de Caridade (que originalmente possuía o nome de "L’Hôpital des Pauvres de la Charité") de Nova Orleans. Ele foi fundado em 10 de Maio de 1736, graças ao seu benfeitor, um homem chamado Jean Louis, marinheiro e construtor naval francês, que virou oficial da Companhia das Índias, e que veio a falecer em Nova Orleans no ano anterior. De acordo com sua última vontade expressa em seu testamento, Jean deixou cerca de US$ 2.500 (o que era muito, muito dinheiro mesmo na época) para financiar um hospital para os mais necessitados da região onde morava. É importante destacar que o Hospital de Caridade de Nova Orleans é considerado como o primeiro hospital criado sob estas condições nos Estados Unidos.

Foto do Hospital de Caridade em 1900
O hopital passou por grandes problemas ao longo do tempo. Para que vocês tenham uma noção, em agosto de 1779 um furacão arrassou a cidade de Nova Orleans, assim como o hospital, que apesar de ter sido reconstruído em 1785, foi novamente destruído em 1809 devido a um grande incêndio. O hospital foi reaberto em 1815, passou por graves dificuldades financeiras, mas conseguiu apoio federal e novos prédios acabaram sendo erguidos, formando um verdadeiro complexo hospitalar.

No decorrer do século 20, o Hospital de Caridade ganhou importância. Ele era um dos dois hospitais de ensino que faziam parte do Centro Médico da Louisiana em Nova Orleans (MCLNO), sendo que o segundo era o Hospital Universitário. O Hospital de Caridade era um dos diversos hospitais públicos de todo o estado de Louisiana administrados pelo Sistema Universitário Estadual da Louisiana na época do furacão Katrina, em 2005, sendo afiliado do Centro de Ciências e Saúde da Universidade Estadual da Lousiana em Nova Orleans (LSUHSC-NO). E como vocês devem imaginar, o furacão Katrina deixou profundas marcas.

Foto tirada em março de 2004, mostrando como o Hospital de Caridade durante a noite
O Hospital de Caridade foi muito castigado pelo furacão Katrina, sofrendo graves danos devido as inundações. A evacuação de pacientes do hospital inundado ganhou as manchetes dos principais veículos de imprensa dos Estados Unidos. Depois da tempestade, uma clínica temporária nomeada "Spirit of Charity" ("Espírito da Caridade", em português) foi criada no Centro de Convenções, e posteriormente realocada em um prédio adjacente ao Superdome (o enorme ginásio esportivo que abrigou milhares de vítimas do Katrina).

Estado em que a sala de autópsias do necrotério do Hospital de Caridade ficou após a passagem do furacã Katrina,
na foto é possível ver a altura que a água atingiu nas paredes
Entretanto, a situação era muito grave, e cerca de 3 semanas após a passagem do Katrina, a governadora na época, Kathleen Blanco, disse que o Hospital de Caridade não seria reaberto. O Hospital Universitário estava em melhores condições, e em 2007 o mesmo assumiu os atendimentos emergenciais que eram proporcionados pelo Hospital de Caridade. Somente em agosto de 2015 que o Centro Centro de Ciências e Saúde da Universidade Estadual da Lousiana concluiu e entregou as obras do chamado "Centro Médico da Universidade de Nova Orleans", que custou cerca de US$ 1,1 bilhão, para englobar todos os atendimentos que eram prestados tanto pelo antigo Hospital de Caridade, quanto pelo Hospital Universitário, que acabou também sendo desativado.

Foto do complexo de prédios do Hospital de Caridade durante o dia
É importante ressaltar novamente que o Hospital de Caridade está abandonado desde 2005, ou seja, não há mais nenhuma atividade no local, que permanece fechado e não tem previsão do que será feito, tanto em relação aos prédios que fazem parte do mesmo, quanto do terreno que ele ocupa. Entretanto, agora que você conhece um pouco da história e da realidade dos fatos, vamos a notícia principal dessa postagem.

As Fotos que Mostravam uma Luz Misteriosa em uma das Janelas do Hospital de Caridade, de Nova Orleans


Tudo isso começou quando uma enfermeira do Centro Médico da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, chamada Lisa Walley Staggs, postou duas fotos em sua conta no Facebook, que tinham sido tiradas por ela mesma por volta de 17h20 do dia 27 de dezembro, último domingo de 2015. Nas fotos aparecia uma estranha luz de tom arroxeado em apenas uma das janelas do Hospital de Caridade, um complexo de prédios, que como dissemos anteriormente, está abandonado desde 2005.

Inicialmente, Lisa pensou que a luz seria devido a uma possível árvore de natal, devido a proximidade com a data, porém o maior problema é que isso seria algo muito inusitado devido as condições que o prédio se encontra a quase uma década. Além disso, para piorar a situação, algumas pessoas começaram a dizer que a luz tinha uma espécie de silhueta muito semelhante a de uma pessoa, que poderia ser um fantasma. Algumas outras pessoas, um pouco mais desconfiadas, perguntaram se ela não tinha manipulado digitalmente as imagens.

Fotos publicadas no Facebook por Lisa Walley Staggs
"Para aqueles que talvez não saibam... Eu trabalho em um hospital em Nova Orleans que fica localizado em frente ao Hospital de Caridade. O Hospital de Caridade foi fechado e possui janelas bem escuras desde o furacão Katrina, sendo que é uma visão sombria e triste nos melhores dias...  a noite é completamente assustador. Até esta noite.

Veja bem, eu estacionei na parte superior da garagem, e hoje a noite ao sair do trabalho, eu olhei para o prédio abandonado e acabei me deparando com uma pequena árvore de Natal. Desejo que as fotos façam jus a isso. Não sei como isso está aceso. Nem sei como isso ainda está por lá, mas isso me fez sorrir um pouco esta noite", disse Lisa Walley Staggs em sua postagem no Facebook.

Postagem do Facebook realizada no dia 27 de novembro pela enfermeira Lisa Walley Staggs, que trabalha
no Centro Médico da Universidade de Tulane, em Nova Orleans
Rapidamente alguns usuários começaram a comentar em sua postagem. Uma usuária chamada "Elizabeth Parker" disse que existia uma luz que surgia no Hospital de Caridade de vez em quando, mas uma outra usuária chamada "Jenny Duplantier" logo percebeu que a luz tinha o formato semelhante a de uma pessoa. Uma mulher chamada "Jovonna Johnson" chegou a dizer que os corpos das pessoas que ali morreram podiam ter sido retirados, mas suas almas permaneciam no local.

Alguns usuários mais céticos disseram que moradores de rua se abrigavam no Hospital de Caridade, e para outros as fotos tinham sido manipuladas digitalmente. Lisa Walley Staggs garantiu que não havia qualquer tipo de edição, inclusive dizendo que as fotos tinham sido tiradas de seu celular, e que no dia seguinte ela tentaria levar uma câmera melhor para ver se conseguia fotografar a misteriosa luz com maior definição.

Comentários deixados por demais usuários na postagem realizada por Lisa Walley Staggs
Não sabemos se no dia seguinte (28) a luz apareceu ou não naquela janela ou se Lisa não conseguiu tirar uma foto de melhor qualidade. Entretanto, Lisa tinha se tornado uma "celebridade das redes sociais", ao menos em Nova Orleans. Isso porque sua postagem já havia alcançado mais de 15.000 compartilhamentos naquela altura dos acontecimentos. Curiosamente, ela mesma disse que tudo o que queria era compartilhar aquela "pequena árvore de Natal".

Postagem de Michael Arbon no dia 29 de dezembro
no Facebook (clique na imagem para ampliá-la)
Apesar da viralização esse assunto ainda não tinha ganhado nenhum tipo de repercussão na imprensa norte-americana. No entanto, tudo isso iria mudar quando Michael Arbon, anestesiologista, que também trabalha no Centro Médico da Universidade de Tulane, tirasse duas outras fotos na manhã do dia 29 de dezembro (uma terça-feira), por volta de 5h30 da manhã, após ver fotos de outros funcionários circulando no Facebook.

"Estava bem nítido, mas também um pouco assustador. Para mim e para uma outra moça, que postou fotos no Facebook, isso parecia como uma pequena e bela árvore de Natal em meio a escuridão, no prédio abandonado", disse Michael Arbon em entrevista a ABC News.

Michael chegou a realizar uma postagem no Facebook com as duas fotos que ele havia tirado, e também postou suas considerações sobre o que havia fotografado, porém ele posteriormente apagou a postagem. É claro que não deixaríamos vocês sem saber o que ele postou. Recuperamos o conteúdo para vocês.

"Alguém postou isso ontem, então eu pensei que poderia republicar e dar uma olhada por mim mesmo. Trabalho em frente do antigo Hospital de Caridade e quando fui até a parte superior da garagem, no meio do prédio escuro, havia esta pequena e brilhante árvore de Natal, que foi colocada na janela. É realmente lindo e um pouco assustador. Ela me deu arrepios quando eu a vi, e me fez pensar em meu irmão, que faleceu no Hospital de Caridade. Entretanto, é algo agradável de se ver na janela de um prédio escuro. No entanto, minha foto está desfocada", disse Michael Arbon, que teve sua postagem compartilhada mais de 5.000 vezes.

Uma das fotos tiradas por Michael Arbon, anestesiologista, que também trabalha
no Centro Médico da Universidade de Tulane
Isso foi o estopim para que centenas de sites de notícia nos Estados Unidos começassem a repercutir o assunto. Alguns sites começaram a apontar, que na verdade seria o espírito de alguém que havia falecido no Hospital de Caridade, assim como o irmão de Michael Arbon.

Algo que não havia mencionado até esse momento, é que após a passagem do Katrina, cerca de 215 corpos foram encontrados em casas de repouso e hospitais de Nova Orleans, sendo que o maior número, cerca de 45 corpos, foram encontrados no Memorial Medical Center. No Hospital de Caridade foram encontrados 3 corpos. Oficialmente, 1.464 pessoas morreram em Nova Orleans, vítimas da passagem do furacão em 2005.

Considerando a história do Hospital de Caridade e a cicatriz ainda recente no coração dos moradores de Nova Orleans, ver alguma luminosidade no meio de um dos símbolos que outrora trazia a luz, e que há mais de 10 anos permanecia em meio as sombras, justamente em uma época próxima do Natal, despertou uma certa emoção compreensível nas pessoas. Se formos nos colocar no lugar dos moradores, aquela luz poderia ser facilmente interpretada como o espírito de parente que veio a falecer naquele local, mesmo antes do Katrina. Para outros uma simples árvore de Natal, cujo pinheiro simboliza a vida, seria um momento de olhar e sorrir, ainda que fosse um sorriso contido, mas com um pouco de esperança para que tragédias como aquela não voltassem a se repetir.

De qualquer forma o mistério não durou muito tempo.

A Verdade Sobre a Luz Misteriosa Fotografada no Hospital de Caridade de Nova Orleans


No mesmo dia, ou seja, no dia 29 de dezembro, um usuário no Instagram chamado "Simi" (@theshortestsim), que se autodenomina como "explorador urbano", postou em sua conta uma imagem que seria do interior do Hospital de Caridade, justamente do mesmo quarto de onde estava vindo a "luz misteriosa". Na conta deste mesmo usuário é mostrado locais abandonados onde o mesmo, e o grupo o qual pertence, tem como objetivo registrar o interior de prédios, ou locais inabitados.

"Alguém parece ter entrado sorrateiramente e colocado luzes em um espaço de 1m². A foto da parte externa, provavelmente deste quarto, está viralizando, e as pessoas estão pensando que essas luzes são uma árvore de Natal 'fantasma'. A única coisa assustadora sobre isso é o quanto a cidade de Nova Orleans desperdiça com energia", disse o usuário "Simi".

Postagem no Instagram realizada pelo usuário "Simi" (@theshortestsim)
Um outro usuário (@dawniemci) chegou a perguntar se ele desligou a luz. Como resposta o usuário "Simi" respondeu que ele não mexe em interruptores seja qual for o lugar que ele vai, visto que é bem perigoso se você não souber da condição da fiação elétrica. Interessante, não?

A WWLTV, emissora afiliada da CBS em Nova Orleans, entrou em contato com o Centro de Ciências e Saúde da Universidade Estadual da Lousiana em Nova Orleans em busca de respostas para o que estava acontecendo. Leslie Capo, porta-voz deste mesmo Centro de Ciências, informou que eles já tinham sido avisados do que estava acontecendo no Hospital de Caridade, e confirmou que a polícia universitária tinha ido investigar o assunto.

Os policiais tinham encontrado exatamente o que o usuário "Simi" postou em seu Instagram, algo que a Leslie Capo descreveu como sendo "placas de madeira e papelão que tinham sido amarradas com algumas lâmpadas". O que poderia ser apenas uma "aventura" de alguém querendo pregar uma peça, virou um verdadeiro caso de polícia.

"Estamos tratando isso como um caso de invasão de propriedade", disse Leslie Capo, que ainda comentou que a polícia continuará investigando para saber os autores deste delito, e que os policiais já removeram o material em questão do edifício. A explicação para a existência de energia elética dentro do Hospital de Caridade seria que existe um gerador, que ocasionalmente ainda alimenta alguns pontos de luz, bem como tomadas e lâmpadas.

Algumas especulações, é claro, são inevitáveis. Quem seria o responsável por isso? Seria o próprio usuário "Simi"? Seria alguém do Centro Médico da Universidade de Tulane? É difícil dizer, mas ao menos o caso foi solucionado, e de alguma forma isso pode ter trazido um pouco de alívio para muitos moradores de Nova Orleans, não é mesmo?

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://abcnews.go.com/US/mystery-creepy-light-spotted-window-abandoned-orleans-hospital/story?id=35995727
http://fox8.com/2015/12/29/mysterious-light-spotted-in-abandoned-hospital-in-new-orleans/
http://old-new-orleans.com/NO_Charity_Hospital.html
http://wgno.com/2015/12/29/christmas-tree-lights-up-window-in-abandoned-new-orleans-hospital/
http://wgntv.com/2015/12/29/mysterious-light-appears-to-show-christmas-tree-shining-inside-abandoned-hospital/
http://www.examiner.com/article/vacant-charity-hospital-window-glows-eerie-christmas-lights-cops-solve-mystery
http://www.inquisitr.com/2666244/charity-hospital-light-photos-get-20000-facebook-shares-abandoned-powerless-new-orleans-hospital-has-light-in-window/
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/christmas-ghost-mysterious-lit-up-7091099
http://www.nola.com/crime/index.ssf/2015/12/charity_hospital_lights_not_a.html
http://www.pikore.com/m/1150484512627290945_2053078899
http://www.theneworleansadvocate.com/news/14420347-93/mysterious-christmas-tree-lit-up-in-old-charity-hospital-window-goes-viral-on-facebook
http://www.wdsu.com/news/local-news/new-orleans/social-media-asks-whats-that-light-coming-from-window-at-charity-hospital/37175866
http://www.wwltv.com/story/news/features/2015/12/29/photos-reveal-lit-christmas-tree-in-charity-hospital-window/78010104/https://en.wikipedia.org/wiki/Charity_Hospital_(New_Orleans)
Comentários