1 de dezembro de 2015

Jovem Morre Durante Sessão de Exorcismo Após Supostamente Usar a Tábua Ouija em San Ignacio, na Bolívia

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Esse estranho caso que iremos contar para vocês ao longo dessa postagem, começou a ser noticiado na Europa como se tivesse acontecido em Belize, um país da América Central. Entretanto, não é comum que casos de exorcismos, principalmente que resultem em mortes, aconteçam em paraísos turísticos. Aliás, o que mais impressiona em Belize é que sua costa abriga o famoso "Grande Buraco Azul", onde cientistas inclusive já disseram ter encontrado indícios do fim da civilização maia. Ao pesquisar mais um pouco percebi que o caso aconteceu em uma cidade chamada San Ignacio de Velasco, que fica localizada na Bolívia. Um pouco distante, não é mesmo?

De qualquer forma esse caso é realmente muito esquisito. Apesar de não temos tanta informação quanto gostaríamos, vamos tentar extrair o que for possível para que vocês possam ter o melhor conteúdo. Logo, nesta postagem você vai conhecer o caso onde uma jovem, de apenas 22 anos, supostamente morreu durante uma sessão de exorcismo após ter usado a tábua Ouija. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Como dissemos anteriormente, o caso aconteceu na cidade San Ignacio de Velasco, capital e a maior da província de José Miguel de Velasco, departamento de Santa Cruz, na Bolívia. De acordo com o último censo realizado em 2012, a cidade conta com pouco mais de 31.000 habitantes, sendo que fica bem próxima da fronteira do nosso país. San Ignacio fica localizada a cerca de 472 km de Santa Cruz de la Sierra, e a 1.332 km de Nuestra Señora de La Paz (mais conhecida apenas como La Paz), capital administrativa da Bolívia (Sucre é a capital constitucional e sede do 'Supremo Tribunal Federal').

Imagem do Google Maps mostrando a distância da cidade de San Ignacio de Velasco,
em relação a La Paz capital administrativa da Bolívia
Foi justamente nessa cidade, que uma jovem chamada Jaquelín Chávez J., 22 anos, moradora do bairro "2 de Janeiro", teria morrido na madrugada do dia 23 (segunda-feira passada) após uma sessão de exorcismo praticado por dois pastores e na presença aparentemente de somente um familiar (pode ter sido mais de um, as informações não são muito claras).

O exorcismo teria sido realizado dentro da Igreja Evangélica Pentecostal da Bolívia, com a premissa que a jovem estaria possuída por um espírito maligno (algumas versões apontam para um demônio) após supostamente ter usado a tábua Ouija. Aliás, esse detalhe sobre a tábua Ouija é mencionado por uma pessoa em uma das reportagens realizada pela Unitel, uma emissora de TV da Bolívia, que você pode conferir a sequência completa ao clicar aqui (os links individuais de cada reportagem da Unitel estão nas fontes, no final desta postagem). Assista um resumo sobre esse caso (em espanhol):



O jornal "Diario El Día Santa Cruz" noticiou, que de acordo com o boletim de ocorrência, lavrado na FELCC (Força Especial de Luta contra o Crime, uma espécie de unidade especializada da Polícia Nacional da Bolívia) localizada na cidade, ela começou a sofrer mudanças de comportamento no início do mês de novembro. Ela passou a apresentar perda de apetite, convulsões, e o que seria o mais alarmante, uma estranha mudança de voz, que seria muito semelhante a voz de um homem.

A jovem teria sido levada ao Hospital Municipal de Plan 3000, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, em meados de novembro, onde teria sido submetida apenas a um exame médico de rotina. Entretanto, teria sido verificado que ela estava perfeitamente saudável e não aparentava ter qualquer tipo de doença. Assim que ela voltou para casa, ela começou novamente a convulsionar e teria começado a insultar seus próprios pais. "Não vou deixar esse corpo", teria dito a jovem com uma voz mais grossa e bem diferente da sua.

A jovem Jaquelín Chávez teria usado a tábua Ouija, e por esse motivo, os familiares acreditam
que ela acabou sendo possuída por algum espírito maligno ou um demônio
Um dos investigadores da polícia disse, que segundo relatos dos pais, a menina quando convulsionava possuía uma força "surpreendente", sendo necessário a presença de várias pessoas para segurá-la, e que ela estava machucando a si mesma.

Teria sido justamente por essa razão, que a família procurou os pastores na Igreja Evangélica Pentecostal da Bolívia para realizar uma "libertação espiritual" de modo a expulsar o demônio do corpo da jovem.

Jaquelín Chávez teria sido levada para a igreja, onde a colocaram deitada sobre uma cama e os pastores então teriam começado a orar por sua alma. Uma pessoa que participou do ritual de exorcismo, identificada pela mídia local apenas como uma "visionária" (no sentido de uma pessoa com poderes mediúnicos) disse aos familiares que podia ver a cabeça de demônio no lugar da própria cabeça da menina e três cobras saindo de seu estômago. Entretanto, alguma coisa deu muito errado e a menina morreu de parada cardiorrespiratória (PCR) na madrugada da segunda-feira passada (23).

Alejandro Meneses, chefe da polícia de San Ignacio (à esquerda) e os dois pastores evangélicos que supostamente
teriam realizado um ritual de exorcismo que culminou na morte de Jaquelín Chávez
O chefe da polícia de San Ignacio, Alejandro Meneses, inicialmente deteve os dois pastores e um familiar, mas foram liberados cerca de algumas horas depois, após prestarem depoimentos na delegacia sobre a morte da jovem.

Linda Chávez S., tia de Jaquelín Chávez, que morreu dentro
de uma igreja, após uma suposta tentativa de exorcismo
De acordo com o site de notícias eju.tv, o corpo de Jaquelín Chávez teria sido transferido para necrotério do Hospital Municipal Pampa De La Isla, em Santa Cruz de la Sierra, onde teria sido realizada uma autópsia.

"O laudo forense apontou que esta menina, identificada como Jaquelín Chávez, morreu de causas naturais devido a uma parada cardíaca, sendo que os hematonas e as escoriações apresentadas em seu corpo teriam sido inferidas por ela mesma, devido ao estado de transe pelo qual ela estava passado", explicou Roger Gutiérrez, investigador da FELCC. Esse laudo teria sido assinado por uma legista chamada Rafaela Motta.

Segundo o "Diario El Día de Santa Cruz", os evangélicos ficaram visivelmente abalados devido a morte de Jaquelín, algo que eles consideravam como um caso pontual, e se limitaram a dizer somente Deus sabe o que acontece.

Alguns vizinhos chegaram a dizer que horas antes de sua morte a jovem gritava e pedia por ajuda, o que torna esse caso ainda mais estranho. Entretanto, Linda Chávez S., tia da menina, acredita que os pastores evangélicos teriam algo a ver com sua morte de sua sobrinha. Esquisito, não?

Um Breve Comentário Sobre Esse Caso Envolvendo a Jovem Jaquelín Chávez


É sempre muito complicado escrever sobre alguma coisa quando se trata de América Latina. Raramente conseguimos obter informações claras e confiáveis sobre os assuntos, principalmente casos tão estranhos quanto este. Você deve ter percebido ao longo da notícia, que por diversas vezes eu usei "teria sido", uma vez que não tenho base suficiente para afirmar algo, cujas fontes são escassas e cujo conteúdo está sendo replicado até mesmo de forma totalmente equivocada na Europa, principalmente pelos tablóides britânicos. Logo, essa é a única forma que encontrei para passar a informação da forma mais correta, respeitando principalmente quem está lendo.

Reitero e faço questão que você assista a sequência completa das reportagens da Unitel, que foi publicado no site de notícias eju.tv, clicando aqui. Mesmo que você não saiba espanhol, você vai conseguir entender bastante coisa e vai poder notar com seus próprios olhos, a expressão e forma como os pastores tentaram explicar o caso, sendo que a reportagem apontou como sendo contraditórios. Não sou ninguém para julgar, porém é inacreditável a expressão no rosto dos mesmos. Eles estariam dopados? Estariam sob efeito de alguma medicação ou simplesmente atordoados diante do que aconteceu?

"Essas coisas não podem serem explicadas facilmente... O espírito de Deus se revela através de seus espíritos santos e suas devidas oportunidades. Nada mais", disse um dos pastores, olhando aparentemente para o nada. Logo em seguida, o mesmo pastor pronuncia sílabas indecifráveis antes e depois de ser questionado pela repórter se ele conhecia a jovem, sendo que ambos aparecem de mãos dadas. Chega a ser inacreditável ver uma cena dessas, uma vez que se trata do caso de uma jovem de apenas 22 anos, que supostamente morreu dentro de uma igreja, que diariamente eles devem pregar a palavra de Deus para centenas de fiéis.

Será que realmente a jovem estava possuída por um espírito maligno ou demônio? Será que ela já vinha desenvolvendo alguma doença, que um exame de rotina foi incapaz de detectar? Se o laudo da legista realmente apontou, que a causa da morte teria sido natural, então será que poderíamos descartar algum tipo de violência sexual? Se houvesse deveria aparecer no laudo ou pelo menos ter sido mencionado em algum momento. Teria sido crime passional? Enfim, é difícil imaginar o que realmente teria acontecido ou como foram as últimas horas de Jaquelín Chávez. As últimas informações sobre esse caso dão conta que a investigação está em aberto, e caso haja algum desdobramento, atualizaremos vocês por meio desta postagem.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.boliviaentusmanos.com/noticias/bolivia/180781/forense-establece-que-joven-sometida-a-un-exorcismo-murio-por-un-ataque-cardiaco.html
http://tierraplus.com.bo/Bolivia/Seguridad/Santa-Cruz-Forense-establece-que-joven-sometida-a-un-exorcismo-muri-por-un-ataque-cardiaco
http://eju.tv/2015/11/san-ignacio-muere-una-mujer-paro-cardiaco-familiares-indican-estaba-poseida/
http://www.unitel.tv/noticias/fallece-supuesta-endemoniada-por-la-ouija/
http://www.unitel.tv/noticias/muere-en-san-ignacio-joven-poseida/
http://www.eldia.com.bo/index.php?cat=1&pla=3&id_articulo=186060
https://www.youtube.com/watch?v=g4sa0wd2V9Q
https://www.youtube.com/watch?v=QEulZmNABBM
https://www.youtube.com/watch?v=BASytmsbcHI
https://www.youtube.com/watch?v=t22U9MEgCFA
Comentários