5 de novembro de 2015

Um Fantasma Foi Registrado Pela Câmera de Segurança de um Bar em Yateley, na Inglaterra?


Por Marco Faustino
 
O "Halloween" e o "Dia de los Muertos" já passaram, mas as atividades fantasmagóricas continuam sendo supostamente registradas por pessoas e câmeras do circuito interno de TV de hotéis, bares, entre outros estabelecimentos comerciais ao redor do mundo. E dessa vez voltamos a Inglaterra! Alguém estava com saudades de casos estranhos que sempre acontecem na terra da rainha? Pois bem, dessa vez iremos divulgar uma notícia, que diz que uma das câmeras de segurança de um bar chamado White Lion, na cidade de Yateley, no condado de Hampshire, na Inglaterra, teria registrado um "fantasma" passando justamente em frente a câmera.

Assim como em muitos castelos, casas e outros bares por todo o Reino Unido, este não poderia ser diferente. Isso porque existem histórias de que o White Lion é assombrado por fantasmas, sim, aparentemente mais de um. Vamos saber um pouco mais sobre essa história?

De acordo com o último censo realizado no ano de 2001, a cidade de Yateley possui com pouco mais de 21.000 habitantes. Segundo uma notícia divulgada na BBC em 2011, o distrito de Hart, no qual a cidade de Yateley faz parte e também foi mencionada, o mesmo foi considerado um dos lugares mais agradáveis para se viver em todo Reino Unido. A cidade também foi muito bem avaliada em uma outra notícia publicada em 2014 na BBC, e aparentemente alguns fantasmas também pensam da mesma forma.

Imagem do Google Maps mostrando a localização da cidade de Yateley, que fica a cerca de 65km de Londres
Um portal de notícias chamado "Get Hampshire", uma das principais fontes de informações relacionadas ao condado de Hampshire, na Inglaterra, divulgou no ano passado, mais precisamente no dia 31 de outubro, uma pequena lista de avistamentos fantasmagóricos que tinham ocorrido na região ao longo das décadas. Nesta lista constava um bar (pub inglês) chamado White Lion. Na ocasião esse bar foi citado por ser assombrado por um fantasma, que acreditavam ser de James Rogers, o primeiro proprietário do estabelecimento. A parte mais curiosa disso é que o fantasma parecia ter um carinho especial por uma determinada caneca de cerveja. Da última vez que ela tinha sido mudada de lugar, o alarme simplesmente disparou nas primeiras horas da manhã.

Entretanto, ontem (4) foi divulgada uma outra notícia sobre esse mesmo bar. O alarme do bar disparou sozinho, aparentemente sem nenhuma razão, na tarde do dia 15 de outubro deste ano. Assim sendo, foram verificar as imagens gravadas pelo circuito interno de TV. Para a surpresa de muitos, as imagens registradas naquele dia, mas que só foram divulgadas agora, revelaram o que acreditam ser uma aparição fantasmagórica.

Foto da fachada do bar White Lion tirada em fevereiro deste ano, em Yateley, na Inglaterra
Na gravação é possível ver uma espécie de vulto branco, aparentemente encapuzado, que aparece no lado esquerdo do vídeo, por alguns segundos no topo da escada, indo em direção ao banheiro feminino. Confira o vídeo abaixo (estamos colocando aqui um dos vídeos replicados no Youtube, uma vez que a gravação original divulgada no site "Get Hampshire" tem apenas cerca de 10 segundos):



"Existem muitas histórias sobre quem seja. Acredito que este é um vulto feminino que aparece com bastante frequência. Eu moro no prédio, então eu posso sentir a presença quando eu passo pelo fantasma. Vivo aqui há seis meses e já aconteceu algumas vezes, mas este é o único local em que nós vimos isso", disse Kate Staniszewska, gerente do bar.

"O alarme tinha disparado e fomos olhar o que tinha sido gravado pelo circuito interno de TV, para ver se havia alguma razão pela qual ele disparou. Foi nesse momento que percebemos uma parte de um vulto fantasmagórico", disse Andy Froker, que vem trabalhando como barman no White Lion há vários anos, e foi o responsável por gravar o vídeo.

"Eu não sabia como extrair as imagens do circuito interno de TV, então eu gravei do meu celular e publiquei na internet. Tem sido um pouco enlouquecedor desde então", continuou Andy.

"Não é a primeira vez que isso aconteceu. Certa vez havia apenas três funcionários e eu estava servindo alguém no bar, sendo que o antigo gerente estava no andar de cima. Ouvimos um copo cair da prateleira e quebrar no chão. Quando assistimos o que havia sido gravado pelo circuito interno de TV, parecia que o copo tinha voado da prateleira, ao invés de simplesmente cair", completou.

"Para ser honesto eu sempre fui um pouco em cima do muro, e não tenho certeza se acredito em fantasmas, mas eu não sei o que foi aquilo", finalizou.

Como podemos notar, esse vídeo que originalmente tem por volta de 10 segundos, mas que rapidamente foi replicado em diversos canais no Youtube (que sempre fazem questão de repetir várias vezes a mesma cena), teoricamente teria sido registrado por uma das câmeras do circuito interno de TV (CITV) do bar White Lion.

A maior implicação aqui é que foi utilizado um celular para gravar as imagens a partir de uma outra gravação. Não foi divulgada a gravação original da câmera do CITV, então fica um pouco difícil saber o que foi realmente gravado. Muitos vão apontar manipulação digital, mas realmente fica difícil saber exatamente o que é aquilo.

E vocês, Assombrados? O que acham que é aquilo? Um fantasma, uma mera edição de vídeo ou quem sabe alguém que estava simplesmente fumando um cigarro no segundo andar?

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.gethampshire.co.uk/news/local-news/ghostly-figure-caught-camera-yateley-10385417
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/watch-terrifying-moment-ghost-caught-6769607
Comentários