31 de dezembro de 2015

Imagem da "Virgem Maria" em Janela de Igreja nos Estados Unidos Atrai uma Multidão de Fiéis


Por Marco Faustino

Particularmente me sinto bem a vontade para escrever sobre assuntos religiosos. Muitos evitam isso, porque teoricamente poderia gerar uma espécie de repercussão desfavorável. Sinceramente, tudo o que você escreve, desde que haja respeito e realmente uma vontade muito grande de transmitir o conteúdo de uma maneira séria, honesta, digna e com uma tradução decente, com certeza terá um resultado muito positivo. Foi assim que escrevi sobre o suposto milagre eucarístico na Igreja de São Francisco Xavier, localizada no distrito de Kearns, no Condado de Salt Lake em Utah, nos Estados Unidos, que teria acontecido no início do mês de novembro e que publiquei no início do mês de dezembro. O suposto milagre foi posteriormente descartado, e fiz questão de atualizar a postagem, algo que muitos não fazem.

É nesse mesmo contexto que nesta postagem vamos contar sobre uma espécie de imagem (praticamente uma silhueta), que se formou no vidro de uma janela da Igreja Católica da Transfiguração, na cidade de Marietta, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Curiosamente a imagem teria surgido no dia 12 de dezembro, justamente no dia da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, popularmente chamada de Virgem Maria de Guadalupe, padroeira das Américas.

Talvez a Virgem de Guadalupe, por assim dizer, seja a que mais guarda mistérios, e que muitos dizem que até hoje não foram totalmente esclarecidos. Lembro até mesmo que o Padre Quevedo (alguém lembra dele?) sempre comentava sobre Nossa Senhora de Guadalupe em todos os programas ou lugares onde ia. Enfim, vamos saber mais sobre esse assunto?

Faltando três dias para o Natal, ou seja, no dia 22 de dezembro, o Padre Fernando Molina-Restrepo, nascido no dia 12 dezembro de 1961 (coincidência?) em Anserma-Caldas, na Colômbia, e que desde julho de 2014 coordena a equipe pastoral da Igreja Católica da Transfiguração, na cidade de Marietta, na região metropolitana de Atlanta, estado da Georgia, nos Estados Unidos, escreveu um texto sobre uma suposta ocorrência divina, que estaria acontecendo em sua igreja.

A Igreja Católica da Transfiguração, na cidade de Marietta, na região metropolitana de Atlanta,
no estado da Georgia, nos Estados Unidos
O texto foi publicado na página da Igreja no Facebook e rapidamente ganhou um certo destaque tanto na mídia norte-americana, quanto mundial.


Postagem realizada na página do Facebook da Igreja Católica
da Transfiguração, no dia 22 de dezembro, com a mensagem
do Padre Fernando Molina-Restrepo
O texto publicado pelo Padre Fernando era referente a uma imagem, praticamente uma silhueta da Virgem Maria, que havia aparecido em apenas um dos vidros de uma das janelas de um espaço chamado "Bishop Hall" ("Saguão do Bispo", em português). Vamos a mensagem dele:

"Querida Família Paroquiana,

Em 12 de Dezembro de 2015 (dia da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe), uma imagem apareceu em uma janela no Saguão do Bispo. Muitos paroquianos e demais visitantes afirmam que ela é uma imagem da Virgem Maria.

Eu não posso dizer com certeza como essa imagem foi formada. Já ouvi várias explicações, que vão desde uma ocorrência divina a um defeito no vidro da janela. Vou deixar que vocês façam suas próprias interpretações.

Talvez nunca chegaremos a um consenso sobre o porquê ou como essa imagem apareceu na janela. O verdadeiro presente para nós será em como nos inspiraremos para sermos MAIS: mais misericordiosos, mais tolerantes, mais amorosos com aqueles com quem compartilhamos nossas vidas.

Enquanto isso, encorajo-vos a continuar louvando a Deus pelo dom de Seu Filho, Jesus. E deixe-nos ser gratos a Mãe de Deus e São José por atender o chamado do Senhor.


Fr. Fernando Molina-Restrepo,
Padre
"

Entretanto, o Paroquiano Victor Jose Alvarado, que estava na igreja quando a imagem apareceu pela primeira vez na janela, disse que foi uma das mais "maravilhosas experiências" que ele já teve. Ele ressaltou essa experiência ao postar um comentário no Facebook, assim como em vídeos que fíéis fizeram e postaram no Youtube.

"Oi, eu estava lá quando aconteceu !!! Começamos orando e cantando canções à Virgem Maria de Guadalupe, e imediatamente começamos a sentir a paz e o aroma de rosas !!! Nós tínhamos acabado de almoçar, quando alguém notou um raio de sol muito brilhante, e diante de nossos olhos a imagem dela começou a surgir na janela", comentou Victor Jose Alvarado.

Comentário realizado pelo Paroquiano Victor Jose Alvarado
Por favor, vejam a foto que eu tirei deste momento mais precioso da minha vida! A Virgem Maria chegou para ficar na Igreja da Transfiguração. Eu acredito que ela quer que nós rezemos o terço todos os dias por mais paz, unidade, misericórdia! Que Deus e a Virgem Maria abençoe a cada um nós, todos os dias. Feliz Natal"

Fotos tiradas pelo Paroquiano Victor Jose Alvarado (parte superior) da janela na qual surgiu a "imagem"
de Nossa Senhora de Guadalupe, popularmente chamada de Virgem Maria de Guadalupe (parte inferior)
Não é preciso nem dizer, que desde o dia 12 de dezembro, a Igreja da Transfiguração vem recebendo dezenas de fiéis que querem registrar o momento, uma vez que muitos consideram essa imagem no vidro como um verdadeiro milagre. Em alguns vídeos postados no Youtube é possível ver essa devoção:



Veja esse outro vídeo:



A WGCL-TV (Canal 46), afiliada da CBS, localizada em Atlanta, Geórgia, foi até a cidade de Marietta para entrevistar o Padre Fernando Molina-Restrepo, que por sua vez disse que a silhueta é mais perceptível durante os dias ensolarados. Ele acredita que o vidro não está danificado, e disse que não é uma imagem adulterada.

"Tem um monte de gente que pode pensar que é uma mancha ou condensação. Eles perguntam se eu desenhei isso. Não, não e não. Não há nenhuma maneira pela qual você possa fazer isso", disse o padre.

Foto de Monica Chavez e seu filho, em frente a janela onde a "imagem" da Virgem Maria apareceu em 12 de dezembro
Os visitantes estão deixando flores no local, e foi construído uma espécie de altar improvisado, onde os fiéis passaram a rezar em direção a silhueta. Uma mulher entrevistada pela CBS 46 disse que acredita firmemente que aquilo seja um milagre de Natal.

"Acredite, acredite e tenha fé", disse Maggie Schupp, com lágrimas nos olhos.

Entretanto, especialistas em vidro dizem que imagens como esta são causadas por reações químicas e devido a eventuais corrosões (vale lembrar que apesar de estar entre os materiais considerados como imunes ao desgaste, o vidro pode sim sofrer corrosão), mas não explicaram o peculiar formato que apareceu em um único vidro da janela da Igreja Católica da Transfiguração.

É importante ressaltar também o aspecto social da cidade onde a Igreja Católica da Transfiguração está localizada. Segundo o último censo realizado em 2013, a cidade de Marietta possui pouco mais de 59 mil habitantes, o que a torna a maior cidade da região metropolitana de Atlanta. Em sua composição social possui cerca de 31.5% de afro-americanos e 20.6% de hispânicos.

Imagem do Google Maps mostrando a localização da cidade de Marietta em relação a cidade de Atlanta, na Geórgia
Não é a toa que o site da igreja também é traduzido para o espanhol, e também que percebamos muitas vozes latinas no vídeos no Youtube, uma vez que existe uma estreita ligação da Nossa Senhora de Guadalupe com o México e povos latino-americanos. A fé e a devoção latina sempre foram historicamente muito fortes e presentes no cotidiano das pessoas. Assim sendo, esse acontecimento na cidade de Marietta ganhou uma proporção bem maior do que aconteceria em outras cidades.

Um Caso Semelhante Aconteceu no Brasil


Procurando um pouco na internet encontrei uma matéria muito interessante publicada na revista Pesquisa FAPESP, sobre um caso ocorrido aqui no Brasil em julho de 2002, onde os moradores da rua Antônio Bernardinho Corrêa, no bairro Jardim Juliana, em Ferraz de Vasconcelos, no estado de São Paulo, mais precisamente no dia 14 de julho de 2002, notaram uma mancha que lembrava a de uma santa no vidro de uma das janelas de uma das casas. A dona da casa, Ana Maria de Jesus Rosa, tentou tirar a mancha usando diversos produtos de limpeza, porém sem sucesso. O local então passou a ser venerado por milhares de pessoas. Estimava-se na época que mais de 200 mil pessoas tinham passado pela casa em um período de apenas 15 dias.

A "Santa na Janela" da cidade de Ferraz de Vasconcelos
A foto tirada em 2014, cerca de 12 anos após o seu surgimento, em 14 de julho de 2002
Ao chegar na residência, padre Quevedo, um conhecido especialista em fenômenos paranormais, que há muito tempo não aparece na mídia, teoricamente devido a problemas de saúde, olhou a imagem estampada no vidro, comparou com fotos de outros fenômenos semelhantes que levava consigo e, após conversar com familiares de Rosa, disse: "A Igreja respeita e admira a devoção, mas dizer que isso é milagre, não podemos".

Ao comentar a suposta aparição, Quevedo citou um caso ocorrido nos Estados Unidos, quando, segundo ele, reações químicas causadas por um produto de limpeza formaram em um prédio envidraçadom, um desenho que lembrava uma santa. Ainda segundo Quevedo, o único caso "semelhante" confirmado como milagre foi o de Nossa Senhora de Guadalupe, no século 16. Em dezembro de 1531, a imagem da santa ficou estampada no cobertor do beato Juan Diego. "Foi constatado que tudo era verdade", afirmou.

Foi justamente sobre esse caso em Ferraz de Vasconcelos, que a revista Pesquisa FAPESP comentou poucos meses depois, em setembro daquele ano. O mistério havia sido desvendado (um laudo técnico havia sido elaborado), uma vez que vidros do tipo "soda-cal-sílica" sujeitos a intempéries, sofrem ataques químicos, que comumente produzem figuras de geometrias arredondadas – lembrando imagens sacras – que se tornam visíveis devido à resultante iridescência. Para saber mais detalhes, cliquem aqui (recomendo).

Todo dia 14 de julho, data da aparição, não importa como esteja o tempo, uma missa é realizada no local
Em julho de 2014, o portal G1 publicou uma notícia dizendo que mesmo após 12 anos e da Igreja Católica apontar que a imagem não passa de um fenômeno natural, todo dia 14 de julho, data da aparição, uma missa é realizada no local. Uma dona de casa chamada Maria Teresa de Jesus foi ainda mais longe em sua devoção. Após a graça alcançada, resolveu mudar de cidade e morar na mesma rua da santa.

"Faz seis anos que comprei uma casa na mesma rua da santa, para estar mais perto dela. Eu morava em Guaianases quando a santa apareceu. Na época eu estava sofrendo de uma dor de cabeça muito forte e quando eu vi a santa na televisão, eu pedi à ela que intercedesse por mim e que me ajudasse. Eu fui dormir e, no dia seguinte, não tinha mais dor de cabeça e até hoje não sofro mais com isso", disse Maria Teresa.

Apesar da fé e da devoção, de acordo com o padre José Eduardo Ferreira, que participou da investigação para apurar o fenômeno da aparição das marcas na janela, ficou comprovado que a marca trata-se de um fenômeno natural.

"Concluímos que trata-se de um fenômeno natural que pode ter várias explicações. Porém, a fé tem o seu próprio campo. A fé não depende de explicações. Ali no local se celebra missas por causa da manifestação do povo", explicou o padre.

Um Pouco Sobre a Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira das Américas


Em um sábado, dia 9 de dezembro de 1531, a Virgem Santíssima teria aparecido a um indígena chamado Quauhtlatoatzin (o mesmo havia sido batizado com o nome de Juan Diego) que, de seu lugarejo, caminhava de madrugada para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto passava pela colina de Tepeyac, perto da Cidade do México.

Ao chegar até a colina de Tepeyac, já estava amanhecendo, e ele escutou uma voz que o chamava por seu nome. Ele subiu ao cume e viu uma senhora de beleza inigualável, cujo vestido era brilhante como o sol. Era Nossa Senhora (primeira aparição). Ela então disse a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus. O bispo local, Dom Juan de Zumárraga, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem a Juan Diego, que foi novamente ao seu ao encontro e narrou sua conversa com o bispo (segunda aparição). A Virgem mandou que ele voltasse no dia seguinte, naquele mesmo lugar, pois ali lhe daria o sinal.

A Virgem Maria teria aparecido pela primeira vez
ao índio Quauhtlatoatzin no dia 9 de dezembro de 1531
No dia seguinte Juan Diego não conseguiu voltar a colina, uma vez que seu tio Juan Bernardino estava muito doente. Na madrugada de 12 de dezembro Juan Diego partiu às pressas para conseguir um padre para seu tio, pois ele estava morrendo. Ao se aproximar do local onde deveria se encontrar com Nossa Senhora, ele preferiu seguir por outro caminho para evitá-la. De repente, a Virgem foi ao seu encontro (terceira aparição) e lhe perguntou aonde ia. O índio envergonhado lhe explicou o que acontecendo.

"Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita…", teria dito Nossa Senhora fazendo nascer rosas em uma colina semidesértica em pleno inverno.

O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, estampada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora, ainda no dia 12 de dezembro de 1531.

Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: "Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.

O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de 450 anos. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.

Em 1936, o bispo da cidade do México pediu ao Dr. Richard Kuhn (que acabou sendo o ganhador do prêmio Nobel de Química em 1938), que analisasse três fibras do manto, para descobrir qual o material utilizado na pintura. Para surpresa de todos, o cientista constatou que as tintas não teriam origem vegetal, nem mineral, nem animal, nem de algum dos 111 elementos conhecidos. Um estudo realizado no Instituto de Biologia da Universidade Nacional Autônoma do México, em 1946, comprovou que as fibras do tecido correspondem às fibras de agave, sendo que tais fibras, como dissemos anteriormente, não duram mais do que vinte anos.

Imagem da tilma de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México
Entretanto, os olhos da Nossa Senhora de Guadalupe são considerados um dos maiores mistérios que até hoje intriga os céticos, cientistas e seus devotos, uma vez que teoricamente seria possível ver em seus olhos cerca de 13 figuras em um espaço de apenas 7 a 8 milímetros. Entre essas figuras acredita-se que algumas sejam humanas, assemelhando-se ao Juan Diego, ao Dom Juan de Zumárraga, entre outras pessoas. Enfim, é um tema bem complexo, que como vocês sabem, renderia um especial a parte.

"Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas em um terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… uma Imagem estampada em uma tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação", declarou o Papa Bento XIV, em 1754. Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.

Se você não conhecia sobre esse assunto, pelo menos agora você ficou sabendo um pouco mais sobre Nossa Senhora de Guadalupe. Esta é nossa verdadeira missão: manter vocês sempre muito bem informados, independente de qualquer religião.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://atlanta.cbslocal.com/2015/12/24/virgin-mary-catholic-church-window-marietta/
http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?idmat=78F44B7B-3048-560B-1C0E887EA3F01DB6
http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2014/07/apos-12-anos-fieis-ainda-se-reunem-diante-da-santa-da-janela-em-ferraz.html
http://revistapesquisa.fapesp.br/2002/09/01/a-santa-das-vidracas-mais-um-mito-do-vidro/
http://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-de-guadalupe-padroeira-de-toda-a-america/
http://www.cbs46.com/story/30816416/foggy-silhouette-draws-dozens-to-marietta-church
http://www.cbsnews.com/news/virgin-mary-image-seen-on-ga-church-window/
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3373841/Christmas-miracle-Image-resembling-Virgin-Mary-appears-church-window-draws-crowds-worshippers-pastor-admits-just-stain.html
http://www.fox5atlanta.com/news/61067074-story
http://www.salverainha.com.br/Historia_de_Guadalupe.html
http://www.wdam.com/story/30816416/foggy-silhouette-draws-dozens-to-marietta-church
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u55152.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Guadalupe
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tilma
https://www.youtube.com/watch?v=IO7JUcOrT6k
https://www.youtube.com/watch?v=NyvqkAberaM
Comentários